Arthur Rodrigues Fabrício

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6278772372915459
  • Última atualização do currículo em 10/08/2017


Mestre em História (2014 - 2016) e graduado em História (modalidade Licenciatura, 2009-2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É integrante do MAAT - Núcleo de Estudo de História Antiga da UFRN, coordenado pela professora Dra. Marcia Severina Vasques. Desde 2010, sob orientação desta, desenvolve pesquisas na área de História Antiga, com ênfase no estudo do Egito antigo. Atualmente desenvolve trabalho sobre o templo de Ramessés III, em Medinet Habu. Áreas de interesse: Novo Império, arte e arquitetura egípcia antiga, Ramessés III, templos egípcios e memória cultural no mundo antigo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Arthur Rodrigues Fabrício
Nome em citações bibliográficas
FABRÍCIO, A. R.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em História.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: O COMPLEXO DE CULTO REAL DE RAMESSÉS III: ESPAÇO E MEMÓRIA NA XX DINASTIA DO ANTIGO EGITO,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Marcia Severina Vasques.
Grande área: Ciências Humanas
2013 interrompida
Graduação interrompida em 2016 em História.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Ano de interrupção: 2016
2009 - 2013
Graduação em História - Licenciatura.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2014
Curso de Idiomas (Francês). (Carga horária: 162h).
Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolviemnto do Rio Grande do Norte, FUNCERN, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Os Celtas Antigos: Entre História e Arqueologia. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em História e Fontes Literárias na Roma Antiga. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em OFICINA DE ESTUDOS MEDIEVAIS E ESTUDOS CLÁSSICOS. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2011 - 2011
Escrita, saberes e tradição escribal - Mesopotâmia. (Carga horária: 6h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Deslocamentos e identidades na História da Grécia.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2009 - 2009
Iconografia e gênero na tragédia.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2009 - 2009
Sofistas e filósofos na administração imperial.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2009 - 2009
Minicurso em Noções de Paleografia. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2003 - 2009
Curso de Idiomas (Inglês). (Carga horária: 410h).
Yázigi Internexus, YÁZIGI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente em Administração, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - Aluno de graduação, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista - Aluno de graduação., Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista - Aluno de graduação., Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2012 - 2012
Gregos, romanos e os "outros": o Egito de Diodoro da Sicília
Descrição: Os estudos de etnicidade, alteridade e identidade no mundo antigo se formaram a partir das discussões no campo antropológico, sobretudo a partir da década de 90 do século XX, a respeito de contatos e confrontos culturais entre grupos distintos. Para o estudo da Antiguidade uma grande temática de estudo tem sido a análise da relação entre os gregos e romanos com os chamados povos ?bárbaros?, que assim rotulados e classificados pelos gregos e romanos ficaram, durante muito tempo, à margem da compreensão de nossa sociedade contemporânea. Propomos que o aluno de graduação realize sua pesquisa de iniciação científica por meio da análise do discurso de Diodoro da Sicília a respeito da cultura e religião egípcia no Livro I de sua Biblioteca Histórica. O aprendizado da leitura e da crítica do documento histórico é imprescindível na formação do historiador e este ensaio de estudo a partir da obra de Diodoro objetiva aprimorar e consolidar o estudo da Antiguidade no Departamento de História, por meio do preparo de alunos da graduação para o ingresso na pós-graduação, na linha de pesquisa ?Cultura, poder e representações espaciais?..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Arthur Rodrigues Fabrício - Integrante / Marcia Severina Vasques - Coordenador.
2011 - 2011
Fontes imagéticas para o estudo do Egito Antigo
Descrição: O estudo da Antiguidade Oriental e, em especial do Egito Antigo, constitui uma área do conhecimento muito específica, que exige conhecimento nas áreas de Arqueologia, da qual a Egiptologia faz parte, e História. Propomos dar continuidade ao plano de trabalho iniciado anteriormente (Introdução à História e Arqueologia do Egito Antigo), que tinha por objetivo iniciar o aluno de graduação nos estudos da Egiptologia. Dando continuidade a esta proposta inicial propomos intensificar as leituras teóricas no que diz respeito à relação entre Arqueologia e História, cultura material e fonte imagética. Quanto ao Egito propriamente dito serão enfatizadas as leituras a respeito do sistema de representação egípcio (a arte em geral) e os conceitos religiosos que a acompanham. Justifica-se um estudo nesta área por ser carente de pesquisadores na região nordeste e por haver uma demanda por parte de alunos de graduação que pretendem seguir pesquisa nesta área. (Descrição da professora Dra. Marcia Vasques).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Arthur Rodrigues Fabrício - Integrante / Marcia Severina Vasques - Coordenador.
2010 - 2010
Introdução à Historia e Arqueologia do Egito
