Marcella Albaine Farias da Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6721324249058751
  • Última atualização do currículo em 11/12/2018


Doutoranda em História pela UNIRIO, mestre em Educação, especialista em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação e graduada em História pela UFRJ. Atualmente é assessora pedagógica na área de História, tendo sido professora da Educação Básica (Fundamental e Médio), docente substituta de Prática de Ensino e Didática de História na Faculdade de Educação da UFRJ e docente convidada do curso de Especialização Saberes e Práticas (CESPEB/UFRJ) no módulo Debates Contemporâneos sobre Mídia e Tecnologia. Foi bolsista CAPES do Programa de Iniciação à Docência (PIBID/História/UFRJ) durante a graduação e bolsista CAPES do Programa Observatório da Educação (OBEDUC/UFRJ) durante o mestrado, tendo atuado como avaliadora do MEC dos livros didáticos de História (impressos e digitais) no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015, 2016, 2017 e 2018. Pesquisa sobre Humanidades Digitais, História Digital e Ensino de História, sendo membro do Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (LarHuD/IBICT), do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de Historia (LEPEH/UFRJ), do Grupo de Pesquisa Núcleo de Documentação, História e Memória (NUMEM/UNIRIO) e do Grupo de Estudos Currículo, Cultura e Ensino de História (GECCEH/UFRJ). Autora do livro Ensino de História e games: dimensões práticas em sala de aula (2017). . (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcella Albaine Farias da Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, M. A. F.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em História.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Ensino de História e historiografia escolar digital: a temporalidade em debate,
Orientador: Keila Grinberg.
2013 - 2015
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Currículo, História e Tecnologia: que articulações na formação inicial de professores?,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Carmen Teresa Gabriel.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: História; Currículo; Tecnologia; Formação docente; Web Currículo; Teoria do Discurso.
2014 - 2015
Especialização em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação. (Carga Horária: 363h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Games e História: construindo experiências na educação básica.
Orientador: Guilherme de Almeida Xavier.
2007 - 2012
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Ensino de História, novas tecnologias e o mundo virtual: o conhecimento histórico escolar na contemporaneidade brasileira (2005-2012).
Orientador: Regina Maria da Cunha Bustamante.




Formação Complementar


2017 - 2017
A História e o fim da temporalidade. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
2013 - 2013
Oficina Cibercultura e Produção Científica.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2012 - 2012
Ferramentas livres p/ elaboração de mat. didático. (Carga horária: 3h).
Associação Brasileira de Tecnologia Educacional, ABT, Brasil.
2011 - 2011
História e patrimônio urbano no Brasil. (Carga horária: 30h).
Caixa Cultural do Rio de Janeiro, CCRJ, Brasil.
2011 - 2011
Curso Online Uso do Blog como Recurso Didático. (Carga horária: 60h).
Fundação Telefônica, FT, Brasil.
2011 - 2011
Curso auto-instrucional: Ciência e Tecnologia. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Políticas Públicas da Edu. e da Formação Docente. (Carga horária: 20h).
Representação do Ministério da Educação, REMEC, Brasil.
2010 - 2010
Cómo se creó la imagen estereotipada de España. (Carga horária: 2h).
Instituto Cervantes, IC, Brasil.
2010 - 2010
Redes Sociais em Educação. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2010 - 2010
14ºCurso Informativo sobre Preservação de Acervos. (Carga horária: 45h).
Fundação Biblioteca Nacional, FBN, Brasil.
2010 - 2010
Textos Manuscritos e Textos Impressos. (Carga horária: 12h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2010 - 2010
O Rio de Janeiro e o Brasil em torno de 1850. (Carga horária: 20h).
Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.
2008 - 2010
Francês.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em História da Arte. (Carga horária: 16h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
2006 - 2009
Espanhol.
Centro de Cultura Anglo Americano, CCAA, Brasil.
1998 - 2004
Inglês.
Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, CI, Brasil.


Atuação Profissional



Colégio Integral Solar, CIS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 10
Outras informações
Ministrou aulas de História para turmas de Ensino Fundamental II e Médio, além da Oficina de Games e Gamificação para alunos do Fundamental II.


Colégio Andrews, CA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Informática Educativa, Carga horária: 30
Outras informações
Trabalhou no Laboratório de Informática desenvolvendo atividades que buscavam articular a tecnologia às propostas disciplinares, atendendo turmas de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Coordenador: Siddharta Almeida.


Pré-Vestibular Comunitário Superando Desafios, PVCSD, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 2
Outras informações
Ministrou aulas de História Geral, com abordagem voltada à preparação dos alunos para os exames vestibulares.


Colégio Pedro II, CP II, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária de História, Carga horária: 18
Outras informações
Acompanhou aulas de História de turmas do Ensino Fundamental e Médio; auxiliou atividades de visitas externas; participou de conselhos de classe e reunião de pais. Aula de avaliação ministrada no 3º ano do Ensino Médio. Estágio obrigatório para a conclusão da Licenciatura em História. Coordenador: Eduardo Parga.


Fundação Biblioteca Nacional, FBN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Identificação de documentos da coleção J.O., Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolveu atividades de organização, descrição e revisão de documentos da Coleção José Olympio, perpassando por conhecimentos de arquivo, biblioteconomia e história. Participou da montagem das Mostras ?José Olympio - uma instituição feita de homens e livros? (2010) e ?A Arte em Capa: 80 anos da Livraria José Olympio? (2011). Supervisorora: Vera Lúcia Miranda Faillace.


Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos, COPPETEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolveu tarefas ligadas ao atendimento das equipes do Jogo virtual Desafio Sebrae dos seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, perpassando por noções de tecnologias do espaço virtual. Supervisor: Eduardo Marinho.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora convidada, Carga horária: 4
Outras informações
Foi professora do curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica (CESPEB/UFRJ) no módulo Debates Contemporâneos sobre Mídia e Tecnologia, ênfase em Ensino de História, Sociologia e Educação Física.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 20
Outras informações
Foi professora substituta de Prática de Ensino de História e Didática Especial de História na Faculdade de Educação da UFRJ.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista de Mestrado / CAPES, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 12
Outras informações
Participou do Projeto Política, Tecnologia e Interação Social na Educação do Programa Observatório da Educação (OBEDUC) / CAPES e do Laboratório Estado, Sociedade, Tecnologia e Espaço do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) / UFRJ. Foi membro da Rede de Políticas Públicas de Educação no Brasil (RPPE) - Pólo Rio de Janeiro. Coordenadora: Tamara Tania Cohen Egler.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista PIBID/CAPES, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação à Docência, Carga horária: 20
Outras informações
Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) / Projeto "História para que te quero História", atuando no Colégio Estadual Antonio Prado Júnior. Desenvolveu atividades ligadas ao ensino de História, a partir de Oficinas (temáticas e de conteúdo) e Cineclubes, sempre pautadas na articulação Universidade-escola. Coordenadora: Carmen Teresa Gabriel.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Monitor Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora em História do Mundo Contemporâneo, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolveu atividades ligadas ao ensino, auxiliando o professor na correção de trabalhos dos alunos. Professor Responsável: Ricardo Figueiredo de Castro.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Monitora em História do Brasil Contemporâneo, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolveu atividades ligadas ao ensino, com apresentação de texto, auxílio de trabalhos em grupo, correções de trabalho e fiscalização de provas. Professora Responsável: Marieta de Moraes Ferreira.


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estágio Docência, Enquadramento Funcional: Estágio Docência de doutoramento, Carga horária: 3
Outras informações
Estágio Docência na disciplina de graduação intitulada Seminário de Pesquisa em Ensino de História, ministrada pela Profa. Dra. Keila Grinberg.


Colégio MV1 Total, MV1, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Projeto temporário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 2
Outras informações
Foi professora no Projeto do Clube Saber, ministrando 6 encontros na Oficina de Atualidades - Cybereducando: questões do mundo atual para alunos de 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, cujo objetivo foi refletir criticamente sobre assuntos relacionados ao mundo atual, utilizando-se da linguagem digital e suas diferentes aplicabilidades.


