Felipe Augusto Fernandes Borges

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3726142798236765
  • Última atualização do currículo em 14/11/2018


Professor do Instituto Federal do Paraná, Campus Pitanga (EBTT, área de Pedagogia). Doutor em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Educação e graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá. Participa dos grupos de pesquisa: Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP) da Universidade Estadual de Maringá e do grupo interinstitucional Educação, Cultura e História: Brasil, séculos XVI, XVII e XVIII (DEHSCUBRA). Desenvolve pesquisa nas áreas de Educação e História, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Educação, História da Educação, Companhia de Jesus, Império Português, Estado da Índia Portuguesa, Século XVI. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Felipe Augusto Fernandes Borges
Nome em citações bibliográficas
BORGES, Felipe A. F.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal do Paraná, Campus Pitanga.
Rua José de Alencar, 1080
Vila Planalto
85200000 - Pitanga, PR - Brasil
Telefone: (42) 998409902
URL da Homepage: http://pitanga.ifpr.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2018
Doutorado em História.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Jesuítas no "Estado da Índia": O Seminário de Santa Fé e o Colégio de São Paulo em Goa (1541-1558), Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Sezinando Luiz Menezes.
Palavras-chave: Colégio de São Paulo; Seminário de Santa Fé; Companhia de Jesus; Estado da Índia; Catequese e aportuguesamento.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.
2013 - 2015
Mestrado em Educação.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Educação e Catequese: missionários religiosos a serviço de Portugal no Estado da Índia (1499 a 1552),Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Célio Juvenal Costa.
Palavras-chave: Companhia de Jesus; Francisco Xavier; História da Educação; Índia; Padroado Real Português; Século XVI.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: História da Educação.
2009 - 2012
Graduação em Pedagogia - Lic. Plena.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Título: Educação Jesuítica no Oriente: o Padroado português na Índia (1499-1552).
Orientador: Célio Juvenal Costa.




Formação Complementar


2015 - 2016
SUPERA. (Carga horária: 150h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2015 - 2015
Organização Pedagógica em EaD. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2015 - 2015
Recursos Educacionais Abertos. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2013 - 2013
Conferência Nacional de Educação 2014 - CONAE. (Carga horária: 12h).
Prefeitura Municipal de Apucarana, PMA, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Educação, Ciência e Gênero. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em III Seminário de Educação Infantil. (Carga horária: 12h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Conferência "Temas em Educação" 2011. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2011 - 2011
Disseminadores de Educação Fiscal - PR. (Carga horária: 160h).
Escola de Administração Fazendária (Ministério da Fazenda), ESAF, Brasil.
2006 - 2008
CELEM - Língua Estrangeira Moderna (Espanhol). (Carga horária: 320h).
Núcleo regional de Educação de Apucarana/PR, NRE-APUCARANA, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal do Paraná, IFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná, Campus Pitanga. Área: Pedagogia

Atividades

07/2018 - Atual
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia da Educação
Fundamentos da Educação
05/2018 - Atual
Ensino, Interdisciplinaridade e Docência da Educação Básica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Currículo: fundamentos e concepções
História da Educação: uma perspectiva interdisciplinar

Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pedagogo, Carga horária: 40

Atividades

2015 - 04/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Paraná - Campus Avançado em Jandaia do Sul, .

Cargo ou função
Representante técnico-administrativo no Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas.
2015 - 04/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Paraná - Campus Avançado em Jandaia do Sul, .

Cargo ou função
Representante técnico-administrativo do Colegiado do Curso de Licenciatura em Computação.
03/2017 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Paraná - Campus Avançado em Jandaia do Sul, .

Cargo ou função
Representante técnico-administrativo suplente no Conselho Diretor do Campus Avançado em Jandaia do Sul.

Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Sistema UAB como tutor a distância do curso de Pedagogia a Distância da Universidade Estadual de Maringá.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Aluno, Enquadramento Funcional: Participação em Projeto de Pesquisa, Carga horária: 12

Atividades

03/2014 - 06/2014
Outras atividades técnico-científicas , NEAD - Núcleo de Educação a Distância, NEAD - Núcleo de Educação a Distância.

Atividade realizada
Tutor do curso de aprofundamento: Conteúdos Básicos de História.
03/2014 - 06/2014
Outras atividades técnico-científicas , NEAD - Núcleo de Educação a Distância, NEAD - Núcleo de Educação a Distância.

Atividade realizada
Tutor do curso de aprofundamento: Conteúdos Básicos de Língua Portuguesa.
03/2014 - 06/2014
Outras atividades técnico-científicas , NEAD - Núcleo de Educação a Distância, NEAD - Núcleo de Educação a Distância.

Atividade realizada
Tutor do curso de aprofundamento: Conteúdos Básicos de Matemática.

Faculdade Rhema, FACULDADE RHEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor do Curso de Licenciatura em Pedagogia.

