Lilian Silva do Amaral Suzuki

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1441276253127874
  • Última atualização do currículo em 18/07/2018


Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Sociologia e Doutora em Sociologia pela mesma instituição acadêmica. Professora na Faculdade Sul-Americana (FASAM). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Lilian Silva do Amaral Suzuki
Nome em citações bibliográficas
SUZUKI, L. S. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Ciências Sociais.
Universidade Federal de Goiás Câmpus Samambaia (Câmpus II)
74001-970 - Goiania, GO - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Doutorado em Sociologia.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Trajetórias ocupacionais de imigrantes no mercado de trabalho formal brasileiro., Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Jordão Horta Nunes.
2011 - 2013
Mestrado em Sociologia.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Entre idas e vindas: trabalho, arranjos familiares e domésticos e expectativas de retorno entre brasileiros no Japão.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Jordão Horta Nunes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Trabalho; Decasséguis; Identidade; Arranjos Domésticos; Migrações Internacionais.
Grande área: Ciências Humanas
2006 - 2009
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: Identidade no trabalho de estrangeiros: os dekasseguis brasileiros.
Orientador: Jordão Horta Nunes.




Formação Complementar


2014 - 2014
Metodologia Quantitativa - MQ. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás, SEE GO, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor P-III Assistente, Carga horária: 20
Outras informações
Ensino, Nível: Ensino Médio. Disciplinas ministradas: SOCIOLOGIA


Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Outro (Aluno Especial), Enquadramento Funcional: Aluno Especial


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
A Comissão de Avaliação Institucional -CAVI- prevista no Regimento Geral da UFG, tem como missão instituir na UFG uma cultura de avaliação subsidiando de modo pleno a gestão acadêmica, rumo à potencialização e desenvolvimento do desempenho institucional. O processo de Avaliação da UFG está concebido no interior de um projeto maior, denominado Programa de Gestão Estratégica (PGE). A CAVI recebe apoio técnico da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos - PRODIRH.

Atividades

2007 - 2009
Estágios , Reitoria, PRODIRH.

Estágio realizado
Elaboração de Documentos; Participação como membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA)..

Faculdade Sul-Americana, FASAM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Professora Adjunta, Enquadramento Funcional: Professora de Sociologia



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Centro de Assessoria Jurídica Popular
Descrição: O Centro de Assessoria Jurídica Popular Universitária tem como objetivo preparar assessores jurídicos populares, através de integral formação jurídica, política, social e humanística, baseada numa atuação efetiva nos âmbitos do ensino, iniciação à pesquisa e extensão. A partir da ação e da reflexão do CAJUPU junto aos Movimentos Sociais, pretende-se analisar o Direito, tanto em seu ensino como em sua concretização na sociedade. No âmbito acadêmico, o projeto ainda tem como objetivo trazer questionamentos que transcendam a formação tradicional, de modo que se faça uma construção do conhecimento jurídico a partir das necessidades e dos problemas reais da nossa sociedade. Sendo assim, a assessoria jurídica popular busca realizar um trabalho de assessoramento jurídico e político da população, especialmente dos grupos vulneráveis existentes na sociedade e movimentos sociais, realizando também um importante trabalho de educação popular em direitos humanos, através de atividades educativas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Lilian Silva do Amaral Suzuki - Coordenador.
2013 - Atual
O trabalho em serviços: das formas atípicas à profissionalização
Descrição: Descrição: Os objetivos do projeto são: 1. Mapear o mercado do trabalho em serviços no Brasil, empregando bases de dados estatísticas, como o Censo, a PNAD e a PME, e bases administrativas como a RAIS Trabalhadores e a RAIS Estabelecimentos. 2. Analisar as trajetórias ocupacionais de trabalhadores em serviços no Brasil, com destaque para o estado de Goiás, de forma quantitativa, usando a base de dados RAIS Migra e de forma qualitativa, por meio de entrevistas e grupo focais com informantes selecionados. 3. Analisar comparativamente a organização do trabalho, a identidade ocupacional/profissional, condições de trabalho, contrato e remuneração em setores diferentes do mercado do trabalho em serviços, desde profissionais altamente qualificados até ocupações de baixa qualificação experimentando formas atípicas e precarização. 4. Analisar aspectos do trabalho que não são diretamente explicados por condições objetivas e estruturais, como a identidade, a autoestima e o reconhecimento social nos serviços. 5. Analisar a influência dos fatores gênero, raça e classe no mundo do trabalho em serviços, no Brasil, com destaque para o estado de Goiás 6. Analisar o problema da intensificação do tempo e da jornada de trabalho no setor de serviços, com destaque para os serviços sociais, como educação e saúde. 7. Analisar os arranjos de gênero domésticos decorrentes da entrada crescente da mulher no mercado de trabalho e problemas correlatos, como as formas de conciliaусo e as políticas públicas correlatas. 8. Organizar grupos de trabalho em eventos nacionais e internacionais tendo como foco a análise sociológica do trabalho e com destaque para o trabalho em serviуos e suas consequências, principalmente em relaусo a gênero, identidade, associativismo, tempo de trabalho, saúde e proteção social, lazer e trabalho. 9. Capacitar docentes e alunos da equipe executora em técnicas quantitativas de pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
Análise sociológica de serviços distributivos e pessoais:cultura do trabalho e práticas de consumo
Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar, sob o ponto de vista da sociologia do trabalho e do consumo, os subsetores de serviços pessoais (atividades que atendem a demanda privada, que ocorrem , por exemplo, em bares, recreação, serviços domiciliares) e de serviços distributivos (atividades ligadas ao comércio, transporte, comunicação e armazenagem) no Brasil, com destaque na região metropolitana de Goiânia. Seus objetivos específicos são: analisar algumas formas de trabalho formal ou informal nos subsetores mencionados, as ocupações, as transformações nas representações sociais de trabalho correspondentes aos nichos selecionados, questões de gênero, interações e relações sociais de trabalho, cultura do trabalho e do consumo nos respectivos subsetores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2012
Trabalho, gênero e participação: identidade, associativismo e políticas de emprego e renda
Descrição: Trata-se de um projeto de cooperação acadêmica entre as instituições UFG e Unicamp, aprovado no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - Novas Fronteiras (PROCAD-NF), financiado pela Capes. O projeto é coordenado pelo professor Jordão Horta Nunes e partiu de uma iniciativa da linha de pesquisa "Trabalho, emprego e sindicatos", do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFG (PPGS) e do Núcleo de Estudos sobre o Trabalho. . O principal objetivo é viabilizar a consolidação do PPGS aprimorando a formação de alunos e docentes do Programa mediante a realização de missões de estudo e docência/pesquisa na instituição associada, a Unicamp. Visa ainda realizar estudos comparativos aproveitando projetos de pesquisa ou orientações de mestrado ou doutorado em andamento ou a serem propostos nas duas equipes durante a vigência do Procad, tendo como referência os eixos orientadores do projeto cooperado, ou seja, trabalho, gênero e participação. O projeto compreende equipes de docentes e alunos na UFG e na Unicamp.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SUZUKI, L. S. A.. Inserção e trajetórias ocupacionais de estrangeiros no mercado de trabalho formal brasileiro. In: Mohammed ElHajji. (Org.). IV Simpósio de Pesquisa sobre Migrações. 1ed.: , 2017, v. , p. 132-136.

