Soraia Abud Ibrahim

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4565972835118079
  • Última atualização do currículo em 16/11/2018


Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba. Especialista em Educação a Distância (UNIUBE) e Novas Tecnologias No Ensino de Matemática (UFF) . Licenciada em Matemática pela Universidade de Uberaba (UNIUBE) e em Pedagogia (UNIFRAN). Professora Titular da Universidade de Uberaba nos cursos de Engenharia e Tecnologia na Modalidade Presencial e no curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade EAD. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Teoria dos Números, Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear, Geometria Analítica, Educação Matemática e em Processos de Ensino-Aprendizagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Soraia Abud Ibrahim
Nome em citações bibliográficas
IBRAHIM, Soraia Abud

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de Uberaba, Câmara de Ensino de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.
Avenida Nenê Sabino 1801
Universitário
38055-500 - Uberaba, MG - Brasil
Telefone: (34) 33198996


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Educação.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Título: A APROPRIAÇÃO DOS SIGNIFICADOS DE POLINÔMIOS: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Marilene Ribeiro Resende.
2010 - 2013
Especialização em Novas Tecnologias no ensino de Matemática. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: APRENDER FUNÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL , EIS A QUESTÃO! UM ESTUDO DA CONTRIBUIÇÃO DO SOFTWARE WINPLOT..
Orientador: Carolina Augusta Assumpção Gouveia.
2009 - 2011
Especialização em Educação a Distância. (Carga Horária: 504h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Título: A importância do Ambiente Virtual de Aprendizagem no processo de ensinar e aprender matemática: uma análise na visão de diferentes sujeitos.
Orientador: Adriana Rodrigues.
2017 - 2018
Graduação em Pedagogia.
Universidade de Franca, UNIFRAN, Brasil.
2003 - 2006
Graduação em Licenciatura Plena em Matemática.
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Título: Trabalho de Concluão do Curso.
Orientador: Sandra Bulhões Cecilio.




Formação Complementar


2017 - 2017
Oficina de Produções de Questões Discursivas para o Ambiente Virtual - AVA. (Carga horária: 12h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2016 - 2016
Capacitação : O Trabalho da Tutoria On Line e Presencial. (Carga horária: 6h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2016 - 2016
Capacitação : O Trabalho da Tutoria On Line. (Carga horária: 12h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2016 - 2016
Oficina Avaliação do Processo de Ensino e de Aprendizagem. (Carga horária: 3h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2015 - 2015
Minicurso de Redação Científica Internacional. (Carga horária: 8h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
2015 - 2015
Minicurso sobre Tutoria à Distância. (Carga horária: 12h).
Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2009 - 2017
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo-L, Carga horária: 30

Atividades

07/2018 - Atual
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Cálculo Diferencial e Integral IV
02/2018 - Atual
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral IV
02/2017 - Atual
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral 1
02/2014 - Atual
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Cálculo Diferencial e Integral II
Álgebra Linear
Geometria Analítica
02/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estudos Lógicos matemáticos I
08/2013 - 12/2013
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Álgebra Linear
02/2013 - 07/2013
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Álgebra Linear
08/2012 - 12/2012
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Cálculo Diferencial e Integral II
Álgebra Linear
Geometria Analítica
02/2012 - 07/2012
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
Álgebra linear
07/2011 - 12/2011
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I
07/2011 - 12/2011
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e integral I
2/2010 - 7/2010
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Diferencial e Integral I

União Brasileira de Educação e Ensino - Matriz, UBEE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações
Professora do 9º ano Ensino Fundamental


Colégio Nossa Senhora das Graças, CNSG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 4
Outras informações
Professora de Geometria dos 8ª e 9º ano Ensino Fundamental


Escola Municipal Uberaba, E.M.U., Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor PII, Carga horária: 20


Colégio Osvaldo Cruz, COC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Docente do Ensino Fundamental - 8º e 9º ano, Carga horária: 9


Colégio Objetivo de Uberaba, OBJETIVO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 8
Outras informações
Professora de Matemática do 6º ano e 7º ano.


ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DA ABADIA, EENSA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 18
Outras informações
Professora de Matemática do 6º ano ao 9º ano.


