Lizbeth Oliveira de Andrade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7237309289468220
  • Última atualização do currículo em 12/11/2018


Docente no curso de Pedagogia e membro do núcleo docente estruturante da FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL- FAEF. Professora na EMEI Nossa Senhora da Glória, pela Prefeitura municipal de Marília. Atua como pesquisadora e profissional na área de contação de histórias e estudos relacionados a literatura infantil. Mestre em educação pela Universidade Estadual Paulista ( Unesp) - Campus de Marília, na linha de pesquisa Teorias e praticas pedagógicas, Bolsista Capes. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Campus de Marília (2012), (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lizbeth Oliveira de Andrade
Nome em citações bibliográficas
ANDRADE, L. O.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Educação.
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, UNESP- FFC, Brasil.
Título: Desenvolvimento da memória em crianças pré-escolares por meio de atividades literárias: contribuições da THC,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS; EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR; leitura; MEMÓRIA.
Grande área: Ciências Humanas
2008 - 2012
Graduação em pedagogia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Literatura infantil e as narrativas dos contos: ferramentas para a formação da atividade criadora e imaginação na infância.
Orientador: Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
E.E. Lydia Helena Frandsen Sthur, LHFS, Brasil.
1997 - 2004
Ensino Fundamental (1º grau).
Instituto Noroeste de Birigui da Igreja Metodista, INB, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Introdução às ciências sociais da religião e da religiosidade na sociedade. (Carga horária: 25h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, UNESP- FFC, Brasil.
2014 - 2014
Minicurso de formação literária:'Poemas escolhido. (Carga horária: 9h).
Oficinais Culturais Tarsila do Amaral, OC, Brasil.
2014 - 2014
II Seminário de Projetos de extensão sobre a Escola de Vigotsky. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2014 - 2014
FORMAÇÃO CONTINUADA DE EDUCADORES: DIÁLOGO, INTER. (Carga horária: 3h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, UNESP- FFC, Brasil.
2013 - 2013
Estudos de literatura e sociedade- novas vivências. (Carga horária: 30h).
Oficina Cultural Tarsila do Amaral, OCTA, Brasil.
2013 - 2013
A Filosofia e a literatura como pensamento e ação. (Carga horária: 3h).
Oficina Cultural Tarsila do Amaral, OCTA, Brasil.
2013 - 2013
Literatura contemporânea- escrita criativa. (Carga horária: 3h).
Oficina Cultural Tarsila do Amaral, OCTA, Brasil.
2012 - 2012
CONTRIBUIÇÕES DA ARTE E DA FILOSOFIA PARA A FORMAÇ. (Carga horária: 4h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, UNESP- FFC, Brasil.
2012 - 2012
A teoria da atividade e o ensino de humanidades.. (Carga horária: 4h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, UNESP- FFC, Brasil.
2012 - 2012
Questão de método em Vigotski. (Carga horária: 4h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, UNESP- FFC, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Conta- contos: formação de leitores e contadores.. (Carga horária: 60h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, UNESP- FFC, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Ler e contar para transformar. (Carga horária: 60h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, UNESP- FFC, Brasil.
2011 - 2011
Desvelando o espaço geográfico com embalagens. (Carga horária: 4h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, UNESP- FFC, Brasil.
2011 - 2011
História da Arte a partir da Coleção do MASP. (Carga horária: 4h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2011 - 2011
Práticas de mediação da leitura na ed. Infantil. (Carga horária: 4h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, UNESP- FFC, Brasil.
2011 - 2011
Criança e literatura. (Carga horária: 20h).
Unesp Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, UNESP- FCT, Brasil.
2011 - 2011
Desempenho acadêmico no ensino superior. (Carga horária: 16h).
Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2010 - 2010
Autismo e a inclusão escolar. (Carga horária: 4h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, UNESP- FFC, Brasil.
2010 - 2010
Democratização da Educação. (Carga horária: 3h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, UNESP- FFC, Brasil.
2010 - 2010
A prática pedagógica da Teoria Histórico-Cultural. (Carga horária: 4h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, UNESP- FFC, Brasil.
2010 - 2010
Educação Humanistica. (Carga horária: 8h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, UNESP- FFC, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Ler e contar para transformar. (Carga horária: 32h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, UNESP- FFC, Brasil.
2008 - 2008
EJA e a contação de histórias. (Carga horária: 4h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, UNESP- FFC, Brasil.
2008 - 2008
A utilização de obejtos no ensino de matemática. (Carga horária: 4h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, UNESP- FFC, Brasil.
2008 - 2008
Modelagem matemática e Educação de Jovens e Adulto. (Carga horária: 4h).
UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, UNESP- FFC, Brasil.
2008 - 2008
pedagogia. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2008 - 2008
Grupo de estudos e pesquisa NUDHUC. (Carga horária: 32h).
Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



UNESP Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, UNESP- FFC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: estudante de graduação, Enquadramento Funcional: estudante


E.E. Dr. Rafael Paes de Barros, E.E. DR. R.P.B, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30


Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral, FAEF, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora


Prefeitura Municipal de Marília, PM/Marília, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prpfessora de EMEF, Carga horária: 27


