Neire Márcia da Cunha

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  • Última atualização do currículo em 17/12/2018


Atua como docente nos cursos de licenciaturas da Universidade de Uberaba, com as disciplinas: Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento, Alfabetização e Letramento II e Educação Inclusiva. É professora formadora no Departamento de Formação Profissional da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba (SEMED). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Campus de Marília. Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE - 2014). Graduada em Geografia (2000-2003) e Pedagogia (2015-2016). Especialista em Psicopedagogia Institucional (2005). Participa do grupo de estudo e pesquisa ?Em torno dos conceitos de Voloshinov?, coordenado pelo Prof. Dr. Dagoberto Buim Arena, UNESP - Campus Marília. Tem experiência na área de Educação com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem. Foi professora alfabetizadora nos anos iniciais do ensino fundamental; vice-diretora de uma escola municipal de Uberaba. Trabalhou com crianças com necessidades educacionais especiais no Centro de Apoio Diagnóstico, Orientação e Pesquisa em Educação Especial (CADOPE) e no Departamento de Inclusão Educacional e Diversidade, como assessora pedagógica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Neire Márcia da Cunha
Nome em citações bibliográficas
CUNHA, N. M.;ALMEIDA, N.M.C.;CUNHA, Neire M.;ALMEIDA, Neire M. C.;ALMEIDA, Neire Márcia da Cunha.;CUNHA, NEIRE;CUNHA, NEIRE MÁRCIA


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: METODOLOGIAS QUE PODEM FORMAR E DESENVOLVER OS ESBOÇOS DE AUTORIA DAS CRIANÇAS QUANDO ESCREVEM CONTOS,
Orientador: Prof. Dr. Dagoberto Buim Arena.
Palavras-chave: Metodologias de ensino; Autoria na escrita de contos; Ato cultural da escrita; Ensino Fundamental.
Grande área: Ciências Humanas
2012 - 2014
Mestrado em Mestrado em Educação: Formação de professores..
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Título: O ensino-aprendizagem do gênero poético por meio dos Jogos limítrofes,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Orlando Fernández Aquino.
Coorientador: Ana Maria Esteves Bortolanza.
Palavras-chave: Jogos Limítrofes; Ensino-aprendizagem; Anos iniciais do ensino fundamental; Gênero poetico.
Grande área: Ciências Humanas
2004 - 2005
Especialização em PSICOPEDAGOGIA. (Carga Horária: 440h).
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE UBERABA, FEU, Brasil.
Título: DA PROPOSTA SOBRE A EFICIENCIA DA MEDIAÇÃO NA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL PELO PROFESSOR A PRÁTICA COM CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
Orientador: Denise Scussel.
2015 - 2016
Graduação em Licenciatura em Pedagogia.
Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
2007 interrompida
Graduação interrompida em 2009 em ENGENHARIA CIVIL.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Título: INEXISTENTE.
Orientador: INEXISTENTE.
Ano de interrupção: 2009
2000 - 2003
Graduação em Geografia.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE UBERABA, FEU, Brasil.
1984 - 1986
Curso técnico/profissionalizante.
ESCOLA MUNICIPAL SANTA MARIA, EMSM, Brasil.
1985 - 1987
Ensino Médio (2º grau).
ESTADUAL FREI LEOPOLDO DE CASTELNUOVO, EEFLC, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em O papel da linguagem no desenvolvimento infantil. (Carga horária: 80h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2015 - 2015
Núcleo comum: Sujeitos, Saberes e Pesquisa. (Carga horária: 20h).
Secretaria Municipal de Educação de Uberba - Departamento de formação profi, SEMED, Brasil.
2015 - 2015
MINICURSO SOBRE TUTORIA A DISTÂNCIA. (Carga horária: 12h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2013 - 2013
Disciplina mestrado/doutorado. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2012 - 2012
O conteúdo de ensino e a interfuncionalidade [...]. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Filosofia e Ciências Campus de Marília, UNESP, Brasil.
2009 - 2009
BAIXA VISÃO. (Carga horária: 120h).
PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA, PMU, Brasil.
2008 - 2008
IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. (Carga horária: 2008h).
PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA, PMU, Brasil.
2008 - 2008
PRO-ESCOLA II. (Carga horária: 41h).
PREFEITURA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE UBERABA, SEMEC, Brasil.
2007 - 2007
PRÓ- GESTÃO II. (Carga horária: 42h).
PREFEITURA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE UBERABA, SEMEC, Brasil.
2006 - 2006
PRÓ-ESCOLA - FOR. CONT. DE DIRETORES... (Carga horária: 40h).
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE UBERAABA, SEMEC, Brasil.
2006 - 2006
III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. (Carga horária: 40h).
PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA, PMU, Brasil.
2005 - 2005
II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. (Carga horária: 40h).
PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA, PMU, Brasil.
2005 - 2005
FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES ESCOLARES. (Carga horária: 80h).
PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA, PMU, Brasil.
2004 - 2004
IINFORMÁTICA. (Carga horária: 80h).
SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em GEOGRAFIA FISICA - DOMINIOS MORFOCLIMATICOS.. (Carga horária: 60h).
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE UBERABA, FEU, Brasil.
2000 - 2000
OS RCNS E A EDUCAÇÃO INFANTIL. (Carga horária: 51h).
PREFEITURA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE UBERABA, SEMEC, Brasil.
2000 - 2000
CICLO ESR.FUN.PSICPED. DO RCN DA ED. INF.. (Carga horária: 51h).
PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA, PMU, Brasil.
1999 - 1999
O PRIMEIRO CICLO E SO PCNs NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. (Carga horária: 105h).
PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA, PMU, Brasil.
1997 - 1998
PROCAP. (Carga horária: 180h).
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS, SEE-MG, Brasil.
1997 - 1998
APERFEIÇOAMENTO EM ALFABETIZAÇÃO. (Carga horária: 183h).
PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA, PMU, Brasil.
1982 - 1982
DATILOGRAFIA. (Carga horária: 120h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
1981 - 1981
INFORMAÇÕES TURISTICAS. (Carga horária: 30h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
1980 - 1980
SERVIÇOS GERAIS DE ESCRITORIO. (Carga horária: 60h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.


