Pedro Fernando dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9577675074847730
  • Última atualização do currículo em 26/02/2018


Graduado em Letras pela Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central-PE (2005). Possui Especialização em História Afro-brasileira e Indígena pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco-PE (2008). Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-RN (2015), na linha de pesquisa: Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente. Atualmente é professor estatutário da Escola Estadual Agrícola de Umãs (EAU) e professor contratado e coordenador do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (FACHUSC) - Salgueiro/PE. Tem experiência na área de História Afro-brasileira e Indígena, Educação e Letras com ênfase em Português e literatura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pedro Fernando dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, P. F.

Endereço


Endereço Profissional
Escola Agricola de Umas.
Sitio Varzea Redonda
Umãs
56000000 - Salgueiro, PE - Brasil
Telefone: (87) 39462021


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Educação.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: Memórias que Educam: Narrativas de Velhos do Quilombo de Santana-PE para a Formação da Juventude e Preservação dos Saberes da Tradição.,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Ana Lúcia oliveira Aguiar.
Bolsista do(a): Secretaria de Educação Estadual de Pernambuco, SEE-PE, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2010
Especialização em Historia da Cultura Afrobrasileira e Indigena. (Carga Horária: 360h).
Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco, CESVASF, Brasil.
Título: QUILOMBO DE SANTANA: Um Diálogo entre Saberes Tradicional e Valores Sociais..
Orientador: Kennya de Lima Almeida.
Bolsista do(a): Secretaria de Educação Estadual de Pernambuco, SEE-PE, Brasil.
2001 - 2005
Graduação em Letras.
Faculdades de Ciencias Humanas do Sertão Central, FACHUSC, Brasil.
Título: A Função Social da Literatura.
Orientador: Ana Celia Reinaldo.




Formação Complementar


2015 - 2015
Educação do Campo, Saberes da Tradição e Memória:Tecendo Olhares intercultu. (Carga horária: 15h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2015 - 2015
Inclusão e Diversidade na Perspectiva (Auto)Biogr.. (Carga horária: 15h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2014 - 2014
História, Memória e (Auto)Biografia. (Carga horária: 15h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2014 - 2014
Pensamento Contemporâneo e o Planejamento de Ensin. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2014 - 2014
Multiculturalismo e Identidade em Comunidades Trad. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2014 - 2014
Entrevista: Tipo, elaboração e análise. (Carga horária: 8h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS- NIVEL I. (Carga horária: 60h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2013 - 2013
A EDUCAÇÃO E O TERRITÓRIO: A EMERGÊNCIA DE POLÍTIC. (Carga horária: 15h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2012 - 2013
Extensão universitária em Educação Intercultural e Descolonizante. (Carga horária: 172h).
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO, IF, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Curso Preparatório para a Pós-Graduação-Pré-Pós.. (Carga horária: 150h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2011 - 2011
HISTORIA E CULTURA AFROBRASILEIRA. (Carga horária: 40h).
GPEC-Educação e Cultura, GPEC, Brasil.
2010 - 2010
O Negro no Brasil Pós-Abolição. (Carga horária: 40h).
GPEC Educação e Cultura-Cursos On-Line, GPEC, Brasil.
2010 - 2010
Avaliação Continuada do SAEPE-CAEd. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2007 - 2008
Historia da Cultura Afrobrasileira e Africana. (Carga horária: 70h).
Faculdade do Noroeste de Minas, FINOM, Brasil.
2003 - 2003
PCNs-Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias. (Carga horária: 80h).
Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, SEDUC, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Agricola de Umas, PE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Estatutário-Efetivo, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Estatutário-Efetivo, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 40
Outras informações
Professor do Projeto Saberes da Terra (EJA)


Faculdades de Ciencias Humanas do Sertão Central, FACHUSC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 40

Atividades

02/2018 - Atual
Ensino, Bacharelado em Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa & Produção Textual
02/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pesquisa em Educação I
02/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdades de Ciencias Humanas do Sertão Central, .

Cargo ou função
Membro do Núcleo de Estágio Supervisionado.
12/2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdades de Ciencias Humanas do Sertão Central, Faculdades de Ciencias Humanas do Sertão Central.