Atividades

02/2018 - 05/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pedagogia e áreas de atuação; Didática Geral

Grupo Rhema Educação, RHEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2018
Vínculo: Professor eventual, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0
Outras informações
Professor de disciplinas variadas e orientador de trabalhos de conclusão de pós-graduação lato sensu. Disciplinas ministradas: Metodologia da Pesquisa Científica; Metodologia da Ação Docente; Metodologia da Ação Docente do professor Alfabetizador; Dinâmicas de Grupo; Indicadores de Qualidade na Educação Infantil; Financiamento da Educação no Brasil, entre outras.


Faculdade Apucarana Cidade Educação, FACED, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Atuação como professor de disciplinas do curso de Licenciatura em Pedagogia. Orientação de monografias de conclusão de curso.

Atividades

04/2013 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado no Ensino Médio (Formação de Docentes)
Fundamentos Teóricos-metodológicos do Ensino Fundamental e Médio
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
Tópicos Especiais em Educação

Autarquia Municipal de Educação de Apucarana, AME, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

09/2013 - 02/2014
Direção e administração, AME (Depto. de Educação), .

Cargo ou função
Coordenação Pedagógica.
01/2013 - 09/2013
Direção e administração, Escola Municipal Prof. Bento Fernandes Dias, .

Cargo ou função
Orientação Educacional.

Secretaria de Educação do Estado do Paraná (NRE Apucarana), SEED/PR, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24
Outras informações
Atuação nas disciplinas de História e Ensino Religioso para o ensino fundamental regular.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
Outras informações
Atuação na disciplina de Ensino Religioso no ensino fundamental regular e Sociologia na modalidade EJA.



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
O Seminário de Santa Fé e o Colégio de São Paulo de Goa: trajetórias de uma instituição portuguesa na Índia (1541-1558)
Descrição: No ano de 1541 é criado o Seminário de Santa Fé em Goa, Índia, em movimento liderado pelo então Vigário Geral, padre Miguel Vaz, e pelo franciscano padre Diogo de Borba. No ano posterior, 1542, acontece a chegada dos jesuítas em Goa e, paulatinamente, eles passam a participar nas atividades do Seminário, que acaba sendo totalmente entregue à Companhia de Jesus em 1547. Com a experiência adquirida frente ao Seminário de Santa Fé e com os colégios no reino lusitano, os jesuítas fundam, no ano seguinte, 1548, o Colégio de São Paulo, ao qual o Seminário fica anexo. O objetivo do projeto de pesquisa ora apresentado é compreender o processo e a dinâmica que resultou na criação do Colégio de São Paulo de Goa, bem como demonstrar que tal instituição foi um centro de disseminação da cultura europeia e de formação intelectual no Oriente. Pretendemos, ainda, compreender as dinâmicas de fundação do Seminário, a entrada dos jesuítas e posterior doação da instituição a eles, bem como a fundação e desenvolvimento das atividades do Colégio de São Paulo. Pretendemos compreender também as dinâmicas nas quais tais transições se inserem, bem como o papel destas instituições no projeto colonial português na Índia, sendo esta pesquisa inserida no contexto da História da Educação. O recorte temporal da pesquisa se situa entre os anos de 1541 e 1558. Tal recorte justifica-se sendo 1541 o ano de fundação da Confraria de Conversão à Fé e do Seminário de Santa Fé. A partir do trabalho no Seminário houve, em 1548, a fundação do Colégio de São Paulo e, ao fim da primeira década de existência deste, em 1558, aconteceu a ordenação do primeiro sacerdote nativo no âmbito do Colégio, o canarim André Vaz. A metodologia da pesquisa é a de análise bibliográfica, utilizando como categorias de análise os conceitos de aportuguesamento, catequese e religiosidade presentes em Paiva (2006; 2012). As fontes documentais a serem utilizadas na pesquisa são os volumes I, II, III e IV da Documenta Indica, organizados pelo padre jesuíta Joseph Wicki, e ainda os volumes I, II, III, IV, V e VI da Documentação para a História do Padroado Português do Oriente, organizados pelo padre António da Silva Rego..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
JESUÍTAS NO ORIENTE: O PADROADO PORTUGUÊS NO ESTADO DA ÍNDIA (1543-1554)
Descrição: O presente projeto objetiva identificar as características da ação jesuítica no chamado Padroado Português, especialmente destacando a atuação da Companhia de Jesus no Oriente. A união entre Estado e Igreja é fator inerente aos processos de expansão dos países ibéricos, sendo também latente em Portugal. Destacamos aqui o caráter insatisfatório, na avaliação da Coroa lusitana, no que diz respeito aos primeiros anos de missão catequética no Estado Português da Índia. Aborda-se, então, a chegada dos padres jesuítas a estas partes e as mudanças nas formas de evangelização empreendidas por essa nova ordem religiosa, bem como sua subsequente primazia ante as demais congregações presentes na Índia. As fontes para a pesquisa são os volumes 3, 4 e 5 da Documentação para a História das Missões do Padroado Português do Oriente, coligidas e anotas por Antonio Silva Rego, que compreendem os anos de 1543 a 1554, abordando a atuação portuguesa na Índia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
O Padroado Português nos séculos XV e XVI
Descrição: Este Projeto de Iniciação Científica objetiva identificar as características do chamado Padroado sob a autoridade dos reis portugueses, especialmente D. Manuel (1495-1521) e D. João III (1521-1557). Uma das tarefas das Coroas católicas, e da portuguesa portanto, era garantir a presença de padres católicos nos territórios de domínio lusitano, instaurando e garantindo um processo de expansão do cristianismo. O financiamento da empresa religiosa acarretava, em contrapartida, que os padres se tornassem súditos do rei português, para além de pertencerem a alguma sociedade religiosa. As fontes para a pesquisa são os dois primeiros volumes da Documentação para a História das Missões do Padroado Português do Oriente, coligidas e anotas por Antonio Silva Rego, que compreendem os anos de 1499 a 1543, abordando a atuação portuguesa na Índia..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2017
Aprovação em 1° lugar em processo seletivo para a área de Didática - EDITAL No 202/2016 ? PRORH/PSS, Universidade Estadual de Londrina.
2017
Aprovação em Concurso Efetivo para Docente de Pedagogia - Edital 15/2016, Instituto Federal do Paraná.
2014
Aprovação em concurso para Professor Pedagogo - DECRETO Nº 641/2015 publicado no Diário Oficial do Paraná, 06/Mar/2015 - Edição nº 9405, Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED/PR.
2014
Aprovação em 1º lugar no concurso para Pedagogo - Edital nº 413/2014, Universidade Federal do Paraná.
2012
Aprovação em concurso para Professor do ensino fundamental - EDITAL-AME N.º 07/2012, de 05 de março de 2012, Autarquia Municipal de Educação de Apucarana - PR.
2012
Aprovação em concurso para Professor do ensino fundamental - EDITAL-AME N.º 20/2012, de 26 de abril de 2012, Autarquia Municipal de Educação de Apucarana - PR.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BORGES, Felipe A. F.2016 BORGES, Felipe A. F.; COSTA, Célio Juvenal ; MENEZES, Sezinando Luiz . A Companhia de Jesus na Índia: um intento de comparação frente ao período dos primeiros missionários (1499-1552). Dimensões: Revista de História da UFES, v. 36, p. 312-334, 2016.

