Marcus Guilherme Pinto de Faria Valadares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0860935013120688
  • Última atualização do currículo em 19/02/2018


Doutor em Estudos Linguísticos - área de Linguística Aplicada - pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). É mestre em Comunicação Social ? Interações Midiáticas ? pela PUC-MG (2011) e Especialista em Ensino de Línguas Mediado por Computador (2011) pela UFMG. Possui bacharelado em Comunicação Social ? Jornalismo - pela Universidade Fumec (2008), licenciatura em Letras ? Língua Inglesa e suas Literaturas ? pela UFMG (2009) e Língua Portuguesa e Espanhola (2016) pela Universidade de Uberaba. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Letras e Linguística Aplicada, interessando-se pelos seguintes temas: Linguagem e Tecnologia, Ambiente Digital, Mídias Digitais, Cultura Livre, Gêneros Digitais, Interação mediada por computador, Educação a Distância, Ensino/Aprendizagem mediado por Novas Tecnologias, Ensino/Aprendizagem de Língua Materna e Língua Estrangeira, Alfabetização e Letramento, Bilinguismo, Aquisição de Primeira e Segunda Língua, Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcus Guilherme Pinto de Faria Valadares
Nome em citações bibliográficas
VALADARES, M. G. P. F.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Padrões Emergentes de Dominância Linguística em Português e Inglês: o impacto de práticas socioculturais de letramento (digital) na amplitude lexical de brasileiros falantes de inglês como L2, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Ricardo Augusto de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2009 - 2011
Mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
Título: Vídeos Confessionais do Youtube: abordagem de um dispositivo biopolítico,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: André Guimarães Brasil.
Palavras-chave: biopolítica; subjetividade; dispositivo; visibilidade; confição.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2011 interrompida
Especialização interrompida em 2012 em Psicopedagogia. (Carga Horária: 420h).
Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais, FEAD, Brasil.
Título: Não definido.
Ano de interrupção: 2012
2009 - 2011
Especialização em Ensino de Línguas Mediado pelo Computador. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Curso online de escrita acadêmica em inglês.
2017
Graduação em andamento em Pedagogia.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2016 - 2017
Graduação em Letras - Português e Espanhol.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2005 - 2009
Graduação em Licenciatura em Língua Inglesa e suas literaturas.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2004 - 2008
Graduação em Comunicação Social.
Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
Título: Literatura da Realidade: as interfaces jornalismo/literatura na construção do testemunho de Operación Masacre, de Rodolfo Walsh.
Orientador: Luiz Henrique Barbosa.




Formação Complementar


2016 - 2016
El uso del texto literario en la clase de Español. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2016 - 2016
EBI Teacher Development. (Carga horária: 20h).
Escolas Bilíngues Internacionais, EBI, Brasil.
2015 - 2015
Língua Espanhol B1.3. (Carga horária: 40h).
Instituto Cervantes, IC, Brasil.
2011 - 2011
Treinamento de professor. (Carga horária: 17h).
MAI English, MAI, Brasil.
2011 - 2011
Alemão A1.3. (Carga horária: 45h).
Cultura Alemã, ., Brasil.
2011 - 2011
A2.1. (Carga horária: 45h).
Cultura Alemã, ., Brasil.
2010 - 2010
Curso II de Língua Alemã.. (Carga horária: 48h).
Cultura Alemã, ., Brasil.
2010 - 2010
Curso I de Língua Alemã. (Carga horária: 48h).
Cultura Alemã, ., Brasil.
2009 - 2009
Contemporary issues in Literacy education. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2004 - 2006
Inglês - treinamento para o CPE (Cambridge). (Carga horária: 240h).
Cultura Inglesa, CULTURA INGLESA, Brasil.
2004 - 2005
Teacher's course. (Carga horária: 170h).
Centro Cultural Anglo Americano, CCAA, Brasil.
1996 - 2003
Inglês (básico ao avançado). (Carga horária: 780h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.
2000 - 2002
Língua Espanhola (básico ao avançado). (Carga horária: 315h).
Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor / Tutor, Carga horária: 8
Outras informações
Membro da equipe executora do Projeto IngRede (Inglês em Rede), coordenado pela Profª Drª Junia de Carvalho Fidelis Braga e pela Profª Drª Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva. Atuação nas disciplinas de graduação: Inglês Instrumental I (60 horas) e Inglês Instrumental II (60 horas). 1/2013 e 2/2013 Inglês Instrumental I (60 horas) e Inglês Instrumental II (60 horas). 1/2014 e 2/2014 Inglês Instrumental I (60 horas) e Inglês Instrumental II (60 horas). 1/2015 Linguística Aplicada - Ferramentas Digitais no Ensino de Línguas (60 horas). 2/2015 Linguística Aplicada - Desenvolvimento de Habilidades orais de inglês mediado por computador. (60 horas). 1/2016 Linguística Aplicada - Estudos Temáticos de Língua e Linguística Inglesa (60 horas) - 2/2016

