Nathalia Fernandes Vieira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2364157980657744
  • Última atualização do currículo em 20/04/2018


Nathalia Fernandes Vieira é Mestra em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Bacharela e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo. Atua como professora de História do Ensino Fundamental e Médio há 5 anos. É coordenadora do Cursinho Popular de Itu e também professora de História da América, trabalhando voluntariamente ao lado de professores da região pela construção da educação popular. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nathalia Fernandes Vieira
Nome em citações bibliográficas
VIEIRA, N. F.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2018
Mestrado em História, cultura e identidades.
Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.
Título: A construção de um currículo: a Proposta de História da América para a 1ª série do 2º grau (1980-1983),Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Paulo Eduardo Dias de Mello.
Palavras-chave: américa; currículo; são paulo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: história do currículo.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: história do livro didático.
2009 - 2013
Graduação em História.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2010 - 2010
Extensão universitária em Francês Nível 2. (Carga horária: 45h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Francês Nível 1 - Curso de Férias. (Carga horária: 45h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em História da Arte - Patrimônio da Humanidade. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Conhecendo o Espaço Expositivo do Museu Paulista. (Carga horária: 10h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Populações Tradicionais no Estado de São Paulo. (Carga horária: 4h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Colégio Sistema Etapa - Itu, SIS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental II, Carga horária: 4


Escola Estadual Mirinha Tonello, EE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Educação Básica II - Efetivo, Carga horária: 20


Educação Popular em Ação, EPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretora de Projetos e Eventos, Carga horária: 20


Cursinho Popular Comunitário - Itu, CPC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenadora e Professora Voluntária, Carga horária: 8


Museu da Língua Portuguesa, MLP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20


Instituto Geográfico e Cartográfico, IGC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária Bolsista pela FUNDAP, Carga horária: 20


Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Monitor de Educação Profissional, Carga horária: 10



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Memórias e escritos do ensino de história
Descrição: O Grupo de Pesquisa propõe investigar os processos de constituição do campo do ensino de história nas últimas cinco décadas no Brasil e mapear como se configuram as dinâmicas de sua delimitação territorial de pesquisa a partir de registros diversos, enfatizando aspectos históricos e socioculturais, a constituição de sua comunidade, os programas de pesquisa, os eventos, as publicações e os projetos, suas relações com a formação dos professores e as formas de intervenção nas políticas educacionais da Educação Básica. Assim, intentamos: a) identificar e b) mapear alguns dos principais pesquisadores/autores dessa área no Brasil, bem como promover um c) levantamento de sua obra, d) coletar suas narrativas orais, sempre que possível, e) construir painel das contribuições desses pesquisadores em suas f) várias tendências e g) transformações, produzindo um h) banco de dados de obras e relatos orais e a constituição de j) acervos de livros e outras publicações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Nathalia Fernandes Vieira - Coordenador / Paulo Eduardo Dias de Mello - Integrante / Antonio Simplicio de Almeida Neto - Integrante / Angela Ribeiro Ferreira - Integrante / Elaine Lourenço - Integrante / João do Prado Ferraz de Carvalho - Integrante / Raimundo Nonato Araújo da Rocha - Integrante / Maria Rita de Almeida Toledo - Integrante.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, N. F.. Programa ?São Paulo Faz Escola?: uma discussão sobre os fundamentos teórico-metodológicos da bibliografia acerca do Currículo do Estado de São Paulo. In: XXIII Encontro Regional de História ANPUH/SP, 2016, Assis. Anais do XXIII Encontro Regional de História da ANPUH-SP. São Paulo: ANPUH-SP, 2016.

2.
SAMPAIO, A. L. A. ; VIEIRA, G. F. ; LIMA, M. G. ; VIEIRA, N. F. . Relação agricultor-natureza no contexto do sistema agroflorestal: um estudo de caso em uma comunidade em Barra do Turvo/SP. In: VI Congresso de Meio Ambiente da AUGM, 2009, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar. São Carlos: UFScar, 2009. v. 5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, N. F.. Desafios do ensino de História da América Latina: o uso de documentos em sala de aula. In: XVI Jornadas Trasandinas de Aprendizaje, 2016, São Paulo. Anais da XVI Jornadas Trasandinas de Aprendizaje, 2016. p. 1-86.

2.
VIEIRA, N. F.. História da América no currículo: a Proposta Curricular de São Paulo em 1980 e 1983. In: VII Seminário Nacional de Didática da História - História, Identidade e Ensino de História, 2016, Ponta Grossa. Caderno de Resumos - VII Seminário Nacional de Didática da História - História, Identidade e Ensino de História, 2016. p. 11-41.

3.
VIEIRA, N. F.. Uma experiência de Educação Popular: a disciplina de Atualidades no Cursinho Popular Comunitário. In: VII Semana de Pedagogia: Educação não formal e movimentos sociais, 2015, Sorocaba. Anais da VII Semana de Pedagogia, do III Seminário de Pesquisa do PPGED e II Encontro de Egressos do PPGED. Sorocaba: Programa de Mestrado em Educação da UFSCAR Sorocaba, 2015. p. 202-202.

Apresentações de Trabalho
1.
VIEIRA, N. F.. A construção de um currículo e suas ressonâncias: a Proposta Curricular de História da América para o 2º grau ? 1ª série (1975-1985). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VIEIRA, N. F.. A construção de um currículo e suas ressonâncias: a Proposta Curricular de História da América para o 2º grau ? 1ª série (1975-1985). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
VIEIRA, N. F.. Desafios do ensino de História da América Latina: o uso de documentos em sala de aula. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
VIEIRA, N. F.. Programa ?São Paulo Faz Escola?: uma discussão sobre os fundamentos teórico-metodológicos da bibliografia acerca do Currículo do Estado de São Paulo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
VIEIRA, N. F.. Ensino de História da América: a Festa do Dia dos Mortos no México. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
VIEIRA, N. F.. História da América no currículo: a Proposta Curricular de São Paulo em 1980 e 1983. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VIEIRA, G. F. ; SAMPAIO, A. L. A. ; LIMA, M. G. ; VIEIRA, N. F. . Relação agricultor-natureza no contexto do sistema agroflorestal: estudo de caso em uma comunidade em Barra do Turvo/SP. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Mesa Redonda: "Que República é essa?".O que é República? O ensino de História no Brasil através dos tempos. 2018. (Outra).

2.
XII Encontro Internacional da ANPHLAC. 2016. (Encontro).

3.
XXIII Encontro Estadual de História.Programa ?São Paulo Faz Escola?: uma discussão sobre os fundamentos teórico-metodológicos da bibliografia acerca do Currículo do Estado de São Paulo. 2016. (Encontro).

4.
VII Semana da Pedagogia.Uma experiência de educação popular: a disciplina de Atualidades no Cursinho Popular Comunitário - Itu/SP. 2015. (Seminário).

5.
XXVIII Simpósio Nacional de História. 2015. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MELLO, Paulo Eduardo Dias de ; VIEIRA, N. F. . 9ª Primavera dos Museus: "Museus e Memórias Indígenas". 2015. (Exposição).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 19:35:52