Atuação Profissional



Prefeitura Municipal de Uberaba, PM/Uberaba, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profª Educ. Básica - Formação de Professores, Carga horária: 20
Outras informações
Função: Formação de Professores

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Profª Educ Básica - Assessora pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações
Foi assessora pedagógica do Departamento de Inclusão Educacional e Diversidade, na Secretaria de Educação de Uberaba.

Vínculo institucional

2007 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Profª Educ Básica - Vice-direção, Carga horária: 20
Outras informações
Neste período, fiz parte da equipe dirigente da Escola Municipal Lourencina Palmério.

Vínculo institucional

2005 - 2007
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Profª Educ Básica - Psicopedagoga, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou como psicopedagoga no CADOPE (Centro de Avaliação, Diagnostico, Orientação e Pesquisa em Educação Especial ) por meio da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba-MG.


Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Universitária, Carga horária: 20
Outras informações
- Professora universitária no curso de graduação em Pedagogia, na Universidade de Uberaba, na modalidade presencial e a distância.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Preceptor, Carga horária: 20
Outras informações
Durante este período desempenhei a função de preceptora, no curso de Pedagogia, na Universidade de Uberaba.

Atividades

03/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-graduação em Educação, .


PREFEITURA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE UBERABA, SEMEC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Efetivo, Carga horária: 20
Outras informações
Foi assessora pedagógica do Departamento de Inclusão Educacional e Diversidade na Secretaria de Educação de Uberaba e professora da educação básica.

Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CONTRATADA, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da Educação Básica

Atividades

03/2012 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , UNIVERSIDADE DE UBERABA, UNIVERSIDADE DE UBERABA.

Atividade realizada
GEPIDE/Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Instrução, Desenvolvimento e Educação.

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Pesquisa e desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Discente
Outras informações
Linha de pesquisa: Teoria e Práticas pedagógicas.

Atividades

02/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Estadual Paulista, .



Linhas de pesquisa


1.
Desenvolvimento Profissional, Trabalho Docente e Processo de Ensino-aprendizagem.

Objetivo: Ementa: Estudos e pesquisas sobre formação e desenvolvimento profissional, tendo em vista a análise do trabalho docente em suas diferentes dimensões, práticas e perspectivas, de modo a compreender e a intervir nos processos ensino-aprendizagem em diferentes contextos, níveis e modalidades..
Palavras-chave: Educação.
2.
Teoria e práticas pedagógicas

