Cyanna Missaglia de Fochesatto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4181566112840061
  • Última atualização do currículo em 24/09/2018


Cyanna Missaglia de Fochesatto é Licenciada e Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Especialista em Estudos Culturais e os Currículos Escolares Contemporâneos na Educação Básica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mestre em História pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atuou como professora de Ciências Humanas da rede de ensino privada de Eldorado do Sul. Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós Graduação em História da Unisinos, onde é bolsista Capes/Prosup. Possui interesses nas áreas de Ensino da História, Imigração Europeia, História Cultural e História Ambiental. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cyanna Missaglia de Fochesatto
Nome em citações bibliográficas
FOCHESATTO, C. M.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em História.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Telas da memória: Representação dos tipos sociais nas pinturas de Pedro Weingärtner e Juan Manuel Blanes, entre o século XIX e XX, no Brasil e no Uruguai,
Orientador: Marcos Antônio Witt.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em História.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Imagens da imigração europeia nas pinturas de Pedro Weingärtner: Representação do imigrante e do processo de colonização (século XIX e XX),Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Marcos Antonio Witt.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2013
Especialização em Os Estudos Culturais e os currículos escolares.... (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Entre Telas e Pincéis: O uso de imagens no ensino da História.
Orientador: Ivaine Maria Tonini.
2007 - 2011
Graduação em Licenciatura em História.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2007 - 2011
Graduação em Bacharel em História.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Pedro Weingärtner: Representações do gaúcho e do imigrante alemão (1892 - 1914).
Orientador: Maria Lúcia Bastos Kern.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em Temas transversais - práticas de cidadania debatendo temas transversais.. (Carga horária: 30h).
Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil.
2015 - 2015
Dominando as práticas pedagógicas. (Carga horária: 4h).
Centro de Educação e Cultura Cecília Meireles, CECCM, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação de Professores de Educação Especial. (Carga horária: 40h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Curso de Extensão Capacitação de Professores para. (Carga horária: 80h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Educação de Jovens e Adultos. (Carga horária: 70h).
Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.


Atuação Profissional



Cecília Meireles, CECCM, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências Humanas, Carga horária: 22
Outras informações
Professora de Ciências Humanas para turmas de EJA, Ensino Médio e Fundamental II.


Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do Curso de Doutorado em História do Programa de Pós-graduação da Unisinos. Bolsa Capes/Prosup

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna, bolsista
Outras informações
Bolsista de Mestrado em História. Capes/Prosup.


Escola Estadual de Ensino Fundamental Bahia, E.E.E.F. BAHIA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Elaboração de oficinas educacionais para alunos do Ensino Fundamental.


Associação Filhos Adotivos do Brasil, ONG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 10
Outras informações
Pesquisadora na Associação Filhos Adotivos do Brasil com temática referente aos processos de adoção no Brasil, especificamente no Sul do país.


Escola Luciana de Abreu, E.E.E.F., Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Estágio Obrigatório, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de História para turma de EJA (Ensino Fundamental).


Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Organização de Acervo no Núcleo de Documentação e Pesquisa da PUCRS; e levantamento bibliográfico sobre a imigração alemã no Rio Grande do Sul.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Pesquisa na temática da relação da História com as Artes Visuais, e a utilização de imagens como fonte de pesquisa histórica.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Telas da memória: Representação dos tipos sociais nas pinturas de Pedro Weingärtner e Juan Manuel Blanes, entre o século XIX e XX, no Brasil e no Uruguai
Descrição: A temática que se busca investigar refere-se à representação dos tipos sociais e dos ambientes que retratem o Brasil e no Uruguai, na segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX, através das obras de Pedro Weingärtner e Juan Manuel Blanes, bem como o estudo das transformações dos personagens e cenários, partindo da análise das pinturas e da comparação das mesmas em diferentes espaços e tempos. Busca-se uma forma de contribuir no entendimento dos aspectos de transformação da sociedade, principalmente no que tange às mudanças dos cenários decorrentes do processo de urbanização e modernização das cidades, na primeira metade do século XX. Além disso, a análise da forma que os tipos sociais presentes nas sociedades eram representados nas telas, embora com o olhar peculiar de cada artista, traz uma nova forma de compreender como determinados grupos se estruturavam e estavam inseridos na sociedade. Ou ainda apontando os aspectos sociais, culturais e identitários desses grupos, bem como a forma que eles interagiam, seja através da análise no Brasil ou no Uruguai..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Imagens da imigração europeia nas pinturas de Pedro Weingärtner: Representação do imigrante e do processo de colonização (Século XIX e XX)
Descrição: Essa pesquisa buscou fazer uma análise de algumas obras do pintor gaúcho Pedro Weingärtner, de temática regional, que trataram da representação do imigrante europeu e do processo de colonização no Rio Grande do Sul, no período do final do século XIX e início do XX. Pretendeu-se aprofundar de que forma esse tipo social estava representado nas telas, as suas características, seu modo de vida, os espaços de sociabilidade e trabalho, as paisagens e os elementos sócio-culturais. Encontrou-se ao longo da pesquisa a representação de um imigrante fortemente aliado ao espaço rural e ao trabalho na terra, buscando a construção da imagem de um tipo social que é tanto o trabalhador da zona rural quanto o principal agente causador da transformação da paisagem natural brasileira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Levantamento, classificação e disponibilização de bibliografia sobre a imigração alemã no Rio Grande do Sul
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2010
Pintura e História na obra de Pedro Weingartner
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Cyanna Missaglia de Fochesatto - Integrante / Dra. Maria Lúcia Bastos Kern (Orientadora) - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2009 - 2010
Identidade da FFCH
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Cyanna Missaglia de Fochesatto - Integrante / Maria Cristina dos Santos - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Revista Latino-Americana de História
2014 - 2015
Periódico: Revista Latino-Americana de História


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História cultural.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino da História.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Ambiental.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Aprovada com distinção, nota máxima dez (10,0) na defesa do trabalho de conclusão do curso de Bacharelado em História pela PUCRS, PUCRS.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FOCHESATTO, C. M.2018FOCHESATTO, C. M.. Os retratos de Juan Manuel Blanes: Algumas considerações. ESTUDIOS HISTÓRICOS (RIVERA), v. 18, p. 1-19, 2018.

2.
FOCHESATTO, C. M.2017FOCHESATTO, C. M.. As paisagens sulistas: o processo de colonização no sul do brasil através das pinturas de Pedro Weingärtner. PONTA DE LANÇA (UFS), v. 9, p. 40-60, 2017.

3.
FOCHESATTO, C. M.2016FOCHESATTO, C. M.. Patrimônio iconográfico: um olhar para as pinturas de Pedro Weingärtner como lugar de memória e identidade. Ágora (UNISC. Online), v. 17, p. 68-76, 2016.

4.
FOCHESATTO, C. M.2016FOCHESATTO, C. M.. O baile do Kerb como espaço de memória: Continuidades, permanências e transformações por meio de dois eixos de análise. Patrimônio e Memória (UNESP), v. 12, p. 122-141, 2016.

5.
FOCHESATTO, C. M.2016FOCHESATTO, C. M.. O baile do Kerb: Representação da cultura alemã nas telas de Pedro Weingärtner. Semina (UPF), v. 15, p. 1-14, 2016.

6.
FOCHESATTO, C. M.2016FOCHESATTO, C. M.. Resenha: Pereira, Elenita M., Fabiano Q. Rückert, Neli G. Machado (eds.) História ambiental no Rio Grande do Sul. Lajeado: Editora da Univates, 2014. 224p. Historia Ambiental Latinoamericana y Caribeña (HALAC), v. 6, p. 226-230, 2016.

7.
FOCHESATTO, C. M.2016FOCHESATTO, C. M.. Fragmentos da trajetória de um pintor na transição do século XIX para o XX: Pedro Weingärtner e suas redes sociais. Métis: História & Cultura, v. 15, p. 150-171, 2016.