2.
BORGES, Felipe A. F.2016BORGES, Felipe A. F.. EDUCAÇÃO DO INDIVÍDUO PARA O SÉCULO XXI: O RELATÓRIO DELORS COMO REPRESENTAÇÃO DA PERSPECTIVA DA UNESCO. Revista Labor, v. 1, p. 12-30, 2016.

3.
MENEZES, Sezinando Luiz2016MENEZES, Sezinando Luiz ; COSTA, Célio Juvenal ; BORGES, Felipe A. F. ; SILVA, Saulo Henrique Justiniano . A companhia de Jesus e sua relação com os enclaves da expansão portuguesa. Revista de Humanidades (UNIFOR), v. 31, p. 314-330, 2016.

4.
BORGES, Felipe A. F.2015BORGES, Felipe A. F.. A EaD no Brasil e o Processo de Democratização do Acesso ao Ensino Superior: Diálogos Possíveis. EAD em Foco, v. 5, p. 75-94, 2015.

5.
BORGES, Felipe A. F.2015BORGES, Felipe A. F.; COSTA, Célio Juvenal ; MENEZES, Sezinando Luiz . Política, Cultura, Economia e Religião na expansão comercial portuguesa nos séculos XV e XVI. História e Culturas, v. 3, p. 41-69, 2015.

6.
BORGES, Felipe A. F.2012BORGES, Felipe A. F.. Educando para o Império: o Padroado Português na Índia (séculos XV e XVI). Revista Urutágua (Online), v. 26, p. 135-148, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
BORGES, Felipe A. F.. TOLERÂNCIA E PERSEGUIÇÃO NAS RELAÇÕES ENTRE CRISTÃOS E HINDUS EM GOA: A CONFRARIA DE CONVERSÃO À FÉ. In: BUENO, Andre; CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulceli; NETO, José Maria.. (Org.). Extremos Orientes. 01ed.UniãodaVitória/RiodeJaneiro: Edição Especial Sobre Ontens ? LAPHIS/UNESPAR, 2018, v. 01, p. 119-128.

2.
BORGES, Felipe A. F.; SILVA, Saulo Henrique Justiniano . Considerações históricas sobre as políticas de formação de professores no Brasil. In: BUENO, André; CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulceli; NETO, José Maria [org.]. (Org.). Um Pé de História: estudos sobre aprendizagem histórica.. 1ed.RioDeJaneiro/UniãoDaVitória: Edição Especial Ebook LAPHIS/Sobre Ontens, 2017, v. 1, p. 469-473.

