Charles dos Santos Guidotti

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0824536923794686
  • Última atualização do currículo em 04/12/2018


Possui graduação em Física licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (2011) e mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (2014). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Rio Grande. Coordenador do núcleo Ciências Exatas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID da FURG. Tem experiência na área de Física, com ênfase no ENSINO DE FÍSICA, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, ensino por investigação, experimentação e formação de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Charles dos Santos Guidotti
Nome em citações bibliográficas
GUIDOTTI, C. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande, IMEF.
Barão do Caí
Cidade Alta
95500000 - Santo Antônio da Patrulha, RS - Brasil
Telefone: (51) 36627801
URL da Homepage: http://www.sap.furg.br/


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA SUAS CONCEPÇÕES E A PRÁTICA PROFISSIONAL: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR,
Orientador: Valmir Heckler.
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Formação de Professores.
2012 - 2014
Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: INVESTIGANDO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE FÍSICA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Luiz Fernando Mackedanz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ensino de Física; Formação de Professores; TIC.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2008 - 2011
Graduação em Física Licenciatura.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2004 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Lemos Júnior, C.E.L.J, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Curso da Rede Nacional de Certificadores. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, INEP, Guiné Bissau.
2015 - 2015
Curso de Capacitação para a Rede Nacional de Certificadores. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, INEP, Guiné Bissau.
2015 - 2015
Estruturação dos Currículos a Partir da Dinâmica. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Projeto de Capacitação Continuada. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2013 - 2013
Laboratórios Virtuais e Objetos de Aprendizagem. (Carga horária: 6h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
Apresentação dos aplicativos AVIDEMUX e OCTAVE. (Carga horária: 6h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
2012 - 2012
Abordagem de um tema controverso no Ensino de Ciên. (Carga horária: 6h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
2012 - 2012
As TIC como ferramenta auxiliares nos processos E.. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Ensino Integrado de Matemática e Física com as TIC. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2011 - 2011
EXPERIMENTOS DE FÍSICA COM O SISTEMA DE SOM. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E COMPUTACIONAIS. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
Curso Novos Talentos da Física. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2010 - 2010
ESTUDANDO FÍSICA TÉRMICA E TERMOQUÍMICA. (Carga horária: 6h).
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.
2005 - 2006
IPD, Digitação, Excel Power Point, Internet. (Carga horária: 80h).
Nova Futura Escola de Informática, NFEI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador Adjunto
Outras informações
Coordenador Adjunto do curso de formação continuada de professores "Docência na Escola de Tempo Integral". Curso este que faz parte de uma das ações do programa de Formação Continuada dos profissionais da educação básica da Universidade Federal do Pampa e é uma realização do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada do Magistério da Educação Básica juntamente com as pró-reitorias de extensão e graduação desta universidade.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4
Outras informações
Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Prática de Ensino - GIPPE

Atividades

03/2015 - 07/2015
Ensino, Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação à Distância
Matéria e Radiações
Práticas Pedagógicas III
Práticas Pedagógicas V
05/2015 - 06/2015
Ensino, Pós Graduação em Educação em Ciências, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Científica
09/2014 - 03/2015
Ensino, Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
METODOLOGIA DA PESQUISA
PRÁTICA PEDAGÓGICA VIII
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II
SOM, IMAGEM E INFORMAÇÃO
06/2014 - 09/2014
Ensino, Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisonado III
Experimentação I
Matéria e Radiação
Mecânica dos Fluidos e Termologia

Instituto de Educação Juvenal Müller, IEJM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2013 - 05/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física

Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor do Instituto de Matemática, Estátistica e Física.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor no curso de especialização em Mídias na Educação / Polo Três de Maio - Secretária de Educação a Distância (SEaD)

Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 4
Outras informações
Grupo de Pesquisa em Inovações no Ensino de Física

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 5

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do PIDIB/CAPES, Carga horária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do Programa de Bolsa de Iniciação a Docência, atuando com o professor-supervisor Rafael Palota da Silva na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Juvenal Miller.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria de Física Geral, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Monitoria de Física Geral, para os cursos de Engenharia Mecânica Empresarial, Engenharia de Alimentos e Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitoria de Física Geral, Carga horária: 12
Outras informações
Monitoria voluntária de Física Geral, para os cursos de Engenharia Mecânica Empresarial, Engenharia de Alimentos e Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBID - CAPES, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do Programa de Bolsa de Iniciação a Docência, atuando com a professora-supervisora Ana Paula Santos Pereira na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Lília Neves.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitoria de Física I, Carga horária: 12
Outras informações
Monitoria voluntária de Física Geral, para os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa Bolsa Permanência, Carga horária: 40
Outras informações
Projeto: A Física do cotidiano- Construindo a Partir da Observação

Atividades

08/2018 - Atual
Extensão universitária , PIBID, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do PIBID - Ciências Exatas.
06/2018 - Atual
Ensino, Licenciatura em Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficinas de Ciências Exatas II
TIC em Educação em Ciências
Física I
06/2018 - Atual
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminários de pesquisa II (MP Ens Ciênc Exatas)
01/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IMEF, .

