Nathalle Cristine Alencar Fagundes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8025012194710479
  • Última atualização do currículo em 05/02/2018


Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Faculdade de Saúde Ibituruna (2010), e Mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Montes Claros (2014). Atualmente, é doutoranda em Botânica Aplicada pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Possui experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Vegetal e Restauração Ambiental, em Botânica, com ênfase em Etnobotânica e Anatomia Ecológica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nathalle Cristine Alencar Fagundes
Nome em citações bibliográficas
FAGUNDES, N. C. A.;FAGUNDES, NATHALLE CRISTINE ALENCAR

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Montes Claros, Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido.
Av. Rui Braga s\ nº
Vila Mauricéia
39400000 - Montes Claros, MG - Brasil
Telefone: (38) 32298187


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Ciências Biológicas.
Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
Título: Sobrevivência e crescimento inicial de espécies nativas na restauração de ambientes higrófilos em Chapada Gaúcha, MG, Brasil.,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Yule Roberta Ferreira Nunes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2007 - 2010
Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado.
Faculdade de Saúde Ibituruna, FASI, Brasil.
Título: Levantamento Etnobotânico de Plantas Medicinais em Vista Alegre, Claro dos Poções - MG.
Orientador: Gisele Lopes de Oliveira.




Formação Complementar


2011 - 2011
Formula de perg e mét de amostra e análise de dado. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
2011 - 2011
Recuperação de áreas degradadas. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
2010 - 2010
Padrões Fitogeog Brasileiros e Téc de Herborização. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
2009 - 2009
Plantas Medicinais e Preparo de Fitoterápicos. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
2007 - 2007
Recuperação de Matas Ciliares. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Saúde Ibituruna, FASI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Zoológico Municipal Amaro Sátiro de Araújo, ZOO, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor Ambiental, Carga horária: 20


CCVEC - Escola de Tempo Integral Professor Luís Flávio Pereira, CCVEC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Educadora Ambiental e Monitora, Carga horária: 25
Outras informações
Criação e monitoramento de um horto de plantas medicinais, condimentares e aromáticas onde também eram desenvolvidas atividades de Educação Ambiental. Monitoria das aulas de Ciências e desenvolvimento de aulas práticas para alunos de 1º a 3º séries.


Cooperativa de Bens e Serviços Educacionais, COOPESE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Cooperada, Enquadramento Funcional: Captação de recursos para projetos sociais, Carga horária: 25


Faculdade de Saúde Ibituruna, FASI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Estágio remunerado, Enquadramento Funcional: Monitora no Lab. de Botânica e Microscopia, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades desenvolvidas no estágio: _ Utilização e limpeza de microscópios binoculares e trinoculares, bem como a realização de técnicas básicas de microscopia óptica; _ Acompanhamento, preparo e auxílio ao professor e ao técnico durante as aulas práticas de Botânica, Morfologia II (Citologia, Histologia e Embriologia) e Citopatologia; _ Disponibilização de material didático-prático do laboratório aos acadêmicos; _ Prestação de monitorias teóricas e práticas de Morfologia II (Citologia, Histologia e Embriologia) e Citopatologia; _ Execução de medidas e normas de biossegurança para o preparo de soluções antimicrobianas, lavagem de vidrarias e descontaminação de bancadas e equipamentos segundo Procedimento Operacional Padrão (POP) do Laboratório; _ Manutenção da casa de vegetação


Laboratório de Ecologia Vegetal da Universidade Estadual de Montes Claros, LEVE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30


Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido, CECS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Estagiária - Bolsista BGCT II, Enquadramento Funcional: Centro de Estudos de Convivência com o Semiár, Carga horária: 40


Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda em Botânica Aplicada



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Relações ecológicas em gradientes ambientais: Composição florística, características estruturais e funcionais em um gradiente edafo-climático e florestal no sudeste do Brasil
Descrição: O projeto visa ligar a ecologia e as características anatômico-funcionais das espécies, delineando os trade-offs que definem as estratégias de história de vida dessas espécies, e assim, a resposta da comunidade, em um gradiente ambiental climático / edáfico formado na direção norte / sul no estado de Minas Gerais, abrangendo formações estacionais deciduais, semideciduais e ombrófilas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Nathalle Cristine Alencar Fagundes - Integrante / Rubens Manoel dos Santos - Coordenador / Cléber Rodrigo de Souza - Integrante / Gabriela Gomes Pires - Integrante / Jean Daniel Morel - Integrante / Wilder Bento da Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2014 - 2016
Disponibilidade de água e nutrientes no solo determinando fisionomias de vegetação em Floresta Estacional Decidual
Descrição: Floresta Estacional Decidual (FED), fisionomia de vegetação presente nos biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, tem fenologia influenciada por estresse hídrico e disponibilidade de nutrientes, fatores dependentes do comportamento do solo. O objetivo deste estudo é verificar os fatores morfológicos, físicos, físico-hídricos e químicos do solo e as variáveis topográficas que promovem a diferenciação FED/Carrasco e estudar a associação de tais fatores e variáveis com a florística e a estrutura da vegetação em diferentes estágios sucessionais de FED. O estudo será realizado no Parque Estadual da Lagoa do Cajueiro, elaborando-se uma base topográfica para a área e o modelo digital de elevação, do qual serão extraídos parâmetros geomorfométricos. Serão inventariadas as fisionomias de vegetação em FED em quatro estágios sucessionais e em Carrasco. Os solos serão caracterizados em seus atributos morfológicos, granulométricos, químicos e físico-hídricos nas parcelas experimentais e em laboratório e será realizado o balanço hídrico com dados climatológicos locais para os perfis de solo. A diferenciação das fisionomias vegetais pelos fatores ambientais (solo e topografia) será avaliada de forma gráfica qualitativa, por análise multivariada e por estatística paramétrica. Espera-se identificar fatores e mecanismos de solo e topografia responsáveis pela diferenciação da vegetação em FED; desenvolver estratégias de estudo das associações entre solos e vegetação em ambiente de FED; aumentar a base de conhecimento sobre o efeito das mudanças climáticas continentais na estabilidade dos ambientes naturais e agrícolas; subsidiar a elaboração de políticas para conservação e recuperação de áreas com fisionomias de FED.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Especialização: (2) Doutorado: (1) .
Integrantes: Nathalle Cristine Alencar Fagundes - Integrante / Yule Roberta Ferreira Nunes - Integrante / Ricardo Marques Coelho - Coordenador / Ana Carolina Cunha Assis - Integrante / Betânia Guedes de Souza - Integrante.
2011 - Atual
Implantação de Modelos de Restauração Ambiental em Áreas de Veredas na Bacia do Rio Pandeiros (Norte de Minas Gerais)
Descrição: Com este projeto busca-se desenvolver atividades de pesquisa para restauração da flora de uma veredas impactadas por ações antrópicas (drenagem), na Área de Proteção Ambiental do Rio Pandeiros, norte de Minas Gerais, APA - Pandeiros, através de modelos recuperação, baseando para isto nos estudos de florística e de fitossociologia previamente realizados na região..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
Implantação de Modelos de Restauração Ambiental em Veredas na Reserva Estadual de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari (norte de Minas Gerais)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Yule Roberta Ferreira Nunes em 09/11/2016.
Descrição: A recuperação de ambientes degradados de cerrado, incluindo as veredas, se torna eminente para a conservação da biodiversidade e de recursos hídricos. Situações onde o uso do solo provocou desgaste, exposição e degradação do mesmo são bastante frequentes na região norte de Minas Gerais. Estas regiões de cerrado elevam a ocorrência de erosões e voçorocas, contribuindo para o assoreamento e destruição das áreas de nascentes, particularmente as veredas da região, e conduzem a vulnerabilidade da estabilidade dos rios. Assim, este projeto visa determinar métodos eficientes para recuperação da cobertura vegetal em veredas degradadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari (norte de Minas Gerais), relacionando o custo de implantação do projeto e os resultados (benefícios) observados na recuperação e estabilização da paisagem local. Neste projeto, serão priorizadas áreas de veredas, visivelmente degradadas, objetivando retornar as funções ecológicas mantenedoras destes ecossistemas. Para a implantação dos experimentos de recuperação serão selecionadas árvores nativas deste ambiente, através de estudos desenvolvidos em regiões próximas e de um levantamento fitossociológico no remanescente preservado da vereda selecionada. Serão implantados seis diferentes modelos de recuperação e cada modelo terá cinco repetições ou parcelas de 0,5 ha. Os modelos de recuperação serão feitos conciliando técnicas de plantio e de cercamento área, que incluem plantio de mudas e semeadura direta. Será feita a caracterização do solo das parcelas e, após o plantio, será feito o acompanhamento trimestral do experimento durante pelo menos 18 meses, onde serão avaliados o desenvolvimento e sobrevivência das mudas (altura e diâmetro). Para determinar os efeitos do modelo de recuperação na regeneração natural serão implantadas em cada área de plantio sub-parcelas de 4 m2, onde todos os indivíduos recrutados naturalmente, incluindo a vegetação herbácea, arbustiva e arbórea, serão avaliados..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Nathalle Cristine Alencar Fagundes - Integrante / Caroline Siqueira Santos - Integrante / Maria das Dores Magalhães Veloso - Integrante / Yule Roberta Ferreira Nunes - Coordenador / Camila Vanelle Ramos de Araújo Veloso - Integrante / Walter Viana Neves - Integrante / Claudiane Silva Saraiva - Integrante / Dario alves de oliveira - Integrante / Luís arnaldo fernandes - Integrante.
2009 - 2012
Recuperação de um trecho da vegetação ciliar do Rio Pandeiros (norte de Minas Gerais) sobre o impacto da bovinocultura

