Tarciana Pereira da Silva Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8437944085602635
  • Última atualização do currículo em 18/04/2018


Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (2006) e em Psicologia. pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1998). Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda(2008). Mestre e doutora em Educação pela UFPE, na área de Linguagem. É estatutária da Prefeitura da Cidade do Recife,onde tem dois vínculos como professora das séries iniciais do ensino fundamental. Atuou dois anos como coordenadora pedagógica, onde ajudou na articulação do projeto-político pedagógico da escola onde atuou e orientou os momentos de formação continuada dos professores.Trabalha como formadora na Prefeitura de Recife. Participou do trabalho de assessoria pedagógica em escolas de Camaragibe. Atua como formadora no Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, CEEL/UFPE. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tarciana Pereira da Silva Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, T. P. S.

Endereço


Endereço Profissional
Prefeitura da Cidade do Recife, Secretaria de Educação.
Rua Santa Izabel, 655
Casa Amarela
50000-000 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (81) 33554072


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: O APRENDIZADO DE REGRAS MORFOLÓGICAS DE ORTOGRAFIA: A EVOLUÇÃO DAS CRIANÇAS E OS EFEITOS DO USO DE JOGOS, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Artur Gomes de Morais.
Palavras-chave: Ortografia; Jogos ortográficos; Regras morfológicas.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: A RELAÇÃO ENTRE A MEDIAÇÃO DOCENTE E O DESEMPENHO ORTOGRÁFICO DE ALUNOS PARTICIPANTES DE JOGOS DE ORTOGRAFIA,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Artur Gomes de Morais.
2009 - 2012
Especialização em Especialização em Mídias na Educação. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Exercício de escrita mediada pela internet: interações com crianças em um blog.
Orientador: SOUZA, Maria Medianeira de.
2007 - 2008
Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. (Carga Horária: 360h).
Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, FACHO, Brasil.
Título: O Papel do Coordenador Pedagógico Enquanto Articulador do Projeto Político-Pedagógico.
Orientador: Maria da Conceição Carrilho de Aguiar.
2002 - 2006
Graduação em Pedagogia.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
1993 - 1998
Graduação em Psicologia..
Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, FACHO, Brasil.




Formação Complementar


2009
Mídias na Educação. (Carga horária: 120h).
Coordenação de Educação a Distância, CEAD/UFPE, Brasil.
2007 - 2008
Pró-Letramento de Matemática. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2006 - 2008
Alfabetização e ensino da língua portuguesa. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2005 - 2005
Reunião Regional da SBPC. (Carga horária: 40h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, Brasil.
2004 - 2004
Reunião REgional da SBPC. (Carga horária: 40h).
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC, Brasil.
2002 - 2002
VI Seminário Internacional de Educação do Recife. (Carga horária: 14h).
Sapiens- Centro de Formação e Pesquisa, SAPIENS, Brasil.
2002 - 2002
Capacitação Intensiva. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.
2000 - 2000
Capacitação Intensiva de Julho/2000. (Carga horária: 40h).
Prefeitura Municipal de Recife, PM/Recife, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Prefeitura da Cidade do Recife, PCR, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Estatutária, Carga horária: 40
Outras informações
Professora do ensino fundamental, atuou por 2 anos como coordenadora pedagógica. Possui 2 vínculos empregatícios, passando em dois concursos para professora: um em 1995 e outro em 2000. Atualmente é formadora na Prefeitura do Recife



Projetos de pesquisa


2014 - 2018
O aprendizado de regras morfológicas de ortografia
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Tarciana Pereira da Silva Almeida - Coordenador / Artur Gomes de Morais - Integrante.
Número de produções C, T & A: 4
2011 - 2013
A Relação entre a mediação docente e o desempenho ortográfico de alunos participantes de jogos de ortografia
Descrição: O objetivo dessa pesquisa foi investigar se a mediação pedagógica durante sessões de aplicação de jogos de ortografia poderia favorecer a melhoria de desempenho ortográfico de alunos do 4º ano do ensino fundamental em 2 (duas) escolas públicas da rede municipal de ensino de Recife. Participaram, dessa pesquisa de intervenção, 20 crianças de escolas públicas municipais de Recife (10 crianças de uma escola e 10 crianças de outra), selecionadas a partir de um ditado com lacunas, de onde foram escolhidas as que apresentavam um maior número de dificuldades nas regras contextuais enfocadas, que foram: o emprego de M/N, C/QU, G/GU, R em fim de sílaba, R brando, R em encontro consonantal R e RR..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Tarciana Pereira da Silva Almeida - Coordenador / Artur Gomes de Morais - Integrante.
Número de produções C, T & A: 3
2011 - 2012
Marcas de interação na escrita virtual
Descrição: A pesquisa objetivou demonstrar como os alunos constituem-se enquanto escritores, a partir da escrita de comentários em um blog. Os problemas a que tentamos responder foi: Os alunos escrevem de forma mais clara quando se dirigem a um interlocutor real? Em sua escrita virtual aparecem marcas de interatividade? A pesquisa foi realizada com uma turma de alunos do 5º ano de uma escola pública municipal de Recife. Verificou-se que, durante as postagens no blog, os alunos possuíam uma clara representação de sua interlocutora, deixando marcas de interatividade e suas escritas, apesar de serem curtas, atendiam às intenções comunicativas. Observou-se também a necessidade de aescola apostar no trabalho com esse suporte textual, por se configurar numa proposta atraente para os alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
Avaliação de livros didáticos de Alfabetização e Letramento e Língua Portuguesa- PNLD 2016
Descrição: O objetivo geral deste Projeto é o de avaliar e selecionar obras didáticas adequadas aos alunos dos anos iniciais de escolarização do Ensino Fundamental nas áreas de Letramento e Alfabetização e Língua Portuguesa bem como elaborar o Guia Didático (impresso e digital) do PNLD 2016 nas referidas áreas visando contribuir para a formação e a prática de professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.. Participei como leitora crítica do Guia do PNLD 2016.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Tarciana Pereira da Silva Almeida - Coordenador / ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia - Integrante / CRUZ, Magna do Carmo Silva - Integrante / MARCUSCHI, Elisabeth - Integrante.
Número de produções C, T & A: 1


