Wellerson Carlos de Souza

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0570771692741437
  • Última atualização do currículo em 03/09/2018


Possui graduação em Administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994), Pós Graduação, UFMG (2004), MBA em Finanças, IBMEC (2007). Mestrado em administração (2017). Durante 21 anos trabalhei no setor financeiro, como gerente de contas e gerente geral de agências de um grande banco nacional. Posteriormente atuei como consultor na area administrativo/financeiro na empresa Global Ciência e Tecnologia Bio S/A. Em 2007 comecei minha carreira como professor do Centro Universitário Una, lecionando matérias de Teoria Geral de Administração, Planejamento e Marketing, e Gestão Financeira, Contabilidade de Custos, Análise de Crédito, Contabilidade Geral, Custos Logísticos, Custos e Formação de Preço. Em 2009 fui admitido como Coordenador Crédito e Cobrança nas Empresas do Grupo Diários Associados (Jornal Estado de Minas) desde 2009, cujas responsabilidades, são de Crédito, Cobrança, Faturamento. Lidero uma equipe de 14 pessoas atualmente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Wellerson Carlos de Souza
Nome em citações bibliográficas
SOUZA, W. C.

Endereço


Endereço Profissional
Centro Universitário Una, Campi Barreiro.
Avenida Afonso Vaz de Melo, 640
Barreiro
30640-070 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (031) 33892700
Fax: (031) 33892700


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Administração.
Centro Universitário Una, UNATEC, Brasil.
Título: Avaliação do uso de novas tecnologias em ambientes de aprendizagem a partir da percepção de alunos da geração Y: um estudo de caso em uma instituição privada de ensino superior em Minas Gerais, Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Max Cirino de Mattos.
Palavras-chave: ambientes de aprendizagem, geração y; ensino superior, educação e multimidia; tecnologia digitais da informação e comunicação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.
Setores de atividade: Atividades de serviços financeiros; Educação.
2006 - 2007
Especialização em MBA Executivo em Finanças. (Carga Horária: 416h).
IBMEC MG, IBMEC, Brasil.
Título: Análise da Performace de Fundo de Investimento.
Orientador: Clayton Peixoto Goulart.
2004 - 2005
Especialização em Gestão de Negocios. (Carga Horária: 405h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Avaliação Call Center de IF no processo tratamento das informações obtidas dos clientes para tomada de decisões estrategicas.
Orientador: Carlos Alberto Gonçalves.
1989 - 1994
Graduação em Administração de empresas.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Logistica e Gestão: Desafios e Oportunidades.
Centro Universitário Una, UNATEC, Brasil.
2016 - 2016
Palestra Mediação da Aprendizagem.
Centro Universitário Una, UNATEC, Brasil.
2016 - 2016
Palestra Projeto de Vida? e Laboratório de Aprendizagem Integrada.
Centro Universitário Una, UNATEC, Brasil.


Atuação Profissional



S/A Estado de Minas, SA ESTADO DE MIN, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Credito, Cobrança e Faturamento, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
=>Monitorar a operacionalização dos processos de crédito, cobrança e faturamento, avaliando as interfaces processadas no sistema de gestão com os demais módulos e sistemas de Bancos, Administradora de cartão de credito, SPC e Correio, garantindo a qualidade e integridade dos controles e informação; =>Implementar as políticas e diretrizes para análise e cessão de crédito a clientes; =>Analisar a evolução de inadimplência das carteiras, interagindo com a área comercial e buscando medidas de redução; =>Orientar a equipe nas relações com clientes e bancos, analisando as questões apresentadas e indicando alternativas, de acordo com as normas da Empresa e a legislação pertinente; =>Acompanhar e avaliar o risco de crédito e os eventos de cobrança, analisando os gráficos de liquidez e o perfil de cada cliente, periodicamente; =>Desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito da empresa; =>Prestar apoio as áreas envolvidas no desenvolvimento de novos produtos/serviços, analisando os sistemas das operações, implicações financeiras e contábeis, elaborando parecer técnico para avaliação da Diretoria; =>Analisar impacto dos novos produtos e/ou serviços e ações empresariais no fluxo de caixa, nos índices de inadimplência, identificando as necessidades de revisão nas políticas de crédito e cobrança da Empresa; =>Participar da elaboração do orçamento global da Empresa, no que concerne a área de contas a receber, bem como acompanhar sua execução; =>Analisar todos os relatórios gerenciais da área, certificando a qualidade das informações e discutindo os formatos com a gerência da área; =>Promover a qualidade no atendimento da cobrança, definindo padrões de soluções e estratégias para amenizar os impactos das falhas no fluxo de trabalho das áreas; =>Aprovar termos de acordos, envolvendo as contas de inadimplentes, quando a situação foge dos parâmetros normais estabelecidos; =>Trabalhar em conformidade com normas e procedimentos técnicos de segurança do trabalho;


LATACI Research Institute, LRI, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Associado Fundador, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Centro Universitário Una, UNATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 20
Outras informações
Professor auxiliar ministrando aulas: ?Matéria de Teoria Geral da Administração. ?Matéria de Planejamento Estratégico. ?Matéria de Estratégias em Operações Globais ?Matéria de Gestão Financeira ?Matéria de Contabilidade de Custos e Formação de Preço ?Matéria de Contabilidade de Custos e Controladoria ?Matéria de Análise de Crédito ?Matéria de Custos Logísticos aplicados ?Matéria de Contabilidade Geral / Basica

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campi Barreiro, .

