Luciano Henrique de Oliveira Santos

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  • Última atualização do currículo em 12/05/2018


Bacharel em Ciência da Computação, mestre em Informática pela Universidade de Brasília e doutorando em Informática na Universidade de Quioto. Desenvolvedor com ênfase em aplicações multimídia, computação gráfica e jogos eletrônicos. Áreas de interesse incluem, dentre outras, jogos eletrônicos, computação gráfica, sistemas de computação e engenharia de software. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciano Henrique de Oliveira Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, L. H. O.;SANTOS, LUCIANO H. O.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Informatics.
Kyoto University, KYOTO, Japão.
Título: Design Principles for Pervasive Games to Promote Health among Elderly People,
Orientador: Tomohiro Kuroda.
Coorientador: Kazuya Okamoto.
Bolsista do(a): Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão, MEXT, Japão.
Palavras-chave: Jogos Ubíquos; Idosos; Jogos Eletrônicos; Bem Estar; Saúde.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Medicina Preventiva.
2014 - 2016
Mestrado em Informática.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Arcabouço para Construção de Jogos Ubíquos com Foco em Reabilitação,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Carla Denise Castanho.
Palavras-chave: Computação Ubíqua; Jogos Ubíquos; Reabilitação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Jogos Eletrônicos.
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional / Subárea: Reabilitação.
2006 - 2011
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: SteamGrounds: um jogo de estratégia para mesas multitoque com reconhecimento de comandos gestuais e marcadores fiduciais.
Orientador: Carla Denise Castanho.
2003 - 2005
Ensino Médio (2º grau).
Centro Educacional Sigma, SIGMA, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2004
Modelagem e Animação 3D. (Carga horária: 80h).
Escola de Tecnologia e Design, OZI, Brasil.


Atuação Profissional



The Balance Inc, BALANCE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Sócio Fundador, Enquadramento Funcional: Game Designer/Programador, Carga horária: 40
Outras informações
Estúdio de desenvolvimento de jogos.


Banco do Brasil - Direção Geral, BB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente de TI, Carga horária: 30


Caixa Econômica Federal, CEF/DF, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Empregado Público, Enquadramento Funcional: Técnico Bancário Novo - Informática, Carga horária: 30
Outras informações
Trabalho na área de suporte técnico e segurança de dados para servidores Windows


Conselho Nacional do Ministério Público, CNMP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico de Informática, Carga horária: 40


Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, IBICT, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento de jogos eletrônicos educativos com a temática ambiental.

Atividades

01/2009 - 12/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Brasileiro de Informação em Ciencia e Tecnologia, .


Tribunal de Contas da União, TCU, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento de jogos eletrônicos educativos com a temática ambiental


Projetos de desenvolvimento


2007 - 2007
Tira-Teima: Uma Ferramenta para aprendizagem de programação a distância
Descrição: Desenvolvimento de uma ferramenta para simular a execução de algoritmos no ensino de ciência da computação..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Luciano Henrique de Oliveira Santos - Integrante / Homero Luiz Piccolo - Coordenador / Felipe Almeida Lessa - Integrante / Artur T B Nóbrega - Integrante / Ian P Schechtman - Integrante / André V Gasparinetti - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Jogos Eletrônicos.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Processamento Gráfico (Graphics).
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Hardware.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Japonês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
MEXT Scholarship, Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PIMENTA, MATHEUS C. S. C. ; BUZETO, FABRICIO N. ; SANTOS, LUCIANO H. O. ; CASTANHO, CARLA D. ; JACOBI, RICARDO P. . A game engine for building ubigames. In: 2014 13th Annual Workshop on Network and Systems Support for Games (NetGames), 2014, Nagoya. 2014 13th Annual Workshop on Network and Systems Support for Games, 2014. p. 1.

2.
SANTOS, L. H. O.; BUZETO, F. N. ; CARVALHO, L. N. ; CASTANHO, C. D. . A game engine plugin for ubigames development. In: XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames, 2014, Porto Alegre. Anais do XIII SBGames, 2014.

3.
SANTOS, L. H. O.; LAMAR, M. V. ; CASTANHO, C. D. . SteamGrounds: a real-time strategy game for a multitouch table with fiduciary markers. In: XI Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital - SBGames, 2012, Brasília, Brazil. XI Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital - SBGames. Porto Alegre, Brazil: Sociedade Brasileira de Computação, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, L. H. O.; LAMAR, M. V. ; CASTANHO, C. D. . SteamGrounds: a real-time strategy game for a multitouch table with fiduciary markers. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital - SBGames.SteamGrounds: a real-time strategy game for a multitouch table with fiduciary markers. 2012. (Simpósio).



Inovação



Projeto de desenvolvimento tecnológico


Outras informações relevantes


2007/01 - Monitoria na disciplina de Programação Avançada - UnB
2008-2009 - Monitoria na disciplina de Computação Básica - UnB
2014/02 - Estágio em Docência na disciplina Tradutores - UnB



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