Cargo ou função
Núcleo Docente Estruturante - Licenciatura em Ciências Exatas.
03/2016 - Atual
Extensão universitária , IMEF, .

Atividade de extensão realizada
Ensino de Ciências por Investigação: Teoria e Prática.
02/2018 - 06/2018
Ensino, Licenciatura em Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências e Sociedade
Estágio I
Organização Escolar e Trabalho Docente
Tutoria II
Tutoria III
02/2018 - 06/2018
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Práticas Pedagógicas: Atividades Experimentais no Ensino de Ciências e Física na Educação Básica
Estudo Individualizado
Seminários de pesquisa I (MP Ens Ciênc Exatas)
08/2017 - 01/2018
Ensino, Licenciatura em Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficina de Ciências Exatas II
Oficina de Ciências Exatas III
Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Ciências Exatas
04/2017 - 08/2017
Ensino, Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física II
Organização Escolar e Trabalho Docente
Tutoria em Ensino de Ciências Exatas II
06/2016 - 12/2016
Ensino, Licenciatura em Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Oficinas de Ciências Exatas II
TIC em Educação em Ciências
03/2016 - 06/2016
Ensino, Licenciatura em Ciências Exatas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ciências e Sociedade
Organização escolar e perfil docente
TERMODINAMICA
08/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia Agroindustrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física 1
11/2012 - 04/2013
Ensino, Física - Licenciatura Ou Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Atividade de Ensino de Física II
03/2012 - 09/2012
Ensino, Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física I
03/2011 - 10/2011
Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, .

Atividade de extensão realizada
Professor da Disciplina de Física no Programa de Auxilio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS).
03/2010 - 10/2010
Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, .

Atividade de extensão realizada
Professor da Disciplina de Física no Programa de Auxilio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS).
03/2009 - 10/2009
Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, .

Atividade de extensão realizada
Professor da Disciplina de Física no Programa de Auxilio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS).
03/2008 - 10/2008
Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão e Cultura, .

Atividade de extensão realizada
Professor da Disciplina de Física no Programa de Auxilio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS).