8.
FOCHESATTO, C. M.2015FOCHESATTO, C. M.. Diálogos entre a história e as paisagens de Pedro Weingärtner durante o processo de colonização da região Sul do Brasil (Século XIX e XX). Revista Eletrônica Expedições: Teoria da História e Historiografia, v. 6, p. 174-197, 2015.

9.
FOCHESATTO, C. M.2013FOCHESATTO, C. M.. Um olhar sobre o início da colonização alemã no RS por meio das pinturas de Pedro Weingärtner. Revista Latino-Americana de História, v. 2, p. 207-218, 2013.

10.
FOCHESATTO, C. M.2013FOCHESATTO, C. M.. Notícias do maio de 1968 parisiense nas páginas do jornal gaúcho Correio do Povo. Em tempo de História (digital), v. 23, p. 42-58, 2013.

11.
FOCHESATTO, C. M.2013FOCHESATTO, C. M.. O uso de imagens no ensino da história: um exemplo com as pinturas de Pedro Weingärtner. História & Ensino, v. 2, p. 159-178, 2013.

12.
FOCHESATTO, C. M.2012FOCHESATTO, C. M.. Imagem do museu: educação patrimonial na educação básica.. Aedos: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS (Online), v. 4, p. 221-251, 2012.

13.
FOCHESATTO, C. M.2011FOCHESATTO, C. M.. O Centenário Farroupilha nas Páginas da Revista do Globo (1935). História e-História, v. 1, p. 1, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
FOCHESATTO, C. M.. Reflexões sobre o ensino de História: Desafios, fontes e espaços. In: BUENO, André; CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulceli; NETO, José. (Org.). Aprendizagens Históricas: debates e opiniões. 1ed.União da Vitória - Paraná: LAPHIS - Laboratório de Aprendizagem Histórica, 2018, v. 1, p. 1-246.

2.
FOCHESATTO, C. M.. Um olhar sobre a representação do imigrante europeu nas telas de Pedro Weingärtner e José Lutzenberger. In: SILVA, Camila; FOCHESATTO, Cyanna Missaglia de; BENEVENUTO, Estela Carvalho; SILVA, Jonathan Fachini da; FRIDERICHS, Lidiane Elizabete; ALAMALEH, Priscilla. (Org.). Estudos Históricos Latino-Americanos: conexões Brasil e América Latina. 1ed.Porto Alegre: Forma Diagramação, 2017, v. I, p. 559-572.

3.
FOCHESATTO, C. M.. Os espaços museológicos e o ensino da História: Possibilidades na educação básica. In: BUENO, André; CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulceli; NETO, José Maria.. (Org.). Um pé de história: Estudos sobre aprendizagem histórica. 1ed.Rio de Janeiro: LAPHIS/Sobre Ontens, 2017, v. I, p. 72-75.

4.
FOCHESATTO, C. M.. História da Ásia e interdisciplinaridade na Educação Básica: Um duplo desafio. In: BUENO, André; ESTACHESKI, Dulceli; CREMA, Everton; NETO, José Maria.. (Org.). Vários Orientes.. 1ed.RJ/União da Vitória: Edições Sobre Ontens/LAPHIS, 2017, v. 1, p. 71-76.

5.
FOCHESATTO, C. M.. As imagens e o ensino da História. In: BUENO, André; ESTACHESKI, Dulceli; CREMA, Everton. (Org.). Por um outro amanhã: apontamentos sobre aprendizagem histórica.. 2ed.Rio de Janeiro: LAPHIS/Sobre Ontens, 2016, v. 1, p. 176-181.

6.
FOCHESATTO, C. M.. O imigrante europeu de José Lutzenberger: Entre aquarelas, representações e patrimônio iconográfico. In: ARENDT, Isabel Cristina; WITT, Marcos Antonio; SANTOS, Rodrigo L. dos. (Org.). Migrações: religiões e espiritualidades. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2016, v. , p. 356-371.