Descrição: A temática trabalhada no projeto ?Introdução à Historia e Arqueologia do Egito?, orientado pela professora Dra. Marcia Severina Vasques e desenvolvido pelo bolsista Arthur Rodrigues Fabrício, tem como objetivo principal, como explícito no próprio título, a introdução de um aluno de graduação no estudo da História do Egito Antigo, sendo esse estudo interligado, por sua vez, com noções de arqueologia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Arthur Rodrigues Fabrício - Integrante / Marcia Severina Vasques - Coordenador.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Organização e divulgação de acervos digitais: Internet e História Antiga
Descrição: Este projeto pretende dar seguimento ao trabalho já em execução vinculado ao MAAT - Núcleo de Estudo de História Antiga, que funciona junto ao LARQ, Laboratório de Arqueologia do Departamento de História. O projeto MAAT, que vem sendo renovado anualmente, articula pesquisa, ensino e extensão no que diz respeito à área específica de História Antiga e Arqueologia Clássica. Como atividade de extensão, estamos elaborando um banco de dados digital utilizando acervos digitais (livros, imagens e textos) presentes em sites internacionais de instituições consagradas (universidades, institutos e museus), os quais disponibilizam publicamente esta documentação. Nosso objetivo é sistematizar estes dados em um banco de dados, que ficará disponível futuramente à consulta dos interessados (comunidade interna e externa à UFRN). Também possuímos um site no seguinte endereço: http://www.cchla.ufrn.br/maat/ que traz informes sobre a área, entrevistas com professores e pesquisadores, indicações bibliográficas, indicações de filmes, documentários, modelos de ficha de catalogação de peças arqueológicas, resumos e resenhas de livros e documentários. Propomos, além de expandir este tipo de produção atual, acrescentar também subsídios aos professores do Ensino Fundamental e Médio com indicações de modelos de planos de aula. Este projeto de extensão atua em conjunto com o projeto de monitoria do ensino de História para a graduação na disciplina de História Antiga, disciplina obrigatória no primeiro semestre do curso. O projeto de monitoria está voltado para o uso de mídias digitais no aprendizado de História Antiga. O resultado das pesquisas dos alunos de iniciação científica também são revertidos em textos e resumos disponibilizados no site. Atualmente, os projetos de pesquisa em andamento estão voltados para a questão da "Identidade e alteridade no mundo antigo" e "Identidade e identidade no Oriente Próximo Antigo". Os alunos da iniciação científica atuam nas áreas de Egiptologia, Assiriologia, Grécia e Roma Antiga e estão aptos a desenvolver tanto artigos de cunho científico quanto textos de divulgação para os interessados na área.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
HISTÓRIA E INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
MAAT - Núcleo de Estudo de História Antiga
Descrição: O Núcleo de Estudo de História Antiga MAAT foi criado com o objetivo de atender aos interesses dos alunos do curso de História na área de História Antiga e Arqueologia Clássica. Atualmente, MAAT conta com um sítio na internet (http://www.cchla.ufrn.br/maat/), onde disponibiliza informes, entrevistas, resenhas e fontes materiais disponíveis on-line (acervo de museus, que estão disponíveis na rede), a respeito de temáticas variadas no âmbito da Antiguidade. Este projeto visa dar andamento ao projeto anterior, mantendo as tarefas originais (organização e gerenciamento do site) e acrescentando a confecção de um banco de dados de fontes disponíveis (livros, teses e artigos), para quem estiver interessado em realizar pesquisas científicas ou preparar aulas e cursos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
O CINEMA SOB O OLHAR DE CLIO
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Novas mídias digitais: a internet como fonte de pesquisa e ensino em História Antiga
Descrição: A ideia de um projeto de extensão voltado para o aprimoramento de fontes históricas presentes na internet surgiu do nosso projeto de monitoria intitulado História e Imagem no Oriente Antigo que, procurando facilitar o acesso dos alunos do curso de graduação em História quanto às fontes disponíveis na área de História Antiga, optou-se pela criação de um site na internet (endereço eletrônico - http://www.cchla.ufrn.br/maat). A partir desta ideia inicial notamos que o site está sendo utilizado por uma ampla gama de pessoas para realizar pesquisas e consultas, extrapolando, portanto, seu objetivo inicial. Por isso, propomos aprimorar o site como fonte, inserindo novas imagens, resenhas de textos e documentários. Em suma, que o site sirva aos internautas e, sobretudo, professores, já que a bibliografia especializada na área de História Antiga é escassa no Brasil como um todo, estando restrita a bibliotecas de poucas universidades. (Descrição da professora Dra. Marcia Vasques)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Arthur Rodrigues Fabrício - Integrante / Marcia Severina Vasques - Coordenador / Ruan Kleberson Pereira da Silva - Integrante / Keidy Narelly Costa Matias - Integrante / Liliane Tereza Pessoa Cunha - Integrante.
2010 - 2010
MAAT - Núcleo de Estudos de História Antiga
Descrição: Este projeto surgiu da necessidade de formar um grupo de estudo na área de História Antiga que reúna alunos de graduação, pós-graduação e demais interessados com a finalidade de discutir textos acadêmicos a respeito da Antiguidade em geral. Busca-se, desta forma, contribuir para a formação crítica e consciente do professor e do pesquisador em História, tanto quanto à apreciação de conteúdos propriamente ditos quanto à análise da produção historiográfica a respeito do mundo antigo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval/Especialidade: Oriente Antigo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FABRÍCIO, A. R.2015FABRÍCIO, A. R.. O COMPLEXO DE CULTO REAL DE RAMESSÉS III: ESPAÇO E MEMÓRIA NA XXª DINASTIA DO ANTIGO EGITO. Alethéia (Goiânia), v. 10, p. 14-29, 2015.