3.
BORGES, Felipe A. F.; SILVA, Saulo Henrique Justiniano . O Colégio de São Paulo em Goa: notas preliminares sobre ciência, currículo e organização. In: BUENO, André; ESTACHESKI, Dulceli; CREMA, Everton; NETO, José Maria.. (Org.). Vários Orientes. 1ed.RioDeJaneiro/UniãoDaVitória: Edições Sobre Ontens/LAPHIS, 2017, v. 1, p. 141-152.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Saulo Henrique Justiniano ; BORGES, Felipe A. F. . SUA CABEÇA ERA DE FINO OURO, SEU PEITO E BRAÇOS DE PRATA, SEU VENTRE E QUADRIS DE BRONZE, SUAS PERNAS DE FERRO, SEUS PÉS METADE DE FERRO E METADE DE BARRO: AS METAMORFOSES DO IDEAL DE QUINTO IMPÉRIO EM PORTUGAL (SÉCULOS XV - XX). In: XXI Semana de História, VIII Fórum de Pós-Graduação em História e III Fórum de Licenciatura em História., 2016, Maringá. Anais da XXI Semana de História, VIII Fórum de Pós-Graduação em História e III Fórum de Licenciatura em História.. Maringá: UEM, 2016. v. 1. p. 1257-1267.

2.
BORGES, Felipe A. F.; SILVA, Saulo Henrique Justiniano . EDUCAÇÃO, CATEQUESE E ENSINO: MISSÕES DA COMPANHIA DE JESUS NA ÍNDIA (1542-1552). In: XXI Semana de História, VIII Fórum de Pós-Graduação em História e III Fórum de Licenciatura em História., 2016, Maringá. Anais da XXI Semana de História, VIII Fórum de Pós-Graduação em História e III Fórum de Licenciatura em História.. Maringá: UEM, 2016. v. 1. p. 458-472.

3.
BORGES, Felipe A. F.; COSTA, Célio Juvenal . Jesuítas no Oriente no século XVI: o Padroado Português no Estado da Índia. In: XXVII Simpósio Nacional de História da ANPUH, 2013, Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História da ANPUH, 2013.

4.
BORGES, Felipe A. F.; BORTOLOSSI, C. M. B. ; OLIVEIRA, N. C. ; COSTA, Célio Juvenal . Companhia de Jesus no século XVI e suas influências nos territórios Português, Indiano e Americano. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 2013, Maringá. Anais do VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 2013.

5.
BORGES, Felipe A. F.; BORTOLOSSI, C. M. B. ; OLIVEIRA, N. C. ; COSTA, Célio Juvenal . AS INFLUÊNCIAS JESUÍTICAS EM PORTUGAL E NO BRASIL NO SÉCULO XVI. In: XX Semana de Pedagogia da UEM - Novos Rumos & VIII Encontro de Pesquisa em Educação & I Jornada PARFOR, 2013, Maringá. Anais do XX Semana de Pedagogia da UEM - Novos Rumos & VIII Encontro de Pesquisa em Educação & I Jornada PARFOR, 2013.

6.
BORGES, Felipe A. F.; COSTA, Célio Juvenal . A Companhia de Jesus: Fundação e Primeiras Missões. In: XIX Semana de Pedagogia e VII Encontro de Pesquisa em Educação, 2012, Maringá. Anais da Semana de Pedagogia da UEM. Maringá: UEM, 2012. v. 1.

7.
BORGES, Felipe A. F.; COSTA, Célio Juvenal . Considerações acerca da política missionária da Companhia de Jesus no Oriente Português. In: XIX Semana de Pedagogia e VII Encontro de Pesquisa em Educação, 2012, Maringá. Anais da Semana de Pedagogia da UEM. Maringá: UEM, 2012. v. 1.

8.
BORGES, Felipe A. F.; COSTA, Célio Juvenal . Evangelização para o Império: Considerações acerca do Padroado Português nos séculos XV e XVI. In: V Congresso Internacional de História, 2011, Maringá. Anais do V Congresso Internacional de História, 2011.

9.
BORGES, Felipe A. F.; SILVA, Aline Aparecida da ; FELIX, Leiliane A. A. ; MOREIRA, Jani Alves da Silva . Políticas Públicas para formação de professores no Brasil: considerações históricas. In: XVIII Semana de Pedagogia da UEM, VI Encontro de Pesquisa em Educação, 2011, Maringá. Anais da Semana de Pedagogia da UEM, 2011.

10.
BORGES, Felipe A. F.; COSTA, Célio Juvenal . Educação e cultura no expansionismo português dos séculos XV e XVI. In: XVIII Semana de Pedagogia da UEM, VI Encontro de Pesquisa em Educação, 2011, Maringá. Anais da Semana de Pedagogia da UEM, 2011.

