Hadson José Gomes de Sousa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6280833711733785
  • Última atualização do currículo em 14/05/2018


Possui graduação em Letras ? Língua Portuguesa ? pela Universidade Federal do Pará (2010), especialização em Ensino-aprendizagem de Língua e Literaturas pela Universidade Federal do Pará (2011) e mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA) pela Universidade Federal do Pará (2013). Doutorando em Estudos Linguísticos no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Pará (UFPA-Campus Belém). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura, linguagem, língua portuguesa; Ensino-aprendizagem de língua; Gênero discursivo e ensino; Identidade docente; Teorias sobre sujeito; e Análise do discurso. Foi professor substituto de Língua Portuguesa na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará ? Campus de Bragança. Foi professor temporário de Língua Portuguesa na Secretaria de Educação do Pará (SEDUC-PA) e professor efetivo na Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE). É professor convidado da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus de Bragança - e do Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) Letras, também da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Histórias de vida e formação de professores e Discurso e ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Hadson José Gomes de Sousa
Nome em citações bibliográficas
SOUSA, Hadson José Gomes de.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Letras: Lingüística e Teoria Literária.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A DRAMÁTICA DOS USOS DO CORPO-SI (SI POR SI E/OU PELO(S) OUTRO(S)) E A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA NO TRABALHO DO PROFESSOR,
Orientador: Fátima C. da Costa Pessoa (http://lattes.cnpq.br/40110).
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Linguagem; Trabalho; Sujeito; Identidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
Grande Área: Outros / Área: Defesa / Subárea: Ergologia.
2011 - 2013
Mestrado em LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Do discurso científico ao discurso pedagógico: o trabalho de tradução no ensino de Língua Portuguesa,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Nilsa Brito Ribeiro (http://lattes.cnpq.br/3143704010808995).
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico; Educação.
2010 - 2011
Especialização em Ensino-aprendizagem de Língua e Literaturas. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Linguagem, alteridade e ensino: as representações de linguagem na voz do professor.
Orientador: Prof. Dr. Joel Cardoso e Prof. Dr. João Batista S. Ramos.
2006 - 2010
Graduação em Letras - Língua Portuguesa.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: ?A culpa é minha?: perspectivas Levinasianas para uma leitura da obra A Hora da Estrela de Clarice Lispector.
Orientador: Prof. Dr. João Batista S. Ramos e Prof. Dr. Joel Cardoso.




Formação Complementar


2017 - 2019
PROFICIÊNCIA EM LEITURA EM LÍNGUA INGLESA.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2015 - 2017
PROFICIÊNCIA EM lEITURA EM LÍNGUA FRANCESA.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2009 - 2009
ORAL AND WRITTEN COMMUNICATION COURSE-INTERMEDIATE. (Carga horária: 48h).
CENTRO CULTURAL DE IDIOMAS DE CAPANEMA, CCAA, Brasil.
2009 - 2009
Inclusão Digital no Linux Educacional. (Carga horária: 20h).
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Oliveira Brito, E.E.E.F.M.O.B., Brasil.
2002 - 2002
CURSO DE INGLÊS INSTRUMENTAL. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1994 - 1998
CURSO BÁSICO, INTERMEDIÁRIO E AVANÇADO DE INGLÊS. (Carga horária: 600h).
CURSO DE INGlÊS "NEW YORK", CINY, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, UNIFESSPA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO PARÁ, SEDUC-PA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Temporário de Língua Portuguesa, Carga horária: 30
Outras informações
Lotado na E.E.E.F.M. Maria Amélia de Vasconcelos, no município de Capanema/PA.

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Temporário de Língua Portuguesa, Carga horária: 30
Outras informações
Lotado na E.E.E.F.M. Prof. César Pinheiro, no município de Capanema/PA.