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Yule Roberta Ferreira Nunes em 09/11/2016.
Descrição: Este projeto tem como objetivo desenvolver um experimento piloto para restauração da vegetação ciliar do rio Pandeiros, norte de Minas Gerais, conforme a extensão de sua Área de Preservação Permanente (APP), através de diferentes modelos recuperação, dentro de uma visão ecossistêmica, com subsídios obtidos em estudos de florística e de fitossociologia. Este projeto será desenvolvido na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pandeiros, especificamente, na fazenda Agropop (coordenadas aproximadas 15º 36? S e 44º 42? W), pertencente ao município de Januária. O experimento será feito ao longo da margem esquerda do rio, somando-se uma extensão de 8 km de vegetação ciliar. Serão implantados oito diferentes modelos de recuperação, incluindo o controle. Cada modelo terá cinco repetições ou parcelas de aproximadamente 1 ha, totalizando 40 parcelas (40 ha), determinada pela largura de proteção da mata ciliar (de APP), sendo marcada parcelas de 50 m de largura (perpendicular ao rio)  200 m de comprimento (paralelo ao rio). Estes modelos serão feitos conciliando técnicas de preparo do solo, de plantio e de cercamento da área. Assim, será implantado o tratamento controle, que não inclui qualquer tipo de intervenção na área até modelos mais complexos, que incluem preparo do solo, cercamento, plantio de mudas, semeadura direta e diferentes distância de linhas de plantio. Nos modelos a serem implantados serão utilizados dois métodos principais de plantio: a semeadura direta e o plantio de mudas. Será feito o mapeamento da vegetação ciliar remanescente e adjacente às parcelas e à caracterização do solo de cada parcela. Para determinar os efeitos do modelo de recuperação sobre a regeneração natural serão implantadas em cada área de plantio, seguindo o mesmo padrão estabelecido para análise de solo, sub-parcelas de 2,0 m por 2,0 m (4m2), totalizando 12 sub-parcelas/ parcela (480 sub-parcelas no total)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Nathalle Cristine Alencar Fagundes - Integrante / Caroline Siqueira Santos - Integrante / Maria das Dores Magalhães Veloso - Integrante / Yule Roberta Ferreira Nunes - Coordenador / Lílian de Lima Braga - Integrante / Walter Viana Neves - Integrante / Rubens Manoel dos Santos - Integrante / Dario alves de oliveira - Integrante / Luís arnaldo fernandes - Integrante / Geraldo Wilson Fernandes - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2011 - 2013
Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em Palmáceas para a Produção de Óleo e Aproveitamento Econômico de Co-produtos e Resíduos (FUNARBE - EMBRAPA - PROPALMA).

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Yule Roberta Ferreira Nunes em 09/11/2016.
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: REVISTA CONEXÕES - CIÊNCIA E TECNOLOGIA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.
2.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.
3.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Teórica/Especialidade: Educação Ambiental.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FAGUNDES, NATHALLE CRISTINE ALENCAR2018FAGUNDES, NATHALLE CRISTINE ALENCAR; BRAGA, LÍLIAN DE LIMA ; SILVA, WESLEY ALVES ; COUTINHO, CHIRLEY ALVES ; NEVES, WALTER VIANA ; SOUZA, RICARDO ALMEIDA DE ; VELOSO, MARIA DAS DORES MAGALHÃES ; NUNES, YULE ROBERTA FERREIRA . Survival of Saplings in Recovery of Riparian Vegetation of Pandeiros River (MG). FLORAM, v. 25, p. 2-11, 2018.

2.
FAGUNDES, NATHALLE CRISTINE ALENCAR2017FAGUNDES, NATHALLE CRISTINE ALENCAR; OLIVEIRA, GISELE LOPES ; SOUZA, BETÂNIA GUEDES . Etnobotânica de plantas medicinais utilizadas no distrito de Vista Alegre, Claro dos Poções - Minas Gerais. REVISTA FITOS ELETRÔNICA, v. 11, p. 62-80, 2017.

3.
FAGUNDES, N. C. A.2016FAGUNDES, N. C. A.; FERREIRA, E. J. . Veredas da região sudeste: peculiaridades florísticas e estruturais e situação de conservação. NEOTROPICAL BIOLOGYAND CONSERVATION, v. 11, p. 178-183, 2016.

4.
NUNES, YULE ROBERTA FERREIRA2015 NUNES, YULE ROBERTA FERREIRA ; FAGUNDES, NATHALLE CRISTINE ALENCAR ; VELOSO, MARIA DAS DORES MAGALHÃES ; GONZAGA, ANNE PRISCILA DIAS ; DOMINGUES, ELLEN BÁRBARA SANTOS ; ALMEIDA, HISAÍAS DE SOUZA ; CASTRO, GISLENE CARVALHO DE ; SANTOS, RUBENS MANOEL . SOBREVIVÊNCIA E CRESCIMENTO DE SETE ESPÉCIES ARBÓREAS NATIVAS EM UMA ÁREA DEGRADADA DE FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL, NORTE DE MINAS GERAIS1. Revista Árvore (Online), v. 39, p. 801-810, 2015.