11.
BORGES, Felipe A. F.; COSTA, Célio Juvenal ; MENEZES, Sezinando Luiz . O Padroado Português nos Séculos XV e XVI. In: V Encontro de Pesquisa em Educação, XVII Semana de Pedagogia da UEM, III Jornada de Gestão Escolar. 2010., 2010, Maringá. Anais da Semana de Pedagogia da UEM, 2010., 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BORGES, Felipe A. F.; SASSI, J. C. M. ; LACANALLO, L. . "Todo mundo fala que aqui é a pior sala": Breve análise dos processos de Rotulação e Estigmatização de alunos no curso de Formação de Docentes em nível médio.. In: I Encontro do PIBID/UEM, 2012, Maringá. Anais do I Encontro do PIBID/UEM., 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA PRIMO, S. C. ; MELO, Daniela ; IURKIVI, R. ; NASCIMENTO, M. M. do ; ZORZI, J. C. ; BORGES, Felipe A. F. . Pedagogia Social: um debate necessário. In: IV ENCONTRO CIENTÍFICO DE INOVAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2018, PITANGA. ANAIS DO IV ENCONTRO CIENTÍFICO DE INOVAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO. Pitanga: IFPR, 2018. v. 01. p. 98-98.

2.
BORGES, Felipe A. F.; SILVA, Saulo Henrique Justiniano . COLÉGIO DE SÃO PAULO EM GOA: CONSIDERAÇÕES PARCIAIS DE PESQUISA. In: VIII Congresso Internacional de História, 2017, Maringá. Caderno de Resumos do VIII Congresso Internacional de História. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2017. v. 1. p. 53-54.

3.
SILVA, Saulo Henrique Justiniano ; BORGES, Felipe A. F. . MESSIANISMO, MILENARISMO E PROFETISMO A CONSTRUÇÃO DO MESSIANISMO RÉGIO PORTUGUÊS (SÉC. XV E XVI). In: VIII Congresso Internacional de História, 2017, Maringá. Caderno de Resumos do VIII Congresso Internacional de História. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2017. v. 1. p. 60-60.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA PRIMO, S. C. ; MELO, Daniela ; IURKIVI, R. ; NASCIMENTO, M. M. do ; ZORZI, J. C. ; BORGES, Felipe A. F. . Pedagogia Social: um debate necessário. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BORGES, Felipe A. F.. A inclusão na História da Educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, Saulo Henrique Justiniano ; BORGES, Felipe A. F. . SUA CABEÇA ERA DE FINO OURO, SEU PEITO E BRAÇOS DE PRATA, SEU VENTRE E QUADRIS DE BRONZE, SUAS PERNAS DE FERRO, SEUS PÉS METADE DE FERRO E METADE DE BARRO: AS METAMORFOSES DO IDEAL DE QUINTO IMPÉRIO EM PORTUGAL (SÉCULOS XV - XX). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BORGES, Felipe A. F.; SILVA, Saulo Henrique Justiniano . EDUCAÇÃO, CATEQUESE E ENSINO: MISSÕES DA COMPANHIA DE JESUS NA ÍNDIA (1542-1552). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BORGES, Felipe A. F.; COSTA, Célio Juvenal . Jesuítas no Oriente no século XVI: o Padroado Português no Estado da Índia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BORGES, Felipe A. F.; BORTOLOSSI, C. M. B. ; OLIVEIRA, N. C. ; COSTA, Célio Juvenal . AS INFLUÊNCIAS JESUÍTICAS EM PORTUGAL E NO BRASIL NO SÉCULO XVI. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BORGES, Felipe A. F.; BORTOLOSSI, C. M. B. ; OLIVEIRA, N. C. ; COSTA, Célio Juvenal . Companhia de Jesus no século XVI e suas influências nos territórios Português, Indiano e Americano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BORGES, Felipe A. F.; SASSI, J. C. M. ; LACANALLO, L. . "Todo mundo fala que aqui é a pior sala": Breve análise dos processos de Rotulação e Estigmatização de alunos no curso de Formação de Docentes em nível médio.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
BORGES, Felipe A. F.; COSTA, Célio Juvenal . A Companhia de Jesus: fundação e primeiras missões. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BORGES, Felipe A. F.; COSTA, Célio Juvenal . Considerações acerca da política missionária da Companhia de Jesus no Oriente Português. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BORGES, Felipe A. F.; COSTA, Célio Juvenal . Evangelização para o Império: Considerações acerca do Padroado Português nos séculos XV e XVI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
BORGES, Felipe A. F.; FELIX, Leiliane A. A. ; SILVA, Aline Aparecida da ; MOREIRA, Jani Alves da Silva . Políticas Públicas para formação de professores no Brasil: considerações históricas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
BORGES, Felipe A. F.; COSTA, Célio Juvenal . Educação e cultura no expansionismo português dos séculos XV e XVI. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BORGES, Felipe A. F.; COSTA, Célio Juvenal ; MENEZES, Sezinando Luiz . O padroado Português nos séculois XV e XVI. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BORGES, Felipe A. F.. I Mesa Redonda do Curso de Pedagogia da Faculdade Rhema - Saberes do Pedagogo na Contemporaneidade. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
BORGES, Felipe A. F.. Desafios de fazer pesquisa no IFPR. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
BORGES, Felipe A. F.. Página do Facebook - LEIP. 2013. (Rede social).

