Bernardo Carlos Spaulonci Chiachia Matos de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9462864495472952
  • Última atualização do currículo em 02/07/2018


Doutor em Ciências Sociais, ênfase em Antropologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ? PUC-SP (2017) com bolsa Capes. Pesquisador visitante em Antropologia na Columbia University alocado no departamento de estudos internacionais e interculturais, por intermédio do Programa de Bolsa de Doutorado Sanduíche Capes/Fulbright. Mestre em Administração (2012) com concentração em Gestão e Política Socioambiental pela Universidade Estadual de Londrina, com Bolsa Capes. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Pesquisador Associado Worldenabled ? Pineda Foundation. Pesquisador do Grupo de Pesquisa - Complexus / PUC - SP Temas de interesse: Consumo: comportamento e práticas; Problemática socioambiental e Organizações. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bernardo Carlos Spaulonci Chiachia Matos de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.;OLIVEIRA, BERNARDO CARLOS S. C. M. DE;OLIVEIRA, BERNARDO CARLOS SPAULONCI CHIACHIA

Endereço


Endereço Profissional
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Faculdade de Ciências Sociais da PUC/SP.
PUC - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Perdizes
05014901 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (5511) 36708000


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2017
Doutorado em Ciências Sociais.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
com período sanduíche em Teachers College, Columbia University (Orientador: Herve Varenne).
Título: Para uma reforma complexa do consumo. Do individualismo à colaboração, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Edgard de Assis Carvalho.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: homo colaboratus; complexidade; classe média; consumerismo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.
2010 - 2012
Mestrado em ADMINISTRAÇÃO.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: CONSUMO SUSTENTÁVEL, O DILEMA CONSUMO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ? UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO E MARKETING DE LONDRINA-PR,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Prof. Dr. Luís Miguel Luzio dos Santos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Consumo; Consumo Sustentável;; Pespectiva Crítica; Comunicação e Marketing..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2003 - 2007
Graduação em Administração.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: BRANDING - GERENCIAMENTO DE MARCAS: Um Estudo de Caso em empresas no setor de vestuário na cidade de Cianorte ? PR..
Orientador: Prof. Dr. Edson Antonio Miura.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Advanded Writing. (Carga horária: 30h).
Teachers College, Columbia University, TC, Estados Unidos.
2014 - 2014
Extensão universitária em Pronunciation and Speaking: Advanced. (Carga horária: 30h).
Teachers College, Columbia University, TC, Estados Unidos.
2014 - 2014
Etnografia: aplic. prática da pesquisa etnográfica. (Carga horária: 15h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2013 - 2013
O consumo na Classe C: Um mundo particular a ser c. (Carga horária: 12h).
Faculdade FIA de Administração e Negócios, FIA, Brasil.
2011 - 2011
Estudos Qualitativos em Administração. (Carga horária: 24h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2011 - 2011
Curso Atlas - TI. (Carga horária: 34h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Noções sobre Planejamento e a Elaboração de arti. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2010 - 2010
História Oral. (Carga horária: 6h).
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2009 - 2009
Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2009 - 2009
Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável - História da Questão Ambien. (Carga horária: 5h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2009 - 2009
Seminário EMPRETEC. (Carga horária: 80h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Full Time English Language Study. (Carga horária: 166h).
New York University, NYU, Estados Unidos.
2005 - 2005
Excel Avaçado. (Carga horária: 24h).
Business Júnior Assessoria e Consultoria Empresarial, BJA, Brasil.
2005 - 2005
Negociação Empresarial. (Carga horária: 16h).
ISAE-FGV-PR, ISAE, Brasil.
2005 - 2005
Oratória. (Carga horária: 18h).
Methodos Consultoria, MET, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante e pesquisador


