Marílya Izabel Lopes Costa

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  • Última atualização do currículo em 15/10/2018


Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade Adventista de Fisioterapia (2006), Especialização em Saúde Coletiva- FAMAM (2009), Mestrado em Saúde Pública - Universidade Americana (2012) e Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente(2015). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Quilombo, Comunicação em Saúde, Educação em Saúde e Saúde da População Negra. Possui experiência em atividades de tutoria na Educação a Distância (EAD). Atualmente está como Coordenadora Adjunta do Curso de Enfermagem da Faculdade de Santa Cruz da Bahia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marílya Izabel Lopes Costa
Nome em citações bibliográficas
Costa;M.I.L.

Endereço


Endereço Profissional
Medical Fisio Center, Medical Fisio Center.
Rua Manoel Vilaboim
Centro
44380000 - Cruz das Almas, BA - Brasil
Telefone: (75) 981769531


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2012
Mestrado em Saúde Pública.
Universidad Americana, UA, Paraguai.
Título: A Educação em Saúde como estratégia de enfrentamento de queimaduras na infância,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Patty Fidélis de Almeida.
2014 - 2015
Mestrado profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.
Faculdade Maria Milza, FAMAM, Brasil.
Título: MAPEAMENTO DA HEMOGLOBINA S NA ATENÇÃO BÁSICA DE UM MUNICÍPIO DO RECÔNCAVO BAIANO: PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM SOFTWARE, Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Edmar José Borges de Santana.
Palavras-chave: Doença Falciforme; Políticas Públicas; Cadastramento.
Grande área: Outros
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública / Especialidade: SANITARISTA.
2008 - 2009
Especialização em Saúde Coletiva com ênfase em PSF. (Carga Horária: 3600h).
Faculdade Maria Milza, FAMAM, Brasil.
Título: Trabalho Infantil Na Saúde Coletiva.
Orientador: Lucimar Pires.
2002 - 2006
Graduação em Fisioterapia.
Faculdade Adventista de Fisioterapia, FAFIS, Brasil.
Título: Estudo epidemiológico das queimaduras de 2º grau causadas por líquido quente em crianças (1 mês a 13 anos) atendidas no HGE no período de janeiro de 2003 a 2006.
Orientador: Ana Rosa Lapa de Alcântara.




Formação Complementar


2018 - 2018
Doença Falciforme:conhecer para cuidar. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Capacitação em Atenção Integral à Saúde do Homem. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2017 - 2017
Curso de Capacitação em Microcefalia e Infecção por Vírus Zika: abordagem p. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2017 - 2017
Formação de Professores Mediadores para EAD. (Carga horária: 100h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.
2017 - 2017
Atenção Domiciliar na Rede Básica de saúde. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2014 - 2014
Formação de Tutores para a área de Saúde Coletiva.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2014 - 2014
Introdução em Vigilância em Saúde Ambiental no SUS. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2009 - 2009
Saude Cidadania. (Carga horária: 30h).
Departamento de Informática do SUS, DATASUS, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Ortopedia e Traumatologia. (Carga horária: 60h).
Portal da Fisioterapia, PORTAL, Brasil.
2008 - 2008
Fisioterapia em Obstetrícia. (Carga horária: 80h).
Portal da Fisioterapia, PORTAL, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Neurologia.
Faculdade Adventista de Fisioterapia, FAFIS, Brasil.
2003 - 2003
Introdução á Técnica de Pontos Motores em Crianças. (Carga horária: 20h).
Dra. Mara Malafaia, --, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Orientadora de TCC, Enquadramento Funcional: Tutora de TCC, Carga horária: 4
Outras informações
Orientadora de TCC no curso de Especialização em Saúde Coletiva: Concentração em Atenção Básica - Saúde da Família, voltado para profissionais do programa Mais Médicos

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Tutora, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora no Curso de Extensão em Saúde Coletiva sobre Atenção Integral a Pessoas com Doença Falciforme no período de fevereiro de 2018 a abril de 2018.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Tutora, Enquadramento Funcional: Tutora no Curso de Extensão em Saúde Coletiva, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 8
Outras informações
Tutora no curso de Especialização em Saúde Coletiva com concentração em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde com ênfase em Serviços de Hemoterapia

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Tutor do PROVAB, Enquadramento Funcional: Orientador
Outras informações
Orientadora do PROVAB- Especialização Lato Sensu


Faculdade Maria Milza, FAMAM, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Docente efetivo, Enquadramento Funcional: Professor mensalista, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas no Curso de Licenciatura em Educação Física: Atividade Física Saúde Coletiva, Crescimento Desenvolvimento e Aprendizagem Motora, Anatomia Humana e Fisiologia Humana. Disciplinas ministradas no Curso de Bacharelado em Odontologia: Odontologia na Saúde Coletiva Disciplinas ministradas na pós-graduação Lato sensu ( Saúde Coletiva com Ênfase em Sanitarismo) : Sistemas de Informação em Saúde e Educação e Comunicação em Saúde

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 8
Outras informações
Docente na Pós graduação Lato Sensu em Saúde Coletiva ( Disciplina: Educação e Comunicação em Saúde)

Atividades

06/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , PROINC, .