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA SUAS CONCEPÇÕES E A PRÁTICA PROFISSIONAL: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR
Descrição: Há muitos desafios postos à educação em Ciências na contemporaneidade. Entre eles, o que nos chama atenção é o desafio dos professores buscarem metodologias de ensino que oportunizem os estudantes a agir, refletir, dialogar, problematizar e comunicar a construção de novos conhecimentos. Nesse sentido, no movimento inicial da pesquisa realizamos a análise de 35 artigos, selecionados nos periódicos nacionais A1 e A2 do Qualis Capes na área do Ensino. Nesta análise observamos que desde os anos 2000 na literatura educacional, vem crescendo o número de publicações interessadas em apresentar e problematizar diferentes abordagens de ensino, que ensejem princípios investigativos (Carvalho, 2013; Zômpero e Laburú, 2011; Trópia, 2011; Munford e Lima, 2009; Galliazzi 2000; dentre outros). A investigação em sala de aula é uma oportunidade de professores e estudantes compartilharem conhecimentos de forma dinâmica, autônoma, criativa e reflexiva. Nessa pesquisa de doutorado objetivamos compreender o que se mostra das concepções de investigação na formação de professores de Ciências e Matemática. Para isso, o corpus da pesquisa será constituída dos relatos do CIRANDAR: rodas de investigação desde a escola no período entre 2012 e 2016 que envolvem práticas investigativas. Com inspiração nos Encontros sobre Investigação na Escola o CIRANDAR agrega professores da educação básica, professores das universidades, licenciandos e pós-graduandos em um programa de formação acadêmico-profissional pautado na escrita de relatos de sala de aula e na leitura por pares. A nossa questão de pesquisa é ?O que é isso que se mostra das concepções de investigação na formação de professores de Ciências e Matemática comunicadas nos relatos do CIRANDAR??. O objetivo geral é compreender as concepções de investigação no processo de formação de professores de Ciências e Matemática, participantes do CIRANDAR: Rodas de Investigação desde a Escola. Assumimos essa investigação como sendo qualitativa em uma abordagem fenomenológica e hermenêutica (Bicudo et al., 2011), em que análise estará ancorada na proposição da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2011)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Charles dos Santos Guidotti - Coordenador / Rafaele Rodrigues de Araújo - Integrante / Valmir Heckler - Integrante / Willian Rubira da Silva - Integrante.
2012 - 2014
INVESTIGANDO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE FÍSICA NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO RIO GRANDE DO SUL
Descrição: Nesta pesquisa buscamos compreender se a formação dos futuros professores de física apresenta em seus quadros curriculares conhecimentos referentes às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), assim como, compreender como esses recursos deveriam ser problematizados na formação inicial desses profissionais. Delimitou-se como objetivo geral compreender como os cursos de graduação potencializam a inserção e apropriação das TIC na formação inicial de professores de Física. Partimos da hipótese de que os cursos de formação de professores de Física das Universidades Federais do estado do Rio Grande do Sul estão proporcionando poucos momentos que possibilitam problematizar as TIC durante a formação do educador, o qual não estaria percebendo a importância desses recursos e dos conhecimentos inerentes a eles, bem como a contribuição que possibilitam à prática educativa. Desse modo, essa investigação está focada na formação do futuro professor de Física da Educação Básica para o uso das TIC. Para isso, focalizamos a investigação nos cursos de licenciatura em Física da FURG, UFPEL, UNIPAMPA-Bagé, UFSM e UFRGS, em que analisamos os projetos pedagógicos desses cursos (PPC) e realizamos entrevistas e questionários online aos professores formadores dessas instituições. Para análise dos dados quantitativos que emergiram da análise das disciplinas dos cursos, utilizamos a Estatística Descritiva, e para o tratamento dos dados qualitativos, retirados dos PPC e dos colaboradores da pesquisa (professores formadores) utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD). A Estatística Descritiva forneceu indicações da forma que as TIC são inseridas nos cursos de formação de professores das Universidades analisadas. As grades curriculares apresentaram disciplinas em que as TIC se apresentam de acordo com quatro categorias: disciplinas de técnicas computacionais ou de informática, disciplinas específicas de conteúdos, disciplinas que problematizam as TIC para o ensino e disciplinas integradoras. Com a ATD, identificamos os principais desafios para essa formação, enfrentados pelos cursos de formação de professores, a partir dos discursos dos professores formadores no Ensino Superior, o que nos levou a três categorias: As TIC como ferramentas auxiliares à prática do professor: o desafio dos cursos de formação em proporcionar diferentes momentos de inserção das TIC durante a formação inicial de professores; o desafio dos cursos de formação de professores em aliar teoria e prática profissional; a inserção das TIC na formação inicial de professores perpassa pela incorporação de pesquisas e por questões a respeito da formação continuada dos professores formadores. Esta pesquisa corroborou com a necessidade de pensarmos em uma estrutura formativa menos fragmentada, em que as TIC ? e não só elas ?, sejam discutidas em diferentes contextos e ambientes, de forma a perpassar o PPC do curso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Charles dos Santos Guidotti - Coordenador / Luiz Fernando Mackedanz - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 6