7.
FOCHESATTO, C. M.. A imagem do imigrante alemão nas telas de Pedro Weingärtner. In: RAMOS, Eloísa H. Capovilla da L.; ARENDT, Isabel Cristina; WITT, Marcos Antonio. (Org.). A História da Imigração e sua(s) escrita(s). 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2012, v. 1, p. 57-69.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FOCHESATTO, C. M.. A Febre Amarela em Buenos Aires através da análise da pintura de Juan Manuel Blanes. In: XIII Encontro Estadual de História: Ensino, Direito e Democracia, 2016, Santa Cruz do Sul. Anais do XIII Encontro Estadual de História: Ensino, Direito e Democracia. Porto Alegre: Anpuh-RS, 2016. v. 13. p. 1-10.

2.
FOCHESATTO, C. M.. As paisagens de Pedro Weingärtner: Trabalho rural e colonização no Sul do Brasil (Século XIX e XX). In: I I I Congresso Internacional de História Regional, 2015, Passo Fundo. As paisagens de Pedro Weingärtner: Trabalho rural e colonização no Sul do Brasil (Século XIX e XX), 2015. p. 1-10.

3.
FOCHESATTO, C. M.. Um olhar sobre o início da colonização alemã no RS por meio das pinturas de Pedro Weingärtner. In: XI Jornada de História Cultural: cidade, memória e identidade, 2013, Porto Alegre. XI Jornada de História Cultural: cidade, memória e identidade - Cadernos de Resumos, 2013. v. 1. p. 12-12.

4.
FOCHESATTO, C. M.. O imigrante alemão nas telas de Pedro Weingärtner. In: II Congresso Internacional de História Regional, 2013, Passo Fundo. Anais Eletrônicos do II Congresso Internacional de História Regional (2013), 2013. v. 2. p. 1-9.

5.
FOCHESATTO, C. M.. A imagem do museu: Educação patrimonial na educação básica.. In: XVIII Jornada de Ensino de História e Educação: Ensino de História: Imagens e mídia, 2012, São Leopoldo. XVIII Jornada de Ensino de História e Educação, 2012. v. 1. p. 10-10.

6.
FOCHESATTO, C. M.. A imagem do imigrante alemão nas telas de Pedro Weingärtner.. In: XX Simpósio de História da Imigração e Colonização & Seminário Internacional: A história da imigração e sua(s) escrita(s), 2012, São Leopoldo. A história da imigração e sua(s) escrita(s). São Leopoldo: Oikos, 2012. v. 1. p. 57-69.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FOCHESATTO, C. M.. Levantamento, classificação e disponibilização de bibliografia sobre a imigração alemã no Rio Grande do Sul. In: XII Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2011, Porto Alegre. XII Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2011. p. 1-3.

2.
FOCHESATTO, C. M.. A pintura regionalista de Pedro Weingärtner (1853 - 1929). In: XI Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2010, Porto Alegre. XI Salão de Iniciação Científica da PUCRS, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FOCHESATTO, C. M.. Construindo memórias e imaginários por meio das telas de Juan Manuel Blanes. In: III Colóquio Discente de Estudos Históricos Latino-Americanos, 2018, São Leopoldo. Caderno de resumos do III CEHLA 2018. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, 2018. v. 1. p. 1-151.

2.
FOCHESATTO, C. M.. Imagens, representações e patrimônio: uma análise das telas de Pedro WeiNgärtner e de José Lutzenberger. In: XIII Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras., 2017, UNIVATES. Caderno de Programação e Resumos do XIII Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras.. Ivoti: ISEI, 2017. v. 1. p. 1-93.

3.
FOCHESATTO, C. M.. Breves Reflexões sobre História e Biografia. In: I SIMPÓSIO ONLINE DE HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DA FAMASUL, 2017, Palmares. Caderno de Resumos do I Simpósio Online de História e Historiografia da FAMASUL. Ribeirão: Editora Capibaribe, 2017. v. 1. p. 1-58.