2.
SUZUKI, L. S. A.. Trabalhadores estrangeiros no Japão: os decásseguis brasileiros. In: Angela Maria C. Araújo; Jordão Horta Nunes. (Org.). Trabalho, trajetórias e identidades: qualificação, deslocamentos e crises. 1ªed.São Paulo: Annablume, 2015, v. 1, p. 37-56.

3.
SUZUKI, L. S. A.; SHISHITO, Katiani Tatie . Arranjos domésticos e familiares entre brasileiros no Japão. In: Rosana Baeninger. (Org.). Migração internacional - Coleção Por Dentro do Estado de São Paulo. 09ed.Campinas: Unicamp, 2013, v. 09, p. 193-204.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SUZUKI, L. S. A.. Trabalhadores estrangeiros no mercado de trabalho formal brasileiro: o uso e as potencialidades de bases de dados e informações governamentais. In: ANPOCS, 2017, Caxambú. 41º Encontro Anual da Anpocs, 2017.

2.
SUZUKI, L. S. A.; SHISHITO, Katiani Tatie . Arranjos domésticos e familiares entre brasileiros no Japão. In: Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2012, Águas de Lindóia. Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2012.

3.
SUZUKI, L. S. A.. O trabalho e o estrangeiro: decasséguis, arranjos domésticos e construção de identiidades. In: ALAS, 2011, Recife. XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia, 2011. p. http://www.alas.

4.
NUNES, J. H. ; SUZUKI, L. S. A. ; GOMIDE, M. . As transformações na divisão sexual do trabalho e os novos arranjos de gênero domésticos. In: III Seminário Nacional de Trabalho e Gênero, 2010, Goiânia. Associativismo, Profissões e Políticas Públicas, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SUZUKI, L. S. A.. O impacto da crise econômica de 2008 sobre os brasileiros no Japão. In: IV Seminário de Trabalho e Gênero, 2012, Goiânia. IV Seminário de Trabalho e Gênero, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SUZUKI, L. S. A.. Expectativas de Retorno entre trabalhadores brasileiros no Japão. In: III Simpósio Internacional de Ciências Sociais, 2013, Goiânia. Expectativas de Retorno entre trabalhadores brasileiros no Japão, 2013.

2.
SUZUKI, L. S. A.. Arranjos domésticos e familiares entre brasileiros no Japão. In: Anpocs, 2012, Águas de Lindóia. 36º Encontro Anual da Anpocs, 2012.

