Clarissa Martins Alves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0255625987114113
  • Última atualização do currículo em 29/11/2018


Doutoranda em Design pela Universidade Anhembi-Morumbi (UAM-SP). Mestre em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Especialista em Gestão de Design pela mesma universidade. Especialista em Coolhunting (Trends Research) pelo Istituto Europeo di Design de Barcelona e Graduada em Design de Produto pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Foi Colaboradora do Grupo de Engenharia do Produto, Processo e Serviço (GEPPS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bolsista do Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (LOGO/UFSC), nas áreas de Design, Tendências, Inovação e Branding. Durante o mestrado, foi pesquisadora bolsista da CAPES vinculada ao Programa de Pós Graduação em Design (PPGDesign/UFSC), no qual desenvolveu pesquisas nas áreas de estudos de tendências, a noção de futuro no design, inovação, design anthropology e gestão estratégica de design. É docente em diversos cursos de Graduação e Pós-Graduação nas áreas de Design, Marketing e Economia Criativa. Foi Coordenadora de Pesquisa na Audiolab - estúdio de audio branding e marketing sensorial e também possui experiência com consultoria nas áreas de pesquisa de tendências, processos criativos, branding e planejamento estratégico de design e comunicação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Clarissa Martins Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, C. M.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Design.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Lisboa (Orientador: Nelson Pinheiro Gomes).
Orientador: Gilberto dos Santos Prado.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Poéticas; Design; Arte.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Estudos de Tendências.
2014 - 2016
Mestrado em Design e Expressao Gráfica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Poéticas do Porvir: Os Estudos de Tendências como Prática entre o Design e a Antropologia,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Luiz Salomão Ribas Gomez.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Estudos de Tendências; Design Anthropology; Experiências Futuras.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Desenho de Produto.
Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto / Especialidade: Metodologia de Projeto do Produto.
2013 - 2013
Especialização em Coolhunting. (Carga Horária: 120h).
Instituto Europeo di Design - Barcelona, IED, Espanha.
Título: Romantics: entre dos mundos.
Orientador: Marta Belmonte.
2011 - 2013
Especialização em Gestão de Design. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA EXPERIÊNCIA DE CLIENTE EM NOVOS PRODUTOS, SERVIÇOS E AÇÕES.
Orientador: Rosane Fonseca de Freitas Martins.
2008 - 2011
Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto.
Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Título: TechGuide - Sitema de Orientação para Deficientes VIsuais em Ambientes Internos.
Orientador: Rodrigo Gonçalves dos Santos.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Cursos e Oficinas Livres de Arte. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Formação do Olhar para a Realização de Documentári. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Curso Intensivo de Español. (Carga horária: 61h).
Don Quijote in-country Spanish language courses, DQ, Espanha.


Atuação Profissional



Centro Universitário FIEO, UNIFIEO, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 14

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenho Gráfico I; Teoria da Criação.
03/2017 - Atual
Ensino, Design Digital, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da Comunicação; História do Design e da Tecnologia; Projeto de Design de Movimento; Planejamento de Comunicação; Comunicação e Semiótica; Comunicação e Expressão II; Arte e Mídia; Economia Criativa; Comportamento do Usuário; Antropologia Visual.

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, FEBASP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações
Docente da disciplina de Gestão Funcional do Ambiente do Design na Especialização em Gestão do Design. Ementa: Apresenta o ambiente competitivo, onde as empresas de design se encontram instaladas.Traz a prática e os desafios da estruturação e gestão de um escritório de design, desde a sua concepção, até a efetiva operação, passando pelas áreas de planejamento, operação e gestão,liderança, marketing e vendas.

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Gestão do Design, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Orientação: Trabalho de Conclusão de Curso
08/2017 - Atual
Ensino, Design Digital e Novas Mídias, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Orientação: Trabalho de Conclusão de Curso
10/2016 - 11/2016
Ensino, Gestão do Design, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Gestão Funcional do Ambiente do Design

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Pós-Graduação (Especialização), Carga horária: 4
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Design Digital, Perfil e Comportamento do Consumidor Digital


TrendsObserver, TO, Portugal.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Pesquisadora Convidada, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Convidada, Carga horária: 4


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC, SENAC/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12
Outras informações
Docente da Pós Graduação em Criação de Moda na Disciplina de Trendhunting. Conteúdos abordados: correntes teóricas e escolas dos estudos de tendências, métodos e técnicas de pesquisa de tendências, análise e processos criativos, comunicação e interpretação de tendências. A disciplina ainda contou com uma saída de campo dirigida, atividades extra-classe orientadas e a elaboração de um trabalho final.