5.
SILVA, W. A.2012SILVA, W. A. ; FAGUNDES, N. C. A. ; COUTINHO, C. A. ; SOARES, A. C. M. ; CAMPOS, P. V. ; FIGUEIREDO, L. S. . Levantamento etnobotânico de plantas medicinais na cidade de São João da Ponte - MG. BIOFAR: REVISTA DE BIOLOGIA E FARMÁCIA, v. 07, p. 122-131, 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, B. G. ; SARAIVA, C. S. ; FAGUNDES, N. C. A. ; NUNES, Y. R. F. . Composição da chuva de sementes e seu potencial para a regeneração natural na restauração da vereda do Acari (Chapada Gaúcha, MG). In: XII Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2015, Poços de Caldas, MG. Anais on line do XII Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2015.

2.
FAGUNDES, N. C. A.; SOUZA, B. G. ; SARAIVA, C. S. ; ARAUJO, H. L. ; SANTOS, C. S. ; Veloso, C.V.R de A. ; NUNES, Y. R. F. . Sobrevivência de mudas e semeadura direta em diferentes modelos de restauração ambiental na vereda do Acari (Chapada Gaúcha, MG). In: XII Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2015, Poços de Caldas, MG. Anais on-line do XII Congresso Nacional de meio Ambiente de Poços de Caldas, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, B. G. ; FAGUNDES, N. C. A. ; OLIVEIRA, O. S. ; BRITO, M. V. P. ; COELHO, R. M. ; SANTOS, R. M. ; NUNES, Y. R. F. . Composição Florística e Fitossociologia de uma área de carrasco no Parque Estadual Lagoa do Cajueiro, Matias Cardoso, MG.. In: III Simpósio Nacional sobre Restauração Florestal, 2016, Viçosa. Anais do III Simpósio Nacional sobre Restauração Florestal, 2016.

2.
SANTOS, C. S. ; FAGUNDES, N. C. A. ; Veloso, C.V.R de A. ; CRUZ NETO, O. C. ; MACHADO, A. O. ; AZEVEDO, I. F. P. ; NUNES, Y. R. F. . Potencial regenerativo da vegetação ciliar do rio Pandeiros após diferentes tratamentos de restauração em uma área impactada pela bovinocultura. In: III Simpósio Nacional sobre Restauração Florestal, 2016, Viçosa. Anais do III Simpósio Nacional sobre Restauração Florestal, 2016.

3.
FAGUNDES, N. C. A.; SOUZA, B. G. ; OLIVEIRA, O. S. ; COELHO, R. M. ; SANTOS, R. M. ; NUNES, Y. R. F. . Estrutura da vegetação de diferentes tipologias de Floresta Estacional Decidual no Parque Estadual Lagoa do Cajueiro, Matias Cardoso, MG. In: IX Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2015, Montes Claros. Anais do 9º Fórum de ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2015.

4.
FAGUNDES, N. C. A.; PEREIRA, R. S. ; FERREIRA, M. F. F. ; FIGUEIREDO, R. V. R. ; FERREIRA, E. J. . Relações entre os estágios de desenvolvimento e as peculiaridades florísticas nas veredas do Norte de Minas Gerais: um estudo comparativo. In: IX Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2015, Montes Claros. Anais do 9º Fórum de ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2015.

5.
ASSIS, A. C. C. ; COELHO, R. M. ; SILVA, R. H. R. ; NUNES, Y. R. F. ; FAGUNDES, N. C. A. ; OLIVEIRA, O. S. . Associação entre variáveis de solo e espécies arbóreas em floresta estacional decidual no Parque Estadual Lagoa do Cajueiro, MG. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências do Solo, 2015, Natal. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências do Solo, 2015.

6.
OLIVEIRA, O. S. ; FAGUNDES, N. C. A. ; OLIVEIRA, J. C. ; SILVA, J. R. T. ; VELOSO, M. D. M. . Avaliação da sobrevivência de mudas de espécies nativas implantadas na restauração ambiental da vereda Buriti Grosso, Januária, norte de Minas Gerais. In: IX Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2015, Montes Claros. Anais do 9º Fórum de ensino, Pesquisa, extensão e Gestão, 2015.

7.
FERREIRA, M. F. F. ; FAGUNDES, N. C. A. ; PEREIRA, R. S. ; FIGUEIREDO, R. V. R. ; FERREIRA, E. J. . Identificação de risco sísmico no bairro Vila Atlântida em Montes Claros, Norte de Minas Gerais, com o auxílio do sensoriamento remoto. In: IX Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2015, Montes Claros. Anais do 9º Fórum de ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2015.

8.
FERREIRA, M. F. F. ; PEREIRA, R. S. ; FAGUNDES, N. C. A. ; FIGUEIREDO, R. V. R. ; FERREIRA, E. J. . Indicadores da degradação ambiental na bacia hidrográfica do Rio Tabuas. In: IX Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2015, Montes Claros. Anais do 9º Fórum de ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2015.

9.
PEREIRA, R. S. ; FAGUNDES, N. C. A. ; FERREIRA, M. F. F. ; FIGUEIREDO, R. V. R. ; SANTOS, M. R. ; FERREIRA, E. J. . Estimativa da Perda de solo por erosão na Bacia Hidrográfica do Rio Gorutuba/MG com o uso do geoprocessamento. In: IX Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2015, Montes Claros. Anais do 9º Fórum de ensino, Pesquisa, extensão e Gestão, 2015.