Atividade realizada
Coordenação de Curso-Licenciatura em Pedagogia.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Bacharelado em Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do Trabalho Científico
08/2017 - 12/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Linguística
08/2017 - 12/2017
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa VI
08/2017 - 12/2017
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística
02/2017 - 07/2017
Ensino, Bacharelado em Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa & Produção Textual
02/2017 - 07/2017
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Portuguesa 1
02/2017 - 07/2017
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura & Produção de Texto 1
02/2017 - 07/2017
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Produção do Texto Didático
08/2016 - 12/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Linguística 2
Língua Portuguesa & Produção Textual 2
08/2016 - 12/2016
Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Leitura & Produção de Texto 2
02/2016 - 07/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa 5
Estágio Supervisionado
02/2016 - 07/2016
Ensino, Bacharelado em Direito, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa & Produção Textual
08/2015 - 12/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Literatura de Língua Inglesa
Prática de Ensino 5

Escola Antonio Lustosa de Oliveira Cabral, EALOC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2018
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Estatutario-Efetivo, Carga horária: 20
Outras informações
Licença sem vencimentos


Escola Estadual Gumercindo Cabral, EEGC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Estatutário-Efetivo, Carga horária: 40


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO, IF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 36
Outras informações
Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Educação Intercultural Decolonizante

Atividades

02/2016 - 02/2016
Ensino, Especialização em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Pedagogia Decolonial: conceito e diálogo com a educação escolar indígena e quilombola brasileira

Núcleo de Educação a Distancia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, NEAD/UFERSA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Especialização Uniafro

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

04/2015 - 12/2015
Ensino, Aperfeiçoamento em Educação Quilombola, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Comunidades Quilombolas: territorialidade, realidades socioambientais e desenvolvimento sócioeconomico
Tecnologias e Saberes Africanos: Relações África ? Brasil

Prorural, PRORURAL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Consultor Tecnico, Enquadramento Funcional: Prestador de serviço
Outras informações
Consultor do Projeto de Promoção do Protagonismo Quilombola.


BRAZIL ENGLISH CURSE, BEC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2007
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Prestador de serviço, Carga horária: 2
Outras informações
Professor de literatura



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.


Prêmios e títulos


2007
Professor Amigo da Turma, Escola Agricola de Umãs.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, Célcia Marcelina de2016OLIVEIRA, Célcia Marcelina de ; SILVA, Cleide Maria ; SANTOS, Paulo Inácio dos ; SANTOS, P. F. . Educação de Espaços Outros: História e Concepções Quilombolas. Opará, v. 04, p. 09-26, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
SANTOS, P. F.. MEMÓRIAS QUE EDUCAM: Narrativas dos Velhos do Quilombo de Santana-PE para a Formação da Juventude e Preservação dos Saberes da Tradição. In: Ana Lúcia Oliveira Aguiar; Maria da Conceição Fernandes de França; Alex Carlos Gadelha. (Org.). Sujeitos e Memórias: A Formação na Pesquisa (Auto)Biográfica. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2015, v. 1, p. 181-200.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AGUIAR, A. L. O. ; SANTOS, P. F. ; FRANÇA, M.C.F. . MEMÓRIAS E SABERES: LIÇÕES DE ORALIDADE NAS HISTÓRIAS DE ORFANDADE. In: II SEMINÁRIO ESTADUAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS, MEMÓRIA E ORALIDADE, 2015, Teresina. ANAIS DO II SEMINÁRIO ESTADUAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS, MEMÓRIA E ORALIDADE. Fortaleza: EDUECE, 2015. p. 17-512.

2.
FRANÇA, M.C.F. ; AGUIAR, A. L. O. ; SANTOS, P. F. . NARRATIVAS DE SI: BANDEIRAS DE LUTA EM RETALHOS DE MIM. In: II SEMINÁRIO ESTADUAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS, MEMÓRIA E ORALIDADE, 2015, Teresina. ANAIS DO II SEMINÁRIO ESTADUAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS, MEMÓRIA E ORALIDADE. Fortaleza: EDUECE, 2015. p. 17-512.