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
ALMEIDA, T. P. S.; MORAIS, A. G. . JOGOS ORTOGRÁFICOS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA PROMOVER APRENDIZAGEM DAS REGULARIDADES DIRETAS. In: SILVA, Leila Nascimento; MONTEIRO, Roselma; PEREIRA, Virgínia Martins. (Org.). Reflexões sobre fazeres em alfabetização. 1ed.Recife: Editora UFPE, 2016, v. 1, p. 1-236.

2.
SILVA, Maria Regina Batista e ; AMARAL, Maria das Vitórias Negreiros do ; ROSA, Ester Calland de Sousa ; FREIRE, Jaísa ; ALMEIDA, T. P. S. ; OLIVEIRA, Ana Lourdes Marques Dantas de ; MACHADO, Suely Lopes Vieira . Memórias do Projeto de Formação Continuada de Arte-Educadores, Alunos Aprendizes e Monitores de Museus no Conhecimento da Obra do Artista Francisco Brennand. In: SILVA, Maria Regina Batista e: AMARAL, Maria das Vitórias Negreiros do. (Org.). Arte e Mitologia na Obra de Francisco Brennand: Arte-educação como Mediação. 1ed.Recife: AAACFB, 2009, v. , p. 18-20.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALMEIDA, T. P. S.. MARCAS DE INTERAÇÃO NA ESCRITA VIRTUAL. ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM, Internet, p. 1 - 7, 03 dez. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, T. P. S.; Sandra Cristina Oliveira da Silva ; Thais Thalyta da Silva . Notação de palavras com regras ortográficas morfológicas: os casos do ÊS/EZ e ESA/eza. In: IV CONEDU- Congresso Nacional de Educação, 2017, João Pessoa. Anais IV CONEDU. Campina Grande- PB: Editora Realize, 2017. v. 1. p. 1-10.

2.
SILVA, S. C. O. ; SOUZA, J. ; ALMEIDA, T. P. S. . ENSINO DA LÍNGUA MATERNA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS. In: XXII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste., 2014, Natal. PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO NORTE E NORDESTE: produção de conhecimento, assimetrias e desafios regionais. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte., 2014. v. 1. p. 1-15.

3.
Sandra Cristina Oliveira da Silva ; ARAGÃO, Sílvia de Souza Azevedo ; ALMEIDA, T. P. S. . ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA: AS CONCEPÇÕES DAS PROFESSORAS DE UMA REDE MUNICIPAL DE PERNAMBUCO. In: II SIHELE- Seminário Internacional sobre a História do Ensino da Leitura e Escrita, 2013, Belo Horizonte. Anais do II Sihele. Marília: UNESP, 2013. p. 9788580070637.

4.
ALMEIDA, T. P. S.. A mediação pedagógica na aplicação de jogos ortográficos. In: Congresso Brasileiro de Alfabetização, 2013, Belo Horizonte. Anais do I Congresso Brasileiro de Alfabetização e II Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e escrita. Marília: UNESP, 2013. v. 1. p. 1-16.

5.
Thais Thalyta da Silva ; Sandra Cristina Oliveira da Silva ; ALMEIDA, T. P. S. . Reflexões sobre as práticas de Leitura na Educação Infantil. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação, 2012, Natal. Anais do 1° ENAPPE: encontro nacional de pesquisas e práticas em educação. Natal: EDUFRN/ EDIPUCRS, 2012.

6.
Sandra Cristina Oliveira da Silva ; ALMEIDA, T. P. S. . As aflições de uma professora alfabetizadora: um estudo de caso. In: Encontro Nacional de Pesquisas em Educação, 2012, Natal. Anais do 1° ENAPPE: encontro nacional de pesquisas e práticas em educação, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALMEIDA, T. P. S.; SILVA, S. C. O. . O ensino de ortografia: A quantas anda o trabalho com esse objeto do conhecimento. In: XXII EPENN, 2014, Natal. Tema Central: PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO NORTE E NORDESTE: produção de conhecimento, assimetrias e desafios regionais.. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte., 2014. v. 1. p. 1-17.

