Claudia Celencina Carvalho de Miranda

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6826913513829209
  • Última atualização do currículo em 05/10/2018


Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/1999). Possui Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (CESIR/1995) e Psicomotricidade (UNESA/1991). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/1986). Atualmente é Professora Convidada da Universidade Castelo Branco (UCB), do Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG), da Faculdade Integrada A Vez do Mestre (AVM/UCAM), do Child Behavior Institute of Miami (CBI of Miami), ministrando aulas em cursos de Pós-Graduação Lato Sensu; Coordenadora do Curso de Pedagogogia e Professora de Ensino Superior da Fundação Educacional Campograndense/Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FEUC/FIC), ministrando aulas na Graduação de Pedagogia e cursos de Licenciaturas e na Coordenadoria de Extensão, Pós Graduação e Pesquisa (CEPOPE). Coordenadora de Área (Pedagogia) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES-FEUC/FIC). Professor II aposentada da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (PCRJ), onde exerceu, por trinta e dois anos, diferentes funções, como docente, Coordenadora Pedagógica e Diretora Adjunta de Unidade Escolar. Em 2013 exerceu a função de Orientadora de Estudos e, em 2014, a de Formadora, no Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) - MEC/UFRJ. Atua em Consultório Particular, com intervenção clínica em Psicopedagogia e Psicomotricidade, além de Consultoria/Supervisão na área Educacional e de Saúde. Palestrante e Dinamizadora de Oficinas. Tem experiência nas áreas de Educação/Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação especial, educação inclusiva, currículo, gestão educacional, leitura/escrita, letramento, terapia psicomotora e transtornos de aprendizagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudia Celencina Carvalho de Miranda
Nome em citações bibliográficas
MIRANDA, C. C. C.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdades Integradas Campo-Grandenses, Faculdades Integradas Campo-Grandenses.
Estrada da Caroba, 685
Campo Grande
23085590 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 34088484
URL da Homepage: http://www.feuc.br/


Formação acadêmica/titulação


1996 - 1998
Mestrado em Educação.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: O QUE DIZEM AS LETRAS? O INÍCIO DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA EM PORTADORES DA SÍNDROME DO DOWN",Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: IZABEL DA COSTA NEVES FERREIRA.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação; Ensino Especial; Linguagem escrita.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
Setores de atividade: Educação.
1993 - 1995
Especialização em SÓCIO-PSICOMOTRICIDADE / PSICOPEDAGOGIA. (Carga Horária: 744h).
CENTRO DE ESTUDOS SIMONNE RAMAIN - NÚCLEO RAMAIN-THIERS, CESIR, Brasil.
Título: O OLHAR PSICOPEDAGÓGICO E PSICOMOTOR SOBRE A PRIMEIRA INFÂNCIA.
1991 - 1992
Especialização em PSICOMOTRICIDADE. (Carga Horária: 405h).
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
1983 - 1986
Graduação em PEDAGOGIA.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
1980 - 1982
Ensino Médio (2º grau).
Instituto de Educação Governador Roberto Silveira, IEGRS, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2010
Extensão universitária em Formação Continuada em Mídias na Educação. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Castelo Branco (Diamantina-MG), UCB, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Professor Curso Pós-Graduação (Lato Sensu) - Especialização em Psicopedagogia. Disciplinas ministradas: Psicogênese da Leitura e Escrita (em 2003) e Dificuldades de Aprendizagem (em 2004).


Universidade Castelo Branco (Montes Claros-MG), UCB, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Professor Curso Pós-Graduação (Lato Sensu) - Especialização em Educação Infantil e Educação Especial. Disciplina ministrada: Projeto Político-Pedagógico e Adaptações Curriculares.


Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Professor curso Pós-Graduação (Lato Sensu) - Especialização em Engenharia de Custos. Disciplina ministrada: Metodologia da Pesquisa.


Universidade Estácio de Sá (Governador Valadares-MG), UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professos Convidado
Outras informações
Professor Curso Pós-Graduação (Lato Sensu) - Especialização em Análise de Sistemas com Enfoque em Internet. Disciplina ministrada: Metodologia da Pesquisa.


Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Professor - Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) - Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Disciplina ministrada: Psicogênese da Linguagem Escrita.