Linhas de pesquisa
Saúde da População Negra

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 40


Faculdade Zacarias de Goes, FAZAG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professora titular das disciplinas de: Saúde do Idoso, Saúde da Mulher, Psicomotricidade,Bioestatística,Gestão no Serviço de Saude


Medical Fisio Center, MEDICAL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Fisioterapeuta, Enquadramento Funcional: Profissional Liberal, Carga horária: 8


Centro Educacional Maria Milza, CEMAM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12
Outras informações
Docente nos cursos técnicos de Radilogia (Legislação Sanitária), Estética ( Vigilância Sanitária, Estética Facial, Estética Corporal e Processoa Alérgicos).


Faculdade Monte Negro/ FACE, FACE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Docente do curso de Educação Física da Faculdade Montenegro, lecionando as disciplinas: Fundamentos Teóricos e Práticos da Cultura Corporal, Lazer e Recreação e Anatomia Humana.


Prefeitura Municipal de Iaçu, PMI, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta - NASF, Carga horária: 30


Secretaria Munucipal de Assistência Social, SMAS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta - Coordenadora do PETI, Carga horária: 40
Outras informações
Coordenadora do Projeto Mexa-se Iaçu, Fisioterapeuta do CRAS- Iaçu ( realizando atividades funcionais com os grupos de idosos e gestantes)


Escola de Enfermagem Enfermeira Amasília Bastos, ESCOLA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4
Outras informações
Professora das disciplinas: Anatomia Humana; Primeiros Socorros e Patologia no Curso Técnico em Radiologia na Escola de Enfermagem Enfermeira Amasília Bastos;


Terraço, FERROVIA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 4
Outras informações
Elaboração de Análise Ergonômica


Clínica de Reabilitação Corporal ? OSTEOPREV, OSTEOPREV, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 40
Outras informações
Fisioterapia: estética, ortopédica, neurológica


Cerâmica Portal da Chapada, CERÂMICA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Fisioteapeuta, Carga horária: 8
Outras informações
Ginástica Laboral


Cerâmica Paraguaçu, CERÂMICA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Fisioteapeuta, Carga horária: 8
Outras informações
Ginástica Laboral


Cerâmica Turical, CERÂMICA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 8
Outras informações
Ginástica Laboral


Ronaldo Materiais de Construção, CERÂMICA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Prestação de Serviço, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 8
Outras informações
Ginástica Laboral


Centro de Formação Técnica Jesus Cristo Amado, JCA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 9
Outras informações
Docente no curso técnico de radiologia lecionando as disciplinas: Anatomia Humana, Incidências I e II, Primeiros Socorros e Radioproteção


Prefeitura Municipal de Sapeaçu, PMS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Atenção Básica, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Apoiadora Institucional, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 6
Outras informações
Professora no curso pré vestibular municipal, lecionando a disciplina de redação


Faculdade Adventista da Bahia, FADBA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 10
Outras informações
Supervisão de Estágio de Fisioterapia na Atenção Básica


Faculdade de Santa Cruz da Bahia, FSC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
Outras informações
Professora no curso de Enfermagem, conduzindo as disciplinas de Saúde Coletiva e Anatomia Humana

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor 40 hrs, Carga horária: 40
Outras informações
Professor com cara horária de 40 hrs

Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Professor mensalista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Adjunta do curso de Enfermagem, Carga horária: 40


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Tutor EAD, Carga horária: 4
Outras informações
Tutora no curso Saber para Cuidar: Doença Falciforme na Escola



Linhas de pesquisa


1.
Saúde da População Negra

Objetivo: Abordar temáticas inerentes a população negra tradicional do Recôncavo.