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: membro do projeto Taba Eletrônica

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: membro bolsista do projeto Taba Eletrônica

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Aluno de iniciação científica


Centro de Extensão da Faculdade de Letras, CENEX, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: servidor, Enquadramento Funcional: servidor / professor, Carga horária: 20
Outras informações
Inglês (todos os níveis) e Business English (Inglês empresarial)


Instituto Educacional Manoel Pinheiro, IEMP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 14
Outras informações
Professor de Língua Inglesa do Fundamental II (6º, 7º e 8º anos) e do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries).


Colégio Inter Ação, -, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: professor de língua inglesa, Carga horária: 6
Outras informações
Professor de Língua Inglesa dos 1°, 2º e 3º anos do Ensino Médio.


Centro Pedagógico, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário
Outras informações
Educação de jovens e adultos Orientadora: Dr. Míria Gomes de Oliveira. (Faculdade de Educação - UFMG)


MAI English, MAI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: professor de inglês, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 4
Outras informações
Habilitado pela franqueadora a lecionar para todos os níveis.


CEL LEP, CEL LEP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: professor de língua inglesa, Carga horária: 10


Universidade FUMEC, FUMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: aluno, Enquadramento Funcional: aluno bolsista, Carga horária: 10


Zanol Cultural Instite LTDA, ZANOL, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professor estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 4


Colégio Santo Agostinho, CSA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 35
Outras informações
Professor de Língua Inglesa do Ensino Fundamental (8º e 9° anos) e Ensino Médio (1ª série). Professor de Língua Inglesa da modalidade bilíngue - 1º a 4º anos do Ensino Fundamental 1 (Escolas Bilíngues Internacionais). Professor substituto do Ensino Infantil de 05 de junho a 06 de julho, atuando nos 1° e 2º períodos e no 1º ano. Orientador de Iniciação Científica do projeto 2ª Milha - 40h

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de língua inglesa, Carga horária: 38
Outras informações
Professor do Ensino Fundamental - 8º e 9º anos. Professor do Ensino Médio - 1ª e 2ª séries. Níveis A2, B1 e B2. Professor do projeto Amplus na disciplina de bilinguismo.


Instituto das Letras, IL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Inglesa, Carga horária: 4


Faculdade Pedro II, FaP II, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do curso de Letras, Carga horária: 6
Outras informações
Disciplinas: Língua Inglesa IV. Língua Inglesa VI.

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina: Língua Inglesa 2.