4.
FOCHESATTO, C. M.. Construindo imaginários e memórias por meio da pintura La Revista de Santos de Juan Manuel Blanes. In: II Congresso Internacional de Estudos Históricos Latino-Americanos, 2017, São Leopoldo. Cadernos de Resumo do II Congresso Internacional de Estudos Históricos Latino-Americanos - Historiografia: Temas, desafios e perspectivas. São Leopoldo: PPGH-Unisinos, 2017. v. 1. p. 1-107.

5.
FOCHESATTO, C. M.. Um olhar sobre a representação do imigrante europeu nas telas de Pedro Weingärtner e José Lutzenberger. In: II Colóquio Discente de Estudos Históricos Latino-Americanos: Conexões Brasil e AmÉrica Latina, 2016, São Leopoldo. Caderno de Resumo do II Colóquio Discente de Estudos Históricos Latino-Americanos: Conexões Brasil e America Latina. São Leopoldo: PPGH - UNISINOS, 2016. v. 1. p. 1-122.

6.
FOCHESATTO, C. M.. A Febre Amarela em Buenos Aires através da análise da pintura de Juan Manuel Blanes. In: XIII Encontro Estadual de História: Ensino, Direito e Democracia, 2016, Santa Cruz do Sul. Caderno de resumo do XIII Encontro Estadual de História: Ensino, Direito e Democracia. São Leopoldo: Oikos, 2016. v. 1. p. 1-352.

7.
FOCHESATTO, C. M.. Colonização e imigração alemã nas telas de Pedro Weingärtner. In: XII Encontro Estadual de História - História, Verdade e Ética, 2014, São Leopoldo. XII Encontro Estadual de História ANPUH/RS - História, Verdade e Ética. São Leopoldo: Oikos, 2014. v. 1. p. 10-355.

8.
FOCHESATTO, C. M.. Colonização e imigração alemã nas telas e Pedro Weingärtner. In: XII Encontro Estadual de História: História, Verdade e Ética, 2014, São Leopoldo. Caderno de resumo do XII Encontro Estadual de História: História, Verdade e Ética. São Leopoldo: Oikos, 2014. v. 1. p. 1-360.

9.
FOCHESATTO, C. M.. O uso de imagens no ensino da História. In: XIX jornada de ensino de História e Educação: Formação de Professores e III seminário Internacional de Educação Histórica, 2013, Santa Maria. XIX jornada de ensino de História e Educação: Formação de Professores e III seminário Internacional de Educação Histórica, 2013.

10.
FOCHESATTO, C. M.. As pinturas de Pedro Weingärtner como fonte de pesquisa da História.. In: Dos ofícios da Clio IV: Educação para o Patrimônio, 2013, Porto Alegre. Caderno de Resumos, 2013. p. 16-16.

11.
FOCHESATTO, C. M.. Um olhar sobre o início da colonização alemã no RS por meio das pinturas de Pedro Weingärtner. In: XI Jornada de História Cultural: Cidade, Memória e identidade, 2013, Porto Alegre. Caderno de resumo da XI Jornada de História Cultural: Cidade, Memória e identidade. Porto Alegre: Anpuh-RS, 2013. v. 1. p. 1-23.

12.
FOCHESATTO, C. M.. A Pintura de Temática Regional de Pedro Weingärtner (1853 - 1929). In: X Encontro Estadual de História ANPUH-RS, 2010, Santa Maria. X Encontro Estadual de História ANPUH-RS, 2010. p. 14-14.

