Paulo Henrique Ferreira Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6701114988092705
  • Última atualização do currículo em 22/02/2018


Graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Marília - UNIMAR - (2003) e pós -graduação em Gestão da Comunicação Mercadológica pelas Faculdades Integradas de Bauru - FIB - (2011). Professor do curso de Publicidade e Propaganda, nas Faculdades Integradas de Bauru (FIB) e mestrando em Comunicação pelo programa de pós-graduação da FAAC - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação no campus da UNESP - Bauru. Assessor parlamentar da Câmera Municipal de Bauru/SP. Atuou como supervisor de marketing da Rede Record de Televisão - Bauru/SP. Foi ganhador do prêmio Galo de Ouro, categoria universitária, pela Associação Latino Americana de Agência de Publicidade (ALAP), em Gramado/RS. Possui experiência como gestor de comunicação, com ênfase em produção de vídeos publicitários; produção de conteúdo e planejamento de comunicação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Paulo Henrique Ferreira Nascimento
Nome em citações bibliográficas
NASCIMENTO, P. H. F.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Comunicação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A importância da competência comunicativa e letramento digital na produção de sentido na comunicação de personalidades políticas,Orientador: Osvando José de Morais.
2009 - 2011
Especialização em Gestão da Comunicação da Mercadológica. (Carga Horária: 400h).
Faculdades Integradas de Bauru, FIB, Brasil.
Título: A RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A ATUAÇÃO DO INSTITUTO RESSOAR NA REDE RECORD.
Orientador: Antônio Carlos Pantarotto.
1999 - 2003
Graduação em Publicidade e Propaganda.
Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.
Título: TCC - Hipoderme. Laboratório Teuto.
Orientador: Renata Alcalde.




Formação Complementar


2017 - 2017
Facebook Marketing. (Carga horária: 8h).
Blogando, BLOG, Brasil.
2017 - 2017
Escuela de Verano ALAIC. (Carga horária: 40h).
UNIVERSIDAD NACIONAL DE CÓRDOBA, UNC, Argentina.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Faculdades Integradas de Bauru, FIB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8

Atividades

11/2013 - Atual
Serviços técnicos especializados , Faculdades Integradas de Bauru - FIB, .

Serviço realizado
Produtor do Programa FIB Produz.
08/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdades Integradas de Bauru - FIB, .

08/2012 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração de marketing
Planejamento e tendências de marketing
Fundamentos de markerting
Técnicas de expressão e apresentação de campanha
Ambiente de marketing
Planejamento de marketing
11/2010 - Atual
Extensão universitária , Faculdades Integradas de Bauru - FIB, .

Atividade de extensão realizada
Colaborador em Projeto de Extensão FIBrincando.

Câmara Municipal de Bauru, CMB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente público comissionado - Gestor, Carga horária: 40
Outras informações
Atividades desenvolvidas: Criação de conteúdo para mídias digitais; Gerenciamento de redes sociais; Criação de campanha institucional; Comunicação e marketing político.

Atividades

05/2014 - Atual
Serviços técnicos especializados , Câmara Municipal de Bauru, .

Serviço realizado
Criação de conteúdo para mídias digitais; Gerenciamento de redes sociais; Criação de campanha institucional; Comunicação e marketing político.
01/2012 - 04/2014
Serviços técnicos especializados , Câmara Municipal de Bauru, .

Serviço realizado
Criação de campanha eleitoral; Desenvolvimento de estratégicas de marketing político; Criação de arte gráfica para mídia impressa.

RAFAEL DE OLIVEIRA MAROUBO PRODUÇÕES ME, ROMP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Prestador de serviços, Enquadramento Funcional: Prestador de serviços em Produtora, Carga horária: 10
Outras informações
Atividades desenvolvidas: Elaboração roteiro de filmes institucionais Produção de filmes promocionais Revisão de conteúdo de vídeo

Atividades

09/2013 - 11/2015
Serviços técnicos especializados , RAFAEL DE OLIVEIRA MAROUBO PRODUÇÕES ME, .

Serviço realizado
Elaboração de roteiro de filmes institucionais; Produção de filmes promocionais; Revisão de conteúdo de vídeo.

Rede Record de Televisão, RECORD, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisor de Marketing, Carga horária: 40

Atividades

02/2008 - 09/2013
Direção e administração, Rede Record de Televisão, .

Cargo ou função
Supervisor de Marketing.

Image Publicidade e Eventos, IMAGE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Sócio-proprietário, Enquadramento Funcional: Sócio-proprietário, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Sócio responsável pela gestão da empresa e pelo planejamento de campanhas de publicidade


Mosaico Consultoria Empresarial de Marília Ltda, MOSAICO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Sócio proprietário, Enquadramento Funcional: Proprietário, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Consultoria empresarial

Atividades

04/2004 - 09/2006
Direção e administração, Mosaico Consultoria Empresarial de Marília Ltda, .