Escola Estadual Presidente João Pinheiro, EEPJP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 16


Prefeitura Municipal de Uberaba, PM/Uberaba, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 18
Outras informações
Assessora pedagógica no departamento pedagógica da secretaria de Educação - Uberaba



Projetos de pesquisa


2015 - 2018
Subprojeto PIBID-Matemática - CAPES/UNIUBE
Descrição: Faz parte do subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Sua finalidade é promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Soraia Abud Ibrahim - Coordenador.
2015 - 2015
A ACESSIBILIDADE NO CAMPUS AEROPORTO DA UNIVERSIDADE DE UBERABA
Descrição: O presente projeto visa conscientizar a sociedade em geral do dever em garantir a autonomia e segurança na utilização de todos os espaços, edificações e mobiliários. Compreender como funciona a questão da acessibilidade no Campus Aeroporto da Universidade de Uberaba, detectar possíveis falhas e propor soluções, afim de proporcionar um ambiente agradável e seguro para seus usuários. Esta pesquisa será desenvolvida por alunos do curso de Engenharia Civil e propõe momentos de reflexão referente o tema em estudo, imprescindível no processo de formação do Engenheiro Civil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Soraia Abud Ibrahim - Integrante / Adriano Dawison de Lima - Coordenador / FERNANDA SILVA PAIVA - Integrante / ISADORA DOS SANTOS SILVA - Integrante.
2013 - 2015
OBEDUC O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Descrição: Descrição: A qualidade da educação básica no Brasil, nas últimas décadas, tem se constituído em preocupação de órgãos e agências governamentais, de gestores, de pesquisadores do campo da educação e de professores que nela atuam. Os resultados das avaliações sistêmicas nacionais e internacionais, como o PISA e o SAEB, mostram que os estudantes brasileiros atingem baixos níveis nas escalas estabelecidas. No que se refere ao ensino e aprendizagem da matemática, o estudante ao final do Ensino Fundamental (9o ano) consegue fazer basicamente o que ele deveria ter competência para realizar ao final dos anos iniciais (5oano). Esses resultados por si só mostram que investimentos, estudos e pesquisas devem ser realizados para que a aprendizagem matemática seja mais eficaz. Considerando, ainda, que as Tecnologias de Informação e Comunicação estão cada vez mais presentes na vida desses estudantes, inclusive nas escolas, e podem contribuir para a sua aprendizagem, essa pesquisa tem como objetivo geral: investigar como situações didáticas mediadas por recursos tecnológicos, particularmente os digitais, contribuem para a aprendizagem da álgebra nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A pesquisa pretende, ainda, promover a formação e o desenvolvimento profissional de pesquisadores, de professores em serviço e a inserção social do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba UNIUBE. Optamos por uma abordagem qualitativa de pesquisa, guiada pelos pressupostos da Engenharia Didática que permite associar o plano teórico com o experimental da prática educativa. Essa metodologia divide a pesquisa em quatro fases distintas, porém, relacionadas: análises preliminares, análise a priori, experimentação e análise a posteriori. A pesquisa será desenvolvida em escolas públicas de ensino fundamental, situadas em Uberaba-MG. Serão sujeitos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, preferencialmente do 8o e 9o anos, que se dispuserem e forem autorizados pelos pais a participar do estudo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Soraia Abud Ibrahim - Integrante / marilene ribeiro resende - Coordenador / Vania Maria de Oliveira Vieira - Integrante / Maísa Gonçalves da Silva - Integrante / Luís Humberto Miquelino - Integrante / DJALMA GONÇALVES PEREIRA - Integrante / Giovanna Caiado Souto - Integrante / Luís Sérgio Carvalho - Integrante / ELLEN CAROLINE DE CARVALHO - Integrante / Erka Katia Costa Rangel - Integrante / José Divino Neves - Integrante / Juciane Teixeira Silva - Integrante / João Pedro Aparecido Vicente - Integrante.


