Giovanni Dalcastagné

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6432986544926044
  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2018), Mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (2012) e Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Regional de Blumenau (2003). Pesquisador do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional -LaPPlanE- FE/UNICAMP e do Grupo Educogitans - FURB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos comparativos em políticas educacionais, história da Educação, epistemologia da Educação e Educação Física, Educação Física escolar e saúde. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Giovanni Dalcastagné
Nome em citações bibliográficas
DALCASTAGNÉ, G.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2018
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Estudo Comparativo das Políticas Públicas Educacionais na Argentina e no Brasil: o lugar da Educação Física escolar (1996?2014), Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Luis Enrique Aguilar.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2012
Mestrado em Educação.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Título: A Produção de Dissertações em Educação Física no Estado de Santa Catarina: concepções de iniciação esportiva e saúde e sua inter-relação,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Adolfo Ramos Lamar.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2008
Especialização em Obesidade e Emagrecimento. (Carga Horária: 360h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: A Influência dos Pais no Estilo de Vida dos Filhos e sua Relação com a Obesidade Infantil.
Orientador: Rafaela Liberali.
1999 - 2003
Graduação em Licenciatura em Educação Física.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Projetos de pesquisa científica: fundamentos lógic. (Carga horária: 18h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2013 - 2013
Level One Anthropometrist.
International Society for the Advancement of Kinanthropometry, ISAK, Brasil.
2012 - 2012
POAD - Planejamento de Atividades a Distância. (Carga horária: 30h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2011 - 2011
Clínica de Basquetebol Escolar. (Carga horária: 7h).
Prefeitura Municipal de Blumenau, PM/Blumenau, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Preparação Física. (Carga horária: 12h).
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
2002 - 2002
Metodologia de Treinamento. (Carga horária: 8h).
FURB, FURB, Brasil.
2000 - 2000
O Impacto da Atividade Física na área Emocional. (Carga horária: 4h).
Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.
1999 - 1999
Arbitragem em Atletismo. (Carga horária: 24h).
Confederação Brasileira de Atletismo, CBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Secretaria de Estado da Educação - SC, SED-SC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 15


Sociedade Educacional Verde Vale LTDA-ME, SEVV, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15


Academia SPEED TIME, SPEED TIME, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 22


Shape Academia Ltda, SA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2008
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Prefeitura Municipal de Blumenau, PMB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 15

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Educação Física, Carga horária: 20


Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor substituto

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio Docente
Outras informações
Estágio Docente na Disciplina Universidade, Ciência e Pesquisa nos cursos de Educação Física e Medicina Veterinária, sob orientação do Professor Dr. Adolfo Ramos Lamar.

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de graduação, Carga horária: 20


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Aprovado em primeiro lugar no Processo Seletivo Simplificado para contratação de Professor Substituto por tempo determinado (Edital n. 046/208/DDP) para o Campo de Conhecimento de Educação/História ou Historiografia da Educação.