Projetos de pesquisa


2014 - 2015
MAPEAMENTO DA HEMOGLOBINA S NA ATENÇÃO BÁSICA DE UM MUNICÍPIO DO RECÔNCAVO BAIANO: PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UM SOFTWARE
Descrição: Produto do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
A Doença Falciforme e sua construção social
Descrição: A doença falciforme (DF) é uma patologia de nuance geográfica de ampla predominância no Brasil, tem sua origem na África, na Índia e Ásia e chegou às Américas em detrimento ao processo de escravidão através do tráfico de escravos de inúmeras tribos africanas. A DF tem sido objeto de trabalhos acadêmicos, entretanto, o aprofundamento em determinados aspectos relacionados aos construtos sociais, narrativas dos atores sociais e o processo educativo que envolve a temática carecem de discussão e análise crítica. Em face á este campo discursivo, o presente trabalho traz como problemática o questionamento de como se da á construção social da Anemia Falciforme como uma doença de preto (mídias, campanhas, história, racionalidades, outros) e traz como objetivo central analisar a construção social da Anemia Falciforme como doença de preto nas campanhas governamentais veiculadas nos meios de comunicação a partir de 1995 no Brasil. Espera-se com esta pesquisa fomentar a discussão sobre o construto social de Anemia Falciforme como doença de preto frente aos produtos comunicativos utilizados nas campanhas governamentais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NAS COMUNIDADES NEGRAS TRADICIONAIS DO RECÔNCAVO BAIANO: UM RECORTE SOBRE O IMPACTO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE BUCAL NA QUALIDADE DE VIDA.
Descrição: O presente projeto se insere na área da Saúde da População Negra, e ao falar de saúde junto a este grupo populacional, há uma necessidade de entendê-la como uma área de estudos interdisciplinares, de militância política na luta anti-racista e de reconhecimento de saberes e práticas, que partem da constatação de que o racismo e a discriminação racial colocam mulheres e homens negros em situações perversas de vulnerabilidade. O presente estudo problematiza a discussão de como se processam as intervenções educativas em saúde, com um recorte do impacto das condições de saúde bucal sobre a qualidade de vida, em comunidades quilombolas do recôncavo baiano..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Marílya Izabel Lopes Costa - Integrante / Edmar José Borges de Santana - Coordenador / Icaro Soares - Integrante.
2013 - Atual
Cadastramento online de pacientes falcêmicos
Descrição: A Anemia Falciforme (AF) é uma patologia de nuance geográfica de ampla predominância no Brasil e em especial no Recôncavo da Bahia. O objetivo do trabalho é realizar um mapeamento da AF no Recôncavo, permitindo um delineamento epidemiológico e territorial da doença. A anemia Falciforme já se apresenta como um problema de saúde pública, reflexo das iniquidades e segregações, assim, a justificativa e relevância desta pesquisa está em permitir uma visibilidade para os pacientes falcêmicos e trazer para o campo de discussão tal problemática..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Marílya Izabel Lopes Costa - Coordenador / Icaro Soares - Integrante.
2012 - 2014
NEGRAS - Núcleo de Estudos em Gênero, Raça e Saúde
Descrição: Grupo de estudos e pesquisas, interdisciplinar, que se propõe a discutir o processo saúde-adoecimento-cuidado, na perspectiva de gênero e raça. Tem o objetivo de promover estudos, pesquisas e intervenções que possibilitem a reflexão sobre a situação de saúde de grupamentos e coletividades, considerando as dimensões raciais e de gênero..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Marílya Izabel Lopes Costa - Integrante / Aline Maria Peixoto Lima - Integrante / Emanuelle Freitas Goes - Integrante / Liliane de Jesus Bittencourt - Integrante / Rosa Cândida Cordeiro - Integrante / Ana Maria Silva Oliveira - Integrante / Denize de Almeida Ribeiro - Coordenador / Amália Nascimento do Sacramento Santos - Integrante.
2011 - 2013
O papel da Atenção Primária à Saúde na coordenação dos cuidados em redes regionalizadas em microrregiões de saúde da Bahia
Descrição: O presente estudo busca identificar e analisar o papel da Atenção Primária à Saúde (APS), com base na Estratégia Saúde da Família, na coordenação dos cuidados em redes regionalizadas, em Microrregiões da Bahia, com base em três dimensões da Gestão do Cuidado, inspiradas por Cecílio (2009a): político-institucional, organizacional e das práticas de cuidado. Advogamos que as dimensões da gestão do cuidado permitem analisar e avaliar a organização da rede de serviços de saúde requerendo, para tanto, uma APS abrangente, coordenando uma rede de cuidados locais e regionais a partir das demandas da população de cada território.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) .
Integrantes: Marílya Izabel Lopes Costa - Integrante / Ariádina Heringer - Integrante / Patty Fidélis - Coordenador / Mariluce Karla Bomfim Sousa - Integrante / Simone Seixas da Cruz - Integrante / Djanilson Barbosa dos Santos - Integrante / Lígia Giovanella - Integrante / Adriano Maia dos Santos - Integrante / Ana Áurea Alécio de Oliveira Rodrigues - Integrante / Davi Félix Martins Júnior - Integrante / Edirlei Machado dos Santos - Integrante / José Andrade Louzado - Integrante / Lívia Lima Nogueira dos Santos - Integrante / Marluce Maria Araújo Assis - Integrante / Alécio de Oliveira Rodrigues - Integrante.