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor II - MM7, Carga horária: 45

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Função Gratificada Direção Adjunta, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Função Gratificada Coordenação Pedagógica, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1993 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cedida por convênio APAE/RIO, Carga horária: 40
Outras informações
Cedida por convênio para Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE/RIO. Atividades desenvolvidas: - Pedagoga do Centro Psicopedagógico Professor La-Fayette Côrtes (CPPLC); - Assessora Pedagógica da Instituição; - Coordenadora das Oficinas Psicopedagógicas.


Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação LTDA, CENSUPEG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional Disciplinas ministradas: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional Disciplinas ministradas: - Psicopedagogia e Aprendizagem da Linguagem Matemática; - Psicopedagogia e Aprendizagem da Linguagem Oral e Escrita

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Especialização em Neuropsicopedagogia. (Unidade: São Luiz/MA) Disciplina ministrada: Altas Habilidades.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Especialização em Neuropsicopedagogia. (Unidade: Carangola/MG) Disciplina ministrada: Altas Habilidades.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. (Unidade: Jacarepaguá/RJ) Disciplina ministrada: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. (Unidade: Angra dos Reis/RJ) Disciplina ministrada: Psicopedagogia e Aprendizagem da Linguagem Escrita.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. (Unidade: Maricá/RJ) Disciplina ministrada: Psicopedagogia e Aprendizagem da Linguagem Escrita.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. (Unidade: Niterói/RJ) Disciplina ministrada: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. (Unidade: Macaé/RJ) Disciplina ministrada: Psicopedagogia e Aprendizagem da Linguagem Escrita..

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. (Unidade: Governador Valadares/MG) Disciplina ministrada: Psicopedagogia e Aprendizagem da Linguagem Escrita.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional. (Unidade: Campo Grande/RJ) Disciplina ministrada: Atuação Psicopedagógica.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Especialização em Educação Infantil. (Unidade: Paraty/RJ) Disciplina ministrada: Literatura Infantil: contos de fadas, clássicos, contemporâneos e contação de histórias.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Especialização em Educação Infantil. (Unidade: Itajubá/MG) Disciplina ministrada: Literatura Infantil: contos de fadas, clássicos, contemporâneos e contação de histórias.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Especialização em Neuropsicopedagogia. (Unidade: Campo Grande/RJ) Disciplina ministrada: Altas Habilidades.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Especialização em Neuropsicopedagogia. (Unidade: Campo Grande/RJ) Disciplina ministrada: Metodologia da Pesquisa.


Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
INSTITUTO A VEZ DO MESTRE/AVM ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL. Disciplinas ministradas: - Avaliação e Intervenção Psicopedagógica na Escola. - Avaliação Psicopedagógica Clínica. - Supervisão Clínica. - Jogos na Clínica Psicopedagógica. - Diagnóstico Diferencial. ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: Disciplina Ministrada: - Princípios Metodológicos da Educação Inclusiva.


Fundação Educacional Unificada Campograndense, FEUC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Curso Pedagogia, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do NDE, Carga horária: 4
Outras informações
Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE).

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do NAAD, Carga horária: 2
Outras informações
Membro do Núcleo de Atendimento e Apoio ao Discente e Docente (NAAD).

Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do CEPPEX, Carga horária: 2
Outras informações
Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (CEPPEX).

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Visitante Pós-Graduação/Especializa
Outras informações
Professora Curso Especialização COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E SUPERVISÃO ESCOLAR. Disciplina ministrada: - Atuação do Coordenador Pedagógico Professora Curso Especialização PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL. Disciplina ministrada: - Fundamentos da Epistemologia Convergente.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador de área do PIBID, Carga horária: 8
Outras informações
Professora Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência - PIBID - Pedagogia. CAPES/MEC.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do NESAP, Carga horária: 4
Outras informações
Membro do Núcleo de Estudos e Assessoramento Pedagógico (NESAP).