Objetivo: Estudos teóricos e análise das práticas pedagógicas relacionadas com as diversas áreas do currículo da educação básica e superior, em especial com a Didática, a Metodologia, a Psicologia, a Linguística e as políticas educacionais no Brasil..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Teoria e práticas; Ação docente.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Metodologias que podem formar e desenvolver os esboços de autoria das crianças quando escrevem contos
Descrição: A presente investigação insere-se na linha de pesquisa Teoria e Práticas Pedagógicas. A temática abordada refere-se às metodologias que podem formar e/ou desenvolver os esboços de autoria das crianças quando escrevem contos Parte-se do seguinte problema científico: Quais metodologias de ensino podem promover a formação/desenvolvimento da constituição autora nas crianças quando escrevem contos? Essa investigação se baseia nas contribuições teóricas de Vigotski, de Leontiev, Davidov, Elkonin, Josette Jolibert, Bakhtin; Bakhtin & Volochínov e Mediviédev. O objetivo principal consiste em elaborar metodologias que podem formar e desenvolver os esboços de autoria das crianças quando escrevem contos. A metodologia da pesquisa é o experimento pedagógico, segundo a pesquisadora russa Mukhina. Esse experimento possibilitará à pesquisadora elaborar, organizar, metodologias de ensino, dar cumprimento às intervenções pedagógicas elaboradas, acompanhá-las em desenvolvimento e confirmar ou não a eficácia das metodologias utilizadas.O processo investigativo foi organizado em três etapas: elaboração do marco conceitual da pesquisa, procedimentos de geração de dados e análise dos dados. O desenvolvimento do experimento pedagógico deverá ocorrer durante oito meses letivos, duas vezes por semana, em encontros de uma hora e meia, em uma escola pública municipal de Uberaba/MG, no contra turno de estudos dos participantes, crianças com idade de dez anos que frequentam o quinto ano do ensino fundamental. Ao final, procederei a análise interpretativa/explicativa dos dados coletados. Assim, defendo que, colocando-se as crianças em atividade, segundo o conceito do russo Leontiev, considerando o nível de seu desenvolvimento, privilegiando situação de interação verbal, dando voz aos sujeitos da pesquisa e organizando o ensino de acordo com suas necessidades, será possível desenvolver metodologias que podem desenvolver os esboços de autoria das crianças quanto escrevem contos, de maneira que os pequenos desenvolvam traços de autoria por meio da escrita nos primeiros anos iniciais do ensino fundamental. Palavras-chave: Metodologias de ensino. Autoria na escrita de contos. Ato cultural da escrita; Ensino fundamental..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Neire Márcia da Cunha - Coordenador / Dagoberto Buim Arena - Integrante.
2015 - 2018
A formação da atitude autora e leitora no processo de apropriação da escrita na educação infantil
Descrição: Descrição: Partindo do contexto das demandas de pesquisas em educação infantil, com foco nos processos de ensino e aprendizagem, particularmente, nos estudos fundamentados na perspectiva teórico-metodológica da teoria histórico-cultural, esta pesquisa como projeto guarda-chuva objetiva analisar como crianças de 5 anos formam a atitude autora e leitora no processo de apropriação da cultura escrita, a partir de condições organizadas e atividades desenvolvidas para esse fim. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, a ser realizada por meio de observações, entrevistas e experimentos pedagógicos. A pesquisa justifica-se em vista dos resultados das avaliações institucionais ? PISA, IDEB, ANA ? que revelam um quadro preocupante sobre as competências para ler e escrever textos, apontando a necessidade de investigações dessa temática. Será desenvolvida em uma escola da rede municipal de educação infantil de Uberaba, MG., reunindo as pesquisas em andamento de orientandos, do grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa em Instrução e Desenvolvimento (GEPIDE) e da pesquisadora. O estudo será feito em três etapas ao longo de 36 meses. Na 1ª etapa serão realizadas observações e entrevistas coletivas para compreender como as crianças se relacionam com os escritos no ambiente escolar. Na 2ª etapa serão planejados e desenvolvidos quatro experimentos pedagógicos, com 4 atividades cada um, com 15 crianças. Os experimentos pedagógicos enfatizam a organização do ambiente escolar com elementos da escrita para a atividade do brincar; a roda inicial de conversas sobre o cotidiano para a elaboração de textos em que a pesquisadora é escriba; a elaboração de textos interpretativos das crianças sobre seus próprios desenhos que serão registrados pela pesquisadora a partir das falas; a criação de textos coletivos após a escuta de histórias de um acervo da literatura infantil que serão lidas pela pesquisadora. A pesquisa apoia-se principalmente nos fundamentos da teoria histórico-cultural, em Vygotsky, Luria, Leontiev e Freinet e em autores contemporâneos que discutem a temática. Pretende-se apresentar como resultados finais uma análise sobre a formação da atitude autora e leitora no processo de apropriação da escrita pelas criança e, como produto final um caderno impresso sobre os procedimentos teórico-metodológicos que podem contribuir para a melhoria da qualidade da educação infantil na rede municipal de educação de Uberaba...
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Neire Márcia da Cunha - Integrante / Ana Maria Esteves Bortalanza - Coordenador.
2015 - Atual
Em torno dos conceitos de Voloshínov
Descrição: Descrição: No início desta segunda década do século, a imagem de Mikhail Bakhtin como pesquisador inovador e filósofo ético está sendo redesenhada, graças a exigentes pesquisadores da área da linguagem, entre os quais se destacam Sériot (2010), Bronckart e Bota (2012), François (2012) e Brandist (2012). O papel intelectual de Bakhtin, a sua relação com outros pensadores a ele contemporâneos na sociedade intelectual russa e a polêmica sobre a autoria dos escritos a ele atribuídos, compõem atualmente, na Europa e no Brasil, um cenário desestabilizado por controvérsias a exigir dos pesquisadores brasileiros reflexões mais amplas, aprofundadas e cuidados nas referências. Neste projeto será apreciada as polêmicas que envolvem obra mais difundida e mais referenciada no Brasil e no mundo ocidental - Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem- publicada por Valentin N. Volochínov, em 1929, mas posteriormente atribuída a Mikhail Bakhtin e a Volochinov, conjuntamente. A edição brasileira, como a francesa à qual se baseia, utiliza a fórmula Mikhail Bakhtin (Volochinov), o segundo entre parênteses. Essa fórmula, contudo, não conseguiu incluir, nem manter o nome de Volochínov nas referências e citações dos pesquisadores. Foi o nome de Bakhtin que ocupou todo o cenário, enquanto o outro passou a ser considerado como pseudônimo do grande pensador, que o teria sido usado para publicar a obra sob o rigor da ditadura soviética. Obscurecido e relegado a um pseudônimo, Valentin Nikolaevic Volochínov desapareceu por quase todo o século XX dos debates acadêmicos.Ressuscitado pelas mãos de laboriosos pesquisadores ocidentais, as traduções mais recentes atribuem a ele a autoria exclusiva da obra. Por essas razões torna-se necessário analisar as novas traduções da obra, os conceitos principais por ela apresentados e ponto de vista de alguns de seus comentadores. Para atender a essa necessidade, este projeto de pesquisa propõe-se, de modo geral, a comparar e apontar divergências e convergências relacionadas a conceitos em trechos de tradução no Brasil e na França, da obra Marxismo e Filosofia da Linguagem. Objetivos mais detalhados visam a: comparar e analisar trechos de três traduções da obra de Voloshinov, quais sejam, a 4ª. edição brasileira, de 1988, de Marxismo e Filosofia da Linguagem publicada pela Hucitec, com tradução de Iara Frateschi Vieira e Michel Lahud; a tradução do russo para o francês feita por Patrick Sériot e Inna Tylkowsky-Ageeva, pela editora Lambert-Lucas, em 2010; uma tradução brasileira a ser publicada em 2015, pela Editora 34, feita por Sheila Vieira de Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Tendo como referência a primeira tradução brasileira, será dado destaque a alguns dos conceitos mais comentados, a saber: signo, ideologia, língua, linguagem, palavra, enunciado, enunciação, tema, significação, índice de valor, entonação, interação verbal, descodificação, sinal, Outro, diálogo, dialogia, discurso, gêneros do discurso, refração, reflexão ou reflexibilidade. No campo das ciências humanas, no qual este projeto é engendrado, vertentes teórico-metodológicas, entre as quais a que suporta este projeto, entendem que no universo da investigação científica, a natureza do objeto a ser investigado orienta qualitativamente a sua abordagem. Neste, caso, especificamente, não se trata de investigar um objeto imobilizado, mas de analisar a ambigüidade dos sentidos criados pelas palavras constitutivas de enunciados científicos no campo também específico da filosofia da linguagem. Ao comparar enunciados traduzidos de uma mesma língua ? o russo ? para o português e para o francês, o investigador se debruçará sobre o deslizamento dos sentidos nas línguas traduzidas. O objetivo, entretanto, é o de dialogar com as traduções e com os sentidos disputados entre os tradutores...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Neire Márcia da Cunha - Coordenador / Dagoberto Buim Arena - Integrante.
2012 - 2014
Sistema de métodos para a educação básica e superior: contribuições para uma didática desenvolvimental
Descrição: As pesquisas sobre a qualidade da Educação Básica no Brasil evidenciam sérios problemas de aproveitamento acadêmico dos alunos e, consequentemente, níveis precários de qualidade da Educação Nacional, quando comparada com países de América Latina e do resto do mundo. Ao mesmo tempo, as pesquisa sobre formação inicial dos professores (pedagogos e licenciados) demonstram o deterioro crescente da formação pedagógico-didática desses profissionais. Para alguns autores a didática está se tornando ?dispensável? (SGUAREZI, 2010) enquanto ciência principal da formação docente e, para outros, está se assistindo a um ?esvaziamento? do campo da ?didática clássica? (LIBÂNEO, 2010). No interior do campo da didática nota-se o abandono quase total das pesquisas sobre método de ensino e aprendizagem, sendo que o método, intimamente ligado aos objetivos e conteúdos de ensino, tem um papel determinante na direção da atividade cognoscitiva dos escolares. A presente pesquisa propõe a elaboração de um sistema de métodos de ensino-aprendizagem para os níveis da Educação Básica e Superior, conducentes a elevar a qualidade tanto das práticas de ensino, como do desenvolvimento profissional dos professores. Para isso, desenvolver-se-á um delineamento de pesquisa quase experimental, sustentado na teoria materialista-dialética do conhecimento, da psicologia histórico-cultural e da didática desenvolvimental. Os resultados serão, principalmente, quatro subsistemas de métodos de ensino: um para os primeiros anos do ensino fundamental; um para o ensino tecnológico de nível médio; um para o ensino tecnológico de nível universitário; e outro para o ensino de didática nos cursos de licenciatura.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Neire Márcia da Cunha - Integrante / Orlando Fernández Aquino - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pedagogia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Processo de ensino e aprendizagem.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Pesquisa em Educação.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CUNHA, NEIRE MÁRCIA2017CUNHA, NEIRE MÁRCIA; BORTOLANZA, ANA MARIA ESTEVES . O processo de ensino-aprendizagem do texto poético por meio dos jogos. Ensino em Revista, v. 24, p. 131-155, 2017.