Projetos de extensão


2013 - 2015
Educação em saúde: desafios e potencialidades
Descrição: O presente projeto é estimulado pela reflexão sobre a importância da inclusão de metodologias de planejamento, didática e práticas pedagógicas para fortalecimento e efetividade na aplicação das medidas de educação em saúde..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Marílya Izabel Lopes Costa - Coordenador / Icaro Soares - Integrante / Denize Pimenta - Integrante.
2013 - 2013
Promoção da Saúde Bucal em escolares
Descrição: A proposta de saúde bucal para escolares surge como uma estratégia de desmitificar a ?figura? do profissional odontólogo, que no imaginário infantil vem agregada com estereótipos de medo, dor e agulha. A intervenção se respalda na afirmativa de que hábitos construídos durante a infância perduram por toda a vida. A literatura aponta e especialista corroboram, que a cárie dentária e a doença periodontal, são patologias que mais comumente afetam a cavidade bucal, merecendo um destaque ímpar a problemática da cárie na população de escolares. A odontologia neste contexto assume papel fundamental na construção e na ressignificação de hábitos saudáveis de saúde, tendo um compromisso com a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida da população..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
O brincar no contexto da hospitalização infantil
Descrição: O projeto busca proporcionar o dia do Brincar na pediatria do Hospital Regional de SAJ e no Hospital Municipal de Cruz das Almas. Os alunos matriculados na disciplina de Abordagem Cinematográfica em Saúde realizarão atividades lúdicas, que visam á promoção de um espaço capaz de incentivar a integração, a motivação e despertar risos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (31) .
Integrantes: Marílya Izabel Lopes Costa - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2011 - 2011
Periódico: FAZ Ciência


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública/Especialidade: SANITARISTA.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2018
Aprovada em 2º Lugar na seleção para tutora no curso Saber para Cuidar: Doença Falciforme na Escola, UFMG/NUPAD.
2018
Selecionada para o Banco de Avaliadores (BASIS), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
2017
Aprovada no Teste de Proficiência em Inglês, NUPEL UFBA.
2017
Aprovada como Tutora EAD, Instituto Federal do Espírito Santo.
2017
Palestra: Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais na Formação em Saúde, Seminário Nacional de Tecnologias na Educação.
2015
Aprovada na seleção de Credenciamento de Orientadores de Trabalho de Conclusão de Cursos de Especialização, Escola Estadual de Saúde Pública.
2014
Aprovada na seleção de Aluno Especial do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA 2014.1 ( ISCC13), nstituto de Saúde Coletiva da UFBA.
2014
Aprovada como Tutora em Educação a Distância para o Curso de Especialização em Saúde Coletiva com concentração em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde com ênfase em Serviços de Hemoterapia, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA.
2013
Aprovada como aluna especial no doutorado em Saúde Coletiva ISC- UFBA ( ISCB 95), ISC- UFBA.
2013
Aprovada no Teste de Proficiência em língua espanhola, Instituto Cervantes.
2012
Aprovação na seleção para aluno(a) especial no doutorado em saúde Coletiva da UFBA (ISC-525), UFBA- ISC.
2011
Aprovada em primeiro lugar no concurso para professor temporário na UFRB, UFRB ( Edital N 16).
2006
Aluna Superação, Faculdade Adventista de Fisioterapia.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
SANTANA; SILVA, I. A. S. ; PAZ, C. Q. S. . A odontologia coletiva como prática educativa problematizadora. In: II Mostra Científica do SUS, 2014. II Mostra científica do SUS: Educando para a Saúde, 2014.

2.
SANTANA; SILVA, I. A. S. ; SANTANA, E. J. B. . Vulnerabilidade ambiental e doença falciforme. In: III Seminário sobre Saúde da População Negra, 2014, Feira de Santana. III Seminário sobre Saúde da População Negra, 2014.