2.


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
MENEZES, Sezinando Luiz; BORGES, Felipe A. F.; SILVA, Saulo Henrique Justiniano. Participação em banca de DHIANCARLLY FODRA GONÇALES. CRISTÃOS NOVOS NO BRASIL: SUA HISTÓRIA DE ASSIMILAÇÃO E SOBREVIVÊNCIA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História e Humanidades) - Universidade Estadual de Maringá.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NUNES, Meire Aparecida Lóde; LIMEIRA, Nathalia Barbosa; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Aline Alves do Carmo Landim.O Brincar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

2.
FAUSTINO, Rosângela Célia; QUADROS, Raquel dos Santos; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Angélica Silva de Moraes Colla.O DESENVOLVIMENTO DAS FORMAS DE ENSINO PARA ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

3.
COSTA, Leila Pessôa da; RODRIGUES, Adriana Aparecida; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Camila Garcia Rodrigues.A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E ESCRITA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

4.
RUBIM, Sandra Regina Franchi; SANTOS, Neuza Batista dos; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Caroline do Nascimento Santos.A Importância do Lúdico na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

5.
LIMA, Raymundo de; CONCEIÇÃO, Kevin Silva Santos; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Cintia Teixeira Bueno.A Ludicidade como método contra a indisciplina. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
MOURA, Kethlen Leite de; VENDRAME, Cristiane Batistioli; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Debora de Oliveira.USO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

7.
SERCONEK, Giselma Cecília; PENATI, Marisa Morales; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Debora Mauricio Gomes Queiroz dos Santos.A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

8.
COSTA, Leila Pessôa da; RODRIGUES, Adriana Aparecida; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Eliana Maia.Estratégias de Leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

9.
MOURA, Kethlen Leite de; VENDRAME, Cristiane Batistioli; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Eliane Viana da Silva.A IMPORTÂNCIA DA MODALIDADE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

10.
FELIPE, Delton Aparecido; PALMIERRI, Adriana de Oliveira Chaves; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Elidiane Regina Delsasso.SOROBAN COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ARITMÉTICA DO DEFICIENTE VISUAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

11.
NEGRI FILHO, Paulo; GIRALDELLI, T. R. M.; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Giselle Agostini Randi Oliveira.MÚSICA COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL (3-5 ANOS): PERSPECTIVAS E DESAFIOS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

12.
LIMA, V.; MÁXIMO, Maria José; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Greici Ribeiro.A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

13.
NEGRI FILHO, Paulo; GIRALDELLI, T. R. M.; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Janaina Picoloto.O PAPEL DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

14.
MALAVASI, Silvana; COELHO, Gizeli Fermino; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Josineia Tavares Lins.BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE DUAS DIFERENTES GERAÇÕES. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

15.
NUNES, Meire Aparecida Lóde; SANTOS, Neuza Batista dos; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Jucelia Alves da Cruz.PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Uma possibilidade metodológica para o desenvolvimento integral da criança. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

16.
FELIPE, Delton Aparecido; QUADROS, Raquel dos Santos; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Kamilla Stati Angelo.PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DO PROFESSOR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

17.
DIAS, Ivone Aparecida; COELHO, Gizeli Fermino; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Loana Cristhina de Oliveira.A LITERATURA INFANTIL COMO UMA ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

18.
FELIPE, Delton Aparecido; QUADROS, Raquel dos Santos; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Luana Cristina Souza Pontara.A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO E NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

19.
LACANALLO, L.; PENATI, Marisa Morales; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Maria de Lourdes de Figueiredo.A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

20.
LACANALLO, L.; OTOJUJI, Mayse; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Naiara Mello de Menezes.A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

21.
MALAVASI, Silvana; COELHO, Gizeli Fermino; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Priscila Ziroldo de Franca.A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA COMO MÉTODO DE APRENDIZAGEM PARA AS SÉRIES INICIAIS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

22.
COSTA, Leila Pessôa da; RODRIGUES, Adriana Aparecida; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Raquel Camilo de Oliveira Faé.A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAIS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

23.
MAIO, Eliane Rose; PALMIERRI, Adriana de Oliveira Chaves; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Regiane Mota.GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NO AMBIENTE ESCOLAR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

24.
MAIO, Eliane Rose; QUADROS, Raquel dos Santos; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Renata Galerani.A SEXUALIDADE COMO DIREITO DAS PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