2.
CUNHA, N. M.2016CUNHA, N. M.; BORTALANZA, A. M. E. . O ENSINO DO GÊNERO POESIA POR MEIO DOS JOGOS LIMÍTROFES NA ALFABETIZAÇÃO. REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Brasileira de Alfabetização, v. 1, p. 181-203, 2016.

3.
AQUINO, ORLANDO2015 AQUINO, ORLANDO ; CUNHA, NEIRE . A TAREFA DE ESTUDO: CIÊNCIA E CRIATIVIDADE DO PROFESSOR. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), v. 29, p. 125-152, 2015.

Capítulos de livros publicados
1.
CUNHA, N. M. ; COSTA, S. A. F. ; CUNHA, NEIRE MÁRCIA . Algumas especificidades na constituição da inteligência e da personalidade na primeira infância. In: SILV,A J. R; SOUZA, R. A. M.; MELLO, S. A.; LIMA, V. G.. (Org.). Educação de bebês: cuidar e educar para o desenvolvimento humano. 1ed.São Carlos -SP: Pedro & João editores, 2018, v. 1, p. 1-310.

2.
AQUINO, O. F. ; CUNHA, N. M. . Concepção Didática da Tarefa de Estudo: dois Modelos de Aplicação. In: Barbosa, M. V,; Miller, S.; Mello, S. A.. (Org.). Teoria Histórico Cultural: questões fundamentais para a educação escolar. 1ªed.Marília: Cultura Acadêmica, 2016, v. 01, p. 175-200.