Editora Positivo, EP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora de Área do Conhecimento, Carga horária: 40
Outras informações
Trabalha como assessora de História, Filosofia e Sociologia. Coordenador: Norton Frehse Nicolazzi Junior



Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Projeto: Narrativas do Estado do Rio de Janeiro nas aulas de História: um estudo a partir de diferentes vozes
Descrição: Resultado de uma fecunda parceria intra/interinstitucional e multidisciplinar entre diferentes grupos de pesquisa - Lepeh-UFRJ, Leáfrica-UFRJ; Labhoi/UFF; Lieja/UFRJ; Leh-UFF; que têm como foco de investigação o ensino de história, este projeto tem por objetivo explorar os efeitos das narrativas sobre o conhecimento histórico do Estado do Rio de Janeiro legitimado e validado para ser ensinado nos diferentes níveis da educação básica. A escolha do nosso estado como objeto de investigação se justifica pelo lugar central que lhe é atribuído na e pela historiografia nacional em meio às demandas de igualdade e diferença, formuladas no âmbito dos diferentes movimentos sociais em nossa contemporaneidade. A pesquisa se organiza em torno de três dimensões que serão desenvolvidas de forma articulada. A primeira consiste no aprofundamento teórico- metodológico de temas diretamente relacionados ao projeto, tanto da área de História como da Educação. A segunda dimensão diz respeito à produção e organização de fontes (autobiográficas). A última refere-se aos procedimento de contextualização didática dessas mesmas fontes. O projeto é proposto, sob a coordenação da Professora Carmen Teresa Gabriel (UFRJ) em conjunto com 8 pesquisadores inseridos em diferentes laboratórios e cujas trajetórias de pesquisa na área de ensino de história bem como na formação de recursos humanos evidenciam-se no conjunto da produção acadêmica e no volume de orientações de doutores, mestres, especialistas e professores das redes públicas na área. As metas a serem alcançadas são: a) ampliação de intercâmbios científicos entre os grupos por meio da organização de seminários, encontros sistemáticos e oficinas b) produção e organização de um acervo digital de fontes (auto)biográficas de domínio público composto de narrativas sobre o Estado do Rio de Janeiro; c) publicação de livros e artigos d) produção de material didático e) formação de recursos humanos na área do ensino de História..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Projeto: Política, Tecnologia e Interação Social na Educação - Programa Observatório da Educação (OBEDUC) / CAPES
Descrição: A questão proposta no projeto analisa as formas de interação social mediadas por tecnologias de informação e comunicação na educação. O objetivo é investigar se as tecnologias potencializam as condições de formação dos estudantes, no sentido de desenvolver a capacidade de pensamento abstrato do cérebro e de realizar o exercício da ação objetiva na vida cotidiana: como trabalhar, compreender a dimensão física da existência, objetivar fatos, exercer uma ação. A segunda indagação é se o programa pode ampliar a capacidade de comunicar com o outro, estabelecer vínculos com o mundo social, dar sentido comum á realidade, produzir identidades e alteridades, capacitar o cérebro para produzir representações do pensamento, e interagir com o mundo social ele mesmo. Trata-se de investigar os limites e as potencialidades das novas tecnologias para ampliar ou para reduzir os processos de ensino e aprendizagem, tanto dentro como fora da escola. Metodologicamente esse projeto esta estruturada em três eixos: política pública para tecnologia da educação / mediação tecnológica e interação social na educação / ação em rede na escola e cidade. Palavras chaves : política pública, educação, tecnologia da informação e comunicação, rede, cidade. Polos do Projeto: Polo Rio Lab Espaço (IPPUR) - Polo Rio Lab 3D (COPPE) - Polo Campos (UFF) - Polo Rio das Flores - Polo São Paulo - Polo Santa Catarina (UFSC).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Projeto: Abordagens discursivas de juventude no tempo presente: questões metodológicas nas análises de textos curriculares
Descrição: Elaborado em meio a uma interessante e profícua parceria interinstitucional de pesquisa envolvendo três universidades UFRJ, UERJ e UNIVILLE o objetivo central deste projeto consiste em investigar os mecanismos discursivos mobilizados nos processos de identificação/significação relacionados à construção de sentidos para as juventudes contemporâneas em diferentes textos curriculares produzidos no âmbito da disciplina História. Especificamente, centra sua análise naqueles processos mobilizados pelos sujeitos posicionados como alunos/as de história na educação básica, relacionados direta e indiretamente às suas experiências temporais. Focaliza como empiria diferentes políticas culturais voltadas para as juventudes em nossa contemporaneidade, em particular aquelas que se materializam nos textos curriculares dessa área disciplinar - propostas curriculares, livros didáticos, instrumentos de avaliação, mídia - produzidos na segunda metade dessa última década (2005-2010) endereçados aos jovens e adolescentes escolarizados no segundo segmento do ensino fundamental e no ensino médio. A questão nuclear em torno da qual se articulam os grupos de pesquisa envolvidos, define o problema a ser abordado nesta pesquisa que pode ser assim formulado: Por quais mecanismos discursivos os jogos do tempo e os jogos de linguagem se materializam em diferentes textos curriculares onde sentidos de juventude são produzidos e disputados em permanência nas políticas culturais de nossa contemporaneidade? Entre as abordagens discursivas disponíveis, este estudo elegeu aquelas que enfatizam o deslocamento da compreensão da linguagem do texto para a linguagem da tessitura do real, entendendo a textualidade para além da linguística. Esse projeto consta com o apoio do CNPq, bolsa produtividade e Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES n.18/2012 Edital Ciências Humanas , Sociais e sociais Aplicadas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista História Hoje
2015 - Atual
Periódico: Revista Tecnologias na Educação
2015 - Atual
Periódico: Educação Básica Revista


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de História.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Novas Tecnologias e Cibercultura.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Aprovação no Concurso Público para Prof. Substituto de Didática e Pratica de Ensino de História, UFRJ- Faculdade de Educação.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, M. A. F.2018COSTA, M. A. F.; SOARES, T. N. ; MARTINS, M. L. B. ; FONSECA, V. A. . Apresentação Dossiê Educação Patrimonial. EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA, v. 4, p. 3-4, 2018.

2.
COSTA, M. A. F.2017COSTA, M. A. F.; FONSECA, V. A. ; MARTINS, M. L. B. ; SOARES, T. N. . Apresentação Dossiê Ensino de História - Diferentes enfoques e perspectivas. EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA, v. 3, p. 1-4, 2017.

3.
COSTA, M. A. F.2017COSTA, M. A. F.. O que narram licenciandos de História sobre o impacto da tecnologia em sua formação inicial. HISTÓRIA, HISTÓRIAS, v. 5, p. 126-147, 2017.

4.
COSTA, M. A. F.2016COSTA, M. A. F.; MARTINS, M. L. B. ; LIMA, F. C. ; MATOS, J. B. ; SILVA, L. S. ; FERNANDES, T. S. ; PAIVA, T. R. N. . Excogitando a proposta de linha do tempo interativa no ensino de história: o caso da ilha d'agua e seus diálogos com as histórias ambiental, patrominal e local. Revista Poder & Cultura, v. 3, p. 268-292, 2016.

5.
COSTA, M. A. F.2016COSTA, M. A. F.; MENDES, C. A. M. . O sequestro do imaginário e a escrita da História: o caso dos memes históricos e as recepções do nazismo. Revista Transversos, v. 7, p. 54-70, 2016.

6.
COSTA, M. A. F.2015COSTA, M. A. F.; SANTOS, C. B. M. ; XAVIER, G. A. . Os games como possibilidade: que História é essa?. Educação Básica Revista, v. 1, p. 107-124, 2015.

7.
COSTA, M. A. F.2015COSTA, M. A. F.. Tecnologia, temporalidade e História Digital: interpelações ao historiador e ao professor de História. Mosaico (Goiânia), v. 8, p. 155-163, 2015.

8.
COSTA, M. A. F.2015COSTA, M. A. F.; FERREIRA, C. A. L. . Ensino, história e educação com/sem convergências. História & Ensino, v. 21, p. 13-30, 2015.

9.
COSTA, M. A. F.2015COSTA, M. A. F.. Ensino de História e tecnologias digitais: trabalhando com oficinas pedagógicas. Revista História Hoje, v. 4, p. 261-279, 2015.

10.
COSTA, M. A. F.2014COSTA, M. A. F.; DOMINGUES, M. P. . Escola, ensino e tecnologia: a oficina pedagógica ?Comunicação tem História: muito além do bate-papo?. Historien (Petrolina), v. 9, p. 98-112, 2014.

11.
COSTA, M. A. F.2014COSTA, M. A. F.. Conectando-se com a História: a oficina 'A História em diálogo com as NTICs e com o mundo virtual: o saber, o fazer e o ensinar histórico'. Fronteiras, v. 22, p. 160-175, 2014.

12.
COSTA, M. A. F.2014COSTA, M. A. F.; MARTINS, M. L. B. . A interface Currículo e Ensino de História: sentidos de currículo mobilizados na ANPUH (2011) e no Perspectivas do Ensino de História (2012). Boletim Historiar, v. 3, p. 1-17, 2014.

13.
COSTA, M. A. F.2014COSTA, M. A. F.; TAVARES, L. F. . O Projeto ?História para que te quero História?: problematizando o conhecimento histórico escolar. Revista do CFCH, v. Especial, p. 1-5, 2014.

14.
COSTA, M. A. F.2014COSTA, M. A. F.; GABRIEL, C. T. . Sentidos de 'digital' em disputa no currículo de história: que implicações para o ensino desta disciplina?. Tempo e Argumento, v. 06, p. 165-185, 2014.

15.
COSTA, M. A. F.2014COSTA, M. A. F.; COUTO JUNIOR, D. R. . Facebook e cibermuseu: o que pode a escola hoje?. Temática (João Pessoa. Online), v. 12, p. 198-217, 2014.