2.
FABRÍCIO, A. R.2014FABRÍCIO, A. R.; CUNHA, L. T. P. . IDENTIDADE E ALTERIDADE EM HERÓDOTO: VISÃO DE UM GREGO A RESPEITO DOS EGÍPCIOS. Alethéia (Goiânia), v. 9, p. 142-159, 2014.

3.
AZEVEDO, C. B.2014AZEVEDO, C. B. ; FABRÍCIO, A. R. ; CUNHA, L. T. P. . Fontes escritas e imagens em sala de aula de história: reflexões no âmbito da formação inicial de professores. Revista Educação e Linguagens, v. 3, p. 27-49, 2014.

4.
FABRÍCIO, A. R.2014 FABRÍCIO, A. R.; CUNHA, L. T. P. . RESENHA: SILVA, Eduardo ; REIS, João J. . Negociação e Conflito: a Resistência Negra no Brasil Escravista. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.. Historien (Petrolina), v. 09, p. 524-533, 2014.

5.
FABRÍCIO, A. R.2013FABRÍCIO, A. R.; CUNHA, L. T. P. . A construção do papel da mulher na Roma Antiga e as transformações correntes na historiografia: A sexualidade e o amor através dos grafites de Pompéia e do Asno de Ouro, de Apuleio. CAHistória - Caderno Acadêmico de História, v. IV, p. 25-33, 2013.

