Rutênia Francisca de Oliveira Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6802495035701886
  • Última atualização do currículo em 29/09/2015


Mestranda em Demografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Especialista em Educação e Sustentabilidade Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Licenciada em Geografia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (2007). Técnica em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rutênia Francisca de Oliveira Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, R. F. O.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem.
Campus Universitário Lagoa Nova
Lagoa Nova
59072970 - Natal, RN - Brasil - Caixa-postal: 1524
Telefone: (000) 00000000
Ramal: 0000
Fax: (000) 00000000


Formação acadêmica/titulação


2014
Mestrado em andamento em DEMOGRAFIA.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil. Orientador: José Vilton Costa.
2008 - 2009
Especialização em Educação e Sustentabilidade Ambiental. (Carga Horária: 380h).
Universidade Federal do Rio Grande Norte.
Título: A SOCIEDADE CONSUMISTA E A POLÍTICA DOS 4 R s: DOIS GRANDES DESAFIOS DA HUMANIDADE.
Orientador: Ms. Maria do Socorro de Azevedo Borba.
2009 - 2014
Graduação em Enfermagem.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Caracterização das infecções do trato urinário e a relação com os distintos ambientes hospitalares.
Orientador: Profº Dr. Marcos Antonio Ferreira Júnior.
2004 - 2007
Graduação em Licenciatura em Geografia.
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte.
Título: NAS BORDAS DO CRESCIMENTO DA EXPANSÃO URBANA DO BAIRRO DO PLANALTO: NO CONTEXTO DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL.
Orientador: Drª. Dália Maria Maia Cavalcanti de Lima.
2005 - 2005
Curso técnico/profissionalizante.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Campanha de vacinação contra Influenza.. (Carga horária: 10h).
Secretaria Municipal de Saúde de Natal/RN.
2013 - 2013
Campanha de vacinação contra a Póliomielite. (Carga horária: 10h).
Secretaria Municipal de Saúde de Natal/RN.
2013 - 2013
17º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem -. (Carga horária: 30h).
Associação Brasileira de Enfermagem.
2013 - 2013
IV Enc. de Enfermeiras Obstetras e Neonatológicas. (Carga horária: 20h).
Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras.
2009 - 2009
English For International Communication - Nível 5. (Carga horária: 72h).
Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento do Rio Grande do Norte.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: PARTICIPANTE



