Carla Filizola Rodrigues

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9745926034408386
  • Última atualização do currículo em 25/05/2015


Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009), com experiência na Instituição Kirken Bymisjon, na Noruega, aluna do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana no Cesteh/Ensp/Fiocruz. Atua na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, na Fundação Oswaldo Cruz. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carla Filizola Rodrigues
Nome em citações bibliográficas
RODRIGUES, C. F.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública.
Rua Leopoldo Bulhões - 1480, Prédio 1º de Maio
Bonsucesso
21041210 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25982525


Formação acadêmica/titulação


2014
Especialização em andamento em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. (Carga Horária: 420h).
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2006 - 2010
Graduação em Serviço Social.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: O Serviço Social na Coordenação de Responsabilidade Social de Furnas Centrais Elétricas.
Orientador: Eliza Ambrósio.
Bolsista do(a): Bolsa de Ação Social.




Formação Complementar


2008 - 2008
Curso de Gerenciamento de Projetos para o 3º Setor. (Carga horária: 45h).
Project Management Institute.


Atuação Profissional



Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo Sênior, Carga horária: 40
Outras informações
Atuação Gestão de Projetos Institucionais do Centro de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) /Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp)/ Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), participando na avaliação e execução de projetos de pesquisa, bem como na organização de eventos.

Atividades

06/2013 - Atual
Serviços técnicos especializados , Escola Nacional de Saúde Pública, Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.

Serviço realizado
Prestar assessoria e consultoria aos pesquisadores de Projetos Institucionais do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH)/ Ensp;.

Kirken Bymisjon, KIRKEN BYMISJON, Noruega.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Assistente, Carga horária: 4
Outras informações
Responsável pela recepção dos usuários de drogas que buscavam a instituição; Auxiliar no desenvolvimento de atividades primárias com estes usuários.


Pequena Cruzada de Santa Therezinha do Menino Jesus, PC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 40
Outras informações
Desenvolvendo as mesmas atividades realizadas anteriormente.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 40
Outras informações
Acompanhamento sistemático de 126 crianças abrigadas na Instituição, com elaboração de relatórios comportamentais e visitas domiciliares, sempre que necessário; Atendimento individualizado às famílias dessas crianças; Coordenação de trabalhos voluntários e busca de parcerias e patrocinadores para o suprimento de material escolar e equipamentos de informática; Desenvolvimento de atividades com as crianças visando uma melhora comportamental, como também com grupos de pais para estimular o bom relacionamento familiar; Elaboração do Calendário Anual da Instituição, contemplando a organização de eventos beneficentes e festas para as crianças; Organização e elaboração da documentação exigida pelos órgãos que compõe o Sistema de Garantia de Direitos, tais como: Ministério Público, Juizado da Infância, Defensoria Pública e Conselhos Tutelares; Participação em reuniões de Diretoria para elaboração das políticas gerais e estratégias de atuação da Pequena Cruzada; Realização de processo seletivo das meninas que ingressam anualmente na Instituição, com entrevistas socioeconômicas com as famílias; Representação em fóruns, assembléias e reuniões de Entidades e Conselhos de Classe; e Supervisão das Estagiárias.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 8


Furnas Centrais Elétricas S.A., FCE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 8
Outras informações
Participação no Programa de Apoio à Atuação Voluntária; Assessoria ao Movimento dos Atingidos por Barragens visitas domiciliares aos assentamentos construídos pela Empresa em Cuiabá MT para a identificação das demandas através de entrevistas sociais; Reuniões com representantes de empresas parceiras no Projeto Aldeia da Cidadania; Experiência na realização da ação social Aldeia da Cidadania; Visitas institucionais; Elaboração de relatórios gerenciais; Cadastro de projetos sociais no sistema; Avaliação de projetos sociais.


Escritório Modelo de Advocacia da PUC RJ, EMA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (estagiária), Carga horária: 8
Outras informações
Atuação no processo de triagem, identificando as demandas dos usuários; Encaminhamento dos usuários para atendimento jurídico específico; Encaminhamento dos usuários para instituições especializadas, sempre que o atendimento não podia ser realizado pelo Escritório Modelo; Elaboração de relatórios sobre cada usuário.