3.
SANTOS, P. F.; AGUIAR, A. L. O. ; FRANÇA, M.C.F. . MEMÓRIAS QUE EDUCAM: NARRATIVAS DO QUILOMBO PARA A FORMAÇÃO DA JUVENTUDE E PRESERVAÇÃO DOS SABERES DA TRADIÇÃO. In: II SEMINÁRIO ESTADUAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS, MEMÓRIA E ORALIDADE, 2015, Teresina. ANAIS DO II SEMINÁRIO ESTADUAL DE PRÁTICAS EDUCATIVAS, MEMÓRIA E ORALIDADE. Fortaleza: EDUECE, 2015. p. 17-512.

4.
SANTOS, P. F.. CONTEXTOS E PLURALISMO CULTURAL: UM OLHAR PLURAL E ABRANGENTE NO ENSINAR E NO APRENDER. In: II SEMINARIO INTERNACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE, 2014, NATAL. ANAIS II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DIÁLOGOS COM PAULO FREIRE. NATAL: IFRN/SINTERN, 2014. v. 01. p. 01.

5.
SANTOS, P. F.; FRANÇA, M.C.F. . HISTÓRIA QUE NASCE DO SILÊNCIO DE UMA GUERRA: MEMÓRIAS DE UM VELHO DO QUILOMBO. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICAS, 2014, Rio de Jeneiro. ANAIS DO VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: MODOS DE VIVER, NARRAR E GUARDAR. Rio de Janeiro: UERJ/BIOgraf, 2014. v. 01.

6.
FRANÇA, M.C.F. ; SANTOS, P. F. . BANDEIRAS DE LUTA EM RETALHOS DE MIM: NARRATIVAS DE UM TRABALHO COM GRUPO DE MULHERES. In: VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICAS, 2014, Rio de Jeneiro. ANAIS DO VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: MODOS DE VIVER, NARRAR E GUARDAR. Rio de Janeiro: UERJ/BIOgraf, 2014. v. 01.

7.
SANTOS, P. F.; AGUIAR, A. L. O. . HISTÓRIAS QUE EDUCAM: DOS VELHOS DO QUILOMBO À FORMAÇÃO PARA A JUVENTUDE-MEMÓRIA, TRADIÇÃO E SABERES. In: II SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIAS SOCIAIS E HUMANAS-SUJEITOS, SABERES E PRÁTICAS SOCIAIS: ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES, 2014, Mossoró. ANAIS DO II SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIAS SOCIAIS E HUMANAS-SUJEITOS, SABERES E PRÁTICAS SOCIAIS: ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES. Mossoró: UERN, 2014. v. 01. p. 08-956.

8.
SANTOS, P. F.. OS SABERES TRADICIONAIS NA CONSTRUÇÃO DOS VALORES SOCIAIS: OLHARES E VOZES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SANTANA. In: III SEMINÁRIO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO, 2013, MOSSORÓ. ANAIS DO III SEMINARIO NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E III SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UERN: CURRÍCULO, APRENDIZAGENS, SABERES. MOSSORÓ: UERN, 2013. v. 01.

9.
SANTOS, P. F.; LEANDRO, A. L. A. L. . TRADIÇÃO E CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DA JUVENTUDE DO QUI LOMBO DE SANTANA-PE ATRAVÉS DOS SABERES TRADICIONAIS. In: I ENCONTRO REGIONAL DE NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS, 2013, MOSSORÓ. ANAIS DO I ENCONTRO REGIONAL DE NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS. MOSSORÓ: UERN, 2013. v. 01.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, P. F.; AGUIAR, A. L. O. . HISTÓRIAS QUE EDUCAM: DOS VELHOS DO QUILOMBO À FORMAÇÃO PARA A JUVENTUDE-MEMÓRIA, TRADIÇÃO E SABERES. In: II SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIAS SOCIAIS E HUMANAS-SUJEITOS, SABERES E PRÁTICAS SOCIAIS: ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES, 2014, Mossoró. ANAIS DO II SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIENCIAS SOCIAIS E HUMANAS-SUJEITOS, SABERES E PRÁTICAS SOCIAIS: ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES. Mossoró: UERN, 2014. v. 01. p. 01-122.