EMEI Nossa Senhora da Glória, EMEI, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de EMEI, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2011 - 2012
LER E COMPREENDER: AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM LIVROS DO PROGRAMA NACIONAL DE BIBLIOTECA NA ESCOLA ? UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES AUTÔNOMOS
Descrição: Com os resultados do PISA, detectou-se pelo mundo uma crescente preocupação com as relações estabelecidas entre os leitores e o material escrito, em especial, o Livro de Literatura, e a compreensão do lido. No entanto, apesar de todo o investimento em programas de fomento à leitura, por parte do governo, as políticas públicas de Formação de Leitores não estão atingindo seus objetivos de formar leitores qualitativamente melhores. O projeto ora proposto é o desdobramento de uma pesquisa de Políticas públicas financiada pela FAPESP e CNPq, de 2006 a 2010, como parte das atividades do CELLIJ (Centro de Estudos em Leitura, Literatura Infantil e Juvenil) e do Grupo de Pesquisa PROLEAO - Processos de Leitura e Escrita: Apropriação e Objetivação - que diagnosticou, entre outras coisas, que os livros de literatura infantil não circulam nas escolas e que os professores sentem dificuldade de ensinar seus alunos a lerem. Consequentemente, essas crianças decodificam, mas não compreendem o que leem. Diante de tais constatações, este projeto tem por principal objetivo verificar como os livros do Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) podem aliar-se à metodologia de estratégias de compreensão leitora para transformar alunos de séries iniciais do Ensino Fundamental (1º. ao 5º. ano) de Presidente Prudente e Marília (Estado de São Paulo - Brasil) em leitores autônomos. A matriz metodológica configura-se em dois momentos distintos: a) Verificar quais livros de literatura infantil do Programa Nacional de Biblioteca na Escola existem nas escolas dos dois municípios; como estão organizados; como circulam e como são utilizados nas relações entre os agentes escolares, bem como identificar o acesso para além do universo escolar. Um segundo momento, será o de aliar os livros do PNBE quanto a dois aspectos: à estrutura do texto narrativo e à estratégia de compreensão leitora, por meio de análises dos livros e elaboração de atividades para o ensino das estratégias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Lizbeth Oliveira de Andrade - Integrante / Cyntia Graziela Guizellim Simões Girotto - Integrante / Dagoberto Buim Arena - Integrante / Renata Junqueira de Souza - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2011 - 2011
"Leitura e Contação de Histórias: janelas ao sonho e a reflexão"

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto em 18/04/2013.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Lizbeth Oliveira de Andrade - Integrante / Priscila Rodrigues Sonsim - Integrante / Cyntia Graziela Guizellim Simões Girotto - Coordenador / Isadora Chicarelli Amaro da Silva - Integrante / Yngrid Karolline Mendonça - Integrante.
2010 - 2010
Crianças, leitoras e literatura: a ação dos mediadores o aprendizado da linguagem escrita
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2012
Atividades de leitura e escrita à luz da teoria Histórico-Cultural
Descrição: Este projeto objetiva realizar estudos teórico-práticos em torno da temática do ensinar e aprender a ler e a escrever à luz da Teoria Histórico- Cultural, buscando compreender as contribuições dos autores ligados a esta teoria acerca do desenvolvimento humano e mais especificamente da linguagem na perspectiva de estabelecer diretrizes paea as práticas educativas de leitura e escrita na escola da infência (0-10 anos)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Lizbeth Oliveira de Andrade - Integrante / Cyntia Graziela Guizellim Simões Girotto - Coordenador.
2008 - 2009
Atividades de leitura literária: mediações para o aprendizado da leitura e da escrita (PROGRAD - FUNDUNESP)
Descrição: Trata-se de projeto vinculado ao Núcleo de Ensino que têm como objetivo contribuir para a a formação inicial e continuada de professores no campo da literatura infantil, criando condições para que possam: refletir e organizar práticas pedagógicas, intencionalmente planejadas, dirigidas à ampla formação da inteligência e da personalidade infantis, considerando as atividades de leitura literária, decorrentes da literatura infantil ; valorizar o seu papel de mediador e de exemplo de atitudes e de ações para as crianças quando lê ou conta histórias e, acima de tudo, quando lhes dá a possibilidade de serem protagonistas ativas do momento da rotina diária com a literatura infantil no âmbito educacional; e explicitar procedimentos pedagógicos que poderão servir ao desenvolvimento de atividades de leitura literária mediadoras à apropriação da leitura e da escrita; contribuindo para que repensem o papel da literatura infantil como meio propício para motivar a atividade e, por meio dela, a formação e o uso de capacidades especificamente humanas na infância, sendo planejada e pensada como recurso lúdico e pedagógico a um só tempo. (CARGA HORÁRIA DE 432 hs).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
Atividades de leitura literária: mediações para o aprendizado da leitura e da escrita
Descrição: Trata-se de projeto vinculado ao Núcleo de Ensino que têm como objetivo contribuir para a formação inicial e continuada de professores no campo da literatura infantil, criando condições para que possam: refletir e organizar práticas pedagógicas, intencionalmente planejadas, dirigidas à ampla formação da inteligência e da personalidade infantis, considerando as atividades de leitura literária, decorrentes da literatura infantil ; valorizar o seu papel de mediador e de exemplo de atitudes e de ações para as crianças quando lê ou conta histórias e, acima de tudo, quando lhes dá a possibilidade de serem protagonistas ativas do momento da rotina diária com a literatura infantil no âmbito educacional; e explicitar procedimentos pedagógicos que poderão servir ao desenvolvimento de atividades de leitura literária mediadoras à apropriação da leitura e da escrita; contribuindo para que repensem o papel da literatura infantil como meio propício para motivar a atividade e, por meio dela, a formação e o uso de capacidades especificamente humanas na infância, sendo planejada e pensada como recurso lúdico e pedagógico a um só tempo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Lizbeth Oliveira de Andrade - Integrante / Paula Stephany de Camargo da Silva - Integrante / Priscila Rodrigues Sonsim - Integrante / Thais Barbosa Passos - Integrante / Thaís Julia Rodrigues - Integrante / Cyntia Graziela Guizellim Simões Girotto - Coordenador.Financiador(es): Fundação para o Desenvolvimento da UNESP - Bolsa.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FONSECA, Yolanda Domingues2017FONSECA, Yolanda Domingues ; ANDRADE, L. O. . DEFICIÊNCIA AUDITIVA: UMA SUPERAÇÃO POSSÍVEL A PARTIR DA ADAPTAÇÃO DO CURRÍCULO. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia, v. 1, p. 1-8, 2017.