16.
COSTA, M. A. F.2010COSTA, M. A. F.. A temática racial, a miscigenação e a construção da identidade no pensamento brasileiro. Caderno universitário de história (UFRJ), v. 16, p. 17-20, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
COSTA, M. A. F.; FONSECA, V. A. (Org.) ; MARTINS, M. L. B. (Org.) ; SOARES, T. N. (Org.) . Dossiê Educação Patrimonial. 1. ed. Sorocaba: UFSCar, 2018. v. 4. 273p .

2.
COSTA, M. A. F.. Ensino de História e Games: dimensões práticas em sala de aula. 1. ed. Curitiba: Appris Editora, 2017. v. 1. 125p .

3.
COSTA, M. A. F.; FONSECA, V. A. (Org.) ; MARTINS, M. L. B. (Org.) ; SOARES, T. N. (Org.) . Dossiê Ensino de História - Diferentes enfoques e perspectivas - Educação Básica Revista. 2. ed. Sorocaba: UFSCar, 2017. v. 3. 311p .

Capítulos de livros publicados
1.
COSTA, M. A. F.; LUCCHESI, A. . História Digital: conversas para além da sala de aula. In: Carmen Zeli de Vargas Gil; Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente. (Org.). Aprender com o patrimônio no contexto da cultura digital. 1ed.Porto Alegre: Gráfica da UFRGS, 2017, v. , p. 62-76.

2.
COSTA, M. A. F.. O digital em discussão: uma experiência com linhas de tempo interativas. In: Ana Heloisa Molina; Carlos Augusto Lima Ferreira. (Org.). Entre textos e contextos: caminhos do Ensino de História. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 409-425.

3.
COSTA, M. A. F.; LUCCHESI, A. . Historiografia escolar digital: dúvidas, possibilidades e experimentação. In: Dilton Cândido Santos Maynard; Josefa Eliana Souza. (Org.). História, Sociedade, Pensamento Educacional: experiências e perspectivas. 1ed.Rio de Janeiro: Autografia Edição e Comunicação, 2016, v. 1, p. 336-366.

4.
COSTA, M. A. F.; TAVARES, L. F. . O Rio de Janeiro em foco: pensando a formação de professores de História por meio da produção de materiais didáticos digitais. In: Carmen Teresa Gabriel; Ana Maria Monteiro; Marcus Leonardo Bomfim Martins. (Org.). Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de História. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad Editora, 2016, v. 1, p. 167-186.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, M. A. F.; COUTO JUNIOR, D. R. . Educação e práticas ciberculturais: Facebook e cibermuseus em pauta. In: 6o Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação / 3o Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, 2015, Canoas. Anais do 6o Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação / 3o Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação. Canoas, 2015. p. 1-14.

2.
COSTA, M. A. F.; RANGEL, E. O. ; OLIVEIRA, F. M. A. . Cultura digital y nuevas formas de subjetividad y urbanidad en la ciudad: ida y vuelta entre la casa y la escuela. In: Séptima Conferencia Científica Internacional, 2015, Holguín. Anais do Séptima Conferencia Científica Internacional. Holguín: Universidad de Holguín, 2015. p. 5-11.

3.
COSTA, M. A. F.. Em meio ao jogo político: contribuições da teorização social do discurso para pensar ? sentidos de digital? no Ensino de História. In: XVI Encontro Regional de História da ANPUH Saberes e Práticas Científicas, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XVI Encontro Regional de História da ANPUH Saberes e Práticas Científicas. Rio de Janeiro: Universidade Santa Úrsula, 2014. p. 1-11.

4.
COSTA, M. A. F.; PERES, M. V. M. . Demandas do presente e sentidos de tempo histórico no ensino de história: escritas do passado em um material didático digital. In: II Seminário Internacional História do Tempo Presente, 2014, Florianópolis. Anais do II Seminário Internacional História do Tempo Presente, 2014. p. 1-16.

5.
COSTA, M. A. F.. Cultura digital, novas tecnologias e currículo: a ciência histórica escolar em tempos de incertezas. In: Seminário Discente UFF - Educação, Tecnologias e Desenvolvimento, 2013, Niterói. Anais do Seminário Discente UFF - Educação, Tecnologias e Desenvolvimentismo. Niterói: UFF, 2013. p. 1-9.

6.
COSTA, M. A. F.; RALEJO, A. S. . Pensando a Interface entre os Livros Didáticos de História e as Demandas Tecnológicas: negociações possíveis. In: VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e Subversões na Atualidade, 2013, Rio de Janeiro. VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e Subversões na Atualidade. Rio de Janeiro: UERJ, 2013. p. 1-11.

7.
COSTA, M. A. F.; DOMINGUES, M. P. . Escola, Ensino e Tecnologia: a oficina pedagógica 'Comunicação tem História: muito além do bate-papo'. In: XXVII Simpósio Nacional de História (ANPUH), 2013, Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História (ANPUH). Natal: UFRN, 2013. p. 1-15.

8.
COSTA, M. A. F.. Tecnologia e Currículo: (re) construindo sentidos para o ensino. In: VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 2013, João Pessoa. Anais do VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares. João Pessoa: UFPB, 2013. p. 3136-3149.

9.
COSTA, M. A. F.; DOMINGUES, M. P. . De que continente estamos falando? A Oficina ?África (s)? em debate. In: III Encontro Internacional de Ensino de História e VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2012, Campinas. Anais do ... Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2012.

10.
COSTA, M. A. F.. Ensino de História, pesquisa histórica e novas tecnologias: alguns desafios do tempo presente. In: XV Encontro Regional de História da ANPUH ? Ofício do Historiador: Ensino & Pesquisa, 2012, São Gonçalo. XV Encontro Regional de História da ANPUH ? Ofício do Historiador: Ensino & Pesquisa, 2012. p. 1-15.

11.
COSTA, M. A. F.. Estado, poder, violência e novas tecnologias: um debate com a História e com o Ensino.. In: VIII Simpósio de História da Universidade Salgado de Oliveira, 2011, São Gonçalo. Anais do VI Simpósio de História: Revoluções, Repúblicas e Utopias, 2011. p. 509-518.

12.
COSTA, M. A. F.. As Redes Socias como possibilidade: uma nova forma de ensinar, aprender e divulgar o conhecimento histórico. In: 3° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: redes sociais e aprendizagem, 2010, Recife. Anais Eletrônicos, 2010.

13.
COSTA, M. A. F.. O antigo funde-se ao novo: o Ensino de História Antiga na Era Virtual. In: XX Ciclo de Debates em História Antiga: Unidade & Diversidade, 2010, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos - Ciclo de Debates em História Antiga, 2010. p. 583-591.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, M. A. F.; TAVARES, L. F. . Os sentidos de docência que atravessam as narrativas dos licenciandos de História da UFRJ. In: XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História, 2017, Rio de Janeiro. Pesquisa em Ensino de História: desafios de um campo de conhecimento - caderno de resumos.. Rio de Janeiro, 2017. p. 66-67.

2.
COSTA, M. A. F.; RALEJO, A. S. . Livros Didáticos e Tempo: Potencialidades da História Digital. In: VI Seminário Mídias e Educação, 2015, Rio de Janeiro. Caderno de Relatos e Pesquisa do VI Seminário Mídias & Educação. Rio de Janeiro: Espiral - Portal de Publicações do Colégio Pedro II, 2015. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, M. A. F.. O entre-lugar das humanidades digitais: notas para quem está em sala de aula. In: II Simpósio do LARP - Atualizando o passado romano: pesquisa, educação, e as humanidades digitais, 2018, São Paulo. Caderno de resumos do II Simpósio do Laboratório de Arqueologia Romana Provincial, 2018.

2.
COSTA, M. A. F.; MENDES, C. A. M. . Memes históricos em sala de aula. In: 4ª Semana de História da UFF, 2016, Niterói. Caderno de Resumos da 4ª Semana de História da UFF. Niterói, 2016. p. 1-110.

3.
COSTA, M. A. F.. Construção de linhas de tempo interativas: por novas perspectivas na formação inicial de professores de História. In: Seminário Visões do Mundo Contemporâneo 3: Extremismos, 2016, Aracaju. Anais do Seminário Visões do Mundo Contemporâneo 3: Extremismos. Aracaju, 2016. p. 1-111.

4.
COSTA, M. A. F.. Narrativas (auto) biográficas como aposta metodológica para pensar a interface docência/tecnologia. In: XXVIII Simpósio Nacional de História (ANPUH), 2015, Florianópolis. Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História (ANPUH), 2015. p. 1514-1515.

5.
COSTA, M. A. F.. Em meio ao jogo político: contribuições da teorização social do discurso para pensar ? sentidos de digital? no Ensino de História. In: XVI Encontro Regional de História da ANPUH Saberes e Práticas Científicas, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XVI Encontro Regional de História da ANPUH Saberes e Práticas Científicas. Rio de Janeiro: Universidade Santa Úrsula, 2014. p. 247-248.

6.
COSTA, M. A. F.; DOMINGUES, M. P. . História pública e plataformas digitais: a temática indígena em análise na web. In: 2º Simpósio Internacional de História Pública: perspectivas da História Pública no Brasil, 2014, Niterói. Anais do 2º Simpósio Internacional de História Pública: perspectivas da História Pública no Brasil, 2014. p. 95-95.

