Vanessa Camassola Sandre

Bolsista de Mestrado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5468220657330120
  • Última atualização do currículo em 09/07/2018


Bacharela em Cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência como roteirista, diretora e produtora audiovisual. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Crítica Feminista e Estudos de Gênero. Seu projeto de mestrado consiste na análise da representação da mulher no cinema mainstream. Bolsista do CNPq. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanessa Camassola Sandre
Nome em citações bibliográficas
SANDRE, V. C.


Formação acadêmica/titulação


2009 - 2014
Graduação em cinema.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Roteiro para Cinema. (Carga horária: 4h).
Florianópolis Audiovisual MErcosul, FAM, Brasil.
2015 - 2015
O Ator no Cinema. (Carga horária: 8h).
Florianópolis Audiovisual MErcosul, FAM, Brasil.
2012 - 2012
Colóquio Rumos da Adaptação. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Som. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2009 - 2009
Assistência de Direção. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.


Atuação Profissional



Dtecom + FabriCO, STECOM + FABRICO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer Educacional/Designer Instrucional, Carga horária: 40
Outras informações
Designer Instrucional de Educação a Distância.


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estágio não obrigatório na TV UFSC. Totalizando 1496 horas.



Projetos de pesquisa


2009 - 2011
The American Cultural War: uma análise sobre a produção e a circulação da propaganda política em desenhos animados e pôsteres nos Estados Unidos, Canadá e Brasil durante a II Guerra Mundial.
Descrição: O projeto examina os desenhos animados e pôsteres produzidos nos Estados Unidos e Canadá e veiculados nos Estados Unidos, no Canadá e na América Latina durante a II Guerra Mundial. Pretende-se discutir o impacto social desses produtos com o fito de traçar um amplo panorama acerca da aproximação entre propaganda, psicologia, política e cultura na formação da opinião pública estadunidense, canadense e brasileira. Uma ampla abordagem poderá evidenciar como os inimigos da nação foram descritos através da cultura popular e percebidos pelo público que teve contato com tais produções. O estudo da produção, emissão e circulação desses produtos visa também elucidar quais, como e onde as representações dos aliados e dos inimigos foram mais incisivas. Assim, espera-se contribuir com esse projeto para a compreensão não apenas das ansiedades e preconceitos da população que tiveram contato com esses produtos, mas também os objetivos e expectativas de seus líderes. Os avanços na área da propaganda política e das técnicas utilizadas na formação de consenso talvez tenham sido ainda mais significativos, se notarmos que a II Guerra Mundial foi um grande laboratório onde muitas das técnicas utilizadas pelos meios de comunicação durante a Guerra Fria foram criadas e aperfeiçoadas. Em adição, será elaborada uma discussão de como, em dos momentos mais traumáticos do século XX, diversos desenhos animados e pôsteres não apenas foram utilizados para justificar a participação dos aliados na II Guerra Mundial, mas também evidenciaram o impacto de novas tecnologias e um novo entendimento sobre a propaganda, a política, a arte, e a sociedade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Vanessa Camassola Sandre - Integrante / Alexandre Busko Valim - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 13


Projetos de extensão


2013 - 2013
Fila Boia
Descrição: Fila Boia é um programa de culinária e cultura, em que a comida tem um valor maior que o nutricional, pois é também considerada um traço cultural. Através das viagens realizadas para diferentes lugares do país, são apresentados pratos típicos regionais de modo a explorar a diversidade cultural brasileira, disponibilizando o acesso às culturas das diferentes etnias que formam o Brasil. Os programas possuem tradução para a Língua Brasileira de Sinais. O Fila Boia é destinado aos espectadores da TV pública e universitária de Santa Catarina, atual TV UFSC. A missão do programa é priorizando a difusão das diferentes práticas culturais brasileiras que se apresentam através da alimentação, levando o público a um reconhecimento maior da sua própria cultura. O Programa conta com 9 edições, nas cidades de : Porto Belo, Treze Tílias, Santa Rosa de Lima, Frei Rogério Ouro Preto, Salvador, Vitória e Belém. O Fila Boia é um projeto financiado pelo Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação (Proext/MEC), coordenado pelo professor da UFSC Cláudio José Amante e que envolve o Núcleo de Produção da TV UFSC..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Vanessa Camassola Sandre - Integrante / Claudio José Amante - Coordenador.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Administração e Produção de Filmes.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Prêmio especial (Menção Honrosa), Festival de Cinema de Girona.
2015
Prêmio Melhor Produção Audiovisual, Universitat Jaume I.
2014
Prêmio de Melhor Filme, Festival Primeira Janela.
2012
Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura.
2011
Certificado de Desempenho Acadêmico, Universidade Federal de Santa Catarina.
2010
Certificado de Desempenho Acadêmico, Universidade Federal de Santa Catarina.
2009
Certificado de Desempenho Acadêmico, Universidade Federal de Santa Catarina.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SANDRE, V. C.. Eu Olho, Tu Olhas, Ela Olha: Sob a Pele e o protagonismo feminino. In: Marcio Markendorf; Leonardo Ripoll. (Org.). Expressões do Horror - escritos sobre cinema de horror contemporâneo. 3ed.Florianópolis: Biblioteca Universitária Publicações, 2017, v. 3, p. 155-161.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANDRE, V. C.. Os desenhos animados vão à Guerra: a série SNAFU e a propaganda estadunidense. In: V Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação. V CONECO, 2012, Niterói. ANAIS do V Congresso de Estudantes de Pós-graduação em Comunicação, 2012.