Atividades

07/2018 - Atual
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Dilemas de nuevas culturas de producción de conocimiento. Los postgrados en Argentina, Brasil y Paraguay en el contexto de la evaluación de la calidad de la Educación Superior
Descrição: -Analizar las principales características que asume el desarrollo de los postgrados en Argentina, Brasil y Paraguay en las últimas tres décadas. -Identificar tendencias y cambios institucionales que pueden significar procesos de cambio en las culturas de producción de conocimientos y su vínculo con políticas de evaluación y regulación estatal. -Identificar desde una perspectiva comparada las convergencias y divergencias que permitan generar acciones colaborativas y de integración entre postgrados de los diferentes países. - Aportar conocimientos para el fortalecimiento del proceso de formulación de políticas públicas de formación de posgrado y sus articulaciones con otras problemáticas relacionadas de la educación superior que contribuyan a la toma de decisiones en los ámbitos institucionales y gubernamentales..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Os mapas Conceituais e Temáticos de Educação de Jovens e Adultos na Ibero-América
Descrição: O mapeamento conceitual é uma atividade que está vinculada aos chamados estados da arte, na medida em que é possível estabelecer pontos de referência temporal dentro de prazos definidos que podem inventariar a hegemonia teórica, discursiva e abordagens conceituais, as tendências de pensamento de consenso de conflito que se aproximam e se distanciam, no que se refere à educação de pessoas jovens e adultas. Diante deste fato, o estudo proposto tem o propósito de mapear os temas emergentes da pesquisa (teses e dissertações) em Educação de Pessoas Jovens e Adultos, produzidos em Ibero-América , entre os anos de 1997 e 2012, a fim de identificar as abordagens conceituais e perspectivas teórico-analíticas presentes na produção acadêmica, indicar as tendências discursivas e do pensamento hegemônico sobre a Educação de Pessoas Jovens e Adultas presente nas produções acadêmicas de países ibero-americanos no período destacado....
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Produção científica em Educação Física no Nordeste do Brasil EPISTEF NORDESTE
Descrição: Pré-projeto Temático aprovado em 6 de julho de 2010 pela FAEPEX - Solicitação 345/2010 - 0 - O projeto tem o objetivo de consolidar o banco de dados já existente e identificar os pesquisadores (mestres e doutores) que atuam na região nordeste do Brasil, realizar balanços da produção valendo-se de matrizes científicas já desenvolvidas no campo da epistemologia e história da ciência, identificar tendências e teórico-metodológicas, caracterizar o impacto do sistema de pós-graduação nacional, concentrado na região sudeste na produção dos Estados nordestinos, e, identificar as contribuições dessa produção na formação profissional e na consolidação da pesquisa nas instituições formadoras da região.Coordenadores do Projeto Temático: Silvio Sánchez Gamboa, Celi Taffarel e Márcia Chaves-Gamboa. Coordenadores nos Estados do Nordeste:- Alagoas: Joelma de Oliveira Albuquerque;- Bahia: LEPEL.UFBA;- Ceará: Evilásio; - Maranhão: Silvana Araújo; - Paraíba: Lívia Tenório Brasileiro; - Pernambuco: Roseane Almeida;- Piauí: : - Rio Grande do Norte: Adolfo Ramos Lamar; - Sergipe: Solange Lacks. A viabilidade técnica do projeto se afirma na participação já confirmada de três coordenadores (Unicamp, UFBA) e um com estudo de pós-doutorado (UFAL), seis (6) assessores um da Unicamp e outros cinco (5) de outras universidades com ampla experiências no campo da Educação Física, análise da produção científica e análises bibliométrica e cientométrica (2 da UFSCar, e da UFBA e 1 da FURB), ainda conta com a participação de um coordenador em cada Estado do nordeste. Em suma, participarão do projeto: dois (2) titulares, três (3) pós-doutores, 16 doutores, oito (8) doutorandos, três (3) mestres, sete (7) mestrandos, dois (2) especialistas, dois (2) graduandos e cinco (5) estudantes de graduação... ..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
Grupo de Pesquisa Filosofia e Educação (Educogitans) do PPGEFURB
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.


Prêmios e títulos


2013
Paraninfo da turma de formandos em Educação Física, FURB.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DALCASTAGNÉ, G.2017DALCASTAGNÉ, G.; AGUILAR, L. E. . A Educação Física escolar no Brasil e na Argentina: considerações históricas a partir do contexto político educacional (1930-1985). REVISTA DA ALESDE, v. 8, p. 58, 2017.

2.
TOMIO, B.2016TOMIO, B. ; SILVA, D. ; DALCASTAGNÉ, G. ; LAMAR, A. R. . Os esportes radicais como conteúdo interdisciplinar no contexto escolar. Revista Conexões, v. 14, p. 104, 2016.

3.
DALCASTAGNÉ, G.2014DALCASTAGNÉ, G.; SCHWAMMLE, E. R. ; BREHMER, J. R. . Os esportes radicais e de aventura no contexto escolar: uma revisão da literatura. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 19, p. 1, 2014.

4.
DALCASTAGNÉ, G.2013DALCASTAGNÉ, G.; BARRETO, S. J. ; SOUSA, C. A. . Educação Física escolar e qualidade humana: uma proposta de intervenção em crianças e adolescentes com depressão. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 18, p. 1, 2013.