FACULDADE PAN AMERICANA, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Convidado, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

09/2010 - 02/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia do ensino das artes I e II
Tecnologia e recursos pedagógicos
Relações interpessoais
Metodologia do ensino de Língua Portuguesa
Metodologia da pesquisa em Letras
Oficina de produção de textos acadêmicos, Tecnologia e recursos pedagógicos, Alfabetização e letramento

Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Língua Portuguesa - PARFOR

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto Língua Portuguesa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2013 - 12/2017
Ensino, Letras-Língua Portuguesa(Plano Nacional de Formação de Professores-PARFOR), Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de compreensão e produção escrita em português
Fonética e fonologia do português
Oficina de compreensão e produção oral em português, Linguística textual e ensino de língua
Trabalho de conclusão de curso II
11/2012 - 11/2014
Ensino, Letras - Língua Portuguesa, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento, História da Língua Portuguesa, Fundamentos da Linguística, Linguística Românica, Linguística Aplicada, Morfologia da Língua Portuguesa
Sintaxe da Língua Portuguesa I, II e III, Variação Linguística em Português
Trabalho de conclusão de curso, Estágio III em Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa,
Oficina de análise de textos escolares, Oficina de avaliação do ensino-aprendizagem de Língua Materna, Oficina de recursos audiovisuais e tecnológicos no ensino-aprendizagem da Língua Materna, Oficina de produção de textos acadêmicos II
Estágio supervisionado em ensino-aprendizagem de Língua Materna (educação infantil; ensino fundamental e médio; educação de jovens e adultos)

E. M. PROF. GUAJARINA MENESES DA SILVA, E.M.G.S., Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 25

Atividades

09/2009 - 06/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Língua Inglesa

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO PIO X, SPX, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

Atividades

04/2002 - 12/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
Língua Inglesa
Educação Artística


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A escrita de si e processos de subjetivação: formação de professores na Amazônia Oriental
Descrição: Descrição: O projeto tem como objetivo discutir o processo de formação por meio da análise de escritas autobiográficas de professores que, embora já atuem na escola básica há alguns anos, numa região da Amazônia oriental, encontram-se, na universidade, cursando a graduação, justamente porque participam de uma mesma realidade responsável pelo acesso tardio aos processos de escolarização. A opção pela investigação por meio de relatos autobiográficos se orienta pelo pressuposto de que o sujeito se constitui na e pela linguagem, de modo que a escrita de si - enquanto produtora de uma experiência ética e estética da existência- se constitui também como espaços de formação. Deste pressuposto decorrem as seguintes perguntas de pesquisa: que discursos se articulam nos processos de subjetivação do sujeito em formação? Que vozes sociais se inscrevem nos relatos de si em diálogo com a trajetória de escolarização? Que enunciados remetem a representações da formação em diferentes momentos da vida escolar até a universidade? Que marcas inscritas na materialidade do discurso produzem sentidos de um trabalho responsável na linguagem e de uma posição do sujeito em relação à própria escrita? Estas perguntas são propiciadoras de uma investigação que se volta, ao mesmo tempo, aos arranjos de singularização da escrita de si e aos sentidos que refratam as vozes sociais que dialogam com o processo de formação na universidade, com a expectativa de captar, na linguagem, sentidos que, no entrecruzamento do mundo da vida com o mundo da teoria, ofereçam bases de investigação sobre a formação constituída em processo de escrita. Aliaremos o conceito de responsabilidade ética e estética do sujeito que assume a palavra atravessada de acentos ideológicos - na perspectiva do ato responsável, formulado por Bakhtin-, com o conceito de escrita de si, formulado Foucault, enquanto um ato de reflexão do sujeito, consigo mesmo, em sua relação com o outro e com o mundo, possibilitando a produção de nova estética para a própria existência. As análises privilegiam a relação entre texto e discurso, tomando aquele como a materialidade deste, com foco específico nos enunciados cujas modalidades evidenciem uma volta do sujeito sobre si, num trabalho laborioso de singularização e constituição, na relação com a linguagem.(CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq Nº 01/2016/ Portaria nº 023/2016- CAMAR/ILLA)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Hadson José Gomes de Sousa - Integrante / Nilsa Brito ribeiro - Coordenador.
2013 - 2015
A formação do professor de Língua Portuguesa
Descrição: A pesquisa tem como objetivo investigar o curso de Letras/Português e Inglês da Universidade Federal do Pará, Campus de Marabá, a partir da implementação dos projetos pedagógicos destes cursos, dando ênfase a seus objetos, objetivos , terias e métodos e suas implicações para a formação do novo professor de línguas. As disciplinas Estágio e Prática de Língua Materna/Estrangeira são o lócus de constituição dos dados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Hadson José Gomes de Sousa - Integrante / Nilsa Brito ribeiro - Coordenador / Cíntia Moura - Integrante.


