Alessandra Barros Pereira

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  • Última atualização do currículo em 12/12/2018


Possui graduação em Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Valença pela Fundação Educacional Dom André Arcoverde (2009). Possui Pós-graduação em Português e Literatura Brasileira pela Fundação Dom André Arcoverde. Mestranda e bolsista em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é professor da Fundação Educacional Dom André Arcoverde, professor de português, literatura e redação.Professor auxiliar de Produção Textual em nível superior na Fundação Educacional Dom André Arcoverde, além de atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental ll e Ensino Médio no Colégio São José de Aplicação. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente no seguinte tema: quebra de sentido. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alessandra Barros Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, A. B.

Endereço


Endereço Profissional
Centro de Ensino Superior de Valença, Fundação Educacional Dom André Arcoverde.
Rua Sargento Vitor Hugo,161
Fátima
27600000 - Valença, RJ - Brasil
Telefone: (024) 24531888


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Letras: Estudos Literários.
Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Título: A iincursão pelas poesias de Dantas Motta.,Orientador: Gilvan Procópio Ribeiro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2010
Especialização em andamento em Letras e Literatura. (Carga Horária: 360h).
Fundação Educacional Dom André Arcoverde, FAA, Brasil.
Título: A linguistica na obra de Carlos Drummond de Andrade.
Orientador: Elda Fonseca e Regina Petrillo.
2006 - 2009
Graduação em Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Valenç.
Fundação Educacional Dom André Arcoverde, FAA, Brasil.
Título: Ironia,uma quebra de sentido.
Orientador: Denise Corrêa de Macedo.
Bolsista do(a): Fundação Educacional Dom André Arcoverde, FAA, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Português para todos. (Carga horária: 40h).
Centro de Ensino Superior de Valença, FAA, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Redação. (Carga horária: 2h).
Fundação Educacional Dom André Arcoverde, FAA, Brasil.
1999 - 2000
Informática. (Carga horária: 60h).
Planet, PL, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Cesva, CESVA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5
Outras informações
Corretor de redação de vestibulares.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Português, Literatura e Redação., Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação Educacional Dom André Arcoverde, FAA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Professor de curso, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 19
Outras informações
Atuo como professora de Português e Literatura do curso pré-vestibular e pré-concurso.


Grupo INEP, INEP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Corretora de redação, Enquadramento Funcional: Corretora, Carga horária: 24