Faculdade de Ciências Educacionais e Sistemas Integrados, FACESI, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplina: Marketing Básico (ADM 5060) Carga Horária Semanal: 4 horas Descrição: Esta é uma disciplina obrigatória no currículos dos graduandos em administração. A disciplina visa que após sua conclusão os alunos devem saber relatar, diferenciar e apontar os principais conceitos de marketing bem como, indicar ações alternativas e discutir aplicações, influências, situações e problemas empresariais relacionados com as decisões na área de marketing. Disciplina: Marketing Ambiental (ADM 5060). Carga Horária Semanal: 4 horas. Descrição: Como a educação ambiental e a preocupação com sustentabilidade é parte integrante da grade curricular do referida faculdade, esta disciplina obrigatória visa apresentar os princípios e conceitos do Marketing Ambiental. Discutir a crise ecológica, a necessidade de novos paradigmas e o papel do Marketing no âmbito do desenvolvimento sustentável. Bem como, fornecer elementos teóricos e instrumentais para a análise da sociedade de consumo, sustentabilidade e meio ambiente.


Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Convidado, Carga horária: 10
Outras informações
Tópicos Especiais em Administração. Curso de Pós-Graduação em Administração de Marketing e Propaganda. Descrição: A disciplina Marketing Ambiental e Sustentabilidade tinha como enforque propiciar uma visão geral de marketing. Trabalhar a estratégia de marketing aplicada para produtos e serviços com "rótulo verde". Discutir os Mercados interno e externo para produtos ambientalmente corretos. Bem como, o Marketing institucional para empresas com programas de preservação e recuperação de meio ambiente.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Professor colaborador externo Projeto de Pesquisa sobre Economia Solidária. Descrição: Grupo de Pesquisa nas linhas: Políticas Públicas e Inovações Tecnológicas Sustentabilidade e políticas públicas Descrição: Como aluno do programa de mestrado participei do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar dos Cursos de Mestrados do CESA, que consistia na discussão, elaboração de pesquisas e seminários acadêmicos em temáticas transversais ao cursos oferecidos pelo centro de estudos sociais aplicados da UEL.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador - Orientador, Carga horária: 4
Outras informações
Estudos Avançados em Administração: Teóricos Organizacionais Brasileiros e Sustentabilidade. Apresenta como finalidade: a) Promover a integração do graduando com alunos e docentes da Pós-Graduação strictu senso (PPGA/UEL), permitindo o acesso ao mundo e rotinas da pesquisa científica, bem como a introdução dos alunos aos textos e discussões avançados oferecidos no mestrado; b) Desenvolver o senso crítico dos alunos a respeito dos temas trabalhados; c) Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita dos graduandos.


Sandoz do Brasil, SAN, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 40
Outras informações
Controle e contas a pagar, responsável pelo arquivamento e conferência de documentos financeiros internos. Alimentação de dados no sistema SAP. Auxílio na confecção de relatórios


Osmoze, OZ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente Comercial, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Empresa de Confecção da cidade de Cianorte ?PR - Indústria e comercialização de artigos de moda. Atuei como Assistente comercial responsável pelo gerenciamento do site da empresa, atendimento a clientes via e-mail, suporte à agência de comunicação, marketing direto via web, e suporte à gerência comercial nas rotinas administrativas.


Business Júnior Assessoria e Consultoria Empresarial, BJA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Empresario Júnior, Enquadramento Funcional: Consultor de Marketing, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuei como Consultor Jr de projetos e de Marketing. Coordenei projetos de pesquisa organizacional, fui membro em projetos de finanças e marketing ofertados a empresas de pequeno e médio porte de Londrina. Atuei também no planejamento estratégico da empresa para 2005/2006.


Universidade Santa Cecília, UNISANTA ?, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Descrição: Marketing Ambiental e Sustentabilidade: Visão geral de marketing. Estratégia de marketing aplicada para produtos e serviços com "rótulo sustentável". Mercados interno e externo para produtos socioambientalmente corretos. Marketing institucional para empresas com programas de preservação e recuperação de meio ambiente e de seu entorno. Panorama da nova classe média brasileira. Terceiro setor.