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 24
Outras informações
GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA. Disciplinas ministradas: - Educação Especial e Inclusiva; - Didática Geral; -Avaliação Educacional; - Educação Não-Escolar; - Política e Gestão nas Organizações; - Informática Educativa; - Prática Docente nos Anos Iniciais; - Educação de Jovens e Adultos; - Organização do Trabalho Pedagógico; - O conhecimento científico; - Epistemologia da Pedagogia; - Aspectos Antropológicos da Educação; - Elaboração de Projeto; - Alfabetização e Letramento; - Estágio Orientado I, II e III; - Psicologia da Educação; - Psicologia Social; - Educação Brasileira;

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Vice-Coordenadora Curso Pedagogia, Carga horária: 8


Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Participante Grupo de Pesquisa, Carga horária: 4
Outras informações
Grupo de Pesquisa Espaço de Saberes - GRUPES O GRUPES tem como propósito principal estudar, pesquisar e produzir conhecimentos acerca dos temas: Linguagem, Educação de Jovens e Adultos e Formação de Professores. O mote do grupo, além de tomar os temas Linguagem e EJA como frentes de investigação, será baseado na crença da importância de produzir pesquisas dialógicas, comprometidas social e eticamente com os participantes e com todos os envolvidos no processo de desenvolvimento de estudos científicos. Nesse sentido, o grupo em questão terá como fundamento o estreitamento com os diferentes espaços educacionais, mas principalmente terá a escola pública como seu foco de interesse. Os referencias teóricos metodológicos do GRUPES basear-se-ão nos fundamentos sócio históricos que concebem o homem enquanto sujeito que se faz homem por intermédio da cultura e da linguagem. Esta última compreendida como forma de expressão e comunicação que intermedia o pensamento e a produção de conhecimento, sendo este um direito humano. Nesse sentido, assumimos um posicionamento claro e diretivo: o direito ao conhecimento que se faz com a humanidade e para ela, contudo fundamentado nas relações democráticas do direito de aprender de todos. As atividades do GRUPES também estarão alicerçadas no compartilhamento e no diálogo do que se pensa e do que se faz não somente no interior do grupo, mas na relação com os demais grupos, pessoas e universidades..


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Formação de Formadores no Programa do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) - Linguagem - no município do Rio de Janeiro, em parceria com a UFRJ-FE.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 4
Outras informações
Orientador de Estudos de Professores Alfabetizadores no Programa do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) - Linguagem - no município do Rio de Janeiro, em parceria com a UFRJ-FE.


Associação Educacional Padre Anchieta, MV1, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientadora Educacional, Carga horária: 12
Outras informações
Acompanhamento Pedagógico e de Orientação Educacional para alunos da 5a à 8a série do 1o grau e Serviço de Orientação Vocacional para alunos do 2o grau.


Consultório Particular Psicopedagogia e Psicomotricidade, PSICOPED, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 8
Outras informações
Atividades exercidas: - Intervenções terapêuticas em Psicopedagogia Clínica, Psicomotricidade e Terapia Psicomotora (crianças, adolescentes e adultos): deficiência motora, déficit de atenção (TDA/HI), Transtornos Específicos de Aprendizagem (TEA), instabilidade emocional, dificuldades de relacionamento e socialização, lesão neurológica, estimulação global ? prevenção. - Educação Especial e Inclusiva (deficiências e transtornos do neurodesenvolvimento) - Orientação Vocacional (abordagem clínica) - Supervisão teórica/prática a profissionais de diversas áreas - Consultoria e Supervisão Educacional


Child Behavior Institute of Miami, CBI OF MIAMI, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional Disciplinas ministradas: - A Psicopedagogia Institucional e Clínica - Teoria e Prática - A Psicopedagogia e as Inteligências Múltiplas