Projetos de pesquisa


2017 - 2018
A Adultificação em Mafalda: realidade legitimada pelas HQs.
Descrição: A ideia de fragilidade das crianças é um constructo social, o que se torna uma inverdade através da cultura..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Alessandra Barros Pereira - Coordenador.
2017 - 2018
A CENTRALIDADE DA NARRATIVA E SEU CARÁTE TRANSITÓRIO
Descrição: A escrita, como forma de persuasão do sujeito moderno, tende a padronizar conceitos: seja para o lado de domínio hegemônico, seja para o lado do diferente. A questão da escrita marginal, e consequentemente, o relato daqueles que vivem tal experiência, é permeado de impressões pessoais, análises de casos, ou mesmo circunstâncias socioeconômicas. O relato do Carandiru não foi diferente. Drauzio Varela (1943), no papel de narrador, percorre os pavilhões da extinta penitenciária de segurança máxima, Carandiru (1920-2002), a fim de descobrir casos de contaminação de HIV, entretanto, o que o médico encontra vai além de doenças, descobre relatos com alto valor biográfico, e com isso resolve traçar os percursos por onde alguns detentos passaram e o que fez com que chegassem até ali..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Alessandra Barros Pereira - Coordenador.
2017 - 2017
Reflexões sobre gênero na poesia contemporânea Brasileira: O útero armado pela palavra
Descrição: Os movimentos feministas vêm se consolidando como força política fundamental da resistência na luta contra a opressão, reivindicando uma sociedade mais justa em todos os aspectos. Portanto, a discussão em torno do feminino e suas interdições tornou-se indispensável no fazer literário na atualidade. Daí a relevância de uma poética que tenha discussões que abriguem assuntos como redefinição dos papéis de gênero, que ainda segregam, objetificam e violentam cotidianamente as mulheres. A poesia, enquanto espaço de representação, pode ser lugar de problematização e redefinição de identidades e de sexualidades, bem como espaço de reflexão sobre o papel secundário da mulher em sociedades onde o atraso se manifesta, entre outros aspectos, na negação à mulher do direito de escolha sobre seu corpo e, por extensão, sua existência. Entre as produções poéticas de autoria feminina da atualidade, a que mais se destaca são as obras de Angélica de Freitas. Com punhos armados de humor, ironia e sarcasmo, ela passa por cima de qualquer tabu, trazendo assuntos do cotidiano e assim criando com o leitor uma relação de empatia. Suas poesias são como pedras que atira de forma leve e consciente de que, na contemporaneidade a pluralidade de vozes implica numa pluralidade de gêneros, que expõem as dicotomias sobre o homem e a mulher que a sociedade patriarcal querem nos impor..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Alessandra Barros Pereira - Coordenador / Aline Guimarães Couto - Integrante.
2017 - Atual
A realidade legitimada pelo discurso: do global ao local nas obras de Carlos Drummond de Andrade e Dantas Motta.
Descrição: Trabalho, ainda em andamento, sobre o construção da Identidade brasileira e mineira na década de 1930 e 1988..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Alessandra Barros Pereira - Coordenador.


Projetos de extensão


2017 - 2017
A modernidade em Dantas Motta
Descrição: Comunicação destinada ao estudo sobre o poeta Dantas Motta..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Alessandra Barros Pereira - Coordenador.
2015 - 2016
Entendendo a Língua Portuguesa.
Descrição: Curso voltado ao ensino da Língua Portuguesa em suas amplas dimensões..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Alessandra Barros Pereira - Coordenador.
2011 - 2011
Curso de verão: Português Básico
Descrição: Trabalho voltado para o ensino adequado de melhora da leitura.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Curso de correção de redações
Descrição: Curso para aprimorar o conhecimento em técnicas de correção de textos em processos seletivos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Alessandra Barros Pereira - Coordenador / Marcelo Andrade Leite - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, A. B.. A CENTRALIDADE DA NARRATIVA E SEU CARÁTER TRANSITÓRIO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
PEREIRA, A. B.. A Adultificação em Mafalda: realidade legitimada pelas HQ's. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PEREIRA, A. B.. A realidade legitimada pelo discurso: do global ao local nas obras de Dantas Motta.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PEREIRA, A. B.. Análise de duas crônicas de Lima Barreto,sob a perspectiva da Análise do Discurso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
PEREIRA, A. B.. A agregação e a desagregação na obra de Carlos Drummond de Andrade. 2011.

2.
PEREIRA, A. B.; Souza e Siva, Lucimeri ; Tavares Duarte, Ceres . A Modernidade urbana nas crônicas de Lima Barreto. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
PEREIRA, A. B.. Curso de verão: Português Básico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
PEREIRA, A. B.. Dr. Cão. 2009.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ABRALIC. A centralidade da narrativa e seu caráter transitório.. 2018. (Congresso).

2.
Minicurso. 2018. (Outra).

3.
Seminário das poéticas de Natan Barreto. 2017. (Seminário).

4.
Vll Jornada Literária.A Modernidade em Dantas Motta. 2017. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PEREIRA, A. B.. Jornada Literária. 2018. (Congresso).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, A. B.. A CENTRALIDADE DA NARRATIVA E SEU CARÁTER TRANSITÓRIO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Outras informações relevantes


Fiz um curso de correção de redações técnicas,sob a orientação do Professor Marcelo Leite,professor de Língua Poruguesa.



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