25.
NEGRI FILHO, Paulo; GIRALDELLI, T. R. M.; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Rosana Paula da Rosa.A MÚSICA COMO FONTE DE BRINCADEIRAS LÚDICAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

26.
SERCONEK, Giselma Cecília; PENATI, Marisa Morales; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Roseli Gonçalves Sampaio.O BRINCAR COMO ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

27.
DIAS, Ivone Aparecida; COELHO, Gizeli Fermino; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Roseli Simone Mello de Farias.A MÚSICA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

28.
MAIO, Eliane Rose; PALMIERRI, Adriana de Oliveira Chaves; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Sorineide Correia Godinho.GÊNERO, EDUCAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA IDADE ESCOLAR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

29.
KOEPSEL, E. C. N.; SARACHE, Mariana Vieira; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Suzana Aparecida Petrico.INDISCIPLINA ESCOLAR: A NECESSIDADE DE ENCONTRAR UM CULPADO PARA ESSE CONTRATEMPO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

30.
MOURA, Kethlen Leite de; VENDRAME, Cristiane Batistioli; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Tatiane Amancio.EDUCAÇÃO DO CAMPO: PROCESSOS E LUTAS CONTRA A PRECARIEDADE PARA UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

31.
NUNES, Meire Aparecida Lóde; SANTOS, Neuza Batista dos; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Thiago Leite Gomes.A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

32.
NEGRI FILHO, Paulo; GIRALDELLI, T. R. M.; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Vanessa Aparecida da Silva Vieira.IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

33.
FELIPE, Delton Aparecido; PALMIERRI, Adriana de Oliveira Chaves; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Vivian Alves da Silva.Dificuldade de Aprendizagem: um olhar para o processo de identificação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - Lic. Plena) - Universidade Estadual de Maringá.

34.
KOEPSEL, E. C. N.; MÁXIMO, Maria José; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Vivian de Oliveira Duarte.VIOLÊNCIA ESCOLAR: FATORES EXTERNOS E INTERNOS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual de Maringá.

35.
OKUMOTO, Denize; RECH, Marta G.; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Luana Tayara Kohut de Oliveira dos Santos.Educação: contribuições sociais para avanços educacionais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação.

36.
PIEDADE, J. A. M.; OKUMOTO, Denize; BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Daiany Cristina Correia.Psicomotricidade e sua influência na educação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação.

37.
BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Kátia Ap. de Oliveira Lourenço Gomes Vicente.Atuação do PROERD na escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação.

38.
BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Romideval Antonio de Oliveira.Por que não ensinar LIBRAS para alunos do Ensino Fundamental I?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação.

39.
BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Raquel Pereira Fagundes.Resgate dos conceitos da educação como formação humana no Referencial da Educação Integral Contemporânea. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação.

40.
BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Ana Cláudia Cirili Linardi e Silva.Acompanhamento pedagógico nas séries iniciais do aluno com Dislexia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação.

41.
BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Priscila Grasiela de Oliveira.Lipman e a Comunidade de Investigação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação.

42.
BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Adriana Presôto.Alfabetização: um olhar sobre a teoria de Emília Ferreiro e Ana Teberoski. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação.

43.
BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Fabíola fernanda Favareto.A timidez na sala de aula. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação.

44.
BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Paula da Silva Barrozo.A influência do lúdico no desenvolvimento da criança na educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação.

45.
BORGES, Felipe A. F.. Participação em banca de Angélica Cláudia da Silva.Dificuldade na escrita: transtornos psicomotores que acarretam a disgrafia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Encontro Científico de Inovação, Pesquisa e Extensão.Pedagogia Social: um debate necessário. 2018. (Encontro).

2.
1º Simpósio Eletrônico Internacional de História Oriental.O Colégio de São Paulo em Goa: Notas preliminares sobre ciência, currículo e organização. 2017. (Simpósio).

3.
3º Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História.CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL. 2017. (Simpósio).

4.
XXI Semana de História, VIII Fórum de Pós-Graduação em História e III Fórum de Licenciatura em História. EDUCAÇÃO, CATEQUESE E ENSINO: MISSÕES DA COMPANHIA DE JESUS NA ÍNDIA (1542-1552). 2016. (Congresso).

5.
II SIMDES - II Simpósio do Dehscubra - Espaço, Cultura e Instituições no Império Português dos séculos XVI ao XVIII.Jesuítas no Oriente no século XVI: o Padroado Português no Estado da Índia. 2013. (Encontro).

6.
VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. Companhia de Jesus no século XVI e suas influências nos territórios Português, Indiano e Americano. 2013. (Congresso).

7.
XXVII Simpósio Nacional de História da ANPUH.Jesuítas no Oriente no século XVI: o Padroado Português no Estado da Índia. 2013. (Simpósio).

