Fábio Cristiano Souza Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1224401265812561
  • Última atualização do currículo em 15/02/2019


Possui graduação em Ciência da Computação pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (2006) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). É professor efetivo do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - Campus Petrolina. Desde de 2015 desenvolve e participa de projetos de pesquisa e extensão inovadora ligados ao desenvolvimento do ensino da computação, principalmente, pensamento computacional. Tem interesse pelo estudo de metodologias ativas, aprendizagem significativa, storytelling, aprendizagem baseada em jogos e gamificação na educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fábio Cristiano Souza Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, F. C. S.;CRISTIANO, FÁBIO;Oliveira, Fábio Cristiano Souza

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Sertão Pernambucano.
Avenida Doutor Ulisses Guimarães - do km 6,001 ao km 8,001 - lado ímpar
Jardim São Paulo
56314520 - Petrolina, PE - Brasil - Caixa-postal: 56314520
Telefone: (87) 21014369
Ramal: 4315
URL da Homepage: www.ifsertao-pe.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Criptografia Homomórfica Aplicada Ao Voto Eletrônico,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Ruy José Guerra Barretto de Queiroz.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco, FACEPE, Brasil.
Palavras-chave: Criptografia Homomórfica; Mapeamento Sistemático; Privacidade; Sistemas de Votação Eletrônica; Verificabilidade.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Segurança Computacional.
2007 - 2009
Especialização em Criptografia e Segurança em Redes de Computadores. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Firewall IPTABLES: Como Ferramenta de Segurança Livre.
Orientador: Paulo Tong.
2002 - 2006
Graduação em Ciência da Computação.
Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, FACAPE, Brasil.
Título: Software Livre Como Vantagem Competitiva:Por quê Grandes Empresas Brasileiras estão adotando?.
Orientador: Orlando Silva.
Bolsista do(a): Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, FACAPE, Brasil.
1994 - 1997
Curso técnico/profissionalizante.
Escola Técnica Federal de Pernambuco, UNED PETROLINA, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Tutoria Em Educação A Distância. (Carga horária: 40h).
Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF-Sertão PE, Brasil.
2007 - 2007
Projetando Redes Wireless em 2.4 e 5.8 GHz. (Carga horária: 16h).
American Explorer Soluções Wireless, AE, Brasil.
2006 - 2007
Administração Unix - Fundamentos. (Carga horária: 32h).
Instituto Infnet do Rio de Janeiro, INFNET, Brasil.


Atuação Profissional



Rádio e Televisão Grande Rio FM Stereo, TV GRANDE RIO, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisor de Informática, Carga horária: 20
Outras informações
Reestruturação do Departamento de Tecnologia da Informação com a adequação física e contratação de pessoal. Implantação e manutenção de Servidor GNU/Linux (WEB APACHE, PROXY - SQUID autenticado, SARG, DHCP, FIREWALL, DNS, SSH, SAMBA como NAS, VPN). Implantação e administração do servidor de segurança IPS - Internet Prevention Service com HLBR e GNU/Linux. Implantação de servidores Windows 2003 e 2008 SERVER (DNS, FIREWALL, WINS, ACTIVE DYRECTORY - GPO e FTP) para sistemas administrativos e de Telejornalismo com Firebird. Implantação e administração da Intranet entre a emissora e a rede Globo. Implantação e administração da intranet do sistema de contribuição jornalística entre as emissoras da rede Globo. Administração do sistema de transmissão via satélite para repetidoras da área de cobertura. Administração e manutenção dos sistemas de exibição (24X7). Administração e manutenção dos sistemas das rádios. Implantação e manutenção do sitio da rádio Grande Rio FM, Boa Vista FM e Voluntários da Pátria AM. Implantação das rádios na WEB com Streaming de áudio.

Atividades

01/2005 - 11/2009
Direção e administração, Departamento de Tecnologia da Informação, .

Cargo ou função
Supervisor de Tecnologia da Informação.

Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF-Sertão PE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo - Campus Petrolina, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo - Campus Floresta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor das disciplinas: Introdução a Computação; Gestão de Sistemas Operacionais de Rede; Infraestrutura de Hardware Administração de Sistemas Operacionais de Rede; Montagem e Manutenção de Computadores;

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professor das disciplinas: Administração de Sistemas Operacionais de Rede; Montagem e Manutenção de Computadores I; Montagem e Manutenção de Computadores II; Aplicativos Gráficos.

Atividades

05/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Projeto de Conclusão de Curso
01/2017 - Atual
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas Operacionais
09/2015 - Atual
Direção e administração, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, .

Cargo ou função
Supervisor de Estágio do Curso Técnico de Informática | Portaria Nº 53 de 11 de Abril de 2013..
09/2015 - Atual
Direção e administração, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, .

Cargo ou função
Coordenador dos Cursos Técnicos de Informática, Portaria 537 de 27 de Setembro de 2015.
11/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina.

04/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, .