Outros Projetos


2016 - Atual
CALA BOCA JÁ MORREU...
Descrição: Com base na ideia de produção escrita enquanto uma atividade cognitiva e social, de produção de discursos, de dizer(s), de sentido(s) e argumentação, é que o projeto ?Cala boca já morreu...? nasce. Mais especificamente, a partir das exigências da Redação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), distribuídas em cinco competências que são tomadas como parâmetros na avaliação dos textos produzidos nesse certame. Como o projeto destina-se ao aluno-candidato egresso e/ou em processo da/na escola pública e diante do trabalho de produção escrita perpetrado pela escola, que revela a concepção de que um texto bom é um texto ortográfica e gramaticalmente correto, objetivamos dar um suporte não apenas ao que concerne essa competência, também exigida pelo ENEM. Mas em especial com relação às outras competências, que em geral são deixadas de lado pela escola no trabalho com a produção escrita. Ao lermos essas competências no documento ?Redação no ENEM: guia do participante? depreendemos que essa prova demanda que o aluno-candidato seja um sujeito que tenha voz, no sentido de posicionar-se critica e reflexivamente frente ao mundo. Pois exige dele uma postura argumentativa, que saiba fazer uso de mecanismos linguísticos que materializem e deem suporte à argumentação, que apresente soluções/intervenções possíveis para determinado problema. Para realizar a proposta do projeto organizamos três minicursos que contemplam essas outras competências exigidas na Redação no ENEM..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Hadson José Gomes de Sousa - Coordenador / Eduarda Otacília Silva Meireles - Integrante.
2015 - Atual
?ESCREVEU NÃO LEU, O PAU COMEU??: (DES)CAMINHOS PARA (DES)LEITURAS...
Descrição: Na tentativa de desconstruir concepções de leituras escolarizadas, tão arraigadas no nosso sistema educacional brasileiro, é que propomos o projeto ?Escreveu, não leu, o pau comeu??: (des)caminhos para (des)leituras. Destarte, intuímos percorrer/vislumbrar (des)caminhos para as práticas de leituras realizadas na escola e ousamos fomentar propostas que ultrapassem as concepções estritamente escolarizadas de leitura, que tenham ressonância para além dos objetivos de nossas salas de aula, portanto. Diante do contexto escolar que estamos inseridos, precisamos assumir uma postura política com relação à atividade leitura, pois ela constitui um dos grandes objetivos da escola, se não for o principal. Contudo, essa prática revela um dos grandes problemas enfrentados pelo sistema educacional brasileiro. Os dados estatísticos dos sistemas de avaliação revelam um panorama caótico no que concerne a leitura; para esse projeto iremos utilizar os dados do SIESPA (Sistema de Avaliação do Estado do Pará) em que o município de Capanema obteve um resultado abaixo do básico. Não que concordemos com todos os critérios de avaliação desses sistemas, em especial com o escopo universalisante, padronizador, que os constituem. Por esse motivo, tornamos a assertiva (dito popular) Escreveu não leu, o pau comeu? em um questionamento esvaziado de resposta. O projeto pretende atender, em especial, uma demanda proveniente da própria escola Maria Amélia de Vasconcelos; diante de tantos problemas, relacionados à leitura, narrados por docentes da escola que identificam um índice muito alto de alunos, em variados níveis, que não têm autonomia com a leitura. A grande questão que se impõe é: em que momento a escola (em espacial a pública) assumirá a responsabilidade de tornar o aluno um leitor, num movimento ético, responsivo-responsável e político? Com base nessa e em outras questões o Escreveu, não leu, o pau comeu? propõe fomentar práticas de (des)leituras que transcendem o movimento leitor cristalizado na escola, práticas desescolarizadas, no caso (GERALDI, KRAMER, LARROSA), e colaborar para a construção de uma postura cidadã participativa..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Hadson José Gomes de Sousa - Coordenador.