8.
I Encontro do PIBID/UEM."Todo mundo fala que aqui é a pior sala": Breve análise dos processos de Rotulação e Estigmatização de alunos no curso de Formação de Docentes em nível médio.. 2012. (Encontro).

9.
XI Seminário Nacional de Educação Integral. 2012. (Seminário).

10.
XIX Semana de Pedagogia na UEM & VII Encontro de Pesquisa em Educação.Considerações acerca da política missionária da Companhia de Jesus no Oriente Português. 2012. (Encontro).

11.
V Congresso Internacional de História. Evangelização para o Império: Considerações acerca do Padroado Português nos séculos XV e XVI. 2011. (Congresso).

12.
XVIII Semana de Pedagogia da UEM, VI Encontro de Pesquisa em Educação.Educação e cultura no expansionismo português dos séculos XV e XVI. 2011. (Encontro).

13.
V Encontro de Pesquisa em Educação, XVII Semana de Pedagogia da UEM, III Jornada de Gestão Escolar. 2010..O Padroado Português nos séculos XV e XVI. 2010. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BORGES, Felipe A. F.; SILVA, Saulo Henrique Justiniano . Simpósio Temático: DE CEUTA A TIMOR: EDUCAÇÃO, CULTURA E RELIGIOSIDADE NO IMPÉRIO PORTUGUÊS (SÉC. V ? XIX) - XXI Semana de História , no VIII Fórum de Pós-Graduação em História e III Fórum de Licenciatura em História. 2016. (Congresso).

2.
BORGES, Felipe A. F.. II Feira de Cursos e Profissões. 2015. .



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ilda da Costa Silva. Dificuldade de Aprendizagem: um olhar para a aquisição da escrita na Alfabetização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação. Orientador: Felipe Augusto Fernandes Borges.

2.
Eliane Aparecida Lage. Família desestruturada: uma das causas da indisciplina escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação. Orientador: Felipe Augusto Fernandes Borges.

3.
Ana Cláudia Mesquita. A importância da afetividade: o desenvolvimento integral do ser humano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação. Orientador: Felipe Augusto Fernandes Borges.

4.
Elaine Correia. Dificuldade de aprendizagem nos anos iniciais na área de matemática: a criança com discalculia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação. Orientador: Felipe Augusto Fernandes Borges.

5.
Kely Cristina Carvalho. Ensino Religioso nas escolas públicas com foco na formação do docente. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação. Orientador: Felipe Augusto Fernandes Borges.

6.
Aline da Silva Souza. Síndrome de Asperger no âmbito escolar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação. Orientador: Felipe Augusto Fernandes Borges.

7.
Juliane Lusia da Silva. Escola e família: a importância na aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação. Orientador: Felipe Augusto Fernandes Borges.

8.
Pâmela Alves. A importância do lúdico na escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação. Orientador: Felipe Augusto Fernandes Borges.

9.
Patrícia Aparecida da Silva. Como avaliar na educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação. Orientador: Felipe Augusto Fernandes Borges.

10.
Meire Helen Pavan. A observação e avaliação na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação. Orientador: Felipe Augusto Fernandes Borges.

11.
Regina Lediane de Almeida Macedo. A importância da brinquedoteca no ambiente hospitalar. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação. Orientador: Felipe Augusto Fernandes Borges.

12.
Daiane Aparecida C. de M. de Carvalho. Educação de jovens e adultos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação. Orientador: Felipe Augusto Fernandes Borges.

13.
Bianca de Lima Câmara. Afetividade: relação professor-aluno na Educação Inclusiva. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação. Orientador: Felipe Augusto Fernandes Borges.

14.
Daniela Lins Pontes. Afetividade: relação professor-aluno na aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação. Orientador: Felipe Augusto Fernandes Borges.

15.
Fernanda Quintiliano da Silva. Alfabetização e suas descobertas: uma abordagem aos processos de leitura e escrita. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação. Orientador: Felipe Augusto Fernandes Borges.

16.
Alice Gomes. Avaliação na educação infantil: avaliar ou examinar?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação. Orientador: Felipe Augusto Fernandes Borges.

17.
Luciana Folk. O adolescente, a escola e a família. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação. Orientador: Felipe Augusto Fernandes Borges.

18.
Joice Priscila de Oliveira. O desenvolvimento da criança. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação. Orientador: Felipe Augusto Fernandes Borges.

19.
Iara Regiane Borges da Silva. Criança e estrutura emocional: os caminhos que levam ao desenvolvimento emocional. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Apucarana Cidade Educação. Orientador: Felipe Augusto Fernandes Borges.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA PRIMO, S. C. ; MELO, Daniela ; IURKIVI, R. ; NASCIMENTO, M. M. do ; ZORZI, J. C. ; BORGES, Felipe A. F. . Pedagogia Social: um debate necessário. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BORGES, Felipe A. F.. Desafios de fazer pesquisa no IFPR. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 3:50:27