Apresentações de Trabalho
1.
FOCHESATTO, C. M.. Construindo memórias e imaginários por meio das telas de Juan Manuel Blanes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FOCHESATTO, C. M.. Imagens, representação e patrimônio: Uma análise das telas de Pedro Weingärtner e José Lutzenberger. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FOCHESATTO, C. M.. As paisagens de Pedro Weingärtner: Trabalho rural e colonização no Sul do Brasil (Século XIX e XX). 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FOCHESATTO, C. M.. Colonização e imigração alemã nas telas de Pedro Weingärtner. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FOCHESATTO, C. M.. O imigrante alemão nas telas de Pedro Weingärtner.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
FOCHESATTO, C. M.. As pinturas de Pedro Weingärtner como fonte de pesquisa da História.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
FOCHESATTO, C. M.. O uso de imagens no ensino da História. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
FOCHESATTO, C. M.. Um olhar sobre o início da colonização alemã no RS por meio das pinturas de Pedro Weingärtner.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
FOCHESATTO, C. M.. A imagem do museu: Educação patrimonial na educação básica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
FOCHESATTO, C. M.. A imagem do imigrante alemão nas telas de Pedro Weingärtner.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
FOCHESATTO, C. M.. Levantamento, classificação e disponibilização de bibliografia sobre a imigração alemã no Rio Grande do Sul. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
FOCHESATTO, C. M.. A pintura regionalista de Pedro Weingärtner (1853 - 1929). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
FOCHESATTO, C. M.. A Pintura de Temática Regional de Pedro Weingärtner (1853 - 1929). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
FOCHESATTO, C. M.. Entrevista com Jairo Henrique Rogge. São Leopoldo: Revista Latino-Americana de História- RLAH - UNISINOS., 2017 (Entrevista Oral).

2.
FOCHESATTO, C. M.; SILVA, J. F. ; SILVA, C. ; BENEVENUTO, E. C. ; FRIDERICHS, L. E. ; ALMALEH, P. . Caderno de Resumos do II Colóquio Discente de Estudos Históricos Latino-Americanos. São Leopoldo: Unisinos, 2016 (Caderno de Resumo).

3.
FOCHESATTO, C. M.. Entrevista com a Porfª. Alice Therezinha Campos Moreira: A Importância da Revista do Globo (1929 - 1967) como fonte de pesquisa. 2010 (Entrevista Oral).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FOCHESATTO, C. M.; TIKAMI, B. ; SANTOS, A. P. B. N. . Coordenação de Simpósio Temático no III Colóquio Discente de Estudos Históricos Latino Americanos - Polaridades, conexões Brasil e América Latina. 2018.

2.
FOCHESATTO, C. M.. Coordenação de Simpósio Temático no II Colóquio Discente de Estudos Históricos Latino Americanos. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
FOCHESATTO, C. M.. Oficina: O uso das pinturas de Pedro Weingärtner em sala de aula. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Gertz, René E. ; FOCHESATTO, C. M. ; RAMOS, R. C. R. . Bibliografia sobre a imigração e colonização alemã no Rio Grande do Sul. 2011. (Levantamento Bibliográfico).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FOCHESATTO, C. M.. Membro da Comissão Científica do III Colóquio Discente de Estudos Históricos Latino-Americanos. 2018. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

2.
FOCHESATTO, C. M.. Membro da Comissão Científica do II Colóquio Discente de Estudos Históricos Latino-Americanos: Conexões Brasil e América Latina. 2016. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
4º Simpósio Eletrônico internacional de Ensino de História.Reflexões sobre o ensino da História: Desafios, fontes e espaços. 2018. (Simpósio).

2.
4º Simpósio Eletrônico internacional de Ensino de História. 2018. (Simpósio).

3.
III Colóquio Discente de Estudos Históricos Latino-Americanos.Construindo memórias e imaginários por meio das telas de Juan Manuel Blanes. 2018. (Outra).

4.
Seminário Internacional ?Migrações: perspectivas e avanços teórico- metodológicos? e XXIII Simpósio de História da Imigração e Colonização.Juan Manuel Blanes e Eduardo De Martino: A trajetória de dois pintores E/Imigrantes. 2018. (Seminário).

5.
1º Simpósio Eletrônico Internacional de História Oriental.História da Ásia e interdisciplinaridade na Educação Básica: Um duplo desafio. 2017. (Simpósio).

6.
1º Simpósio Eletrônico Internacional de História Oriental. 2017. (Simpósio).

7.
3º Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino da História.Os espaços museológicos e o ensino da História: Possibilidades na educação básica. 2017. (Simpósio).

8.
3º Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino da História. 2017. (Simpósio).