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Avaliação da exposição ocupacional ao benzeno em postos de combustíveis no Município do Rio de Janeiro: uma abordagem integrada para as ações de vigilância em saúde
Descrição: Do ponto de vista toxicológico, o benzeno merece destaque devido às suas propriedades carcinogênicas e mutagênicas, tendo sido objeto de controle no âmbito mundial dada sua característica de contaminante universal, presente em inúmeros produtos e como um dos componentes principais da gasolina, e seus potenciais efeitos à saúde humana. Segundo os critérios do programa das Nações Unidas de segurança química, o benzeno é considerado a quinta substância de maior risco. O objetivo deste projeto é avaliar a exposição ocupacional ao benzeno em postos de combustíveis no Município do Rio de Janeiro, através de uma abordagem multidisciplinar integrada para ações de vigilância em saúde do trabalhador e ambiental, como ferramenta estratégica para atuação do SUS no território. Propõe-se fortalecer as relações intra e intersetoriais, desenvolvidas pelo CESTEH/ENSP/Fiocruz, em especial junto à Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, com o objetivo de apoiar as ações do Ministério da Saúde no campo da Vigilância em Saúde e em especial na Saúde do Trabalhador. O estudo será realizado na Área Programática da AP5.3, onde recentemente foi inaugurado o primeiro Programa de Saúde do Trabalhador, compreendendo os bairros de Paciência, Santa Cruz e Sepetiba..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carla Filizola Rodrigues - Integrante / Rita de Cássia Oliveira da Costa Mattos - Integrante / Paula de Novaes Sarcinelli - Coordenador / Marco Antonio Carneiro Menezes - Integrante / Ariane Leites Larentis - Integrante / Leandro Vargas Barreto de Carvalho - Integrante / Vinicio Soares de Castro - Integrante / Hermano Albuquerque de Castro - Integrante / Jucilene Aparecida Vieira - Integrante / Joyce Neri da Silva Pimentel - Integrante / Armando Meyer - Integrante / Liliane Reis Teixeira - Integrante / Daniel Valente - Integrante / Josino Costa Moreira - Integrante / Isabele Campos Costa - Integrante.
2013 - Atual
Doenças neurológicas nos trabalhadores expostos cronicamente a agrotóxicos no estado do Rio de Janeiro: o estudo dos guardas de endemia.
Descrição: Caracterizar o perfil clínico-toxicológico, com ênfase nas doenças neurológicas, dos guardas de endemia expostos cronicamente a agrotóxicos, a fim de subsidiar políticas públicas para um melhor monitoramento das doenças neurológicas graves que afligem esses trabalhadores e sua qualidade de vida..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carla Filizola Rodrigues - Integrante / Rita de Cássia Oliveira da Costa Mattos - Coordenador / Paula de Novaes Sarcinelli - Integrante / Marco Antonio Carneiro Menezes - Integrante / Ariane Leites Larentis - Integrante / Sandra Conceição Ferreira Monteiro - Integrante / Erica Tatiana Teles da Silva - Integrante / Isabele Campos Costa - Integrante.
2013 - Atual
Avaliação da Contribuição do Curso de Especialização de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana para a Implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e RENAST
Descrição: O objeto do estudo é a avaliação dos impactos e resultados da qualificação de alunos e tutores do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana na modalidade à distância, (CEST-AD), priorizando a região da Amazônia Legal em especial os estados do Amapá, Mato Grosso do Sul e Roraima, onde o curso já foi realizado. Serão analisadas as ações e intervenções no campo da Saúde do Trabalhador que contemplem a atenção integral à saúde, incluindo as de natureza preventiva, de promoção da saúde, de vigilância, assistenciais, incluindo a reabilitação física e psicossocial. O projeto objetiva verificar de que modo a qualificação de profissionais no SUS e na Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador - RENAST facilitou o desenvolvimento de políticas universais, intersetoriais, integradas - Saúde, Trabalho e Emprego e Previdência Social e de inclusão social do trabalhador, prescritas pela Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNST) par5a o SUS. (Brasil, 2012)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Carla Filizola Rodrigues - Integrante / Rita de Cássia Oliveira da Costa Mattos - Coordenador / Paula de Novaes Sarcinelli - Integrante / Marco Antonio Carneiro Menezes - Integrante / Erica Tatiana Teles da Silva - Integrante / Isolda Mendes da Silva - Integrante / Elizabeth Costa Dias - Integrante / Hermano Albuquerque de Castro - Integrante / Paulo Roberto Gutierrez - Integrante / Frederico Peres da Costa - Integrante / Antonio Sergio Almeida Fonseca - Integrante / Márcia Soalheiro de Almeida - Integrante / Thais Lacerda e Silva - Integrante / Ana Luiza Michel Cavalcante - Integrante.



Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Norueguês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
RODRIGUES, K. M. ; RODRIGUES, C. F. . Relatoria da Oficina de Formação e Qualificação Profissional em Saúde, Trabalho e Ambiente. 2014.



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, F. P. ; MATTOS, R. C. O. C. ; SOUZA, R. M. P. ; XAVIER, C. C. L. ; BELO, M. S. S. P. ; RODRIGUES, C. F. ; RODRIGUES, K. M. ; SILVA, E. T. T. . Oficina de Formação e Qualificação Profissional em Saúde, Trabalho e Ambiente. 2014. (Outro).

2.
MATTOS, R. C. O. C. ; SARCINELLI, P. N. ; MENEZES, M. A. C. ; LARENTIS, A. L. ; COSTA, D. F. ; RODRIGUES, C. F. ; CARVALHO, L. V. B. ; CASTRO, V. ; MONTEIRO, S. C. F. ; SILVA, E. T. T. ; SILVA, I. M. ; CRUZ, J. F. . III Encontro Nacional de Vigilância em Saúde em Postos de Combustíveis. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 2:10:38