Cleber Dias da Costa Neto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5791177099252723
  • Última atualização do currículo em 08/10/2017


Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (2008) e é Mestre em Ensino de Matemática pela UFRJ. Atualmente, é professor de matemática efetivo do Colégio de Aplicação da UFRJ e já desempenhou as função de Diretor Adjunto de Ensino. Atua na área de pesquisa em tecnologia no ensino, formação inicial de professores e educação popular. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cleber Dias da Costa Neto
Nome em citações bibliográficas
COSTA NETO, C. D.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Colégio de Aplicação da UFRJ.
Rua J. J. Seabra, s/n
Lagoa
22470130 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25115382
URL da Homepage: www.cap.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Ensino e História da Matemática e da Física.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: ARTICULAÇÕES E INFLUÊNCIAS ENTRE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA,
Orientador: Victor Augusto Giraldo.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática; Formação Inicial de Professores.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia no Ensino.
2011 - 2013
Mestrado em Ensino de Matemática.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A Comunicação Matemática em Fóruns de Discussão no Moodle: A Experiência no CAp-UFRJ.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Victor Giraldo.
Palavras-chave: Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Comunicação Virtual; Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia no Ensino.
Setores de atividade: Educação.
2004 - 2009
Graduação em Bacharelado em Matemática.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2008 - 2008
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos, MSB, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Aperfeiçoamento de Professores de Matemática. (Carga horária: 40h).
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
2008 - 2008
Aperfeiçoamento de Professores de Matemática. (Carga horária: 40h).
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Básico, Téc e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Colégio de Aplicação da UFRJ em turmas do Ensino Fundamental e Médio.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de ens. bas., técnico e tecnológico, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral do CPU-NI, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Superv de Monitoramento e Avaliação do CPU-NI, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor-Monitor de Matemática do CPU-NI, Carga horária: 20

Atividades

03/2016 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática - Turmas do 1º ano EM
05/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Colégio de Aplicação da UFRJ, .

02/2014 - 02/2016
Direção e administração, Colégio de Aplicação da UFRJ, .

Cargo ou função
Coordenador do Laboratório de Informática do CAp-UFRJ.
01/2015 - 12/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Coordenação Acadêmica de 7 turmas do Ensino Médio.
01/2014 - 12/2015
Direção e administração, Colégio de Aplicação da UFRJ, .

Cargo ou função
Diretor Adjunto de Ensino.
03/2013 - 12/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio de Aplicação da UFRJ, .

Cargo ou função
Conselheiro no Conselho Pedagógico do CAp-UFRJ.
01/2014 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Coordenação Acadêmica de 9 turmas do Ensino Médio
04/2014 - 09/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio de Aplicação da UFRJ, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão Temporária de Alocação de Vagas para Concurso de Professor Efetivo do CAp-UFRJ.
02/2013 - 12/2013
Direção e administração, Colégio de Aplicação da UFRJ, .

Cargo ou função
Coordenador do setor curricular do CAp-UFRJ.
01/2012 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática - Turmas do 1º ano do EM nos anos de 2012 e 2013
05/2011 - 12/2011
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática - Turmas do 7º ano do EF

Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor ens. básico, técnico e tecnológico, Carga horária: 40


Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PM/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 16


Prefeitura da cidade de Nova Iguaçu, PCNI, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 16


Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, PMAR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 20


Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 8

Atividades

07/2011 - 05/2014
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tutor à distância da disciplina disciplina Seminários de Ensino a Distância ? Matemática
08/2011 - 12/2011
Ensino, Formação Continuada de Matemática do Projeto SEEDU, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Tutor da Formação Continuada de Matemática do Projeto SEEDUC
02/2006 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Tutor do Pré-Vestibular Social