Cargo ou função
Portaria Nº 57 - Membro de Comissão Responsável pela Reestruturação do Projeto Pedagógico do PROEJA Informática 2008 e 2010, do Campus Petrolina.
01/2011 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Montagem e Manutenção de Computadores
Administração de Sistemas Operacionais de Redes
09/2016 - 04/2017
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redes de Computadores
09/2016 - 04/2017
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sistemas Operacionais
03/2015 - 03/2017
Direção e administração, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, .

Cargo ou função
Coordenador Colaborador do Curso Técnico Manutenção e Suporte em Informática - EAD.
02/2016 - 06/2016
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino VII
Redes de Computadores
Redes de Computadores II
01/2013 - 12/2013
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redes de Computadores
Redes de Computadores II
Prática de Ensino V
Prática de Ensino VI
Sistemas Operacionais
Organização e Arquitetura de Computadores
01/2013 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Administração de Sistemas Operacionais de Redes
Segurança da Informação
07/2012 - 01/2013
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Redes de Computadores
Prática de Ensino VI
07/2012 - 12/2012
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino V
Redes de Computadores
01/2011 - 06/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Administração de Sistemas Operacionais de Redes
01/2011 - 06/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Gerência de Sistemas Operacionais
Fundamentos de Hardware e Redes de Computadores
07/2010 - 12/2010
Ensino, Tecnologia em Alimentos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Tecnologia da Informação
07/2010 - 12/2010
Ensino, Licenciatura Plena em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Informática Básica
07/2010 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Instalação de Redes
Montagem e Manutenção de Computadores
Montagem e Manutenção de Computadores I
01/2010 - 06/2010
Ensino, Gestão de Tecnologia da Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Informática
05/2009 - 11/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Administração de Sistemas Operacionais de Redes
Aplicativos Gráficos
Informática Básica
Montagem e Manutenção de Computadores

Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, FACAPE, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe do Sub-Setor de Manut. de Computadores, Carga horária: 40
Outras informações
Desempenhou atividades de manutenção de compuatdores e redes. Realizou Projetos de cabeamento estruturado conforme normas da EIA/TIA e ABNT. Implantou servidores de redes Windows 2000 para gerência de laboratórios. Implantou e administra servidores GNU/Linux com SAMBA. Implantou e administra servidor com Windows 2003 Server (WINS, DNS, ACTIVE DYRECTORY - GPO) o que permitiu a gerência centralizada das estações da rede. Implantou o uso de VLAN em SWITH gerenciável melhorando o desempenho da rede. Implantou servidor de BACKUP de dados com GNU/LINUX. Implantou e administra servidor Windows 2003 Server para aplicações WEB com Apache Tomcat e Firebird. Desempenhou atividades em licitações de equipamentos de informática, conforme a lei de aquisição de bens públicos.

Atividades

02/2002 - 11/2009
Direção e administração, Setor de Suporte, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.


Linhas de pesquisa


1.
Pensamento Computacional
2.
Aprendizagem Significativa
3.
Metodologias Ativas
4.
Consciência Digital


Projetos de pesquisa


2016 - 2017
Proposta de um Sistema de Apoio ao Ensino de Programação de Computadores
Descrição: O desenvolvimento de Softwares, de apoio ao ensino vem crescendo nos últimos anos. Porem ocorre alguns problemas, muitos softwares educativos não atingem totalmente as expectativas, principalmente os que são voltados para o ensino de linguagem de programação. Desenvolver um sistema com finalidades educativas requer tempo, dedicação, e muita pesquisa, para assim alcançar os aspetos educacionais, e ao mesmo tempo despertar no usuário um interesse pela ferramenta. Com isso este trabalho vem propor, um projeto de desenvolvimento e prototipação de um sistema de apoio ao processo de ensino de programação, de forma a possibilitar que os alunos resolvam suas atividades e tenham um feedback do professor. Nele os alunos acompanharão seu desenvolvimento durante as atividades, através de um perfil criado no próprio sistema. No projeto serão definidos pontos importantes do desenvolvimento de software, como levantamento de requisitos e casos de uso, descrição de cenários, domínios e prototipação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Fábio Cristiano Souza Oliveira - Coordenador / Jorge Emanoel de Oliveira Pereira - Integrante / Thaíse de Amorim Costa - Integrante.
2011 - 2012
Tecnologias Interativas: Análise e desenvolvimento de uma lousa interativa de baixo custo baseado no Wiimote, visando práticas pedagógicas com o uso de software livre no IF Sertão - PE.
Descrição: Descrição: Esta pesquisa pretende dar a conhecer o modo de funcionamento dos quadros interativos na sua generalidade e explicar o princípio base do quadro interativo de baixo custo proposto por Johnny Lee. Faz-se ainda uma breve descrição do funcionamento dos dispositivos envolvidos e avalia-se a possibilidade da utilização num ambiente real de sala de aula, especificamente, no IF Sertão ? PE. Levando em consideração, que os preços praticados pelo mercado em relação aos quadros interativos, ainda não permite uma maior popularização dos mesmos nas salas de aulas, principalmente da escola pública. Assim, busca-se a implementação de uma alternativa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Fábio Cristiano Souza Oliveira - Coordenador / DAVIDSON MATHEUS NUNES DE QUEIROZ - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Acadêmia Hacktown - 1ª Escola Pública de Programação de Jogos e Robótica do Brasil: Uma Proposta de Estímulo ao Pensamento Computacional Através da Robótica Lego e Arduino
Descrição: Apoiar as atividades da Academia HackTown em relação a oferta de cursos de iniciação à robótica Arduino e LEGO, visando favorecer o desenvolvimento do pensamento computacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Fábio Cristiano Souza Oliveira - Coordenador / Bruna Victória Silva Oliveira - Integrante.
2018 - Atual
Academia HackTown - 1ª Escola Pública de Programação de Jogos e Robótica do Brasil: Uma Proposta de Estímulo a Consciência Digital
Descrição: Apoiar as atividades do Projeto Academia HackTown, visando estimular e contribuir para formação da consciência digital de crianças e jovens dos sete aos dezessete anos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Fábio Cristiano Souza Oliveira - Coordenador / Fernanda Naiany Pinheiro da Silva - Integrante.
2017 - Atual
ACADEMIA HACKTOWN ? 1ª Escola Pública de Programação em Jogos e Robótica do Brasil
Descrição: Estimular de forma lúdica o desenvolvimento de habilidades cognitivas necessárias no Século XXI como: raciocínio lógico, raciocínio matemático e algorítmico, sistematização do pensamento, causa e consequência, concentração, decomposição de problemas, a capacidade de decompor problemas, otimização de rotinas, a transformação de teorias e hipóteses em modelos computacionais e, dessa forma, Pensamento Computacional. Este Projeto está relacionado ao GET - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologias. dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6105013119211157.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) .

