Vinicius Weide Rodrigues

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  • Última atualização do currículo em 28/12/2018


Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2009) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vinicius Weide Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, V. W.;WEIDE, VINICIUS

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Farroupilha.
Avenida São Vicente, 785
Cinquentenário
95180000 - Farroupilha, RS - Brasil
Telefone: (54) 32602400


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Matemática Aplicada.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
com período sanduíche em Universität Osnabrück (Orientador: Frank Hilker).
Título: Modelos Matemáticos Discretos Espacialmente Distribuídos em Ecoepidemiologia, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Maria Cristina Varriale.
Coorientador: Luiz Alberto Díaz Rodrigues.
Palavras-chave: Modelos Discretos; Ecoepidemiologia; Predador-presa; Rede de Mapas Acoplados.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2011 - 2013
Mestrado em Matemática.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Estudo das vibrações transversais em um sistema viscoelástico acoplado de duas cordas,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Rosemaira Dalcin Copetti.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Cordas; Frequências e modos de vibração; Base dinâmica; Resposta impulso matricial; Método modal adjunto.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2005 - 2009
Graduação em Matemática Licenciatura Plena.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Santa Maria Youth to Business. (Carga horária: 8h).
Associação International de Estudantes em Ciênc Econ e Comerc de Maringá, AIESEC/Maringá, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Verão sobre Análise na Reta. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2012 - 2012
Lower Advanced English - Semi-Intensive Plus. (Carga horária: 40h).
International House Vancouver, IH, Canadá.
2010 - 2010
Curso de Verão sobre Análise na Reta. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
2007 - 2007
Curso de Corel Draw 12. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas: Álgebra Linear, Matemática aplicada à administração, Cálculo A, Matemática para as ciências Biológicas, Cálculo II, Cálculo B, Cálculo I, Cálculo Diferencial e Integral II, Matemática Básica. Cursos: Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Geografia, Economia, Física, Farmácia, Administração, Meteorologia.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFRS - Campus Farroupilha, .

08/2015 - Atual
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Probabilidade e Estatística
Pré-Cálculo
Equações Diferenciais
08/2015 - Atual
Ensino, Engenharia de Controle e Automação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Pré-Cálculo
Probabilidade e Estatística
Equações Diferenciais
08/2015 - Atual
Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Probabilidade e Estatística
08/2015 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática 1
Matemática Aplicada

Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa, EEEMCR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7


Escola de Ensino Fundamental Duque de Caxias, EEFDC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7



Linhas de pesquisa


1.
Modelagem Matemática
2.
Ecopidemiologia


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Modelos Matemáticos Discretos Espacialmente Distribuídos em Ecoepidemiologia
Descrição: Modelos matemáticos são ferramentas essenciais para o entendimento dos mecanismos responsáveis pela persistência ou extinção de espécies em sistemas naturais. Nas últimas décadas houve um crescente interesse no estudo de modelos matemáticos que consideram questões simultâneas de origem ecológica e epidemiológica, dando origem a área conhecida como Ecoepidemiologia. Esta interação possibilitou a compreensão de que doenças infecciosas podem ter efeitos reguladores não apenas na sua população hospedeira, mas também sobre outras espécies que interagem com ela. Para esse propósito, diferentes modelos matemáticos podem ser adotados, dependendo da dinâmica vital das espécies e de seu comportamento de movimentação. Essas características determinam o tipo das variáveis independentes ? contínuas ou discretas ? e, consequentemente, a estrutura do modelo. Nos casos discretos é adequado o uso de modelos conhecidos como Rede de Mapas Acoplados (RMA). Essa aproximação pode revelar propriedades e comportamentos dos sistemas tratados que, dificilmente, seriam obtidos por meio de modelos descritos por Equações Diferenciais Parciais, permitindo incorporar, com facilidade, questões de difícil tratamento em outras formulações matemáticas. O projeto de pesquisa proposto tem por objetivo apresentar e analisar modelos matemáticos discretos, utilizando RMA para investigar interações presa-predador nos quais uma doença está presente em uma ou ambas espécies. Além disso, busca-se obter uma formulação matemática adequada, através de modelos discretos, para sistemas presa-predador em Ecoepidemiologia, bem como, determinar os efeitos da presença de uma doença na dinâmica desse tipo de sistema. Por fim, pretende-se comparar os resultados obtidos com aqueles existentes na literatura, inclusive resultados advindos dos modelos contínuos correspondentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Vibrações livres, forçadas e amortecidas de um sistema com duas cordas acopladas elasticamente
Descrição: A análise do movimento transversal de uma corda é assunto constante de cursos básicos, mas também é objeto de estudos mais avançados, no desenvolvimento destes estudos são utilizadas diferentes técnicas de resolução de equações diferenciais parciais bem como o uso de métodos numéricos eficientes para a análise dos resultados encontrados. Neste projeto será discutida a análise dinâmica de um sistema composto por duas cordas paralelas e de mesmo comprimento anexadas por um elemento elástico do tipo Winkler . A análise modal será utilizada para determinar as frequências naturais e as autofunções ou modos de vibração do sistema acoplado, onde as autofunções são soluções da equação diferencial espacial modal. O estudo é realizado através de uma formulação matricial para o sistema de equações, as condições de contorno e a base de soluções. Esta metodologia também pode ser aplicada a vigas com condições de contorno não clássicas, microvigas, nanotubos de carbono, vigas segmentadas, com ou sem dispositivos intermediários, vigas de Timoshenko. Vibrações forçadas e amortecidas para este problema também serão objeto de nosso estudo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Vinicius Weide Rodrigues - Integrante / Rosemaira Dalcin - Coordenador.
2006 - 2007
Geometria e aplicações
Descrição: O objetivo deste projeto é estudar alguns tópicos de geometria euclidiana e geometria esférica, enfatizando as aplicações. Os principais tópicos abordados no caso da geometria euclidiana são as isometrias no plano e no espaço, incluindo um estudo sobre cônicas e órbitas de planetas. No caso da geometria esférica, serão estudadas as geodésicas na esfera, os triângulos geodésicos e suas propriedades e as aplicações em problemas de navegação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Vinicius Weide Rodrigues - Integrante / Claudia Candida Pansonato - Coordenador.