3.
SUZUKI, L. S. A.. Trabalhadores estrangeiros: reflexões acerca dos dekasseguis brasileiros no Japão. In: II Seminário de Pesquisa da Faculdade de Ciências Sociais, 2011, Goiânia. Educação, cidadania e interseccionalidades. Goiânia: Funape, 2011. p. 44-44.

Apresentações de Trabalho
1.
SUZUKI, L. S. A.. Trajetórias ocupacionais de trabalhadores estrangeiros inseridos no mercado de trabalho formal brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SUZUKI, L. S. A.. Trajetórias ocupacionais de estrangeiros no mercado de trabalho formal brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SUZUKI, L. S. A.. Inserção e trajetórias ocupacionais de estrangeiros no mercado de trabalho formal brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SUZUKI, L. S. A.. Trajetórias ocupacionais de haitianos inseridos no mercado de trabalho formal em Aparecida de Goiânia e Goiânia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SUZUKI, L. S. A.. Múltiplos olhares sobre o trabalho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SUZUKI, L. S. A.. Migrações e relações de gênero: uma revisão e avaliação da incorporação de gênero nas teorias de migração internacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SUZUKI, L. S. A.. Migrações e Relações de Gênero: Uma Revisão e Avaliação da Incorporação de Gênero nas Teorias de Migração Internacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
SUZUKI, L. S. A.. Expectativa de retorno entre brasileiros no Japão. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
SUZUKI, L. S. A.. O impacto da crise econômica de 2008 sobre os brasileiros no Japão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
SUZUKI, L. S. A.. Arranjos domésticos e familiares entre brasileiros no Japão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
SUZUKI, L. S. A.. Brasil e a migração internacional no século XXI: uma análise da inserção de mão de obra estrangeira no mercado de trabalho brasileiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
SUZUKI, L. S. A.. Arranjos domésticos e familiares entre trabalhadores brasileiros no Japão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
SUZUKI, L. S. A.. Trabalho e Arranjos Domésticos entre os Dekasseguis Brasileiros. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
SUZUKI, L. S. A.. Trabalhadores estrangeiros: reflexões acerca dos dekasseguis brasileiros no Japão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

15.
SUZUKI, L. S. A.. O Trabalho e o estrangeiro: decasséguis, arranjos domésticos e construção de identidades. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
SUZUKI, L. S. A.. Identidade no trabalho de estrangeiros: os dekasseguis brasileiros. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
NUNES, J. H. ; SUZUKI, L. S. A. ; GOMIDE, M. . As transformações na divisão sexual do trabalho e os novos arranjos de gênero domésticos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
SUZUKI, L. S. A.. Identidade no trabalho de estrangeiros: os dekasseguis brasileiros. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAVI ; CPA ; SUZUKI, L. S. A. . Relatório [Parcial] de AutoAvaliação Institucional da UFG. 2010. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
31º Seminário Nest. 2015. (Seminário).

2.
IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS. 2015. (Simpósio).

3.
IV Seminário de Trabalho e Gênero.O impacto da crise econômica de 2008 sobre os brasileiros no Japão. 2012. (Seminário).

4.
IV Seminário de Trabalho e Gênero.Sessão de Pôster. 2012. (Seminário).

5.
Desigualdades Sociales y transición a la vida adulta. 2011. (Outra).

6.
IV Seminário Nest. 2011. (Seminário).

7.
Profissões e Classes Sociais. 2011. (Outra).

8.
Revisitando uma pesquisa sobre a integração social de brasileiras imigrantes em Roma. 2011. (Outra).

9.
V Seminário Nest. 2011. (Seminário).

10.
XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. 2011. (Congresso).

11.
XXVIII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Sociologia. O Trabalho e o estrangeiro: decasséguis, arranjos domésticos e construção de identidades. 2011. (Congresso).

12.
Espaço das Profissões.Identidade no trabalho de estrangeiros: os dekasseguis brasileiros. 2010. (Encontro).

13.
1º Seminário Percepção da violência na escola: Mecanismos legais no enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes. 2009. (Seminário).

14.
I Simposio Nacional de Ciencias Sociais - Regiao e Poder: representaçoes em fluxo. 2009. (Simpósio).

15.
Seminário Trabalho, identidade e associativismo.Identidade no trabalho de estrangeiros: os dekasseguis brasileiros. 2009. (Seminário).

16.
VI Seminario de Sociologia no Ensino Medio: Civilizaçao e Barbarie.. 2009. (Seminário).

17.
26ª RBA Desigualdade na Diversidade. 2008. (Congresso).

18.
II Seminário Nacional de Trabalho e Gênero. 2008. (Seminário).

19.
Conferência: A África no contexto mundial. 2007. (Outra).

20.
XIII Semana de Ciências Sociais: Sem Fronteiras. 2007. (Seminário).

21.
BC e Universidade. 2006. (Outra).

22.
I Seminário Nacional de Trabalho e Gênero. 2006. (Seminário).

23.
XII Semana de Ciências Sociais. 2006. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 4:36:15