2.
BROCANELLI, C. R.2013BROCANELLI, C. R. ; GIROTTO, C. G. G. S. ; ANDRADE, L. O. . A EDUCAÇÃO COMO EXPERIÊNCIA A PARTIR DE HISTÓRIAS LIDAS E CONTADAS: MOMENTOS DE (RE) CRIAÇÃO DA INFÂNCIA. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 01, p. 01-15, 2013.

3.
BROCANELLI, C. R.2011BROCANELLI, C. R. ; ANDRADE, L. O. . O NARRADOR DE WALTER BENJAMIN E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: (duas) CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ATUAL. Colloquium Humanarum, v. 08, p. 759-766, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ANDRADE, L. O.; GIROTTO, C.G.G.S. . Praticas pedagógicas com textos literários: estratégias de leitura na infancia. 1. ed. Tubarão: copiart, 2017. v. 1. 220p .

Capítulos de livros publicados
1.
RIBEIRO, A. E. M. ; ANDRADE, L. O. ; COSTA Y.K.M. ; GIROTTO, C.G.G.S. . A mulher representada nos livros de Literatura Infantil contemporâneos: Sementes de ideias lançadas para possíveis brotos de reflexão. In: Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo. (Org.). Educação: mulheres, gênero e violência. 1ed.São Paulo: cultura acadêmica editora, 2015, v. 1, p. 241-254.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MARINI, C.M. ; PEREIRA, F. da S. ; ANDRADE, L. O. ; GIROTTO, C.G.G.S. . O QUE ACONTECE QUANDO SE CONTA UMA HISTÓRIA? DADOS DE UM PROJETO DE PESQUISA.. In: 2º Congresso internacional sore a Teoria Histórico- Cultural & 13ª Jornada do Núcleo de ensino de Marília., 2014, Marília. 2º Congresso internacional sore a Teoria Histórico- Cultural & 13ª Jornada do Núcleo de ensino de Marília.Teoria Histórico- cultural e desenvolvimento humano: questões fundamentais para a educação escolar.. Marília: Unesp, 2014. p. 1-9.

2.
ANDRADE, L. O.. Um estudo sobre o desenvolvimento da memória a partir das contribuições das atividades literárias: implicações pedagógicas para a Educação Infantil. In: XVI Seminário de Pesquisa, 2014, Marília. XVI Seminário de Pesquisa. Marília: Unesp, 2014. p. 1-9.

3.
BROCANELLI, C. R. ; ANDRADE, L. O. . ' O NARRADOR' DE WALTER BENJAMIM E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: (DUAS) CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ATUAL. In: XVI Encontro de pesquisa e Institucional e Iniciação Científica (ENAPI) no Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2011), 2011, Presidente Prudente. ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão., 2011. v. 1. p. 759-766.

4.
ANDRADE, L. O.; SONSIM, Priscila Rodrigues ; GIROTTO, C.G.G.S. . LEITURA E INCLUSÃO SOCIAL UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS. In: VI SEMINÁRIO DE DIREITOS HUMANOS DO SÉCULO XXI & IV ENCONTRO DE DIREITOS HUMASNOS DA UNESP, 2010, Marília. Seminário Direitos Humanos no século XXI (UNESP), 2010. p. 1-8.

5.
SONSIM, Priscila Rodrigues ; ANDRADE, L. O. ; GIROTTO, C.G.G.S. . O direito à leitura como forma de inclusão social: extratégias para a formação do leitor.. In: IX CONCRESO INTERNACIONAL DE SALUD MENTAL Y DERECHOS HUMANOS, 2010, Buenos Aires. IX CONCRESO INTERNACIONAL DE SALUD MENTAL Y DERECHOS HUMANOS, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, L. O.. Um estudo sobre o desenvolvimento da memória a partir das contribuições das atividades literárias: implicações pedagógicas para a Educação Infantil. In: XVI Seminário de pesquisa do programa de pós-graduação em educação, 2014. XVI Seminário de pesquisa do programa de pós-graduação em educação, 2014.

2.
GONÇALVES, C.G. ; GIROTTO, C.G.G.S. ; BARROSO, D.F. ; SILVA, I.C.A. ; ANDRADE, L. O. ; SONSIM, Priscila Rodrigues ; SANTOS, T.C. dos ; MENDONÇA, Y.K. . ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA AÇÃO MEDIADORA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR AUTÔNOMO. In: 10ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2011, Marília. 10ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2011. p. 1-8.