Apresentações de Trabalho
1.
FRANÇA, M.C.F. ; SANTOS, P. F. . SABERES QUE CURAM: A BENZEDURA COMO TRADIÇÃO POPULAR. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, P. F.; AGUIAR, A. L. O. . SABERES DA TRADIÇÃO EM MEMÓRIA DE MULHERES - NARRATIVAS DO QUILOMBO DE SANTANA-PE PARA FORMAÇÃO DA JUVENTUDE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, P. F.; FRANÇA, M.C.F. . MEMÓRIA, SABERES E TRADIÇÃO QUILOMBOLA: NOS CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO HUMANA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, P. F.; LEANDRO, A. L. A. L. . MEMÓRIAS E SABERES LOCAIS: HISTÓRIAS DE VELHOS QUILOMBOLAS PELA PERSPECTIVA DA HISTÓRIA ORAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FRANÇA, M.C.F. ; SANTOS, P. F. . BANDEIRAS DE LUTA EM RETALHOS DE MIM: NARRATIVAS DE UM TRABALHO COM GRUPO DE MULHERES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, P. F.; FRANÇA, M.C.F. . HISTÓRIA QUE NASCE DO SILÊNCIO DE UMA GUERRA: MEMÓRIAS DE UM VELHO DO QUILOMBO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, P. F.; AGUIAR, A. L. O. . HISTÓRIAS QUE EDUCAM: DOS VELHOS DO QUILOMBO À FORMAÇÃO PARA A JUVENTUDE-MEMÓRIA, TRADIÇÃO E SABERES. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, P. F.. CONTEXTOS E PLURALISMO CULTURAL: UM OLHAR PLURAL E ABRANGENTE NO ENSINAR E NO APRENDER. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, P. F.. OS SABERES TRADICIONAIS NA CONSTRUÇÃO DOS VALORES SOCIAIS: OLHARES E VOZES DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SANTANA-PE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, P. F.; LEANDRO, A. L. A. L. . TRADIÇÃO E CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DA JUVENTUDE DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SANTATA-PE ATRAVÉS DOS SABERES TRADICIONAIS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, P. F.; FRANÇA, M.C.F. . Políticas Educacionais e Legitimação das Praticas Inclusivas no Recortes Étnico, Sexual e de Gênero. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SANTOS, P. F.; AGUIAR, A. L. O. ; FRANÇA, M.C.F. . I ENCONTRO DE NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS-POVOS DO MAR: MEMÓRIA FORMAÇÃO E HISTÓRIA ORAL. 2015. (Editoração/Anais).

3.
SANTOS, P. F.; FRANÇA, M.C.F. . Políticas Educacionais e Legitimação das Práticas Inclusivas nos Recortes Étnicos, Sexuais e de Gênero. 2015. (Grupo de Trabalho).

4.
SANTOS, P. F.; SILVA FILHO, L.g ; SOUZA, Ady Canário de. . Campo: Povos, Identidade e Diversidade. 2015. (Grupo de Trabalho).

5.
SANTOS, P. F.. III Seminário de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social e III Fórum de Acessibilidade. 2015. (Comissão Científica).

6.
SANTOS, P. F.; PEREIRA, L.J.A . Diversidade, Educação Étnico-Racial e Indigena. 2015. (Grupo de Discussão).

7.
SANTOS, P. F.. História, Memória e (Auto)Biografia: Por uma identidade camponesa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SANTOS, P. F.. Participação em banca de Célia Landim Rodrigues. EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO TERRITÓRIO QUILOMBOLA ÁGUAS DO VELHO CHICO, OROCÓ-PE. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO.

2.
SANTOS, P. F.. Participação em banca de Célcia M. de Oliveira, Cleide M. da Silva, Paulo I. de Olive. EDUCAÇÃO DE ESPAÇOS OUTROS: HISTÒRIA E CONCEPÇÕES QUILOMBOLAS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO.

3.
SANTOS, P. F.. Participação em banca de Rosimeyre Gomes da silva. ESCOLA MANOEL JOAQUIM DE MORAIS - TERRITORIALIDADE E EDUCAÇÃO COMO NOVAS PERSPECTIVAS DE APRENDIZAGENS.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTOS, P. F.. Participação em banca de Paula Renata Xavier.A INCUSÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO À PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Ciencias Humanas do Sertão Central.