3.
SOUZA, I. S. ; SANTANA ; SILVA, I. A. S. ; SANTANA, E. J. B. ; AQUINO, T. S. . Complicações da a Anemia Falciforme na cavidade bucal. In: III Seminário sobre Saúde da População Negra, 2014, Feira de Santana. III Seminário sobre Saúde da População Negra, 2014.

4.
SANTANA; SILVA, J. J. . A educação em saúde como estratégia de enfrentamento de iniquidades raciais em saúde. In: Congresso Baiano de Pesquisadores negros, 2013, Cruz das Almas. Resumos, 2013. v. 1. p. 06.

5.
BARBOSA, V. L. ; SANTANA . Cadastramento Online de pacientes falcêmicos. In: Fórum Internacional 20 de Novembro, 2013, Cruz das Almas. Fórum Internacional 20 de Novembro, 2013.

6.
SILVA, P. A. ; SANTANA . (IN)Visibilidade da Comunidades Quilombolas no Contexto de Saúde: Um Olhar da Baixa da Linha no Município de Cruz das Almas- BA. In: Fórum Internacional 20 de Novembro, 2013, Cruz das Almas. Fórum Internacional 20 de Novembro, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
PIMENTA, D. ; SANTANA ; PAZ, C. Q. S. . Educação em saúde: desafios e potencialidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SANTANA; SOARES, I. ; PIMENTA, D. ; PAZ, C. Q. S. . Educação em saúde: desafios e potencialidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
OLIVEIRA, D. L. ; SANTANA . Identidade e Movimento Racial: um relato de experiência no Quilombo alto do Morro em Santo Antõniode Jesus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SANTANA. Saúde da População Negra do Recôncavo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SANTANA. Anemia Falciforme. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA, P. A. ; SANTANA . (IN)Visibilidade da Comunidades Quilombolas no Contexto de Saúde: Um Olhar da Baixa da Linha no Município de Cruz das Almas- BA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTANA; SILVA, J. J. ; BARBOSA, V. L. ; SANDE, G. . Cadastramento Online de Pacientes Falcêmicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
OLIVEIRA, D. L. ; SANTANA . Identidade e Movimento Racial: um relato de experiência no Quilombo Alto do Morro em Santo Antônio de Jesus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
MOTA, L. H. S. ; CRUZ, D. R. ; LIMA, J. S. ; M.I.L.C. . PRÁTICAS EXTENSIONISTAS: UM RELATO EXPERIENCIADO NA FEIRA LIVRE DE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
M.I.L.C.. GT : Desigualdades de Gênero e Raça, Sexualidade e Corporiedade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
SANTANA. Software para cadastramento da Hemoglobina S. 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SANTANA. Doença Falciforme. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
SANTANA. Saúde Bucal Coletiva. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
BARBOSA, M. I. ; BROWN, H. ; MATA, V. ; M.I.L.C. . ?Racismo Institucional e Saúde?. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
SANTANA. PETI. 2009. (Programa de rádio ou TV/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
SANTANA. II RECONMED ? UFRB/CCS. 2017. (Editoração/Anais).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SANTANA. Participação em banca de Thaislane Pereira Coutinho Fiuza.Efeito de três sessões semanais de exercícios físicos sobre variáveis de saúde de idosos hipertensoa. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Maria Milza.

2.
SANTANA. Participação em banca de Taiana Santos Pickersgill Leal.Comparação dos níveis de composição corporal e hábitos alimentares de estudantes de uma escola pública e uma escola privada de Cachoeira-BA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Maria Milza.

3.
Costa. Participação em banca de Jefferson Silva.Uso de anabolizantes por escolares do Ensino Médio: uma leitura a partir dos conteúdos e das aulas de Educação Física. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Maria Milza.

4.
Costa. Participação em banca de Fernando Kaylon Silva das Neves.Ìndice de obesidade infantil no 3º Ano do Ensino Fundamental: uma comparação entre escolas de rede pública e privada. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Maria Milza.

5.
Costa. Participação em banca de Marlon Sampaio dos Santos Filho.O papel do exercício físico no controle do DM II em crianças e adolescentes escolares. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Maria Milza.

6.
Costa. Participação em banca de Bernard Lima dos Santos.O papel da Educação Física no processo de desenvolvimento motor de crianças da educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Maria Milza.

7.
Costa. Participação em banca de Pedro Augusto de Almeida Lessa.Jiu-jitsu: mapeamento histórico de uma luta brasileira. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Maria Milza.