6.
FABRÍCIO, A. R.2011 FABRÍCIO, A. R.. Aristófanes e sua Lisístrata: um espelho para relações de identidade e alteridade na época da Guerra do Peloponeso. Alethéia (Goiânia), v. 1/2, p. 88-99, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
FABRÍCIO, A. R.. EXPERIÊNCIA, LUGAR E MEMÓRIA NA XX DINASTIA DO ANTIGO EGITO (1190-1077 a.C.): RAMESSÉS III E O TEMPLO DE MEDINET HABU. In: Alessandro Dozena; Eugênia Maria Dantas. (Org.). ESPAÇO-TEMPO: ENREDOS ENTRE GEOGRAFIA E HISTÓRIA. 1ed.Natal: EDUFRN, 2016, v. 1, p. 1-274.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FABRÍCIO, A. R.. O COMPLEXO DE CULTO REAL DE RAMESSÉS III: LUGAR E EXPERIÊNCIA NA XXª DINASTIA DO ANTIGO EGITO (1190 ? 1077 A.C.). In: IV Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades, 2014, Caicó. IV Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades - Anais Eletrônicos, 2014. v. 1. p. 632-644.

2.
FABRÍCIO, A. R.; CUNHA, L. T. P. . MAAT - Núcleo de Estudo de História Antiga: ensino, pesquisa e extensão em perspectiva. In: XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento histórico e diálogo social, 2013, Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento histórico e diálogo social, 2013, 2013.

3.
FABRÍCIO, A. R.. FONTES IMAGÉTICAS PARA O ESTUDO DO EGITO ANTIGO. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura, 2011, Campina Grande. Anais do II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura, 2011. p. 1-10.

4.
FABRÍCIO, A. R.; CUNHA, L. T. P. . DOIS MUNDOS, DUAS CULTURAS QUE SE CRUZAM: AS NUANCES DO IMPERADOR TRAJANO NO EGITO E NA ROMA ANTIGA. In: XIX Semana de Humanidades, 2011, Natal. Anais da XIX Semana de Humanidades., 2011. p. 1-16.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FABRÍCIO, A. R.. Ramessés III entre o heroísmo e a decadência: um breve balanço historiográfico. In: VII Encontro Estadual de História da ANPUH - RN, 2016, Natal - Rio Grande do Norte. VII Encontro Estadual de História (ANPUH- RN) ?Contra os preconceitos: História e democracia? CADERNO DE RESUMOS, 2016. p. 71-72.

2.
FABRÍCIO, A. R.. O COMPLEXO DE CULTO REAL DE RAMESSÉS III: LUGAR E EXPERIÊNCIA NA XXª DINASTIA DO ANTIGO EGITO (1190 ? 1077 A.C.). In: IV Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades, 2014, Caicó. IV Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades: Caderno de resumos. Caicó: UFRN, 2014.

3.
FABRÍCIO, A. R.. Ramessés III, herói ou vilão? Conflitos, crises e construções durante XXª dinastia do Novo Império. In: I Colóquio Internacional História e Espaços, 2014. I Colóquio Internacional História e Espaços: Caderno de Resumos, 2014. p. 26-27.

4.
FABRÍCIO, A. R.. O COMPLEXO DE CULTO REAL DE RAMESSÉS III: ESPAÇO E MEMÓRIA NA XXª DINASTIA DO ANTIGO EGITO. In: VIII Encontro Nacional de História Antiga, 2014, Natal. Caderno de resumos do VIII Encontro Nacional de História Antiga no Rio Grande do Norte, 2014.

5.
FABRÍCIO, A. R.; CUNHA, L. T. P. . MAAT ? NÚCLEO DE ESTUDO DE HISTÓRIA ANTIGA: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM PERSPECTIVA. In: XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento histórico e diálogo social, 2013, Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento histórico e diálogo social, 2013.

6.
FABRÍCIO, A. R.. O rei sobrepuja seus inimigos: análise iconográfica do primeiro pilone do complexo de culto real de Ramessés III, em Medinet Habu.. In: V Encontro Estadual de História, 2012, Caicó. Caderno de resumo do V Encontro Estadual de História, 2012. p. 52-52.

7.
FABRÍCIO, A. R.. Fontes imagéticas para o estudo do Egito Antigo. In: XXIII Congresso de Iniciação Cientifica, 2012, Natal. Anais do XXIII Congresso de Iniciação Cientifica, 2012. p. 191-192.