Linhas de pesquisa


1.
Formação de Professores de Matemática
2.
Tecnologia no Ensino de Matemática


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Saberes, Recursos e Práticas Matemáticas para o Ensino
Descrição: Tendo como premissa que a formação docente é um processo contínuo que extrapola o período de formação acadêmica inicial e que não prescinde da prática, este projeto de pesquisa visa à investigação sobre estratégias e metodologias de formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática na educação básica, em especial aqueles que envolvem o trabalho em grupos colaborativos, a produção e a intervenção em materiais didáticos (Giraldo et al, 2014; Melo, Giraldo & Rangel, 2014; Rangel, Giraldo & Maculan, 2014). Tais grupos colaborativos podem incluir participantes com diversos perfis acadêmicos e profissionais tais como, professores em exercício, licenciandos, pesquisadores em matemática e em educação matemática. Objetiva-se, desta forma, o desenvolvimento e a avaliação, em contextos empíricos, de tais estratégias e metodologias, à luz da literatura de pesquisa citada. Em particular, considera-se que as iniciativas envolvendo a produção e a intervenção em materiais didáticos por grupos colaborativos são entendidas sob duas perspectivas complementares: por um lado, como modelos de formação continuada com o potencial de articular a reflexão sobre a própria prática com a (re)construção do conhecimento de matemática para o ensino, a partir das experiências emergentes da prática, trazidas pelos próprios professores; e por outro lado, como metodologias para a produção de recursos didáticos com maior potencial de articulação com a sala de aula..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Cleber Dias da Costa Neto - Integrante / Ulisses Dias da Silva - Integrante / Letícia Guimarães Rangel - Integrante / Victor Augusto Giraldo - Coordenador / Bruna Moustapha Corrêa - Integrante / Wellerson Quintaneiro da Silva - Integrante / Francisco Roberto Pinto Mattos - Integrante / Ana Teresa de Carvalho Correa de Olveira - Integrante / Cydara Cavedon Ripoll - Integrante / Lucas Melo - Integrante / Diego Matos Pinto - Integrante / Carolina Moura Brasil - Integrante / Fellipe Gomes Coelho - Integrante / Mario Keniichi Gushima Moura - Integrante.
2011 - 2012
Políticas Públicas para Tecnologias da Educação
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Cleber Dias da Costa Neto - Integrante / Tamara Tania Cohen Egler - Coordenador / Fabiana Mabel Azevedo de Oliveira - Integrante / Cláudia Maria Lima Werner - Integrante / Natalia Andrea Urbina Castallon - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
Elaboração de Material Didático de Matemática para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio
Descrição: Projeto de elaboração de material didático de Matemática para turmas do Ensino Fundamental e Médio..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
UTILIZANDO O MOODLE NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CAp-UFRJ
Descrição: Desenvolvimento de metodologias pedagógicas para o ensino de matemática com uso da internet. Em particular, a utilização do Moodle - um espaço virtual de ação pedagógica que objetiva a aprendizagem e o trabalho colaborativo - por docentes do setor Curricular de Matemática do Colégio de Aplicação da UFRJ em sua atuação no Ensino Básico e na Formação de Professores. O uso desta plataforma educacional foi adotado pelo Setor Curricular de Matemática do CAp UFRJ, em uma postura investigativa, com o objetivo de aproximar os novos recursos tecnológicos das práticas de Ensino de Matemática e de ampliar as possibilidades de atuação acadêmica e pedagógica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Cleber Dias da Costa Neto - Coordenador / Ulisses Dias da Silva - Integrante / Priscila Marques Dias Corrêa - Integrante / Letícia Guimarães Rangel - Integrante / Fernando Celso Villar Marinho - Integrante / Leo Akio Yokoyama - Integrante / Daniella Assemany da Guia - Integrante / Lilian Karam Parente Cury Spiller - Integrante.


Projetos de extensão


2016 - Atual
Cursos Preparatórios Populares
Descrição: Esse projeto tem como objetivo possibilitar a inclusão e reconhecimento de grupos minoritários (pessoas LGBTs, negrxs e pardxs, trabalhadorxs e moradores de favelas) no espaço escolar e universitário. Tal proposta se adensa na construção de cursos preparatórios populares/sociais, cujo norte é e ampliação das possibilidades de conclusão dos ensinos fundamental e médio e de ingresso na universidade para esses sujeitos, que têm sido excluídos e/ou invisibilizados dos processos educacionais. A estratégia adotada para essa conquista é o oferecimento de aulas desenhadas para atender as especificidades do público-alvo no que diz respeito a sua realidade sócio-cultural e suas necessidades educacionais. Soma-se ainda a promoção de atividades, debates, palestras e oficinas que visibilizem a produção teórica e acadêmica das identidades negras, trans e/ou sobre gênero, sexualidade, inclusão, reconhecimento, saúde e educação, bem como a articulação dessas atividades e dos cursos preparatórios com a formação de professores na Universidade Federal do Rio de Janeiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Cleber Dias da Costa Neto - Coordenador / Victor Augusto Giraldo - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Reconstruindo a Avaliação Matemática no CAp-UFRJ
Descrição: Esse projeto tem como objetivo reconstruir o processo de avaliação matemática do CAp-UFRJ, a partir de uma reflexão sobre os instrumentos avaliativos utilizados tanto em sala de aula como na seleção dos candidatos às turmas do ensino médio, que passam por um processo de nivelamento, seguido por um sorteio. Assim, deseja-se criar instrumentos que permitam diagnosticar o perfil do conhecimento matemático dos alunos do colégio, particularmente ao final do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, podendo assim compreender melhor o que é efetivamente aprendido pelos alunos. Em seguida, pretende-se confrontar os resultados com aqueles oriundos dos processos de avaliação em larga escala tais como Prova Brasil, Saeb e ENEM. A principal qualidade do modelo de avaliação proposto é a sua generalidade. A partir das discussões realizadas, a mesma estrutura poderá ser utilizada em outras escolas/instituições, permitindo a comparação de populações e dos resultados em outros contextos. Como consequências esperadas, produziremos materiais acadêmicos, como artigos e relatos de experiência, que permitirão compartilhar com a comunidade acadêmica os resultados e o próprio processo de discussão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Projetos de desenvolvimento