3.
GONÇALVES, C.G. ; GIROTTO, C.G.G.S. ; BARROSO, D.F. ; SILVA, I.C.A. ; ANDRADE, L. O. ; SONSIM, Priscila Rodrigues ; SANTOS, T.C. dos ; MENDONÇA, Y.K. . BARÃO-TU, PÃO BICHOPA E TODOS OS TRONSMONS- O DESPERTAR DA IMAGINAÇÃO E FORMAÇÃO DO(A) LEITOR(A) MIRIM POR MEIO DE LEITURAS E CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS.. In: 10ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2011, Marília. 10ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2011. p. 1-7.

4.
ANDRADE, L. O.; RODRIGUES, Thaís Julia ; Paula Stephany de Camargo da Silva ; SONSIM, Priscila Rodrigues ; GIROTTO, C.G.G.S. . A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS (DAS) PROFESSORES (AS): USO DE LEITURA INFANTIL E CONTOS COMO ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA.. In: 13ª JORNADA PEDAGÓGICA- Formação do pedagogo e da Pedagoga: pressupostos e perspectivas., 2010, Marília. 13ª JORNADA PEDAGÓGICA- Formação do pedagogo e da Pedagoga: pressupostos e perspectivas., 2010. p. 1-8.

5.
ANDRADE, L. O.; Paula Stephany de Camargo da Silva ; SONSIM, Priscila Rodrigues ; PASSOS, Thais Barbosa ; RODRIGUES, Thaís Julia ; GIROTTO, C.G.G.S. . Mediações para o aprendizado da leitura e da escrita. In: 9ª Jornada do núcleo de ensino de Marília, 2010, Marília. 9ª Jornada do núcleo de ensino de Marília, 2010. p. 1-8.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, L. O.; BROCANELLI, C. R. ; GIROTTO, Cyntia Graziela Guizelim Simões . SER ASAS E NÃO GAIOLA: literatura infantil e contação de histórias como ferramentas para o desenvolvimento da imaginação e atividade criadora. In: XV Jornada pedagógica, 2014, Marília. XV Jornada Pedagógica. Formação de professores: Curso de Pedagogia em debate, 2014.

2.
KOHLE, E. C. ; Souza, J.P.F ; ANDRADE, L. O. ; MENDONÇA, Y.K. ; RIBEIRO, A. E. M. . GRUPO DE PESQUISA PROLEAO: 'PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA: APROPRIAÇÃO E OBJETIVAÇÃO'. In: XV Jornada Pedagógica, 2014, Marília. XV Jornada Pedagógica. Formação de professores: curso de Pedagogia em debate.. Marília: Unesp, 2014. p. 1-1.

3.
ANDRADE, L. O.; BROCANELLI, C. R. ; GIROTTO, C.G.G.S. . SER ASAS E NÃO GAIOLA: literatura infantil e contação de histórias como ferramentas para odesenvolvimento da imaginação e atividade criadora. In: XV Jornada Pedagógica, 2014, Marília. XV Jornada Pedagógica. Formação de professores: curso de Pedagogia em debate.. Marília: Unesp, 2014. p. 1-1.