8.
Costa. Participação em banca de Evandro Souza.Atividades de aventura como conteúdo da Educação Física escolar: uma reflexão de seu valor educativo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Maria Milza.

9.
Costa. Participação em banca de Luciana da Silva Barbosa.Impactos da prática de Atividade Física em gestantes na fase escolar no município de Santo Antônio de Jesus-Ba. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade Maria Milza.

10.
Costa. Participação em banca de Antonia Natalice de Jesus Nazaré.A prevalência dos traços da hemoglobina S&C (HBS& HBC) em recén-nascinos de 03 a 20 dias de nascidos: conhecer para se apropriar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Zacarias de Goes.

11.
Costa. Participação em banca de Jamile da Silva Queiroz.Saúda da mulher e endometriose: causas, consequências e tratamento. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Zacarias de Goes.

12.
Costa. Participação em banca de Heberth Cézar do Nascimento Silva.A intervenção fisioterapêutica na reabilitação do Acidente Vascular Encefálico (AVE): uma revisão de literatuta. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Zacarias de Goes.

13.
Costa. Participação em banca de Cláudia Andrade dos Santos.Avaliação das questões biopsicossociais da gravidez na adolescência em uma Unidade de Saúde em Mutuípe- Bahia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Zacarias de Goes.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio de Saúde Pública do Recôncavo Baiano.Sus e os Avanços nas Políticas de Saúde. 2017. (Simpósio).

2.
Webpalestra: ? Classificação de Risco na Demanda Espontânea na Atenção Básica ?. 2017. (Oficina).

3.
II Congresso Baiano de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. 2014. (Congresso).

4.
III Seminário sobre Saúde a População Negra: diálogos entre a academia e a sociedade .ade.Vulnerabilidade ambiental e doença falciforme. 2014. (Seminário).

5.
III Seminário sobre Saúde a População Negra: diálogos entre a academia e a sociedade .ade.Complicações da a Anemia Falciforme na cavidade bucal. 2014. (Seminário).

6.
II Mostra Científica do SUS.A odontologia coletiva como prática educativa problematizadora. 2014. (Encontro).

7.
II Mostra Cientifica do SUS-BA: educando para a saúde e do II Congresso Baiano de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.Odontologia Coletiva como prática educativa problematizadora. 2014. (Simpósio).

8.
Oficina para organização do cuidado á pessoa com Doença Falciforme e Úlcera de perna.Oficina de cuidado á úlcera perna na Doença falciforme. 2014. (Oficina).

9.
Semana Nacional de Humanização.Humanização na assistência á saúde. 2014. (Outra).

10.
Sessão de treinamento sobre Web of Science. 2014. (Outra).

11.
Sessão Temática - ?Racismo Institucional na Saúde: O caso da Política de Saúde Integral da População Negra?. 2014. (Outra).

12.
VIII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social no Recôncavo. EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA AVALIAÇÃO DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CABACEIRAS DO PARAGUAÇU- BA. 2014. (Congresso).

13.
VIII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social no Recôncavo. DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO INSTITUCIONAL COM A LEI DE Nº 10.639/03. 2014. (Congresso).

14.
XI Seminário Estudantil de Pesquisa e Extensão da FAMAM " Era do conhecimento e os desafios Sociais".Saúde coletiva na odontologia. 2014. (Seminário).

15.
XI Seminário Estudantil de Pesquisa e Extensão da FAMAM " Era do conhecimento e os desafios Sociais".DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO INSTITUCIONAL COM A LEI DE Nº10.639/03. 2014. (Seminário).

16.
XI Seminário Estudantil de Pesquisa e Extensão da FAMAM " Era do conhecimento e os desafios Sociais".A educação em saúde como estratégia de enfrentamento de iniquidades raciais. 2014. (Seminário).

17.
XI Seminário Estudantil de Pesquisa e Extensão da FAMAM " Era do conhecimento e os desafios Sociais".Cadastramento online de pacientes falcemicos. 2014. (Seminário).

18.
XI Seminário Estudantil de Pesquisa e Extensão da FAMAM " Era do conhecimento e os desafios Sociais".Saúde Bucal e Meio Ambiente. 2014. (Seminário).

19.
XI Seminário Estudantil de Pesquisa e Extensão da FAMAM " Era do conhecimento e os desafios Sociais".EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA AVALIAÇÃO DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CABACEIRAS DO PARAGUAÇU- BA. 2014. (Seminário).

20.
XI Seminário Estudantil de Pesquisa e Extensão da FAMAM " Era do conhecimento e os desafios Sociais".EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO EM ODONTOLOGIA. 2014. (Seminário).