7.
COSTA, M. A. F.; PERES, M. V. M. . Demandas do presente e sentidos de tempo histórico no ensino de história: escritas do passado em um material didático digital. In: II Seminário Internacional História do Tempo Presente, 2014, Florianópolis. Anais do II Seminário Internacional História do Tempo Presente, 2014. p. 96-97.

8.
COSTA, M. A. F.. Docência e tecnologia: museus virtuais e cibermuseus como apostas para o ensino de História. In: IX Semana de História Política - UERJ, 2014, Rio de Janeiro. Caderno de resumos da IX Semana de História Política - UERJ. Rio de Janeiro: UERJ, 2014. p. 329-329.

9.
COSTA, M. A. F.. Web Currículo e linguagem digital: o uso de dispositivos móveis para o ensino da Antiguidade. In: XXIII Ciclo de Debates em História Antiga - Política & Comunidade, 2013, Rio de Janeiro. Anais do XXIII Ciclo de Debates em História Antiga - Política & Comunidade. Rio de Janeiro: UFRJ, 2013. v. 99. p. 85-85.

10.
COSTA, M. A. F.; DOMINGUES, M. P. . Escola, Ensino e Tecnologia: a oficina pedagógica 'Comunicação tem História: muito além do bate-papo'. In: XXVII Simpósio Nacional de História (ANPUH), 2013, Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História (ANPUH). Natal: UFRN, 2013. p. 847-847.

11.
COSTA, M. A. F.. Práticas de leitura e de escrita na era eletrônica: reflexões para o ofício do historiador na contemporaneidade. In: Semana de História da UFF, 2012, Niterói. Caderno de Resumos da Semana de História da UFF, 2012. p. 68-68.

12.
COSTA, M. A. F.; DOMINGUES, M. P. . De que continente estamos falando? A Oficina ?África (s)? em debate. In: III Encontro Internacional de Ensino de História e VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2012, Campinas. Anais do ... Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 2012.

13.
COSTA, M. A. F.. Ensino de História, pesquisa histórica e novas tecnologias: alguns desafios do tempo presente. In: XV Encontro Regional de História da ANPUH ? Ofício do Historiador: Ensino & Pesquisa, 2012, São Gonçalo. XV Encontro Regional de História da ANPUH ? Ofício do Historiador: Ensino & Pesquisa, 2012. p. 109-109.

14.
COSTA, M. A. F.; PAULA, M. F. . (Re) Visitando a Antiguidade: visitas virtuais e Ensino de História. In: XXII Ciclo de Debates em História Antiga: História & Narrativas, 2012, Rio de Janeiro. XXII Ciclo de Debates em História Antiga: História & Narrativas, 2012. p. 98-98.

15.
COSTA, M. A. F.; Domingues, Maria Perpétua Baptista ; MOURA, F. G. T. ; CORREIA, V. A. G. . O PIBID vai à Grécia: a oficina pedagógica ?Seguindo os rastros do tempo?. In: XXII Ciclo de Debates em História Antiga: História & Narrativas, 2012, Rio de Janeiro. XXII Ciclo de Debates em História Antiga: História & Narrativas, 2012. p. 98-99.

16.
COSTA, M. A. F.. Entre conceitos e reflexões: conhecimento histórico escolar na contemporaneidade (2005-2012). In: XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2012, Rio de Janeiro. XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2012.

17.
COSTA, M. A. F.. As novas tecnologias do espaço virtual e a construção de uma nova forma de escrita e de ensino da História Antiga. In: XXI Ciclo de Debates em História Antiga, 2011, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do XXI Ciclo de Debates em História Antiga Tempo & Espaço. Rio de Janeiro: IH/UFRJ, 2011. p. 69-69.

18.
COSTA, M. A. F.. Ensino de História e Novas Tecnologias: estado da arte no contexto brasileiro. In: XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2011, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2011.

19.
COSTA, M. A. F.. O antigo funde-se ao novo: o Ensino de História Antiga na Era Virtual. In: XX Ciclo de Debates em História Antiga, 2010, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do XXI Ciclo de Debates em História Antiga Unidade & Diversidade, 2010. p. 73-73.

20.
COSTA, M. A. F.. As Redes Socias como possibilidade: uma nova forma de ensinar, aprender e divulgar o conhecimento histórico. In: 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: redes sociais e aprendizagem, 2010, Recife. 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: redes sociais e aprendizagem. Recife, 2010. p. 130-130.

21.
COSTA, M. A. F.. A cultura da rede ou a Cibercultura: desafios e possibilidades no Ensino de História. In: IV Semana de História da UNIRIO: Estado, Cultura e Representações de Poder, 2010, Rio de Janeiro. IV Semana de História da UNIRIO: Estado, Cultura e Representações de Poder, 2010. p. 15-16.

22.
COSTA, M. A. F.. A centúria do XIX e o advento do XX: temática racial, miscigenação e construção da identidade no pensamento brasileiro. In: III Jornada de Ciências Sociais IFCS/ UFRJ, 2010, Rio de Janeiro. III Jornada de Ciências Sociais IFCS/ UFRJ, 2010. p. 9-10.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, M. A. F.. Roda de Conversa - Jogos digitais e ensino de História. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
COSTA, M. A. F.. O entre-lugar das humanidades digitais: notas para quem está em sala de aula. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
COSTA, M. A. F.. Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e cultura digital. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
COSTA, M. A. F.. O trabalho com games e a importância do lúdico: como pensar novas relações museais por meio das tecnologias digitais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
COSTA, M. A. F.. Metodologias ativas nas aulas de História: por que investir na gamificação?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
COSTA, M. A. F.. Ensino de História e o uso de novas tecnologias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
COSTA, M. A. F.. (Re) Criando com a linguagem digital. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
COSTA, M. A. F.. Teoria da História e Ensino de História: discussões sobre temporalidades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
COSTA, M. A. F.. Ensino de História e Games: dimensões práticas em sala de aula. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
COSTA, M. A. F.. Inovações metodológicas e tecnologia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
COSTA, M. A. F.. O professor como autor: experiências editoriais na área do Ensino de História. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
COSTA, M. A. F.. Humanidades Digitais e Gamificação: ensino, pesquisa e a divulgação histórica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
COSTA, M. A. F.. Ensino de História e Games. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
COSTA, M. A. F.. Games e Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
COSTA, M. A. F.. Didatizando a História através dos games. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
COSTA, M. A. F.; TAVARES, L. F. . Os sentidos de docência que atravessam as narrativas dos licenciandos de História da UFRJ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
COSTA, M. A. F.. Jogos e ensino de História. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
COSTA, M. A. F.. Educação Integral, Pedagogia de Projetos e Mídias. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
COSTA, M. A. F.. Games e jogos: novas abordagens sob a perspectiva do ensino de História. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
COSTA, M. A. F.. História Pública e Educação: Games e o Ensino de História. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

21.
COSTA, M. A. F.. A Gamificação na rede pública de ensino. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
COSTA, M. A. F.. Construção de linhas de tempo interativas: por novas perspectivas na formação inicial de professores de História. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
COSTA, M. A. F.; MENDES, C. A. M. . Memes históricos em sala de aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
COSTA, M. A. F.. Ensino em espaços não formais de educação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
COSTA, M. A. F.. Currículo, história e tecnologia: que articulação na formação inicial de professores?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
COSTA, M. A. F.. O Rio de Janeiro que atravessa as aulas de História. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
COSTA, M. A. F.; TAVARES, L. F. . A produção de um aplicativo de História: qual o lugar da Antiguidade?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
COSTA, M. A. F.; SILVA, D. J. B. ; GUEDES, R. C. . Diálogos entre Ensino de História e História Pública: o caso do HistGame. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
COSTA, M. A. F.. Tecnologia, fluidez e aceleração: sentidos de tempo mobilizados por discentes da educação básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
COSTA, M. A. F.; COUTO JUNIOR, D. R. . Narrativas digitais, mobilidade e memórias da cidade na cibercultura: presente, passado e futuro em questão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
COSTA, M. A. F.. Do cotidiano da cidade se faz História ? a oficina pedagógica Historiando: CIS em ação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
COSTA, M. A. F.. Narrativas (auto) biográficas como aposta metodológica para pensar a interface docência/tecnologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
COSTA, M. A. F.. Ensino, História e Tecnologias: algumas questões para o debate. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
COSTA, M. A. F.. Por quais caminhos anda o digital na História?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
COSTA, M. A. F.. A Didática de História diante dos desafios do trabalho com as novas tecnologias de informação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
COSTA, M. A. F.. Tecnologia e temporalidade histórica: o que muda no ofício do professor de História?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
COSTA, M. A. F.; RALEJO, A. S. . Livros didáticos e tempo: potencialidades da história digital. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
COSTA, M. A. F.; SANTOS, C. B. M. . Ensino de História e gamificação: diálogos com a Roma Antiga. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
COSTA, M. A. F.; DOMINGUES, M. P. ; SANTOS, C. B. M. ; FORNACIARI, M. A. . Ensino de História e História Pública: o digital em debate. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