Cargo ou função
Sócio responsável pela gestão da empresa.

Moisaico Comunicação e Marketing Ltda, MOSAICO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Sócio proprietário, Enquadramento Funcional: Sócio proprietário, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Sócio da empresa

Atividades

04/2004 - 04/2006
Direção e administração, Mosaico Comunicação e Marketing Ltda, .

Cargo ou função
Responsável pela gestão da empresa.


Linhas de pesquisa


1.
Experimental de Propaganda

Objetivo: Apoiar e orientar o desenvolvimento de campanhas..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: publicidade.
2.
Análise de publicidade na era digital

Objetivo: Analisar as mudanças na produção de conteúdo publicitário na era digital, tendo como pressuposto a relação entre a mídia de massa e a mídia digital, seus avanços e desafios..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: publiciadade; mídia.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A importância da competência comunicativa e letramento digital na produção de sentido na comunicação de personalidades políticas
Descrição: Parte-se do pressuposto de que a forma como a comunicação política é direcionada e se relaciona com os eleitores em potencial, principalmente no ambiente digital, criam um elo de proximidade e desenvolvem um forte elemento indutor para o processo de relacionamento. Através do enriquecimento de repertório gerado pelo desenvolvimento das habilidades em competência comunicativa e letramento digital haverá uma melhoria dos processos de comunicação resultando na geração de conteúdo menos funcionalista e uma comunicação assimétrica e bilateral. Portanto, o objetivo é estudar a importância da competência comunicativa e letramento digital e os processos da produção de sentido na comunicação de um político enquanto produto em busca de aceitação no mercado, proporcionando uma visão geral das abordagens contemporâneas e oferecendo uma contribuição que abrirá um leque maior de possibilidades para o estudo do assunto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Paulo Henrique Ferreira Nascimento - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - 2016
FIBrincando
Descrição: Projeto de extensão para a comunidade.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Paulo Henrique Ferreira Nascimento - Coordenador.
2013 - Atual
FIBrincando
Descrição: Atividade de extensão voltado à comunidade.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .
Integrantes: Paulo Henrique Ferreira Nascimento - Coordenador / Jorgeta Zogheib Milanesi - Integrante.


Outros Projetos


2012 - Atual
Projeto Experimental de Propaganda
Descrição: Desenvolvimento de campanhas experimentais de propaganda.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2008 - 2013
Periódico: Foco Paulista


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Publicidade e Propaganda.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Arte Gráfica.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Mídias Sociais.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Produção Audiovisual.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2003
Galo de Ouro - Valorização da 3ª Idade - mídia impressa, Festival de Gramado.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NASCIMENTO, P. H. F.2013NASCIMENTO, P. H. F.; PANTAROTTO, A. C. . A Responsabilidade Social como estratégia de comunicação publicitária: um estudo sobre a ação do Instituto Ressoar na Rede Record. Revista Multiplicidade, v. VI, p. 11-39, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NASCIMENTO, P. H. F.; NASCIMENTO, C. . A IMAGEM DA MULHER NA PROPAGANDA: CAMPANHA REAL BELEZA DOVE. In: VIII Jornada Científica, 2013, Bauru. A IMAGEM DA MULHER NA PROPAGANDA: CAMPANHA REAL BELEZA DOVE. Bauru: Faculdades Integradas de Bauru, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, P. H. F.. Letramento Digital e Comunicação Política: uma trilha para a cidadania através da competência e participação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
NASCIMENTO, P. H. F.. Antigo modelo de comunicação radiofônica sob a luz do Desenho de som. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
NASCIMENTO, P. H. F.; MORAIS, O. J. . Literacy Digital e suas implicações no conceito da Comunicação Política. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LEITE, W. ; NASCIMENTO, P. H. F. . Antigo modelo de comunicação radiofônica sob a luz do desenho do som. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
CESAR, G. ; NASCIMENTO, P. H. F. . Coca-Cola Stevia: O marketing por trás do novo lançamento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GAMBA, R. F. ; GUIDE, B. F. ; NASCIMENTO, P. H. F. . As montadoras automotivas e os produtos substitutos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ARAUJO, J. ; NASCIMENTO, P. H. F. . Comunicação através das cores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
POREM, M. E. ; VERAS, T. ; Umann, I.R ; SIMOES, F. ; NASCIMENTO, P. H. F. . Reflexo sobre a comunicação estratégica como indutora da cultura de inovação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
NASCIMENTO, P. H. F.; SOUSA, T. N. M. ; FRANCHINI, E. . Os memes como representações políticas nas redes sociais: uma análise da forma e do conteúdo na produção de sentido e construção de identificação com grupos e movimentos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
UMANN, I. R. ; POREM, M. E. ; NASCIMENTO, P. H. F. . Reflexão sobre a Comunicação Estratégica como indutora da Cultura da Inovação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ARAUJO, J. ; NASCIMENTO, P. H. F. . Comunicação através das Cores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
GAMBA, R. F. ; GUIDE, B. F. ; NASCIMENTO, P. H. F. . As montadoras automotivas e os produtos substitutos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
NASCIMENTO, P. H. F.. Letramento digital como fator de participação na Comunicação Política. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
DINIZ, D. P. ; KAKAOKA, M. ; NASCIMENTO, P. H. F. . Como a netflix se humaniza pelo Twitter. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
LIMA, P. E. V. ; NASCIMENTO, P. H. F. . Marqueting Digital Aplicado à Rede Social Facebook. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
NASCIMENTO, P. H. F.; NASCIMENTO, C. . A Imagem da mulher na propaganda: Campanha real beleza Dove. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
NASCIMENTO, P. H. F.. Marketing Sem Mistérios. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
NASCIMENTO, P. H. F.. Mídia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
NASCIMENTO, P. H. F.. Marketing Para a Pequena Empresa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
NASCIMENTO, P. H. F.. Consultoria de Marketing. 2013.

