Arion Fernandes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7106883915578060
  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008) e especialização Lato Sensu em Gestão de Varejo pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac (2012). Atualmente é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)- Santa Maria/RS. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Arion Fernandes
Nome em citações bibliográficas
FERNANDES, A.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Comunicação.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil. Orientador: Juliana Petermann.
2011 - 2012
Especialização em Especialização em Gestão de Varejo. (Carga Horária: 360h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
Título: Plano de Negócios: agência de projetos sustentáveis voltada ao branding responsável.
Orientador: Ricardo Leite.
2002 - 2008
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
Título: O evento como ferramenta estratégica na comunicação integrada.
Orientador: Nilse Maria Maldaner.




Formação Complementar


2015 - 2015
Design Intro. (Carga horária: 12h).
Valkiria Inteligência Criativa, VALKIRIA, Brasil.
2013 - 2013
Estamparia Têxtil. (Carga horária: 20h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2011 - 2011
Gestão da Inovação. (Carga horária: 12h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2007 - 2007
19º Curso da Comunicação. (Carga horária: 7h).
SINEPE, SINEPE, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Português Instrumental. (Carga horária: 16h).
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Integrante do grupo de pesquisa em Ensino de Criação (UFSM/RS), orientado pela Professora Dra. Juliana Petermann.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 4
Outras informações
Colaborador no Grupo de Pesquisa Comunicação em Rede, Identidade e Cidadania do Departamento de Pós-graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Santa Maria/RS.


Terra Vermelha Marketing Promocional, TERRA VERMELHA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2017
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Publicitário - Diretor de Criação, Carga horária: 40


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS, SENAC/RS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 75

Atividades

05/2014 - 05/2014
Ensino, Comércio, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Atendimento ao Cliente
03/2014 - 05/2014
Ensino, Comércio, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Atendimento ao Cliente
Merchandising
Negociação e Telemarketing

Fundação Educacional Machado de Assis, FEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Assessor de Comunicação, Enquadramento Funcional: Assessor de Comunicação, Carga horária: 40
Outras informações
- Trabalho desenvolvido: Planejamento e Execução de Campanhas Publicitárias; Planejamento de Mídia; Comunicação Interna; Design Gráfico; Redação e Planejamento Gráfico/Diagramação Interativo em Revista (Revista da Instituição).


Zoom Cópias, ZOOM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Arte Finalista, Enquadramento Funcional: Arte Finalista, Carga horária: 40
Outras informações
- Trabalho desenvolvido: Criação de Banners, Convites, Folders, Cartazes, Logomarcas, etc.


Assessoria de Comunicação Social da Unijuí, UNIJUÍ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
- Trabalho desenvolvido: Planejamento e Execução de Campanhas Publicitárias Externas e Internas; Planejamento de Mídia; Planejamento Gráfico; Design Gráfico; Planejamento e Participação em Eventos; Comunicação Interna;


Usina de Idéias, UNIJUÍ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagirário, Carga horária: 20
Outras informações
- Trabalho desenvolvido: Planejamento e Execução de Campanhas Publicitárias, Eventos, Planejamento Gráfico de Informativos, Atendimento;



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Nós Pesquisa Criativa
Descrição: Participação no Grupo de pesquisa "Nós Pesquisa Criativa" na linha de pesquisa Práticas Publicitárias em Publicidade, sob coodenação da Profª Dra. Juliana Petermann..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Criação Publicitária.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Criatividade.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Estudos do cotidiano.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, A.; PETERMANN, J. . Cidade Mídia: uma reflexão sobre a cidade como meio de comunicação. In: Intercom, 2017, Curitiba. Anais Intercom 2017, 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, A.; PETERMANN, J. . A cartografia da cidade e o estudo do rizoma urbano. In: II Seminário Discente PPGCOM, 2017, Porto Alegre. Anais II Seminário Discente PPGCOM, 2017.