3.
CUNHA, N. M.; COSTA, S. A. F. . Da teoria da mediação à prática da intervenção pedagógica. In: Vários autores. (Org.). Necessidades educativas infantis e educação inclusiva/Desenvolvimento social e lógico matemático da criança. 01ed.São Paulo: Person Education do Brasil, 2012, v. 1, p. 01-276.

4.
CUNHA, N. M.. Compreender o mundo: compondo sentidos por meio da leitura e da escrita. In: Vários. (Org.). Alfabetização e Letramento. 01ed.Sâo Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010, v. 01, p. 01-165.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CUNHA, N. M.. Relato de experiência: 'Ler sem silabar'. Destaque - Revista cultural de Sacramento e região, Sacramento, p. 03 - 35.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA, N. M.; AQUINO, O. F. . Os jogos de exercício como forma da atividade de estudo: uma experiênica da leitura-escrita no ensino fundamental. In: 12ª Jornada do Núcleo do Ensino de Marília, 2013, Marília -SP. 12ª Jornada do Núcleo do Ensino de Marília: "Os processos de ensinar e aprender na educação básica" E I Encontro do PIBID UNESP. Marília, 2013. v. 1. p. p. 01 -15.

2.
CUNHA, N. M.; AQUINO, O. F. ; BORGES, M. C. . AQUINO, O. F. ; BORGES, M. C. . A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DE J. C. LIBÂNEO E S. L. SHULMAN.. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação e Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos, 2013, Uberaba. Anais do Encontro de Pesquisa em Educação e Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos. Uberaba, 2013. v. 1. p. 1-5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CUNHA, NEIRE MÁRCIA. METODOLOGIAS QUE PODEM FORMAR E DESENVOLVER OS ESBOÇOS DE AUTORIA DAS CRIANÇAS QUANDO ESCREVEM CONTOS. In: 17ª Jornada do Núcleo de Ensino e 4º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural - Significado e sentido na educação para a humanização, 2018, Marília. 17ª Jornada do Núcleo de Ensino e 4º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural - Significado e sentido na educação para a humanização, 2018.

2.
CUNHA, N. M.; CORREA, A. B. ; RODRIGUES, M. C. . O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO TEXTO POÉTICO POR MEIO DOS JOGOS LIMÍTROFES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: 5º GRUPECI - Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infância, 2016, Florianópolis- SC.. RESUMOS DAS COMUNICAÇÕES ORAIS V GRUPECI, 2016. p. 75-75.

3.
CUNHA, N. M.. OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A GEOGRAFIA. In: II SIMPOSIO REG. DE GEOGRAFIA PERSPECT. PARA O CERRADO NOS SEC. XXI, 2003, UBERLÂNDIA. II SIMPOSIO REG. DE GEOGRAFIA PERSPECT. PARA O CERRADO NOS SEC. XXI, 2003.

Artigos aceitos para publicação
1.
CUNHA, N. M.; BORTALANZA, A. M. E. . O processo de ensino-aprendizagem do texto poético por meio dos jogos limitrofes. Ensino em Revista, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
CUNHA, NEIRE MÁRCIA. METODOLOGIAS QUE PODEM FORMAR E DESENVOLVER OS ESBOÇOS DE AUTORIA DAS CRIANÇAS QUANDO ESCREVEM CONTOS.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
BORTOLANZA, A. M. E. ; CUNHA, N. M. ; COSTA, S. A. F. . Minicurso: A Apropriação da Cultura Escrita na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CUNHA, N. M.. O ENSINO-APRENDIZAGEM DO GÊNERO POÉTICO POR MEIO DOS JOGOS LIMÍTROFES: UM ESTUDO ESPERIMENTAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CUNHA, N. M.. O ensino-aprendizagem do gênero poético por meio dos jogos limítrofes: um estudo experimentalO ensino-aprendizagem do gênero poético por meio dos jogos limítrofes: um estudo experimentalO ensino-aprendizagem do gênero poético por meio dos jogos limítrofes: um estudo experimentalO ensino-aprendizagem do gênero poético por meio dos jogos limítrofes: um estudo experimental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CUNHA, N. M.. O ensino-aprendizagem do gênero poético por meio dos Jogos Limítrofes em uma turma de sete anos.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
AQUINO, O. F. ; CUNHA, N. M. . A tarefa de estudo: ciência e criatividade do professor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CUNHA, N. M.. O Ensino aprendizagem do jogo poético em uma turma de 7 anos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
CUNHA, N. M.; COSTA, S. A. F. ; SCUSSEL, D. R. . O Materialismo Histórico Dialético e a educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
COSTA, S. A. F. ; CUNHA, N. M. . Um estudo da relação entre educação , desenvolvimento infantil e ensino na perceptiva de Rousseau e Vigotski. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CUNHA, N. M.; AQUINO, O. F. . Os jogos de exercício como forma da atividade de estudo: uma experiênica da leitura-escrita no ensino fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CUNHA, N. M.; AQUINO, O. F. ; BORGES, M. C. . A prática pedagógica na Educação a Distância (EaD): contribuições de J. C. Libâneo e S.L. Shuman. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CUNHA, N. M.. OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E A GEOGRAFIA. 2003. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CUNHA, N. M.. Seminário: Escola do caminho: sujeitos, saberes e pesquisas.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
CUNHA, N. M.; BORGES, M. C. ; KIKUICHI, V. Z. F. ; OLIVEIRA, N. M. . O atendimento dos alunos com deficiência na escola regular - desafio para realizar a Inclusão.. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
CUNHA, N. M.. A inclusão social em debate. 2006. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
CUNHA, N. M.. Psicopedagogia: uma ação dinâmica.. 2005. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
CUNHA, N. M.; OLIVEIRA, L. H. B. . Psicologia e Educação ? Psicologia da educação.. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