Projetos de extensão


2017 - Atual
Curso Preparatório para o ENADE e Outros Concursos
Descrição: Projeto desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2017, contará com aulas temáticas aos sábados sobre conteúdos de base comum e sub-projetos de aulas específicas para os cursos de Bacharelado em Sistemas e Informação e Licenciatura em Computação, Letras - Inglês, Letras - Português, Letras - Espanhol, Matemática, Ciências Sociais, História, Pedagogia e Geografia. As aulas e oficinas são transcorridas aos sábados nas Faculdades Integradas Campo-Grandenses, são gratuitas para os alunos concluintes da Instituição. Além das atividades presenciais, foi desenvolvido Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para apresentação de vídeo-aulas, fórum, materiais complementares e simulados...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2018 - Atual
Programa de Iniciação Científica
Descrição: O PIC tem por por por finalidade fomentar o pensamento científico e iniciação à pesquisa dos dos estudantes de ensino superior da Instituição, destinando-se aos discentes que se destacam nos cursos da graduação e possuem interesse em dar prosseguimento às atividades de pesquisa. Criação do Laboratório de Práticas Inclusivas (LPI), núcleo de acessibilidade da Instituição, para aportes teóricos, técnicos e práticos, destinados ao público-alvo da educação especial, matriculados nas diversas etapas de escolarização da Fundação Educacional Campograndense (FEUC) - educação básica e superior..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Claudia Celencina Carvalho de Miranda - Coordenador.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: KHÓRA REVISTA TRANSDICIPLINAR


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Intervenção Terapêutica.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Tratamento e Prevenção Psicológica/Especialidade: Treinamento e Reabilitação.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2017
Classificada em 11o lugar no Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto (Área Fundamentos da Educação), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
1996
Aprovada em Processo Seletivo do Curso de Mestrado em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
1985
Aprovada em Concurso Público para Professor II, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - PCRJ.
1984
Aprovada em Concurso Público para Professor II, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - PCRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
MIRANDA, C. C. C.; OLIVEIRA, L. A. ; OLIVEIRA, L. A. DE ; SANTOS, C. R. dos . Dar-se ao encontro: diálogos entre linguagem e matemática na formação docente do pacto. In: CONSTANT, E. (org.); NASSER, L. (org.); SANTOS, W. (org.). (Org.). Educação em movimento: artigos e relatos de experiências do Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa no Rio de Janeiro em 2014. 1ed.Rio de Janeiro: Faculdade de Educação da UFRJ, 2015, v. 1, p. 122-136.

Apresentações de Trabalho
1.
MIRANDA, C. C. C.; MIRANDA, C. C. C. . Educação Especial e Universidade: Desafios e Perspectivas para Inclusão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
MIRANDA, C. C. C.. O QUE DIZEM AS LETRAS? A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA POR PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA MENTAL. 1999.


Demais tipos de produção técnica
1.
MIRANDA, C. C. C.. MEDIAÇÃO PARA DIVERSIDADE - Módulo: Comunicação Alternativa e Ampliada. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MIRANDA, C. C. C.. EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MIRANDA, C. C. C.. O PROFESSOR E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: FORMAÇÃO, PRÁTICAS E LUGARES. 2015. (Palestra).

4.
MIRANDA, C. C. C.. INCLUSÃO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: GARANTINDO O ACESSO E PERMANÊNCIA, COM QUALIDADE E APRENDIZAGENS. 2015. (Palestra).

5.
MIRANDA, C. C. C.. DO BE-A-BA AOS GÊNEROS DISCURSIVOS: NOVOS OLHARES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO. 2015. (Palestra).

6.
MIRANDA, C. C. C.. NO MUNDO DO FAZ-DE-CONTA, QUEM CONTA UM CONTO, ENCANTA E ALFABETIZA. 2015. (Palestra).

7.
MIRANDA, C. C. C.. O PAPEL DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. 2014. (Palestra).

8.
MIRANDA, C. C. C.. ALAFABETIZAÇÃO: NUMERAMENTO E LETRAMENTO - PRÁTICAS EDUCATIVAS DO COTIDIANO. 2014. (Mesa Redonda).

9.
MIRANDA, C. C. C.. IDENTIDADES DOCENTES - O TRABALHO COM OS PROJETOS ESTRATÉGICOS DA SME/RJ. 2014. (Palestra).

10.
MIRANDA, C. C. C.. O LINHO E A LINHA NO TECIDO DE UMA COLCHA DE RETALHOS - IDENTIDADES DOCENTES EM COMPOSIÇÃO. 2013. (Mesa Redonda).

11.
MIRANDA, C. C. C.. PEDAGOGIA DE PROJETOS. 2010. (Palestra).

12.
MIRANDA, C. C. C.. A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA EM JOVENS E ADULTOS E AS ADAPTAÇÕES CURRICULARES. 2010. (Palestra).