Revisor de periódico


2013 - 2013
Periódico: Nova Revista Amazônica (2318-1346)
2014 - Atual
Periódico: Nova Revista Amazônica (2318-1346)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUSA, Hadson José Gomes de.2011SOUSA, Hadson José Gomes de.. Feito pipa.... ARTIFÍCIOS: REVISTA DO DIFERE - GRUPO DE PESQUISA DIFERENÇA E EDUCAÇÃO, v. 1, p. 1, 2011.

2.
SOUSA, Hadson José Gomes de.2011SOUSA, Hadson José Gomes de.. ?A culpa é minha?: perspectivas Levinasianas para uma leitura da obra A Hora da Estrela de Clarice Lispector. ARTIFÍCIOS: REVISTA DO DIFERE - GRUPO DE PESQUISA DIFERENÇA E EDUCAÇÃO, v. 1, p. 1-18, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
SOUSA, Hadson José Gomes de.; MEIRELES, Eduarda Otacília Silva. . Instituição e Constituição Identitária do Sujeito Professor. In: ALENCAR, Larissa Fontinele de; JÚNIOR, Fernando Alves da Silva.. (Org.). Reflexões, diálogos e práticas no ensino de língua e literatura. 1ªed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2016, v. , p. 265-292.

2.
SOUSA, Hadson José Gomes de.; RIBEIRO, Nilsa Brito . Memórias, narrativas e saberes da docência. In: Fernando Alves da Silva Júnior e José Guilherme dos Santos Fernandes. (Org.). Interculturalidade e saberes: os diversos na contemporaneidade da Amazônia. 1ªed.Belém: Paka-Tatu, 2015, v. 1, p. 172-186.

3.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Interlocução e constituição identitária e discursiva na sala de aula. In: Grupo ATOS UFF e outros. (Org.). Amorização: porque falar de amor é um ato revolucionário. 3ªed.São Carlos: Pedro e João Editores, 2015, v. , p. 783-792.

4.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Reflexões sobre o trabalho do professor no gênero discursivo aula. In: Grupo de estudos dos gêneros do discurso - GEGe. (Org.). V Círculo - Rodas de conversa bakhtiniana: praça pública, multidão, revolução, utopia. 1ªed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2014, v. , p. 783-791.

5.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Sujeitos em (Inter)ação: por uma metafísica da alteridade. In: Grupo de estudos dos gêneros do discurso- Gege. (Org.). IV CÌRCULO- Rodas de conversa Bakhtiniana: nosso ato responsável. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2012, v. 1, p. 229-233.

6.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Linguagem, alteridade e ensino. In: Maria Teresa de Assunção Freiras. (Org.). A Responsividade Bakhtiniana: Na Educação, na Estética e na Política. 1ed.Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2011, v. 1, p. 158-162.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUSA, Hadson José Gomes de.; MEIRELES, Eduarda Otacília Silva. . Identidade docente: um jogo de im-posições. In: IV SIAD - Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso, 2016, Belo Horizonte. IV Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso: Discursos e Desigualdades Sociais. Belo Horizonte: Núcleo de Análise do Discurso, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Faculdade Letras, 2016.

2.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Indícios de autoria possibilitados pela estabilidade instável dos gêneros discursivos. In: III SISEL - Seminário Interação e Subjetividade no Ensino de Línguas, 2015, Castanhal. Anais do III Seminário Interação e Subjetividade no Ensino de Línguas: faz diferença ser autor da aula que ministro?. Castanhal, 2015. v. 1. p. 209-228.