Atividades

02/2016 - 04/2016
Ensino, Criação de Moda, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Trendhunting

Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES/DS, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Elaboração de planos de aula; acompanhamento da disciplina e de atividades extra curriculares; docência do ensino superior.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária Docente, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 20

Atividades

03/2015 - Atual
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tendências (Projeto 14)
07/2014 - 12/2014
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto de Produto 21 - Produto de Baixa Complexidade

Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina: Linguagem Visual de Moda (4h/aula)


D/Araújo Comunicação, D/ARAÚJO, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Head of Trends Research & Strategic Planner, Carga horária: 40
Outras informações
Elaborar e coordenar estudos, pesquisas de campo e etnografias para propor estratégias e táticas de comunicação criativas e pertinentes, construindo planos de comunicação que possam dar consistência ao posicionamento das marcas/clientes. Discutir e apresentar os caminhos estratégicos estabelecidos às áreas envolvidas (criação, mídia, atendimento), com o intuito de fortalecer o vincula de cada campanha/ação em prol dos macro-objetivos estabelecidos para cada cliente/marca. Propor, analisar e apresentar pesquisas de tendências para orientar estratégias de marca. Monitorar o mercado de atuação de cada cliente, interferindo nas proposições estratégicas e soluções criativas de mídia e produção.


Audiolab, AUDIOLAB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pesquisa, Carga horária: 40
Outras informações
Atuava na coordenação de pesquisas de tendências, desk research e pesquisas de campo; elaboração de relatórios; monitoramento de tendências e music trends; condução de grupos criativos; projetos de identidade de marca (branding, audio branding, music branding) apresentações aos clientes.



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Projeto Marca Florianópolis
Descrição: O projeto Marca Forianópolis objetiva gerar, apoiado em um processo cocriativo com envolvimento de todos os atores sociais da cidade, a identificação da identidade turística da cidade de Florianópolis construindo para essa identidade uma MARCA TURÍSTICA, a partir da validação de uma metodologia de gestão de marca para territórios. Acredita-se que a realização de um trabalho com foco em Branding é capaz de destacar valores e atributos que contribuam para um melhor posicionamento da cidade na mente das pessoas e consequentemente em melhorias econômicas, atração investimentos, negócios, estímulo a emoções e comportamentos, além de corroborar com ações relacionadas ao turismo promovendo-as. Acredita-se que, por meio da metodologia proposta e da articulação da equipe montada, será possível o alcance dos objetivos e resultados propostos no escopo do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Clarissa Martins Alves - Integrante / Grasiele Pilatti - Integrante / Luiz Salomão Robas Gomez - Coordenador / Marília Matos Gonçalves - Integrante.
2010 - 2012
Incremento na Produtividade da Coleta de Materiais Recicláveis por Catadores: Ferramenta de Apoio para Definição de Roteiros de Coleta Ótimos e Projeto de Veículo Coletor Apropriado (Carroças) a Motor
Descrição: O projeto Incremento na Produtividade da Coleta de Materiais Recicláveis por Catadores: Ferramenta de Apoio para Definição de Roteiros de Coleta Ótimos e Projeto de Veículo Coletor Apropriado (Carroças) a Motor objetiva o desenvolvimento de dois produtos, quais sejam o de disponibilizar para a comunidade de catadores de materiais recicláveis no Brasil ferramentas para a)otimização de rotas de coleta de materiais recicláveis e projeto de veiculo de coleta (carroça) adaptada as condições do país e do perfil de trabalho dos catadores. Outrossim, estas ferramentas devem permitir um incremento de produtividade do trabalho executados pelos catadores de materiais recicláveis, bem como garantir que este trabalho seja executado em condições de salubridade, segurança e de maneira produtiva. A equipe de trabalho do projeto é composta por duas universidades, o órgão de gerenciamento de resíduos de Florianópolis e a ACMR- Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis, permitirão o alcance dos objetivos e resultados propostos no escopo do projeto de pesquisa e desenvolvimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Clarissa Martins Alves - Coordenador / Fernando Antonio FORCELLINI - Integrante / Marcos Albuquerque Buson - Integrante / Luciano Annes Nunes - Integrante / Armando Borges de Castilhos Junior - Integrante / Odacir Deonisio Graciolli - Integrante / Naiara Francisca - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2010
Sistema de Rastrabilidade e Mídia Indoor - RMIndoor
Descrição: Desenvolvimento de um serviço baseado em inteligência de software embarcado em celular ou PDA para e transmissão de mídias e informações. Seu objetivo é prover navegação, posicionamento, orientação e distribuição de mídias e infos. em ambiente indoor (interno). Sensores no ambiente fornecem informações para o software do dispositivo móvel possibilitando mais segurança e eficácia no deslocamento de pessoas, inclusive deficientes visuais..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Clarissa Martins Alves - Integrante / Fernando Antonio FORCELLINI - Coordenador / Marcos Albuquerque Buson - Integrante / Luciano Annes Nunes - Integrante / Soratto - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Modapalavra e-periódico