40.
COSTA, M. A. F.. Pesquisas que se cruzam, caminhos que se abrem: ensino de História, currículo e tecnologia a partir das contribuições de diferentes espaços de saber. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

41.
COSTA, M. A. F.. Em meio ao jogo político: contribuições da teorização social do discurso para pensar ? sentidos de digital? no Ensino de História. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
COSTA, M. A. F.. Cibermusealizando: alguns desafios no ensino e na historiografia escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

43.
COSTA, M. A. F.; DOMINGUES, M. P. . História pública e plataformas digitais: a temática indígena em análise na web. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
COSTA, M. A. F.; RANGEL, E. O. ; OLIVEIRA, F. M. A. . Cultura digital e novas formas de subjetivação e urbanidade na cidade: idas e vindas entre a casa e a escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
COSTA, M. A. F.; PERES, M. V. M. . Demandas do presente e sentidos de tempo histórico no ensino de história: escritas do passado em um material didático digital. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

46.
COSTA, M. A. F.; OLIVEIRA, F. M. A. . Formação de mapas colaborativos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

47.
COSTA, M. A. F.. Palestra de motivação sobre carreiras: Educação e História. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

48.
COSTA, M. A. F.; OLIVEIRA, F. M. A. ; RANGEL, E. O. . Oficinas pedagógicas: praticando ensino com tecnologia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
COSTA, M. A. F.. Docência e tecnologia: museus virtuais e cibermuseus como apostas para o ensino de História. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
COSTA, M. A. F.. Cultura digital, novas tecnologias e currículo: a ciência histórica escolar em tempos de incertezas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
COSTA, M. A. F.; RALEJO, A. S. . Pensando a Interface entre os Livros Didáticos de História e as Demandas Tecnológicas: negociações possíveis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

52.
COSTA, M. A. F.. Currículo de História em Pauta - Quais conteúdos legitimar face às demandas do nosso presente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

53.
COSTA, M. A. F.. Compartilhando experiências e conectando saberes: as novas tecnologias e o Ensino de História em articulação com diferentes esferas de formação da UFRJ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
COSTA, M. A. F.; DOMINGUES, M. P. . Escola, Ensino e Tecnologia: a oficina pedagógica 'Comunicação tem História: muito além do bate-papo'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

55.
COSTA, M. A. F.. Web Currículo e linguagem digital: o uso de dispositivos móveis para o ensino da Antiguidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

56.
COSTA, M. A. F.; TAVARES, L. F. . O Projeto ?História para que te quero História?: problematizando o conhecimento histórico escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

57.
COSTA, M. A. F.; TAVARES, L. F. . O Projeto ?História para que te quero História?: problematizando o conhecimento histórico escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

58.
COSTA, M. A. F.. I Carreira em Foco - área: Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

59.
COSTA, M. A. F.. Conectando-se com a História: questões epistemológicas e experiências pedagógicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

60.
COSTA, M. A. F.. Tecnologia e Currículo: (re) construindo sentidos para o ensino. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

61.
COSTA, M. A. F.. Práticas de leitura e de escrita na era eletrônica: reflexões para o ofício do historiador na contemporaneidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

62.
COSTA, M. A. F.. Ensino de História, pesquisa histórica e novas tecnologias: alguns desafios do tempo presente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

63.
COSTA, M. A. F.; PAULA, M. F. . (Re) Visitando a Antiguidade: visitas virtuais e Ensino de História. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

64.
COSTA, M. A. F.; Domingues, Maria Perpétua Baptista ; MOURA, F. G. T. ; CORREIA, V. A. G. . O PIBID vai à Grécia: a oficina pedagógica ?Seguindo os rastros do tempo?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

65.
COSTA, M. A. F.. Entre conceitos e reflexões: conhecimento histórico escolar na contemporaneidade (2005-2012).. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

66.
COSTA, M. A. F.. Identidade e brasilidade na visão discente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

67.
COSTA, M. A. F.. Estado, poder, violência e novas tecnologias: um debate com a História e com o Ensino.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

68.
COSTA, M. A. F.. As novas tecnologias do espaço virtual e a construção de uma nova forma de escrita e de ensino da História Antiga. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

69.
COSTA, M. A. F.. Ensino de História e Novas Tecnologias: estado da arte no contexto brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

70.
COSTA, M. A. F.. Webquests e os jogos virtuais para pensar o ensino de História. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

71.
COSTA, M. A. F.; MONTEIRO, A. M. ; CARVALHO, A. . Conversas entre formadores de professores de História: balanço e perspectivas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

72.
COSTA, M. A. F.. O Ensino de História sob os ditames de um novo pensar: memórias, saberes e práticas na Era do Digital. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

73.
COSTA, M. A. F.. O antigo funde-se ao novo: o Ensino de História Antiga na Era Virtual. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

74.
COSTA, M. A. F.. Entre potencialidades e possibilidades: um diálogo entre Ensino de História e a rede mundial de computadores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

75.
COSTA, M. A. F.. O ambiente virtual a favor do ensino: um exemplo no campo da História. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

76.
COSTA, M. A. F.. De São Paulo para o Rio, do Rio para o Brasil: José Olympio Pereira Filho na História Contemporânea brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

77.
COSTA, M. A. F.. A cultura da rede ou a Cibercultura: desafios e possibilidades no ensino de História. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

78.
COSTA, M. A. F.. A centúria do XIX e o advento do XX: temática racial, miscigenação e construção da identidade no pensamento brasileiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

79.
COSTA, M. A. F.. As Redes Sociais como possibilidade: uma nova forma de ensinar, aprender e divulgar o conhecimento histórico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

80.
COSTA, M. A. F.. O ensino frente aos novos tempos: memória, história e identidade no contexto digital. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

81.
COSTA, M. A. F.. Co-criando na Web: novas possibilidades na prática docente e discente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

82.
AZEVEDO, O. S. ; COSTA, M. A. F. ; SOUZA, L. V. . O Futebol pela lógica infantil: as diferentes visões de uma mesma modalidade.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
PAURA, R. R. R. ; COSTA, M. A. F. . Ensino de História e Games: dimensões práticas em sala de aula. Sorocaba: Educação Básica Revista, 2018 (Resenha do Livro Ensino de História e Games).

2.
WANDERLEY, S. M. ; COSTA, M. A. F. . Gamificação e Ensino da História: uma experiência didática. Rio de Janeiro: Revista Transversos UERJ, 2017 (Resenha do Livro Ensino de História e Games).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
COSTA, M. A. F.. Parecerista do Programa Nacional do Livro Didático - área de História (livros impressos). PNLD 2018.. 2017.

2.
COSTA, M. A. F.. Parecerista do Programa Nacional do Livro Didático - área de História (livros impressos e digitais). PNLD 2017.. 2016.

3.
COSTA, M. A. F.. Parecerista do Programa Nacional do Livro Didático - área de História (livros impressos). PNLD 2016.. 2015.

4.
COSTA, M. A. F.. Parecerista do Programa Nacional do Livro Didático - área de História (livro digitais). PNLD 2015. 2014.

5.
COSTA, M. A. F.. Membro da Comissão Científica do I Congresso Nacional de Educação (CONEDU). 2014.

6.
COSTA, M. A. F.. Parecerista do GT Didática, Currículo e Política Educacional do I Congresso Nacional de Educação (CONEDU). 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MENDES, I. S. ; COSTA, M. A. F. . Pedagogia de Projetos - entrevista com Ivonete da Silva Mendes. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
COSTA, M. A. F.. Hiper Conectados: novas abordagens, novos públicos - bate-papo com a historiadora Marcella Albaine. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

3.
COSTA, M. A. F.; CARVALHO, B. L. P. ; CARVALHO, D. ; MOURA, F. . Podcast - A história digital. 2018.

4.
COSTA, M. A. F.. UFRJ realiza evento sobre Ensino de História e o uso de novas tecnologias. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

5.
COSTA, M. A. F.. Artigos para Dossiê de Ensino de História - Educação Básica Revista. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
COSTA, M. A. F.. Livro analisa como a gamificação pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem na escola. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

7.
COSTA, M. A. F.. Oficina de Games. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

8.
COSTA, M. A. F.. Ensino de História e Games - Café História - Historiografia por minuto. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

9.
COSTA, M. A. F.. Ensino e pesquisa de História através de games: pesquisadora debate tema na FGV. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

10.
COSTA, M. A. F.. Games como método de ensino. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

11.
COSTA, M. A. F.. Um (outro) papo com Marcella Albaine Farias da Costa sobre a #profissãoprofessora na Era Digital. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

12.
COSTA, M. A. F.. Professora de História participa de lançamento de livro. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

13.
COSTA, M. A. F.. História.com. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

14.
COSTA, M. A. F.. Conectados ao Passado. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Redes sociais, websites e blogs
1.
COSTA, M. A. F.. Página Profa. Marcella Albaine - Educação e Tecnologia. 2017. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, M. A. F.; AZEVEDO JUNIOR, M. . História e hipermídia: a percepção do passado na estética computacional dos videogames. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
COSTA, M. A. F.; TAVARES, L. F. ; SILVA, D. J. B. ; GUEDES, R. C. . HistQuiz. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aplicativo - app para smartphone).