2.
FERNANDES, A.; PETERMANN, J. . Cidade Mídia: usos criativos dos espaços públicos. In: 32ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM, 2017, Santa Maria. Anais da Jornada Acadêmica Integrada, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERNANDES, A.; PETERMANN, J. . A cidade e o grafite: as mensagens visuais no espaço urbano. In: XIV Seminário Internacional de Comunicação, 2017, Porto Alegre. Anais XIV Seminário Internacional de Comunicação, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
FERNANDES, A.; PETERMANN, J. . Pelas ruas da cidade: novas práticas publicitárias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FERNANDES, A.; PETERMANN, J. . A publicidade e as apropriações de táticas cotidianas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
FERNANDES, A.; PETERMANN, J. . A cartografia da cidade e o estudo do rizoma urbano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
FERNANDES, A.; PETERMANN, J. . A cidade e o grafite: as mensagens visuais no espaço urbano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
FERNANDES, A.; PETERMANN, J. . Cidade mídia: usos criativos dos espaços públicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Demais tipos de produção técnica
1.
FERNANDES, A.; BENSO, A. ; BAUCE, D. L. . Vida Real Viva. 2007. (Vídeo Experimental).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PETERMANN, J.; NOGUEIRA, A. P.; FERNANDES, A.. Participação em banca de Bruna Marodin Lemes.Publicidade e arquitetura: novas possibilidades na intersecção dos campos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal de Santa Maria.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Simpósio Internacional de Comunicação.A publicidade e as apropriações de táticas cotidianas. 2018. (Simpósio).

2.
IX Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.Pelas ruas da cidade: novas práticas publicitárias. 2018. (Encontro).

3.
Storytelling Transmídia e Engajamento na Cultura da Conexão. 2015. (Oficina).

4.
Secomunica 2014.Oficina de criação gráfica. 2014. (Oficina).

5.
Festival de Comunicação - Curso de Comunicação Social da Unijuí. Festicom. 2013. (Exposição).

6.
Aula Tendências e inovações criativas, do curso de Comunicação Social da Unijuí.O que te inspira? Repertório para criação publicitária.. 2012. (Outra).

7.
Fundamentos da Comunicação.Experiência profissional. 2010. (Outra).

8.
Semana do Design. 2009. (Congresso).

9.
1ª Feira de Comunicação - Os desafios do mercado regional. 2008. (Feira).

10.
Comunicação e Atendimento ao Cidadão. 2006. (Oficina).

11.
Comunicação e Fronteiras Culturais. 2006. (Encontro).

12.
III Fórum Integrado de Comunicação: "Comunicação e Marketing". 2006. (Outra).

13.
Olhar Insubordinado. 2006. (Encontro).

14.
V Profissional do Futuro - Unijuí - Campus Ijuí - Aluno-guia voluntário. 2006. (Outra).

15.
II Fórum Integrado de Comunicação - Comunicação e Cultura: ?Qual é a sua tribo??. 2005. (Outra).

16.
Mudança na Comunicação. 2005. (Outra).

17.
9ª Semana Acadêmica de Comunicação Social. 2004. (Outra).

18.
Fórum Integrado de Comunicação - Ética e Responsabilidade. 2004. (Outra).

19.
IV Profissional do Futuro - Unijuí - Campus Ijuí - Aluno-guia voluntário. 2004. (Outra).

20.
XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom 2004 - Comunicação, Acontecimento, Memória. 2004. (Congresso).

21.
8ª Semana Acadêmica de Comunicação Social - ?Sintonize nesta freqüência?. 2003. (Outra).

22.
Fórum Integrado de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda. 2003. (Outra).

23.
I Fórum de Gaúcho de Jornalismo. 2003. (Outra).

24.
Semana Acadêmica de Comunicação Social. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FERNANDES, A.. II Fórum Integrado de Comunicação - Comunicação e Cultura: ?Qual é a sua tribo??. 2005. (Outro).

2.
FERNANDES, A.. VI Edição do Festicom: ?Regue suas Idéias?. 2005. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 18:36:36