Projetos de pesquisa


2012 - 2013
Grupo de Estudos de Práticas Culturais Contemporâneas
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Grupo de Pesquisa Interdisciplinar dos Cursos de Mestrados do CESA
Descrição: Grupo de Pesquisa nas linhas: Políticas Públicas e Inovações Tecnológicas Sustentabilidade e políticas públicas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Revista Organizações e Sustentabilidade
2013 - Atual
Periódico: Revista de administração da Unimep
2013 - Atual
Periódico: African Journal of Business Management
2015 - Atual
Periódico: Revista de Administração Pública (Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Fulbright Scholarship - Doutorado Sanduíche, Fulbright e Capes.
2013
Bolsa de Estudos CAPES/PROSUP, Capes.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.2015OLIVEIRA, B. C. S. C. M.; SANTOS, L. M. L. . Compras públicas como política para o desenvolvimento sustentável. Revista de Administração Pública (Impresso), v. 49, p. 189-206, 2015.

2.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.2014OLIVEIRA, B. C. S. C. M.. Consumption and Culture: Understanding the Shaping of the New Brazilian Middle Class. JOURNAL OF EARTH SCIENCE AND ENGINEERING, v. 3, p. 175/3-193, 2014.

3.
CAPELARI, M. G. M.2013CAPELARI, M. G. M. ; OLIVEIRA, B. C. S. C. M. ; GONCALVES, D. M. ; MUNCK, L. . O Processo de Internalização da Sustentabilidade nas Organizações: Contribuições Neoinstitucionais. UNOPAR Científica. Ciências Jurídicas e Empresariais, v. 14, p. 101-108, 2013.

4.
SANTOS, L. M. L.2013SANTOS, L. M. L. ; OLIVEIRA, B. C. S. C. M. ; PIMENTA, J. L. ; PELOSI, E. M. . Empreendimentos de Economia Solidária na Cidade de Londrina-PR e suas Estratégias de Ação. UNOPAR CIENTÍFICA: CIÊNCIAS JURÍDICAS E EMPRESARIAIS, v. 14, p. 191-198, 2013.

5.
FLORENTINO, S.2013FLORENTINO, S. ; OLIVEIRA, B. C. S. C. M. ; SANTOS, L. M. L. ; TEIXEIRA, R. F. ; REIS, M. C. . O perfil do terceiro setor na cidade de Londrina: mapeando as organizações do terceiro setor. INTERAÇÕES (UCDB), v. 14, p. 37-51, 2013.

6.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.2012OLIVEIRA, B. C. S. C. M.; SANTOS, L. M. L. ; PELOSI, E. M. . Economia Solidária em Contexto: Um breve mapeamento dos empreendimentos solidários no Brasil. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, v. 10, p. 1-13, 2012.

7.
RAMBALDUCCI, P. S.2012RAMBALDUCCI, P. S. ; BORINELLI, B. ; OLIVEIRA, B. C. S. C. M. . Credibilidade Empresarial: Uma revisão Bibliográfica dos conceitos e metodologias de pesquisa. Revista Alcance ? Eletrônica, v. 19, p. 381-396, 2012.

8.
SANTOS, L. M. L.2012SANTOS, L. M. L. ; PELOSI, E. M. ; OLIVEIRA, B. C. S. C. M. . Teoria da Complexidade e as múltiplas abordagens para compreender a realidade social. Serviço Social em Revista (Online), v. 14, p. 47/2-72, 2012.

9.
SANTOS, L. M. L.2012SANTOS, L. M. L. ; OLIVEIRA, B. C. S. C. M. ; SANTOS, L. M. . Economia Solidária no Brasil: Um estudo bibliométrico em períódicos de administração da última década. FACESI em Revista, v. 4, p. 1-12, 2012.

10.
SANTOS, L. M. L.2012SANTOS, L. M. L. ; OLIVEIRA, B. C. S. C. M. . Sustentabilidade nas Construtoras Londrinenses: Uma questão de imagem ou de cidadania?. FACESI em Revista, v. Especial, p. 01, 2012.

11.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.2012OLIVEIRA, B. C. S. C. M.; CARRION, M. M. A. ; SANTOS, L. M. L. . Perfil dos Consumidores de Produtos de Economia Solidária da cidade de Londrina/ PR. REVISTA UNOPAR CIENTIFICA CIÊNCIAS JURÍDICAS E EMPRESARIAIS, v. 13, p. 01-14, 2012.