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
PRATICAS SOCIAIS DA LINGUAGEM MEDIADAS PELA TECNOLOGIA (LINGTEC)
Descrição: Descrição: O projeto tem por objetivo estudar as práticas sociais da linguagem e aprendizagem mediadas pela tecnologia, com ênfase nas tecnologias digitais. O projeto acolhe estudos sobre a interação mediada por computador; gêneros textuais virtuais e os novos letramentos; práticas pedagógicas em ambientes virtuais; e experiências de aprendizagem mediada por computador..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Intermapas - Estudos Empíricos de Mapeamentos de Semântica, Sintaxe e Fonologia em Segunda Língua
Descrição: O grupo intermapas tem reunido pesquisadore e estudantes interessados nos seguintes temas: (1) descrição de manifestações do conhecimento da gramática de línguas não maternas e de seu uso para o processamento da linguagem e para o engajamento em situações comunicativas; e (2) testagem de hipóteses de natureza linguística e cognitiva que explicam e explicitam tais manifestações. Os integrantes do grupo abordam estes objetos através de metodologias empíricas e experimentais, em diálogo com vários quadros teóricos sobre a organização global da linguagem humana, sobre o bilinguismo e sobre a aquisição de segunda língua. Da trajetória de pesquisas reunidas no grupo surgiram dissertações e teses, capítulos de livros, artigos em periódicos científicos e comunicações de trabalhos em eventos científicos nacionais e internacionais. Uma tônica mais recente do grupo é a consolidação de redes de colaborações interdisciplinares, em âmbito nacional e internacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
A intelectual cosmopolita: a escritora contemporânea na aldeia global
Descrição: Projeto geral: O projeto se propõe a analisar, sob um viés comparatista, obras de escritoras contemporâneas de língua inglesa que vivenciam uma nova configuração do espaço político, cultural e sócio-econômico e, consequentemente, abordam em suas obras os fenômenos da globalização e do cosmopolitismo da atualidade, sob uma perspectiva de gênero. Pretende ainda analisar o papel da intelectual contemporânea no cenário atual, discutindo como os movimentos da contemporaneidade afetam e são afetados pelas relações de gênero. Entre as categorias e subtemas para análise dessa produção discursiva que explora os sujeitos femininos em um movimento de trânsito no mundo global, serão abordados, entre outros, a quebra de modelos dicotômicos de comportamento de personagens femininos e masculinos, a relação das mulheres com a comida e os alimentos, a poética das traduções culturais, a política do corpo na contemporaneidade, os conceitos de lar e comunidade, a noção de cidadania no mundo global e cosmopolita, as memórias relembradas e fabricadas e, principalmente, as possíveis formas de agenciamento imperadas pelos sujeitos femininos. PROJETO ESPECÍFICO - INICIAÇÃO CIENTÍFICA - "O mundo fragmentado de The Western Horizon" Destoando-se de imagens bem definidas no imaginário geral, o narrador é capaz de criar uma Austrália híbrida e heterogênea, apresentando mulheres, imigrantes e seus descendentes de maneira nada convencional, rodeando-nos de múltiplas sensações e experiências que nos atravessam e ajudam-nos a compor uma ?realidade? cada vez mais plural e polifônica. (A pesquisa é orientada pela professora Drª Sandra Regina Goulart Almeida. O trabalho é parte da pesquisa da professora, chamada "A intelectual cosmopolita: a escritora contemporânea na aldeia global" - Grupo de pesquisa: O discurso de autoria feminina nas literaturas de língua inglesa.).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Gramática da violência: uma análise da construção dos contos e das reportagens publicados entre 1965 e 1967 por Rodolfo Walsh
Descrição: Descrever os procedimentos de construção dos contos e de parte dos textos jornalísticos publicados por Rodolfo Walsh nos anos 60 e analisar de que maneira a violência de Estado, nas múltiplas formas que assumiu no século XX, põe sob tensão as diferentes estrtatégias discursivas que estruturam os textos. PROJETO ESPECÍFICO - INICIAÇÃO CIENTÍFICA - Literatura da realidade: reflexão e análise das interfaces entre jornalismo e a literatura nas reportagens de Rodolfo Walsh Este trabalho tem como objetivo perscrutar as reportagens de Rodolfo Walsh, à luz do jornalismo literário e da Literatura de Testemunho latino-americana e da Shoah. A idéia é desmistificar o Novo Jornalismo como um movimento inovador na história do jornalismo literário e elucidar a importante presença do mesmo na América Latina. Entretanto, a junção entre jornalismo e literatura, pelo menos no caso do trabalho desse autor não se colocará como uma derivação ou cópia do modelo estadunidense, mas como uma forma distinta. Longe de buscarem a complexidade gratuita, as técnicas da literatura serão usadas no texto walshiano para problematizar a realidade política da época e denunciar a barbárie da ditadura argentina..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2008
Possibilidades de resistência criativa na internet: os programas p2p e os recentes enfrentamentos da teoria da Comunicação
Descrição: O estudo está voltado para as condições do exercício das subjetividades a partir da frequentação aos programas p2p na internet. Dessa forma, são questionados alguns conceitos ainda presentes na teoria da comunicação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Marcus Guilherme Pinto de Faria Valadares - Integrante / Claudia Chavez Fonseca - Integrante / Rodrigo Fonseca e Rodrigues - Coordenador.Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa - Bolsa.