2011 - Atual
Elaboração de Material Didático de Matemática para o ensino fundamental e para o ensino médio
Descrição: Este é um projeto de longa duração, que visa a produção de materiais pedagógicos para todas as séries do segundo segmento do ensino fundamental e todas do ensino médio. Os materiais produzidos são testados e organizados na forma de livros e apostilas para o uso nos cursos do CAp UFRJ..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia no Ensino.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Ensino de Matemática.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Giraldo, Victor2016Giraldo, Victor ; SILVA, F. M. ; QUINTANEIRO, Wellerson ; BRASIL, Carolina ; MATOS, Diego ; MOUSTAPHA, Bruna ; DIAS, Ulisses ; COSTA NETO, C. D. ; RANGEL, Letícia Guimarães ; MOURA, M. K. G. . Práticas docentes compartilhadas: reconhecendo o espaço da escola na licenciatura em matemática. Educação Matemática em Revista-RS, v. 21, p. 52-60, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA NETO, C. D.; GIRALDO, V. A. ; Rangel, L. G. . A formação inicial de professores de matemática na UFRJ e a incorporação das tecnologias digitais no sentido do TPACK.. In: XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2015, Tuxtla Gutiérrez. XIV Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2015. v. 1. p. 1-12.

2.
COSTA NETO, C. D.. Os fóruns de discussão no Moodle: uma análise dessas ferramentas pedagógicas na comunicação matemática no ensino médio do CAp-UFRJ. In: IX Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação ? IX SICEA, 2015, Juiz de Fora. Anais IX SICEA, 2015. p. 853-867.

3.
COSTA NETO, C. D.; GIRALDO, V. A. . A incorporação de tecnologias digitais em cursos de formação inicial de professores de matemática em universidades brasileiras: uma proposta de análise. In: I Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa ? I CIEMeLP, 2015, Coimbra - Portugal. Anais I CIEMeLP, 2015.

4.
GIRALDO, V. A. ; MENEZES, F. ; SILVA, W. Q. ; BRASIL, C. M. ; PINTO, D. M. ; CORREA, B. M. ; Silva, Ulisses Dias ; COSTA NETO, C. D. ; Rangel, L. G. ; MOURA, M. K. G. . Práticas docentes compartilhadas: integrando a escola na formação inicial de professores de matemática. In: I Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa ? I CIEMeLP, 2015, Coimbra - Portugal. Anais I CIEMeLP, 2015.

5.
GIRALDO, V. A. ; COSTA NETO, C. D. ; CORREA, B. M. ; RIBEIRO, A. J. . Uma reinterpretação à luz do TPACK: como o conhecimento combinado de tecnologia e de conteúdo auxilia na tomada de decisões diante de uma situação de conflito. In: EIEM 2015 ? Encontro de Investigação em Educação Matemática, 2015, Bragança - Portugal. Anais EIEM 2015, 2015. p. 225-240.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COSTA NETO, C. D.; GIRALDO, V. A. . A COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO NO MOODLE: OS ?FÓRUNS DE DÚVIDAS? NO CAP-UFRJ.. In: MoodleMoot Brasil - 2013, 2013, São Paulo. Anais do MoodleMoot Brasil - 2013, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA NETO, C. D.; GIRALDO, V. A. . A COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO NO MOODLE: A EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRJ.. In: VI Colóquio de História e Tecnologia em Ensino de Matemática ? VI HTEM, 2013, São Carlos. Anais do VI HTEM, 2013.

