João Batista Soares de Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9304823038077709
  • Última atualização do currículo em 31/08/2017


Ator e bailarino/performer desde 1995 com importantes trabalhos realizados no país, dentre eles com a Cia. TERPSÍ de teatro de dança, grupo Ói Nóis Aqui Traveiz, Cia. Ânima de dança e Depósito de Teatro. Idealizou, coordenou e ministrou oficinas culturais na ONG - ACO (Associação Cultural de Oficineiros) desde 1993 nas áreas de Teatro e Dança. Mestre em Artes Cênicas pela UFRGS e Especialista em Arte, Corpo e Educação pela mesma universidade. Possui licenciatura em Teatro pela UERGS e graduação em Educação Física no IPA. Formado em Reeducação do Movimento pelo método de Ivaldo Bertazzo. Foi professor no curso de Licenciatura de Teatro na Universidade Federal de Pelotas- UFPEL em 2013 nas disciplinas de teatro contemporâneo, teatro brasileiro e improvisação teatral. Atualmente desenvolve a pesquisa ?dispositivos performáticos para a cena contemporânea" com ênfase em dança. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
João Batista Soares de Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, J. B. S.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Artes Cênicas.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Corpos ditos e malditos: processos de criação e princípios de composição,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Profª Dra. Marta Isaacsson de Souza e Silva.
Coorientador: Profª Dra. Mônica Dantas.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Corpo; Dança; Técnicas Corporais.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2007 - 2010
Especialização em Arte, Corpo e Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Virando Travesti.
Orientador: Profª. Dra. Silvana Göellner.
2004 - 2009
Graduação em Teatro : Licenciatura.
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.
Título: A Relação com o espaço para uma busca performática do corpo.
Orientador: Profª Dra. Celina Nunes de Alcântara.
2004 - 2008
Graduação em Educação Física.
Centro Universitário Metodista, IPA-RS, Brasil.
Título: A Biodança como instrumento de reintegração social.
Orientador: Profª. Ms. Dione Wagner.
Bolsista do(a): IPA, IPA, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
WORKSHOP INTERNACIONAL DE MÚSICA E INTERDISCIPLINARIDADE. (Carga horária: 3h).
MENINA DE LÁ PRODUTORA CULTURAL, MENINA DE LÁ, Brasil.
2017 - 2017
ESTUDOS DO CORPO -Cartografar Corpos: Método, Pesquisa e Criação. (Carga horária: 4h).
Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
2017 - 2017
TODAS AS CORES DE PEDRO ALMODÓVAR. (Carga horária: 6h).
CINEUM CURSOS DE CINEMA, CINEUM, Brasil.
2016 - 2016
O CINEMA HIPERLINK DE QUENTIN TARANTINO. (Carga horária: 9h).
CINEUM CURSOS DE CINEMA, CINEUM, Brasil.
2016 - 2016
CONTATO IMPROVISAÇÃO. (Carga horária: 12h).
Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
2016 - 2016
A OBRA DE ALFRED HITCHCOK. (Carga horária: 9h).
CINEUM CURSOS DE CINEMA, CINEUM, Brasil.
2016 - 2016
O desenvolvimento da sexualidade na infância e adolescência. (Carga horária: 2h).
Centro de Integração Empresa Escola do RS, CIEE - RS, Brasil.
2016 - 2016
Cuidando de quem cuida nas instituições socioassistenciais. (Carga horária: 2h).
Centro de Integração Empresa Escola do RS, CIEE - RS, Brasil.
2015 - 2015
BUTOH - Princípios. (Carga horária: 9h).
Casa Cultural Tony Petzhold, CCTP, Brasil.
2015 - 2015
As dificuldades de aprendizagem nos espaços educacionais. (Carga horária: 2h).
Centro de Integração Empresa Escola do RS, CIEE - RS, Brasil.
2015 - 2015
A logoterapia como apoio para o desenvolvimento profissional de educadores. (Carga horária: 4h).