Artigos aceitos para publicação
1.
BROCANELLI, C. R. ; GIROTTO, C.G.G.S. ; ANDRADE, L. O. . A educação como experiência a partir de histórias lidas e contadas: momentos de (re) criação da infância'. Revista de Educação PUC-Campinas, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
ANDRADE, L. O.; GIROTTO, C.G.G.S. . Estratégias de leitura na educação infantil? Reflexões a partir de atividades literárias na infãncia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MENDONÇA, Y.K. ; ANDRADE, L. O. ; GIROTTO, C.G.G.S. . A concepção de um grupo de alunos do curso de biblioteconomia acerca da leitura e da contação de histórias.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ANDRADE, L. O.; COSTA Y.K.M. ; RIBEIRO, A. E. M. ; GIROTTO, C.G.G.S. . A mulher representada nos livros de Literatura Infantil contemporâneos: sementes de ideias lançadas para possíveis brotos de reflexão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ANDRADE, L. O.. A importância da contação de histórias na socialização. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
ANDRADE, L. O.; BROCANELLI, C. R. ; GIROTTO, C. G. G. S. . SER ASAS E NÃO GAIOLA: literatura infantil e contação de histórias como ferramentas para o desenvolvimento da imaginação e atividade criadora. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ANDRADE, L. O.. Um estudo sobre o desenvolvimento da memória a partir das contribuições das atividades literárias: implicações pedagógicas para a Educação Infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
Souza, J.P.F ; ANDRADE, L. O. . Oficina Intergeracional: Provocações poéticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ANDRADE, L. O.. Contação de histórias: Que história será?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ANDRADE, L. O.. Literatura Infantil e contação de histórias: Quando isto vira aquilo.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ANDRADE, L. O.; GIROTTO, C.G.G.S. . Atividades Literárias E Suas Contribuições Para O Desenvolvimento Da Memória:Implicações Pedagógicas Para A Educação Infantil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
KOHLE, E. C. ; Souza, J.P.F ; ANDRADE, L. O. ; MENDONÇA, Y.K. ; RIBEIRO, A. E. M. . GRUPO DE PESQUISA PROLEAO: 'PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA: APROPRIAÇÃO E OBJETIVAÇÃO'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MARINI, C.M. ; PEREIRA, F. da S. ; ANDRADE, L. O. ; GIROTTO, C.G.G.S. . O QUE ACONTECE QUANDO SE CONTA UMA HISTÓRIA? DADOS DE UMPROJETO DE PESQUISA.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
ANDRADE, L. O.. Contação de histórias: Que história será?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
ANDRADE, L. O.. A importância da contação de histórias na socialização. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
ANDRADE, L. O.. Contação de Histórias- Quem conta um conto aumenta um ponto: contribuições das Narrativas de histórias na atualidade.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SILVA, I.C.A. ; ANDRADE, L. O. ; MENDONÇA, Y.K. ; SONSIM, Priscila Rodrigues ; VILAR, L.P. . TREM MÁGICO, BAÚ DOS TESOUROS, COLCHA DE RETALHOS E CAIXAS QUE CONTAM HISTÓRIAS: RECURSOS MATERIAIS E DIDÁTICOS QUE AUXILIAM NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA LEITORA.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
BROCANELLI, C. R. ; ANDRADE, L. O. . O NARRADOR DE WALTER BENJAMIN E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: (DUAS) CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ATUAL.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
GONÇALVES, C.G. ; GIROTTO, C.G.G.S. ; BARROSO, D.F. ; SILVA, I.C.A. ; ANDRADE, L. O. ; SONSIM, Priscila Rodrigues ; SANTOS, T.C. dos ; MENDONÇA, Y.K. . BARÃO-TU, PÃO BICHOPÂ E TODOS OS TRONSMONS- O DESPERTAR DA IMAGINAÇÃO E FORMAÇÃO DO(A) LEITOR(A) MIRIM POR MEIO DE LEITURAS E CONTAÇÕES DE HISTÓRIAS.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
ANDRADE, L. O.; GIROTTO, C.G.G.S. . CRIANÇA LEITORA, JOVEM LEITOR: O DEPERTAR PARA O GOSTO DA LEITURA LITERÁRIA.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
ANDRADE, L. O.; GIROTTO, C.G.G.S. . Criança Leitora, Joven leitor: o despertar para o gosto da leitura literária.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ANDRADE, L. O.; GIROTTO, C.G.G.S. . Literatura Infantil e Contos na articulação da criança leitora. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
SILVA, I.C.A. ; ANDRADE, L. O. ; GIROTTO, C.G.G.S. ; BARROSO, D.F. ; GONÇALVES, C.G. . HORA DO CONTO: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DE LEITORES AUTÔNOMOS E O DESPERTAR DA IMAGINAÇÃO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
BROCANELLI, C. R. ; ANDRADE, L. O. . ' O NARRADOR ' DE WALTER BENJAMIM E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS (duas) CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ATUAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
GONÇALVES, C.G. ; GIROTTO, C.G.G.S. ; BARROSO, D.F. ; SILVA, I.C.A. ; ANDRADE, L. O. ; SONSIM, Priscila Rodrigues ; SANTOS, T.C. dos ; MENDONÇA, Y.K. . ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA AÇÃO MEDIADORA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR AUTÔNOMO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
ANDRADE, L. O.; Paula Stephany de Camargo da Silva ; SONSIM, Priscila Rodrigues ; PASSOS, Thais Barbosa ; RODRIGUES, Thaís Julia ; GIROTTO, Cyntia Graziela Guizelim Simões . MEDIAÇÕES PARA O APRENDIZADO DA LEITURA E ESCRITA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
ANDRADE, L. O.; SONSIM, Priscila Rodrigues ; GIROTTO, Cyntia Graziela Guizelim Simões . LEITURA E INCLUSÃO SOCIAL UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
ANDRADE, L. O.; RODRIGUES, Thaís Julia ; SONSIM, Priscila Rodrigues ; GIROTTO, Cyntia Graziela Guizelim Simões ; Paula Stephany de Camargo da Silva . A IMPORTANCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS(AS) PROFESSORES(AS): uso de literatura infantil e contos como estratpegias para o ensino de leitura e escrita.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
SONSIM, Priscila Rodrigues ; ANDRADE, L. O. ; GIROTTO, C.G.G.S. . O direito à leitura como forma de inclusão social: extratégias para a formação do leitor.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
ANDRADE, L. O.. Desenvolvimento da memória em crianças pré-escolares por meio de atividades literárias: contribuições da THC 2016 (Dissertação de mestrado).

2.
ANDRADE, L. O.. Literatura infantil e as narrativas dos contos: ferramentas para a formação da atividade criadora e imaginação na infância. Marília: Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2012 (Trabalho de conclusão de curso).


Demais tipos de produção técnica
1.
GIROTTO, C.G.G.S. ; RIBEIRO, A. E. M. ; ANDRADE, L. O. ; COSTA Y.K.M. . A representação do feminino nos livros de Literatura Infantil: uma análise do texto verbal e não-verbal. 2015. .

2.
ANDRADE, L. O.; RIBEIRO, A. E. M. ; COSTA Y.K.M. ; GIROTTO, C.G.G.S. . A Cuca vem pegar e outras histórias de arrepiar: figuras mitológicas do folclore brasileiro na produção da atividade literária.. 2015. .