10.
FIGUEIREDO, R. V. R. ; PEREIRA, R. S. ; FAGUNDES, N. C. A. ; FERREIRA, M. F. F. ; FERREIRA, E. J. ; SANTOS, M. R. . Análise da distribuição de chuva nos municípios de Montes Claros e Espinosa, no Norte de Minas Gerais. In: IX Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2015, Montes Claros. Anais do 9º Fórum de ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2015.

11.
SOUZA, B. G. ; FAGUNDES, N. C. A. ; FERREIRA, M. F. F. ; NUNES, Y. R. F. . Similaridade florística e grupos ecológicos entre os estratos arbóreo e regenerante na vereda do Acari, Chapada Gaúcha, MG. In: IX Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2015, Montes Claros. Anais do 9º Fórum de ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2015.

12.
SOUZA, B. G. ; FAGUNDES, N. C. A. ; OLIVEIRA, O. S. ; COELHO, R. M. ; NUNES, Y. R. F. . Levantamento Fitossociológico de uma Área de Carrasco, Parque Estadual Lagoa do Cajueiro, Matias Cardoso-MG. In: IX Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2015, Montes Claros. Anais do 9º Fórum de ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2015.

13.
ROCHA, A. L. O. ; SOUZA, B. G. ; FAGUNDES, N. C. A. ; COELHO, R. M. ; NUNES, Y. R. F. . Composição florística do carrasco, Parque Estadual Lagoa do Cajueiro, Matias Cardoso, MG. In: IX Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2015, Montes Claros. Anais do 9º Fórum de ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2015.

14.
DIAS, G. S. ; AVILA, M. A. ; NUNES, Y. R. F. ; FAGUNDES, N. C. A. ; SANTOS, C. S. ; SILVA, J. R. T. ; SILVA, T. G. . Mudança Estrutural na Vegetação Natural em uma Vereda do Norte de Minas Gerais. In: IIX Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2014, Montes Claros. Anais do 8º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2014.

15.
ARAUJO, H. L. ; FAGUNDES, N. C. A. ; SANTOS, C. S. ; NUNES, Y. R. F. . Florística e estrutura da comunidade arbórea da vereda do Acari, Norte de MG. In: IIX Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2014, Montes Claros. Anais do 8º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2014.

16.
ARAUJO, H. L. ; FAGUNDES, N. C. A. ; VELOSO, M. D. M. ; NUNES, Y. R. F. . Florística de duas áreas úmidas em diferentes estágios de conservação em Rio Pardo de Minas, MG.. In: IIX Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2014, Montes Claros. Anais do 8º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2014.

17.
FAGUNDES, N. C. A.; NUNES, Y. R. F. ; SANTOS, C. S. ; SARAIVA, C. S. ; ARAUJO, H. L. . Sobrevivência e crescimento de mudas de Mauritia flexuosa L. f. (Buriti) - Arecaceae implantadas em um experimento para restauração da Vereda do Acari, norte de Minas Gerais. In: II Simpósio Nacional sobre Restauração Florestal, 2013, Viçosa, MG.. Anais do II Simpósio Nacional sobre Restauração Florestal, 2013.

18.
SANTOS, C. S. ; FAGUNDES, N. C. A. ; NUNES, Y. R. F. . Sobrevivência e Crescimento de Mudas de Astronium fraxinifolium Schott Implantadas na Recomposição da Vegetação Ciliar às Margens do Rio Pandeiros, Norte de Minas Gerais.. In: VI FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO, 2012, Montes Claros - MG. Anais do VI FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO, 2012.

19.
Veloso, C.V.R de A. ; FAGUNDES, N. C. A. ; NUNES, Y. R. F. . Influência da Condição Hídrica do Solo Sobre a Cobertura Vegetal na Vereda do Acari - Serra das Araras, MG. In: VI FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO, 2012, Montes Claros - MG. Anais do VI FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO, 2012.

20.
SARAIVA, C. S. ; FAGUNDES, N. C. A. ; SOUZA, L. P. ; SANTOS, I. S. F. ; NUNES, Y. R. F. ; VELOSO, M. D. M. ; NEVES, W. V. . Crescimento e Sobrevivência de Mudas de Schinopsis brasiliensis Engl. (Anacardiaceae) Implantadas na Recomposição da Vegetação Ciliar do Pântano do Rio Pandeiros, Norte de Minas Gerais.. In: VI FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO, 2012, Montes Claros - MG. Anais do VI FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO, 2012.

21.
FAGUNDES, N. C. A.; OLIVEIRA, G. L. . Levantamento etnobotânico de plantas medicinais utilizadas do distrito de Vista Alegre, Claro dos Poções, MG.. In: VIII Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2011, Poços de Caldas. Anais do VIII Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2011.

22.
FAGUNDES, N. C. A.; Veloso, C.V.R de A. ; SANTOS, I. S. F. ; NEVES, W. V. ; NUNES, Y. R. F. ; VELOSO, M. D. M. . Sobrevivência e crescimento de mudas de espécies nativas implantadas na recomposição da vegetação ciliar ás margens do pântano do Rio Pandeiros, norte de Minas Gerais.. In: V Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2011, Montes Claros. Anais do V Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2011.

