Danielle Rodrigues Silveira Teles Luz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8619201666890501
  • Última atualização do currículo em 10/05/2018


Possui Mestrado em História Social e graduação em História pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-2014). Atuou como bolsista graduando do Projeto Pibid/Capes/Uerj do Sub Projeto de História, no período de 2011 a 2013. Atualmente integra o corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, dedicando-se as seguintes temáticas: Ditadura Militar nos livros didáticos de História e Memória. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Danielle Rodrigues Silveira Teles Luz
Nome em citações bibliográficas
SILVEIRA, Danielle Rodrigues


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em História Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: O Papel do Livro Didático de História na construção da(s) memória(s) sobre a Ditadura Militar,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Helenice Aparecida Bastos Rocha.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
2009 - 2014
Graduação em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: APRENDER E BRINCAR: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NAS AULAS DE HISTÓRIA.
Orientador: Helenice Aparecida Bastos Rocha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.




Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVEIRA, Danielle Rodrigues. História do Tempo presente e livro didático: os sujeitos da ditadura Militar nos livros didáticos de História.. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. Lugares dos Historiadores: Velhos e Novos Desafios, 2015.

2.
SILVEIRA, Danielle Rodrigues. Intertextualidade e Memória Social: As vozes que compõem as narrativas sobre a Ditadura Militar no Livro Didático de História. In: IV Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em História Social: Poder, Identidades e Ensino de História., 2015, São gonçalo. V Seminário Interno do PPGHS: "Poder, Identidades e Ensino de História"., 2015.

3.
DEZIDERIO, Diego ; SILVEIRA, Danielle Rodrigues . Memória e HIstória: a África nos livros didáticos 10 anos após a Lei 10.639/03. In: Semana de História Política | Seminário Nacional de História: política, cultura e sociedade, 2014, Rio de Janeiro. Semana de História Política | Seminário Nacional de História: política, cultura e sociedade. Rio de Janeiro: UERJ, 2014. v. 1. p. 762-773.

4.
SILVEIRA, Danielle Rodrigues; SILVA, B. T. R. . Jogos em sala de aula: informar ou ensinar?. In: Encontro nacional perspectivas do ensino de História, 2012, Campinas. Ensino de História: memórias, sensibilidades e produção de saberes, 2012.

5.
SILVEIRA, Danielle Rodrigues; SILVA, B. T. R. . Vivência Escolar. In: Encontro Regional de História, 2012, São Gonçalo. Oficio do Historiador: Ensino e Pesquisa, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVEIRA, Danielle Rodrigues. História do Tempo presente e livro didático: os sujeitos da ditadura Militar nos livros didáticos de História. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianópolis. XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015.

2.
SILVEIRA, Danielle Rodrigues. Intertextualidade e Memória Social: As vozes que compõem as narrativas sobre a Ditadura Militar no Livro Didático de História. In: IV Seminário Interno do PPGHS: 'Poder, Identidades e Ensino de História'., 2015, São gonçalo. IV Seminário Interno do PPGHS: "Poder, Identidades e Ensino de História"., 2015.

3.
SILVEIRA, Danielle Rodrigues; SILVA, B. T. R. ; DEZIDERIO, Diego . Critério de Relevância: Incentivo a escrita discente.. In: Semana de Inicioação Científica - Uerj Sem muros, 2013, Rio de Janeiro. Uerj Sem muros, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVEIRA, Danielle Rodrigues. Intertextualidade e Memória Social: As vozes que compõem as narrativas sobre a Ditadura Militar no Livro Didático de História.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SILVEIRA, Danielle Rodrigues. História do Tempo presente e livro didático: os sujeitos da ditadura Militar nos livros didáticos de História.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SILVEIRA, Danielle Rodrigues. Intertextualidade e Memória Social: As vozes que compõem as narrativas sobre a Ditadura Militar no Livro Didático de História. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 19:21:40