Projetos de extensão


2010 - Atual
TABA Eletrônica
Descrição: A Taba Eletrônica é um projeto de extensão com foco na utilização de recursos tecnológicos para interação, aprendizagem e desenvolvimento de materiais didáticos. A Taba Eletrônica surge como uma comunidade de prática que busca promover a aproximação do professor com a tecnologia e explorar alternativas de disseminação de informações e de construção compartilhada de conhecimento na sala de aula . ATaba Eletrônica é um projeto itinerante que oferece um conjunto de oficinas ministradas por seus colaboradores. O projeto é financiado pelo Ministério da Educação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Anais do Evidosol/Ciltec-online
2013 - Atual
Periódico: Anais do UEADSL
2013 - Atual
Periódico: Texto Livre


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Avançado - Effective operational Proficiency C1, TOEFL ITP - ETS.
2016
Diploma de Español como Lengua Extranjera - DELE - B2, Instituto Cervantes.
2016
Diploma de Español como Lengua Extranjera - DELE - B2, Instituto Cervantes.
2009
Diploma de Español como lengua extranjera - DELE - B1, Instituto Cervantes, Ministerio de Educación y Ciencia, Universidad de Salamanca (España).
2008
2° lugar -Prêmio Institucional de Iniciação Científica - Universidade Fumec 2008, Universidade Fumec.
2005
Level 1 certificate in English (ESOL), University of Cambridge (ESOL examinations).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VALADARES, M. G. P. F.2014 VALADARES, M. G. P. F.. A biobolítica hoje: tecnologia, imagem e produção de subjetividade. Texto Livre, v. 7, p. 116-129, 2014.

2.
VALADARES, M. G. P. F.2014VALADARES, M. G. P. F.; MURTA, C. A. . PRINCÍPIOS DE APRENDIZAGEM DE JOGOS ELETRÔNICOS: GAMEFICANDO A AULA DE LÍNGUAS. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, v. 13, p. 41-61, 2014.

3.
VALADARES, M. G. P. F.2013VALADARES, M. G. P. F.. A verdade de si e as narrativas confecionais: do Eu clássico ao Eu midiático. Comunicação & Inovação (Online), v. v14, p. 57, 2013.

4.
VALADARES, M. G. P. F.2011 VALADARES, M. G. P. F.. Vídeos confessionais do YouTube: Análise de um dispositivo. Mediação (Belo Horizonte), v. 13, p. 49-72, 2011.

5.
VALADARES, M. G. P. F.2010 VALADARES, M. G. P. F.. Participação nas redes sociotécnicas: potência e controle. Mediação (Belo Horizonte), v. 11, p. 59-69, 2010.

6.
VALADARES, M. G. P. F.2009VALADARES, M. G. P. F.. Literatura da realidade: as interfaces jornalismo / literatura na construção do testemunho de Operación Masacre, de Rodolfo Walsh. Revista Anagrama (USP), v. ano 3, p. 1-11, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
VALADARES, M. G. P. F.. Youtube: condições de resistência e criatividade na Internet. In: Rodrigo Fonseca e Rodrigues [et. al.]. (Org.). Iniciação Científica - Monografias da Universidade Fumec. Belo Horizonte: Saitec Editoração, 2008, v. , p. 249-263.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VALADARES, M. G. P. F.; RIGHI, L. F. ; QUEIROZ, P. ; COSTA, L. C. L. . Bares: alegria dos mineiros. Hoje em dia, p. 7, 25 set. 2007.

2.
VALADARES, M. G. P. F.. Dos shoppings tradicionais aos populares. O ponto, 01 nov. 2006.

3.
VALADARES, M. G. P. F.; QUEIROZ, P. ; RIGHI, L. F. . Empresas contra o estresse. O ponto, Belo Horizonte, 01 set. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VALADARES, M. G. P. F.; MURTA, C. A. . Aplicativos móveis para aprendizagem de línguas: Duolíngo e Sentence Builder. In: XIII Evidosol e X Ciltec online, 2016, Belo Horizonte. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Belo Horizonte, 2016. v. 5.

2.
VALADARES, M. G. P. F.; MURTA, C. A. ; MORAES FILHO, W. B. . Possibilidades pedagógicas do minecraft: incorporando jogos comerciais na educação. In: EVIDOSOL / CILTEC - online, 2015, Belo Horizonte. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Belo Horizonte, 2015. v. 4.

