Fabrício Mähler Ramos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3361370514095434
  • Última atualização do currículo em 25/08/2017


Mestre em Educação na Universidade Luterana do Brasil, linha de Estudos Culturais em Educação com a orientadora professora Dra. Iara Tatiana Bonin; Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Luterana do Brasil (2008); Licenciatura Plena em Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina pólo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012); Especialização em Os Estudos Culturais e os Currículos Escolar Contemporâneos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) e professor de LIBRAS e Tenho experiência na área de Educação fundamental, médio e superior de Língua Brasileira de Sinais, Cultura Surda. Atualmente sou professor de Libras e a Cultura Surda na IFSC - CÂMPUS PALHOÇA BILÍNGUE. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabrício Mähler Ramos
Nome em citações bibliográficas
RAMOS, F. M.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Educação.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Título: Marcadores culturais surdos em produções recentes de cinema,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Profª Drª Iara Tatiana Bonin.
Palavras-chave: estudos surdos; estudos culturais.
2010 - 2011
Especialização em Os Est. Cult. e os currículos esc. contemporâneos. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: OS SURDOS E O FACEBOOK: A COMUNIDADE SURDA EM REDE.
Orientador: DRA ADRIANA DA SILVA THOMA.
2008 - 2012
Graduação em Letras - Libras.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Relatório de Estágio em L1, L2 e LS.
Orientador: Profº MS. Fabiano Souto Rosa.
2002 - 2008
Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Capacitação Prof. para a Educação a Distancia EAD. (Carga horária: 60h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2009 - 2009
Metodologias de Ensino Superior. (Carga horária: 4h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Circuito de Atividades Recreativas. (Carga horária: 4h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2006 - 2006
Oficina Básica para Trabalho com Surdos. (Carga horária: 9h).
Primeira Igreja Batista de Porto Alegre, PIBPA, Brasil.
2002 - 2002
Qualidade no Atendimento. (Carga horária: 20h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2000 - 2000
Língua Brasileira de Sinais - Instrutor Básico. (Carga horária: 150h).
FENEIS, FENEIS, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Libras e cultura, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor EAD Libras, Carga horária: 2

Vínculo institucional

2009 - 2016
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor de Libras, Carga horária: 12

Atividades

03/2009 - 03/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

Centro Social Marista Mário Quintana, CSMMQ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

02/2009 - 11/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física
LS - Língua de Sinais

Colégio ULBRA Especial Concórdia, ESP. CONCÓRDIA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2016
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 13

Atividades

03/2009 - 3/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
LS - Línua de Sinais e Cultura Surda
03/2009 - 03/2016
Ensino,

Disciplinas ministradas
LS - Língua de Sinais e Cultura Surda
03/2001 - 12/2008
Outras atividades técnico-científicas , Atendimento ao Público, Atendimento ao Público.

Atividade realizada
Monitor de crianças e adultos - vigia.

Escola Municipal de Educação Especial para Surdos, EMEES, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

Atividades

04/2009 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
LS - Língua de Sinais

Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos, FENEIS, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Administrativo, Carga horária: 20

Atividades

01/2000 - 05/2001
Serviços técnicos especializados , Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, .

Serviço realizado
Auxiliar Administrativo.

SOCIEDADE DE GINÁSTICA PORTO ALEGRE, SOGIPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Libras, Carga horária: 4


Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Libras, Carga horária: 8



Outros Projetos


2014 - 2015
Convivendo e aprendendo
Descrição: Um projeto éuma iniciativa que pretende fazer da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) mais do que uma ferramenta de comunicação e preservação identidade cultural da comunidade surda, mas um instrumento de promoção da cidadania e dos direitos humanos humanos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Prêmios e títulos


2015
Convivendo e aprendizagem, Rede de escolas da Ulbra.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
RAMOS, F. M.2014RAMOS, F. M.. A COMUNIDADE SURDA E O FACEBOOK. REVISTA AMPLIAR, v. 1, p. 1-15, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
RAMOS, F. M.. Dicionário de LIBRAS esportivo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RAMOS, F. M.. Estimulando o bebê surdo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
RAMOS, F. M.. A Evolução da Comunicação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
RAMOS, F. M.. Cultura e Comunidade Surda. Canoas, RS: Editora Ulbra, 2016 (Capítulo de livro instrucional).

2.
RAMOS, F. M.. Convivendo e aprendendo. Canoas/RS: Editora Ulbra, 2015 (Projeto Convivendo e aprendendo).


Demais tipos de produção técnica
1.
RAMOS, F. M.. Jogos Lúdicos Através da LIBRAS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GEORG, I.; RAMOS, F. M.. Participação em banca de Patrícia Vieira Ronconi. Comunicação e vínculo entre funcionários surdos e ouvintes em uma empresa de comércio alimentício de Araranguá. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Surdos: Aspectos Políticos, Culturais e Pedag) - Instituto Federal de Santa Catarina.