3.
COSTA, M. A. F.; TAVARES, L. F. ; SILVA, D. J. B. ; GUEDES, R. C. . HistQuiz. 2018. (Aplicativo - app para smartphone).

4.
COSTA, M. A. F.. Educação e Tecnologia - desafios do século XXI. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
COSTA, M. A. F.. Guia de livros didáticos PNLD 2018 - área de História. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de livros didáticos PNLD 2018 - Ensino Médio).

6.
COSTA, M. A. F.. Oficina LEH / UDESC - Ensino de História e Games. 2017. (Oficina).

7.
COSTA, M. A. F.. Oficina de Atualidades - Cybereducando: questões do mundo atual. 2017. (Oficina).

8.
COSTA, M. A. F.. Oficina de Games e Gamificação. 2017. (Oficina).

9.
COSTA, M. A. F.. Guia de livros didáticos PNLD 2017 - área de História. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de livros didáticos PNLD 2017 - Anos Finais do Ensino Fundamental).

10.
COSTA, M. A. F.; TAVARES, L. F. . Oficina ProfHistória / UFRJ - Tempo e tecnologia no Museu do Amanhã: interconexões críticas. 2016. (Oficina).

11.
COSTA, M. A. F.; LUCCHESI, A. . História digital: oportunidades e desafios para a formação em História. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
COSTA, M. A. F.. Guia de livros didáticos PNLD 2016 - área de História. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de livros didáticos PNLD 2016 - Anos Iniciais do Ensino Fundamental).

13.
COSTA, M. A. F.; LUCCHESI, A. . História digital: estratégias de ensino e pesquisa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
COSTA, M. A. F.. Guia de livros didáticos PNLD 2015 - área de História. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia de livros didáticos PNLD 2015 - Ensino Médio).

15.
COSTA, M. A. F.. Anais CONEDU. 2014. (Editoração/Anais).

16.
COSTA, M. A. F.; RANGEL, E. O. ; OLIVEIRA, F. M. A. . Oficina OBEDUC / Labespaço UFRJ - #idasevindas: entre a casa e a escola. 2014. (Oficina).

17.
COSTA, M. A. F.; ALVES, D. C. ; MOURA, V. A. ; RANGEL, E. O. ; LUCCHESI, A. ; TAVARES, L. F. . Oficina OBEDUC / Labespaço UFRJ - Cibermusealizando: trabalhando a ditadura civil-militar brasileira por meio do Museu da Pessoa. 2014. (Oficina).

18.
COSTA, M. A. F.. Oficina FE / UFRJ - A História em diálogo com as NTICs e com o mundo virtual: o saber, o fazer e o ensinar histórico. 2011. (Oficina).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
COSTA, M. A. F.; RAGAZZI, F. O. ; OLIVEIRA, M. M. R. . Mostra: A Arte em Capa: 80 anos da Livraria José Olympio. 2011 (Mostra).

2.
COSTA, M. A. F.; BOZZETTI, R. P. ; STASIO, A. M. T. ; RAGAZZI, F. O. ; OLIVEIRA, M. M. R. ; DUARTE, P. H. P. ; BRAGA, G. F. . Mostra: José Olympio - uma instituição feita de homens e livros. 2010 (Mostra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
COSTA, M. A. F.; ANDRADE, E. P.; CABRAL, M. A. S.; ANDRADE, N.. Participação em banca de Ana Carolina Mota. Relações étnico raciais na voz do professor: os debates curriculares no contexto quilombola. 2016 - Universidade Federal Fluminense.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
COSTA, M. A. F.; MARTINS, M. L. B.; VIEIRA, C. N. M.. Participação em banca de Juberto de Oliveira Santos. Lúdico e Ensino de História: por uma prática mais dinâmica e transformadora. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
COSTA, M. A. F.; KARAM, L.; SA, P. T.. Participação em banca de Lorrayne Costa Tavares. O uso de tecnologias digitais nas aulas de Sociologia. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
COSTA, M. A. F.; AMORIM, M. O.; CAVALCANTI, M. T.. Participação em banca de Cíntia Beñák de Abreu. A África através dos memes: perspectivas para uma escrita de aula. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
COSTA, M. A. F.; GONCALVES, M. C.; MAROUN, K.. Participação em banca de Jaime Della Corte de Araujo. Os exergames como alternativa pedagógica para as aulas de Educação Física escolar com alunos de classes especiais. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA, M. A. F.; BAUER, C. S.; RODEGHERO, C. S.. Participação em banca de Anita Natividade Carneiro.Caminhos da ditadura em Porto Alegre: ensino de História através da tecnologia digital. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
16ª Semana Nacional de Museus.O trabalho com games e a importância do lúdico: como pensar novas relações museais por meio das tecnologias digitais. 2018. (Outra).

2.
II Simpósio do LARP - Atualizando o passado romano: pesquisa, educação, e as humanidades digitais.O entre-lugar das humanidades digitais: notas para quem está em sala de aula. 2018. (Simpósio).

3.
Palestra para professores.Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e cultura digital. 2018. (Outra).

4.
Roda de Conversa - Jogos digitais e ensino de História.Roda de Conversa - Jogos digitais e ensino de História. 2018. (Outra).

5.
X Enconto Nacional Perspectivas do Ensino de História.Metodologias ativas nas aulas de História: por que investir na gamificação?. 2018. (Encontro).

6.
X Enconto Nacional Perspectivas do Ensino de História.Coordenação GRD 10: História Digital e Formação Histórica em espaços educacionais escolares e não escolares. 2018. (Encontro).

7.
XIII Seminário de Pesquisa do Dept° de História da UFC.Coordenação do ST: Jogando com a história: a ludicidade construindo narrativas históricas. 2018. (Seminário).

8.
5ª Semana de História da UFF.O professor como autor: experiências editoriais na área do Ensino de História. 2017. (Outra).

9.
Apresentação para Professores Regentes de História.A Gamificação na rede pública de ensino. 2017. (Encontro).

10.
Atividade do Laboratório de Ensino de História.História Pública e Educação: Games e o Ensino de História. 2017. (Outra).

11.
Conferência Radar: projetos e ideias em História Pública, Digital e Divulgação de História. 2017. (Outra).

12.
Curadoria Digital: recontextualizando a História. 2017. (Outra).

13.
Curso de Coordenação Pedagógica.Ensino de História e Games. 2017. (Outra).

14.
Encontros do Laboratório de Humanidades Digitais.Humanidades Digitais e Gamificação: ensino, pesquisa e a divulgação histórica. 2017. (Outra).

15.
I Seminário Solar de Educação.(Re) Criando com a linguagem digital. 2017. (Seminário).

16.
IV Seminário Institucional do PIBID-UFRRJ.Didatizando a História através dos games. 2017. (Seminário).

17.
Jornada de História - Universidade Estácio de Sá.Games e jogos: novas abordagens sob a perspectiva do ensino de História. 2017. (Outra).

18.
Mesa Redonda Educação Integral, Pedagogia de Projetos e Mídias.Educação Integral, Pedagogia de Projetos e Mídias. 2017. (Outra).

19.
PIBID História Convida.Ensino de História e o uso de novas tecnologias. 2017. (Encontro).

20.
Programa de Apoio ao Ensino de Graduação ? Prapeg.Ensino de História e Games: dimensões práticas em sala de aula. 2017. (Outra).

21.
Seminário Como Você Ensina - Novos desafios e estratégias no ensino de Ciências Sociais e História.Inovações metodológicas e tecnologia. 2017. (Seminário).

22.
Seminário Games e Museus - a História em jogo.Jogos e ensino de História. 2017. (Seminário).

23.
Turma de Comportamento Organizacional do curso de Ciências Contábeis UFRJ.Games e Educação. 2017. (Outra).

24.
XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História.Os sentidos de docência que atravessam as narrativas dos licenciandos de História da UFRJ. 2017. (Encontro).

25.
XXIX Simpósio Nacional de História.Teoria da História e Ensino de História: discussões sobre temporalidades. 2017. (Simpósio).

26.
4ª Semana de História da UFF.Coordenação Mesa: Metodologia e recursos didáticos no ensino de História. 2016. (Outra).

27.
4ª Semana de História da UFF.Corrdenação Mesa: Experiências do Ensino de História no âmbito escolar. 2016. (Outra).

28.
4ª Semana de História da UFF.Memes históricos em sala de aula. 2016. (Outra).

29.
4ª Semana de História da UFF.Coordenação Mesa: História e recursos interativos. 2016. (Outra).

30.
I Congresso Brasileiro de Pré-Vestibulares Sociais. Ensino em espaços não formais de educação. 2016. (Congresso).

31.
III Seminário de Ensino de História nas redes de formação: narrativas do Rio.O Rio de Janeiro que atravessa as aulas de História. 2016. (Seminário).