23.
SANTOS, C. S. ; VELOSO, M. D. M. ; LUZ, G. R. ; FARIA, H. D. ; FAGUNDES, N. C. A. ; NUNES, Y. R. F. . Levantamento florístico da mata ciliar do rio do Peixe, norte de Minas Gerais. In: XII Semana da Biologia, VII Encontro Norte-mineiro de biólogos, 2010, Montes Claros. Anais - XII Semana da Biologia, VII Encontro Norte-mineiro de biólogos, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FAGUNDES, N. C. A.; NUNES, Y. R. F. ; SANTOS, C. S. ; ARAUJO, H. L. ; SARAIVA, C. S. . Saplings growth and survival of different regeneration guilds in the restoration of hygrophilous forests, Southeastern Brasil. In: VII World Conference on Ecological Restoration, 2017, Foz do Iguassu. Anais do VII World Conference on Ecological Restoration, 2017.

2.
SOUZA, C. R. ; SANTOS, A. B. M. ; FAGUNDES, N. C. A. ; ARAUJO, F. C. ; MAIA, V. A. ; SANTOS, R. M. . Relações solo-vegetação em florestas estacionais deciduais sazonalmente alagáveis. In: XXVI Congresso da Pós Graduação da UFLA, 2017, Lavras - MG. XXVI Congresso da Pós Graduação da UFLA, 2017.

3.
FAGUNDES, N. C. A.; ARAUJO, F. C. . Padrões de diversidade em florestas sazonalmente alagadas no médio São Francisco, norte de Minas Gerais. In: XXVI Congresso da Pós Graduação da UFLA, 2017, Lavras- MG. XXVI Congresso da Pós Graduação da UFLA, 2017.

4.
SANTOS, A. B. M. ; SOUZA, C. R. ; MAIA, V. A. ; FAGUNDES, N. C. A. ; SILVA, W. B. ; SANTOS, R. M. . Padrões temporais de um fragmento de Floresta Estacional Semidecidual em Lavras, MG. In: XXVI Congresso da Pós Graduação da UFLA, 2017, Lavras- MG. XXVI Congresso da Pós Graduação da UFLA, 2017.

5.
FAGUNDES, N. C. A.; ANDRADE, R. M. ; SANTOS, R. M. ; NUNES, Y. R. F. . Crescimento de mudas de Inga vera Willd (Fabaceae) em diferentes modelos de restauração em uma vereda impactada (Chapada Gaúcha, Minas Gerais, Brasil). In: 67º Congresso Nacional de Botânica, 2016, Vitória. Anais do 67º Congresso Nacional de Botânica, 2016.

6.
FAGUNDES, N. C. A.; ANDRADE, R. M. ; SANTOS, R. M. ; NUNES, Y. R. F. . Sobrevivência e crescimento de Inga vera Willd (Fabaceae) em diferentes condições hídricas em uma vereda impactada, Chapada Gaúcha, Minas Gerais, Brasil. In: 67º Congresso Nacional de Botânica, 2016, Vitória. Anais do 67º Congresso Nacional de Botânica, 2016.

7.
FAGUNDES, N. C. A.; NUNES, Y. R. F. ; MARQUES, D. M. ; SANTOS, R. M. . survival of native tree saplings planted in different levels of flooding in restoration of the impacted palm swamp ?vereda do Acari?, Chapada Gaúcha, Minas Gerais state, Brazil. In: International Symposium on Biological Invasion and II Jornada Botânica, 2016, Viçosa. Anais do International Symposium on Biological Invasion and II Jornada Botânica, 2016.

8.
FAGUNDES, N. C. A.; NUNES, Y. R. F. ; SANTOS, R. M. . Development of Calophyllum brasiliense Cambess (Calophyllaceae) saplings planted in restoration of a palm swamp in Chapada Gaúcha, Minas Gerais state, Brazil, under gradients of soil moistures. In: International Symposium on Biological Invasion and II Jornada Botânica, 2016, Viçosa. Anais do International Symposium on Biological Invasion and II Jornada Botânica, 2016.

9.
MACHADO, A. O. ; FAGUNDES, N. C. A. ; ARAUJO, H. L. ; VELOSO, M. D. M. ; NUNES, Y. R. F. . Regeneração natural de uma área impactada na Fazenda Apóstolo Simão, Rio Pardo de Minas, MG.. In: IX Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2015, Montes Claros. Anais do 9º Fórum de ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, 2015.

10.
ASSIS, A. C. C. ; COELHO, R. M. ; NUNES, Y. R. F. ; FAGUNDES, N. C. A. ; SOUZA, B. G. . Solo determinando a estrutura da vegetação em transição cerrado-caatinga no norte de Minas Gerais. In: II Congresso da Pós Graduação do IAC, 2015, Campinas, SP. Anais do II Congresso de Pós Graduação do IAC, 2015.