21.
XI Seminário Estudantil de Pesquisa e Extensão da FAMAM " Era do conhecimento e os desafios Sociais".Conhecimento dos acadêmicos de Educação Física sobre a doença falciforme. 2014. (Seminário).

22.
"UFRB e a Questão Quilombola". 2013. (Seminário).

23.
10º Seminário Estudantil de Pesquisa.Prezi: Inove suas apresentações. 2013. (Seminário).

24.
Congresso Baiano de Pesquisadores Negros. Identidade e movimento racial: um relato de experiência no Quilombo Alto do Morro. 2013. (Congresso).

25.
Congresso Estudantil da UFRB. Saúde da População Negra do Recôncavo. 2013. (Congresso).

26.
II Fórum Internacional 20 de Novembro e VII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo."Controle Social e Saúde da População Negra". 2013. (Oficina).

27.
II Fórum Internacional 20 de Novembro e VII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo. Cadastramento Online de Pacientes Falcêmicos. 2013. (Exposição).

28.
II Fórum Internacional 20 de Novembro e VII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo. Um Olhar da Baixa da Linha no Município de Cruz das Almas- BA. 2013. (Exposição).

29.
II Fórum Internacional 20 de Novembro e VII Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo. 2013. (Outra).

30.
Saúde Preventiva. Saúde Preventiva. 2013. (Feira).

31.
Seminário Interno da UFRB sobre a questão quilombola. 2013. (Seminário).

32.
Simpósio Internacional recôncavo: Inovação, Desenvolvimento e Sustentabilidade.Identidade e Movimento Racial: um relato de experi~encia no Quilombo Alto do Morro em Santo Antônio de Jesus. 2013. (Seminário).

33.
1º Encontro do Projeto Reclivida.Utilização da brinquedoteca como parte da terapêutica infantil. 2011. (Encontro).

34.
2º Encontro da Projeto Reclivida.O brincar e a música como parte da terapêutica infantil. 2011. (Encontro).

35.
2ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.Controle Social. 2009. (Outra).

36.
Conferência Municipal de Assistência Social.Controle Social no SUAS. 2009. (Oficina).

37.
2º Fórum Estudantil de Pesquisa em Fisioterapia.Estudo epidemiológico das queimaduras de 2º grau causadas por líquido quente em crianças (1 mês a 13 anos) atendidas no HGE no período de janeiro de 2003 a 2006. 2006. (Seminário).

38.
XXXVII Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia. 2006. (Congresso).

39.
Congresso Médico-social do Recôncavo. 2005. (Congresso).

40.
Simpósio de Fisioterapia em Oncologia. 2005. (Simpósio).

41.
VII Curso de Diagnóstico por Imagem, no Hospital São Rafael. 2005. (Seminário).

42.
Oficina de Literatura e Produção Textual. 2000. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTANA. Semana Nacional de Humanização ( Recôncavo Baiano). 2014. (Outro).

2.
SANTANA; SILVA, I. A. S. ; SANTANA, E. J. B. . Tenda Dona Augusta. 2014. (Outro).

3.
Fernandes Marcelo Soares ; LIMA, A. M. P. ; Heringer,Ariádina ; Fedélis, Patty ; Costa . V Seminário Integrativo do BIS. 2012. (Outro).

4.
SOUSA, Mariluce Karla Bomfim ; CRUZ, Simone Seixas ; SANTOS, Djanilson Barbosa ; Costa . Reencôncavo. 2012. (Outro).

5.
M.I.L.C.. II Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia. 2012. (Outro).

6.
SANTANA. I Fórum Internacional 20 de Novembro e VI Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo. 2012. (Congresso).

7.
SANTANA. I Fórum Internacional 20 de Novembro e VI Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo. 2012. (Congresso).

8.
SANTANA. O brincar no contexto da hospitalização infantil. 2012. (Outro).

9.
SANTANA. I Fórum Internacional 20 de Novembro e VI Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Geissa Cordovil Maia. O efeito do infravermelho em crise álgica de membros inferiores decorrente da crise vaso oclusiva em um caso de anemia falciforme. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Especialização em Saúde Coletiva com concentração em Gestão de Sistemas e S) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Marílya Izabel Lopes Costa.

2.
Luana Vicente de Souza Ribeiro. ?SUS e a produção em saúde pelas linhas da educação permanente e da gestão participativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Especialização em Saúde Coletiva com concentração em Gestão de Sistemas e) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Marílya Izabel Lopes Costa.