2.
NASCIMENTO, P. H. F.. Consultoria de Marketing. 2013.

3.
NASCIMENTO, P. H. F.. Consultoria de Marketing. 2013.

4.
NASCIMENTO, P. H. F.. Consultoria de Marketing. 2013.

5.
NASCIMENTO, P. H. F.. Consultoria de Marketing. 2013.

6.
NASCIMENTO, P. H. F.. Consultoria de Comunicação. 2012.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NASCIMENTO, P. H. F.. A legislação da Publicidade Infantil. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
NASCIMENTO, P. H. F.; FRAZOLIN, G. . Marketing Viral - Câncer de Mama. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
NASCIMENTO, P. H. F.. Publicidade: desafios e perspectivas. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
NASCIMENTO, P. H. F.. Perfil IV Fábio Manfrinato. 2015; Tema: Perfil IV do vereador Fábio Manfrinato. (Rede social).

2.
NASCIMENTO, P. H. F.. Fan page Fábio Manfrinato. 2014; Tema: Página oficial do vereador Fábio Manfrinato. (Rede social).

3.
NASCIMENTO, P. H. F.. Perfil II Fábio Manfrinato. 2014; Tema: Perfil do vereador Fabio Manfrinato. (Rede social).

4.
NASCIMENTO, P. H. F.. Perfil III Fábio Manfrinato. 2014; Tema: Perfil do vereador Fábio Manfrinato. (Rede social).

5.
NASCIMENTO, P. H. F.. Perfil I Fábio Manfrinato. 2014; Tema: Perfil I do vereador Fábio Manfrinato. (Rede social).

6.
NASCIMENTO, P. H. F.. Movimento Pilates Studio. 2014; Tema: Fan page Movimento Pilates Studio. (Rede social).

7.
NASCIMENTO, P. H. F.. Site Institucional. 2014; Tema: Site Movimento Pilates. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
NASCIMENTO, P. H. F.. O Curso de Publicidade e Propaganda. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
NASCIMENTO, P. H. F.. O Bom Negócio. 2015. (Filme Publicitário).

3.
NASCIMENTO, P. H. F.. Tanger 30 Nov 6 2015. 2015. (Filme Promocional).

4.
NASCIMENTO, P. H. F.. Vem aí sua chance. 2015. (Filme Promocional).

5.
NASCIMENTO, P. H. F.. Tudo Off Aimar. 2015. (Filme Promocional).

6.
NASCIMENTO, P. H. F.. FIB Produz #34 - Mariana Astolfi. 2015. (Programa de Televisão).

7.
NASCIMENTO, P. H. F.. FIB Produz #36 - Nataly e Daniel. 2015. (Programa de televisão).

8.
NASCIMENTO, P. H. F.. Fib Produz #35. 2015. (Programa de Televisão).

9.
NASCIMENTO, P. H. F.. Foco Paulista. 2009. (Editoração/Periódico).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
NASCIMENTO, P. H. F.. 69. 2003. Computação Gráfica.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Umann, I.R; NASCIMENTO, C.; NASCIMENTO, P. H. F.. Participação em banca de Aguiar, T., Marques, G., et al.Projeto Experimental de Propaganda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas de Bauru.

2.
NASCIMENTO, P. H. F.; MORAES, E. C.; NASCIMENTO, C.. Participação em banca de Delmonte, Sandro, Leal, Juliana, et al.Poreto Experimental em Propaganda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas de Bauru.