Projetos de extensão


2018 - Atual
Formação acadêmico-profissional de Professores de Ciências Exatas: Investigação desde a sala de aula
Descrição: O projeto de extensão intitulado Formação acadêmico-profissional de Professores de Ciências Exatas: Investigação desde a sala de aula, propõe engajar professores em formação inicial e professores da escola em processos de constituição de conhecimentos profissionais, tendo como base a indagação e a pesquisa de suas práticas de sala de aula. No campo da formação permanente de professores, promoverá cursos e eventos na cidade de Santo Antônio da Patrulha (SAP) e região, com objetivo de criar um espaçotempo formativo acadêmico-profissional, que poderá oportunizar múltiplas articulações e aproximações teórico-práticos desse campo complexo, que é o de ser professor no contexto da sala de aula. Além disso, incentivará professores em formação inicial, na licenciatura em Ciências Exatas, a desenvolverem oficinas de Ciências Exatas, materiais impressos e digitais para estudantes da Educação Básica. Desse modo, oportunizará inserir os estudantes da licenciatura na criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e de práticas docentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Charles dos Santos Guidotti - Coordenador / Valmir Heckler - Integrante / Ana de Fátima Padilha - Integrante / Larissa Carniel - Integrante.
2016 - 2018
Metodologias de Ensino: O ensino de Ciências da Natureza por Investigação
Descrição: O projeto de extensão intitulado ?Metodologias de Ensino: O ensino de Ciências da Natureza por Investigação? tem como objetiva problematizar com graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas e com professores da educação básica ações pedagógicas que potencializam os processos de ensino e aprendizagem de Ciências e suas tecnologias com enfoque investigativo. O projeto terá como ações a organização de cursos de formação continuada para professores da Educação Básica, oficinas para estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, de modo a estimular o interesse dos alunos pela área de Ciências e possibilitando a construção e compreensão do conhecimento científico através da investigação, desenvolvendo a capacidade de análise e interpretação de dados empíricos. O projeto ainda incentivara os acadêmicos do curso de Ciências Exatas no desenvolvimento de materiais impressos e digitais, com isso, a proposta contemplará a imersão do futuro professor na prática docente, uma vez que, as situações de sala de aula são fontes de reflexão para a construção de novos conhecimentos e estratégias de ação. Além, disso o projeto potencializará ações de aproximação da Universidade e escola com o propósito de debater os processos de ensino e de aprendizagem. No campo da formação continuada, promovera ações de formação e acompanhamento permanente dos professores que estão atuando na educação básica, criando assim, ambientes de reflexão teórico-práticos da profissão. A proposta de extensão será desenvolvida junto ao instituto de Matemática Estatística e Física (IMEF) no campus da FURG de Santo Antônio da Patrulha (SAP)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2016
Feira de Ciências: Integrando saberes no Cordão Litorâneo
Descrição: O presente projeto tem por finalidade promover o incentivo da alfabetização científica e da interdisciplinaridade na Educação Básica, através da promoção de Feiras de Ciências nas escolas. Além disso, busca colaborar na melhoria do ensino de Ciências, em conjunto com outras áreas, no nível Fundamental e Médio, através da inserção da pesquisa, experimentação e tecnologias. A Feira de Ciências é um momento onde é possível envolver o aluno em uma investigação científica, propiciando um conjunto de experiências interdisciplinares, além de envolver o corpo docente em atividades diferenciadas e integradas. Nesse sentido, o projeto pretende desenvolver atividades para execução de uma Feira no município de Rio Grande/RS, o qual possui a Universidade Federal o Rio Grande FURG como um dos ambientes de pesquisa e formação. Dessa forma, com apoio da universidade, pretende-se elaborar estratégias para investir na alfabetização científica, envolvendo estudantes e professores da Educação Básica, acadêmicos e docentes dos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza, articulando Universidade e Escola, e assim contribuindo para a formação inicial, continuada e interdisciplinar...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Charles dos Santos Guidotti - Coordenador / Rafaele Rodrigues de Araújo - Integrante / Valmir Heckler - Integrante / Franciele Pires Ruas - Integrante / Daniel da Silva Silveira - Integrante / Marcia Lorena Saurin Martinez - Integrante.
2014 - 2015
Experimente e Aprenda Física: Atividades Experimentais para a Educação Básica
Descrição: O projeto de extensão intitulado ?Experimente e Aprenda Física: Atividades Experimentais para a Educação Básica? temo como objetivo discutir com graduandos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e com professores da educação básica metodologias que potencializam o processo de ensino e aprendizagem de Ciências, em especial de Física e suas tecnologias com enfoque investigativo e articulado a atividades de experimentação. O projeto será executado pelos componentes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Física ? GEPEF e terá como ações a elaboração de atividades experimentais para a educação Básica, assim como, a organização de cursos de formação continuada para professores da Educação Básica e cursos de férias para alunos de Ensino Fundamental e Médio. Dessa forma, estimulando o interesse dos alunos pela área de Ciências, possibilitando a construção e compreensão do conhecimento científico através da experimentação, assim como, desenvolver nos estudantes da Educação Básica a capacidade de análise e interpretação dos experimentos e conhecimento científico. O projeto ainda incentivara os acadêmicos do curso de Ciências da Natureza no desenvolvimento de materiais impressos e digitais, com isso, o projeto contemplará a imersão do futuro professor na prática docente, pois as situações de sala de aula são fontes de reflexão para a construção de novos conhecimentos e estratégias de ação. Além, disso o projeto potencializará ações de aproximação da Universidade e escola com o propósito de debater os processos de ensino e de aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Charles dos Santos Guidotti - Coordenador / Rafaele Rodrigues de Araújo - Integrante / Luiz Fernando Mackedanz - Integrante / Rafael Roehrs - Integrante / Camila Thomazi - Integrante / Cecília dos Santos Barreto - Integrante / Maria Eduarda Trindade Barreto - Integrante / José Elias Till Ferreira - Integrante / Allyson Henrique Souza Feiffer - Integrante.
Número de produções C, T & A: 7
2014 - 2014
1º Ciclo de Palestras do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (5) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Charles dos Santos Guidotti - Integrante / Guilherme Salgueiro Goulart - Integrante / Jefferson Maurício Nolasco Arcaro - Integrante / Carla Spohr - Coordenador.
2011 - 2016
Novos Talentos Física - A Educação Científica: O Ensino de Física a partir do contexto sócio-cultural e das tecnologias digitais
Descrição: Proposto e desenvolvido por docentes do Instituto de Matemática, Estatística e Física IMEF, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande FURG e estudantes do curso de Licenciatura em Física e Matemática. Tal trabalho está vinculado ao Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática CEAMECIM. O atual projeto é financiado pelo Programa de Apoio a Projetos Extracurriculares da Capes (Edital CAPES/DEB Nº 033/2010), o qual investe em Novos Talentos da Rede Pública para Inclusão Social. Sendo assim, a FURG participa desse Programa desde 2007, via ações do CEAMECIM e, em 2010, foi integrado à equipe um grupo de estudos da área do Ensino de Física da FURG..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Charles dos Santos Guidotti - Integrante / Rafaele Rodrigues de Araújo - Integrante / Valmir Heckler - Coordenador.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 37