2.
COSTA NETO, C. D.. Produção de Questões Contextualizadas e Análise das Respostas Apresentadas. In: 6º Congresso de Extensão da UFRJ, 2009, Rio de Janeiro. Anais do 6º Congresso de Extensão da UFRJ, 2009. p. 200-200.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA NETO, C. D.; GIRALDO, V. A. ; Rangel, L. G. . A formação inicial de professores de matemática na UFRJ e a incorporação das tecnologias digitais no sentido do TPACK.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
COSTA NETO, C. D.; GIRALDO, V. A. . A COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO NO MOODLE: A EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRJ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
COSTA NETO, C. D.; GIRALDO, V. A. . A COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO NO MOODLE: OS FÓRUNS DE DÚVIDAS NO CAP-UFRJ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
COSTA NETO, C. D.. Projeto NOVAEJA. Rio de Janeiro: Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, 2013 (Elaboração de módulos de material didático).


Demais tipos de produção técnica
1.
NACARATO, A. ; COSTA NETO, C. D. ; PIRES, C. C. ; MATTOS, F. R. P. ; ROQUE, T. . Coleção Formação de Professores de Matemática: Teoria e Prática Docente. 2015. (Editoração/Coletânea).

2.
COSTA NETO, C. D.. PACTO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC MATEMÁTICA. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
COSTA NETO, C. D.; Da Guia, D. A. ; Marinho, F. C. Villar ; Yokoyama, L. A. ; Rangel, L. G. ; Spiller, L. K. ; Corrêa, P. M. D ; Silva, Ulisses Dias . Elaboração de Material Didático de Matemática para o ensino fundamental e para o ensino médio.. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional).

4.
COSTA NETO, C. D.; Yokoyama, L. A. ; Silva, Ulisses Dias . Sujeitos e Saberes em Tempos de Educação Integral. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA NETO, C. D.; Silva, Ulisses Dias; OLVEIRA, A. T. C. C.. Participação em banca de Lucas Nunes de Moraes.Uma proposta para o Ensino Significativo de Funções nos Pré-Vestibulares do Rio de Janeiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
COSTA NETO, C. D.. Participação em banca de Luiz Rocha do Amaral Neto.Sobre Trigonometria. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
COSTA NETO, C. D.; Yokoyama, L. A.; Rangel, L. G.. Concurso Público para Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática do CAp-UFRJ. 2016. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
COSTA NETO, C. D.; Marinho, F. C. Villar; Yokoyama, L. A.; Rangel, L. G.; Silva, Ulisses Dias. Bancas de Elaboração e Correção das Provas de Matemática para Concurso de Admissão de Alunos de 2015 para a 1ª série do Ensino Médio do CAp-UFRJ. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
COSTA NETO, C. D.; Marinho, F. C. Villar; Yokoyama, L. A.. Concurso Público para Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática do CAp-UFRJ. 2014.

4.
COSTA NETO, C. D.; Yokoyama, L. A.; Marinho, F. C. Villar; Silva, Ulisses Dias. Bancas de Elaboração e Correção das Provas de Matemática para Concurso de Admissão de Alunos de 2015 para a 1ª série do Ensino Médio do CAp-UFRJ. 2014.

5.
COSTA NETO, C. D.; Silva, Ulisses Dias; Marinho, F. C. Villar. Concurso Público para Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática do CAp-UFRJ. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
COSTA NETO, C. D.; Yokoyama, L. A.; Da Guia, D. A.; Silva, Ulisses Dias. Concurso Público para Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática do CAp-UFRJ. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
COSTA NETO, C. D.; Silva, Ulisses Dias; Yokoyama, L. A.; Rangel, L. G.. Bancas de Elaboração e Correção das Provas de Matemática para Concurso de Admissão de Alunos de 2014 para a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio do CAp-UFRJ. 2013. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
COSTA NETO, C. D.; Corrêa, P. M. D; Rangel, L. G.. Concurso Público para Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Matemática do CAp-UFRJ. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
COSTA NETO, C. D.; Silva, Ulisses Dias; Yokoyama, L. A.; Rangel, L. G.. Banca de Elaboração e Correção da Prova de Matemática do Concurso de Seleção de alunos à 1ª Série do Ensino Médio para ingresso em 2013 no Colégio de Aplicação da UFRJ. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
COSTA NETO, C. D.; Marinho, F. C. Villar; Spiller, L. K.; Yokoyama, L. A.. Banca de Elaboração e Correção da Prova de Matemática do Concurso de Seleção de alunos à 1ª Série do Ensino Médio para ingresso em 2012 no Colégio de Aplicação da UFRJ. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
COSTA NETO, C. D.. Banca de correção da Prova de Matemática do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo ? SARESP-2008. 2009. Fundação Cesgranrio.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
?O CAp como espaço gestor: representação política e metas organizacionais?.?O CAp como espaço gestor: representação política e metas organizacionais?. 2015. (Seminário).