2.
SANDRE, V. C.. Os desenhos animados vão à Guerra: a série SNAFU e a propaganda estadunidense. In: CLIC, 2012, Belém - PA. Anais 2012 CLIC. Belém - PA, 2012.

3.
SANDRE, V. C.. Cinema e Política na II Guerra: a união que semeou a ideologia estadunidense.. In: XIII Encontro Estadual de História, 2010, Chapecó. Anais do XIII Encontro Estadual de História. IV Encontro Estadual do GT Gênero de Santa Catarina. I Encontro Estadual do GT Estudos Africanos e da Diáspora., 2010. p. 169.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANDRE, V. C.. Os desenhos animados vão à Guerra: a série SNAFU e a propaganda estadunidense. In: IV Conferência Internacional Small Cinemas: Crossing Borders, 2013, Florianópolis. ANAIS DA IV CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SMALL CINEMAS: CROSSING BORDERS. Florianópolis: UFSC/CCE/LLV, 2013. p. 118-118.

Apresentações de Trabalho
1.
SANDRE, V. C.. A representação da mulher no cinema mainstream: análise de personagens icônicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANDRE, V. C.. O corpo feminino de poder: Furiosa, a protagonista ciborgue de Mad Max. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SANDRE, V. C.. mesa-redonda Expressões do Horror - Projeto de Extensão Cinema Mundo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SANDRE, V. C.. Os desenhos animados vão à guerra: A série SANFU e a propaganda estadunidense. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANDRE, V. C.. Os desenhos animados vão à guerra: A série SNAFU e a propaganda estadunidense. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SANDRE, V. C.. Os desenhos animados vão à guerra: a série SNAFU e a propaganda estadunidense. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
SANDRE, V. C.. A Série SNAFU e a propaganda de Guerra Estadunidense. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
SANDRE, V. C.. Os desenhos animados vão à guerra: A série Private SNAFU e a propaganda da II Guerra.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
SANDRE, V. C.. Cinema e Diplomacia: Estados Unidos, América Latina e as imagens da Política de Boa Vizinhança (1939-1946) ? Desenhos animados e documentários ? short films. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
STEPHAN, J. ; SANDRE, V. C. ; GATTI, M. G. ; WATSON-WOOD, M. F. A. . Cinema e Diplomacia: Estados Unidos, América Latina e as imagens da política de boa vizinhança (1939-1946). 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SANDRE, V. C.. Cinema e Política: a disseminação ideológica estadunidense na Segunda Guerra Mundial.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANDRE, V. C.; MARTINS, K. J. . Pequeno Panorama do Cinema. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
SANDRE, V. C.. Abayomi na Virada Cultura. 2013. Coreográfica.

2.
SANDRE, V. C.. Corpo em Trânsito. 2012. Coreográfica.

3.
SANDRE, V. C.. Ressonâncias da África [2]. 2012. Coreográfica.

Artes Visuais
1.
SANDRE, V. C.. Nuvem. 2014. Filme.