Projetos de extensão


2012 - 2012
Alternativa Pré-Vestibular Popular
Descrição: O Pré Vestibular Popular Alternativa têm como objetivo preparar estudantes que desejam ingressar no ensino superior e que, por motivos econômicos, não têm acesso a cursos pré-vestibulares privados. Além disso, buscam integrar social e culturamente os alunos envolvidos através de palestras e filmes de caráter educativo. O bolsista petiano participará ministrando aulas sobre os conteúdos pertinentes aos concursos vestibulares de IES, desenvolvendo práticas educacionais não tradicionais, além da elaboração de apostilas e simulados para os estudantes inseridos. Em períodos de vestibular serão feitos comentários na Rádio e na TV da Universidade (UFSM) sobre as questões de Matemática propostas no vestibular..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (70) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Vinicius Weide Rodrigues - Integrante / Joao Rodolpho Amaral Flores - Coordenador.
2006 - 2006
Práxis Pré-Vestibular Popular
Descrição: Projeto de educação popular desenvolvido pelo curso de História da UFSM. Esse projeto atende a população carente, incentivando e auxiliando o acesso à educação superior. É um coletivo de alunos e profissionais das licenciaturas que trabalham em conjunto com os educandos na construção de um pré-vestibular popular, gratuito. Neste projeto, os alunos participantes além de ministrar aulas, participaram da elaboração do material didático usado no curso..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Vinicius Weide Rodrigues - Integrante / Diorge Alceno Konrad - Coordenador.


Outros Projetos


2016 - Atual
Monitoria de Matemática
Descrição: As disciplinas de Matemática são de extrema importância na maioria dos cursos, sejam de nível básico ou superior e, no entanto, apresentam um alto índice de repetência, sinalizando que os alunos tem muita dificuldade na compreensão e na aplicação dessas teorias. Nesse sentido, esse projeto visa o aprofundamento dos conceitos matemáticos para que a comunidade discente do Câmpus Farroupilha possa entender e fazer uso dessa importante ferramenta nas áreas específicas de cada curso. Voltado para a disciplina de Cálculo I dos cursos de Engenharia, o projeto contará com alunos bolsistas que, após a fase inicial atuarão como facilitadores e multiplicadores da matemática como instrumento para resolução de problemas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Vinicius Weide Rodrigues - Integrante / Juliane Donadel - Coordenador.
2016 - Atual
Praticando a matemática básica
Descrição: As disciplinas de Matemática dos cursos TPG (Tecnologia em Processos Gerenciais) e ADS (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) do IFRS-Campus Farroupilha são consideradas um obstáculo por muitos estudantes que ingressam no curso superior com diversas lacunas de conhecimento nesta área. A falta de domínio dos conteúdos básicos da Matemática, leva o aluno, em muitos caso, a reprovação. Este problema não é exclusividade destes cursos, mas também aparece nas disciplinas de Matemática dos cursos de engenharia, como Cálculo, Geometria Analítica, dentre outras. Nos cursos de engenharia, sentiu-se a necessidade de introduzir uma disciplina de matemática básica, a qual chamamos de Pré-Cálculo. Esta disciplina tem a intenção de relembrar conceitos básicos de matemática, reforçando alguns conteúdos do ensino fundamental e médio, preparando o aluno para a nova aprendizagem. Ainda, muitos alunos apresentam dificuldades no Pré-Cálculo e os cursos TPG e ADS não são contemplados com esta disciplina introdutória. Com o objetivo de diminuir os índices de reprovações e de obter um melhor aproveitamento nos novos conteúdos apresentados, o projeto ?Praticando Matemática Básica?, consiste em dar oportunidade aos alunos de esclarecer suas dúvidas e corrigir deficiências ao receber no primeiro dia de aula, uma lista de exercícios de conteúdo básico (com pré-requesitos da disciplina de matemática que o aluno está cursando), convidando o aluno a identificar suas dificuldades e buscar ajuda nos atendimentos..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2016 - Atual
Minicurso de introdução ao Latex
Descrição: Este projeto tem por objetivo apresentar aos discentes e servidores do IFRS-Campus Farroupilha um software usado na editoração e confeccção de documentos voltados para a área da escrita técnico-científica, conhecido como Latex. Esse software é uma ferramenta útil na elaboração de documentos como livros, artigos, teses, dentre outros. Além de ser muito usado em diversas instituições de ensino superior, em alguns casos, é uma exigência na elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos. Dessa forma, o curso visa oportunizar aos alunos, professores e técnicos administrativos um primeiro contato com essa ferramenta capacitando-os a prosseguir sua aprendizagem de forma independente..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2006 - 2006
Monitoria de Geometria Plana e Desenho Geométrico
Descrição: Esclarecimento de dúvidas de alunos matriculados na disciplina Geometria Plana e Desenho Geométrico, ofertada pelo Departamento de Matemática, perfazendo um total de 30h..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SEIBEL, A. B. ; COPETTI, R. D. ; RODRIGUES, V. W. . A base dinâmica num sistema composto por estruturas acopladas. In: XI Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente ? SBAI e XI Conferência Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações - DINCON, 2013, Fortaleza. A base dinâmica em um sistema composto por estruturas acopladas, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, V. W.; COPETTI, R. D. . A base dinâmica no cálculo dos modos de vibração de um sistema de duas cordas anexadas elasticamente. In: Congresso de Matemática Aplicada e Computacional, 2013, Cuiabá. Anais do Congresso de Matemática Aplicada e Computacional, 2013. p. 12-15.