Integrantes: Fábio Cristiano Souza Oliveira - Coordenador / Wilson Nilo Alves da Silva - Integrante / Thaíse de Amorim Costa - Integrante / Fernanda de Melo Reis - Integrante / Renata Silva - Integrante / Cácia Ribeiro da Purificação - Integrante / MARTINS, DANIELLE - Integrante / Jamille Anderson Luiz da Silva - Integrante / Willmara Marques Monteiro - Integrante / Vinicius Dantas Santos - Integrante / Erlan Diercule da Silva - Integrante / Maria Elizabete da Silva Souza - Integrante / Erik Gustavo Neto Neres - Integrante / Lucas martins da silva sena - Integrante / Laécio Herculano de Oliveira Silva - Integrante / MONIQUE WANESSA NERI CANDIDO - Integrante / Jakeline de Amorim Costa - Integrante / Maria Alice de Freitas Marques - Integrante / PAULO THIAGO LIMA DO NASCIMENTO - Integrante / Danilo Faustino da Silva - Integrante / Myllena Janielly Oliveira Almeida da Silva - Integrante / Marllyl Bruno Angelim Soares - Integrante / Douglas Silva Do Nascimento - Integrante / Manuela Rodrigues de Souza - Integrante / Luís Carlos Aquino Barros - Integrante / Jefferson Barros dos Santos - Integrante / Ruben Jose Mendes Alves - Integrante / Alan David Santos Pinto da Silva - Integrante / Kleitomberg de Souza Santos - Integrante / Ludimilla Vitória Leonel Lopes - Integrante / Breno Lopes Da Silva - Integrante / Layla Mariany Gomes Guimarães - Integrante / Jessica Flaíne dos Santos Costa - Integrante / Maria Fernanda da Silva - Integrante.
Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2016 - 2017
PROGRAMADORES DO FUTURO: MONITORIA EM PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Descrição: Programação de computadores é uma importante competência para o desenvolvimento do pensamento de ordem superior, além das habilidades de resolução de problemas algorítmicos. Partindo desse principio, há uma necessidade crescente em desenvolver e estimular o conhecimento de crianças e jovens cada vez mais cedo, uma vez que são nativos digitais, nascidos em um mundo tecnológico, que se adaptam rapidamente às novas tecnologias e usam mais facilmente. Embora pareça um pouco mais fácil treinar essa geração do conhecimento como produtores do saber, é necessário pensar, como fazer? Como prepará-los? Nessa perspectiva, em 2015 surgiu o projeto de extensão Programadores do Futuro, que conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do IFSERTÃO-PE - Campus Petrolina. O projeto tem como objetivo, a oferta de treinamentos em lógica e programação de computadores, para crianças e jovens regularmente matriculados no ensino fundamental. Com isso, os alunos participam de atividades lúdicas, visando estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático, a concentração, noções e causa e consequência e sistematização do pensamento. Assim, esta proposta visa a oferta de curso para crianças regularmente matriculados no 4º e 5º ano do ensino fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Fábio Cristiano Souza Oliveira - Coordenador / Danielle Juliana Martins - Integrante / André Vitor Matos - Integrante.
2016 - 2017
Apoio ao treinamento de raciocínio lógico e pensamento computacional no ensino fundamental:preparando para a Olimpíada Brasileira de Informática
Descrição: Apoiar com monitoria a oferta do curso treinamento de lógica para alunos regular- mente matriculados no sexto ou sétimo ano do ensino fundamental. O curso irá preparar os estudantes para a Olimpíada Brasileira de Informática na modalidade iniciação nível 1. A proposta contempla também o auxílio no planejamento do curso e na organização da Olimpíada a ser realizada no IFSertãoPE câmpus Petrolina. Além de preparar os alunos para a Olimpíada Brasileira de Informática, pretende-se o desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento computacional, bem como melhorar a compreensão sobre causa e consequência..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Fábio Cristiano Souza Oliveira - Coordenador / Danielle Juliana Martins - Integrante / Fernanda de Melo Reis - Integrante / Renata Silva - Integrante / Cácia Ribeiro da Purificação - Integrante.
2016 - 2017
TREINAMENTO EM LÓGICA E PROGRAMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Descrição: A inclusão de jovens preparados no mercado de trabalho é algo excepcional para o desenvolvimento do país, no entanto, a capacitação dos mesmos requer uma boa estrutura. Pensando nisto, o projeto de extensão surge como um incentivo e uma preparação educacional para jovens, que, na maioria das vezes, enfrentam uma realidade difícil e com poucas oportunidades. A educação técnica é essencial para todos considerando o mundo atual. Nesta linha, a comunidade carente deve ser, também, privilegiada com cursos e projetos que possibilitem uma formação melhor aos estudantes, que por sua vez, necessitarão desta para a entrada no mercado de trabalho. Nessa perspectiva, em 2015 surgiu o projeto de extensão Programadores do Futuro, que conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do IFSERTÃO-PE - Campus Petrolina. O projeto tem como objetivo, a oferta de treinamentos em lógica e progrados a partir do 6º ano do ensino fundamental. Com isso, os alunos participam de atividades lúdicas, visando estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático, a concentração, noções de causa e consequência e sistematização do pensamento. Além de serem motivados a participar da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). O projeto Programadores do Futuro, oferta cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) com carga-horária de 70h, com as turmas distribuídas levando em consideração as modadilidades da OBI. Esta proposta de projeto visa ofertar monitoria no curso treinamento de lógica para alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Fábio Cristiano Souza Oliveira - Coordenador / Jorge Emanoel de Oliveira Pereira - Integrante.
2016 - 2017
Contribuição do Ensino de Programação como Instrumento de Capacitação Acadêmica Profissional através da Olímpiada Brasileira de Informática
Descrição: Atualmente, o avanço da sociedade se dá pelo desenvolvimento de tecnologias capazes de identificar, atender e resolver as necessidades cotidianas. Neste contexto a informática se torna uma importante aliada, pois está diretamente inserida em todos os setores, inclusive no educacional. Este projeto visa proporcionar a capacitação de alunos do ensino médio para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Essa proposta objetiva o ensino da programação a fim de compreender, treinar e desenvolver o raciocínio lógico e concentração dos estudantes. Assim essa proposta tem como base abordagens que envolvam a resolução de problemas e questões através do processo de algoritmos computacionais. O projeto será realizado através de treinamentos de programação com computadores, juntamente com auxílio de ferramentas e softwares apropriados..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Fábio Cristiano Souza Oliveira - Coordenador / Fernanda de Melo Reis - Integrante / Cácia Ribeiro da Purificação - Integrante.
2016 - 2017
Pensamento computacional no ensino básico: uma forma de estimular o interesse pela computação enquanto ciência