5.
DALCASTAGNÉ, G.2011 DALCASTAGNÉ, G.; BARRETO, S. J. ; ANGARTEN, V. G. . Human motivity as reference for health and quality of life. The FIEP Bulletin, v. 81, p. 457-460, 2011.

6.
DALCASTAGNÉ, G.2008DALCASTAGNÉ, G.; RANUCCI, J. M. A ; NASCIMENTO, M. A. ; LIBERALI, R. . A Influência dos Pais no Estilo de Vida dos Filhos e sua Relação com a Obesidade Infantil. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, v. 1, p. 53-63, 2008.

Capítulos de livros publicados
1.
LAMAR, A. R. ; DALCASTAGNÉ, G. ; NUNES, C. C. . A epistemologia da produção científica em Educação Física: algumas abordagens e tensões. In: Márcia Chaves-Gamboa; Silvio Sánchez Gamboa; Celi Taffarel.. (Org.). Produção do conhecimento na educação física no nordeste brasileiro: o impacto dos sistemas de pós-graduação na formação dos pesquisadores da região.. 1ed.Campinas: Librum Editora, 2017, v. , p. 176-199.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DALCASTAGNÉ, G.; AGUILAR, L. E. . Educação Física escolar e o contexto político educacional: Argentina e Brasil ? segunda metade do século XIX até a década de 1950. In: 12º Congreso Argentino y 7º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias, 2017, La Plata. Actas 12º Congreso Argentino y 7º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias: Educación Física: construyendo nuevos espacios, 2017.

2.
FIALA, D. A. S. ; DALCASTAGNÉ, G. ; LIMA, W. R. ; FRANCA, E. N. ; AGUILAR, L. E. . Abordagens epistemológicas da pesquisa comparada e a educação de jovens e adultos nos países Ibero-Americanos no período 1997-2012. In: Seminário do GEPALE: as produções acadêmicas no campo da política e avaliação educacional: uma análise epistemológica, 2015, Campinas. Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE): as produções acadêmicas no campo da política e avaliação educacional: uma análise epistemológica, 2015.

3.
DALCASTAGNÉ, G.; Lamar, Adolfo Ramos . Iniciação Esportiva e sua Relação com a Saúde de Crianças e Adolescentes. In: IX ANPED SUL - Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul 2012, 2012, Caxias do Sul. A Pós-Graduação e suas Interlocuções com a Educação Básica, 2012.

4.
DALCASTAGNÉ, G.; Lamar, Adolfo Ramos . A Produção de Dissertações em Educação Física no Estado de Santa Catarina: abordagens epistemológicas. In: 9 Simpósio Integrado de Pesquisa em Educação, 2011, Blumenau. A Pesquisa em Educação: Pressupostos Epistemológicos e Dinâmicas de Investigação, 2011.

5.
DALCASTAGNÉ, G.; BARRETO, S. J. . Atividades Corporais e Valorização Humana na Depressão Infantil e Juvenil. In: V Congresso Sul Brasileiro de Ciências do Esporte, 2010, Itajaí. Anais do V Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TOMIO, B. ; DALCASTAGNÉ, G. . Projeto Conhecer Pedalando: uma aventura em busca de conhecimentos e possibilidades. In: IX FÓRUM BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 2017, Balneário Camboriú. Uma releitura crítica das políticas da Educação Ambiental brasileira: Repercussões da Política (PNEA) e Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), 2017. p. 571-572.

2.
DALCASTAGNÉ, G.; Lamar, Adolfo Ramos . A produção de dissertações em Educação Física no Estado de Santa Catarina: análise epistemológica das abordagens da iniciação esportiva e saúde. In: IV Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação, 2012, Campinas. IV Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TOMIO, B. ; DALCASTAGNÉ, G. . Educação Ambiental Crítica na escola: uma experiência a partir do Projeto Conhecer Pedalando. In: 11ª MIPE MOSTRA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA, 2017, Blumenau. ANAIS DA 11ª MIPE MOSTRA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA, 2017.