2.
DALCIN, R. ; RODRIGUES, V. W. . Frequências e modos de vibra ção de duas cordas acopladas. In: Congresso de Matemática Aplicada e Computacional, 2012, Natal. Anais do Congresso de Matemática Aplicada e Computacional, 2012. p. 542-544.

Artigos aceitos para publicação
1.
WEIDE, VINICIUS; VARRIALE, MARIA C. ; HILKER, FRANK M. . Hydra effect and paradox of enrichment in discrete-time predator-prey models. MATHEMATICAL BIOSCIENCES, 2018.

2.
RODRIGUES, V. W.; COPETTI, R. D. . Frequências e autofunções do sistema de duas cordas acopladas. Ciência e Natura, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
COPETTI, R. D. ; RODRIGUES, V. W. ; SEIBEL, A. B. . A base dinâmica num sistema composto por estruturas acopladas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
RODRIGUES, V. W.; COPETTI, R. D. . A base dinâmica no cálculo dos modos de vibração de um sistema de duas cordas anexadas elasticamente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
RODRIGUES, V. W.; COPETTI, R. D. . Frequências e modos de vibração de duas cordas acopladas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
RODRIGUES, V. W.. Práxis Pré-Vestibular Popular Matemática. 2006. (Apostila).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
DA ROLT, J.; AZAMBUJA, R. X.; RODRIGUES, V. W.. Participação em banca de Tiélen Jenifer Girelli. Simulador de interdependência de espécies no modelo presa e predador. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RODRIGUES, V. W.. Banca de Seleção para Contratação de Professor Temporário. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Outras participações
1.
RODRIGUES, V. W.. Avaliador de trabalhos da 1ª Jornada Científica, Tecnológica e Cultural do IFRS - Campus Farroupilha. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Southern-Summer School on Mathematical Biology. 2017. (Congresso).

2.
Conferência Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações. A base dinâmica em um sistema composto por estruturas acopladas. 2013. (Congresso).

3.
Congresso de Matemática Aplicada e Computacional da Região Centro-Oeste. A base dinâmica no cálculo dos modos de vibração de um sistema de duas cordas anexadas elasticamente. 2013. (Congresso).

4.
Jornada de Matemática e Matemática Aplicada. 2013. (Congresso).

5.
Curso de verão em análise na reta. 2012. (Outra).

6.
I Congresso de Matemática Aplicada e Computacional da Região Nordeste. Frequências e modos de vibração de duas cordas acopladas. 2012. (Congresso).

7.
Youth to Business. 2012. (Outra).

8.
1º Colóquio de Matemática da Região Sul. 2010. (Outra).

9.
Curso de Verão em Análise na Reta. 2010. (Outra).

10.
Fórum Mundial da Educação. 2008. (Congresso).

11.
9º Encontro dos Grupos PET da Região Sul - SULPET. 2006. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Letícia Gasparetto. Pontinho matemático: um jogo virtual para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da matemática. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Vinicius Weide Rodrigues.




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