3.
ANDRADE, L. O.. A arte de contar histórias no século XXI. 2015. .

4.
ANDRADE, L. O.. A importância da contação de histórias na socialização. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ANDRADE, L. O.; Souza, J.P.F . Oficina Intergeracional: Provocações poéticas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
ANDRADE, L. O.. Contação de histórias: Que história será?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
ANDRADE, L. O.. Literatura Infantil e contação de histórias: Quando isto vira aquilo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
ANDRADE, L. O.. Amanhecer Esmeralda e outras histórias. 2016 (Apresentação de contação de histórias).

2.
ANDRADE, L. O.. HISTÓRIAS POPULARES ? A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA PARA A HUMANIZAÇÃO. 2015 (Contação de história).

3.
ANDRADE, L. O.. CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: CONTOS E CAUSOS DE PEDRO MALASARTES. 2015 (contação de histórias).

4.
ANDRADE, L. O.. Contos e causos populares brasileiros. 2015 (Contação de histórias).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAMARGO L dos S; ANDRADE, L. O.; DIAS S. A.. Participação em banca de Franciele Souza.A música e sua relevância no cotidiano da educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação.

2.
DIAS S. A.; SILVA O.V. da; ANDRADE, L. O.. Participação em banca de Camila Codonho.Escola educação inclusiva: A importância da música na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação.

3.
SILVA O.V. da; ANDRADE, L. O.; DIAS S. A.. Participação em banca de Danielli Knafel.A contribuição das atividades ludicas no processo de ensino e aprendizagem da criança com sindrome Down na idade pré escolar.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação.

4.
ANDRADE, L. O.; SILVA O.V. da; DIAS S. A.. Participação em banca de Leticia Inácio Pereira.A importância do brincar na formação da criança.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação.

5.
ANDRADE, L. O.; DIAS S. A.; SILVA O.V. da. Participação em banca de Claudia Noemi Rodrigues.Arte e educação ambiental na infância: um diálogo possível.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação.

6.
ANDRADE, L. O.; DIAS S. A.; SILVA O.V. da. Participação em banca de Deise França Santos Zeferino.Educação infantil dos primeiros meses aos 6 anos.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação.

7.
DIAS S. A.; ANDRADE, L. O.; SILVA O.V. da. Participação em banca de Simone Dalpra.A importância da creche para o desenvolvimento infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral.

8.
ANDRADE, L. O.; DIAS S. A.; SILVA O.V. da. Participação em banca de Lilia Santana Mesquita.As dificuldades de adaptação das crianças do maternal: uma reflexão da prática pedagógica na educação.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral.

9.
ANDRADE, L. O.; DIAS S. A.; SILVA O.V. da. Participação em banca de Thais Sanches de Almeida.Os jogos e brincadeiras como instrumentos de aprendizagem.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral.

10.
ANDRADE, L. O.; VALENTIM F. O. D.; MATTOS G. G.. Participação em banca de Angela Maria Sanches.A importância do conto de fadas para o desenvolvimento da criança.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral.

11.
VALENTIM F. O. D.; ANDRADE, L. O.; MATTOS G. G.. Participação em banca de Patricia Fernanda dos Santos.Educação Inclusiva e o desafio da formação de professores.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral.

12.
MATTOS G. G.; AZEVEDO A. J. de; ANDRADE, L. O.. Participação em banca de Izamara Frota de Souza.Estudos reflexivos sobre a influência da disciplina nos processos de ensino e aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral.

13.
VALENTIM F. O. D.; ANDRADE, L. O.; MATTOS G. G.. Participação em banca de Marta Valéria Malange.Acessibilidade e inclusão escolar de crianças com deficiência física.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXI Simpósio de Ciências Aplicadas.A ludicidade no processo de iniciação a alfabetização. 2018. (Simpósio).

2.
XXI Simpósio de Ciências Aplicadas.Como o trabalho com a musicalização pode auxiliar no desenvolvimento de alunos com transtornos de aprendizagem. 2018. (Simpósio).

3.
Semana da Padagogia.Música na educação infantil. 2017. (Encontro).

4.
Simpósio Faef.Relação Ludico e a educação: a busca por um ensino desenvolvente. 2016. (Simpósio).

5.
Simpósio Pedagogia Faef.Lúdico e a aprendizagem: uma reflexão. 2016. (Simpósio).

6.
Simpósio Pedagogia Faef.O papel do professor em uma aprendizagem significativa. 2016. (Simpósio).

7.
Universidade Aberta à Terceira idade.A arte de contar histórias no século XXI. 2015. (Outra).

8.
11º Encontro de Pesquisa em educação da região sudeste: culturas, politicas e praticas educacionais e suas relações com a pesquisa ( Anpedinha- 2014).Atividades Literárias E Suas Contribuições Para O Desenvolvimento Da Memória:Implicações Pedagógicas Para A Educação Infantil. 2014. (Encontro).

9.
1º Festival Literário de Birigui.Literatura infantil e contação de histórias: Quando isto vira aquilo. 2014. (Oficina).

10.
1º Festival Literário de Birigui.Contação de histórias: Que história será?. 2014. (Oficina).

11.
2º Congresso internacional sore a Teoria Histórico- Cultural & 13ª Jornada do Núcleo de ensino de Marília.. O QUE ACONTECE QUANDO SE CONTA UMA HISTÓRIA? DADOS DE UMPROJETO DE PESQUISA.. 2014. (Congresso).