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: DESIGN.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estudos Culturais.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Melhor Artigo do Tema: Gestão de Programas e Projetos, SemeAd - FEA/USP.
2010
Finalista Prêmio Tok&Stok de Design Universitário, Tok&Stok.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1ALVES, C. M.2017 ALVES, C. M.; PRADO, G. ; Lopes, P. G. ; GOMEZ, L. S. R. . Poéticas na arte, no design e na antropologia: uma análise de dois projetos artístico-fotográficos. TEXTO DIGITAL (UFSC), v. 13, p. 180-200, 2017.

2.
6ALVES, C. M.2016ALVES, C. M.; NASCIMENTO, R. S. ; GOMEZ, L. S. R. . PCIEXS ? proposta de processo para a construção de identidade e experiências sonoras entre marcas e clientes. DAPesquisa, v. 11, p. 140, 2016.

3.
3ALVES, C. M.2015 ALVES, C. M.; GUEDES, I. L. ; GOMEZ, L. S. R. . O ENSINO DE TENDÊNCIAS NO DESIGN DE MODA: UM ESTUDO APLICADO SOBRE ENTENDER A ANATOMIA DE UMA TENDÊNCIA POR MEIO DE SUA DESCONSTRUÇÃO. Educação Gráfica (Online), v. 19, p. 105-116, 2015.

4.
2ALVES, C. M.2015 ALVES, C. M.; Lopes, P. G. ; GOMEZ, L. S. R. . City Brand Experience: Urban Trends and Aesthetic Experiences from the Perspective of City Branding. The Radical Designist: a design culture journal (ThRAD), v. 1, p. 1-15, 2015.

5.
5ALVES, C. M.2014ALVES, C. M.; MERINO, E. A. D. ; GOMEZ, L. S. R. ; WAGNER, A. . Experiência: uma abordagem no contexto da gestão de design. CONVERGENCIAS: REVISTA DE INVESITIGACAO E ENSINO DAS ARTES, v. VII, p. 1, 2014.

6.
7CASTILHOS JUNIOR, A. B.2013CASTILHOS JUNIOR, A. B. ; RAMOS, N. F. ; ALVES, C. M. ; GRACIOLLI, O. D. ; FORCELLINI, F. A. . Catadores de Materiais Recicláveis: Análise das Condições de Trabalho e Infraestrutura Operacional no Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), v. 18, p. 3115-3123, 2013.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
GOMEZ, L. S. R. ; GONÇALVES, M. M. ; ALVES, C. M. . Revista 3 - O Verão. Revista do Projeto Marca Florianópolis, Florianópolis, p. 3 - 19, 30 jan. 2015.

2.
GOMEZ, L. S. R. ; GONÇALVES, M. M. ; FEIJÓ, V.C. ; ALVES, C. M. . Revista 2 - A Cidade. Revista do Projeto Marca Florianópolis, Florianópolis, p. 3 - 24, 23 out. 2014.

3.
GOMEZ, L. S. R. ; GONÇALVES, M. M. ; MENEGAZZI, D. ; FEIJÓ, V.C. ; ALVES, C. M. . Revista 1 - O que é?. Revista do Projeto Marca Florianópolis, Florianópolis, p. 3 - 18, 15 set. 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, C. M.; Lopes, P. G. ; GOMEZ, L. S. R. . City Brand Experience: Urban Trends and Aesthetic Experiences from the Perspective of City Branding. In: Senses & Sensibility 2015, 2015, Lisbon. Proceedings of the 8th International Conference Senses & Sensibility in Lisbon, Design as a Trade, 2015.