Apresentações de Trabalho
1.
FABRÍCIO, A. R.. Ramessés III entre o heroísmo e a decadência: um breve balanço historiográfico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
FABRÍCIO, A. R.. A construção da memória cultural nos templos de Ramessés III. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FABRÍCIO, A. R.. O COMPLEXO DE CULTO REAL DE RAMESSÉS III: LUGAR E EXPERIÊNCIA NA XXª DINASTIA DO ANTIGO EGITO (1190 ? 1077 A.C.). 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
FABRÍCIO, A. R.. O COMPLEXO DE CULTO REAL DE RAMESSÉS III: ESPAÇO E MEMÓRIA NA XXª DINASTIA DO ANTIGO EGITO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
FABRÍCIO, A. R.; CUNHA, L. T. P. . O caminho para a docência: as experiências do estágio supervisionado de formação de professores em História no período de 2011 a 2013.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
FABRÍCIO, A. R.; CUNHA, L. T. P. . MAAT - Núcleo de Estudo de História Antiga: ensino, pesquisa e extensão em perspectiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
VASQUES, M. S. ; FABRÍCIO, A. R. ; CUNHA, L. T. P. ; MATIAS, K. N. C. ; SILVA, R. K. P. . CONHECENDO A ANTIGUIDADE ATRAVÉS DE JOGOS.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
FABRÍCIO, A. R.. O rei sobrepuja seus inimigos: análise iconográfica do primeiro pilone do complexo de culto real de Ramessés III, em Medinet Habu.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
FABRÍCIO, A. R.; CUNHA, L. T. P. ; VASQUES, M. S. ; MATIAS, K. N. C. ; SILVA, R. K. P. ; CONRADO, A. C. ; BARBALHO, M. L. R. ; CARVALHO, S. A. de ; CASTRO JÚNIOR, E. C. . História Antiga através de jogos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
FABRÍCIO, A. R.. Fontes imagéticas para o estudo do Egito Antigo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CUNHA, L. T. P. ; FABRÍCIO, A. R. . Dois mundos, duas culturas que se cruzam: as nuances do imperador Trajano no Egito e na Roma Antiga.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
FABRÍCIO, A. R.. Fontes imagéticas para o estudo do Egito Antigo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
FABRÍCIO, A. R.; CUNHA, L. T. P. ; VASQUES, M. S. ; MATIAS, K. N. C. ; CONRADO, A. C. ; BEZERRA, Z. L. D. ; SILVA NETO, A. M. da . Repensando a História Antiga: o ensino através de jogos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
FABRÍCIO, A. R.. Introdução à História e Arqueologia do Egito. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
CUNHA, L. T. P. ; FABRÍCIO, A. R. . Uma análise micro-histórica a partir da obra O Queijo e os Vermes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Encontro Nacional de História Antiga do GTHA: novas fronteiras de pesquisa em Antiguidade no Brasil.A construção da memória cultural nos templos de Ramessés III.. 2016. (Encontro).

2.
VII Encontro Estadual de História da ANPUH - RN. 2016. (Encontro).

3.
VII Encontro Estadual de História da ANPUH - RN.Ramessés III entre o heroísmo e a decadência: um breve balanço historiográfico. 2016. (Encontro).

4.
I Colóquio Internacional História e Espaços. 2014. (Outra).

5.
IV Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades. 2014. (Outra).

6.
IV Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades.O COMPLEXO DE CULTO REAL DE RAMESSÉS III: LUGAR E EXPERIÊNCIA NA XXª DINASTIA DO ANTIGO EGITO (1190 ? 1077 A.C.). 2014. (Outra).

7.
VIII Encontro Nacional do GTHA - Identidade no Mundo Antigo: pesquisa, diálogos e apropriações.. 2014. (Encontro).

8.
VIII Encontro Nacional do GTHA - Identidade no Mundo Antigo: pesquisa, diálogos e apropriações..O COMPLEXO DE CULTO REAL DE RAMESSÉS III: ESPAÇO E MEMÓRIA NA XXª DINASTIA DO ANTIGO EGITO. 2014. (Encontro).

9.
III SEDEH Seminário Didática e Ensino de História.O caminho para a docência: as experiências do estágio supervisionado de formação de professores em história no período de 2011 a 2013.. 2013. (Seminário).