3.
VALADARES, M. G. P. F.. Vídeo confessional do youtube: análise de um dispositivo. In: EVIDOSOL / CILTEC - online, 2014, Belo Horizonte. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2014. v. 3.

4.
VALADARES, M. G. P. F.; MURTA, C. A. . Princípios de aprendizagem em jogos eletrônicos educacionais. In: Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, 2014, Belo Horizonte. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, 2014. v. 2.

5.
ALMEIRA, L. R. ; VALADARES, M. G. P. F. . O processamento do pronome objeto de terceira pessoa no português brasileiro: variedade popular em extinção?. In: VI Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2014, Rio de Janeiro. Revista Philologus - Suplemento: Anais do VI SINEFIL. Rio de Janeiro, 2014. v. 20. p. 623-634.

6.
VALADARES, M. G. P. F.; MURTA, C. A. . O Facebook como ambiente virtual de aprendizagem. In: Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, 2013, Belo Horizonte. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2013. v. 2.

7.
VALADARES, M. G. P. F.. Letramentos na Era Digital: o uso do software Audacitycomo ferramenta pedagógica na produção de podcasts. In: Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, 2013, Belo Horizonte. Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, 2013. v. 1.

8.
VALADARES, M. G. P. F.; MURTA, C. A. . NOVAS TECNOLOGIAS DE MEDIAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO EXTENSÃO DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA. In: Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online, 2012, Belo Horizonte. Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2012. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, R. F. E. ; FONSECA, C. C. ; VALADARES, M. G. P. F. ; CARVALHO, V. P. ; COSTA, L. C. L. ; LACERDA, C. V. P. . Possibilidades de resistência criativa na internet: os programas person-to-person (P2P) e os recentes enfrentamentos da Teoria da Comunicação. In: 6º Seminário de pesquisa e iniciação científica, 2008, Belo Horizonte. 6º Seminário de pesquisa e iniciação científica, 2008. v. 6. p. 96-97.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUZA, R. A. ; VALADARES, M. G. P. F. ; VENTURELLI, J. L. ; NASCIMENTO, E. . Estudo de Validação de um questionário de uso de línguas para bilíngues brasileiros. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
VALADARES, M. G. P. F.. Aprendizagem de L2, contato linguístico e bilinguismo em práticas de letramento em contextos midiatizados. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
VALADARES, M. G. P. F.; MURTA, C. A. . Aplicativos móveis de aprendizagem de línguas: Duolingo e Sentence Builder. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
VALADARES, M. G. P. F.. Padrões emergentes de dominância linguística: o impacto das novas tecnologias em práticas sociais de letramento de bilíngues brasileiros. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VALADARES, M. G. P. F.. Padrões emergentes de dominância linguística com brasileiros falantes do inglês como L2. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
VALADARES, M. G. P. F.; SANTANA, C. A. . O impacto das TICs na experiência bilíngue de brasileiros usuários de alemão como L2. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SOUZA, R. A. ; VALADARES, M. G. P. F. ; VENTURELLI, J. L. ; NASCIMENTO, E. . Validating a Survey of Language Use Questionnaire for L2 users Immersed in the L1. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
VALADARES, M. G. P. F.; MURTA, C. A. . Possibilidades pedagógicas do Minecraft: incorporando jogos comerciais na educação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
VALADARES, M. G. P. F.. Padrões emergentes de dominância com brasileiros falantes do inglês como L2. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
VALADARES, M. G. P. F.. Vídeo confessional do youtube: análise de um dispositivo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
VALADARES, M. G. P. F.; MURTA, C. A. . Princípios de Aprendizagem em Jogos Eletrônicos Educacionais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
VALADARES, M. G. P. F.; MURTA, C. A. . O Facebook como ambiente virtual de aprendizagem: liberdade e reapropriação no contexto educacional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
VALADARES, M. G. P. F.. Letramentos na era digital: o uso do software Audacity como ferramenta pedagógica na produção de podcasts. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
VALADARES, M. G. P. F.; MURTA, C. A. . Novas Tecnologias de Mediação e Comunicação como extensão da escola contemporânea. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
VALADARES, M. G. P. F.; FONSECA, C. C. ; RODRIGUES, R. F. E. . Possibilidades de resistência criativa na Internet: os programas person-to-person (P2P) e os recentes enfrentamentos da teoria da comunicação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
VALADARES, M. G. P. F.. Literatura da realidade: reflexão e análise das interfaces entre jornalismo e literatura na construção do testemunho de 'Operación Masacre', de Rodolfo Walsh. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
VALADARES, M. G. P. F.. 'Operación Masacre': violência e testemunho. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
VALADARES, M. G. P. F.. Parecerista ad hoc e Comissão Científica do 'Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online'. 2017.