2.
ALVES, C. M.; NASCIMENTO, R. S. ; GOMEZ, L. S. R. . PCIEXS Proposta de Processo para a Construção de Identidade e Experiências Sonoras entre Marcas e Clientes. In: IDEMI - IV International Conference on Design, Engineering, Management for innovation, 2015, Florianópolis. Anais do IDEMI - IV International Conference on Design, Engineering, Management for innovation, 2015.

3.
MEDEIROS, D. P. ; PILATTI, G. ; ALVES, C. M. ; GOMEZ, L. S. R. . Behaviorismo, experiências no design de ponto de venda e ambientação de marca: análise da marca Havaianas.. In: Congresso Internacional de Moda e Design - CIMODE, 2014, Milão. Anais do 2o Congresso Internacional de Moda e Design - CIMODE, 2014.

4.
LOPES, D. G. ; ALVES, C. M. ; LEITE, A. ; GOMEZ, L. S. R. . Gestão Ágil de Projetos para Empresas Criativas: a aplicação do Scrum e do Kanban. In: XVII Semead - Seminários em Administração - FEA/USP, 2014, São Paulo. Anais do XVII Semead - Seminários em Administração - FEA/USP, 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, C. M.; NASCIMENTO, D. ; FORCELLINI, F. A. ; RAMOS, N. F. ; CASTILHOS JUNIOR, A. B. . Desenvolvimento de Veículo para Coleta de Resíduos Sólidos Recicláveis e Serviço Associado.. In: V Congreso Interamericano de Resíduos Sólidos da AIDIS, 2013. Anais do V Congreso Interamericano de Resíduos Sólidos da AIDIS.

2.
NUNES, L. A. ; ALVES, C. M. ; RAMOS, N. F. ; BUSON, M. A. ; FORCELLINI, F. A. ; CASTILHOS JUNIOR, A. B. . O Cenário de Coleta de Materiais Recicláveis no Brasil: Análise e Oportunidades.. In: IV Congreso Interamericano de Residuos Sólidos, DIRSA, AIDIS, 2011, Quito. Anais do IV Congreso Internacional de Residuos Solidos, DIRSA, AIDIS. Quito: AIDIS, 2011. v. 1. p. 1-8.

3.
ALVES, C. M.; FORCELLINI, F. A. ; NUNES, L. A. ; BUSON, M. A. ; RAMOS, N. F. . Desenvolvimento de Produto-Serviço para Otimização da Coleta de Materiais Recicláveis. In: 8o Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto - CBGDP, 2011, Porto Alegre. Anais do 8o Congresso Brasileirode Gestão de Desenvolvimento de Produto, 2011.

4.
BUSON, M. A. ; ALVES, C. M. ; NUNES, L. A. ; FORCELLINI, F. A. ; GONTIJO, L. A. . Desenvolvimento de um Sistema de Rastreabilidade Indoor para Deficientes Visuais.. In: Desenhando o Futuro - 1o Congresso Nacional de Design, 2011, Bento Gonçalves - RS. Anais do 1o Congresso Nacional de Deisgn - Desenhando o Futuro, 2011.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RAMOS, N. F. ; ALVES, C. M. ; NUNES, L. A. ; BUSON, M. A. ; CASTILHOS JUNIOR, A. B. ; FORCELLINI, F. A. . O Contexto da Atividade de Coleta de Materiais Recicláveis no Brasil.. In: III Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, 2011, Porto Alegre. Anais do III Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, 2011.

2.
BUSON, M. A. ; ALVES, C. M. ; FORCELLINI, F. A. ; GONTIJO, L. A. ; NUNES, L. A. . Desenvolvimento de Produtos para Portadores de Necessidades Especiais - Estudo de caso de um Sistema de Rastrabilidade Indoor para Deficientes Visuais. In: CIPED - VI Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2011, Lisboa. Anais do VI Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, C. M.; PILATTI, G. ; JUNG, Luíza . Marca, Experiência e Tendências: DNA e Branded Content na Gestão da Marca Audades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ALVES, C. M.; NASCIMENTO, R. S. ; GOMEZ, L. S. R. . PCIEXS - Proposta de Processo para a Construção de Identidade e Experiências Sonoras entre Marcas e Clientes. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MEDEIROS, D. P. ; PILATTI, G. ; ALVES, C. M. ; PERASSI, R ; GOMEZ, L. S. R. . Behaviorism, in-store design experience and setting of the brand: an analysis of the Havaianas brand. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ALVES, C. M.; HARO, C. L. . Estética e Sustentabilidade: Uma Discussão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
ALVES, C. M.. Speech Bubble. 2010.