2.
CUNHA, N. M.. Aprendizagem humana. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

3.
CUNHA, N. M.; BORTALANZA, A. M. E. . Lev S. Vygotsky. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeoaula).

4.
CUNHA, N. M.. A Abordagem Inatista -Maturacionista. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeoaula).

5.
CUNHA, N. M.. Abordagem Comportamentalista. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeoaula).

6.
CUNHA, N. M.. Orientação para avaliação da aprendizagem ? Psicologia da Educação. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeoaula).

7.
CUNHA, N. M.; OLIVEIRA, L. H. B. . Psicologia do desenvolvimento. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeoaula).

8.
CUNHA, N. M.; OLIVEIRA, L. H. B. . Jean Piaget. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeoaula).

9.
CUNHA, N. M.. Contribuições da Teoria Humanista de Carl Rogers para a Educação. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeoaula).

10.
CUNHA, N. M.. Orientação para avaliação da aprendizagem ? Psicologia do desenvolvimento.. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeoaula).

11.
CUNHA, N. M.; FREIRE, R. T. J. . A Diversidade Humana e a Inclusão Educacional. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeoaula).

12.
CUNHA, N. M.; BRITO, A. T. S. . Interesses e necessidades de crianças superdotadas e talentosas. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

13.
CUNHA, N. M.. Orientação para avaliação da aprendizagem ? Educação inclusiva.. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeoaula).

14.
CUNHA, N. M.; BRITO, A. T. S. . Necessidades Educacionais Especiais. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeoaula).

15.
CUNHA, N. M.. III Seminário Institucional do PIBID - Escola sem partido e a Base Nacional Curricular Comum. 2016. (Comissão científica).

16.
CUNHA, N. M.; CHAVES., F. G. . Oficina: Práticas interdisciplinares de alfabetização. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
CUNHA, N. M.; COSTA, S. A. F. . O papel da linguagem no desenvolvimento infantil e sua relação com a aprendizagem. 2015. .

18.
CUNHA, N. M.. Aprendizagem e Desenvolvimento. 2015. .

19.
BORTALANZA, A. M. E. ; CUNHA, N. M. ; COSTA, S. A. F. . A apropriação da cultura escrita na educação infantil e nos anos inciais do ensino fundamental. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

20.
CUNHA, N. M.. O ensino da história nas séries iniciais do ensino fundamental: estudos e construção dos conceitos básicos. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

21.
CUNHA, N. M.. O ensino da Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: fundamentos teóricos e práticos. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

22.
CUNHA, N. M.. A consturção dos conceitos básicos e ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

23.
CUNHA, N. M.. Ensino de geografia a partir do cotidiano. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

24.
CUNHA, N. M.. A dinâmica dos fatores presentes na aprendizagem: uma ciranda de muitas voltas. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

25.
CUNHA, N. M.. O desafio de sr professor de geografia e educação ambiental no século XXI. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

26.
CUNHA, N. M.. VIII Encontro de Pesquisa em Educação e III Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos. 2015. (Avaliação de pôsteres).

27.
CUNHA, N. M.. VI Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola / II Seminário Institucional do PIBID UNIUBE. 2015. (Comissão científica).

28.
CUNHA, N. M.. XIX Congresso de Educadores da Rede Municipal de Ensino de Uberaba e Triângulo Mineiro,. 2015. (COMISSÃO CIENTÍFICA).

29.
CUNHA, N. M.. VIII Encontro de Pesquisa em Educação e III Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos. 2015. (Coordenação de apresentações de comunicações orais).

30.
CUNHA, N. M.. Seminário: Escola do caminho: Sujeitos, Saberes e Pesquisa. 2015. (Mediadora).

31.
CUNHA, N. M.. Piaget e a Educação. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

32.
CUNHA, N. M.. Educação escolar para todos - educação inclusiva. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Gravação).

33.
CUNHA, N. M.. Da teoria da mediação à pratica pedagógica. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Gravação).

34.
CUNHA, N. M.. Aprendizagem e desenvolvimento para Vigotski. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Gravação).

35.
CUNHA, N. M.. Aula inaugural do curso de Pedagogia. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

36.
CUNHA, N. M.. "A CAMINHO DA ALFABETIZAÇÃO - PROF. DAS TURMAS DE 6 ANOS". 2007. .

37.
CUNHA, N. M.. "INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA". 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

38.
CUNHA, N. M.. AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA - PRÁTICAS INCLUSIVAS. 2005. .

39.
CUNHA, N. M.. MESA REDONDA - PSICOPEDAGOGIA: UMA AÇÃO DINÂMICA. 2005. (MESA REDONDA).

40.
CUNHA, N. M.. OFICINA PEDAGOGICA. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CUNHA, NEIRE MÁRCIA. Coordenadora de seção de comunicação oral. 2018. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

2.
CUNHA, N. M.; COSTA, S. A. F.. Avaliação da apresentação de pôsteresVIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E III CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRABALHO DOCENTE E PROCESSOS EDUCATIVOS. 2015.