9.
II Congresso Internacional de Estudos Históricos Latino-Americanos. Construindo imaginários e memórias por meio da pintura La Revista de Santos de Juan Manuel Blanes. 2017. (Congresso).

10.
I Simpósio Online de História e Historiografia da FAMASUL.Breves Reflexões sobre História e Biografia. 2017. (Simpósio).

11.
XIII Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-brasileiras e Seminário Nacional: Migrações históricas e recentes.Imagens, representações e patrimônio: uma análise das telas de Pedro Weingärtner e de José Lutzenberger. 2017. (Seminário).

12.
2º Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História. 2016. (Simpósio).

13.
2º Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História.As imagens e o Ensino da História. 2016. (Simpósio).

14.
Assistência e políticas de saúde no mundo ibérico (séculos XVI-XX). 2016. (Outra).

15.
I Colóquio da Escola de Humanidades. 2016. (Outra).

16.
II Colóquio discente de estudos históricos latino-americanos - Conexões Brasil e América Latina.Um olhar sobre a representação do imigrante europeu nas telas de Pedro Weingärtner e José Lutzenberger. 2016. (Outra).

17.
II Seminário Micro-História, Trajetórias e Imigração. 2016. (Seminário).

18.
Seminário Internacional Migrações: religiões e espiritualidades e XXII Simpósio de História da Imigração e Colonização. 2016. (Seminário).

19.
Seminário Internacional Migrações: religiões e espiritualidades e XXII Simpósio de História da Imigração e Colonização Ve.O imigrante europeu de José Lutzenberger: Entre aquarelas, representações e patrimônio iconográfico. 2016. (Seminário).

20.
XIII Encontro Estadual de História da Anpuh RS: Ensino, democracia e direitos.Representação da febre amarela em Buenos Aires por meio da análise da pintura Un episodio de la fiebre amarilla en Buenos Aires de Juan Manuel Blanes. 2016. (Encontro).

21.
XIII Encontro Estadual de História da Anpuh RS: Ensino, democracia e direitos. 2016. (Encontro).

22.
I Congresso Internacional de Estudos Históricos Latino-americanos. 2015. (Congresso).

23.
I Congresso Internacional de Estudos Históricos Latino-americanos I CI EHILA. Um Pintor viajante: Pedro Weingärtner e a representação da imigração europeia no Brasil (Século XIX e XX). 2015. (Congresso).

24.
III Congresso Internacional de História Regional. As paisagens de Pedro Weingärtner: Trabalho rural e colonização no Sul do Brasil (Século XIX e XX). 2015. (Congresso).

25.
III Congresso Internacional de História Regional. 2015. (Congresso).

26.
XII Encontro Estadual de História - História, Verdade e Ética.Colonização e imigração alemã nas telas de Pedro Weingärtner. 2014. (Encontro).

27.
Colóquio internacional Mobilidade Social e Formação de Hierarquias. 2013. (Outra).

28.
Dos ofícios de Clio IV: Educação para o patrimônio.As pinturas de Pedro Weingärtner como fonte de pesquisa da História. 2013. (Seminário).

29.
II Congresso Internacional de História Regional. O imigrante alemão nas telas de Pedro Weingärtner. 2013. (Congresso).

30.
XI Jornada de História Cultural: Cidade, Memória e Identidade.Um olhar sobre o início da colonização alemã no RS por meio das pinturas de Pedro Weingärtner. 2013. (Outra).

31.
XI Jornada de História Cultural: Cidade, Memória e Identidade. 2013. (Outra).

32.
XIX Jornada de Ensino de História e Educação: Formação de Professores e III seminário Internacional de Educação Histórica. 2013. (Seminário).

33.
XIX Jornada de Ensino de História e Educação: Formação de Professores e III seminário Internacional de Educação Histórica.O uso de imagens no ensino da História. 2013. (Seminário).