Descrição: Atualmente é desafiador o ensino de Computação, especialmente para alunos da educação básica, visto que estes, não conseguem desenvolver (no ensino básico) o raciocínio lógico necessário para o entendimento da lógica computacional. Busca-se por meio de uma possível introdução de pensamento computacional no ensino básico, atenuar esse problema, considerando que tal pensamento pode trazer benefícios para a formação dos estudantes, e levando-se em conta ainda, que a grande maioria das profissões do século XXI exige uma compreensão da Ciência da Computação. Esse projeto visa além de estimular o interesse pela Computação e pela Ciência em geral, promover os cursos do IFSERTÃO-PE na região, capacitar crianças e jovens do ensino fundamental para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Para tanto, inicialmente serão apresentadas as propostas e objetivos relacionados com a OBI, bem como do valor da participação dos alunos em competições desse tipo. Serão realizadas atividades lúdicas para estimular os discentes. Também serão realizadas atividades diversificadas e focalizadas no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e algorítmico: questões da OBI, desafios matemáticos, jogos de raciocínio, e dinâmicas para introdução de conceitos computacionais sem o uso do computador..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Fábio Cristiano Souza Oliveira - Coordenador / Thamillys Marques Oliveira - Integrante / Renata Silva - Integrante.
2015 - 2016
CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES PARA O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA: UMA ESTRATÉGIA PARA A MELHORIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO SERTÃO PERNAMBUCANO.
Descrição: Contribuir para uma concepção diferenciada do processo de ensino e aprendizagem, favorecendo uma reflexão intensa por parte dos docentes e demais educadores sobre sua prática, de forma a desenvolverem habilidades para a comunicação midiatizada do conhecimento no ensino fundamental e médio por meio de recursos de tecnologia da informação e comunicação modernos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Fábio Cristiano Souza Oliveira - Coordenador / UBIRAJA SANTOS NOGUEIRA - Integrante / Danielle Juliana Martins - Integrante / Wilson Nilo Alves - Integrante / Thamillys Marques Oliveira - Integrante / Willmara Marques Oliveira - Integrante / Murilo Moura - Integrante.
2015 - 2016
APOIO AO TREINAMENTO EM LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Descrição: Favorecer a participação de crianças do sexto e sétimo ano do ensino fundamental na modalidade iniciação nível 1 da OBI. Além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades como a sistematização do pensamento e a concentração. Para isso, estimula o estudo da programação em si com aplicações e técnicas em projetos relacionados à jogos e aplicativos educacionais, envolvendo os alunos das escolas públicas na comunidade local..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Fábio Cristiano Souza Oliveira - Coordenador / Jorge Emanoel de Oliveira Pereira - Integrante / Danielle Juliana Martins - Integrante / Thamillys Marques Oliveira - Integrante / Thaíse de Amorim Costa - Integrante.
2015 - 2016
Descobrindo e Desenvolvendo Talentos para a Computação por meio da Olimpíada Brasileira de Informática
Descrição: Entre os cursos da área de exatas com maior índice de evasão, estão os relacionados à computação. Normalmente, esses cursos possuem em sua estrutura, o ensino de lógica de programação. Esta é considerada complexa por muitos alunos, levando-os a abandonar o curso. Além disso, pesquisas apontam uma grande demanda do mercado por profissionais da área de tecnologia da informação. Para mitigar problemas relacionados à evasão, e ainda promover os cursos do IFSertão-PE na região, é que se propõe a realização deste projeto. Este projeto possui entre outros objetivos, o de capacitar crianças e jovens do ensino fundamental para a Olimpíada Brasileira de Informática e, dessa forma, incentivar e descobrir talentos potenciais para Computação. Para isso, será realizado o curso treinamento de lógica na modalidade de Formação Inicial e Continuada. Serão buscados e identificados objetos de aprendizagem para a definição de estratégias diferenciadas de ensino. O treinamento será composto de conteúdos de lógica apresentados em etapas, começando com a computação desplugada e finalizando com apresentação da linguagem de programação phyton..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Fábio Cristiano Souza Oliveira - Coordenador / Jorge Emanoel de Oliveira Pereira - Integrante / Danielle Juliana Martins - Integrante / Thaíse de Amorim Costa - Integrante.
2015 - 2015
REDES IPv6 NA MODALIDADE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA A DISTÂNCIA
Descrição: Ampliar o número de especialistas com conhecimento no protocolo no país, permitindo, assim, a capacitação de mão de obra que ainda está em falta no mercado. Além disso, divulgar e disseminar o conhecimento sobre o Protocolo Internet versão 6. Complementando esse fato, ele surge também como solução a excessiva demanda por especialização na área de redes em regiões onde o curso presencial do IPv6.br não conseguia atingir..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Fábio Cristiano Souza Oliveira - Coordenador.
2014 - 2016
Olimpíada Brasileira de Informática: Programando o Futuro do Sertão Pernambucano
Descrição: Favorecer a participação dos estudantes do curso técnico de informática nível médio integrado, bem como dos alunos do ensino médio e fundamental de escolas públicas da região em competição local do tipo, maratona de programação, e competições nacionais, como a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), que envolve a resolução de problemas através do processo de algoritmos computacionais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Fábio Cristiano Souza Oliveira - Coordenador / Nicolas Trigo - Integrante / UBIRAJA SANTOS NOGUEIRA - Integrante / Hommel Almeida Brito - Integrante / Ivaldo Barbosa da Mota Neto - Integrante / Erika Raquel Silva dos Santos - Integrante / Allysson Fernando Guedes de Almeida - Integrante / Jorge Emanoel de Oliveira Pereira - Integrante / Thiago de Oliveira Almeida - Integrante / Alexandre Macedo Nascimento - Integrante / Wilson Nilo Alves da Silva - Integrante.
2010 - 2012
Projeto de Extensão Sócio-Digital: Um padrão para distribuição de renda local, empregando ciência e tecnologia inovadora no desenvolvimento de serviços tecnológicos.
Descrição: O objetivo do projeto é promover a formação e habilitação profissional em Operação, Suporte e Manutenção de Computadores, utilizando tecnologia da informação e técnicas de ensino a distância, na modalidade semipresencial (EaD). Visa também instituir na comunidade uma forma de distribuição de renda, utilizando para isso uma infraestrutura tecnológica local como forma de viabilizar inclusão social, digital e um melhor nível de renda familiar aos moradores da comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Fábio Cristiano Souza Oliveira - Integrante / Eudis Oliveira Texeira - Coordenador / JOSILENE ALMEIDA BRITO - Integrante / Melquisedeque Cabral dos Santos - Integrante / Hommel Almeida Brito - Integrante / Maria do Socorro Tavares Cavalcante - Integrante / Laécio Araújo Costa - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de desenvolvimento