3.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Do discurso científico ao discurso pedagógico: o trabalho de tradução no ensino de Língua Portuguesa. In: Congresso ABRALIN em Cena no Tocantins, 2014, Araguaína. Congresso ABRALIN em Cena no Tocantins: Pesquisas Linguísticas e Demandas do Ensino Básico, 2014.

4.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Linguagem, alteridade e ensino: as representações de linguagem na voz do professor. In: II SISEL - Seminário: Interação e Subjetividade no Ensino de Língua, 2013, Belém. Anais do II SISEL: Dá no mesmo ensinar gêneros e trabalhar com textos?. Castanhal: UFPA, 2013. p. 76-90.

5.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Gênero discursivo e autoria: processos tradutórios no jogo interlocutivo de sala de aula. In: IV SIMELP ? Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, 2013, Goiânia. Língua Portuguesa: Ultrapassando fronteiras, unindo culturas. Goiânia: FUNAPE, 2013. p. 947-955.

6.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Indícios de autoria possibilitados pela estabilidade instável dos gêneros discursivos. In: IV CIELLA - Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, 2013, Belém. FRONTEIRAS LINGUÍSTICAS E LITERÁRIAS NA AMÉRICA LATINA. Belém: Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPA, 2013. p. 416-431.

7.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. A babel daqueles que professam.... In: II SINIEL - Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem, 2012, Recife. II Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem - Anais. Recife: Editora a UFRPE, 2012. v. I. p. 560-574.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Relatos de experiências docentes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Pesquisas no campo da linguagem e formação docente. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Narrativas que homens contam. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. ?Cala boca já morreu....?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Instituição e constituição da identidade do sujeito professor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Gênero discursivo e produção de conhecimento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Reflexões sobre o trabalho do professor no gênero discursivo aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Língua: vidas em Português. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Travessias do leitor na recepção de textos 'ficcionados?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. 'Por uma vida melhor': o livro didático e o ensino de língua portuguesa sob à égide da variação linguística. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Redação ENEM: e agora? Se sentindo em boca.... 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Do discurso científico ao discurso pedagógico: o trabalho de tradução no ensino de Língua Portuguesa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Autoria no gênero discursivo aula de português. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Indícios de Autoria possibilitados pela estabilidade instável dos gêneros discursivos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Gênero discursivo e autoria: processos tradutórios no jogo interlocutivo de sala de aula. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. #redaçãoEnem#eagora?#sesentindoemboca. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. A babel daqueles que professam.... 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. A tradução/transposição de conceitos para o ensino de linguagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Linguagem, alteridade e ensino: as concepções de linguagem na voz do professor. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Rosto, uma verdade que me ultrapassa: A im-possibilidade de tradução em A Hora da Estrela de Clarice Lispector. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Linguagem, alteridade e ensino. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Para além do dito... Inter-subjetividade e ensino de língua. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Política Públicas para Adolescentes e Jovens: direitos e deveres. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Etnografia como tradução: A im-possibilidade de inscrição do Outro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Cultura e Dança. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Lèvinas e Lispector: a culpa é minha. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. O educador e as novas TIC's. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Expressão Corporal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. VITRINA CULTURAL 2009 (BLOG).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Leitura e Tradução: Algumas Possibilidades. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. A tradução de conceitos para o ensino de linguagem. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. A inclusão do lúdico nas práticas escolares. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Currículo e avaliação no ensino fundamental. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. A prática da leitura, interpretação e produção de textos no ensino fundamental. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. A introdução do teatro e da dança nas práticas escolares. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Fundamentos teórico e metodológicos voltados ao ensino da Língua Portuguesa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Sopa de letrinhas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SOUSA, Hadson José Gomes de.; SILVA, J. C.; MARTINS, B.. Participação em banca de Izanara Camara da costa.Rumos e perspectivas da literatura infanto-juvenil em sala de aula. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

2.
SOUSA, Hadson José Gomes de.; SILVA, J. C.; MARTINS, B.. Participação em banca de Leiciany Costa da Silva Santos.Música na educação infantil: aspecto lúdico na utilização da música com professores do município de Augusto Corrêa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