Outros Projetos


2013 - Atual
Gepide - Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação
Descrição: O GEPIDE/ Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação tem como foco a realização de estudos e pesquisas na perspectiva da teoria histórico-cultural e da didática desenvolvimental. Para atingir este objetivo, os pesquisadores desenvolvem estudos e pesquisas nas seguintes temáticas: 1. Ensino e desenvolvimento do sujeito humano, 2. Trabalho Docente e Profissionalização, 3. Métodos de pesquisa e de ensino, 4. Linguagem e mediação, 5. Processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Os projetos de pesquisa são financiados por CNPq, CAPES, FAPEMIG e UNIUBE. O Grupo forma novos pesquisadores por meio de orientações de trabalhos monográficos de Iniciação Científica e Dissertações de Mestrado, assim como, na participação em bancas de defesa de dissertações e teses. Além das atividades internas, o GEPIDE desenvolve projetos de pesquisas interinstitucionais e internacionais junto a outros Grupos da área. Também participa e colabora com eventos nacionais e internacionais e vem publicando os resultados de seus trabalhos em artigos, capítulos de livros e livros..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2012 - 2014
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Descrição: Professora supervisora na Escola Municipal Uberaba.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Soraia Abud Ibrahim - Integrante / Djalma Gonçalves Pereira - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Álgebra.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Geometria e Topologia.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática Aplicada.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Árabe
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
IBRAHIM, Soraia Abud2015IBRAHIM, Soraia Abud; Resende,Marilene Ribeiro ; Silva, Juciane Teixeira ; FERNANDES, F. . AS CONCEPÇÕES DE ÁLGEBRA E DE EDUCAÇÃO ALGÉBRICA ? uma análise de livros disáticos do 8º ano. Revista Profissão Docente, v. 15, p. 31, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Resende,Marilene Ribeiro ; IBRAHIM, Soraia Abud . Divisibilidade. 01. ed. Uberaba: UNIUBE, 2011. v. 1.

2.
Resende,Marilene Ribeiro ; IBRAHIM, Soraia Abud . Noções de algebra moderna. 01. ed. Uberbaa: UNIUBE, 2011. v. 01.

3.
Resende,Marilene Ribeiro ; IBRAHIM, Soraia Abud . Noções de Probabilidade. 01. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. 216p .

4.
IBRAHIM, Soraia Abud; Resende,Marilene Ribeiro ; Lima, Ana Paula Arantes ; Manzan,José Ricardo Gonçalves . Números e seu ensino. Uberaba: UNIUBE, 2011. v. 01. 134p .

5.
Resende,Marilene Ribeiro ; IBRAHIM, Soraia Abud ; Mendonça, Regina Alves Pinto ; Goulart,Silvia Bonomi . Números naturais: abordagem historica e suas representações,as operaçoes ,a indução e a recorrencia. 1. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. 171p .

Capítulos de livros publicados
1.
IBRAHIM, Soraia Abud. Conceitos fundamentais da matemática. Conteúdos e procedimentos didático-metodológicos para os anos finais do Ensino Fundamental, volume 3. 1ed.São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013, v. 3, p. 149-219.

2.
IBRAHIM, Soraia Abud. O ensino da divisibilidade e fração. In: Chaves,Fátima Garcia; Ferreira, Helena Borges; Melo,Janete Aparecida Pereira; Baratella, Ricardo;Ibrahim,Soraia Abud. (Org.). Conteúdos e procedimentos didático-metodológicos para os anos finais do Ensino Fundamental, volume 2. 1ed.São Paulo: Pearson Education do brasil, 2012, v. 2, p. 109-144.

3.
IBRAHIM, Soraia Abud; Lima, Ana Paula Arantes ; Manzan,José Ricardo Gonçalves . Polinômio e equações algébricas: um nfoque para o Ensino Médio. Ensino - aprendizagem de Matemática. 01ed.Uberaba: Uniube, 2011, v. 01, p. 115-149.

4.
IBRAHIM, Soraia Abud; Lopes, Lailson dos Reis Pereira . Educação de jovens e adultos: trajetória, desafios e perspectivas. Ensino-aprendizagem de Matemática. 01ed.Uberaba: UNIUBE, 2011, v. 01, p. 197-244.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
IBRAHIM, Soraia Abud; RODRIGUES, A. . Ambiente virtual de Aprendizagem- AVA: um enfoque no processo de ensino aprendizagem de matemática. In: I seminário Nacional de Professores a Distância, 2014, Uberlândia. Desafios e perpectivas do curso de Pedagogia. uberlandia, 2014.

2.
IBRAHIM, Soraia Abud; NEVES, J. D. ; Resende,Marilene Ribeiro . A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS. In: XII Encontro de Pesquisa em Educação /Centro Oeste, 2014, Goiânia. Pós-Graduação e Pesquisa em Educação: contradições e desafios para a transformação social., 2014.