2.
VALADARES, M. G. P. F.. Comissão de Avaliação de Artigos e Comissão Científica dos Anais do XIII Evidosol e X Ciltec online. 2016.

3.
VALADARES, M. G. P. F.. Moderador/Coordenador do XIII Evidosol e X Ciltec online. 2016.

4.
VALADARES, M. G. P. F.. Comissão Científica do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre: UEADSL.2. 2016.

5.
VALADARES, M. G. P. F.. Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia v9. 2016.

6.
VALADARES, M. G. P. F.. Comissão de avaliadores do XII Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e IX Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2015.

7.
VALADARES, M. G. P. F.. Tradutor do evento 'XI EVIDOSOL / VIII CILTEC - online'. 2014.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BARBOSA, L. H.; VALADARES, M. G. P. F.. Participação em banca de Juliana Linhares Brant Reis. O uso da telenovela como ferramenta de ensino aprendizagem. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência do Ensino Superior) - Universidade FUMEC.

2.
VALADARES, M. G. P. F.; BARBOSA, L. H.. Participação em banca de Rúbia Alfenas Panadés. Brincando com o saber: a utilização do lúdico no processo de ensino-aprendizagem. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Psicopedagogia) - Universidade FUMEC.

3.
VALADARES, M. G. P. F.; BARBOSA, L. H.. Participação em banca de Miriam Alves de Aragão Avela. Dificuldades de Aprendizagem na Leitura e escrita na educação infantil. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Psicopedagogia) - Universidade FUMEC.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUZA, R. A.; ORFANO, B. M.; VALADARES, M. G. P. F.. Participação em banca de Lara Kimberly Pedra Barbosa.A study of age of onset and self-assessed proficiency among Brazilian L2 users. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SANTOS, S. E. O.; XAVIER, J. P.; VALADARES, M. G. P. F.. Participação em banca de Anderson Ronald Marques Barreiros.Porque ensinar inglês por meio da literatura: um panorama dos gêneros literários nas aulas de Língua Inglesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Faculdade Pedro II.

3.
VALADARES, M. G. P. F.; BURNS, T. L.; SANTOS, M. L.. Participação em banca de Augusto de Castro.The Lyrics of Frank Zappa and the Politics of Empire. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade Federal de Minas Gerais.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre: UEADSL 2014.2. 2014. (Congresso).

2.
Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre: UEADSL 2012.2. 2013. (Congresso).

3.
Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre: UEADSL 2011.2. 2011. (Congresso).

4.
VIII Evidosol / V CILTEC-online. 2011. (Congresso).

5.
Cambridge Day 2010. 2010. (Outra).

6.
VI Evidosol e III Ciltec - online. 2010. (Congresso).

7.
COMPÓS 2009. 2009. (Congresso).

8.
Connecting with your students (palestra). 2009. (Outra).

9.
III Encontro Nacional sobre Hipertexto. 2009. (Congresso).

10.
Palestra Gilles Lipovetsky. 2009. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Hamylle Braga Pinto Coelho / Maria Elisa da Silva Campos. Nas trilhas do instagram: espetáculo, subjetividade e intimidade nas redes sociotécnicas. 2017. Iniciação Científica - Colégio Santo Agostinho. Orientador: Marcus Guilherme Pinto de Faria Valadares.



Outras informações relevantes


- - - Membro do Grupo Estudos em Tecnologias de Mediação e Experiências Multilíngues (Grupo TecMEM) - coordenador: Dr. Ricardo Augusto de Souza - 2°/2009 - 12/2010.

- - -Responsável pela prova de inglês do processo seletivo do programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (2009) da UFMG.

- - -Aprovado em terceiro lugar no concurso para professor de inglês do Cefet MG / Campus Divinópolis. EDITAL DE HOMOLOGAÇÃO N 108/2010.

- - -Aprovado em terceiro lugar no concurso para professor de inglês do Cefet MG / Campus Belo Horizonte. Edital de Homologação N 055/2011.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 12:25:32