3.
ANA CÉLIA PEREIRA DA CONCEIÇÃOPASSOS. EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA AVALIAÇÃO DO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CABACEIRAS DO PARAGUAÇU- BA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza. Orientador: Marílya Izabel Lopes Costa.

4.
PALOMA QUEIROZ DOS SANTOS. Doença Falciforme na escola: O conhecimento de educadores sobre doença falciforme nas escolas públicas do município de Sapeaçu ? BA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza. Orientador: Marílya Izabel Lopes Costa.

5.
ALEXNALDO DO NASCIMENTO ARAÚJO. Conhecimento dos acadêmicos de Educação Física sobre a doença falciforme. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Maria Milza. Orientador: Marílya Izabel Lopes Costa.

6.
TÂNIA MARIA DA SILVA ALMEIDA. A DANÇA COMO RECURSO PEDAGÓGICO EDUCATIVO EM SAÚDE E INSTRUMENTO DE EMPODERAMENTO SOCIAL PARA OS IDOSOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Maria Milza. Orientador: Marílya Izabel Lopes Costa.

7.
RAFAEL SANTOS SOUZA. INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CRUZ DAS ALMAS- BA.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Maria Milza. Orientador: Marílya Izabel Lopes Costa.

8.
Jean Costa Silva dos Santos. DESCONSTRUÇÃO DO RACISMO INSTITUCIONAL COM A LEI DE Nº 10.639/03. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Maria Milza. Orientador: Marílya Izabel Lopes Costa.

9.
Priscila Alves da Silva. (IN)Visibilidade da Comunidades Quilombolas no Contexto de Saúde: Um Olhar da Baixa da Linha no Município de Cruz das Almas- BA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Maria Milza. Orientador: Marílya Izabel Lopes Costa.

10.
Luciana da Silva Barbosa. Atividade física em gestante. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Faculdade Maria Milza. Orientador: Marílya Izabel Lopes Costa.

11.
Lindayane Nascimento. Anemia Falciforme: uma revisaõ da literatura. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Zacarias de Goes. Orientador: Marílya Izabel Lopes Costa.

12.
Darlen Mirella. Educação em Saúde: uma proposta de intervenção junto a comunidade quilombola de Wenceslau Guimarães. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Zacarias de Goes. Orientador: Marílya Izabel Lopes Costa.

13.
Gisele Sepúlveda. Atuação do Fisioterapeuta na assistência á gestante no período pré-natal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Zacarias de Goes. Orientador: Marílya Izabel Lopes Costa.

14.
Jacqueline Pereira da Silva. Fibroedema gelóide: um estudo comparativo dos efeitos terapêuticos, com a utilização do Ultra-som e ventosaterapia. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade Zacarias de Goes. Orientador: Marílya Izabel Lopes Costa.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
SANTANA. Software para cadastramento da Hemoglobina S. 2015.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
M.I.L.C.. GT : Desigualdades de Gênero e Raça, Sexualidade e Corporiedade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, D. L. ; SANTANA . Identidade e Movimento Racial: um relato de experiência no Quilombo alto do Morro em Santo Antõniode Jesus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SANTANA. Saúde da População Negra do Recôncavo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
SANTANA. Anemia Falciforme. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA, P. A. ; SANTANA . (IN)Visibilidade da Comunidades Quilombolas no Contexto de Saúde: Um Olhar da Baixa da Linha no Município de Cruz das Almas- BA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTANA; SILVA, J. J. ; BARBOSA, V. L. ; SANDE, G. . Cadastramento Online de Pacientes Falcêmicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTANA; SOARES, I. ; PIMENTA, D. ; PAZ, C. Q. S. . Educação em saúde: desafios e potencialidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BARBOSA, M. I. ; BROWN, H. ; MATA, V. ; M.I.L.C. . ?Racismo Institucional e Saúde?. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
SANTANA. Saúde Bucal Coletiva. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SANTANA. Doença Falciforme. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTANA. Semana Nacional de Humanização ( Recôncavo Baiano). 2014. (Outro).

2.
SANTANA. I Fórum Internacional 20 de Novembro e VI Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo. 2012. (Outro).



Outras informações relevantes


Tutora do PROVAB no curso de Especialização em Saúde Coletiva: Gestão da Atenção Básica

Professora convidada pela Coordenação do Curso de Especialização em Saúde Coletiva: concentração em Atenção Básica - Saúde da Família (EAD), voltado a profissionais médicos do Programa Mais Médicos no estado da Bahia, para fazer parte do banco de orientadores do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC - 2018)



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