32.
Pensar a democracia: Escola sem Partido?. 2016. (Outra).

33.
Seminário Anísio Teixeira.Currículo, história e tecnologia: que articulação na formação inicial de professores?. 2016. (Seminário).

34.
Seminário Ensino de História da África, da Cultura Afro Brasileira e Indígena nas Escolas. 2016. (Seminário).

35.
Seminário Visões do Mundo Contemporâneo 3: Extremismos.Coordenação ST.13: Questões contemporâneas no ensino de História. 2016. (Seminário).

36.
Seminário Visões do Mundo Contemporâneo 3: Extremismos.Construção de linhas de tempo interativas: por novas perspectivas na formação inicial de professores de História. 2016. (Seminário).

37.
VI Semana de História da UNIRIO.Diálogos entre Ensino de História e História Pública: o caso do HistGame. 2016. (Outra).

38.
XI Semana de História Política / VIII Seminário Nacional de História: relações de poder: crise, democracia e possibilidades.Tecnologia, fluidez e aceleração: sentidos de tempo mobilizados por discentes da educação básica. 2016. (Seminário).

39.
XXVI Ciclo de Debates em História Antiga - Integração e Contato.A produção de um aplicativo de História: qual o lugar da Antiguidade?. 2016. (Outra).

40.
II Ciclo de Conferências do Núcleo de Estudo e Pesquisa em História / UNIRIO / CEDERJ / UAB.Por quais caminhos anda o digital na História?. 2015. (Outra).

41.
IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e IV Encontro Internacional do Ensino de História.Ensino de História e História Pública: o digital em debate. 2015. (Encontro).

42.
IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e IV Encontro Internacional do Ensino de História.Ensino de História e História Pública: o digital em debate. 2015. (Encontro).

43.
Jornada de História ANPUH - discussão da Base Curricular Comum. 2015. (Outra).

44.
Programa de Pós-Graduação em Ensino de História do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória).A Didática de História diante dos desafios do trabalho com as novas tecnologias de informação. 2015. (Outra).

45.
VI Seminário Mídias & Educação.Livros didáticos e tempo: potencialidades da história digital. 2015. (Seminário).

46.
X Semana de História Política UERJ.Tecnologia e temporalidade histórica: o que muda no ofício do professor de História?. 2015. (Outra).

47.
XXV Ciclo de Debates em História Antiga.Ensino de História e gamificação: diálogos com a Roma Antiga. 2015. (Outra).

48.
XXVIII Simpósio Nacional de História (ANPUH).Narrativas (auto) biográficas como aposta metodológica para pensar a interface docência/tecnologia. 2015. (Simpósio).

49.
2º Simpósio Internacional de História Pública: perspectivas da História Pública no Brasil.História pública e plataformas digitais: a temática indígena em análise na web. 2014. (Simpósio).

50.
8º Seminário Brasileiro de História da Historiografia.Cibermusealizando: alguns desafios no ensino e na historiografia escolar. 2014. (Seminário).

51.
III Seminário de Formação e Práticas Pedagógicas.Formação de mapas colaborativos. 2014. (Seminário).

52.
II Seminário Internacional História do Tempo Presente.Demandas do presente e sentidos de tempo histórico no ensino de história: escritas do passado em um material didático digital. 2014. (Seminário).

53.
IX Semana de História Política - UERJ.Docência e tecnologia: museus virtuais e cibermuseus como apostas para o ensino de História. 2014. (Seminário).

54.
Palestra de motivação sobre carreiras: Educação e História.Palestra de motivação sobre carreiras: Educação e História. 2014. (Encontro).

55.
Seminário Educação, Rede e Cidade da Rede de Políticas Públicas de Educação (RPPE) Polo Lab Espaço.Pesquisas que se cruzam, caminhos que se abrem: ensino de História, currículo e tecnologia a partir das contribuições de diferentes espaços de saber. 2014. (Seminário).

56.
Seminário Educação e Tecnologia na Cidade.Oficinas pedagógicas: praticando ensino com tecnologia. 2014. (Seminário).

57.
XVI Encontro Regional de História da ANPUH Saberes e Práticas Científicas.Em meio ao jogo político: contribuições da teorização social do discurso para pensar sentidos de digital no Ensino de História.. 2014. (Encontro).

58.
XX Semana de Planejamento Urbano e Regional - 2014.Cultura digital e novas formas de subjetivação e urbanidade na cidade: idas e vindas entre a casa e a escola. 2014. (Outra).

59.
Currículo de História em Pauta.Quais conteúdos legitimar face às demandas do nosso presente. 2013. (Encontro).

60.
Currículo de História em Pauta - Quem é o outro no Currículo de História?. 2013. (Encontro).

61.
I Carreira em Foco - área: Educação.I Carreira em Foco - área: Educação. 2013. (Outra).

62.
I Jornada de Formação Docente: PIBID UFRJ.O Projeto ?História para que te quero História?: problematizando o conhecimento histórico escolar. 2013. (Outra).

63.
I Seminário da Rede de Políticas Públicas de Educação no Brasil. 2013. (Seminário).

64.
I Seminário de Ensino de História nas Redes de Formação: impactos nas escolas públicas do Rio de Janeiro.Compartilhando experiências e conectando saberes: as novas tecnologias e o Ensino de História em articulação com diferentes esferas de formação da UFRJ. 2013. (Seminário).

65.
I Seminário de Iniciação à Docência: reflexões e práticas sobre Ensino de História.Conectando-se com a História: questões epistemológicas e experiências pedagógicas. 2013. (Seminário).

66.
Jornada de Estudos Linguagem, Discurso e Pesquisa em Educação: questões metodológicas em debate. 2013. (Outra).

67.
Mesa redonda Cultura digital e informação: desafios para a memória do futuro. 2013. (Outra).

68.
Seminário Discente UFF - Educação, Tecnologias e Desenvolvimento.Cultura digital, novas tecnologias e currículo: a ciência histórica escolar em tempos de incertezas. 2013. (Seminário).

69.
VI Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares.Tecnologia e Currículo: (re) construindo sentidos para o ensino. 2013. (Outra).

70.
VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e Subversões na Atualidade.Pensando a Interface entre os Livros Didáticos de História e as Demandas Tecnológicas: negociações possíveis. 2013. (Seminário).

71.
V Seminário Nacional Tecnologias, linguagens, subjetividades - desafios atuais para a educação. 2013. (Seminário).

72.
XXIII Ciclo de Debates em História Antiga - Política & Comunidade.Web Currículo e linguagem digital: o uso de dispositivos móveis para o ensino da Antiguidade. 2013. (Outra).

73.
XXVII Simpósio Nacional de História (ANPUH).Escola, Ensino e Tecnologia: a oficina pedagógica "Comunicação tem História: muito além do bate-papo". 2013. (Simpósio).

74.
XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.O Projeto ?História para que te quero História?: problematizando o conhecimento histórico escolar. 2013. (Outra).

75.
44º Seminário Brasileiro de Tecnologia Educacional - "Tecnologias e Humanidades: Educação para a sustentabilidade no século XXI". 2012. (Seminário).

76.
Estímulos táteis: a utilização de materiais didáticos em aulas de História para deficientes visuais. 2012. (Outra).

77.
III Encontro Internacional de Ensino de História e VIII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História.De que continente estamos falando? A Oficina ?África (s)? em debate. 2012. (Encontro).

78.
III Encontro Nacional das Licenciaturas e II Seminário Nacional do PIBID.Identidade e brasilidade na visão discente. 2012. (Encontro).

79.
Oficina de Edição na Wikipédia. 2012. (Oficina).

80.
Semana de História da UFF.Práticas de leitura e de escrita na era eletrônica: reflexões para o ofício do historiador na contemporaneidade. 2012. (Outra).

81.
XV Encontro Regional de História da ANPUH ? Ofício do Historiador: Ensino & Pesquisa.Ensino de História, pesquisa histórica e novas tecnologias: alguns desafios do tempo presente. 2012. (Encontro).

82.
XXII Ciclo de Debates em História Antiga: História & Narrativas.(Re) Visitando a Antiguidade: visitas virtuais e Ensino de História. 2012. (Outra).

83.
XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Entre conceitos e reflexões: conhecimento histórico escolar na contemporaneidade (2005-2012). 2012. (Outra).

84.
9º FUP: Profissão Docente ? Superando os Desafios de uma Sociedade Conectada.. 2011. (Outra).

85.
A Wikipédia como ferramenta de ensino. 2011. (Outra).

86.
Conecta ? Tecnologias Educacionais. 2011. (Congresso).

87.
Currículo de História: quando o currículo é o livro didático.. 2011. (Encontro).

88.
Currículo de História: quem decide o mínimo?. 2011. (Seminário).

89.
Currículo de História em Pauta: História e Cultura Afro-Brasileiras nos Currículos. 2011. (Encontro).

90.
Encontro Museu Histórico Nacional: A Educação em Foco.. 2011. (Encontro).

91.
III Congresso Internacional de Tecnologia Educacional da Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT): experiências exitosas de tecnologia educacional nas salas de aula nas Américas. 2011. (Congresso).