12.
SANTOS, L. M. L.2010 SANTOS, L. M. L. ; OLIVEIRA, B. C. S. C. M. . Solidariedade e natureza humana. SERVIÇO SOCIAL EM REVISTA, v. 13, p. 102, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.. Consumo sustentável, o dilema consumo e desenvolvimento sustentável. 1. ed. Novas Edições Acadêmicas, 2014. 172p .

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, BERNARDO CARLOS S. C. M. DE. Looking Back over My Shoulder: Through Disability?s Mirror. In: Santoshi Halder, Lori Czop Assaf. (Org.). Inclusion, Disability and Culture. 1ed.: , 2017, v. , p. 89-96.

2.
CAPELARI, M. G. M. ; OLIVEIRA, B. C. S. C. M. ; GONCALVES, D. M. ; MUNCK, L. . Compreensão do processo de internalização da sustentabilidade ambiental nas organizações: contribuições neoinstitucionais. In: José Henrique Porto Silveira. (Org.). Gestão Ambiental. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2017, v. 1, p. 39-50.

3.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.; SANTOS, L. M. L. . Consumo sustentável: seus discursos e suas alternativas. In: Sonia Regina Vargas Mansano; Hertz Wendel Camargo. (Org.). Natureza, Consumo e Sociedade: desafios contemporâneos. 1ed.Goiânia: UFG, 2017, v. 1, p. 1-348.

4.
PELOSI, E. M. ; SANTOS, L. M. L. ; OLIVEIRA, BERNARDO CARLOS S. C. M. DE . Teoria da complexidade e as múltiplas abordagens para compreender a realidade social. In: Benilson Borinelli; Luis Miguel Luzio dos Santos; Sonia Regina Vargas Mansano. (Org.). Perscusos. 1ed.Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2014, v. , p. 181-209.

5.
SANTOS, L. M. L. ; OLIVEIRA, B. C. S. C. M. ; CARRION, M. M. A. . Perfil dos Consumidores dos Produtos de Economia Solidária na cidade de Londrina/PR. In: INTES Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários. (Org.). A sustentabilidade da Economia Solidária: contribuições multidisciplinares. 1ed.Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2012, v. 1, p. 171-189.

6.
SANTOS, L. M. L. ; OLIVEIRA, B. C. S. C. M. ; PIMENTA, J. L. . Empreendimentos de Economia Solidária na cidade de Londrina/PR e suas Estratégias de Ação. In: Sinival Osorio Pitaguari; Sandra Maria Almeida Cordeiro; Liria Maria Bettiol Lanza. (Org.). A sustentabilidade da Economia Solidária: contribuições multidisciplinares. 1ed.Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2012, v. , p. 153-169.

7.
SANTOS, L. M. L. ; OLIVEIRA, B. C. S. C. M. . Competição ou Cooperação, Solidariedade ou Individualismo: a natureza humana em debate. In: Luis Miguel Luzio dos Santos; Benilson Borinelli; Sinival Osório Pitaguári. (Org.). Economia solidária numa pluralidade de perspectivas. 1ed.Londrina: UEL, 2011, v. 1, p. 04-254.

8.
CAPELARI, M. G. M. ; OLIVEIRA, B. C. S. C. M. ; GONCALVES, D. M. . Teoria Neoinstitucional como aporte para a análise da sustentabilidade ambiental. In: Lafaiete Santos Neves. (Org.). SUSTENTABILIDADE anais de textos selecionados do V Seminário sobre Sustentabilidade. 1ed.Curitiba: Juruá, 2011, v. , p. 143-157.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.. Consumo e cultura: aproximando a nova classe média brasileira da classe média americana. In: 1º Simpósio Nacional sobre Transformações na Retórica do Consumo., 2016, Rio de Janeiro. COMUM - edição comemorativa do 1º Simpósio Nacional sobre Transformações na Retórica do Consumo.. Rio de Janeiro: Facha, 2016. v. 17. p. 24-39.