2.
SANTOS, P. F.. Participação em banca de Rejane Bezerra.SINDROME DE BURNOUT: EXAUSTÃO EMOCIONAL E IMPACTOS NA REALIZAÇÃO PROFISSIONAL EDUCACIONAL.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Ciencias Humanas do Sertão Central.

3.
SANTOS, P. F.. Participação em banca de Francisca Aldenize Nogueira de Sá.PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS E A INCLUSÃO ESCOLA: ENTRE A SÍNDROME DE DOWN E O ENSINO APRENDIZAGEM. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Ciencias Humanas do Sertão Central.

4.
SANTOS, P. F.. Participação em banca de Cleudimar Maria de Jesus.A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Ciencias Humanas do Sertão Central.

5.
SANTOS, P. F.. Participação em banca de Natanaely Gomes da Silva.A IDENTIDADE DA CRIANÇA SURDA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Ciencias Humanas do Sertão Central.

6.
SANTOS, P. F.. Participação em banca de Joseane da Silva.INCLUSÃO E APRENDIZAGEM DO ALUNO AUTISTA: NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Ciencias Humanas do Sertão Central.

7.
SANTOS, P. F.. Participação em banca de Josenilson da Silva.ENTRE A PRÁTICA E A ESCRITA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRINCÍPIOS DE SUSTENTABILIDADE N ESCOLA JOAQUIM BARBOSA-SITIO PAU FERRO-SALGUEIRO-PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Ciencias Humanas do Sertão Central.

8.
SANTOS, P. F.. Participação em banca de Ademisia da Silva Gomes.AS CONTRIBUIÇÕES DAS AÇÕES PREVENTIVAS PARA EVITAR A VIOLÊNCIA NA ESCOLA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Ciencias Humanas do Sertão Central.

9.
SANTOS, P. F.. Participação em banca de Mariana Priscila.A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA EM ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Ciencias Humanas do Sertão Central.

10.
SANTOS, P. F.. Participação em banca de Maria Nunes.QUILOMBOLA DE CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS: TERRITORIO, EDUCAÇÃO, LUTAS E SUAS CONQUISTAS.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Ciencias Humanas do Sertão Central.

11.
SANTOS, P. F.. Participação em banca de Leidjane dos Santos.HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NECESSIDADE DE APRENDIZAGEM E DIFICULDADES NA EDEQUAÇÃO AO VOLTAR PARA A INSTITUIÇÃO ESCOLAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Ciencias Humanas do Sertão Central.

12.
SANTOS, P. F.. Participação em banca de Valéria Santos Fernandes.MEMÓRIAS ANCESTRAIS: TRAÇANDO CAMINHOS PARA A AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE E TRANSMISSÃO DE SABERES NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SANTANA-PE. 2016 - Faculdades de Ciencias Humanas do Sertão Central.

13.
SANTOS, P. F.. Participação em banca de Taisa Fernanda de Souza.COMUNIDADE QUILOMBOLA DE CONTENDAS: DO TERRITÓRIO SIMBÓLICO À IDENTIDADE COLETIVA - NARRATIVAS DO COTIDIANO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades de Ciencias Humanas do Sertão Central.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SANTOS, P. F.. III FEIRA DE CIENCIAS DO SEMIÁRIDO POTIGUA. 2013. CIÊNCIAS PARA TODOS NO SEMIÁRIDO POTIGUA.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Fórum Regional das Autarquias Municipais de Ensino Superior de de Pernambuco. 2017. (Outra).

2.
II Encontro Regional de Narrativas (Auto)Biográficas: Povos do Campo:Memória, saberes, tradição.Saberes da Tradição em Memória de Mulheres - Narrativas do Quilombo de Santana-PE para Formação da Juventude. 2015. (Encontro).

3.
III Seminário de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social e III Fórum de Acessibilidade.Saberes que Curam: A benzedura como Tradição Popular. 2015. (Seminário).

4.
Inclusão e Diversidade na Perspectiva (Auto)Biográfica. 2015. (Outra).

5.
I Seminário Regional sobre Educação e Inclusão - Formação, Linguagens e Praticas em Diálogos.Memória, Saberes e Tradição Quilombola: Nos caminhos para a formação humana. 2015. (Seminário).