3.
IBRAHIM, Soraia Abud; Santos, Juscélia Santos ; OGOSHI, C. M. B. ; Pereira, Djalma Gonçalves . A ludicidade nas aulas de Matemática. In: Extensão em formação de professores: A construção do conhecimento do profissional docente -I Encontro Interinstitucional do PIBID/UNIUBE, 2013, UBERABA. Extensão em formação de professores: A construção do conhecimento do profissional docente -I Encontro Interinstitucional do PIBID/UNIUBE, 2013.

4.
IBRAHIM, Soraia Abud; RODRIGUES, A. . A formação docente e a gestão de ambientes virtuais de aprendizagem no processo de ensinar e aprender matemática. In: VII Simpósio Internacional : o estado e as Politicas Educacionais no tempo presente, 2013, Uberlândia. Extensão em formação de professores: A construção do conhecimento do profissional docente -I Encontro Interinstitucional do PIBID/UNIUBE, 2013.

5.
IBRAHIM, Soraia Abud; SILVA, M. G. ; Resende,Marilene Ribeiro . Concepções de álgebra das questões do sistema nacional de avaliação da educação básica -SAEB. In: II Congresso Internacional Trabalho docente e processos educativos II simpósio de ética em pesquisa, 2013, UBERABA. II Congresso Internacional Trabalho docente e processos educativos II simpósio de ética em pesquisa, 2013.

6.
IBRAHIM, Soraia Abud; Pereira, Djalma Gonçalves ; Santos, Juscélia Santos . Avaliação Matemática no ensino fundamental. In: VII Encontro de pesquisa e educação, II congresso internacional: Trabalho docente e processos educativos e II simpósio de ética em pesquisa, 2013, UBERABA. VII Encontro de pesquisa e educação, II congresso internacional: Trabalho docente e processos educativos e II simpósio de ética em pesquisa, 2013.

7.
IBRAHIM, Soraia Abud; SILVA, M. G. ; Resende,Marilene Ribeiro . Analise da questões da prova Brasil segundo as concepções algébricas de Usiskin. In: VII Encontro de pesquisa e educação, II congresso internacional: Trabalho docente e processos educativos e II simpósio de ética em pesquisa, 2013, UBERABA. VII Encontro de pesquisa e educação, II congresso internacional: Trabalho docente e processos educativos e II simpósio de ética em pesquisa, 2013.

8.
IBRAHIM, Soraia Abud; Resende,Marilene Ribeiro . A formação do conceito de polinômios no ensino fundamental. In: IV Seminário de formação de professores e I ISATT I inernacional Conference on Teacher Education, 2013, UBERABA. IV Seminário de formação de professores e I ISATT I inernacional Conference on Teacher Education, 2013.

9.
IBRAHIM, Soraia Abud; Gracioli, Janete tranquila ; Lucia, Maria das Dores ; Resende,Marilene Ribeiro ; Vieira, Vania M Oliveira . Desenvolvimento de profissional docente na década de 2000 na região do Triângulo Mineiro. In: XI congresso nacional de Educação -EDUCERE, II Seminário internacional de representações sociais, subjetividade e Educação -SIRSSE e IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente -SIPD/CATEDRA UNESCO, 2013, Curitiba. XI congresso nacional de Educação -EDUCERE, II Seminário internacional de representações sociais, subjetividade e Educação -SIRSSE e IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente -SIPD/CATEDRA UNESCO, 2013.

Artigos aceitos para publicação
1.
IBRAHIM, Soraia Abud; Resende,Marilene Ribeiro . Significados de polinômios: uma via de apropriação por alunos do ensino fundamental.. EDUCAÇÃO EM FOCO, 2018.

