Caroline Azevedo Rosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5367157153731484
  • Última atualização do currículo em 06/02/2018


Possui graduação em Farmácia (2008) e Licenciatura em Biologia (2016). Mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012) e Doutorado em andamento pela mesma universidade, sob orientação do Prof. Dr. Luiz Carlos Schenberg (Laboratório de Neurobiologia). Possui experiência em Química Medicinal, em estudos neuro-biológicos e neuro-químicos, dosagens em Cromatografia Líquida de Alta Eficiência de peptídeos. Foi Técnica de Laboratório do Instituto Federal do Espírito Santo e atualmente é Docente na área de Química e Bioquímica do Instituto Federal do Pará (IFPA). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Caroline Azevedo Rosa
Nome em citações bibliográficas
ROSA, C. A.;Rosa, C. A;ROSA, CAROLINE A.;ROSA, CAROLINE AZEVEDO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Biomédico, Departamento de Ciências Fisiológicas.
Avenida Marechal Campos 1468
Maruípe
29043-910 - Vitoria, ES - Brasil
Telefone: (27) 33357332
URL da Homepage: www.ppgcf.ufes.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Ciências Fisiológicas.
Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Título: Determinações Neuroquímicas em ratos submetidos a situações de estresse agudo e crônico,
Orientador: Luiz Carlos Schenberg.
2010 - 2012
Mestrado em Ciências Fisiológicas.
Universidade Federal do Espirito Santo, UFES, Espanha.
Título: Efeitos Tardios do Isolamento Social Neonatal e do Desamparo Aprendido sobre os Níveis Tissulares e Taxa de Renovação da Serotonina das Regiões Dorsal e Ventrolateral da Matéria Cinzenta Periaquedutal de Ratos,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Prof. Dr. Luiz Carlos Schenberg.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: pânico, matéria cinzenta periaquedutal, serotonina.
Grande área: Ciências Biológicas
2004 - 2008
Graduação em Farmácia.
UNIVIX - Faculdade Brasileira, UNIVIX, Brasil.
Título: Avaliação do efeito anticonvulsivante da camomila [Chamomilla recutita (L.) Rauschert] em camundongos.
Orientador: Prof. Dr. Thiago de Melo Costa Pereira.




Formação Complementar


2014
Complementação Pedagógica em Biologia. (Carga horária: 880h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 100h).
Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz, FACIBRA, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em Ensino de Ciências. (Carga horária: 100h).
Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz, FACIBRA, Brasil.
1997 - 2002
Curso de Inglês. (Carga horária: 450h).
Escola de idiomas Number One, NUMBER ONE, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Química e Bioquímica, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnica de Laboratório, Carga horária: 40


PRONATEC - Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego, PRONATEC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6


Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.


Laboratório Quintão, LQ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30


Drogaria Airam, DA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Farmacêutica, Carga horária: 40