2.
CAMPOS, A. G. ; OLIVEIRA, BERNARDO CARLOS S. C. M. DE . Investigando a Cultura de Consumo Alimentar em Famílias do Interior de Minas Gerais.. In: VIII Encontro Nacional de Estudos do Consumo/ IV Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo / II Encontro Latino-Americano de Estudos do Consumo, 2016, Niterói. Anais do VIII ENEC. Niterói: Grupo de Estudos do Consumo, 2016.

3.
CAMPOS, A. G. ; OLIVEIRA, B. C. S. C. M. . Por que não se trata de 'nova classe média'?. In: IX JORNADA DE ALUNOS DO PPGA/UFF, 2015, Niteroi. Antopologia(s) saberes em diálogo., 2015.

4.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.; SANTOS, L. M. L. . A Questão Socioambiental Como Critério de Compras Públicas. In: I Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais, 2013, Fortaleza. Anais do I CBEO. Fortaleza: Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais, 2013. v. 1. p. 01-25.

5.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.; SANTOS, L. M. L. . Discurso do Consumo Sustentável: Desvendando o paradoxo do consumo e sustentabilidade. In: VI Encontro da ANPPAS - setembro de 2012, 2012, Belém - Pará. VI Encontro Nacional da ANPPAS., 2012.

6.
SANTOS, L. M. L. ; OLIVEIRA, B. C. S. C. M. ; PELOSI, E. M. ; PIMENTA, J. L. . Empreendimentos de Economia Solidária na Cidade de Londrina/PR e suas Estratégias de Ação.. In: XVSEMEad, 2012, São Paulo. XV SEMEad - Seminário em Administração FEA/USP., 2012.

7.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.; TRIDAPALLI, J.,P. ; BORINELLI, B. . Compras Públicas Sustentáveis, Benefícios e Entraves. In: XIV Congreso Latino?Iberoamericano de Gestión Tecnológica ? ALTEC 2011, 2011, Lima. XIV Congreso Latino Iberoamericano de Gestión Tecnológica ?Innovación para el crecimiento sostenible en el marco del Bicentenario, 2011.

8.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.; PACAGNAN, M.,N. ; WOITAS, N. ; MALOSÁ, R., R. ; RUBO, M. . Estratégias de internacionalização das grandes empresas do Pólo calçadista de Birigui. In: Congresso Internacional de Administração ADMPG, 2011, Ponta Grossa. Congresso Internacional de Administração ADMPG, 2011.

9.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.; PACAGNAN, M.,N. ; WOITAS, N. ; RUBO, M. ; TAZIMA, D. I. . Compra e Outra Implicações Caso: Philips Expression: criando relações com os jovens. In: IV CONGRESSO CIENTÍFICO DA REGIÃO CENTRO-OCIDENTAL DO PARANÁ, 2011, Campo Mourão. ANAIS DO CONCCEPAR 2011, 2011.

10.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.; LACERDA, P.,E. ; ROCHA, J. C. M. ; TAVARES, H.,A. . O Perfil do Terceiro Setor na Cidade de Londrina: mapeando as organizações do terceiro setor nas áreas de Assistência Social, Associação de Moradores, Religiosas e de apoio.. In: XXXV EnANPAD 2011, 2011, Rio de Janeiro. XXXV EnANPAD 2011, 2011.

11.
CALIXTER, A. L. ; PACAGNAN, M.,N. ; RUBO, M. ; OLIVEIRA, B. C. S. C. M. ; MALOSÁ, R., R. ; TAZIMA, D. I. ; WOITAS, N. . "Mercado de Carbono no Brasil, Um estudo Exploratório sobre o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. In: 5 Congresso Nacional de Extensão Universitária 14 Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2011, Londrina. Anais do 5 Congresso Nacional de Extensão Universitária, 2011.

12.
TAZIMA, D. I. ; PACAGNAN, M.,N. ; OLIVEIRA, B. C. S. C. M. ; RUBO, M. ; WOITAS, N. ; MALOSÁ, R., R. . "Um Levantamento de Modelos Enquadrados na Estratégia como Prática". In: 5 Congresso Nacional de Extensão Universitária 14 Encontro de Atividades Científicas da Unopar, 2011, Londrina. Anais do 5 Congresso Nacional de Extensão Universitária, 2011.