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
RELAÇÃO ENTRE DIFERENTES ESTRUTURAS FÍSICAS HOSPITALARES E INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO PÓS CATETERISMO VESICAL DE DEMORA
Descrição: As infecções hospitalares são alvo de inúmeras investigações em razão dos índices de morbimortalidade que geram, portanto, consistem num fator limitante do sucesso da assistência hospitalar prestada, independente, muitas vezes, da qualidade do cuidado prestado. Dentre essas, as infecções do trato urinário (ITU) merecem destaque por serem resultantes muitas vezes de procedimentos invasivos de alta frequência. Sendo assim, o procedimento de cateterismo vesical de demora, ou simplesmente sondagem vesical de demora, consiste num fator de risco para instalação das ITU. Esse procedimento, normalmente realizado no ambiente hospitalar, pode ser executado em setores críticos e semicríticos, portanto, a estrutura física e o fluxo de pessoas podem ser determinantes nesse processo. Com o objetivo de investigar tal relação entre os diversos ambientes físicos da estrutura hospitalar e a instalação de ITU, o presente estudo avaliará a existência de tal relação e os fatores significativos nesse processo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
IMPLICAÇÕES AMBIENTAIS RELACIONADAS À INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO PÓS-CATETERISMO VESICAL DE DEMORA
Descrição: Estudo descritivo observacional sobre os fatores ambientais relacionados ao procedimento asséptico de inserção de sonda vesical de demora em distintos setores de um hospital escola..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - 2012
Gerando cidadania e Nutrindo novos sonhos na Unidade Mista de Felipe Camarão: PET-SAÚDE transformando práticas em saúde para promoção do auto-cuidado
Descrição: O estímulo a hábitos de vida saudáveis é uma das prioridades da Atenção Básica à Saúde, e deve ser adotado como estratégia para a promoção à melhoria das qualidade de vida em todas as fases da vida, inclusive na gestação. É nesse período em que as práticas educativas podem interferir diretamente na condição de saúde de dois grupos específicos: as gestantes e as crianças. Sabendo que a atenção pré-natal tem sido um importante foco das atenções do Ministério da Saúde, o presente projeto pretende promover de forma multiprofissional e interdisciplinar o auto-cuidado e a adoção de medidas preventivas e de promoção à saúde a um grupo de gestantes atendidas em uma Unidade de Saúde de Natal-RN. O projeto fundamenta-se nas ações propostas pela Estratégia Saúde da Família no qual o entendimento do conceito de saúde é ampliado e supera a inexistência de morbidades. Esse projeto será realizado com a participação de uma tutora, preceptores, agentes de saúde e monitores do PET-Saúde. Terá uma abordagem multidisciplinar e o desenvolvimento de ações multiprofissionais de prevenção aos agravos na gestação, com incentivo do auto-cuidado e adoção de medidas preventivas e de promoção à saúde aplicadas a realidade social em que vivem. As atividades serão desenvolvidas na Unidade Mista de Felipe Camarão, localizada na Zona Oeste de Natal, através do grupo Gerando cidadania e Nutrindo novos sonhos . Tal prática procura promover saúde e prevenir possíveis agravos, a partir de ações comunicativas em saúde, com abordagem em hábitos de vida mais saudáveis, considerando o conhecimento das mudanças fisiológicas e anatômicas, os mecanismos dos diferentes partos, as modificações psicológicas, uso correto e racional dos medicamentos, entre várias outras temáticas que emergirão do diálogo em grupo..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Projetos Integrados de vigilância à saúde: responsabilidades compartilhadas
Descrição: A política de qualidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN estimula e fortalece iniciativas inovadoras de ensino nos cursos de graduação. Uma dessas iniciativas pode ser o trabalho com projetos interdisciplinares e multiprofissionais que promovam o desenvolvimento de competências entendidas como a capacidade de mobilizar conhecimentos, permitindo ao corpo discente uma prática técnica-científica com compromisso social. Com esta idéia organizamos o Projeto de Extensão Projetos integrados de vigilância à saúde: responsabilidades compartilhadas (2005 a 2011), com objetivo geral de promover a interação entre a Universidade, Serviços de Saúde, Escolas, Creche, Comércio e população da área delimitada para o projeto, de modo a despertar em cada cidadã e cidadão, foco das ações, a responsabilidade sobre a vigilância à saúde individual e coletiva. A metodologia adotada é aquela que envolve técnicas de educação/informação, caracterizando-se, principalmente, na forma de palestras (informação dialogada), filmes e mutirão, assim como a pedagogia de projetos integrados, elaborados a partir das necessidades das instituições parceiras e do resultado do Perfil Epidemiológico da área das ações, componente prático das disciplinas ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE II e III. Em parcerias interinstitucionais, interdisciplinares e multiprofissionais elaboraremos Projetos Focais sobre dengue, água, lixo, desenvolvimento sexual humano, planejamento familiar e a repercussão da gravidez na adolescência, uso de drogas licitas e ilícitas , DST s/AIDS, violência, HIPERDIA, saúde do homem, entre outros. Os projetos no Centro Municipal de Ensino Integral Moema Tinoco (CMEI Moema Tinôco) envolverão três seguimentos: as professoras, na forma de vacinação, investigação dos principais problemas relacionados à sua práxis e oficina de saúde profissional; os pais e as mães, na forma de palestras sobre saúde do homem, educação à saúde e responsabilidade compartilhada; as crianças, a.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - Atual
Infecções do trato urinário pós cateterismo vesical: ações de enfermagem em diversos ambientes hospitalares
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
Convivendo com o diabetes na Unidade Mista de Felipe Camarão: PET-SAÚDE resgatando a qualidade de vida
Descrição: O Diabetes Mellitus é uma doença crônica, multifatorial, caracterizada por altas concentrações de glicose sanguínea resultantes de defeitos da secreção de insulina, da ação da insulina ou ambos. Está diretamente associada a anormalidades no metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras e é considerado mundialmente como um problema de saúde pública, não apenas pela posição epidemiológica que ocupa com altas taxas de incidência e prevalência, mas também por suas repercussões sociais e econômicas, traduzidas pelas mortes prematuras e incapacidade para o trabalho, aliados aos custos associados ao seu controle e/ou tratamento. De acordo com o Ministério da saúde o diabetes está se tornando a epidemia do século, pois atinge em média 246 milhões de pessoas em todo o mundo. Estimativas indicam que até 2025, esses valores cheguem a 380 milhões. Acredita-se que a grande maioria das pessoas acometidas por essa doença se quer sabem que a possui. Logo, a falta de prevenção e cuidados com a saúde ainda na infância, de modo geral, torna-se o grande vilão para o avanço da doença. Consequentemente, cada vez mais, estudos evidenciam o crescimento do diabetes em crianças e adolescentes. Pesquisas realizadas pelo Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis concluíram que existem no Brasil cerca de 6.339.187 de diabéticos na faixa etária de pessoas acima de 18 anos. Algo ainda comprovado pela pesquisa é que com o aumento da idade, cresce o número de doentes chegando a atingir 18,6% da população a partir dos 65 anos. Um indicador macroeconômico a ser considerado é que o diabetes cresce mais rapidamente em países pobres e em desenvolvimento e isso impacta de forma muito negativa devido à morbimortalidade precoce que atinge pessoas ainda em plena vida produtiva, onera a previdência social e contribui para a continuidade do ciclo vicioso da pobreza e da exclusão social. Fatores como idade, tipo e tempo de diagnóstico de Diabete Melli.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
III CURSO SOBRE EXAME FÍSICO DO ADULTO: APRIMORANDO AS HABILIDADES PROPEDÊUTICAS NA ENFERMAGEM
Descrição: O exame físico enquanto tecnologia de saúde permite ao enfermeiro dar início à sistematização do cuidado, colaborando para a identificação de problemas e/ou necessidades do cliente, que depois de analisados subsidiarão a elaboração dos diagnósticos de enfermagem e a determinação das intervenções sob a sua responsabilidade. Destarte, o presente curso, destinado a acadêmicos do 4º período do Curso de Graduação em Enfermagem da UFRN, tem como objetivo aprimorar as habilidades técnicas de inspeção, ausculta, percussão e palpação necessárias à realização do exame físico do adulto. Pretende-se com a realização desse Curso colaborar para uma prática segura e embasada cientificamente, não só durante o processo de formação acadêmica, mas também visando o exercício profissional futuro..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
Projetos Integrados de vigilância à saúde: responsabilidades compartilhadas
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
CURSO DE EXTENSÃO: SOBRE CONHECIMENTOS INTRODUTÓRIO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Descrição: O curso desenvolvido pretende instrumentalizar nos alunos o conhecimento básico sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem, qualificando estes para a execução da coleta de dados da pesquisa intitulada como Conhecimento dos Enfermeiros do Hospital Universitário Onofre Lopes sobre a SAE , para que estes possam identificar o processo de enfermagem realizado pelos enfermeiros do serviço. Será dividido em teoria e prática: A parte prática será composta pela observação do aluno do processo de enfermagem dos enfermeiros do serviço. Esta observação deverá ser realizada de acordo com o instrumento de pesquisa previamente construído e terá carga horária previamente estabelecida..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
Aprovação em Concurso Público para Técnico de Enfermagem Efetivo, publicado no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte - Edição nº 12252 em 14 de julho de 2010, Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte - SESAP.