Centro de Integração Empresa Escola do RS, CIEE - RS, Brasil.
2015 - 2015
PROJETO ARQUEOLOGIAS URBANAS. (Carga horária: 30h).
Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
2015 - 2015
Construindo Estratégias psicopedagógiacs no processo ensino e aprendizagem. (Carga horária: 2h).
Centro de Integração Empresa Escola do RS, CIEE - RS, Brasil.
2014 - 2014
A complexidade da comunicação e o fortalecimento de vínculos. (Carga horária: 4h).
Centro de Integração Empresa Escola do RS, CIEE - RS, Brasil.
2014 - 2014
Oficina de Montagem Muovere REMIX. (Carga horária: 64h).
Muovere Cia. de Dança, MUOVERE, Brasil.
2014 - 2014
Workshop A Biblioteca Viva. (Carga horária: 80h).
Alianca Francesa - Delegação Geral, AF/RJ, Brasil.
2014 - 2014
LOCUS FOCUS PROJECT - MIN TANAKA. (Carga horária: 60h).
CPT - CENTRO DE PESQUISAS TEATRAIS, CPT- SP, Brasil.
2014 - 2014
Sexualidade na Infância: o papel do educador. (Carga horária: 4h).
Centro de Integração Empresa Escola do RS, CIEE - RS, Brasil.
2014 - 2014
CASTING WORKSHOP. (Carga horária: 12h).
Final Stage Productions, FSP, Estados Unidos.
2014 - 2014
CASTING WORKSHOP. (Carga horária: 12h).
Final Stage Productions, FSP, Estados Unidos.
2014 - 2014
Ópera de Pequim - Oficina Multipalco. (Carga horária: 7h).
Multipalco Theatro São Pedro, MULTIPALCO, Brasil.
2014 - 2014
Etapas do desenvolvimento da criança e adolescente. (Carga horária: 4h).
Centro de Integração Empresa Escola do RS, CIEE - RS, Brasil.
2014 - 2014
Oficina Qorpo de Baile. (Carga horária: 12h).
21ºPorto Alegre em Cena, POA EM CENA, Brasil.
2014 - 2014
Workshop Residência Artística. (Carga horária: 30h).
Generik Vapeur, GENERÍK, França.
2014 - 2014
Interpretação e Teatro. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em O Cinema a Dança-Teatro de Pina Baush. (Carga horária: 16h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2013 - 2013
Oficina de Montagem " O Balcão de Jean Genet". (Carga horária: 126h).
Teatro Sarcáustico, SARCAÚSTICO, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Formação do Método Ivaldo Bertazzo. (Carga horária: 81h).
Escola Ivaldo Bertazzo, IVALDO BERTAZZO, Brasil.
2011 - 2011
Workshop - CORPO VIVO - Ivaldo Bertazzo. (Carga horária: 3h).
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do RS, SESCOOP/RS, Brasil.
2011 - 2011
Perla Jaritonsky. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
AXIS SYLLABUS - Introduction to Applied Biomechani. (Carga horária: 10h).
Sindicato dos Artistas de Porto Alegre, SATED - RS, Brasil.
2011 - 2011
Direção Teatral. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Composição em tempo real. (Carga horária: 9h).
Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
2010 - 2010
Mímica Corporal. (Carga horária: 40h).
Cia. PAS DE DIEUX, PPGAC, França.
2010 - 2010
Workshop de Dança Contemporânea. (Carga horária: 15h).
Centro Municipal de Dança, CMD, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em O Corpo Habitado, O Corpo (EN) vestido.. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Oficina de Dança. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2009 - 2009
Flexibilidade e Alongamento. (Carga horária: 30h).
SOGIPA, SOGIPA, Brasil.
2009 - 2009
Oficinas de Dança - ESEF. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em WORKSHOP com Ellen Goldman. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.
2008 - 2008
Ginástica de Academia. (Carga horária: 33h).
Associação dos Profissionais de Educação Física do RS, APEF, Brasil.
2008 - 2008
Wokshop Conversando com o Movimento. (Carga horária: 13h).
Porto Alegre Cia de Dança, CIA, Brasil.
2008 - 2008
Axis Syllabus - Frey Faust. (Carga horária: 25h).
Usina das Artes, USINA, Brasil.
2008 - 2008