Drogaria Big Farma, DBF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Farmacêutica, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Determinação de componentes bioativos da planta Araçaúna (Psidium eugeniaefolia)
Descrição: intoxicação alimentar é um grave problema de saúde pública, sendo responsável por inúmeros casos de internações, podendo levar à morte do indivíduo além de causar sérios danos financeiros para o sistema de saúde do nosso país. Este transtorno é muitas vezes causado por cepas de Salmonella sp. e Staphylococcus aureus. Essas duas espécies bacterianas estão frequentemente relacionadas à contaminação de diversos tipos de alimentos. Por outro lado, o uso de fitoterápicos e de plantas medicinais é amplamente utilizado pela população brasileira, muitos são os compostos bioativos originados de plantas para tratar diversas enfermidades, entre elas, as desordens gástricas desencadeadas por contaminação alimentar. Na região do Estado do Espírito Santo, encontra-se uma planta nativa muito pouco conhecida, a Araçaúna (Psidium eugeniaefolia). Este vegetal é muito utilizado na indústria de doces e sorvetes, mas pouco se sabe sobre suas propriedades farmacológicas. Neste sentido, este projeto busca analisar o potencial antimicrobiano do extrato alcoólico e do óleo essencial extraídos dos órgãos vegetativos da Araçaúna - caule, folhas, flores e frutos, em bactérias intimamente relacionadas com a intoxicação alimentar - Salmonella sp e Staphylococcus aureus..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Prospecção de micro-organismos produtores de antimicrobianos e sua utilização na indústria de pescados
Descrição: Busca por micro-organismos do solo produtores de antimicrobianos e a aplicação desses compostos no controle de micro-organismos que deterioram os alimentos da indústria de pescados durante preparo e vida de prateleira..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Caroline Azevedo Rosa - Integrante / Dayse Aline Ferreira Silva Bartolomeu - Integrante / Flávia Regina Spago - Coordenador / Marcelo Giordani Minozzo - Integrante / Suzana Bianquini Menegardo - Integrante / Monique Lopes Ribeiro - Integrante / Bruna Morales Paris Rosa - Integrante / Juliane Ribeiro Rosa - Integrante / Isadora dos Reis Martins - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - 2015
Refino do óleo de descartes limpos (resíduos) de atum voador (Thunnus alalunga) para fins alimentícios
Descrição: Mais da metade do material residual a partir da captura total de peixes não é usado como alimento. A transformação destes resíduos em produtos para alimentação humana pode ser uma nova opção de renda para a indústria pesqueira e para as famílias que dependem diretamente das atividades do pescado, podendo aumentar sua lucratividade e qualidade de vida. Os óleos de peixe são considerados alimentos funcionais, por serem excelentes fontes de ácidos graxos, em especial de ácidos graxos poli-insaturados, EPA (ácido eicosapentaenóico) e DHA (ácido docosa-hexaenóico). A ingestão de alimentos ricos em ácidos graxos poli-insaturados ω-3 (EPA e DHA) é uma opção que pode ser eficaz na redução de fatores de risco de diversas doenças cardiovasculares, formas mais leves de comprometimento cognitivo e mal de Parkinson. O óleo de atum é fonte desses ácidos graxos poli-insaturados, o óleo contém cerca de 5% de EPA e 18,8% de DHA. O óleo de pescado pode ser obtido a partir do processo de ensilagem ácida, através da acidificação dos resíduos de pescado ou pela elaboração tradicional de farinha. No entanto, os óleos brutos requerem purificação a fim de satisfazer os padrões de qualidade de um produto aceitável para consumo humano. O objetivo do presente projeto é estudar a extração, refino e caracterização de óleo bruto proveniente de resíduos de atum voador (Thunnus alalunga) obtido pelo método com solvente e pelo método alternativo via hidrólise enzimática, além de comparar suas características e seu perfil lipídico. A obtenção de óleo de peixe marinho rico em AGPI w-3 através de métodos mais eficientes, bem como a aplicação de técnicas de refino e desodorização, tornará esse óleo mais atrativo, favorecendo sua maior utilização como ingrediente alimentar. Isto vem de encontro com o novo mercado mundial de alimentos que está interessado em produtos que forneçam não apenas os valores nutritivos, mas também benefícios para a saúde humana. Neste sentido, o produto final poderá colocar a região do litoral sul capixaba numa posição de destaque no ramo de processamento de alimentos trazendo benefícios diretos para suas indústrias e para as famílias que vivem da atividade do pescado.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Caroline Azevedo Rosa - Integrante / Lais Jubini Calegario - Integrante / Dayse Aline Ferreira Silva Bartolomeu - Coordenador / Marcelo Giordani Minozzo - Integrante / Clayton Perônico de Almeida - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
Mecanismos neurais da comorbidade dos ataques de pânico com depressão e ansiedade de separação
Descrição: Segundo dados clínicos e epidemiológicos, o Transtorno do Pânico (TP) apresenta alta comorbidade com depressão e ansiedade de separação (childhood separation anxiety). Conforme verificamos em experimentos recentes em ratos, os modelos de depressão aguda (desamparo aprendido) e crônica (bulbectomia e privação materna) têm efeitos opostos sobre as respostas defensivas eliciadas pela estimulação elétrica da matéria cinzenta periaquedutal (MCP), principal substrato neural do TP. Enquanto o modelo de depressão aguda inibe essas respostas, o modelo crônico facilita. Assim, este projeto examinará as bases moleculares destes efeitos, mais especificamente realizar a dosagem por HPLC da serotonina (principal neurotransmissor envolvido com o TP) e de peptídeos (opióides, galanina, fatores neurais de crescimento, substância P, entre outros) pela metodologia do MALDI-TOF, na MCP. Dessa forma, pode-se contribuir para a elucidação das causas primárias do TP, ou seja, as condições de desenvolvimento da vulnerabilidade à doença..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Caroline Azevedo Rosa - Integrante / Schenberg, L. C - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Bioquímica.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Neurofisiologia.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Farmacologia.
4.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia / Subárea: Biologia Molecular.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Honra ao Mérito. Mother deprivation facilitates and learned helplessness inhibits the defensive behaviors produced by electrical stimulation of the dorsal periaqueductal gray matter., Federação de Sociedade de Biologia Experimental (FeSBE).
2008
Prêmio Kátia Piccoli (1º lugar). Avaliação do efeito anticonvulsivante da camomila [Chamomilla recutita (L.) Rauschert] em camundongos, EMESCAM.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ARMINI, RUBIA DE SOUZA2015 ARMINI, RUBIA DE SOUZA ; BERNABÉ, CRISTIAN SETÚBAL ; ROSA, CAROLINE AZEVEDO ; SILLER, CARLOS ANTÔNIO ; SCHIMITEL, FAGNA GIACOMIN ; TUFIK, SÉRGIO ; KLEIN, DONALD FRANKLIN ; SCHENBERG, LUIZ CARLOS . In a rat model of panic, corticotropin responses to dorsal periaqueductal gray stimulation depend on physical exertion. Psychoneuroendocrinology, v. 53, p. 136-147, 2015.