2017 - 2017
Um Software Baseado Em Gamificação, Para Estimular O Engajamento Na Computação Enquanto Ciência
Descrição: O projeto visa implementar um de software, para apoio ao ensino de programação de computadores, visando contribuir com a formação de recursos humanos para uma importante área da ciência, que é a computação. Além de estimular o desenvolvimento de práticas e metodologias ligadas a tecnologia da informação..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (2) .

Integrantes: Fábio Cristiano Souza Oliveira - Coordenador / Jorge Emanoel de Oliveira Pereira - Integrante / Wilson Nilo Alves da Silva - Integrante / Thaíse de Amorim Costa - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Segurança Computacional.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Redes de Computadores.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas Operacionais.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Engenharia de Software.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Menção honrosa ao artigo Ensino de Raciocínio Lógico e Computação para crianças: Experiências, Desafios e Possibilidades, Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) - Workshop sobre Educação em Computação.
2016
Menção honrosa ao artigo A Importância da Computação para Alunos do Ensino Fundamental: Ações, Possibilidades e Benefícios., Congresso Brasileiro de Informática da Educação (CBIE) - Workshop de Informática na Escola-WIE.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MONTEIRO, W. M.2017MONTEIRO, W. M. ; Oliveira, T.M. ; OLIVEIRA, F. C. S. . A Formação Continuada: ressignificando o saber docente através dos Recursos Educacionais Abertos. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 19, p. 20, 2017.

