Camila Silva Sousa Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2397162490071940
  • Última atualização do currículo em 09/04/2018


Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Fundamental I no Instituto Benjamin Constant (janeiro/2017 até atual data). Membro dos grupos de Estudos e Pesquisas "Língua Portuguesa e educação especializada: novas perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem para alunos com deficiência visual" (julho/2017 até data atual) e "Alfabetização e Deficiência Visual" (Março/2018 até data atual). Especialista em Alfabetização, Leitura e Escrita (Pós-graduação Lato Sensu - Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica do Centro de Filosofia e Ciências Humanas e da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - (UFRJ, abril/2018). Mestre em Educação Brasileira (PUC-Rio, abril/2015). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF, dezembro/2011) com habilitações em Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio, Magistério da Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) e Séries Iniciais do Ensino Básico, Administração Educacional, Orientação Educacional e Supervisão Educacional. Trabalhou como professora de Primeiro Segmento da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (setembro/2015 a janeiro/2017). Foi membro do grupo de pesquisa Cooperação e Avaliação em Educação a Distância (EaD) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, (agosto/2013 a agosto/2015). De maio de 2014 a abril de 2016, atuou como Coordenadora Pedagógica do curso de Extensão Escola Popular de Comunicação Crítica (ESPOCC) realizado pela Organização Social de Interesse Público (OSCIP) Observatório de Favelas do Rio de Janeiro em parceria com a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). De janeiro a novembro de 2012, atuou como Coordenadora e Orientadora Pedagógica da Organização Não Governamental (ONG) Instituto Vida Real. De janeiro de 2012 a dezembro de 2013 atuou como Assistente Pedagógica do curso de Extensão Escola Popular de Comunicação Crítica (ESPOCC) realizado pela Organização Social de Interesse Público (OSCIP) Observatório de Favelas do Rio de Janeiro em parceria com a Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Silva Sousa Santos
Nome em citações bibliográficas
SOUSA SANTOS, Camila Silva;SOUSA SANTOS, Camila


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Entre a forma, a formação e a transformação: o que pensam os coordenadores sobre qualidade no curso de Pedagogia na modalidade a distância,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Gilda Helena Bernardino de Campos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Qualidade; Pedagogia; Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas
2016 - 2018
Especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica com ênfase em Alfabetização. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: ?Da oralidade à escrita: contribuições da literatura infantil para os processos de alfabetização de crianças com deficiência visual?.
Orientador: Claudia Pimentel.
2007 - 2011
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: A Pedagogia Social no Contexto da Organização Não Governamental Instituto Vida Real.
Orientador: Jailson de Souza e Silva.




Formação Complementar


2017 - 2017
Atendimento Educacional de Pessoas com Deficiência Múltipla. (Carga horária: 16h).
Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
2017 - 2017
Técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Braille. (Carga horária: 60h).
Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
2017 - 2017
Alfabetização através do Sistema Braille. (Carga horária: 40h).
Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de EBTT - Fundamental I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, SME/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Primeiro Segmento, Carga horária: 40


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Mediadora Pedagógica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Membro do Grupo Cooperação e Avaliação em EaD, Carga horária: 3
Outras informações
O grupo foi formado em 2002 e tem participado regularmente das atividades científicas da área de Informática na Educação e Educação a distância. A partir de sua fundação esteve presente em comitês de programa de eventos tanto na área da Educação como na área de Sistemas de Informação. Os participantes do grupo possuem formação multidisciplinar e desenvolvem seus trabalhos em áreas complementares.


Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, OF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica da ESPOCC, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente Pedagógica da ESPOCC, Carga horária: 20
Outras informações
http://www.observatoriodefavelas.org.br/observatoriodefavelas/home/index.php

Atividades

01/2012 - Atual
Extensão universitária , Escola Popular de Comunicação Crítica (ESPOCC), .

Atividade de extensão realizada
Assistente Pedagógica do curso de Publicidade Afirmativa.

Instituto Vida Real, IVR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenação e Orientação Pedagógica, Carga horária: 22
Outras informações
http://institutodacrianca.ning.com/depoimentos


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Alfabetização.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Alfabetização no Sistema Braille.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação em Periferias Urbanas.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUSA SANTOS, Camila Silva2016 SOUSA SANTOS, Camila Silva; CAMPOS, G. H. B. . Caminhos da Política Nacional de Formação de Professores na Modalidade a Distância. EAD EM FOCO, v. 6, p. 69-86, 2016.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SOUSA SANTOS, Camila Silva. Entre a forma, a formação e a transformação: o que pensam os coordenadores sobre qualidade no curso de Pedagogia na modalidade a distância no modelo CEDERJ/UAB/CAPES. 1. ed. Rio de Janeiro: Agbook, 2017. v. 1. 149p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROQUE, G. O. B. ; CAMPOS, G. H. B. ; SOUSA SANTOS, Camila Silva . Distance Learning Courses Reviewed. In: International Conference on Computer Supported Education (CSEDU), 2015, Lisboa. Domain Applications and Case Studies and Information Technologies Supporting Learning, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
NUNES, B. P. ; SOUSA SANTOS, Camila Silva ; CAMPOS, G. H. B. . Análise das discussões em fóruns sob a pers pectiva dos coordenadores acadêmicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUSA SANTOS, Camila Silva. Semana Acadêmica da Universidade Federal Fluminense. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SOUSA SANTOS, Camila Silva. Semana Acadêmica da Universidade Federal Fluminense. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CAMPOS, G. H. B. ; ROQUE, G. O. B. ; SOUSA SANTOS, Camila Silva . Avaliação em cursos na modalidade a distância. O que podemos observar?. Recife: Imprima Editora, 2015 (Capítulo de livro).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUSA SANTOS, Camila Silva. Guia de Estudos para Participantes Novos 2013.2. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SOUSA SANTOS, Camila Silva. Participação em banca de Adriana Degenaro de Araújo; Adriana Dutra Mendes; outros.. Tecnologias em Educação. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologias em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Desafios na Formação e Capacitação de Professores da Educação Especial e Inclusiva na área da Deficiência Visual. 2017. (Outra).

2.
Os sentidos da educação. 2017. (Outra).

3.
4º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia.Análise das discussões em fóruns sob a perspectiva dos coordenadores acadêmicos. 2014. (Outra).

4.
II Simpósio sobre Ensino de Didática do LEPED. 2014. (Simpósio).

5.
A Favela na Agenda dos Direitos Sociais e Ambientais. 2012. (Encontro).

6.
TedxRio+20. 2012. (Encontro).

7.
V Encontro de Pedagogia Social. 2011. (Seminário).

8.
XII Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense.Dificuldades de Linguagem em Alunos com NEEs. 2009. (Seminário).

9.
Fórum CABE (Centro de Aprendizagem, Pesquisa e Extensão).Fórum CABE. 2008. (Simpósio).

10.
O ECA atingiu a maioridade. E agora?. 2008. (Simpósio).

11.
XI Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense.Cultura de Mídia, Publicidade e Educação. 2008. (Seminário).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SOUSA SANTOS, Camila Silva. Entre a forma, a formação e a transformação: o que pensam os coordenadores sobre qualidade no curso de Pedagogia na modalidade a distância no modelo CEDERJ/UAB/CAPES. 1. ed. Rio de Janeiro: Agbook, 2017. v. 1. 149p .


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
SOUSA SANTOS, Camila Silva. Guia de Estudos para Participantes Novos 2013.2. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 21:02:40