13.
MALOSÁ, R., R. ; OLIVEIRA, B. C. S. C. M. ; PACAGNAN, M.,N. ; PAGANINI, P. ; RUBO, M. ; WOITAS, N. . Brahma Guerreiros Copa 2010 Uma análise da Propaganda. In: 5 Congresso Nacional de Extensão Universitária 13 Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2011, Londrina. ANAIS DO 5º CONGRESSO NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA / 14º ENCONTRO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS DA UNOPAR, 2011.

14.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.; PACAGNAN, M.,N. ; PAGANINI, P. ; PINHEIRO, V. . A Experiência de Compra e os Cenários de Aquisição: Um Estudo da Influência Situacional Sobre a Decisão de Compra do Consumidor. In: IV CONGRESSO CIENTÍFICO DA REGIÃO CENTRO-OCIDENTAL DO PARANÁ, 2011, CAMPO MOURÃO. ANAIS DO CONCCEPAR 2011, 2011.

15.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.; GONCALVES, D. M. ; CAPELARI, M. G. M. . Teoria Neo-Institucional como Aporte para a Análise da Sustentabilidade. In: 5 Seminário sobre Sustentabilidade, 2010, Curitiba. 5 Seminário sobre Sustentabilidade, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, BERNARDO CARLOS S. C. M. DE; SANTOS, L. M. L. . Human solidarity, a complexity approach. In: ESA 2015 Prague, 2015, Praga. Contribution of Social Theory to the Philosophy of Good Life, 2015.

2.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.; BORINELLI, B. ; GONCALVES, D. M. ; DUTRA, I.,S. . ?Postura Crítica? na Gestão: um estudo a partir da percepção de profissionais e de estudantes de administração.. In: I Colóquio de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração, 2011, Florianópolis. I Colóquio de Epistemologia e Sociologia da Ciência daq Administração, 2011. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
CAMPOS, A. G. ; OLIVEIRA, B. C. S. C. M. . Investigando a Cultura de Consumo Alimentar em Famílias do Interior de Minas Gerais.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CAMPOS, A. G. ; OLIVEIRA, BERNARDO CARLOS S. C. M. DE . 'Por que não se trata de 'nova classe média'?'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
OLIVEIRA, BERNARDO CARLOS S. C. M. DE; CAMPOS, A. G. ; PALHARES, E. R. . ?MUNDOS À PARTE ? A FICÇÃO CIENTÍFICA COMO PRESERVAÇÃO DA CULTURA INDÍGENA?,. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.; SANTOS, L. M. L. . Consumo sustentável, na visão de profissionais de marketing. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.; FARO, C. . Consumer and Culture: Understanding the consumer formation of the 'new' middle class. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SANTOS, L. M. L. ; OLIVEIRA, B. C. S. C. M. . Sustentabilidade nas construtoras londrinenses: uma questão de imagem ou de cidadania?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.; SANTOS, L. M. L. ; PIMENTA, J. L. . Empreendimentos de Economia Solidária na Cidade de Londrina/PR e suas Estratégias de Ação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.; SANTOS, L. M. L. ; PIMENTA, J. L. . A Utilização de Estratégias e Ferramentas de Marketing pelos Empreendimentos de Economia Solidária na Cidade de Londrina/PR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.; SANTOS, L. M. L. ; CARRION, M. M. A. . Perfil dos Consumidores dos Produtos de Economia Solidária na cidade de Londrina/PR.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
TAZIMA, D. I. ; PAGANINI, P. ; WOITAS, N. ; MALOSÁ, R., R. ; RUBO, M. ; OLIVEIRA, B. C. S. C. M. . Estratégia como prática: uma revisão de conceitos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.; SANTOS, L. M. . Economia Solidária no Brasil: um estudo bibliométrico da última década. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.; SANTOS, L. M. . Organizações e Impactos Ambientais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
OLIVEIRA, BERNARDO CARLOS SPAULONCI CHIACHIA. A criança que está em mim saúda a criança que está em você. 2018; Tema: reflexão, filosofia do bem-estar. (Site).