13.
MIRANDA, C. C. C.. APRENDIZAGEM DA PESSOA DEFICIENTE. 2008. (Palestra).

14.
MIRANDA, C. C. C.. CLASSES HOSPITALARES - RESSIGNIFICANDO O OLHAR. 2007. (Dinamização de Oficina).

15.
MIRANDA, C. C. C.. EDUCAÇÃO INCLUSIVA - UMA ALTERNATIVA ÀS ESCOLAS PARTICULARES. 2006. (Palestra).

16.
MIRANDA, C. C. C.. QUEM É A CRIANÇA ESPECIAL?. 2006. (Mesa Redonda).

17.
MIRANDA, C. C. C.. CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ATIVIDADE DE ESTÁGIO. 2005. (Palestra).

18.
MIRANDA, C. C. C.. DEFICIÊNCIA MENTAL: ESTIMULAÇÃO E ABORDAGEM PEDAGÓGICA. 2003. (Mesa Redonda).

19.
MIRANDA, C. C. C.. A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA NA ÁREA DA DEFICIÊNCIA MENTAL. 2002. (Palestra).

20.
MIRANDA, C. C. C.. ALFABETIZAR E LETRAR: UM DESAFIO NA EDUCAÇÃODOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. 2002. (Dinamização de Oficina).

21.
MIRANDA, C. C. C.. METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO - ENFOQUE À DEFICIÊNCIA MENTAL. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

22.
MIRANDA, C. C. C.. ALFABETIZAÇÃO. 2001. (Dinamização de Oficina).

23.
MIRANDA, C. C. C.. A PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA E O DEFICIENTE MENTAL. 2000. (Palestra).

24.
MIRANDA, C. C. C.. PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ESCRITA. 2000. (Palestra).

25.
MIRANDA, C. C. C.. ESTABELECENDO LIMITES SEM CULPA. 1999. (Palestra).

26.
MIRANDA, C. C. C.. O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E OS FATORES QUE FACILITAM A CONSTRUÇÃO DA INTELIGÊNCIA. 1999. (Mesa Redonda).

27.
MIRANDA, C. C. C.. O PORTADOR DE DEFICIÊNCIA MENTAL E A APRENDIZAGEM SISTEMATIZADA. 1999. (Palestra).

28.
MIRANDA, C. C. C.. AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA. 1998. (Mesa Redonda).

29.
MIRANDA, C. C. C.. AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO. 1998. (Palestra).

30.
MIRANDA, C. C. C.. A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O CONSTRUTIVISMO. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

31.
MIRANDA, C. C. C.. ALFABETIZAÇÃO. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

32.
MIRANDA, C. C. C.. PSICOMOTRICIDADE. 1997. (Palestra).

33.
MIRANDA, C. C. C.. SERVIÇOS DE PREPARO PARA O TRABALHO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA MENTAL. 1997. (Palestra).

34.
MIRANDA, C. C. C.. A DEFICIÊNCIA MENTAL E A APRENDIZAGEM ESCOLAR. 1996. (Mesa Redonda).

35.
MIRANDA, C. C. C.. INTERDISCIPLINARIDADE. 1995. (Mesa Redonda).

36.
MIRANDA, C. C. C.. DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM X DEFICIÊNCIA MENTAL. 1994. (Palestra).

37.
MIRANDA, C. C. C.. A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O CONSTRUTIVISMO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL. 1994. (Palestra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
DA SILVA, Victor Ramos; MIRANDA, C. C. C.. Participação em banca de Tamires Nunes da silva. A intervenção do coordenador pedagógico na prática docente. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica e Supervisão Educacional) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

2.
DA SILVA, Victor Ramos; MIRANDA, C. C. C.. Participação em banca de Isa Carla Gomes de Souza. A Psicopedagogia Clínica como aliada na recuperação de menores infratores. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

3.
TORRES, M. L.; MIRANDA, C. C. C.. Participação em banca de Alessandra Candido de Brito. Atuação do psicopedagogo na redução do fracasso no processo de aprendizagem. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

4.
OLIVEIRA, L. A. DE; MIRANDA, C. C. C.. Participação em banca de Sirlei da Silva Froes Rocha. A relevância do coordenador pedagógico na Educação Infantil: seus desafios e perspectivas. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica e Supervisão Educacional) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