3.
CUNHA, N. M.. Coordenou a apresentação de comunicações orais no GT 1 Didática e Metodologias de Ensino, no VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E III CONGRESSOINTERNACIONAL DE TRABALHO DOCENTE E PROCESSOS EDUCATIVOS. 2015. Universidade de Uberaba.

4.
CUNHA, N. M.. PROJETO: "MULTIRÃO DA LEITURA: ORALIZANDO A ESCRITA". 2008. PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
17ª Jornada do Núcleo de Ensino e 4º Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural - Significado e sentido na educação para a humanização. 2018. (Congresso).

2.
I Colóquio Lecturi: Lugares das Linguagens no Processo de HumanizaçãoII COLÓQUIO LECTURI: o estudo da linguagem em Jakubinskij, Bakhtin e Volochinov. 2018. (Outra).

3.
I Colóquio Lecturi: Lugares das Linguagens no Processo de Humanização. 2017. (Outra).

4.
Encontro: Pesquisa Etnográfica com Crianças. 2016. (Encontro).

5.
A Escola como Comunidade. 2015. (Encontro).

6.
Fórum de Abertura Oficial do Processo de Realinhamento do Plano Decenal P.Participação do Fórum de Abertura Oficial do Processo de Realinhamento do Plano Decenal P. 2015. (Outra).

7.
O Significado como Fundamento da Motivação para Atividade de Estudo. 2015. (Encontro).

8.
Simpósio "Educação desenvolvimental e teoria da atividade de estudo: uma alternativa pedagógico-didática atual". 2015. (Simpósio).

9.
VIII Encontro de Pesquisa em Educação e III Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos. 2015. (Congresso).

10.
VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E III CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRABALHO DOCENTE E PROCESSOS EDUCATIVOS. 2015. (Congresso).

11.
XIX Congresso Regional de Educadores de Uberaba e Triângulo Mineiro. 2015. (Congresso).

12.
Fórum de Abertura Oficial do Processo de Realinhamento do Plano Decenal P.Participação no fórum de discussão. 2014. (Outra).

13.
II Colóquio sobre Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russosiiais. 2014. (Outra).

14.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES / I SEMINÁRIO PIBID UNIUBE. 2014. (Encontro).

15.
12ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília:. 2013. (Encontro).

16.
Extensão em formação de professores: A construção do conhecimento do profissional docente - I Encontro interinstitucional do PIBID/UNIUBE. 2013. (Encontro).

17.
Palestra Prof. Dr.Elie Marie Eustache Bajard. 2013. (Outra).

18.
Aula Inaugural - "Plano Nacional de Educação: Situção e Perspectivas e conferencia " Concepção de Pós-graduação , Mestrado e Doutorado. 2012. (Outra).

19.
I Colóquio Internacional sobre Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. 2012. (Outra).

20.
I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural. Minicurso: Questões de Método em Vigotski: da ética aos caminhos da cognição. 2012. (Congresso).

21.
I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural. 2012. (Congresso).

22.
I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural. O conteúdo de ensino e a interfuncionalidade dos processos de instrução, desenvolvimento e educação.. 2012. (Congresso).

23.
II SIELP - Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa. 2012. (Simpósio).

24.
Palestra: "As ideias que prevaleceram na historia do pensamento ocidental". 2012. (Outra).

25.
Palestra: "Historia da escola primária no Brasil: institucionalização e organização do trabalho pedagógico". 2012. (Outra).

26.
Palestra: As Mediações Tecnológicas na Educação. 2012. (Outra).

27.
VI Encontro de Pesquilsa em Educação; I Congresso Internacional de Trabalho Docente e Procesoes Educativos;I Simpósio de Étilca em Pesquisa. 2011. (Congresso).

28.
VI Encontro de Pesquilsa em Educação; I Congresso Internacional de Trabalho Docente e Procesoes Educativos;I Simpósio de Étilca em Pesquisa. A Prática Pedagógica na Educaçõa a Distância (EaD): contribuições de J.C. Libâneo e S.L. Shulman. 2011. (Congresso).

29.
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS INCLUSIVAS. 2010. (Oficina).

30.
TREINAMENTO SOBRE TECNOLOGIA ASSISTIVA COM RECURSO DA ED. INCLUSIVA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE UBERABA. 2010. (Oficina).

31.
XVI CONGRESSO REGIONAL DE EDUCADORES. 2010. (Congresso).

32.
SEMINÁRIO LATINO AMERICANO DE EXPRESSÃO LUDOCRIATIVA. 2009. (Seminário).

33.
V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2009. (Seminário).

34.
V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA.APOIO DO EVENTO. 2009. (Seminário).

35.
XII ENC. REGIONAL DO PROLER. 2009. (Encontro).

36.
IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2008. (Seminário).

37.
FORMAÇÃO DE PRECEPTORES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTANCIA DA UNIUBE. 2007. (Outra).

38.
IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2007. (Seminário).

39.
XIII CONGRESSO REGIONAL DE EDUCADORES DE UBERABA E DO TRIANGULO MINEIRO. 2007. (Congresso).

40.
XIII CONGRESSO REGIONAL DE EDUCADORES DE UBERABA E DO TRIANGULO MINEIRO. 2007. (Congresso).

41.
A INCLUSÃO SOCIAL EM DEBATE.INCLUSÃO SOCIAL. 2006. (Encontro).

42.
XII CONGRESSO REG. DE ED. DE UBERABA E DO TRÂNGULO MINEIRO. 2006. (Congresso).

43.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE UBERABA.PARTICIPAÇÃO NA APROVAÇÃO DO PLANO DECENAL MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. 2005. (Outra).