2.
MONTEIRO, W. M.2017MONTEIRO, W. M. ; OLIVEIRA, T. M. ; OLIVEIRA, F. C. S. . A Formação Continuada: ressignificando o saber docente através dos Recursos Educacionais Abertos. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 19, p. 1-12, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
Oliveira, Thâmillys Marques de ; Monteiro, Willmara Marques ; Oliveira, Fábio Cristiano Souza ; Martins, Danielle Juliana Silva ; Silva, Alessandra Luengo Latorre da . ENSINO DE RACIOCÍNIO LÓGICO E COMPUTAÇÃO PARA CRIANÇAS: EXPERIÊNCIAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES (XXXVII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO | 25O WEI - WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO). In: Ernane Rosa Martins. (Org.). Princípios e aplicações da computação no brasil 2. 1ed.Ponta Grossa (PR): Antonella Carvalho de Oliveira, 2019, v. 2, p. 1-11.

2.
Costa, Thaise de Amorim ; Oliveira, Fábio Cristiano Souza ; Moreira, Patrícia da Rocha ; Martins, Danielle Juliana Silva . O ENSINO DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DA ROBÓTICA EDUCACIONAL: PRÁTICAS E A INTERDISCIPLINARIDADE. In: Marcia Aparecida Alferes.. (Org.). Qualidade e políticas públicas na educação 8. 1ed.Ponta Grossa - PR: Antonella Carvalho de Oliveira, 2018, v. 8, p. 204-212.

3.
REIS, FERNANDA DE MELO ; Oliveira, Fábio Cristiano Souza ; Martins, Danielle Juliana da Silva ; Moreira, Patrícia da Rocha . PENSAMENTO COMPUTACIONAL: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM ESTRATÉGIAS DIVERSIFICADAS PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Marcia Aparecida Alferes.. (Org.). Qualidade e políticas públicas na educação 8. 1ed.Ponta Grossa - PR: Antonella Carvalho de Oliveira, 2018, v. 8, p. 234-244.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, J. A. L. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; MARTINS, D. J. . GAMIFICAÇÃO E STORYTELLING COMO ESTRATÉGIA MOTIVACIONAL NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO. In: XVII SBGames, 2018, Foz do Iguaçu - PR. Education Track ? Full Papers. Foz do Iguaçu ? PR: Proceedings of SBGames 2018, 2018. v. 1. p. 1-10.

2.
OLIVEIRA, T. M. ; OLIVEIRA, W. M. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; MARTINS, D. J. ; SILVA, A. L. L. . Ensino de Raciocínio Lógico e Computação para crianças: Experiências, Desafios e Possibilidades. In: Workshop sobre Educação em Computação, 2017, São Paulo. Congresso da Sociedade Brasileira de Computação 2017 - Anais do Workshop sobre Educação em Computação. CSBC2017: CSBC2017, 2017.

3.
SILVA, J. A. L. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; MARTINS, D. J. . Storytelling e gamificação como estratégia de motivação no ensino de programação com Python e Minecraft. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2017, Curitiba-PR. Culture Track, 2017. p. 987-990.