5.
DA SILVA, Victor Ramos; MIRANDA, C. C. C.. Participação em banca de Simone da Silva Otaviano. A equoterapia e o acompanhamento psicopedagógico clínico: uma abordagem de intervenção interdisciplinar. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

6.
DA SILVA, Victor Ramos; MIRANDA, C. C. C.. Participação em banca de Natália Neves Lopes. A emergência e a manifestação de sintagmas adverbiais e preposicionais: perspectivas psicolinguísticas acerca de dados longitudinais. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Inglesa) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MIRANDA, C. C. C.; OLIVEIRA, L. A. DE. Participação em banca de Jaqueline Pereira de Araujo.Processo de Inclusão do Aluno com Baixa Visão - Uma Análise Crítica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

2.
PEREIRA, R. B. F.; MIRANDA, C. C. C.. Participação em banca de João Carlos Azevedo do Nascimento.Escola e homoparentalidade em foco: a relação escola e famílias homoafetivas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

3.
OLIVEIRA, S. R. de; MIRANDA, C. C. C.. Participação em banca de Maria Célia Barros Gomes de Andrade.Escola e família: os efeitos da participação ativa dessa relação no desempenho escolar no âmbito da educação infantil e do ensino fundamental I. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

4.
OLIVEIRA, L. A. DE; MIRANDA, C. C. C.. Participação em banca de Jéssica Menezes Schinaider Moreira.Transtorno Opositor Desafiador: um perigo nem um pouco silenciosa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

5.
PEREIRA, R. B. F.; MIRANDA, C. C. C.. Participação em banca de Bárbara de Souza Cardoso.Estratégias pedagógicas para alunos com TDAH. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

6.
OLIVEIRA, L. A.; MIRANDA, C. C. C.. Participação em banca de Myla Clara Alves Pacheco.Conceber a leitura e ler (n)o mundo moderno - espaços e tempos de experiência com a palavra escrita. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

7.
OLIVEIRA, L. A.; MIRANDA, C. C. C.. Participação em banca de Patricia Anselma Gonçalves Costa.Os desafios do professor que trabalha na Educação de Jovens e Adultos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.

8.
OLIVEIRA, L. A.; MIRANDA, C. C. C.. Participação em banca de Thaís Amélia Assis Santos.A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Unificada Campograndense.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Encuentro Mundial de Educacion Especial / III Convención Iberoamericana de Estimulación Prenatal y Temprana. Lo inicio del proceso de adquisición de la lenguaje escrita en portadores de deficiencia mental. 1999. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIRANDA, C. C. C.; MIRANDA, C. C. C. . XXIX SEMANA DE PEDAGOGIA - Educação em Direitos Humanos: Diversidade, Inclusão e Cidadania. 2018. (Outro).

2.
MIRANDA, C. C. C.. XXVIII SEMANA DE PEDAGOGIA - Aspectos Identitários do Pedagogo: da formação inicial à prática. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Adriana Pinto de Arruda da França. As Limitações Cognitivas, Sociais e Afetivo-Emocionais como Consequências do Bullying Escolar. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Fundação Educacional Unificada Campograndense. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

2.
Denise Cristina Cesário da Silva. O Coordenador Pedagógico e sua Atuação na Gestão Democrática e na Formação Conscientizadora Social. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica e Supervisão Educacional) - Fundação Educacional Unificada Campograndense. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

3.
Gleyce Keley de Oliveira Carvalho. A Função do Coordenador no Espaço Escolar. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Coordenação Pedagógica e Supervisão Educacional) - Fundação Educacional Unificada Campograndense. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

4.
Cíntia Finoti Rodrigues do Nascimento. Família e Aprendizado: Influência Familiar no Processo de Aprendizagem. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica) - Fundação Educacional Unificada Campograndense. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

5.
Renata Pinheiro Rodrigues Franco. A Psicopedagogia Abre a Janela para o Mundo Através da Aquisição da Leitura e da Escrita. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Clínica) - Fundação Educacional Unificada Campograndense. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