2.
IBRAHIM, Soraia Abud; RODRIGUES, A. ; BARATELLA, R. . Ambientes virtuais de aprendizagem: impactos e desafios no ensino superior. TECNOLOGIA EDUCACIONAL, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
IBRAHIM, Soraia Abud. 'A LUDICIDADE COMO MÉTODO DE ENSINO DA MATEMÁTICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
IBRAHIM, Soraia Abud; Silva, Juciane Teixeira ; NEVES, J. D. . A PERSPECTIVA LÓGICO-HISTÓRICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
IBRAHIM, Soraia Abud; NEVES, J. D. ; Resende,Marilene Ribeiro . A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
IBRAHIM, Soraia Abud; RODRIGUES, A. . A formação docente e a gestão de Ambientes Virtuais de aprendizagem no processo de ensinar e aprender matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
IBRAHIM, Soraia Abud; Gracioli, Janete tranquila ; Lucia, Maria das Dores ; Resende,Marilene Ribeiro ; Vieira, Vania M Oliveira . Desenvolvimento profissional docente na década de 2000 na região do Triângulo Mineiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
IBRAHIM, Soraia Abud; Pereira, Djalma Gonçalves ; Santos, Juscélia Santos ; OGOSHI, C. M. B. . A Ludicidade no processo avaliativo da matemática no ensino fundamantal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
IBRAHIM, Soraia Abud; Pereira, Djalma Gonçalves ; Santos, Juscélia Santos ; OGOSHI, C. M. B. . PIBID: Uma experiência lúdica nas aulas de matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
IBRAHIM, Soraia Abud; Resende,Marilene Ribeiro ; SILVA, M. G. . Concepção de álgebra das questões do sistema nacional de avaliação da educação básica- SAEB. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
IBRAHIM, Soraia Abud; SILVA, M. G. ; Resende,Marilene Ribeiro . Análise das questões da prova Brasil segundo as concepções algébricas de Usiskin. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
IBRAHIM, Soraia Abud; Pereira, Djalma Gonçalves ; Santos, Juscélia Santos . Avaliação Matemática no ensino Fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
IBRAHIM, Soraia Abud. PIBID: Uma experiência lúdica nas aulas de matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
IBRAHIM, Soraia Abud; Resende,Marilene Ribeiro . A formação do conceito de polinômios no Ensino Fundamantal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
IBRAHIM, Soraia Abud; Gracioli, Janete tranquila ; Lucia, Maria das Dores . Desenvolvimento profissional dos docente na região do Triângulo Mineiro e os impactos tecnologicos a partir da decada de 2000.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
IBRAHIM, Soraia Abud; RODRIGUES, A. . A impotância do Ambiente Virtual de Aprendizagem(AVA) no processo de ensinar e aprender matemática : uma análise na visão de diferentes sujeitos.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
IBRAHIM, Soraia Abud. Funções elementares: modular e exponencial. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

2.
IBRAHIM, Soraia Abud. Funções elementares: logaritmo. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

3.
IBRAHIM, Soraia Abud. Os números racionais, irracionais e reais -resolução de exercícios. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

4.
IBRAHIM, Soraia Abud. Números Complexos: resolução de exercícios. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

5.
IBRAHIM, Soraia Abud. Revisão- matemática instrumental. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

6.
IBRAHIM, Soraia Abud. Sistema de equações lineares - parte III. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

7.
IBRAHIM, Soraia Abud. Álgebra: revendo conceitos,compreendendo signiifcados. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

8.
IBRAHIM, Soraia Abud. Análise combinatória: arranjo,permutação e combinações. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

9.
IBRAHIM, Soraia Abud. Binômio de Newton. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

10.
IBRAHIM, Soraia Abud. Análise e elaboração de recursos didáticos pedagógicos para o ensino de matemática no Ensino Fundamental. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

11.
IBRAHIM, Soraia Abud. Recorrencia. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

12.
IBRAHIM, Soraia Abud. Conjunto dos números naturais: abordagem histórica e suas representações. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

13.
IBRAHIM, Soraia Abud. Múltiplos e divisores. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

14.
IBRAHIM, Soraia Abud. Números primos, Máximo Divisor Comum e Mínimo Múltiplo Comum. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

15.
IBRAHIM, Soraia Abud. O conjunto dos números racionais: frações- resolução de exercícios. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

16.
IBRAHIM, Soraia Abud. Analise Combinatória:regras básicas de contagem. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - videoaula).

17.
IBRAHIM, Soraia Abud. O Conjunto dos números racionais. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

18.
IBRAHIM, Soraia Abud. A representação decimal dos racionais, os números irracionais, o conjunto dos reais. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

19.
IBRAHIM, Soraia Abud. Números complexos: história, representações e operações. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

20.
IBRAHIM, Soraia Abud. Máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

21.
IBRAHIM, Soraia Abud. Números Primos- teorema fundamental da aritmética. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

22.
IBRAHIM, Soraia Abud. A divisibilidade- múltiplos e divisores. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

23.
IBRAHIM, Soraia Abud. A divisão de números naturais. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

24.
IBRAHIM, Soraia Abud. Abordagem histórica dos números e de suas representações. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Videoaula).