3.
SOUSA, Hadson José Gomes de.; SILVA FILHO, J. S.. Participação em banca de Christian Carlos do Nascimento.The XX: Algo maior além dos c(r)omossomos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

4.
SOUSA, Hadson José Gomes de.; ALENCAR, Larissa Fontinele de; CORDEIRO, Fernando Henrique Crepaldi. Participação em banca de Jamile Gomes Watanabe.Do bosque à floresta negra: o diálogo entre ?Chapeuzinho Vermelho? e ?A Garota da Capa Vermelha?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

5.
SOUSA, Hadson José Gomes de.; CORDEIRO, Fernando Henrique Crepaldi; ALENCAR, Larissa Fontinele de. Participação em banca de Sigrid Cristina Santana Quadros.Amizade e metalinguagem em A Invenção de Hugo Cabret. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

6.
SOUSA, Hadson José Gomes de.; CORDEIRO, Fernando Henrique Crepaldi; ALENCAR, Larissa Fontinele de. Participação em banca de Miguel Ribeiro de Lima Júnior.A malandragem em Memórias de um Sargento de Milícias e Macunaíma. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

7.
SOUSA, Hadson José Gomes de.; CORDEIRO, Fernando Henrique Crepaldi; ALENCAR, Larissa Fontinele de. Participação em banca de Claudianny Silva de Oliveira.O Búfalo e A Mulher do Casaco Marrom: um passeio num conto de Clarice Lispector. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

8.
SOUZA, Camilla da Silva; SOUSA, Hadson José Gomes de.. Participação em banca de Amanda Cristina Teixeira de Oliveira.Marcas de oralidade e variação linguística em textos dos alunos do 7º ano do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

9.
SOUZA, Camilla da Silva; CHAVES, Maria Helena Rodrigues; SOUSA, Hadson José Gomes de.. Participação em banca de Thamires Suzane Nascimento Soares.O gênero notícia como instrumento de ensino da língua materna. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

10.
SOUSA, Hadson José Gomes de.; ALENCAR, Larissa Fontinele de; PENA, W. N. T.. Participação em banca de Andrea Jeanne Araújo Lima e Markelha do Nascimento Souza.?O fio das missangas? de Mia Couto: Silêncio no feminino nos contos "As três irmãs?, ?O cesto? e ?A saia almarrotada?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado do Pará.

11.
SOUSA, Hadson José Gomes de.; CENTURION, S. C. C.; ALENCAR, Larissa Fontinele de. Participação em banca de Antônio Adalberto Mendonça dos Santos.Leitura interpretativa na formação dos discentes do 9º ano da Escola E.E.F.M. Charles Assad. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

12.
SOUSA, Hadson José Gomes de.; ALENCAR, Larissa Fontinele de; SILVA JUNIOR, C. P. S.. Participação em banca de Júlio César Santana Corrêa e Vanusa Conceição S. Conceição.As narrativas orais sobre a irmandade de Sâo Benedito de Santarém Nova/PA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

13.
SOUSA, Hadson José Gomes de.; ALENCAR, Larissa Fontinele de; PINHEIRO, M. S.. Participação em banca de Maria Pastora Ferreira de Mendonça.Negrinho do Pará: Literatura Negro-Brasileira para Formação do Leitor. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará.

14.
SOUSA, Hadson José Gomes de.. Participação em banca de Rene Cristina Risuenho Reis.Dilemas e desafios dos professores: avaliação da aprendizagem no 1º ciclo do ensino fundamental em escolas da rede municipal de ensino em Bragança-Pa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

15.
SOUSA, Hadson José Gomes de.; CHAVES, Maria Helena Rodrigues. Participação em banca de Israel Henrique Cavalcante Mendonça.Discurso e polifonia no mito "Mulher de branco". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará.