Redes sociais, websites e blogs
1.
ALVES, C. M.. Blog do Projeto Marca Florianópolis. 2014; Tema: City Branding; Branding Territorial; Marca de Cidade; Florianópolis. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALVES, C. M.. Workshop de Audio Branding. 2016. .

2.
ALVES, C. M.. Relatório de Estágio Docência na disciplina Projeto de Produto 21 - Produto de Baixa Complexidade. 2015. (Relatório de Estágio).

3.
ALVES, C. M.. Workshop de Audio Branding. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
ALVES, C. M.; CARVALHO, L. R. . Workshop de Audio Branding. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ALVES, C. M.. Workshop de Tendências. 2014. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CARNEIRO, L.; ALVES, C. M.. Participação em banca de JOÃO PAULO TENÓRIO DA SILVA. CONCEPÇÃO E DESIGN PARA MATERIAL DIDÁTICO ON-LINE: ESTUDO SEMIÓTICO E CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM VISUAL DIGITAL PARA ELABORAÇÃO DE LAYOUT PARA E-LEARNING. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Digital e Novas Mídias) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

2.
CRUZ, M. C.; ALVES, C. M.. Participação em banca de TARSILA CURADO GUERRERO. MEMÓRIA, CONECTIVIDADE, IMPERMANÊNCIA: ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ACESSÓRIOS DE MODA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Design) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

3.
CRUZ, M. C.; ALVES, C. M.. Participação em banca de KETLYN TAIRA. GESTÃO NO COMÉRCIO TÊXTIL: ANÁLISE E ATUALIZAÇÃO DO CASO JACK MODAS. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Design) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

4.
MORETON, F.; ALVES, C. M.. Participação em banca de MARISA APARECIDA OLIVEIRA GIANNINI. PLANO DE NEGÓCIO: ORDEM E DESIGN. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Design) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

5.
MORETON, F.; ALVES, C. M.. Participação em banca de Ricardo Bertoni. PLANO DE NEGÓCIOS: Design Apps. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Design) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

6.
CARNEIRO, L.; ALVES, C. M.. Participação em banca de Aandré Tammerik Melato Chong. PHOBIA: Concepting para um game em realidade virtual para apoio ao tratamento da Aracnofobia. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção de Arte em Comunicação) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

7.
CARNEIRO, L.; ALVES, C. M.. Participação em banca de Fernando Milagres Menezes. A IMPORTÂNCIA DO MOTION DESIGN NO SISTEMA ANDROID: COMO OS MOTION GRAPHICS, A USABILIDADE E A UX AFETAM OS USUÁRIOS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Direção de Arte em Comunicação) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro de Pesquisadores em Design 2017/1 "Moda contemporânea no museu: desafios de classificação de roupas desobedientes no acervo André Lima da Seção Moda da Coleção Amazoniana de Arte da UFPA. 2017. (Encontro).

2.
Seminário Semestral do PPGDesign Mestrado e Doutorado 2017/1. 2017. (Seminário).

3.
Apresentação das pesquisas desenvolvidas no PPGCOM/ESPM na Linha de Lógicas da Produção e Estratégias Midiáticas Associadas ao Consumo. 2016. (Encontro).

4.
Apresentação das pesquisas desenvolvidas no PPGCOM/ESPM na Linha de Processos de Recepção e Contextos Socioculturais Associados ao Consumo. 2016. (Encontro).

5.
Encontro de Pesquisadores em Design 2016/.2 A Fabricação Digital como Via de Criação e Representação no Campo das Artes Visuais. 2016. (Encontro).

6.
Encontro Internacional de Pesquisadores em Design 2016/2 "e-Revista LOGO: possibilidades e publicações".e-Revista LOGO: possibilidades e publicações. 2016. (Encontro).