25.
IBRAHIM, Soraia Abud; Goulart,Silvia Bonomi . Recursos didáticos para o Ensino de Matemática. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
IBRAHIM, Soraia Abud. Orientação Pedagógica Voluntária. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem nos mundos da Educação e do trabalho: debates atuais. 2018. (Outra).

2.
Palestra: Apresentação dos trabalhos realizados pelos professores e participantes dos Programar PIME/PIAC. 2018. (Outra).

3.
PIAC e PIME:estratégias para aquisição autônoma de conhecimento além da sala de de aula.. 2018. (Outra).

4.
Relatos de Experiências dos Alunos participantes dos Programas PIME/PIAC.. 2018. (Outra).

5.
VIII Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola.'A LUDICIDADE COMO MÉTODO DE ENSINO DA MATEMÁTICA. 2017. (Encontro).

6.
Escola sem partido e a BNCC: tendências multiculturais. 2016. (Seminário).

7.
Potencializando a aprendizagem em sala de aula: O trabalho com Competências e Habilidades. 2016. (Outra).

8.
EPEDUC VIII Encontro de Pesquisa em Educação e II Congresso internacional Trabalho Docente e projetos educativos. A PERSPECTIVA LÓGICO-HISTÓRICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2015. (Congresso).

9.
II Colóquio Internacional Ensino Desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. 2014. (Outra).

10.
I seminário Nacional Formação de professores a Distância.Ambiente virtual de Aprendizagem- AVA: um enfoque no processo de ensino aprendizagem de matemática. 2014. (Seminário).

11.
XII Encontro de Pesquisa em Educação/Centro Oeste.A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS. 2014. (Encontro).

12.
XXVII Encontro Regional Sudeste de Fórum de Pró-Reitores de Graduação. 2014. (Encontro).

13.
EDUCERE XI Congresso Nacional de Educação. Desenvolvimento profissional docente na década de 2000 na região do Triângulo Mineiro. 2013. (Congresso).

14.
I Internacional Conference on Teacher Education e IV Seminário de Formação de Professores. 2013. (Seminário).

15.
Primeiro Seminário do GEPIDE/Grupo de Estudos e Pesquisa em instrução ,desenvolvimento em Educação. 2013. (Seminário).

16.
VII Encontro de Pesquisa em Educação II Congresso Internacional trabalho docente e processos educativos II simpósio de ética em pesquisa. Análise das questões da prova Brasil segundo as concepções algébricas de Usiskin. 2013. (Congresso).

17.
VII Simpósio Internacional: O estado e as polìticas Educacionais no tempo presente. 2013. (Simpósio).

18.
VII Simpósio Internacional: O estado e as polìticas Educacionais no tempo presente.Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): possibilidades de formação inicila e continuada do professor de matemática. 2013. (Simpósio).

19.
VII Simpósio Internacional: O estado e as polìticas Educacionais no tempo presente.A formação docente e a gestão de Ambientes Virtuais de aprendizagem no processo de ensinar e aprender matemática. 2013. (Simpósio).

20.
XI Congresso Nacional de Educação. 2013. (Congresso).

21.
Primeira Semana da Matematica UFTM.Aprender e ensinar Matemática no Ensino fundamental:interação sentidos e significados. 2010. (Oficina).

22.
programa de Capacitação de professores de ambientes virtuais. 2009. (Oficina).

23.
XII Congresso Regional de Educadores de Uberaba e do Triângulo Mineiro.Estudo da Álgebra a Partir de Regularidades. 2006. (Oficina).

24.
I Congresso Regional de Formação de Educadores. 2004. (Congresso).

25.
Seminário Marista de Educação. 2003. (Seminário).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
IBRAHIM, Soraia Abud; RODRIGUES, A. ; BARATELLA, R. . Ambientes virtuais de aprendizagem: impactos e desafios no ensino superior. TECNOLOGIA EDUCACIONAL, 2018.


Apresentações de Trabalho
1.
IBRAHIM, Soraia Abud. PIBID: Uma experiência lúdica nas aulas de matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 4:42:11