2.
XIV CIAEM- Conferência Interamericana de Educação Matemática. A formação inicial de professores de matemática na UFRJ e a incorporação das tecnologias digitais no sentido do TPACK. 2015. (Congresso).

3.
2º Seminário da Licenciatura da Matemática do IM/UFRJ. 2014. (Seminário).

4.
1º Seminário da Licenciatura da Matemática do IM/UFRJ. 2013. (Seminário).

5.
IV Jornada Acadêmica do CAp-UFRJ.Participação em Mesa de Abertura. 2013. (Outra).

6.
MoodleMoot Brasil - 2013.A COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA EM FÓRUNS DE DISCUSSÃO NO MOODLE: OS ?FÓRUNS DE DÚVIDAS? NO CAP-UFRJ. 2013. (Encontro).

7.
VI Colóquio de História e Tecnologia em Ensino de Matemática ? VI HTEM.A Comunicação Matemática em Fóruns de Discussão no Moodle: A Experiência no CAp-UFRJ.. 2013. (Outra).

8.
XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural. Coordenador da Sessão oral Tecnologia de Informação I. 2013. (Congresso).

9.
III Jornada Acadêmica do CAp-UFRJ ? Práticas em prática.MATEMÁTICA FINANCEIRA SEM MISTÉRIOS. 2012. (Oficina).

10.
Seminário Mediação Tecnológica e Interação Social na Escola.Participação em Mesa Redonda. 2012. (Outra).

11.
Encontro Presencial do Curso de Extensão em EAD com ênfase na tutoria CEDERJ. 2011. (Encontro).

12.
II Jornada Acadêmica do CAp-UFRJ ? Práticas em prática. 2011. (Oficina).

13.
I Oficina para Professores do Projeto Klein em Língua Portuguesa.. 2011. (Oficina).

14.
IV Encontro de Matemática do CAp-UFRJ ? Ampliando Fronteiras. 2011. (Encontro).

15.
XIII CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 2011. (Congresso).

16.
6º Congresso de Extensão da UFRJ. Elaboração de Material Didático de Matemática para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. 2009. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA NETO, C. D.. Seminário Interno ?O CAp como espaço gestor: representação política e metas organizacionais? do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2014. (Outro).

2.
COSTA NETO, C. D.. Seminário Mediação Tecnológica e Interação Social na Escola. 2012. (Outro).

3.
COSTA NETO, C. D.. Encontro Regional dos Estudantes de Matemática do Rio de Janeiro. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Fernanda Araújo da Silva. UTILIZANDO O MOODLE NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CAp UFRJ: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, PIBIAC-UFRJ. Orientador: Cleber Dias da Costa Neto.

2.
Lucas Nunes de Moraes. Contribuições de um curso online para os alunos do 3º ano do Ensino Médio do CAp - UFRJ. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, PIBIAC-UFRJ. Orientador: Cleber Dias da Costa Neto.

3.
Carolina Schiller. ANÁLISE DO USO DE FERRAMENTAS ASSÍNCRONAS EM UM CURSO NO ENSINO BÁSICO. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, PIBIAC-UFRJ. Orientador: Cleber Dias da Costa Neto.

4.
Louise dos Santos Lima. Desenvolvimento de metodologias pedagógicas para o Ensino de Matemática em nível básico com uso da internet a partir do uso da plataforma Moodle.. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, PIBIAC-UFRJ. Orientador: Cleber Dias da Costa Neto.

5.
Luciana Moreira Rêgo. Avaliação em Ambiente Virtual de Aprendizagem. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, PIBIAC-UFRJ. Orientador: Cleber Dias da Costa Neto.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA NETO, C. D.. Seminário Interno ?O CAp como espaço gestor: representação política e metas organizacionais? do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2014. (Outro).

2.
COSTA NETO, C. D.. Seminário Mediação Tecnológica e Interação Social na Escola. 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


Aprovações em concursos públicos para magistério:
1) Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (10ª CRE) - professor de matemática; 2008 - 6° Lugar
2) Prefeitura Municipal de Angra dos Reis - professor de matemática; 2008 - 6° Lugar
3) Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu - professor de matemática; 2007 - 22° Lugar
4) Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) - professor de matemática; 2009 - 4° Lugar
5) Secretaria Estadual de Educação - RJ (Metropolitana IV) - professor de matemática; 2008 - 2° Lugar
6) Secretaria Estadual de Educação - RJ (Metropolitana I) - professor de matemática; 2007 - 21° Lugar



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 9:28:29