01/2013 - Atual
Ensino, Gestão Financeira, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Analise de Crédito
Contabilidade Básica
Controladoria e Formação de Preço
Custos e Formação de Preço
08/2007 - Atual
Ensino, Gestão Tecnologica em Logistica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Custos Logisticos
Gestão Financeira
Teoria Geral Administração
01/2017 - 06/2018
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Contabilidade básica / Geral
08/2017 - 12/2017
Ensino, Gestão da Qualidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Custos da não qualidade
01/2012 - 06/2012
Ensino, Administração de Empresas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Finanças Corporativas de Curto Prazo
09/2007 - 06/2011
Ensino, Gestão Produção Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Geral Administração
09/2007 - 12/2010
Ensino, Gestão Tecnologica em Processos Gerenciais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Geral da Administração
07/2007 - 12/2010
Ensino, Gestão Recursos Humanos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria Geral Administração

Global Ciência e Tecnologia Bio S/A, GCTBIO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Gerente Administrativo / Financeiro, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
?Responsável pelos setores Administrativo, Financeiro e Recursos Humanos que engloba o controle e custos; ?Gestão de contratos FINEP, envolvendo: elaboração e análise de contratos, negociação, análise de viabilidade econômica, acompanhamento operacional, físico-financeiro e reajustes; ?Responsável pela implantação das normas e procedimentos da empresa; ?Responsável pela gestão integrada da empresa; ?Controle de investimentos e de contratação de serviços; ?Mapeamento de processos, normatização relativos à gestão administrativa e financeira; ?Acompanhamento das rotinas administrativas e de pessoal, administração e planejamento do caixa, tesouraria, contas a pagar e receber, movimentações bancárias, faturamento, elaboração e análise de fluxos de caixa, orçamentos e relatórios gerenciais; ?Acompanhamento das atividades fiscais; ?Gestão de contratos; ?Participação do planejamento e da definição da estratégia da empresa; ?Participação direta nas atividades orçamentárias para controle de custos; ?Responsável por assegurar o cumprimento das metas estratégicas; ?Responsável pela interface entre as áreas técnica e comercial; ?Participação no planejamento e na implementação das estratégias comerciais; ?Administração das operações contábeis da empresa; ?Controle operacional e atividade financeira, incluindo pessoal, custos fixos, fiscal, impostos e investimentos.


União de Bancos Brasileiros, UNIBANCO, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 2007
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Gerente Geral de Agências, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Profissional com 21 anos de experiência em INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, tendo sólida vivência em: Administração - Atividades administrativas, Gerenciamento, relatórios contábeis, documentação; Gerente de contas PJ - Gestão de carteira de ativos, passivos, crescimento de base de clientes PJ ( faturamento R$500 mil a R$40 milhões/ano) e venda de produtos e serviços. Atuação direta com o cliente PJ, na prospecção e crescimento de negócios; Gestão de Pessoas - capacitação de funcionários, visando prepará-los a ocupar novos cargos e Atendimento a Clientes.



Linhas de pesquisa


1.
Dinâmica organizacional, inovação e sociedade

Objetivo: O objetivo nessa linha de pesquisa é investigar, sob a ótica da inovação, a dinâmica das organizações, tendo em vista a sua inserção na sociedade. Serão privilegiados estudos ligados a uma nova concepção de administração, baseada em práticas dinâmicas de inovação, relacionadas ao conhecimento, ao comportamento, à estrutura e modelos de gestão, e a temas sócio-ambientais nos níveis micro, meso e macro organizacionais, tendo em vista as demandas sociais..


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: TAO - Educação Básica e Conhecimento


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Financeira.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação de Adultos.


Prêmios e títulos


2016
Programa Mérito Docente, Grupo Anima.


Produções



Produção bibliográfica
Outras produções bibliográficas
1.
SOUZA, W. C.. PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA GERAÇAO Y SOBRE O USO DE NOVAS TECNOLOGIAS EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM 2017 (Dissertação de Mestrado).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SOUZA, W. C.. Consultoria para Equipe Day Trip - Projeto Lemonade. 2015.

2.
SOUZA, W. C.. Consultoria para Equipe S Trip - Projeto Lemonade. 2015.

3.
SOUZA, W. C.. Consultoria para Equipe Eatup - Projeto Lemonade. 2015.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA, W. C.. Gestão Financeira. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Academica).

2.
SOUZA, W. C.. Custos Logísticos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Academica).

3.
SOUZA, W. C.. Custos e Formação de Preço. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Acadêmica).

4.
SOUZA, W. C.. Análise de Crédito. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Academica).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONTADOR NO SECULO XXI,. 2017. (Outra).

2.
10º Simpósio de Gestão, Tecnologia e Inovação e o 3º Circuito de Oportunidades do Campus Barreiro do Centro Universitário UNA.. 2016. (Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 9:53:45