Workshop O Movimento Mutante. (Carga horária: 6h).
Usina das Artes, USINA, Brasil.
2007 - 2007
Ginástica Localizada. (Carga horária: 12h).
Praxis Academia, PA, Brasil.
2006 - 2006
A Forma da Emoção - Denise Namura. (Carga horária: 15h).
Museu do Trabalho, MT, Brasil.
2006 - 2006
Patologias Relacionadas à Coluna Vertebral. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário Metodista, IPA-RS, Brasil.
2006 - 2006
Avaliação Física em Clubes e Academias. (Carga horária: 30h).
SOGIPA, SOGIPA, Brasil.
2006 - 2006
Atividade Física e exercícios para idosos. (Carga horária: 30h).
SOGIPA, SOGIPA, Brasil.
2006 - 2006
Corpo em Movimento e Recreação no Novo Século. (Carga horária: 40h).
Fédération Internationale D´Education Physique, FIEP, Brasil.
2005 - 2005
Questão da Interpretação - Sandra Dani. (Carga horária: 10h).
Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
2005 - 2005
Curso Avançado em Treinamento Resistido. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário Metodista, IPA-RS, Brasil.
2004 - 2004
A Máscara e o Corpo. (Carga horária: 52h).
Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
2003 - 2004
Ballet Contemporâneo e Jazz. (Carga horária: 120h).
Núcleo de Dança Aldo Gonçalves, NDAG, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Sapateado Americano. (Carga horária: 20h).
Espaço Dança e Memória, EDM, Brasil.
2003 - 2003
Atuação: prazer e Presença - Nicole Kehrberger. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
2001 - 2001
Capacitação para a função de Conselheiro Tutelar. (Carga horária: 20h).
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2000 - 2000
Laboratório de Atuação - Irene Brietzke. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
1997 - 1997
Worshop Modern Jazz - Fred Traguth. (Carga horária: 15h).
Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
1996 - 1996
Da Energia à Ação e Mímeses Corpórea. (Carga horária: 36h).
Grupo LUME - Campinas, LUME, Brasil.
1996 - 1996
A farra dos atores. (Carga horária: 20h).
Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
1996 - 1996
Oficina de Experimentação e Pesquisa Cênica. (Carga horária: 20h).
Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, TERREIRA, Brasil.
1996 - 1996
VOZ E AÇÃO VOCAL. (Carga horária: 8h).
Grupo LUME - Campinas, LUME, Brasil.
1995 - 1995
Improvisação Teatral para Bailarinos- Gina Tocheto. (Carga horária: 10h).
Instituto Estadual de Artes Cênicas, IEACEN, Brasil.
1995 - 1995
Swing Afro Baiano - Reinaldo Timba. (Carga horária: 15h).
Instituto Estadual de Artes Cênicas, IEACEN, Brasil.
1994 - 1995
Oficina de Teatro Livre. (Carga horária: 20h).
Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, TERREIRA, Brasil.
1994 - 1994
Oficina de Teatro de Rua - Amir Haddad. (Carga horária: 32h).
Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
1994 - 1994
Curso de Dança Contemporânea - Homero Voline. (Carga horária: 33h).
Casa de Cultura Mário Quintana, CCMQ, Brasil.
1994 - 1994
Expressão Corporal do Ator. (Carga horária: 30h).
Instituto Estadual de Artes Cênicas, IEACEN, Brasil.
1994 - 1994
A Dupla Experiência do Ator no Palco. (Carga horária: 20h).
Escola de Teatro Macunaíma - SP, MACUNAÍMA, Brasil.
1994 - 1994
Oficina Atrupelados - Técnicas Circenses. (Carga horária: 14h).
Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.
1994 - 1994
O Processo Criativo do Ator - Maria Helena Lopes. (Carga horária: 15h).
Prefeitura Municipal de Porto Alegre, P/PORTO ALEGRE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: contrato de trabalho, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Curso de Dança -Licenciatura na disciplina História e Teoria da Dan ça IV com a temática " Técnicas de KLAUSS VIANNA"