2.
TOMIO, B. ; DALCASTAGNÉ, G. . Práticas Corporais de Aventura: possibilidades e desafios para sua inserção nas aulas de Educação Física escolar. In: VI Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC); V Seminário Nacional do PIBID, 2016, Curitiba. Diversidade e complexidade dos Espaço-tempos da formação de professores, 2016.

3.
TOMIO, B. ; DALCASTAGNÉ, G. . Atividades Físicas de Aventura na escola: desafios e possibilidades. In: 10ª MIPE MOSTRA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA, 2016, Blumenau. ANAIS DA 10ª MIPE MOSTRA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA, 2016.

4.
RAITER, Gerson ; WIGGERS, Gilson ; NUNES, Camila da Cunha ; DALCASTAGNÉ, G. ; Lamar, Adolfo Ramos . PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO RIO GRANDE DO NORTE. In: 9 Simpósio Integrado de Pesquisa em Educação, 2011, Blumenau. A Pesquisa em Educação: Pressupostos Epistemológicos e Dinâmicas de Investigação, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
TOMIO, B. ; DALCASTAGNÉ, G. . Projeto Conhecer Pedalando: abordagens de uma prática de educação ambiental crítica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
TOMIO, B. ; DALCASTAGNÉ, G. . Educação Ambiental Crítica na escola: uma experiência a partir do Projeto Conhecer Pedalando. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
DALCASTAGNÉ, G.; AGUILAR, L. E. . Educação Física escolar e o contexto político educacional: Argentina e Brasil ? segunda metade do século XIX até a década de 1950. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
TOMIO, B. ; DALCASTAGNÉ, G. . Atividades físicas de aventura na escola: desafios e possibilidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
TOMIO, B. ; DALCASTAGNÉ, G. . Práticas Corporais de Aventura: possibilidades e desafios para sua inserção nas aulas de Educação Física escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
DALCASTAGNÉ, G.. Estudo Comparativo das Políticas Públicas Educacionais no Brasil e na Argentina: o lugar da Educação Física Escolar (1996 ? 2014). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
TOMIO, B. ; DALCASTAGNÉ, G. . Os esportes radicais no contexto escolar: uma experiência vivenciada pelo PIBID/FURB/Educação Física.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
DALCASTAGNÉ, G.; Lamar, Adolfo Ramos . A epistemologia da produção do conhecimento em Educação Física: algumas abordagens da inter-relação iniciação esportiva, saúde e corpo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
DALCASTAGNÉ, G.; Lamar, Adolfo Ramos . A Produção de Dissertações em Educação Física no Estado de Santa Catarina: análise epistemológica das abordagens da iniciação esportiva e saúde.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
DALCASTAGNÉ, G.; BARRETO, S. J. ; ANGARTEN, V. G. . A motricidade humana como referencial de saúde e qualidade de vida. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
DALCASTAGNÉ, G.; Lamar, Adolfo Ramos . A Produção de Dissertações em Educação Física no Estado de Santa Catarina: abordagens epistemológicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
DALCASTAGNÉ, G.; BARRETO, S. J. . Atividades Corporais e Valorização Humana na Depressão Infantil e Juvenil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
DALCASTAGNÉ, G.. Avaliador na IV Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2010.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
NAMAN, M.; DALCASTAGNÉ, G.. Participação em banca de Fernanda Miranda Minela e Larissa Zen.Avaliação Multidimensional de praticantes de exercício com doença de Parkinson. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

2.
DALCASTAGNÉ, G.. Participação em banca de Gustavo Arnaldo Faqueti e Raul Victor Tinti.Flexibilidade em surfistas do litoral catarinense. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

3.
FURTADO, H. L.; DALCASTAGNÉ, G.; SOUSA, C. A.. Participação em banca de Ivan Francisco Wilwock.Estudo comparativo das incidências temporais e das situações dos gols em três competições internacionais de Futebol. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

4.
REIS, L. F.; DALCASTAGNÉ, G.; MULLER, A. J.. Participação em banca de Larissa Krambeck Bombasaro.As publicações dos Profissionais de Educação Física em suas mídias sociais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