11.
NUNES, Y. R. F. ; FAGUNDES, N. C. A. ; SANTOS, C. S. ; Veloso, C.V.R de A. ; SARAIVA, C. S. ; ARAUJO, H. L. ; NEVES, W. V. . Development of Nectandra membanaceae (Sw.) Griseb saplings implanted in the restoration of a palm swamp in Southeastern Brazil under different flooding gradients.. In: 5th World Conference on Ecological Restoration, 2013, Madison. 5th World Conference on Ecological Restoration, 2013.

12.
VELOSO, M. D. M. ; FAGUNDES, N. C. A. ; HONORATO, F. A. M. ; NUNES, Y. R. F. ; NEVES, W. V. . Survival of native species implanted in the restoration of the riparian vegetation of Pandeiros river (Minas Gerais State, Brazil).. In: 5th World Conference on Ecological Restoration, 2013, Madison. 5th World Conference on Ecological Restoration, 2013.

13.
VELOSO, M. C. R. A. ; SILVA, R. H. R. ; OLIVEIRA, M. H. ; FAGUNDES, N. C. A. ; SOUZA, S. R. ; NUNES, Y. R. F. . Florística e Fitossociologia de um fragmento de floresta estacional decidual no norte de Minas Gerais. In: 64º Congresso Nacional de Botânica, 2013, Belo Horizonte. Anais do 64º Congresso Nacional de Botânica, 2013.

14.
SANTOS, C. S. ; FAGUNDES, N. C. A. ; SILVA, R. H. R. ; VELOSO, V. H. S. ; NEVES, W. V. ; NUNES, Y. R. F. ; VELOSO, M. D. M. . Establishment of Cecropia pachystachya Trécul (Cecropiaceae) seedlings implanted in the recovery of the riparian vegetation of Pandeiros river, north of Minas Gerais State, Brazil.. In: 49th Annual Meeting of the Association for Tropical Biology, 2012, Bonito - MS. 49th Annual Meeting of the Association for Tropical Biology, 2012.

15.
FAGUNDES, N. C. A.; SANTOS, C. S. ; SILVA, J. R. T. ; VELOSO, V. H. S. ; NUNES, Y. R. F. ; VELOSO, M. D. M. . Survival of native tree seedlings planted in the recovery of a riparian vegetation stretch of Pandeiros river, north of Minas Gerais State, Brazil. In: 49th Annual Meeting of the Association for Tropical Biology, 2012, Bonito - MS. 49th Annual Meeting of the Association for Tropical Biology, 2012.

16.
FAGUNDES, N. C. A.; OLIVEIRA, M. H. ; LUZ, G. R. ; VELOSO, M. D. M. ; NUNES, Y. R. F. . Predação de Sementes de Senna spectabilis (DC) Irwin et Barn. (Fabaceae-Caesalpinoideae) por Bruquídeos (Coleoptera: Bruchidae).. In: III Simpósio de Entomologia, 2011, Viçosa. Anais do III Simpósio de Entomologia, 2011.

17.
Rodrigues, P. L. ; FAGUNDES, N. C. A. ; Lima, L.P.D. ; SANTOS, C. S. ; VELOSO, M. D. M. ; NUNES, Y. R. F. . Interferência de tratamentos pré-germinativos e de variações biométricas das sementes na germinação de Enterolobuim contortisiliquum (Vell.) Morong. ? Fabaceae. In: 62º Congresso Nacional de Botânica, 2011, Fortaleza. Anais do 62º Congresso Nacional de Botânica, 2011.

18.
FAGUNDES, N. C. A.; SANTOS, C. S. ; OLIVEIRA, O. S. ; NUNES, Y. R. F. ; VELOSO, M. D. M. ; NEVES, W. V. . Desenvolvimento de mudas de Senna spectabilis (DC) Irwin et Barn (Fabaceae) implantadas na recomposição da vegetação ciliar do Pântano do Rio Pandeiros, Norte de Minas Gerais. In: XIII Semana da Biologia e VIII Encontro Norte - mineiro de Biólogos, 2011, Montes Claros. Anais da XIII Semana da Biologia e VIII Encontro Norte - mineiro de Biólogos, 2011.

19.
Lima, L.P.D. ; FAGUNDES, N. C. A. ; OLIVEIRA, M. H. ; VELOSO, M. D. M. ; NUNES, Y. R. F. . Biometria de frutos e predação de sementes em Enterolobium contortisiliquum vell. Morong, coletados na Área de Proteção Ambiental do Rio Pandeiros. In: III Simpósio de Entomologia, 2011, Viçosa. Anais do III Simpósio de Entomologia, 2011.

20.
Lima, L.P.D. ; FAGUNDES, N. C. A. ; Beirão, M.V. . Índice de Herbivoria em Hymenaea stigonocarpa - Fabaceae (Leguminosae) coletados em uma área de cerrado em regeneração natural no Parque Estadual Caminhos dos Gerais, Norte de Minas Gerais.. In: IV Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão., 2010, Montes Claros. Anais do IV Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão., 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
FAGUNDES, N. C. A.; AVILA, M. A. ; SOUZA, S. R. ; AZEVEDO, I. F. P. ; NUNES, Y. R. F. ; FERNANDES, L. A. ; SANTOS, R. M. ; VELOSO, M. D. M. . Riparian vegetation structure and soil variables in Pandeiros river, Brazil. Rodriguesia, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
FAGUNDES, N. C. A.. Sobrevivência e crescimento inicial de espécies nativas na restauração de ambientes higrófilos em Chapada Gaúcha, MG, Brasil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FAGUNDES, N. C. A.. Recuperação de Áreas Degradadas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
FAGUNDES, N. C. A.. Capacitação para coleta de sementes e produção de mudas em restauração ambiental. 2014. .