Atividades

2013 - 2013
Ensino, Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teatro Brasileiro
2013 - 2013
Ensino, Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Improvisação Teatral
2013 - 2013
Ensino, Teatro, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teatro Contemporâneo

Associação Cultural de Oficineiros de Porto Alegre, ACO, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2017
Vínculo: Vice - Presidente e Professor, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico - Professor, Carga horária: 40


Escola Municipal de Ensino Fundamental Otávio Rocha, EMEF OTÁVIO R., Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Artes em Estância Velha, Carga horária: 20


Escola Municipal de Ensino Fundamental Otávio Rocha, EMEF OTÁVIO ROCH, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física no EJA, Carga horária: 20


Escola de Educação Infantil Universo Mágico, EEIUM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Artes e Educação Física, Carga horária: 8


Centro Universitário Metodista, IPA-RS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio Curricular Mestrado, Enquadramento Funcional: Estágio Mestrado, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estágio Licenciatura Educação Física, Carga horária: 12


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio Curricular Mestrado, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4


Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 12



Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1999
Prêmio melhor Ator - Esquete "Janela" de Fernando Pessoa e Jorge Luis Borges, Festival de Esquetes de Novo Hamburgo e Dois Irmãos.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
LIMA, J. B. S.. A Construção Poética de Corpos Ditos e Malditos: um estudo sobre o processo de criação da companhia TERPSÍ Teatro de Dança. In: Airton Tomazzani; Mônica Dantas; Wagner Ferraz. (Org.). A Construção Poética de Corpos Ditos e Malditos: Um estudo sobre o processo de criação da companhia TERPSÍ Teatro de Dança. 01ed.Porto Alegre: Editora da Cidade, 2016, v. 01, p. 318-325.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, J. B. S.. Processo de Criação em Dança-Teatro. In: V Reunião Científica da ABRACE, 2011, Porto Alegre. Processo de Criação em Dançateatro. Porto Alegre: ABRACE, 2011.

2.
LIMA, J. B. S.. Corpos ditos e malditos: processos de criação e princípios de composição. In: VI Reunião Científica da ABRACE, 2010, São Paulo. Corpos ditos e malditos: um estudo sobre os procedimentos da cia. TERPSÍ Teatro de Dança. Porto Alegre: ABRACE, 2010.

3.
LIMA, J. B. S.. Virando Travesti. In: III Salão de Dança da UFRGS, 2010, Porto Alegre. Virando Travesti. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, J. B. S.. EDUCAR COM AFETO -Capacitação Metodologia e Estratégias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
LIMA, J. B. S.. O corpo na dança-teatro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
LIMA, J. B. S.. Processo de Criação em Dança-Teatro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
LIMA, J. B. S.. A Biodança como instrumento de reintegração social do idoso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
LIMA, J. B. S.. PROJETO PORTO VERÃO ALEGRE - Aulas de teatro para crianças, adolescentes e adultos.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
LIMA, J. B. S.. ATIVIDADES DE ADAPTAÇÃO E RECREAÇÃO PARA O IDOSO. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
LIMA, J. B. S.. PROJETO PORTO VERÃO ALEGRE - Aulas de Teatro para crianças, adoslescentes e adultos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
LIMA, J. B. S.; SCAPIN, C. ; ANDREATTO, E. . ARTE PARA TEATRO GRUPO TEATRAL LEVA EU - Elias Andreato e Cássio Scapin. 2016. .

5.
LIMA, J. B. S.. PROJETO PORTO VERÃO ALEGRE -Aulas de teatro para crianças, adolescentes e adultos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
LIMA, J. B. S.. Interpretação e Teatro. 2014. .