2.
OLIVEIRA, BERNARDO CARLOS SPAULONCI CHIACHIA. Manifesto pela Esperança. 2017; Tema: política brasileira; conjuntara nacional. (Site).

3.
OLIVEIRA, BERNARDO CARLOS SPAULONCI CHIACHIA. Crise para que te quero?. 2017; Tema: crise, política nacional, economia brasileira. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTOS, L. M. L. ; OLIVEIRA, B. C. S. C. M. ; LACERDA, P.,E. ; TAVARES, H.,A. ; ROCHA, J. C. M. . O Perfil do Terceiro Setor na Cidade de Londrina. 2011. (Relatório de pesquisa).

2.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.; BORINELLI, B. ; DIAS, B. G. . Estudos Qualitativos de Administração. 2011. (Curso de Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais. 2016. (Congresso).

2.
VIII Encontro Nacional de Estudos do Consumo..Investigando a Cultura de Consumo Alimentar em Famílias do Interior de Minas Gerais.. 2016. (Encontro).

3.
12th Conference of the European Sociological Association 2015. Human solidarity, a complexity approach. 2015. (Congresso).

4.
Caminho para Estilos Sustentáveis de Vida. 2015. (Encontro).

5.
VII Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermeneutico- Fenomenológica e Complexidade. 2015. (Encontro).

6.
VII Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência. 2015. (Simpósio).

7.
VI Simpósio Internacional sobre a Juventude Brasileira - Os jovens e seus outros.?MUNDOS À PARTE ? A FICÇÃO CIENTÍFICA COMO PRESERVAÇÃO DA CULTURA INDÍGENA?,. 2015. (Seminário).

8.
Liderando para o bem. 2014. (Encontro).

9.
I Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais. A QUESTÃO SOCIOAMBIENTAL COMO CRITÉRIO DE COMPRAS PÚBLICAS. 2013. (Congresso).

10.
III SIEP - Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Consumo.Consumo sustentável, na visão de profissionais de marketing. 2013. (Seminário).

11.
RGS-IBG Annual Conference. Questioning the middle (3) postgraduate session. 2013. (Congresso).

12.
V Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Práticas Culturlturais Contemporâneaneas. 2013. (Seminário).

13.
XVSEMEad.Empreendimentos de Economia Solidária na Cidade de Londrina/PR e suas Estratégias de Ação. 2012. (Seminário).

14.
14 Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR.Mercado de Carbono no Brasil, Um estudo exploratório sobre o mecanismo de desenvolvimento Limpo. 2011. (Encontro).

15.
5 Congresso Nacional de Extensão Universitária 13 Encontro de Atividades Científicas da Unopar. Brahma Guerreiros Copa 2010 Uma Análise da Propaganda. 2011. (Congresso).

16.
5 Congresso Nacional de Extensão Universitária 14 Encontro de Atividades Científicas da Unopar. "Mercado de Carbono no Brasil, Um estudo Exploratório sobre o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. 2011. (Congresso).

17.
Colóquio de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administnistração.?Postura Crítica? na Gestão: um estudo a partir da percepção de profissionais e de estudantes de administração.. 2011. (Outra).

18.
Congresso Internacional de Administração ADMPG. Estratégias de internacionalização das grandes empresas do Pólo calçadista de Birigui. 2011. (Congresso).

19.
IV Congresso Científico da Região Centro-Ocidental do Paraná. A EXPERIÊNCIA DE COMPRA E OS CENÁRIOS DE AQUISIÇÃO: UM ESTUDO DA INFLUÊNCIA SITUACIONAL SOBRE A DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR. 2011. (Congresso).

20.
Método Histórico em Estudos Organizacionais. 2011. (Outra).

21.
O Paradigma Interpretativo em Estudos Organizacionais. 2011. (Outra).

22.
Tendências da Economia Social na Europa. 2011. (Outra).

23.
VII Seminário de Economia Solidaria INTES/UEL.A Utilização de Estratégias e Ferramentas de Marketing pelos Empreendimentos de Economia Solidária na cidade de Londrina/PR. 2011. (Seminário).