34.
Contabilidade um balanço da História. 2012. (Exposição).

35.
XVIII Jornada de Ensino de História e Educação: Ensino de História, imagens e mídias. 2012. (Outra).

36.
XVIII Jornada de Ensino de História e Educação: Ensino de História, imagens e mídias.A imagem do museu: Educação patrimonial na educação básica. 2012. (Outra).

37.
XX Simpósio de História da Imigração e Colonização/ Seminário Internacional.A imagem do imigrante alemão nas telas de Pedro Weingärtner. 2012. (Simpósio).

38.
Cultura Política e Identidade Cultural Gaúcha. 2011. (Outra).

39.
Curso de Educação de Jovens e Adultos. 2011. (Outra).

40.
História e Cinema - Guerra do Brasil: Toda a verdade sobre a Guerra do Paraguai (1987). 2011. (Outra).

41.
Projeto Aula Aberta II. 2011. (Outra).

42.
Ressurgimento e Unificação Italiana: Processo Histórico e Repercussões. 2011. (Outra).

43.
VIII CIEIA - História, Literatura e Mito: Viajantes Europeus na América do Sul. 2011. (Congresso).

44.
XII Salão de Iniciação Científica da PUCRS.Levantamento, classificação e disponibilização de bibliografia sobre a imigração alemã no Rio Grande do Sul. 2011. (Outra).

45.
Exposição Guignard e o Oriente: China, Japão e Minas. Mediadora da Exposição. 2010. (Exposição).

46.
Exposição Pedro Weingärtner (1853 - 1929) Um artista entre o Velho e o Novo Mundo (MARGS). Mediadora da Exposição. 2010. (Exposição).

47.
Seminário O Literário e a História. 2010. (Seminário).

48.
Seminário O Literário e a História.Oficina 1 - Literatura e ensino. 2010. (Oficina).

49.
X Encontro Estadual de História - O Brasil no Sul: cruzando as fronteiras entre o regional e o nacional. 2010. (Encontro).

50.
X Encontro Estadual de História - O Brasil no Sul: cruzando as fronteiras entre o regional e o nacional.A pintura de temática regional de Pedro Weingärtner (1853 - 1929). 2010. (Encontro).

51.
XI Salão de Iniciação Científica da PUCRS.A Pintura Regionalista de Pedro Weingartner (1853 - 1929). 2010. (Outra).

52.
1º Dia Acadêmico Interdisciplinar da FFCH, Projeto:. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FOCHESATTO, C. M.; SILVA, J. F. ; SILVA, C. ; BENEVENUTO, E. C. ; FRIDERICHS, L. E. ; ALMALEH, P. . II Colóquio discente de Estudos Históricos Latino-Americanos: Conexões entre Brasil e América Latina. 2016. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
FOCHESATTO, C. M.. Oficina: O uso das pinturas de Pedro Weingärtner em sala de aula. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


1- Monitora da disciplina de Seminário de História Medieval, orientada pela Profª. Drª. Eliana Ávila da Silveira -PUCRS - 2010;

2- Monitoria na Feira das Profissões, junto ao Departamento de História da PUCRS (2008);

3- Monitoria na Feira das Profissões, junto ao Departamento de História da PUCRS (2009);

6- Monitora da disciplina de Introdução ao Estudo da História, orientada pelo Prof. Dr. Luciano Aronne de Abreu - PUCRS - 2010;

7- Monitora da disciplina de Prática de Pesquisa Histórica (Fonte Escrita), orientada pelo Prof. Dr. René Ernaini Gertz - PUCRS - 2011;

8- Monitora da disciplina de História do Brasil Republicano, orientada pelo Prof. Dr. René Ernaini Gertz - PUCRS - 2011;

9- Proficiente em Língua Espanhola pela instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) - 2013;

10- Defesa e aprovação da Qualificação do Projeto de Dissertação de Mestrado intitulado: "Imagens da imigração alemã nas pinturas de Pedro Weingärtner: Representação do imigrante e do processo de colonização no RS (Séc. XIX e XX)", realizado no dia 06 de maio de 2014;

11- Proficiente em Língua Inglesa pela instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) - 2016.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 21:35:21