7.
LIMA, J. B. S.. Oficina de Performance O Corpo Performático. 2014. .

8.
LIMA, J. B. S.. DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL DA CRIANÇA E ADOLESCENTE. 2014. .

9.
LIMA, J. B. S.. Maratona Coreográfica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
LIMA, J. B. S.. O Papel dos Educadores - Educação Social e Educação. 2012. .

11.
LIMA, J. B. S.. Formação de Educadores Sociais da Região Sul. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
LIMA, J. B. S.. Oficina O Empoderamento do Feminino. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
LIMA, J. B. S.. Expressões Sagradas. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
LIMA, J. B. S.. Dança Criativa para idosos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
LIMA, J. B. S.. Curso de alongamento, ginástica e recreação para a terceira idade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
LIMA, J. B. S.. Curso de ginástica laboral para os funcionários. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
LIMA, J. B. S.. Oficina a Importância da Atividade Física e LER. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
LIMA, J. B. S.. Oficina de Arte Educação com a População de Rua. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
LIMA, J. B. S.. Coordenador Pedagógico do Projeto de Oficinas Profissionalizantes no PAC/BARNABÉ. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
LIMA, J. B. S.. Contação de histórias na área Infantil e Juvenil. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
LIMA, J. B. S.. Oficina no IV Circuito de Atividades Físicas Esportivas e Recreativas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
LIMA, J. B. S.. Oficina Compartilhando Alegria Com o Corpo - ? Para Professores do Estado em Curso de Formação continuada na área de Educação Especial. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
LIMA, J. B. S.. Oficina para a Terceira Idade ? XXII Semana do Idoso de Porto Alegre. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

24.
LIMA, J. B. S.. Oficina Compartilhando Alegria com o Corpo. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
LIMA, J. B. S.. Envelhecimento. 2007. (Coordenação de Sessão).

26.
LIMA, J. B. S.. Inclusão Social na Terceira Idade. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

27.
LIMA, J. B. S.. Compartilhando a alegria com o corpo. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

28.
LIMA, J. B. S.. Oficina de Expressão Corporal. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

29.
LIMA, J. B. S.. Oficina de teatro para a terceira idade. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

30.
LIMA, J. B. S.. Oficina XX Semana do Idoso de Porto Alegre. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

31.
LIMA, J. B. S.. Oficina de teatro para a terceira idade. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

32.
LIMA, J. B. S.. Oficina de sensibilização teatral. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

33.
LIMA, J. B. S.. Oficina de sensibilização e expressão para a Terceira Idade. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

34.
LIMA, J. B. S.. Oficina de Arte-Educação. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

35.
LIMA, J. B. S.. Oficina de sensibilização e expressão corporal para a Terceira Idade. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

36.
LIMA, J. B. S.. Oficina de Dança Criativa. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

37.
LIMA, J. B. S.. Oficina de Dança Criativa. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

38.
LIMA, J. B. S.. Oficina Sala de Sensações. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

39.
LIMA, J. B. S.. Oficina de Teatro na FUNDARC. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

40.
LIMA, J. B. S.. Curso Mente e Corpo em Movimento. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

41.
LIMA, J. B. S.. Oficina Sala de Sensações. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

42.
LIMA, J. B. S.. Oficina de Arte Educação com a população de Rua. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

43.
LIMA, J. B. S.. Oficina de dança e expressão corporal. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

44.
LIMA, J. B. S.. Workshop de dança Criativa. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

45.
LIMA, J. B. S.. Oficina de expressão corporal e sensibilização. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
LIMA, J. B. S.. Projeto Novas Caras - LONGOS BEIJOS EM ONDAS CURTAS. 2017. Teatral.