5.
SILVA, C. J.; DALCASTAGNÉ, G.. Participação em banca de Jéssica Goerttmann; Nayara Pereira.A prática de ginástica artística adaptada ao desenvolvimento de crianças com autismo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

6.
SILVA, C. J.; SOUSA, E. M.; DALCASTAGNÉ, G.. Participação em banca de Paula Caroline de Souza; Thiago Ressureição Ribeiro.Produção Científica acerca da Capoeira no contexto histórico como prática cultural e esportiva. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

7.
SILVA, C. J.; SOUSA, E. M.; DALCASTAGNÉ, G.. Participação em banca de Guilherme Enrique Círico Poleza.Consumo diário de proteínas na prática de musculação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

8.
FURTADO, H. L.; DALCASTAGNÉ, G.; GOMES, E. A.. Participação em banca de Michel Cani; Patrick Joshuan Reitz Matendal.Jogos eletrônicos e contemporaneidade: seriedade ou diversão?. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

9.
BEIRITH, A.; DALCASTAGNÉ, G.. Participação em banca de Ricardo de Amorim.A música como recurso ergogênico na prática de exercícios físicos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

10.
SCHUINDT, V.; DALCASTAGNÉ, G.; BARRETO, S. J.. Participação em banca de Guilherme Matias de Oliveira e Paulo Henrique Hort.Efeito da manipulação do sistema de treinamento Tri-set sobre o desempenho humano. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

11.
REIS, L. F.; DALCASTAGNÉ, G.. Participação em banca de Ketrin Kraemer.Nível de aptidão física dos universitários usuários das práticas desportivas da FURB. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

12.
DORNELLES, R. F. M.; DALCASTAGNÉ, G.; HOPF, A. C. O.. Participação em banca de Fabio Luiz dos Santos e Jefferson Walmor Gaulke.Benefícios dos exercícios físicos para promoção da saúde. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

13.
DALCASTAGNÉ, G.. Participação em banca de Otávio Joaquim Baratto de Azevedo.Avaliação de parâmetros metabólicos na prática de slackline em indivíduos destreinados. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

14.
REIS, L. F.; DALCASTAGNÉ, G.. Participação em banca de Gisele Stepaniak e Luana Wamser.Análise comparativa das capacidades de equilíbrio, flexibilidade, força e velocidade em meninas de 11 e 12 anos praticantes e não praticantes de ginástica artística da rede pública municipal de Blumenau-SC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

15.
HOPF, A. C. O.; DALCASTAGNÉ, G.. Participação em banca de Eliakim Zelindro e Franciele Wippel Tarnowski.Perfil sociodemográfico de clientes de academia de ginástica do município de Blumenau/SC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

16.
SCHUINDT, V.; DALCASTAGNÉ, G.; Barreto, Sidirley de Jesus. Participação em banca de Alison Busnardo e Gean Patrick Feldhaus.Imagem corporal em adolescentes praticantes de atividade física. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

17.
DORNELLES, R. F. M.; DALCASTAGNÉ, G.; BARRETO, S. J.. Participação em banca de Jefferson Lottermann Nascimento e Taís Fabiane Evald.As gerações emergentes: como a era digital está modificando a sociedade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

18.
REIS, L. F.; DALCASTAGNÉ, G.. Participação em banca de Rodrigo Benites Quost e Laércio Anacleto.Análise eletromiográfica da musculatura do posterior de coxa, do quadríceps e dos glúteos nos agachamentos total e 90 em indivíduos treinados. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

19.
REIS, L. F.; DALCASTAGNÉ, G.. Participação em banca de Anna Paula Zermiani e Felipe Gonzaga Cavalcanti.Perfil físico motor e antropométrico dos atletas da Federação Catarinense de Patinação Artística FCPA. 2013.

20.
REIS, L. F.; DALCASTAGNÉ, G.; CAMARGO, M. E.. Participação em banca de John Kelwer de Liz Teles e Bruno Graciolo.O uso de avaliação da composição corporal e física nas academias do município de Blumenau-SC para a prescrição de exercício físico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

21.
REIS, L. F.; DALCASTAGNÉ, G.; CAMARGO, M. E.. Participação em banca de Pamella Baratieri Siegel e Dayana Martins Petry.Treinamento Funcional na melhoria da mobilidade física em idosos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

22.
CAMARGO, M. E.; DALCASTAGNÉ, G.. Participação em banca de Tamiris dos Passos e Bruna Gonçalves de Jesus.Recomendações de exercícios físicos para idosos portadores de osteoporose sob a visão dos profissionais da área da saúde. 2013.