16.
SOUSA, Hadson José Gomes de.; ALENCAR, Larissa Fontinele de; RODRIGUES, Elias Maurício da Silva. Participação em banca de Cristiane do Rosário Sobrinho e Maria Elies F. do Carmo.Os mecanismos de coesão referencial em produções textuais de alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

17.
SOUSA, Hadson José Gomes de.; ALENCAR, Larissa Fontinele de; RODRIGUES, Elias Maurício da Silva. Participação em banca de Juvan Queiroz Ribeiro e Rossemauro Ribeiro da Rosa.Marcas da oralidade nas produções textuais escritas de alunos do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elias Feres Gorayeb, no município de Tracuateu-PA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

18.
CENTURION, Sara Chena Concepcion; ALENCAR, Larissa Fontinele de; SOUSA, Hadson José Gomes de.. Participação em banca de Keila Cristina Nogueira Fontes.O ensino de Língua Portuguesa para surdo na Escola João Gome: um olhar para o ensino. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

19.
CENTURION, Sara Chena Concepcion; SOUSA, Hadson José Gomes de.; ALENCAR, Larissa Fontinele de. Participação em banca de Maria Benedita Gonçalves Carvalho.A formação do leitor a partir da perpspectiva do letramento: trabalhando o poema com alunos do 6º e 7º anos e do 3º segmento da EJA na Escola Municipal de Ensino Fundamental Elmiro Manoel de Carvalho no Município de Viseu - PA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

20.
SOUSA, Hadson José Gomes de.; CENTURION, Sara Chena Concepcion; ALENCAR, Larissa Fontinele de. Participação em banca de Marinalda Prestes e José Antônio Alves Ferreira.Oralidade e escrita: ferramentas valiosas na alfabetização dos 3º e 4º anos das escolas Julião Garcia e Lucila Bertulina. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

21.
SOUSA, Hadson José Gomes de.; CHAVES, Maria Helena Rodrigues. Participação em banca de Zenita Maria d Sousa Penha.O ensino do oral e da escrita em uma turma de EJA: reflexões sobre uma experiência com o jornal televiso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

22.
SOUSA, Hadson José Gomes de.; ARAÚJO, Zilah Therezinha de Souza; SOUZA, Marcus Alexandre Carvalho de.. Participação em banca de Maria Anunciação Santiago da Costa.O uso do HagáQuê como ferramenta de produção e compreensão textual para o ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários de Capanema.Estudos sobre ensino-aprendizagem de língua. 2016. (Outra).

2.
I Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários de Capanema.Comissão científica do I Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários de Capanema. 2016. (Outra).

3.
I Seminário Tradução e Interculturalidade.Estudos linguísticos e interculturalidade I. 2014. (Seminário).

4.
I Seminário Tradução e Interculturalidade.Linguagens discursivas e culturais. 2014. (Seminário).

5.
I Seminário Tradução e Interculturalidade. 2014. (Seminário).

6.
VI Feira Cultural e Científica da Escola Prof. Oliveira Brito. Avaliador de projetos. 2014. (Feira).

7.
IV CIELLA - Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia - CIELLA - S. 2013. (Congresso).

8.
I Seminário do PARFOR Letras/ III EBELLI- Encontro Bragantino de Estudos Linguísticos e Literários. 2012. (Seminário).

9.
I Seminário do PARFOR Letras/ III Encontro Bragantino de Estudos Linguísticos e Literários.A formação de professores de Língua Materna: da academia ao exercício profissional. 2012. (Seminário).

10.
Seminário Leitura e Tradução Cultural. 2012. (Seminário).

11.
1º CLIC - Culturas, Linguagens e Interfaces Contemporâneas. 2011. (Outra).

12.
3º Colóquio Interartes. 2011. (Outra).

13.
Ciclos (im)pertinentes: Arte e Resistência. 2011. (Simpósio).

14.
I EEBA - Encontro de Estudos Bakhtinianos. 2011. (Encontro).

15.
II SISEL - Seminário: Interação e Subjetividade no Ensino de Línguas. 2011. (Seminário).

16.
I SLINS - Simpósio Nacional de Linguagens e Saberes da Amazônia.Memórias-metamemórias de professores alfabetizadores e formadores de alfabetizadores. 2011. (Simpósio).