2.
LIMA, J. B. S.. APRESENTAÇÃO DE NATAL - HOSPITAL MOINHOS DE VENTO. 2016. Performática.

3.
LIMA, J. B. S.. Apresentação do espetáculo BIVOUAC. 2014. Teatral.

4.
LIMA, J. B. S.. PERCH Uma celebração de voos e quedas. 2014. Performática.

5.
LIMA, J. B. S.. O Inferno são os outros. 2014. Teatral.

6.
LIMA, J. B. S.. MIXADOS. 2014. Coreográfica.

7.
LIMA, J. B. S.. 75 anos da viação Ouro e Prata - Um passeio pela história. 2014. Performática.

8.
LIMA, J. B. S.. A Biblioteca Viva - SEMÁFORO DO AMOR. 2014. Performática.

9.
LIMA, J. B. S.. Os Dragões não conhecem o paraíso. 2014. Performática.

10.
LIMA, J. B. S.; JURUENA, A. P. ; SANTORO, V. . PERFORMANCE PARA A OBRA 'FILHOS DO PAI'. 2014. Performática.

11.
LIMA, J. B. S.. Homenagem à Pina Bausch - Café Müller. 2013. Coreográfica.

12.
LIMA, J. B. S.. Apresentação do espetáculo Ilha dos Amores- um diálogo sensual com a cidade. 2013. Teatral.

13.
LIMA, J. B. S.. Basquiando (tributo à Basquiat). 2011. Coreográfica.

14.
LIMA, J. B. S.. DAR CARNE À MEMÓRIA. 2010. Coreográfica.

15.
LIMA, J. B. S.. DAR CARNE À MEMÓRIA. 2010. Coreográfica.

16.
LIMA, J. B. S.. DAR CARNE À MEMÓRIA. 2010. Coreográfica.

17.
LIMA, J. B. S.. DAR CARNE À MEMÓRIA. 2010. Coreográfica.

18.
LIMA, J. B. S.. Criança Pensa. 2010. Teatral.

19.
LIMA, J. B. S.. Reunião Dançante - Sarau de Novos Criadores. 2010. Coreográfica.

20.
LIMA, J. B. S.; EVA, S. . DAR CARNE À MEMÓRIA. 2010. Coreográfica.

21.
LIMA, J. B. S.. DAR CARNE À MEMÓRIA - Fragmentos. 2010. Coreográfica.

22.
LIMA, J. B. S.. NATAL NA PRAÇA 2008. 2008. Teatral.

23.
LIMA, J. B. S.. O escritor da cidade. 2006. Teatral.

24.
LIMA, J. B. S.. Encenação e Leitura de Textos de Érico Veríssimo. 2005. Teatral.

25.
LIMA, J. B. S.. Das Partes do Todo, A construção de uma Poética Para a Dança. 2004. Coreográfica.

26.
LIMA, J. B. S.. Leitura Dramática - No começo é sempre difícil, vamos tentar outra vez, Cordélia Brasil. 2003. Teatral.