6.
Leila de Andrade Almeida. Paralisia Cerebral: um Desafio para Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Fundação Educacional Unificada Campograndense. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

7.
Marcia Maria de Fatima Pereira Soares. O Atendimento da Educação Especial no Ensino Regular para Alunos com Deficiências. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Especial) - Fundação Educacional Unificada Campograndense. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

8.
Kátia Sueli Ramalho C. Gentil. VISÃO PSICOPEDAGÓGICA DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Psicopedagogia) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

9.
Vânia Pereira da Costa. O OLHAR DA EDUCAÇÃO PARA A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Psicopedagogia) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

10.
Maria da Consolação Souza. INTERVENÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Psicopedagogia) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

11.
Paula Silva Carvalho. O USO DA INFORMÁTICA NO TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Psicopedagogia) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

12.
Carlos Alberto Campos de Paula. REFLEXÕES PSICOPEDAGÓGICAS SOBRE O LETRAMENTO DO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA MENTAL. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Psicopedagogia) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

13.
Deise Jorge do Nascimento. EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O PAPEL DA PSICOPEDAGOGIA NESTA TRAJETÓRIA. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Psicopedagogia) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

14.
Marli Andrade Costa Frederico. EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DE QUALIDADE. 2006. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Psicopedagogia) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

15.
Adriana de Lima Constâncio. CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NA INTERVENÇÃO À CRIANÇA COM DISLEXIA. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Psicopedagogia) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

16.
Adriana Nunes Rodrigues. A CONTRIBUIÇÃO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA AO TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Psicopedagogia) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

17.
Lêda Silva Loureiro. AS CONTRIBUIÇÕES DO PSICOPEDAGOGO À CRIANÇA COM DISLEXIA. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Psicopedagogia) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

18.
Gisele Cristina Filgueiras Ramos. FRACASSO ESCOLAR - DE QUEM É A CULPA?. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Psicopedagogia) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

19.
Rosimeire de Oliveira Feliz. A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA JUNTO À CRIANÇA COM DISLEXIA. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Psicopedagogia) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

20.
Fátima José Moraes. TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Psicopedagogia) - Universidade Castelo Branco. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Helton Silva Tinoco de Carvalho. As Narrativas de Tradição Oral como Instrumentos de Letramento, Construção de Subjetividade e suas Possibilidades Artístico-Pedagógicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Unificada Campograndense. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

2.
Dilziléia Silva Sousa. A Inclusão de Alunos com Síndrome de Down na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Unificada Campograndense. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

3.
Nathália Ferreira Mandel. O Gênero Discursivo Fábula no Processo de Alfabetização: Experiências no PIBID de Pedagogia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Unificada Campograndense. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

4.
Karen Isabelly de Oliveira Freitas. Pedagogia Hospitalar: O Espaço Pedagógico nas Unidades de Saúde. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Unificada Campograndense. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

5.
Edivane Cabral de Lima. O Processo de Inclusão dos Usuários do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE) na Rede Regular de Ensino do Município de Itaguaí/RJ. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Unificada Campograndense. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

6.
Emanuele Cristine Santos de Jesus. A Inclusão do Autista na Educação Infantil: Dificuldades e Possibilidades. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Unificada Campograndense. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

7.
Agrieli Pereira de Macedo. A Afetividade - Um Caminho Diferenciado para Aprendizagem na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Unificada Campograndense. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

8.
Nayara Martins de Oliveira Carvalho. A Inclusão como Desafio Social: Um Legado Histórico. Conhecer para Incluir, Incluir para Conhecer. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Unificada Campograndense. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

9.
Noeli da Silva Francisco. O Processo de Inclusão na Educação Infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Unificada Campograndense. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.

10.
Rosane Maria da Silva Rezende. O Processo de Inclusão nos Dias Atuais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Fundação Educacional Unificada Campograndense. Orientador: Claudia Celencina Carvalho de Miranda.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
MIRANDA, C. C. C.. MEDIAÇÃO PARA DIVERSIDADE - Módulo: Comunicação Alternativa e Ampliada. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MIRANDA, C. C. C.. XXVIII SEMANA DE PEDAGOGIA - Aspectos Identitários do Pedagogo: da formação inicial à prática. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 10:45:20