23.
REIS, L. F.; DALCASTAGNÉ, G.; HOPF, A. C. O.. Participação em banca de Bruna Regina Effting e Ivani Karl.Fatores Relacionados à Adesão dos Acadêmicos à Pratica Desportiva-PDE na Universidade Regional de Blumenau. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

24.
SCHUINDT, V.; REIS, L. F.; DALCASTAGNÉ, G.. Participação em banca de Leonardo Dalfovo e Thiago Silva Virgili.Análise Eletromiográfica: fadiga muscular no antebraço. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

25.
REIS, L. F.; SCHUINDT, V.; DALCASTAGNÉ, G.. Participação em banca de Rafael Dias de Oliveira.Análise Eletromiográfica do Músculo Latíssimo do Dorso e Bíceps Braquial (cabeça longa), nos Testes de Força de Membros Superiores: puxada em suspensão na barra e puxada em suspensão na barra modificada. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
12º Congreso Argentino y 7º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias. Educação Física escolar e o contexto político educacional: Argentina e Brasil ? segunda metade do século XIX até a década de 1950. 2017. (Congresso).

2.
Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE): as produções acadêmicas no campo da política e avaliação educacional: uma análise epistemológica.Abordagens epistemológicas da pesquisa comparada e a educação de jovens e adultos nos países Ibero-Americanos no período 1997-2012. 2015. (Seminário).

3.
III Seminário Corpo Cultura Lazer.A epistemologia da produção do conhecimento em Educação Física: algumas abordagens da inter-relação iniciação esportiva, saúde e corpo. 2013. (Seminário).

4.
IV EPISTED - Seminário de Epistemologia e Teorias da Educação.A Produção de Dissertações em Educação Física no Estado de Santa Catarina: análise epistemológica das abordagens da iniciação esportiva e saúde.. 2012. (Seminário).

5.
9º SIMPÓSIO INTEGRADO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO.A Produção de Dissertações em Educação Física no Estado de Santa Catarina: abordagens epistemológicas. 2011. (Simpósio).

6.
V Congresso Sul Brasileiro de Ciências do Esporte. Atividades Corporais e Valorização Humana na Depressão Infantil e Juvenil. 2010. (Congresso).

7.
XI Semana Acad~emica de Educação Física. 2008. (Outra).

8.
VIII Semana Acadêmica de Educação Física. 2005. (Outra).

9.
VI Semana Acadêmica de Educação Física. 2003. (Outra).

10.
V Semana Acadêmica de Educação Física. 2002. (Outra).

11.
III Semana Acadêmica de Educação Física. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DALCASTAGNÉ, G.. 9º SIMPÓSIO INTEGRADO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bruno Wilwert Tomio e Daniela Silva. Os esportes radicais como conteúdo interdisciplinar no contexto escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Giovanni Dalcastagné.

2.
Janaina Petermann. A produção do conhecimento no curso de Educação Física da Universidade Regional de Blumenau: concepções de saúde e qualidade de vida. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Giovanni Dalcastagné.

3.
Eduardo Roberto Schwammle e Joice Raquel Brehmer. Os Esportes Radicais e de Aventura no contexto escolar: uma revisão da literatura. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Giovanni Dalcastagné.

4.
Talita Ruffini Posanski e Tuani Morgana Tottene Cachoeira. Dismorfia Muscular: distorção de imagem corporal em praticantes de musculação de duas academias de Blumenau-SC. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Orientador: Giovanni Dalcastagné.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
DALCASTAGNÉ, G.2013DALCASTAGNÉ, G.; BARRETO, S. J. ; SOUSA, C. A. . Educação Física escolar e qualidade humana: uma proposta de intervenção em crianças e adolescentes com depressão. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 18, p. 1, 2013.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 12:48:00