2.
ALMEIDA, T. P. S.. A Estatística Presente na História de Vida dos Alunos. In: Seminário: (Re) Conhecendo a nossa escola: relatos de vivências, 2008. (Re) Conhecendo a nossa escola: relatos de vivências. Recife: Fundação de Cultura da Cidade do Recife. v. 4. p. 21.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, T. P. S.; MORAIS, A. G. . A REFLEXÃO SOBRE AS REGRAS MORFOLÓGICAS DA ORTOGRAFIA PORTUGUESA A PARTIR DE JOGOS DIDÁTICOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ALMEIDA, T. P. S.. Jogos ortográficos como recursos pedagógicos para promover aprendizagem das regularidades diretas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALMEIDA, T. P. S.. A mediação pedagógica na aplicação de jogos ortográficos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Thais Thalyta da Silva ; Sandra Cristina Oliveira da Silva ; ALMEIDA, T. P. S. . Reflexões sobre as práticas de leitura na Educação Infantil: o que dizem as docentes?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SILVA, Sandra Cristina Oliveira da ; ALMEIDA, T. P. S. . As aflições de uma alfabetizadora: um estudo de caso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
ALMEIDA, T. P. S.. Produção de textos: aspectos ortográficos X aspectos linguísticos 2009 (Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
LEAL, T.F. ; ALBUQUERQUE, E. B.C ; ALMEIDA, T. P. S. . Assessoria pedagógica em Camaragibe. 2011.

Produtos tecnológicos
1.
ALMEIDA, T. P. S.; MORAIS, A. G. . Jogos de regularidades ortográficas morfológicas. 2017.

2.
ALMEIDA, T. P. S.; MORAIS, A. G. . Jogos de ortografia para regularidades contextuais. 2013.

3.
ALMEIDA, T. P. S.; MORAIS, A. G. . Jogos de ortografia para regularidades diretas. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
ALMEIDA, T. P. S.. Avaliação Ad Hoc. 2016.

2.
ALMEIDA, T. P. S.. Parecerista ad hoc. 2015.

3.
ALMEIDA, T. P. S.. Projeto de extensão ?Avaliação de livros didáticos de Alfabetização e Letramento e Língua Portuguesa ? PNLD 2016. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
ALMEIDA, T. P. S.. Ensino e aprendizagem de ortografia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ALMEIDA, T. P. S.; MORAIS, A. G. . Jogos de regularidades contextuais. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogos ortográficos).

3.
ALMEIDA, T. P. S.; MORAIS, A. G. . Jogos de regularidade direta. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo).

4.
ALMEIDA, T. P. S.. Pró- Letramento de Matemática. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
ALMEIDA, T. P. S.. Subsídios para reflexão sobre indicadores de ensino em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Arte e questões Étnico-Raciais. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ALMEIDA, T. P. S.. Pró-Letramento de Língua Portuguesa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PESSOA, A. C. R. G.; MORAIS, A. G.; ALMEIDA, T. P. S.. Participação em banca de Jéssica Albuquerque de Melo e Lays Cândido de Barros.Ensino de ortografia no 2º ciclo do ensino fundamental: o que fazem os professores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana Pedagógia do Centro de Educação- UFPE. A REFLEXÃO SOBRE AS REGRAS MORFOLÓGICAS DA ORTOGRAFIA PORTUGUESA A PARTIR DE JOGOS DIDÁTICOS. 2017. (Exposição).

2.
VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Jogos ortográficos como recursos pedagógicos para promover aprendizagem das regularidades diretas. 2014. (Seminário).

3.
VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2014. (Seminário).

4.
Congresso Brasileiro de Alfabetização. A mediação pedagógica na aplicação de jogos ortográficos. 2013. (Congresso).

5.
II SIHELE- Seminário Internacional sobre História do Ensino de Leitura e Escrita. 2013. (Seminário).

6.
Encontro Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação.Reflexões sobre as práticas de Leitura na Educação Infantil. 2012. (Encontro).

7.
V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem/UFPE. 2011. (Seminário).

8.
(Re)Conhecendo a nossa escola: relato de experiências.A Estatística Presente na História de Vida dos Alunos. 2008. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cibelle Joicy Cabral dos Santos. Alfabetização e educação infantil: quais são as expectativas dos pais?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Tarciana Pereira da Silva Almeida.



Inovação



Produto tecnológico
1.
ALMEIDA, T. P. S.; MORAIS, A. G. . Jogos de ortografia para regularidades diretas. 2012.

2.
ALMEIDA, T. P. S.; MORAIS, A. G. . Jogos de regularidades ortográficas morfológicas. 2017.

3.
ALMEIDA, T. P. S.; MORAIS, A. G. . Jogos de ortografia para regularidades contextuais. 2013.


Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/01/2019 às 1:46:31