2.
LUZ, G. R. ; FAGUNDES, N. C. A. . Recuperação de áreas degradadas. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FAGUNDES, N. C. A.; ARAUJO, F. C.; SANTOS, R. M.. Participação em banca de Fellipe dos Santos Cardoso.Influência do fogo sobre a fenologia Parque Quedas do Rio Bonito. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Lavras.

2.
VELOSO, M. D. M.; FAGUNDES, N. C. A.. Participação em banca de Odirley Simões de Oliveira.Avaliação da sobrevivência de mudas de espécies nativas implantadas na restauração ambiental da vereda Buriti Grosso, Januária, norte de Minas Gerais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Montes Claros.

3.
Filho, O. C.; FAGUNDES, N. C. A.; Cota, L. G.. Participação em banca de Roseli Mendes Pereira.Educação ambiental dos alunos do ensino fundamental na Escola Estadual Santa Maria em Mirabela, MG. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.

4.
Filho, O. C.; Cota, L. G.; FAGUNDES, N. C. A.. Participação em banca de Roberta Veloso Oliveira.Educação ambiental e os principais conceitos de cidadania. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.

5.
CARDOSO, A. S.; COSTA, F. M.; FAGUNDES, N. C. A.. Participação em banca de Jeiffison Aparecido Silva.A incidência de gravidez na adolescência no município de Bocaiúva/Minas Gerais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Superior de Educação Ibituruna.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
67º Congresso Brasileiro de Botânica. Sobrevivência e crescimento de Inga vera Willd (Fabaceae) em diferentes condições hídricas em uma vereda impactada, Chapada Gaúcha, Minas Gerais, Brasil; Crescimento de mudas de Inga vera Willd (Fabaceae) em diferentes modelos de restauração em uma vereda. 2016. (Congresso).

2.
International Symposium on Biological Invasion and II Jornada Botânica.Development of Calophyllum brasiliense Cambess (Calophyllaceae) saplings planted in restoration of a palm swamp in Chapada Gaúcha, Minas Gerais state, Brazil, under gradients of soil moistures; Survival of native tree saplings planted in different levels. 2016. (Simpósio).

3.
II Workshop Ecologia de Florestas Tropicais Secas. 2013. (Outra).

4.
I Workshop Rede Matas Secas / Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade. 2013. (Outra).

5.
49th Annual Meeting of the Association for Tropical Biology. Survival of native tree seedlings planted in the recovery of a riparian vegetation stretch of Pandeiros river, north of Minas Gerais State, Brazil. 2012. (Congresso).

6.
III Simpósio de Entomologia.Predação de Sementes de Senna spectabilis (DC) Irwin et Barn. (Fabaceae-Caesalpinoideae) por Bruquídeos (Coleoptera: Bruchidae).. 2011. (Simpósio).

7.
VIII Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas. Levantamento etnobotânico de plantas medicinais utilizadas do distrito de Vista Alegre, Claro dos Poções, MG.. 2011. (Congresso).

8.
VI Seminário Sociedade e Meio Ambiente - Restauração Ecológica. 2011. (Seminário).

9.
XIII Semana da Biologia e VIII Encontro Norte - mineiro de Biólogos.Desenvolvimento de mudas de Senna spectabilis (DC) Irwin et Barn (Fabaceae) implantadas na recomposição da vegetação ciliar do Pântano do Rio Pandeiros, Norte de Minas Gerais.. 2011. (Encontro).

10.
19ª Semana do Produtor Rural. 2009. (Outra).

11.
XXIX Encontro Nacional de Estudantes de Biologia (XXIX ENEB). 2008. (Encontro).

12.
1ª Jornada de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão. 2007. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUZA, C. R. ; FAGUNDES, N. C. A. ; SANTOS, A. B. M. ; ARAUJO, F. C. ; PIRES, G. G. ; MAIA, V. A. . I Ciclo de palestras em Ecologia e Conservação da Flora. 2017. (Outro).

2.
LUZ, G. R. ; VELOSO, M. D. M. ; FARIA, H. D. ; FAGUNDES, N. C. A. . II Seminário de Educação Ambiental da APA do Rio Pandeiros.. 2010. (Outro).

3.
LUZ, G. R. ; VELOSO, M. D. M. ; FAGUNDES, N. C. A. ; FARIA, H. D. . I Seminário de Educação Ambiental da APA do Rio Pandeiros. 2010. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
FAGUNDES, N. C. A.. Recuperação de Áreas Degradadas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
FAGUNDES, N. C. A.. Capacitação para coleta de sementes e produção de mudas em restauração ambiental. 2014. .




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 22:53:58