44.
SIMPÓSIO INTER. BRASIL-EUROPA " EXPERIENCIAS ED. INCLUSIVAS". 2005. (Simpósio).

45.
XI ENC. REGIONAL DE EDUC. DE UBERABA E DO TRIÂNGULO MINEIRO. 2005. (Encontro).

46.
I SEM.REG. DE COMBATE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E EXPLOR. SEXUAL. 2004. (Seminário).

47.
VII ENC. REGIONAL DO PROLER EM UBERABA. 2004. (Encontro).

48.
X ENC. REGIONAL DE ED. DE UBERABA E TRIAN. MINEIRO. 2004. (Encontro).

49.
I ENC. DE EDUC. SOBRE INCLUSÃO EDUCACIONAL. 2003. (Encontro).

50.
II SIMPÓSIO REGIONAL DE GEOGRAFIA. 2003. (Simpósio).

51.
IX ENC. REGIONAL DE EDUC. DE UBERABA E DO TRIAN. MINEIRO. 2003. (Encontro).

52.
VII SEMANA CINTIFICO - PEDAGÓGICA DA FEU. 2003. (Outra).

53.
VII SEMINÁRIO DE ED. PARA SAÚDE E III MOSTRA DE PRAT. EDUC.. 2003. (Seminário).

54.
I NUCLEAÇÃO / CEOPEE -A PREPARAÇÃO DOS EDUCADORES PARA INCLUSÃO. 2001. (Outra).

55.
VII ENC. REGIONAL DE ED. DE UBERABA E DO TRIÂNGULO MINEIRO. 2001. (Encontro).

56.
V SEMANA CINTÍFICO - PEDAGÓGICO DA FACUL. DE EDUC. UBERABA. 2001. (Outra).

57.
II SEM. DOS CENTROS DE ED. ESPECIAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS.. 2000. (Seminário).

58.
VI ENCONTRO REGIONAL DE ED. DE UBERABA E TRIÂNGULO MINEIRO. 2000. (Encontro).

59.
V ENC. REGIONAL DE ED. UBERABA E TRIÂNGULO MINEIRO. 1999. (Encontro).

60.
III ENC. REG. DE EDUC. DE UBERABA E TRÂNGULO MINEIRO. 1997. (Encontro).

61.
OFICINA DE BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS.. 1997. (Oficina).

62.
II ENC. REGIONAL DE EDUC. DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA UBERABA. 1996. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CUNHA, N. M.. III SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID - ESCOLA SEM PARTIDO E A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM. 2016. (Outro).

2.
CUNHA, N. M.. XIX Congresso de Educadores da Rede Municipal de Ensino de Uberaba e Triângulo Mineiro. 2015. (Congresso).

3.
CUNHA, N. M.. VI Encontro Mineiro sobre investigação na escola/ II Seminário Institucional do PIBID UNIUBE. 2015. (Outro).

4.
CUNHA, N. M.. II Colóquio Internacional Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. 2014. (Outro).

5.
CUNHA, N. M.. III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2006. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
CUNHA, N. M.; COSTA, S. A. F. . Da teoria da mediação à prática da intervenção pedagógica. In: Vários autores. (Org.). Necessidades educativas infantis e educação inclusiva/Desenvolvimento social e lógico matemático da criança. 01ed.São Paulo: Person Education do Brasil, 2012, v. 1, p. 01-276.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CUNHA, N. M.. Relato de experiência: 'Ler sem silabar'. Destaque - Revista cultural de Sacramento e região, Sacramento, p. 03 - 35.


Apresentações de Trabalho
1.
CUNHA, N. M.; AQUINO, O. F. ; BORGES, M. C. . A prática pedagógica na Educação a Distância (EaD): contribuições de J. C. Libâneo e S.L. Shuman. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CUNHA, N. M.; COSTA, S. A. F. ; SCUSSEL, D. R. . O Materialismo Histórico Dialético e a educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
COSTA, S. A. F. ; CUNHA, N. M. . Um estudo da relação entre educação , desenvolvimento infantil e ensino na perceptiva de Rousseau e Vigotski. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CUNHA, N. M.. O Ensino aprendizagem do jogo poético em uma turma de 7 anos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CUNHA, N. M.. O ensino-aprendizagem do gênero poético por meio dos jogos limítrofes: um estudo experimentalO ensino-aprendizagem do gênero poético por meio dos jogos limítrofes: um estudo experimentalO ensino-aprendizagem do gênero poético por meio dos jogos limítrofes: um estudo experimentalO ensino-aprendizagem do gênero poético por meio dos jogos limítrofes: um estudo experimental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CUNHA, N. M.. Aprendizagem e Desenvolvimento. 2015. .


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CUNHA, N. M.; BORGES, M. C. ; KIKUICHI, V. Z. F. ; OLIVEIRA, N. M. . O atendimento dos alunos com deficiência na escola regular - desafio para realizar a Inclusão.. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CUNHA, N. M.. III SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2006. (Outro).




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