12.
II Seminário de Projetos de Extensão sobre a Escola de Vigotsky. 2014. (Seminário).

13.
Minicurso: Literatura e música " Poetas e Canções". 2014. (Oficina).

14.
Mini curso de formação literária: poemas escolhidos. 2014. (Oficina).

15.
Oficina Cultural Tarsila do Amaral.Oficina Intergeracional: Provocações poéticas. 2014. (Oficina).

16.
XVI Seminário de Pesquisa do programa de Pós graduação em Educação.Um estudo sobre o desenvolvimento da memória a partir das contribuições das atividades literárias: implicações pedagógicas para a Educação Infantil. 2014. (Seminário).

17.
XV Jornada Pedagógica.SER ASAS E NÃO GAIOLA: literatura infantil e contação de histórias como ferramentas para o desenvolvimento da imaginação e atividade criadora. 2014. (Outra).

18.
XV Jornada Pedagógica.GRUPO DE PESQUISA PROLEAO: "PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA: APROPRIAÇÃO E OBJETIVAÇÃO". 2014. (Outra).

19.
A Filosofia e a literatura como pensamento e ação. 2013. (Outra).

20.
Estudos de Literatura e Sociedade- novas vivências literárias. 2013. (Outra).

21.
Estudos de Literatura e Sociedade- novas vivências literáriS. 2013. (Outra).

22.
Literatura contemporânea- escrita criativa na formação de leitores. 2013. (Outra).

23.
I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico Cultural e 11ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. 2012. (Congresso).

24.
XIV Jornada Pedagógica.TREM MÁGICO, BAÚ DOS TESOUROS, COLCHA DE RETALHOS E CAIXAS QUE CONTAM HISTÓRIAS: RECURSOS MATERIAIS E DIDÁTICOS QUE AUXILIAM NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA LEITORA.. 2012. (Outra).

25.
10ª Jornada do núcleo de ensino de Marília.ESTRATÉGIAS DE LEITURA: UMA AÇÃO MEDIADORA PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR AUTÔNOMO.. 2011. (Outra).

26.
Curso Introdutório à História da Arte a partir da Coleção do MASP. 2011. (Oficina).

27.
Desvendando o espaço geografico a partir de rótulos de embalagens. 2011. (Oficina).

28.
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2011), VIII ENAENS, XVI ENAPI e IX ENAEXT.O NARRADOR DE WALTER BENJAMIM E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: (DUAS) CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO ATUAL. 2011. (Encontro).

29.
I Ciclo de debates "Crianças e literatura: o ensino das Estratégias de Leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental". 2011. (Outra).

30.
I Ciclo de Palestras - Formação de Professores, " Saberes de referência da profissão docente e lugar de sua produção: alguns aspectos.. 2011. (Outra).

31.
I Congresso Internacional do grupo de Pesquisa. CRIANÇA LEITORA, JOVEM LEITOR: O DESPERTAR PARA O GOSTO DA LEITURA LITERÁRIA.. 2011. (Congresso).

32.
Práticas de mediação da leitura na educação infantil. 2011. (Oficina).

33.
XIX Seminário de Iniciação Científica da UFOP.HORA DO CONTO: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DE LEITORES AUTÔNOMOS E O DESPERTAR DA IMAGINAÇÃO.. 2011. (Seminário).

34.
XXIII Congresso de Iniciação Cientifica da Unesp. Literatura infantil e contos na articulação da criança leitora. 2011. (Congresso).

35.
13ª JORNADA PEDAGÓGICA- Formação de Pedagogo e da Pedagoga: pressupostos e perspectivas. 2010. (Outra).

36.
13ª JORNADA PEDAGÓGICA- Formação do Pedagogo e da Pedagoga: pressupostos e perspectivas..A IMPORTANCIA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS(AS) PROFESSORES(AS): uso de literatura infantil como estratégias para o ensino de leitura e escrita.. 2010. (Outra).

37.
9ª JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA- ensino e aprendizagem como processos humanizadores: propostas da teoria histórico-cultural para a educação básica..MEDIAÇÕES PARA O APRENDIZADO DA LEITURA E DA ESCRITA. 2010. (Outra).

38.
9ª JORNADA DO NÚCLEO DE ENSINO DE MARÍLIA- Ensino e aprendizagem como processos humanizadores: propostas da teoria histórico-cultural para a educação básica.. 2010. (Outra).

39.
A Literatura Infantil em Portugal. 2010. (Outra).

40.
A PRÁTICA PEDAGÓGICA A LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS. 2010. (Oficina).

41.
AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR. 2010. (Oficina).

42.
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO. 2010. (Oficina).

43.
Educação Humanista: o homem concreto na sua inteireza. 2010. (Oficina).

44.
Palestra Internacional- A Literatura Infantil em Portugal. 2010. (Outra).

45.
VI SEMINÁRIO DE DIREITOS HUMANOS DO SÉCULO XXI & IV ENCONTRO DE DIREITOS HUMANOS DA UNESP.LEITURA E INCLUSÃO SOCIAL EM RELATO DE EXPERIÊNCIAS. 2010. (Seminário).

46.
VI SEMINÁRIO DE DIREITOS HUMANOS DO SÉCULO XXI & IV ENCONTRO DE DIREITOS HUMANOS DA UNESP. 2010. (Seminário).

47.
7º Encontro do PEJA E 5º Seminário Regional de EJA- Memórias e histórias de vida: interfaces com a aprendizagem. 2009. (Encontro).