2.
QUINTINO-DOS-SANTOS, JEYCE WILLIG2014QUINTINO-DOS-SANTOS, JEYCE WILLIG ; MÜLLER, CLÁUDIA JANAÍNA TORRES ; BERNABÉ, CRISTIE SETÚBAL ; ROSA, CAROLINE AZEVEDO ; TUFIK, SÉRGIO ; SCHENBERG, LUIZ CARLOS . Evidence That the Periaqueductal Gray Matter Mediates the Facilitation of Panic-Like Reactions in Neonatally-Isolated Adult Rats. Plos One, v. 9, p. e90726, 2014.

3.
SCHENBERG, LUIZ CARLOS2014SCHENBERG, LUIZ CARLOS ; SCHIMITEL, FAGNA GIACOMIN ; ARMINI, RUBIA DE SOUZA ; BERNABÉ, CRISTIAN SETUBAL ; ROSA, CAROLINE AZEVEDO ; TUFIK, SÉRGIO ; MÜLLER, CLAUDIA JANAINA TORRES ; QUINTINO-DOS-SANTOS, JEYCE WILLIG . Translational approach to studying panic disorder in rats: Hits and misses. Neuroscience and Biobehavioral Reviews, v. 46, p. 472-496, 2014.

4.
QUINTINO-DOS-SANTOS, JEYCE W.2013QUINTINO-DOS-SANTOS, JEYCE W. ; MÜLLER, CLÁUDIA J. T. ; C. SANTOS, ALEXANDRE M. ; TUFIK, SÉRGIO ; ROSA, CAROLINE A. ; SCHENBERG, LUIZ C. . Long-lasting marked inhibition of periaqueductal gray-evoked defensive behaviors in inescapably-shocked rats. European Journal of Neuroscience (Print), v. 2, p. n/a-n/a, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAETANO, A. ; ROSA, C. A. . O uso do vídeo como recurso didático na sala de aula - Uma Reflexão. In: Congresso Regional de Educação e Tecnologia, 2015, Serra. Congresso Regional de Educação e Tecnologia, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CRYSTELLO, D. C. B. ; ROSA, B. M. P. ; NASCIMENTO, C. B. ; ROSA, J. R. ; SOUZA, R. G. ; MENEGARDO, S. B. ; ROSA, C. A. ; SPAGO, F. R. . Análise Microbiológica do pescado das peixarias dos municípios de Piúma e Itaoca-ES. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015, São Luís - Maranhão. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015.

2.
CRYSTELLO, D. C. B. ; ROSA, B. M. P. ; NASCIMENTO, C. B. ; ROSA, J. R. ; MENEGARDO, S. B. ; ROSA, C. A. ; MINOZZO, M. G. ; BARTOLOMEU, D. A. F. S. ; SPAGO, F. R. . Prospecção de Micro-organismos produtores de antimicrobianos e seu potencial no controle de Salmonella sp. e Staphylococcus aureus coagulase positiva isolados do pescado. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015, Maranhão. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015.

3.
BATISTA, P. F. ; CARDOSO, R. R. ; FARIAS, T. C. ; ROSA, K. V. ; VIEIRA, B. M. ; MENEGARDO, S. B. ; ROSA, C. A. ; RIBEIRO, M. L. ; CAMPOS, F. L. M. ; SPAGO, F. R. . Caracterização Físico-Química e microbiológica das águas do município de Piúma-ES, Brasil: estudo de balneabilidade. In: XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015, São Luís, Maranhão. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FRANCA, O. E. B. ; MENEGARDO, S. B. ; RIBEIRO, M. L. ; ROSA, CAROLINE A. ; SPAGO, F. R. . Atividade Antimicrobiana de extrato alcoólico de folhas e caule de Araçaúna frente a bactérias patogênicas isoladas do pescado. In: VII Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (VII SIMCOPE), 2016, São Paulo. VII Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (VII SIMCOPE).