2.
MARTINS, K. J. ; SANDRE, V. C. . Laços. 2013. Filme.

3.
SANDRE, V. C.. FILA BOIA em Porto Belo. 2013. Vídeo.

4.
SANDRE, V. C.. FILA BOIA em Treze Tílias. 2013. Vídeo.

5.
SANDRE, V. C.. FILA BOIA em Santa Rosa de Lima. 2013. Vídeo.

6.
SANDRE, V. C.. FILA BOIA em Vitória. 2013. Vídeo.

7.
SANDRE, V. C.. FILA BOIA em Belém. 2013. Vídeo.

8.
SANDRE, V. C.. FILA BOIA em Belém 2. 2013. Vídeo.

9.
SANDRE, V. C.. FILA BOIA em Ouro Preto. 2013. Vídeo.

10.
SANDRE, V. C.. FILA BOIA em Salvador. 2013. Vídeo.

11.
SANDRE, V. C.. FILA BOIA em Frei Rogério. 2013. Vídeo.

12.
SANDRE, V. C.. Corpo em Trânsito. 2012. Vídeo.

13.
SANDRE, V. C.. Irmãos de Sangue. 2012. Vídeo.

14.
SANDRE, V. C.. Institucional FAPEU. 2012. Vídeo.

15.
SANDRE, V. C.; MARTINS, K. J. ; MARIGA, C. . Macário. 2011. Filme.

16.
SANDRE, V. C.. Quito 2023. 2011. Filme.

17.
SANDRE, V. C.; BATISTON, B. . FILA BOIA em Florianópolis. 2011. Vídeo.

18.
SANDRE, V. C.. Manuela. 2010. Filme.

19.
SANDRE, V. C.. Viagens Partidas. 2010. Filme.

20.
SANDRE, V. C.. O Processo. 2009. Filme.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANDRE, V. C.; BERNARDO, A. M.; LINCK, A.; GARCEZ, R.. Participação em banca de Aruã Sanção Fazendeiro.Ghost Feelings: roteiro de série de animação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema) - Universidade Federal de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
13º Congresso Mundo de Mulheres e Seminário Internacional Fazendo gênero 11. 2017. (Congresso).

2.
REDES: Literatual em debates [4ª edição]. 2017. (Encontro).

3.
XI Semana Acadêmica de Letras da UFSC. 2017. (Seminário).

4.
28º Festival de Cinema de Girona.Jurada Mostra de Curtas. 2016. (Outra).

5.
Exposição Making Of - Fundação Catarinense de Cultura. Exposição Filme Nuvem. 2016. (Exposição).

6.
Festin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa.Filme Nuvem. 2016. (Outra).

7.
Festival Audiocisual Mercosul - FAM - Oficina Roteiro para Cinema. 2016. (Oficina).

8.
Festival Brasileiro de Filmes Infanto-juvenis de Londres - Circular.Filme Nuvem. 2016. (Outra).

9.
Goiânia Film Festival - GO FILM.Filme Nuvem. 2016. (Outra).

10.
27º Festival de Cinema de Girona.Filme Nuvem. 2015. (Outra).

11.
Festival Audiovisual Mercosul - FAM - Oficina O Ator no Cinema. 2015. (Outra).

12.
Festival de Cinema Brasileiro da Baixada Fluminense - VER CINE.Filme Nuvem. 2015. (Outra).

13.
Mostra de Cinema Infantil.Filme Nuvem. 2015. (Outra).

14.
Mostra SESC Cariri de Culturas.Mostra Audiovisual. 2015. (Outra).

15.
Festival Primeira Janela.Filme Nuvem. 2014. (Outra).

16.
IV Conferência Internacional Small Cinemas: Crossing Borders. Os desenhos animados vão à Guerra: a série SNAFU e a propaganda estadunidense. 2013. (Congresso).

17.
IV Conferência Internacional Small Cinemas - Crossing Borders. 2013. (Outra).

18.
2º CLIC - Culturas, Linguagens e Interfaces Contemporâneas. Os desenhos animados vão à Guerra: a série SNAFU e a propaganda estadunidense. 2012. (Congresso).

19.
2º CLIC - Culturas, Linguagens e Interfaces Contemporâneas. 2012. (Congresso).

20.
6ª Semana Acadêmica de Cinema. Os desenhos animados vão à Guerra: a série SNAFU e a propaganda estadunidense. 2012. (Congresso).

21.
6ª Semana Acadêmica de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina. 2012. (Congresso).

22.
Colóquio Rumos da Adaptação.Processo e os produtos da adaptação em diferentes mídias e/ou linguagens. 2012. (Outra).

23.
Intertela V, mostra de videopoemas.Macário. 2012. (Outra).

24.
V CONECO. Os desenhos animados vão à Guerra: a série SNAFU e a propaganda estadunidense. 2012. (Congresso).

25.
Curso de Som. 2010. (Oficina).

26.
IV Semana Acadêmica de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina. 2010. (Congresso).

27.
XIII Encontro Estadual de História. Cinema e Política na II Guerra: a união que semeou a ideologia estadunidense.. 2010. (Congresso).

28.
Minicurso Assistência de Direção. 2009. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANDRE, V. C.. IV Semana de Cinema UFSC. 2010. (Congresso).

2.
SANDRE, V. C.. III Semana de Cinema UFSC. 2009. (Congresso).



Outras informações relevantes


Monitoria na Oficina de Maquinária, durante a IV Semana acadêmica de Cinema da UFSC. 2010.
Monitoria no Minicurso Preparação de Atores, durante a IV Semana acadêmica de Cinema da UFSC. 2010.
Monitoria na Oficina de Videoclipe, durante a III Semana acadêmica de Cinema da UFSC. 2009.
Monitoria na comissão de audiovisual do 13º Congresso Mundo de Mulheres e Seminário Internacional Fazendo Gênero 11. UFSC. 2017.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 21:13:26