27.
LIMA, J. B. S.. Psicose e Romeu + Julieta. 2003. Coreográfica.

28.
LIMA, J. B. S.. Pequenas Tragédias do Cotidiano. 2002. Teatral.

29.
LIMA, J. B. S.. Folhetim. 2002. Teatral.

30.
LIMA, J. B. S.. Incesto. 2002. Teatral.

31.
LIMA, J. B. S.. Insights de Rimbaud. 2000. Teatral.

32.
LIMA, J. B. S.. Performances Escatológicas. 2000. Teatral.

33.
LIMA, J. B. S.. Cinzas. 1999. Teatral.

34.
LIMA, J. B. S.. Janela. 1999. Teatral.

35.
LIMA, J. B. S.. Al Lucionacions 3,. 1999. Teatral.

36.
LIMA, J. B. S.. Esfera. 1999. Teatral.

37.
LIMA, J. B. S.. Contadores de Histórias. 1998. Teatral.

38.
LIMA, J. B. S.. Leitura Dramática - Os Fuzis da Senhora Carrar. 1996. Teatral.

39.
LIMA, J. B. S.. Álbum de Família. 1996. Teatral.

40.
LIMA, J. B. S.. Independência ou Morte!. 1995. Teatral.

41.
LIMA, J. B. S.. Intervenção Político- Teatral lembra 50 anos da Bomba de Hiroshima. 1995. Teatral.

42.
LIMA, J. B. S.. Os três caminhos percorridos por horácio dos Anjos e dos Diabos. 1995. Teatral.

43.
LIMA, J. B. S.. Performance: O Homem x Muro ? Corpo x Expressão. 1994. Teatral.

44.
LIMA, J. B. S.. Performance - O Elefante Branco. 1994. Coreográfica.

45.
LIMA, J. B. S.. Comédias da Vida Privada. 1994. Teatral.

46.
LIMA, J. B. S.. Exposição Série Selvagem. 1994. Coreográfica.

47.
LIMA, J. B. S.. Mãe Africa. 1993. Coreográfica.

48.
LIMA, J. B. S.. Performance : Liberdade. 1993. Teatral.

Música
1.
LIMA, J. B. S.. Natal na Praça. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

Artes Visuais
1.
LIMA, J. B. S.. Vênus - curta - Metragem 16mm - Cassio Tolpolar. 2001. Filme.

2.
LIMA, J. B. S.. Satisfação entre Adolescentes Gays. 2000. Fotografia.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, J. B. S.; OLIVEIRA, A. M.; COLOMBY, D.. Participação em banca de Adrea Guerreiro Fonseca.Amador e Profissional no Teatro: reflexões acerca de suas características e qualidades. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Pelotas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
LIMA, J. B. S.. FUMPROARTE - MEMBRO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO. 2014. Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Outras participações
1.
LIMA, J. B. S.. II MOSTRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - MOSTRACITEC. 2017. ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARECHAL CÂNDIDO RONDON.

2.
LIMA, J. B. S.. II FECOR - Feira de Iniciação Científica da EMEF Otávio Rocha. 2017. EMEF OTÁVIO ROCHA.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontros Estudos do Corpo - INTENSIVO.Corpo e Cultura; Corpo e a perspectiva de diferentes filósofos, Corpo e o pensamento da diferença, corpo e as artes. 2014. (Encontro).

2.
III Simpósio Internacional - "Reflexões Cênicas Contemporâneas ". 2014. (Simpósio).

3.
6º Congresso Marista de Educadores Sociais. 2013. (Congresso).

4.
Encontro de Educadores SCFV. 2013. (Encontro).

5.
Encontro Regional de Conselhos de Direitos da Pessoa com Deficiência. 2013. (Encontro).

6.
Pré-conferência Regional Sul e Centro Sul. 2013. (Outra).

7.
Seminário da Rede de Atendimento da Criança e do Adolescente. 2012. (Seminário).

8.
Seminário ECA - sua evolução na conquista dos direitos de crianças e adolescentes na sociedade. 2012. (Seminário).

9.
VI Reunião Científica da ABRACE. Processo de Criação em Dança-Teatro. 2011. (Congresso).

10.
VI Reunião Científica da ABRACE - Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Processo de Criação em Dança-Teatro. 2011. (Congresso).

11.
XX Congresso Internacional de Teatro Iberoamericano y Argentino. O corpo na dança-teatro. 2011. (Congresso).

12.
Seminário Corpo, Performance e Tecnologia. 2010. (Seminário).

13.
VI Congresso - Arte e Ciência: abismo de rosas. A Construção Poética de Corpos Ditos e Malditos: um estudo sobre o processo de criação da companhia Terpsí Teatro de Dança. 2010. (Congresso).

14.
VI Congresso Arte e Ciência: abismo de rosas ABRACE. A construção poética de Corpos Ditos e Malditos: Um estudo sobre o processo de criação da companhia Terpsí Teatro de Dança. 2010. (Congresso).

15.
8ª Conferência Municipal de Assistência Social - Participação e Controle Social no SUAS. 2009. (Outra).

16.
VIII Congresso Sul Americano de Criatividade, XII Jornada Gaúcha de Arteterapia e IX Encontro de Terapias Expressivas. 2009. (Congresso).