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
15º CBCENF - Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. GLICOCORTICÓIDES: A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO FARMACOLÓGICO NA PRÁTICA DA ENFERMAGEM. 2012. (Congresso).

2.
15º CBCENF - Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS: UM OLHAR ALÉM DAS FRONTEIRAS DO CUIDAR EM ENFERMAGEM. 2012. (Congresso).

3.
15º CBCENF - Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. 2012. (Congresso).

4.
64º CBEn - Congresso Brasileiro de Enfermagem e 3º CLAHEn - Colóquio Latino-Americano de História de Enfermagem. Sistematização da Assistência de Enfermagem em Neurocirurgia. 2012. (Congresso).

5.
64º CBEn - Congresso Brasileiro de Enfermagem e 3º CLAHEn - Colóquio Latino-Americano de História de Enfermagem. sala de Situação em Saúde: importância no planejamento de ações para o controle da Diabetes Mellitus. 2012. (Congresso).

6.
64º CBEn - Congresso Brasileiro de Enfermagem e 3º CLAHEn - Colóquio Latino-Americano de História de Enfermagem. 2012. (Congresso).

7.
14º CBCENF - Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (Carga horária: 30h). Aspectos Psicoemocionais do Trabalho em Enfermagem. 2011. (Congresso).

8.
14º CBCENF - Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (Carga horária: 30h). 2011. (Congresso).

9.
14º CBCENF - Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (Carga horária: 30h). Superlotação no Hospital Público de Urgência e Emergência de Natal/RN: desafios para a equipe de enfermagem. 2011. (Congresso).

10.
I Simpósio Norte-Riograndense de Bioética (Carga horária: 12h). 2011. (Simpósio).

11.
I Jornada Médica do Rio Grande do Norte - Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia (Carga horária: 16h). 2010. (Outra).

12.
2º GEOCEFET - Encontro de Geografia do CEFET/RN (Carga horária: 12h).Aprendendo a Construir Instrumentos Meteorológicos com a Utilização de Material Reciclado. 2007. (Encontro).

13.
XIV Encontro Estadual de Geografia - Mossoró/RN (Carga horária: 40h).A Relação do Homem do Campo Com as Transformações Oriundas do Capital. 2007. (Encontro).

14.
1º Encontro Natalense de Geógrafos:.Oficina - "Instrumentos Meteorológicos a partir de Material Reciclado". 2006. (Encontro).

15.
Ciclo de Atividades de Astronomia promovido pela Associação Norte Rio Grandense de Astronomia, CEFET/RN e UFRN. 2006. (Outra).

16.
I CONNEPI - Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação Tecnológica. 2006. (Congresso).

17.
IV Seminário de Políticas Educacionais - CEFET/RN (Carga horária: 6h).Políticas educacionais no Brasil: uma multiplicidade de influências. 2006. (Seminário).

18.
XIII Encontro Estadual de Geografia - Pau dos Ferros/RN (Carga horária: 40h).Oficina - Aprenda a construir instrumentos meteorológicos a partir de materiais reciclados. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, R. F. O.. 17º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem - SENPE. 2013. (Congresso).

2.
DAVIM, R. M. B. ; SILVA, R. F. O. . IV Encontro de Enfermeiras Obstétricas e Neonatológicas - ENEON/RN. 2013. (Congresso).



Outras informações relevantes


Aprovada no Exame de Proficiência em Língua Inglesa realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRN. Associada à Associação Brasileira de Enfermagem - seção RN, no ano de 2013.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 7:23:53