48.
A utilização de objetos de aprendizagem no ensino de Matemática. 2008. (Oficina).

49.
Educação de jovens e adultos e a contação de histórias: o que as caixas contam; durante o VI Encontro do PEJA e IV Encontro de EJA. 2008. (Outra).

50.
II Seminário Científico: Teoria Política do Socialismo- Marximo e movimentos sociais na virada do milênio. 2008. (Seminário).

51.
Modelagem matemática e Educação de Jovens e Adultos.. 2008. (Oficina).

52.
VI Encontro do PEJA e IV Encontro Regional de EJA. 2008. (Encontro).

53.
VI Seninário do Trabalho; trabalho, economia e educação no século XXI. 2008. (Seminário).

54.
V Seminario Direitos Humanos no século XXI E VII Semana da Mulher. 2008. (Seminário).

55.
XII Jornada Pedagogica- Tecnologia e Educação: um olhar crítico. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ANDRADE, L. O.. Feira de profissões 2012. 2012. (Exposição).

2.
ANDRADE, L. O.. Feira de profissões 2011. 2011. (Exposição).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
FONSECA, Yolanda Domingues2017FONSECA, Yolanda Domingues ; ANDRADE, L. O. . DEFICIÊNCIA AUDITIVA: UMA SUPERAÇÃO POSSÍVEL A PARTIR DA ADAPTAÇÃO DO CURRÍCULO. Revista Científica Eletrônica de Pedagogia, v. 1, p. 1-8, 2017.

Artigos aceitos para publicação
1.
BROCANELLI, C. R. ; GIROTTO, C.G.G.S. ; ANDRADE, L. O. . A educação como experiência a partir de histórias lidas e contadas: momentos de (re) criação da infância'. Revista de Educação PUC-Campinas, 2013.


Livros e capítulos
1.
ANDRADE, L. O.; GIROTTO, C.G.G.S. . Praticas pedagógicas com textos literários: estratégias de leitura na infancia. 1. ed. Tubarão: copiart, 2017. v. 1. 220p .

1.
RIBEIRO, A. E. M. ; ANDRADE, L. O. ; COSTA Y.K.M. ; GIROTTO, C.G.G.S. . A mulher representada nos livros de Literatura Infantil contemporâneos: Sementes de ideias lançadas para possíveis brotos de reflexão. In: Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo. (Org.). Educação: mulheres, gênero e violência. 1ed.São Paulo: cultura acadêmica editora, 2015, v. 1, p. 241-254.


Apresentações de Trabalho
1.
Souza, J.P.F ; ANDRADE, L. O. . Oficina Intergeracional: Provocações poéticas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ANDRADE, L. O.. Literatura Infantil e contação de histórias: Quando isto vira aquilo.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ANDRADE, L. O.. Contação de histórias: Que história será?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ANDRADE, L. O.. A importância da contação de histórias na socialização. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
ANDRADE, L. O.. A importância da contação de histórias na socialização. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ANDRADE, L. O.; Souza, J.P.F . Oficina Intergeracional: Provocações poéticas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
ANDRADE, L. O.. Contação de histórias: Que história será?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ANDRADE, L. O.. A arte de contar histórias no século XXI. 2015. .

5.
ANDRADE, L. O.. Literatura Infantil e contação de histórias: Quando isto vira aquilo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Outras informações relevantes


Foi estagiária voluntária no Berçário Municipal Mãe Cristina na cidade de Marília durante o ano de 2008, neste teve a oportunidade de acompanhar o projeto da pedagoga Creuza Prates Galindo Soares intitulado ?Meu Broto de Leitura... Leitura de Histórias, Contos, Poesias... para bebês?. O mesmo foi um dos cinco finalistas do Prêmio Viva Leitura em 2008, que é uma iniciativa do Minestério da Educação (MEC), e inaugurou a Bebeteca Lu Martinez.
 Em 2008, foi bolsista BAEE I no Nucléo de Direitos Humanos e Cidadania, com orientação da Profª. Drª Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo.
 Em 2009 foi bolsista BAAE I sob orientação da Profª. Drª. Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto , com o projeto "Atividades de leitura literária" , totalizando 432 horas aula de atividades. No ano de 2010 com bolsa da Pró-Reitoria de Extenção Universitária (PROEX), sob orientação da Profª. Drª. Cyntia G.G.S. Girotto, participou como colaboradora do Projeto: "Crianças, leitura e literatura: a ação dos mediadores, com carga horária de 432 horas aula. 
De fevereiro de 2011 até Janeiro de 2018, foi voluntária na Associação Klinica da Alegria com presidência e fundação de Rafael Augusto Kwiatkoski Vieira, na Santa Casa de Misericórdia de Marília.
 Estágio Docente no conjunto das disciplinas no período de Maio de 2015- Agosto/2015 
(1)	Prática de Ensino da Educação Infantil
(2)	Estágio Supervisionado na Educação Infantil
(3)	Prática de Ensino nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
(4)	Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
OBS: Em três turmas (A, B e C) de terceiro ano do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Ciências- Unesp- Marília.
 Realizou o Trabalho de Conclusão de curso sob orientação da Drª Cyntia G.G.S. Girotto.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 18:23:12