17.
DESDOBRAMENTOS - Seminário Demonstração. 2008. (Seminário).

18.
Seminário Como Elaborar uma Apresentação Oral - PROPESQ - UFRGS. 2008. (Seminário).

19.
2º Seminário de Oficinas das Ações Sócio Educativas. 2007. (Seminário).

20.
5º Encontro Nacional de Pesquisa em Arte: Coletivos em Arte. 2007. (Congresso).

21.
II Seminário Nacional de Dança e Educação. 2007. (Seminário).

22.
Palestras na Escola de Educação Física da UFRGS: Aret na COntmeporaneidade e Arte e Educação. 2007. (Outra).

23.
4º Congresso de Educadores Sociais. 2006. (Seminário).

24.
I Semniário Nacional de Dança e Educação - Desafios de Ensinar Dança Hoje. 2006. (Seminário).

25.
IV Encontro de Pesquisa em Arte e III JORNADA INTERNA DE PESQUISA - JIPE. 2006. (Encontro).

26.
Projeto Usina das Artes - Shakespeare, nosso contemporâneo?. 2006. (Seminário).

27.
Seminário Educação e Cultura: Oficina como Instrumento de Trabalho. 2006. (Seminário).

28.
XVIII Semana de Conscientização do Envelhecimento.A Biodança como instrumento de reintegração social do idoso. 2006. (Encontro).

29.
XVIII Semana de Conscientização do Envelhecimento.Expositor na Feira da Saúde. 2006. (Outra).

30.
III Encontro de Medicina do Esporte e do Exercício. 2005. (Encontro).

31.
Mostra de Trabalhos Escolares.Contação de Histórias - " Preservação Ambiental". 2005. (Outra).

32.
Seminário ACO/FASC: Oficinas Culturais na Assistência SOCIAL.Oficinas Culturais na Assistência Social. 2004. (Seminário).

33.
Seminário do Processo de Seleção para capacitação do projeto SASE Travessia - Instituto Leonardo Murialdo. 2004. (Seminário).

34.
VII Fórum da recreação - Brincando pela vida: da infância à 3ª idade. 2004. (Seminário).

35.
Aquecendo o Em Cena - Seminário Cena Contemporânea - Rupturas e Limites. 2003. (Seminário).

36.
IEACEN -SEDAC - Perspectivas Educacionais do Teatro. 2002. (Seminário).

37.
Seminário Internacional de Arte e Educação : Diversos Olhares. 2001. (Seminário).

38.
Seminário sobre Violência Familiar - Depto. de Sociologia do IFCH. 2000. (Seminário).

39.
Ciclo de Palestras: Corporeidade - Arte - Movimento no teatro e na Educação Física - DAD/ UFRGS. 1999. (Seminário).

40.
I SImpósio Estadual de Arte - Educação - Arte- Educação e a Construção do Cotidiano. 1995. (Simpósio).

41.
Seminário Livre de Filosofia das religiões aplicadas ao teatro com noções de mitologia grega nos textos antigos e tragédias - Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz. 1995. (Seminário).



Outras informações relevantes


Na Associação Cultural de Oficineiros (ACO) atuou como vice-presidente desde 1993 na idealização, coordenação e ministrando oficinas culturais para o público infantil, infanto-juvenil e adulto em situação de risco social com trabalhos em Dança, Teatro e Educação Física.

Participou como ator da obra "Cinzas" analisada pela Profª. Beatriz de Araújo Britto da Escola de Comunicação e Artes da USP em 2001: "O Inconsciente no Processo Criativo do Ator - por uma cena dos sentidos ( a experiência da criação coletiva).

Registro de trabalho no grupo de Dança Experimental de Porto Alegre em memorial publicado no ano de 2010 pela editora Libretos: " Rua da Praia - um passeio no tempo" ( Secretaria Municipal de Cultura. ISBN 978.85.88412.33-0)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 12:42:29