6.
Projovem Campo-Saberes da Terra.A Identidade Social Contemporânea e a Construção de Si. 2015. (Outra).

7.
Ciclo de Inclusão-Coordenação de Ações Afirmativas: Diversidade e inclusão social.Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Quilombola:Desafios na Formação Continuada. 2014. (Outra).

8.
Formação de Professores.Memórias que Educam: Narrativas de Velhos do Quilombo.. 2014. (Outra).

9.
III Ciclo de Debates da Diretoria de Apoio a Inclusão-DAIN. 2014. (Outra).

10.
II Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire.Contextos e Pluralismo Cultural: Um olhar plural e abrangente no ensinar e nos aprender. 2014. (Seminário).

11.
II Simposio Interdisciplinar de Pós-Graduação em Ciencias Sociais e Humanas-Sujeitos, Saberes e Práticas Sociais:Abordagens Interdisciplinar.HISTÓRIAS QUE EDUCAM: DOS VELHOS DO QUILOMBO À FORMAÇÃO PARA A JUVENTUDE-MEMÓRIA, TRADIÇÃO E SABERES. 2014. (Simpósio).

12.
IX Seminário de Formação de Gestores e Educadores do Programa"Educação Inclusiva: direito à diversidade.Educação, Escola e Planejamento: onde a diversidade se encontra. 2014. (Seminário).

13.
Minicurso-História, Memória e (Auto)Biografia: Por uma identidade camponessa.Memórias que Educam: narrativas de velhos do quilombo de santana-pe para a formação da juventude e preservação dos saberes da tradição.. 2014. (Outra).

14.
VI Congressso Internacional de Pesquisa (Auto)Biografica: Modos de viver, Narrarrar e Guardar. HISTÓRIA QUE NASCE DO SILÊNCIO DE UMA GUERRA: MEMÓRIAS DE UM VELHO DO QUILOMBO. 2014. (Congresso).

15.
XI Encuentro Nacional y V Congreso Internacional de Historia Oral de la República Argentina.Memórias que Educam: narrativas de velhos do quilombo de santana-pe para a formação da juventude e preservação dos saberes da tradição.. 2014. (Encontro).

16.
Ciclo de Palestras - Diversidades Étinica.Do Quilombo às Comunidades Quilombolas - Trajetória de Luta e Disputa. 2013. (Outra).

17.
I Congresso de Educação de Terra Nova. 2013. (Encontro).

18.
I Encontro Regional de Narrativas (Auto)biográfica.Tradição e Contemporaneidade: Desafios para a fomação cidadã da juventude do quilombo de Santana - PE Através dos Saberes Tradicionais. 2013. (Encontro).

19.
III Seminário Nacional do Ensino Médio.Os Saberes Tradicionais na Construção dos Valores Sociais: Olhares e vozes da comunidade quilombola de Santana-PE. 2013. (Seminário).

20.
A Consciência Negra no Território do Araripe.Do Quilombo às Comunidades Quilombolas: trajetórias de lutas e disputas. 2012. (Simpósio).

21.
Encontro Estadual das Comunidades Quilombolas de Pernambuco. 2011. (Encontro).

22.
IV-Encontro Nacional de Comunidades Quilombolas. 2011. (Encontro).

23.
PRORURAL-Encontro Estadual das Comunidades Quilombolas de Pernambuco. 2011. (Encontro).

24.
Formação Especifica de Professores Quilombolas.QUILOMBO: CONCEITOS / HISTÓRIA DE LUTA / RESISTÊNCIA. 2009. (Seminário).

25.
Conferencia Nacional de Educação Basica. 2008. (Outra).

26.
I Conferencia Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. 2008. (Outra).

27.
I Econtro Estadual de Juventude Quilombola de Pernambuco.Principio da Educação Quilombola. 2008. (Encontro).

28.
Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro. 2008. (Olimpíada).

29.
Semana Pedagógica-FACHUSC.QUILOMBO E TERRITORIALIDADE: Conceitos e Significados que Denotam Poder. 2008. (Seminário).