4.
COSTA, THAISE ; CRISTIANO, FÁBIO ; ROCHA, PATRÍCIA DA ; DANIELLE, DANIELLE . O Ensino de Linguagem de Programação na Educação Básica Através da Robótica Educacional: Práticas e a Interdisciplinaridade.. In: XXIII Workshop de Informática na Escola, 2017, Recife. org.crossref.xschema._1.Title@7d8d2763. Recife: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 2017. p. 687-694.

5.
REIS, FERNANDA DE MELO ; CRISTIANO, FÁBIO ; MARTINS, DANIELLE ; ROCHA, PATRÍCIA DA . Pensamento Computacional: Uma Proposta de Ensino com Estratégias Diversificadas para Crianças do Ensino Fundamental. In: XXIII Workshop de Informática na Escola, 2017, Recife. org.crossref.xschema._1.Title@3de9cd83. RECIFE: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2017. p. 638-647.

6.
COSTA, THAISE ; CRISTIANO, FÁBIO ; MARTINS, DANIELLE ; SILVA, WILSON DA . A Importância da Computação para Alunos do Ensino Fundamental: Ações, Possibilidades e Benefícios.. In: XXII Workshop de Informática na Escola, 2016, Uberlandia, 2016. p. 593-601.

7.
SANTOS, ERIKA RAQUEL SILVA DOS ; CRISTIANO, FÁBIO ; NETO, IVALDO BARBOSA DA MOTA . Raciocínio Lógico e Computação: Descobrindo Estratégias de ensino por meio da Olimpíada Brasileira de Informática. In: XXI Workshop de Informática na Escola, 2015, Maceió. p. 266-270.

8.
COSTA, L. A. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; BRITO, J. A. ; TRIGO, N. . Analisando Processadores Superescalares: Estudo de Caso baseado na aplicação Anagram do SPEC95 Benchmarks (Little-Endian). In: Workshop sobre Ensino em Arquitetura de Computadores, 2012, Petrópolis. Anais do WSCAD-WEAC 2012, 2012. p. 22-22.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, JAMILLE ; CRISTIANO, FÁBIO ; MARTINS, DANIELLE ; SILVA, WILSON DA . Storytelling e Robótica Educacional: a construção de carros robôs com Arduino e materiais recicláveis. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza. Fortaleza-CE: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION, 2018. v. 1. p. 1806-1809.

2.
COSTA, T. A. ; OLIVEIRA, F. C. S. . Descobrindo e Desenvolvendo Talentos Para Computação Por Meio Da Olimpíada Brasileira De Informática Thaise de Amorim Costa, Fábio Cristiano Souza Oliveira. In: XI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E V JORNADA DE TRABALHOS DE EXTENSÃO DO IF SERTÃO PE, 2016, Petrolina. Anais XI JINCE, 2016. p. 1.

3.
ALVES, W. N. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; MARTINS, DANIELLE . CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES PARA O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA. In: XI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E V JORNADA DE TRABALHOS DE EXTENSÃO DO IF SERTÃO PE, 2016, Ouricuri. Anais XI JINCE, 2016. p. 1.

4.
MOURA, M. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; MARTINS, D. J. ; NOGUEIRA, U. S. . Um relato de experiência sobre a capacitação de educadores do ensino básico: Uma abordagem por meio da robótica com arduino aplicada à física e recursos web 2.0. In: XI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E V JORNADA DE TRABALHOS DE EXTENSÃO DO IF SERTÃO PE, 2016, Ouricuri. Anais XI JINCE, 2016. p. 1.

5.
OLIVEIRA, W. M. ; OLIVEIRA, T. M. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; MARTINS, D. J. . Educador Tecnológico: O professor e o recurso educacional aberto. In: XI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E V JORNADA DE TRABALHOS DE EXTENSÃO DO IF SERTÃO PE, 2016, Ouricuri. Anais XI JINCE, 2016. p. 1.

6.
PEREIRA, J. E. O. ; OLIVEIRA, F. C. S. . Apoio ao Treinamento em Lógica de Programação no Ensino Fundamental. In: XI JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E V JORNADA DE TRABALHOS DE EXTENSÃO DO IF SERTÃO PE, 2016, Ouricuri. Anais XI JINCE, 2016. p. 1.

Artigos aceitos para publicação
1.
SILVA, J. A. L. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; MARTINS, D. J. . Storytelling e gamificação como estratégia de motivação no ensino de programação com Python e Minecraft. XI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL, 2017.

2.
OLIVEIRA, T. M. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; MARTINS, D. J. ; OLIVEIRA, W. M. ; SILVA, A. L. L. . Ensino de Raciocínio Lógico e Computação para crianças: Experiências, Desafios e Possibilidades. XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
QUEIROZ, D. M. N. ; OLIVEIRA, F. C. S. . CUSTOMIZAÇÃO DE LOUSA INTERATIVA DE BAIXO CUSTO BASEADO NO WIIMOTE, VISANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM O USO DE SOFTWARE LIVRE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
TRIGO, N. ; LIMA, A. A. ; CORREIA, A. R. S. ; AREZUTO, B. A. ; TEXEIRA ; OLIVEIRA, F. C. S. ; COSTA, L. A. ; ALMEIDA, R. P. J. ; GONDIM, V. . Projeto Pedagógico do Curso Proeja Informática do Campus Petrolina 2011 (Projeto Pedagógico).