17.
I SLINS - Simpósio Nacional de Linguagens e Saberes da Amazônia. 2011. (Simpósio).

18.
ENEL - Encontro Nacional dos Estudantes de Letras. 2009. (Encontro).

19.
Reflexões sobre Literatura Paraense e Contemporânea. 2009. (Oficina).

20.
EPEL - Encontro Paraense dos Estudantes de Letras. 2008. (Encontro).

21.
I Jornada de Letras de Bragança. 2007. (Outra).

22.
I CIELLA - Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários/ X JELL - Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. 2006. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUSA, Hadson José Gomes de.; SOUZA, Camilla da Silva ; MEIRELES, Eduarda Otacília Silva. . I Seminário sobre Formação do Professor de Língua Portuguesa. 2015. (Outro).

2.
SOUSA, Hadson José Gomes de.; NOGUEIRA, R. . Ler pra crescer: seja um gigante. 2009. .



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Adriana do Socorro da Silva. O gênero discursivo poema e formação de leitores e escritores na escola. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Antonio Errivaldo Silva e Silva e Luis Amin Fernandes Filho. Um olhar sobre a rede social Facebook da perspectiva das interações escritas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Hadson José Gomes de Sousa.

2.
Luciana Maria dos Remédios e Maria Antônia dos S. Tavares. Análise do discurso nos contos orais em Viseu/Pa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Hadson José Gomes de Sousa.

3.
Ivaldina Rodrigues Ferreira. A importância do trabalho com gênero discursivo na formação do leitor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Hadson José Gomes de Sousa.

4.
Andreia Santana Farias. Ser professor: histórias de vida e construções identitárias. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Hadson José Gomes de Sousa.

5.
Antônia Margarete da Silva Souza; Semari Silva do Nascimento. Leitura como experiência no ambiente escolar: vetor de interação verbal. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Hadson José Gomes de Sousa.

6.
Ana Lúcia da Silva Menezes e Celielma Matos Lima. Indícios de oralidade primária e secundária em textos escritos de alunos do 6º ano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Hadson José Gomes de Sousa.

7.
Adeuzi da Costa Lisboa e Arnaldo Frederico Nascimento Amorim. Táticas argumentativas em textos de escolarizados. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Hadson José Gomes de Sousa.

8.
Ana Paula Cardoso Queiroz e Nádira Milly Farias Nunes. Redação no ENEM: Um jogo de concepções de avaliação de textos escritos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Hadson José Gomes de Sousa.

9.
Antonia Elenira da Silva Pinheiro. Livro didático na escola: uma análise do uso do livro didático nas aulas de Língua Portuguesa no 6º ano do ensino fundamental na E.M.E.F Jeórgia Salum. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Hadson José Gomes de Sousa.

10.
Antonio José da Silva Gomes e Lilia Maria Reis Sousa. ?Vende frango-se?: marcas de variação linguística e oralidade em placas de rua. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Hadson José Gomes de Sousa.

11.
Marcia Cristina Mota de Souza e Maria de Fátima S. Rosário. Leitura e produção textual: o gênero discursivo sinopse de filme como recurso didático. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Hadson José Gomes de Sousa.

12.
Cleide Camurça Vieira. Gênero discursivo e ensino: as histórias em quadrinhos no livro didático ?Tecendo linguagens?. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Hadson José Gomes de Sousa.

13.
Eduarda Otacília Silva Meireles e Fernanda Ramos Corrêa. Nos rastros da avaliação: Análise das intervenções do professor de Língua Portuguesa em textos de escolares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Hadson José Gomes de Sousa.

14.
Micilene Caroline C. da Silva e Raísa do Socorro da S.Guedes. Narrativas sobre práticas avaliativas em Língua Portuguesa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Hadson José Gomes de Sousa.

15.
Evandro Sousa Cruz. Narrativas Orais da comunidade de Cidapá do Piriá (PA): O caso Quintino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Hadson José Gomes de Sousa.

16.
Antonia Maria Alves Mota. "Por uma vida melhor": o livro didático e e o ensino de Língua Portuguesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LETRAS) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Hadson José Gomes de Sousa.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 16:56:06