2.
ROSA, C. A.; BERNABÉ, C. S. ; ARMINI, R. S. ; SILLER, A. C. ; VIGIL, F. A. B. ; SANTOS, A. M. C. ; RIBEIRO, A. M. ; SCHENBERG, L. C. . Late effects of neonatal social isolation and learned helplessness on serotonin metabolism of the dorsal and ventrolateral regions in periaqueductal gray matter in Wistar rats. In: I Simpósio Internacional do Transtorno do Pânico, 2012, Vitória. dorsal and ventrolateral regions in periaqueductal gray matter in Wistar rats, 2012.

3.
ARMINI, R. ; Bernabé, C. S ; ROSA, C. A. ; SILLER, A. C. ; SCHIMITEL, F. G. ; SCHENBERG, L. C. . Lack of ?stress habituation? following daily handling and repeated exposure to a new environment: end of a myth?. In: I Simpósio Internacional do Transtorno do Pânico, 2012, Vitória. I Simpósio Internacional do Transtorno do Pânico, 2012.

4.
Bernabé, C. S ; ARMINI, R. ; SILVA, T. S. ; ROSA, C. A. ; SILLER, A. C. ; SCHENBERG, L. C. . Role of environmental stress on panic-like responses produced by electrical stimulation of dorsal periaqueductal gray matter (DPAG) of neonatally-isolated adult rats. In: I Simpósio Internacional do Transtorno do Pânico, 2012, Vitória. I Simpósio Internacional do Transtorno do Pânico, 2012.

5.
Bernabé, C. S ; SILVA, T. S. ; ARMINI, R. ; ROSA, C. A. ; Schenberg, L. C . Fluoxetine Acute and Chronic Effects on Anxiety-, Depression- and Panic - Like Behaviors of Neonatally-isolated Adult Rats. In: II Semana Internacional e VI Simpósio de Neurociências da UFMG, 2012, Belo Horizonte. Fluoxetine Acute and Chronic Effects on Anxiety-, Depression- and Panic - Like Behaviors of Neonatally-isolated Adult Rats, 2012.

6.
ARMINI, R. ; BERNABÉ, C. S. ; ROSA, C. A. ; SILLER, A. C. ; SCHENBERG, L. C. . Further evidence of the lack of ?stress hormone? responses following aversive electrical stimulations of the periaqueductal gray matter of rats. In: I Simpósio Internacional do Transtorno do Pânico, 2012, Vitória. I Simpósio Internacional do Transtorno do Pânico, 2012.

7.
Santos, J. W. Q ; Muller, C. T ; Bernabé, C. S ; ROSA, C. A. ; Mendonça, V. A ; Schenberg, L. C . Mother deprivation facilitates and learned helplessness inhibits the defensive behaviors produced by electrical stimulation of the dorsal periaqueductal gray matter (DPAG) of adult rats. In: XXVI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 2011, Rio de Janeiro. XXVI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 2011.

8.
ROSA, C. A.; MENEZES, T. N. ; ALVES, G. M. ; FRANÇA, H. S. ; NAKAMURA-PALACIOS, E. M. ; PEREIRA, T. M. C. . Evaluation of the anticonvulsant action of the chamomile [Chamomilla recutita (L.) Rauschert] on mice. In: XX Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil e X International Congress of Ethnopharmacology, 2008, São Paulo. Evaluation of the anticonvulsant action of the chamomile [Chamomilla recutita (L.) Rauschert] on mice, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
Santos, J. W. Q ; Muller, C. T ; Bernabé, C. S ; ROSA, C. A. ; Mendonça, V. A ; Schenberg, L. C . Mother deprivation facilitates and learned helplessness inhibits the defensive behaviors produced by electrical stimulation of the dorsal periaqueductal gray matter (DPAG) of adult rats. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ROSA, C. A.; MENEZES, T. N. ; ALVES, G. M. ; FRANÇA, H. S. ; NAKAMURA-PALACIOS, E. M. ; PEREIRA, T. M. C. . Avaliação do efeito anticonvulsivante da camomila [Chamomilla recutita (L.) Rauschert] em camundongos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ROSA, C. A.. Avaliadora Extensionista do IFPA. 2017.