3.
NASCIMENTO, P. H. F.; Umann, I.R; NASCIMENTO, C.. Participação em banca de Pedroso, Otávio. Moresque, Alexandre..Projeto Experimental de Propaganda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas de Bauru.

4.
NASCIMENTO, P. H. F.; NASCIMENTO, C.; PANTAROTTO, A. C.; UMANN, I.; LEAL, M.. Participação em banca de Camila E. Friedrich; Daniel F. Costa, et. al.Projeto Experimental de Propaganda. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas de Bauru.

5.
NASCIMENTO, P. H. F.; NASCIMENTO, C.; PANTAROTTO, A. C.; UMANN, I.; LEAL, M.. Participação em banca de Andressa de J. Celestino, Gabriela R. Nogueira, et. al.Projeto Experimental de Propaganda. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas de Bauru.

6.
NASCIMENTO, P. H. F.; NASCIMENTO, C.; PANTAROTTO, A. C.; UMANN, I.; LEAL, M.. Participação em banca de Carlos E. da C. Pinto, Cleber F. Nascimento, et. al.Projeto Experimental de Propaganda. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas de Bauru.

7.
NASCIMENTO, P. H. F.; NASCIMENTO, C.; PANTAROTTO, A. C.; UMANN, I.; LEAL, M.. Participação em banca de Daniela Z. Fernandez, Kaique de S. Mancoso, et. al..Projeto Experimental de Propaganda. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas de Bauru.

8.
NASCIMENTO, P. H. F.. Participação em banca de Guilherme de Oliveira Ruiz.O mercado GLS: como obter sucesso com o público de maior potencial da atualidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

9.
NASCIMENTO, P. H. F.. Participação em banca de Ariadni Teixeira, André Cabrero, Denise Felipe, Flávia Santo.Projeto Experimental de Propaganda - PREX. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas de Bauru.

10.
NASCIMENTO, P. H. F.. Participação em banca de Jucilei Ferreira.PREX - Projeto Experimental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Integradas de Bauru.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
NASCIMENTO, P. H. F.. FEBRACE. 2004. Universidade de São Paulo.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1º Congresso Internacional de Mídia e Tecnologia "Neil Postman & a Nova Ecologia dos Meios". Letramento Digital e Comunicação Política: uma trilha para a cidadania através da competência e participação. 2017. (Congresso).

2.
Intercom 2017 - Comunicação, Memórias e Historicidades. Literacy Digital e suas implicações no conceito da Comunicação Política. 2017. (Congresso).

3.
XVIII Jornada Multidisciplinar - Imagem, Pensamento e Cultura.Antigo modelo de comunicação radiofônica sob a luz do Desenho de som. 2017. (Encontro).

4.
INTERCOM Sudeste 2016. Os memes como representações políticas nas redes sociais: uma análise da forma e do conteúdo na produção de sentido e construção de identificação com grupos e movimentos. 2016. (Congresso).

5.
XI Jornada Científica das Faculdades Integradas de Bauru. Reflexão sobre a Comunicação Estratégica como indutora da Cultura da Inovação. 2016. (Congresso).

6.
XVIII Encontro de Direitos Humanos da Unesp "Universidade, violências e Educação em Direitos Humanos. 2015. (Encontro).

7.
XVII Jornada Multidisciplinar ¨Diversidade, Acessibilidade e Direitos:.¨Comunicação Interna: Reflexões Sobre a Complexidade da Implantação de um Programa Estratégico Eficaz¨. 2015. (Seminário).

8.
XVII Jornada Multidisciplinar ¨Diversidade, Acessibilidade e Direitos:. 2015. (Encontro).

9.
Pró-Ação 2013. 2013. (Oficina).

10.
Pró-Ação 2013. 2013. (Oficina).

11.
VIII Jornada Científica.A Imagem da Mulher na Propaganda: Campanha Real Beleza Dove". 2013. (Seminário).

12.
VIII Jornada Científica.Comunicação Social. 2013. (Seminário).

13.
1º Encontro Nacional de Programação, OPEC e Marketing Record. 2010. (Encontro).

14.
Festival Internacional de Publicidade de Gramado. 2003. (Seminário).

15.
IV INTERCET. 2003. (Congresso).

16.
INTERCOM. 2002. (Congresso).

17.
Galeria de Anúncios.IV Galeria de Anúncios. 2001. (Outra).

18.
INTERCET. 2001. (Congresso).

19.
Semana de Comunicação. 2001. (Simpósio).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
NASCIMENTO, P. H. F.. Marketing Sem Mistérios. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
NASCIMENTO, P. H. F.; FRAZOLIN, G. . Marketing Viral - Câncer de Mama. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
NASCIMENTO, P. H. F.. Publicidade: desafios e perspectivas. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 15:10:07