92.
Mesa redonda Novas Perspectivas para o Ensino de História. 2011. (Outra).

93.
Seminário Os Desafios da Cultura Digital. 2011. (Seminário).

94.
Seminário Tecnologias de Informação, Comunicação e Desenvolvimento Social.. 2011. (Seminário).

95.
VII Encontro de Pesquisa de Graduação em História.Webquests e os jogos virtuais para pensar o ensino de História. 2011. (Encontro).

96.
VIII Simpósio de História da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)..Estado, poder, violência e novas tecnologias: um debate com a História e com o Ensino.. 2011. (Simpósio).

97.
XXI Ciclo de Debates em História Antiga.As novas tecnologias do espaço virtual e a construção de uma nova forma de escrita e de ensino da História Antiga. 2011. (Outra).

98.
XXVI Simpósio Nacional de História ? ANPUH. 2011. (Simpósio).

99.
XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Ensino de História e Novas Tecnologias: estado da arte no contexto brasileiro. 2011. (Outra).

100.
2° Colóquio de Educação e Mídias: Educação, Arte e Comunicação: interfaces.Co-criando na Web: novas possibilidades na prática docente e discente. 2010. (Outra).

101.
3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: redes sociais e aprendizagem.As Redes Sociais como possibilidade: uma nova forma de ensinar, aprender e divulgar o conhecimento histórico. 2010. (Simpósio).

102.
8º E-TIC: Mundos Virtuais e WEB 2.0 - Perspectivas para a educação. 2010. (Encontro).

103.
Colóquio Internacional Avesso da Paisagem: percepção artístico-urbana e dimensão sócio-espacial.. 2010. (Outra).

104.
Conferência ?I(E)migração no Brasil: do final do século XIX aos tempos da globalização? ? Profa. Dra. Ismênia Martins. 2010. (Outra).

105.
Debate ?Escravidão Nunca Mais ? Casos surpreendentes ontem e hoje?, na Fundação Biblioteca Nacional. 2010. (Outra).

106.
Debate ?Napoleão, o Imperador do Brasil?, na Fundação Biblioteca Nacional. 2010. (Outra).

107.
Debate ?O Poder do Café?, na Fundação Biblioteca Nacional. 2010. (Outra).

108.
Debate "Noel Rosa: história e poesia", na Fundação Biblioteca Nacional (FBN). 2010. (Outra).

109.
Fórum América ? O Brasil no Mundo: uma nova liderança? Política Externa para quê?. 2010. (Outra).

110.
I Colóquio de Política Nacional e Internacional ? A Retomada do Desenvolvimento e a Agenda das Ciências Sociais: Perspectivas do Século XXI. 2010. (Outra).

111.
I Fórum Municipal de Museus.. 2010. (Outra).

112.
III Jornada de Ciências Sociais IFCS/ UFRJ.A centúria do XIX e o advento do XX: temática racial, miscigenação e construção da identidade no pensamento brasileiro. 2010. (Outra).

113.
II Jornada O LIVRO: uma trajetória, na Fundação Biblioteca Nacional. 2010. (Outra).

114.
I Seminário Nacional ?Ensino de História e Diversidade: caminhos abertos pela Lei 11.645/2008?. 2010. (Seminário).

115.
IX Simpósio do Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC/ UFRJ). 2010. (Simpósio).

116.
Palestra ?Darwin Now no Mundo?. 2010. (Outra).

117.
Semana de História da PUC/ RJ.Entre potencialidades e possibilidades: um diálogo entre Ensino de História e a Rede Mundial de Computadores. 2010. (Outra).

118.
Seminário Arquivos da Ditadura e Democracia: a questão do acesso.. 2010. (Seminário).

119.
Seminário Internacional Brasil-França: Política e Gestão Cultural ? Olhares Cruzados.. 2010. (Seminário).

120.
Seminário Internacional Museus Nacionais e os desafios do contemporâneo. 2010. (Seminário).

121.
Seminário Internacional Violência e Democracia na América Latina. 2010. (Seminário).

122.
Seminário Nacional O Valor da História Hoje.. 2010. (Seminário).

123.
VI Encontro de Pesquisa de Graduação em História UFRJ/ IFCS.De São Paulo para o Rio, do Rio para o Brasil: José Olympio Pereira Filho na História Contemporânea brasileira. 2010. (Encontro).

124.
VI Encontro de Pesquisa de Graduação em História UFRJ/ IFCS.O ambiente virtual a favor do ensino: um exemplo no campo da História. 2010. (Encontro).

125.
V Semana de História da UNIRIO - Estado, Cultura e Representações de Poder..A cultura da rede ou a Cibercultura: desafios e possibilidades no Ensino de História. 2010. (Outra).

126.
XIV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: Memória e Patrimônio/ Simpósio Ensino de História: memória e identidades. 2010. (Encontro).

127.
XV Semana da Educação da UERJ - Memórias, Pesquisas e Práticas Pedagógicas: 60 anos da EDU-UERJ.O ensino frente aos novos tempos: memória, história e identidade no contexto digital. 2010. (Encontro).

128.
XX Ciclo de Debates em História Antiga - IFCS/ UFRJ.O antigo funde-se ao novo: o Ensino de História Antiga na Era Virtual. 2010. (Outra).

129.
XXX Encontro Nacional dos Estudantes de História.O Ensino de História sob os ditames de um novo pensar: memórias, saberes e práticas na Era do Digital. 2010. (Encontro).

130.
1º Encontro Nacional de Divulgação de História e Ciências Sociais.. 2009. (Encontro).

131.
III Jornada Brasil-Espanha/ O Plano Museológico ? Instrumento de Planejamento.. 2009. (Outra).

132.
IV Seminário Desafios do Ensino Médio - A Sorbonne e o Brasil.. 2009. (Seminário).

133.
Oficina de Ensino de História Memórias do Congado e História da Diáspora Africana: um exemplo para o ensino de História.. 2009. (Oficina).

134.
V Encontro de Pesquisa de Graduação em História UFRJ/ IFCS..O Futebol pela lógica infantil: as diferentes visões de uma mesma modalidade.. 2009. (Encontro).

135.
Congresso Internacional 1808: A Corte Portuguesa no Brasil.. 2008. (Congresso).

136.
Seminário Internacional 1968 ? 40 Anos Depois: Memória e História.. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, M. A. F.; GRINBERG, K. . Seminário Ensino de História da África, da Cultura Afro Brasileira e Indígena nas Escolas. 2016. (Outro).

2.
COSTA, M. A. F.; EGLER, T. T. C. . Seminário Educação, Rede e Cidade da Rede de Políticas Públicas de Educação (RPPE) ? Polo Lab Espaço. 2014. (Outro).

3.
COSTA, M. A. F.; GABRIEL, C. T. ; MONTEIRO, A. M. ; COSTA, W. ; RALEJO, A. S. ; FRAZAO, E. E. V. . I Seminário de Ensino de História nas Redes de Formação: impactos nas escolas públicas do Rio de Janeiro. 2013. (Outro).

4.
COSTA, M. A. F.; LESSA, F. S. ; BUSTAMANTE, R. M . XX Ciclo de Debates em História Antiga - IFCS/ UFRJ. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Silvio Nunes da Silva Júnior. Qual é a opinião dos alunos em relação a utilização da tecnologia nas aulas de Educação Física escolar. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Priscila Alves de Souza. Os games como ferramenta pedagógica para aulas de Educação Física em sala de aula. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Lorrayne Costa Tavares. O uso de tecnologias digitais nas aulas de Sociologia. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcella Albaine Farias da Costa.

2.
Cíntia Beñák de Abreu. A África através dos memes: perspectivas para uma escrita de aula. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcella Albaine Farias da Costa.

3.
Jaime Della Corte de Araujo. Os exergames como alternativa pedagógica para as aulas de Educação Física escolar com alunos de classes especiais. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcella Albaine Farias da Costa.

4.
Juberto de Oliveira Santos. Lúdico e Ensino de História: por uma prática mais dinâmica e transformadora. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcella Albaine Farias da Costa.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Adriana Lima Coelho. A Pedagogia de Projetos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcella Albaine Farias da Costa.

Orientações de outra natureza
1.
Diana Jane Barbosa da Silva. Artigo - O Carnaval carioca através de uma linha do tempo online para o Ensino da História (do século XIX até os dias atuais). 2016. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcella Albaine Farias da Costa.

2.
Luciano Martins Rodrigues. Atividades obrigatórias de estágio - licenciatura em História. 2016. Orientação de outra natureza - Colégio Integral Solar. Orientador: Marcella Albaine Farias da Costa.



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
COSTA, M. A. F.. Página Profa. Marcella Albaine - Educação e Tecnologia. 2017. (Rede social).



Outras informações relevantes


* O trabalho "O Projeto História para que te quero História: problematizando o conhecimento histórico escolar" foi selecionado para publicação na XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizada em outubro de 2013. 

** O trabalho "Entre conceitos e reflexões: conhecimento histórico escolar na contemporaneidade (2005-2012)" foi indicado à 2ª Fase da XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizada em novembro de 2012.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 8:40:48