2.
TEXEIRA ; GONDIM, V. ; ALMEIDA, R. P. J. ; NOGUEIRA, U. S. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; TRIGO, N. ; SANTOS, M. M. ; AGUIAR, L. O. . Projeto Pedagógico do Curso Superior em Licenciatura em Computação 2010 2009 (Projeto Pedagógico).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
OLIVEIRA, F. C. S.; COSTA, L. A.; NUNES, A. A.. Seleção de Professor Temporário. 2014. Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina.

Outras participações
1.
AMORIM, D. G.; GONDIM, V.; COSTA, L. A.; ALMEIDA, R. P. J.; TEXEIRA; TRIGO, N.; OLIVEIRA, F. C. S.. II WORKSHOP DE ENGENHARIA DE SOFTWARE DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO. 2011. Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro Nacional de Tecnologia da Informação. 2011. (Encontro).

2.
VI Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica - VI CONNEPI. Uma Proposta Para Concepção de Lousa Interativa de Baixo Custo Baseado No Wiimote, Visando Práticas Pedagógicas Com o Uso de Software Livre. 2011. (Congresso).

3.
VI Jornada de Iniciação Científica do IF SERTÃO - PE. 2011. (Outra).

4.
I Simpósio Interinstitucional de Computação do Vale do São Francisco - SICOMP.Instrutor do Curso: Conhecendo o GNU/Linux Ubuntu. 2010. (Simpósio).

5.
Workshop dos Estudantes de Informática.Avaliador de Pôsters. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TEXEIRA ; OLIVEIRA, F. C. S. . Workshop de Eletrotécnica e Informática do IF Sertão - PE. 2011. (Outro).

2.
AMORIM, D. G. ; ALMEIDA, R. P. J. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; COSTA, L. A. ; TRIGO, N. . II WORKSHOP DE ENGENHARIA DE SOFTWARE DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO. 2011. (Outro).

3.
SILVA, J. L. ; LUCAS, A. A. ; GOMES FILHO, A. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; TORQUATO, I. A. ; SOUZA, L. C. ; SANTOS JUNIOR, L. P. ; BITENCOURT, R. B. ; MEDEIROS, R. S. ; AUGUSTA FILHA, V. L. S. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Tema: Ciência para o Desenvolvimento Sustentável. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Thaise de Amorim Costa. Proposta de um Sistema de Apoio ao Ensino de Programação de Computadores. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Computação) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF Sertão ? PE Campus Petrolina. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Fernanda de Melo Reis. ~: Contribuição do Ensino de Programação como Instrumento de Capacitação Acadêmica Profissional através da Olímpiada Brasileira de Informática. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Sertão Pernambucano. IF Sertão ? PE Campus Petrolina. (Orientador).

2.
JORGE EMANOEL DE OLVEIRA PEREIRA. TREINAMENTO EM LÓGICA E PROGRAMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Sertão Pernambucano. IF Sertão ? PE Campus Petrolina. (Orientador).

3.
RENATA SILVA. PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO BÁSICO: UMA FORMA DE ESTIMULAR O INTERESSE PELA COMPUTAÇÃO ENQUANTO CIÊNCIA. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Sertão Pernambucano. IF Sertão ? PE Campus Petrolina. (Orientador).

4.
Cácia Ribeiro da Purificação. Apoio ao treinamento de raciocínio lógico e pensamento computacional no ensino fundamental:preparando para a Olimpíada Brasileira de Informática. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Sertão Pernambucano. IF Sertão ? PE Campus Petrolina. (Orientador).

5.
André Vitor Matos. PROGRAMADORES DO FUTURO: MONITORIA EM PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Instituto Federal do Sertão Pernambucano. IF Sertão ? PE Campus Petrolina. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
JORGE EMANOEL DE OLVEIRA PEREIRA. Apoio ao Treinamento em Lógica de Programação no Ensino Fundamental. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Computação) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF Sertão ? PE Campus Petrolina. Orientador: Fábio Cristiano Souza Oliveira.

2.
Thaise de Amorim Costa. Descobrindo e Desenvolvendo Talentos Para Computação Por Meio Da Olimpíada Brasileira De Informática. 2016. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Computação) - Instituto Federal do Sertão Pernambucano, IF Sertão ? PE Campus Petrolina. Orientador: Fábio Cristiano Souza Oliveira.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
OLIVEIRA, T. M. ; OLIVEIRA, F. C. S. ; MARTINS, D. J. ; OLIVEIRA, W. M. ; SILVA, A. L. L. . Ensino de Raciocínio Lógico e Computação para crianças: Experiências, Desafios e Possibilidades. XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2017.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 16:32:03