24.
XXXV EnANPAD 2011.O Perfil do Terceiro Setor na Cidade de Londrina: mapeando as organizações do terceiro setor nas áreas de Assistência Social, Associação de Moradores, Religiosas e de apoio.. 2011. (Encontro).

25.
4 Congresso Nacional de Extensão Universitária 13 Encontro de Atividades Científicas da Unopar. Economia Solidária no Brasil: Um estudo bibliométrico da última década. 2010. (Congresso).

26.
I Seminário de Pesquisa Social e Produção de Conhecimento. 2010. (Seminário).

27.
I Seminário Interdisciplinar dos Cursos de Mestrados do CESA: Sustentabilidade e Políticas Públicas 2010.Organizações e Impactos Ambientais. 2010. (Seminário).

28.
Web 2.0 no Brasil - O seminário da INFO sobre as tendências da internet nas empresas. 2007. (Seminário).

29.
XX Ciclo de Estudos de Administração e I ENCAD - Encontro Científico de Administração. 2007. (Encontro).

30.
15 Festival Mundial de Publicidade de Gramado. 2005. (Outra).

31.
PROJAD - Mostra de Projetos de Administração - UEL. 2004. (Seminário).

32.
XV Semana de Economia. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.; BORINELLI, B. ; DIAS, B. G. . Estudos Qualitativos de Administração. 2011. (Outro).

2.
BORINELLI, B. ; OLIVEIRA, B. C. S. C. M. ; BANSI, A. C. ; CELLA, F. A. . Método Histórico em Estudos Organizacionais. 2011. (Outro).

3.
BORINELLI, B. ; OLIVEIRA, B. C. S. C. M. ; CAPELARI, M. G. M. . O Paradigma Interpretativo em Estudos Organizacionaais. 2011. (Outro).

4.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.; BORINELLI, B. ; BANSI, A. C. . Curso ATLAS-TI. 2011. (Outro).

5.
BORINELLI, B. ; OLIVEIRA, B. C. S. C. M. ; CAPELARI, M. G. M. ; GONCALVES, D. M. . Abordagens Metodólogicas em Administração. 2010. (Outro).

6.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.; BORINELLI, B. ; GÁVEZ, M. C. R. . Consumo Político: Aspectos Conceituais e Dados Empíricos. 2010. (Outro).

7.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.. I Encontro Paranaense de Empresas Juniores. 2005. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, B. C. S. C. M.; BORINELLI, B. ; BANSI, A. C. . Curso ATLAS-TI. 2011. (Outro).


Redes sociais, websites e blogs
1.
OLIVEIRA, BERNARDO CARLOS SPAULONCI CHIACHIA. Manifesto pela Esperança. 2017; Tema: política brasileira; conjuntara nacional. (Site).

2.
OLIVEIRA, BERNARDO CARLOS SPAULONCI CHIACHIA. Crise para que te quero?. 2017; Tema: crise, política nacional, economia brasileira. (Site).

3.
OLIVEIRA, BERNARDO CARLOS SPAULONCI CHIACHIA. A criança que está em mim saúda a criança que está em você. 2018; Tema: reflexão, filosofia do bem-estar. (Site).



Outras informações relevantes


Membro comissão de eventos do mestrado em Administração - PPGA-UEL 2010-2012

Voluntário da APAE-JAU-SP (2011) visita e diálogo junto aos alunos da instituição durante atividades recreativas.

Voluntário God´s Love We Deliver (2008) - auxiliando na produção e entrega de alimentos aos doentes de baixa renda na cidade de Nova Iorque 
Voluntário Visiting Neighboors (2008/2015) - friendly visiting - visitas a idosos buscando o diálogo e interação; Shopping assistant - assitência na aquisição de produtos alimentícios, farmacêuticos entre outros.

Vice-Presidente do Centro Acadêmico do Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Estadual de Londrina UEL - Gestão 2004-2005.

Representante discente do curso de Administração -2004-2005.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 1:57:55