7.
Encontro Internacional de Pesquisadores em Design 2016/2 - Artistas e Cartógrafos - Karen O'Rourke. 2016. (Encontro).

8.
Olhares Múltiplos 2016.Olhares Múltiplos 2016 (UNIVALI). 2016. (Seminário).

9.
Revisão Crítica da Transmídia. 2016. (Seminário).

10.
Seminário Semestral do PPGDesign Mestrado e Doutorado 2016/2. 2016. (Seminário).

11.
FALA - Fashion Lab Audaces.Marca, Experiência e Tendências: DNA e Branded Content na Gestão da Marca Audades. 2015. (Encontro).

12.
I Forum Integrado de Pesquisas em Administração. 2015. (Outra).

13.
IV Conferência Internacional de Design, Engenharia e Gestão para a Inovação - IDEMi 2015. PCIEXS - Proposta de Processo para a Construção de Identidade e Experiências Sonoras entre Marcas e Clientes. 2015. (Congresso).

14.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2015 - SEBRAE/SC.Design, Etnografia e Interpretação de Tendências. 2015. (Seminário).

15.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2015 - SEBRAE/SC.Design, Etnografia e Interpretação de Tendências. 2015. (Seminário).

16.
Senses & Sensibility 2015 UNIDCOM/IADE. City Brand Experience: Urban Trends and Aesthetic Experiences from the Perspective of City Branding. 2015. (Congresso).

17.
Cimode - Congresso Internacional de Moda e Design. Behaviorism, in-store design experience and setting of the brand: an analysis of the Havaianas brand.. 2014. (Congresso).

18.
SemeAd Seminários em Administração FEA/USP.Gestão Ágil de Projetos para Empresas Criativas: a aplicação do Scrum e do Kanban.. 2014. (Seminário).

19.
Senses & Sensibility 2013 UNIDCOM/IADE. 2013. (Seminário).

20.
SICOM - Seminário da Informação e Comunicação da Marca 2013. 2013. (Seminário).

21.
Desenhando o Futuro - 1o Congresso Nacional de Design. Desenvolvimento de um Sistema de Rastreabilidade Indoor para Deficientes Visuais.. 2011. (Congresso).

22.
1o. Seminário Internacional de Gestão de Design. 2010. (Seminário).

23.
5o Encuentro Latinoamericano de Diseño da Universidad de Palermo. 2010. (Encontro).

24.
Picote - Evento Acadêmico Integrado dos Cursos de Design de Florianópolis. 2010. (Outra).

25.
Seminário de Produção Acadêmica.Estética e Sustentabilidade: Uma Discussão. 2010. (Seminário).

26.
XIV Mostra Design IFSC.Exposição de Prancha de Projeto - MOOT: do criado-mudo ao companheiro de quarto. 2010. (Outra).

27.
INDEX - I Semana Interdisciplinar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. 2009. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GOMEZ, L. S. R. ; ALVES, C. M. . TEDx Floripa 2015 - Ressonantes. 2015. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Nayara Oliveira Prochnau. A Gestão do Design como suporte da estratégia de marketing em startups. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Design) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Clarissa Martins Alves.

2.
Niara Rodrigues Luz. Plano de Negócio: Niara Luz Fotografia e Design. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão do Design) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Clarissa Martins Alves.

3.
Patrícia Weck Konig. Possibilidades de criação nos ambientes digitais utilizando a tecnologia de câmeras mobile. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Digital e Novas Mídias) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Clarissa Martins Alves.

4.
Patrícia Cristina Brandão Maní. Comunicação Não-Violenta e Jogos Digitais: caso Undertale. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Digital e Novas Mídias) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Clarissa Martins Alves.

5.
Lucas Ferreira de Lucena. Pós-vida Digital: morte e luto no Facebook. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design Digital e Novas Mídias) - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Orientador: Clarissa Martins Alves.



Outras informações relevantes


Aprovada no Concurso para Professor Substituto Área de Atuação: Design de Produto, Metodologia de Projeto, Ergonomia, Interface, Fotografia. Edital n°46/2016, de 15 de abril 2016, publicado no Diário Oficial n° 73 de 18 abril de 2016, para exercício no Instituto Federal de Santa Catarina. EDITAL Nº 50 de 09 de maio de 2016: http://www.ifsc.edu.br/arquivos/contratacao/vigentes/edital%2050-2016%20homologacao%20edital%2046-2016.pdf

Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Bacharelado em Design Digital do Centro Universitário FIEO (UNIFIEO).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 14:59:38