30.
I Conferencia Conferencia estadual de Educação Basica de Pernambuco. 2007. (Outra).

31.
I Conferencia estadual de educação Básica de Pernambuco-CONEEPE. 2007. (Outra).

32.
II Conferencia Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente. 2007. (Outra).

33.
III Encontro Estadual das Comunidades Quilombolas de Pernambuco. 2006. (Encontro).

34.
III Encontro Estadual das Comunidades Quilombolas de Pernambuco. 2006. (Encontro).

35.
Integração das Bacias do Nordeste Setentrional-Transposição do Rio São Francisco. 2005. (Outra).

36.
I Fórum Regional de Protagonismo Juvenil. 2004. (Outra).

37.
I Seminário Acadêmico de Práticas Educativas, Sociais e Culturais. 2002. (Seminário).

38.
Congresso Interestadual de educação. 2001. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTOS, P. F.; AGUIAR, A. L. O. . INCLUSÃO E DIVERSIDADE NA PERSPECTIVA (AUTO)BIOGRÁFICA. 2015. (Outro).

2.
SANTOS, P. F.; AGUIAR, A. L. O. ; FRANÇA, M.C.F. . II ENCONTRO REGIONAL DE NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS: POVOS DO CAMPO: MEMÓRIA, SABERES, TRADIÇÃO. 2015. (Outro).

3.
SANTOS, P. F.; AGUIAR, A. L. O. . HISTÓRIA, MEMÓRIA e (AUTO)BIOGRAFIA: POR UMA IDENTIDADE CAMPONESA. 2014. (Outro).

4.
SANTOS, P. F.; LEANDRO, A. L. A. L. . I ENCONTRO REGIONAL DE NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Célia Landim Rodrigues. EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO TERRITÓRIO QUILOMBOLA ÁGUAS DO VELHO CHICO, OROCÓ-PE. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO. Orientador: Pedro Fernando dos Santos.

2.
Celcia M. de Oliveira, Cleide M. da Silva, Paulo I. dos Sant. EDUCAÇÃO DE ESPAÇOS OUTROS: HISTÒRIA E CONCEPÇÕES QUILOMBOLAS. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO. Orientador: Pedro Fernando dos Santos.

3.
Rosimeyre Gomes da silva. ESCOLA MANOEL JOAQUIM DE MORAIS - TERRITORIALIDADE E EDUCAÇÃO COM NOVAS PERSPECTIVAS DE APRENDIZAGENS. 2016. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Intercultural no Pensamento Decolonial) - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO. Orientador: Pedro Fernando dos Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Caroline dos Santos Freire. A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS, PRÁTICAS E DESAFIOS PEDAGÓGICOS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Ciencias Humanas do Sertão Central. Orientador: Pedro Fernando dos Santos.

2.
Josenilson da Silva. ENTRE A PRÁTICA E A ESCRITA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRINCÍPIOS DE SUSTENTABILIDADE N ESCOLA JOAQUIM BARBOSA-SITIO PAU FERRO-SALGUEIRO-PE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Ciencias Humanas do Sertão Central. Orientador: Pedro Fernando dos Santos.

3.
Leidjane dos Santos. HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: NECESSIDADE DE APRENDIZAGEM E DIFICULDADES NA EDEQUAÇÃO AO VOLTAR PARA A INSTITUIÇÃO ESCOLAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdades de Ciencias Humanas do Sertão Central. Orientador: Pedro Fernando dos Santos.

4.
Valéria Santos Fernandes. MEMÓRIAS ANCESTRAIS: TRAÇANDO CAMINHOS PARA A AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE E TRANSMISSÃO DE SABERES NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SANTANA-PE.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades de Ciencias Humanas do Sertão Central. Orientador: Pedro Fernando dos Santos.

5.
Taisa Fernanda de Souza. COMUNIDADE QUILOMBOLA DE CONTENDAS: DO TERRITÓRIO SIMBÓLICO À IDENTIDADE COLETIVA - NARRATIVAS DO COTIDIANO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em História) - Faculdades de Ciencias Humanas do Sertão Central. Orientador: Pedro Fernando dos Santos.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SANTOS, P. F.. História, Memória e (Auto)Biografia: Por uma identidade camponesa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Ex membro da Comissão Estadual de Articulação das Comunidades Quilombolas de Pernambuco(2006-2012) e Membro do Núcleo de Educação Quilombola, atuou por 2 anos no Comitê Pernambucano de Educação do Campo (2008-2010).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 2:45:09