10.
XIX Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN.CONHECENDO A ANTIGUIDADE ATRAVÉS DE JOGOS. 2013. (Outra).

11.
XXVII Simpósio Nacional de História - Conhecimento histórico e diálogo social.MAAT - Núcleo de Estudo de História Antiga: ensino, pesquisa e extensão em perspectiva. 2013. (Simpósio).

12.
II Seminário de História e Arqueologia do Mundo Antigo. 2012. (Seminário).

13.
V Encontro Estadual de História.O rei sobrepuja seus inimigos: análise iconográfica do primeiro pilone do complexo de culto real de Ramessés III, em Medinet Habu.. 2012. (Encontro).

14.
XVIII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN.História Antiga através de jogos.História Antiga através de jogos. 2012. (Outra).

15.
XXIII Congresso de Iniciação Científica.. Fontes imagéticas para o estudo do Egito Antigo. 2012. (Congresso).

16.
II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura.Fontes imagéticas para o estudo do Egito Antigo. 2011. (Seminário).

17.
I Seminário de História e Arqueologia do Mundo Antigo. 2011. (Seminário).

18.
MAAT - Núcleo de Estudos de História Antiga. 2011. (Outra).

19.
XIX Semana de Humanidades.DOIS MUNDOS, DUAS CULTURAS QUE SE CRUZAM: AS NUANCES DO IMPERADOR TRAJANO NO EGITO E NA ROMA ANTIGA. 2011. (Outra).

20.
XVII Cientec.Repensando a História Antiga: o ensino através de jogos. 2011. (Outra).

21.
XXII Congresso de Iniciação Científica. Introdução à Historia e Arqueologia do Egito. 2011. (Congresso).

22.
IV Encontro Estadual de História. 2010. (Encontro).

23.
MAAT - Núcleo de Estudo de História Antiga. 2010. (Outra).

24.
O espaço da mulher na sociedade contemporânea. 2010. (Encontro).

25.
X Semana de História da Universidade Potiguar.Uma análise micro-histórica a partir da obra O Queijo e Os Vermes. 2010. (Outra).

26.
III Colóquio História e Espaços: produções e representações dos espaços. 2009. (Outra).

27.
XVIII Congresso Nacional de Estudos Clássicos: Amizade e Prazer no Mundo Antigo. 2009. (Congresso).

28.
XVII Semana de Humanidades. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VASQUES, M. S. ; VASCONCELOS, L.B. ; FABRÍCIO, A. R. ; CUNHA, L. T. P. ; SILVA, R. K. P. ; MATIAS, K. N. C. . VIII Encontro Nacional do GTHA - Identidade no Mundo Antigo: pesquisa, diálogos e apropriações. 2014. (Congresso).

2.
VASQUES, M. S. ; FABRÍCIO, A. R. ; CUNHA, L. T. P. ; SILVA, R. K. P. . Organização e divulgação de acervos digitais: Internet e História Antiga. 2013. (Outro).

3.
FABRÍCIO, A. R.; CUNHA, L. T. P. ; VASQUES, M. S. ; MATIAS, K. N. C. ; CONRADO, A. C. . II Seminário de História e Arqueologia do Mundo Antigo. 2012. (Outro).

4.
FABRÍCIO, A. R.; CUNHA, L. T. P. ; VASQUES, M. S. ; MATIAS, K. N. C. ; CONRADO, A. C. . História e Fontes Literárias na Roma Antiga. 2012. (Outro).

5.
VASQUES, M. S. ; FABRÍCIO, A. R. . MAAT - Núcleo de Estudo de História Antiga. 2012. (Outro).

6.
FABRÍCIO, A. R.; CUNHA, L. T. P. ; VASQUES, M. S. ; CONRADO, A. C. ; MATIAS, K. N. C. . Os celtas antigos: entre História e Arqueologia. 2012. (Outro).

7.
FABRÍCIO, A. R.; CUNHA, L. T. P. ; VASQUES, M. S. ; MATIAS, K. N. C. ; CONRADO, A. C. . I Seminário de História e Arqueologia do Mundo Antigo. 2011. (Outro).

8.
VASQUES, M. S. ; FABRÍCIO, A. R. . Novas mídias digitais: a internet como fonte de pesquisa e ensino em História Antiga. 2011. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 17:48:54