2.
ROSA, CAROLINE A.. Avaliadora Extensionista do IFPA. 2016.

3.
ROSA, CAROLINE A.. Avaliadora de Trabalhos Científicos da VIII SICTI IFPA. 2016.

4.
ROSA, C. A.. Participação em Comitê Científico para Avaliação de Trabalhos Científicos. 2015.

5.
ROSA, C. A.. Participação em Comissão 'Ad Hoc'. 2014.

6.
ROSA, C. A.. Participação em Comissão 'Ad Hoc'. 2013.

Trabalhos técnicos
1.
MINOZZO, M. G. ; CALEGARIO, L. J. ; BARTOLOMEU, D. A. F. S. ; ROSA, C. A. . Implantação de Laboratório de Análise de Histamina. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
ROSA, C. A.. Curso de Biosegurança. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ROSA, C. A.; MENEGARDO, S. B. ; CAETANO, A. . Técnicas Laboratoriais aplicadas na Pesquisa. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ROSA, C. A.. Uso Racional de Animais de Laboratório em Pesquisa. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ROSA, C. A.; Schenberg, L. C . Modelos Experimentais dos Transtornos de Ansiedade, Pânico e Depressão. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ROSA, C. A.; ARMINI, R. S. ; Bernabé, C. S ; Muller, C. T ; SCHIMITEL, F. G. ; SILVA, T. S. . V Curso de Férias em Ciências Fisiológicas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de Aulas Teórico-Práticas).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Regional de Educação e Tecnologia. O uso do vídeo como recurso didático na sala de aula - Uma Reflexão. 2015. (Congresso).

2.
VI Semana de Ciência e Tecnologia. Determinação do potencial antimicrobiano da planta Araçaúna. 2015. (Exposição).

3.
Treinamento em Fundamentos e Operação de HPLC. 2014. (Outra).

4.
Curso de Método Lógico para Redação Científica. 2013. (Outra).

5.
I Simpósio Internacional do Transtorno do Pânico.Late effects of neonatal social isolation and learned helplessness on serotonin metabolism of the dorsal and ventrolateral regions in periaqueductal gray matter in Wistar rats. 2012. (Simpósio).

6.
Curso de Neurobiologia dos Transtornos da Ansiedade. 2011. (Simpósio).

7.
I Semana de Neurociências e V Simpósio de Neurociências da UFMG - Interfaces com a Engenharia Biomédica. 2011. (Simpósio).

8.
XXVI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE. Mother deprivation facilitates and learned helplessness inhibits the defensive behaviors produced by electrical stimulation of the dorsal periaqueductal gray matter (DPAG) of adult rats. 2011. (Congresso).

9.
II Congresso de Ciências da Saúde da EMESCAM. Avaliação do efeito anticonvulsivante da camomila [Chamomilla recutita (L.) Rauschert] em camundongos. 2008. (Congresso).

10.
VII Curso de Aplicação de Injetáveis. 2008. (Outra).

11.
XX Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil e X International Congress of Ethnopharmacology. Evaluation of the anticonvulsant action of the chamomile [Chamomilla recutita (L.) Rauschert] on mice. 2008. (Congresso).

12.
XIII Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal. 2007. (Encontro).

13.
38º Congresso Brasileiro de Farmacologia. 2006. (Congresso).

14.
Curso de Planejamento de Novos Fármacos. 2006. (Oficina).

15.
V Simpósio de Farmácia e III Mostra de Trabalhos Científicos. 2006. (Simpósio).

16.
III Simpósio de Farmácia e I Mostra de Trabalhos Científicos da UNIVIX. 2004. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
POLESE, M. F. ; ROSA, C. A. ; CALEGARIO, L. J. ; CAULYT, I. S. ; BARROSO, J. C. ; PEREIRA, R. M. . IV Semana de Ciência e Tecnologia do IFES - campus Piúma. 2013. (Outro).

2.
ROSA, C. A.; BARTOLOMEU, D. A. F. S. ; CALEGARIO, L. J. ; CARDOSO, M. L. ; LOZÓRIO, M. D. . III Semana de Ciência e Tecnologia do IFES - campus Piúma. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Olga Emília Baumgartem França. Determinação do potencial antimicrobiano da planta Araçaúna (Psidium eugeniaefolia). Início: 2015. Iniciação científica (Graduando em Pesca) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES. (Orientador).



Inovação



Projetos de pesquisa


Outras informações relevantes


Atuação como monitora da disciplina de Química Analítica e Química Medicinal na Faculdade UNIVIX no período de março a novembro de 2006, com carga horária de 6 horas semanais.

Atuação como Coordenadora de Laboratórios do Instituto Federal do Espírito Santo - campus Piúma, de 21 de setembro de 2012 até atualmente.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/11/2018 às 7:36:09