2.
NEVES, B. C.; RAMOS, F. M.; SCHMITT, D.. Participação em banca de Renata Aparecida das Neves Bernardini. A disciplna de Libras para ouvintes no Curso Técnico Integrado de Comunicação Visual do Instituto Federal de Santa Catarina Palhoça Bilíngue. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Surdos: Aspectos Políticos, Culturais e Pedag) - Instituto Federal de Santa Catarina.

3.
SILVA, F. I.; RAMOS, F. M.; FERRETTI, C.. Participação em banca de João Raphael Coutinho Bertoncelli. Bullying na Educação: Docentes Surdos e Alunos Ouvintes no ambiente escolar. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Surdos: Aspectos Políticos, Culturais e Pedag) - Instituto Federal de Santa Catarina.

4.
RAMOS, F. M.; SANTOS, A. M. S.; NEVES, G. V.. Participação em banca de Talita Alves. Um Olhar sobre as relações comunicativas no atendimento ao estudante surdo no IFSC - Câmpus Palhoça bilíngue. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação de Surdos: Aspectos Políticos, Culturais e Pedag) - Instituto Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIII Encontro Nacional das Escolas Luteranas da IELB.Autoridade e Afetividade no Ambiente Escolar. 2012. (Encontro).

2.
XII Encontro das Escolas de Surdos do Rio Grande do Sul.Persepectivas do Movimento Surdo em prol das Escolas para Surdos. 2012. (Encontro).

3.
Seminário Estadual em Defesa das Escolas bilíngues para Surdos no PNE. 2011. (Seminário).

4.
5th Deaf Academics And Researchers Conference. 2010. (Congresso).

5.
Associação de Serra dos profissionais instrutores de Lingua de Sinais - ASPILS. 2010. (Oficina).

6.
Formação de Professores para Ensino de Surdos - 1ª Edição.Libras III: Panorama da Educação Física. 2010. (Oficina).

7.
ÍNDIO SURDO: Línguas de Sinais e sua educação na Escola Indígena. 2010. (Outra).

8.
SEMINÁRIO DE PRÁTICA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS.mesa redonda - O ENSINO DE LIBRAS NO CONTEXTO ESCOLAR. 2010. (Seminário).

9.
1ª Jornada pedagógica/2009. 2009. (Simpósio).

10.
Capacitação docente.Metodologia de ensino superior. 2009. (Outra).

11.
Encontro com gestores e professores de escolas que atendem alunos surdos para apresentação do projeto KAIRÓS. 2009. (Encontro).

12.
I Jornada Pedagógica - Centro Social Marista Mário Quintana. 2009. (Outra).

13.
IV Encontro de professores/instrutores de LIBRAS. 2009. (Encontro).

14.
IV Fórum Estadual de Educação e Pesquisa de Surdos. 2009. (Outra).

15.
Encontro de Profissionais da Área da Surdez.Mesa-redonda Práticas Pedagógicas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 2008. (Encontro).

16.
V Fórum de Estudos na Área da Informática. 2008. (Outra).

17.
V Fórum de Estudos Surdos na Área de Informática. 2008. (Outra).

18.
VIII Encontro de Profissionais da Área da Surdez.Dicionário de LIBRAS esportivo. 2008. (Encontro).

19.
Semana do Surdo no NEEJA.Palesta - Cultura Surda. 2007. (Encontro).

20.
VIII Semana do Bebê.Estimulando o Bebê Surdo. 2007. (Outra).

21.
Oficina Básica para o trabalho com surdos. 2006. (Oficina).

22.
I ULBRA Fitness. 2005. (Outra).

23.
V Encontro de Profissionais da Área da Surdez. 2005. (Encontro).

24.
IV Encontro de Profissionais da Área da Surdez. 2004. (Encontro).

25.
III Encontro de Profissionais da Área da Surdez. 2003. (Encontro).

26.
Congresso Origem do Homem e a Evolução da Cultura. A Evolução da Comunicação. 2001. (Congresso).

27.
I Seminário de Língua de Sinais. 2001. (Seminário).

28.
Pré-congresso ao V Congresso de Educação Bilíngue para Surdos. 1999. (Congresso).



Outras informações relevantes


CERTIFICADO NO EXAME NACIONAL DE CERTIFICAÇÃO DE PROFICIÊNCIA NO USO E NO ENSINO DA LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS / NÍVEL MÉDIO - PROLIBRAS (2007)

CERTIFICADO NO EXAME NACIONAL DE CERTIFICAÇÃO DE PROFICIÊNCIA NO USO E NO ENSINO DA LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS / NÍVEL SUPERIOR - PROLIBRAS (2010)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 23:09:18