Outros Projetos


2010 - 2011
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Descrição: Programa Institucional de Incentivo à Docência Descrição: O projeto envolve a análise crítica de trabalhos escritos a serem discutidos pelos pares (licenciandos bolsistas, professores supervisores e formadores) de forma a potencializar sua melhoria. Os trabalhos dos licenciandos bolsistas e dos professores supervisores serão disponibilizados no ambiente virtual Moodle. Os participantes lerão os trabalhos, farão suas críticas por escrito e recolocarão no ambiente para que o autor do texto possa reescrever o trabalho a partir da análise do colega. As ações previstas envolverão encontros periódicos para oficinas de escrita, leitura e discussão dos textos produzidos pelos participantes. As ações previstas no projeto institucional estarão também como ações dos subprojetos. As ações do projeto serão assim distribuídas: a) desenvolvimento de um ambiente virtual no Moodle para gestão do projeto institucional e dos subprojetos; b) desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, preferencialmente com uso das tecnologias da informação e da comunicação; c) organização de um sistema de registro dos processos formativos dos participantes no Moodle que possa relatar a história do projeto, dos subprojetos e de seus produtos, aprendizagens e resultados; d) encontro semanal de professores da escola, licenciandos e professores da universidade ; e) encontros mensais com coordenador do projeto institucional, professores supervisores e licenciandos bolsistas para Oficina de Escrita, promovendo a formação permanente de professores em exercício e a formação inicial dos licenciandos; f) encontros bimestrais com os coordenadores de subprojetos para avaliação dos subprojetos e projetos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Charles dos Santos Guidotti - Integrante / Marcelo Fagundes Mirailh - Integrante / Luiz Fernando Mackedanz - Coordenador / Franciele Pires Ruas - Integrante.
Número de produções C, T & A: 11


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: REVISTA THEMA
2016 - Atual
Periódico: Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: ENSINO DE FÍSICA.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Inglês
Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GUIDOTTI, C. S.2018GUIDOTTI, C. S.; MACKEDANZ, L. F . Investigando Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na formação inicial de professores de Física. PORANDU - Revista de Divulgação Científica em Ciências Exatas e Tecnológicas do Câmpus de Ponta Porã, v. 2, p. 1-12, 2018.

2.
GUIDOTTI, C. S.2018GUIDOTTI, C. S.; HECKLER, V. . INQUIRY-BASED APPROACHES IN SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHER EDUCATION: AN ANALYSIS OF STUDIES PUBLISHED IN BRAZIL. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, p. 1-23, 2018.

3.
Goulart. G. S2018Goulart. G. S ; GUIDOTTI, C. S. ; SPOHR, C. . A produção do conhecimento a respeito da formação inicial de professores: desafios e expectativas. Thema (Pelotas), v. 15, p. 686-703, 2018.

4.
MARINHO, J. C. B.2018MARINHO, J. C. B. ; SILVA, F. F. ; GUIDOTTI, C. S. . CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E CONHECIMENTO DE PROFESSORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE), v. 38, p. 37-52, 2018.

5.
3PAIVA, P. N.2017PAIVA, P. N. ; GUIDOTTI, C. S. . Formação Continuada de professores a partir do planejamento colaborativo: a inserção do ensino de física nos anos iniciais. REVISTA THEMA, v. 14, p. 2009-224, 2017.

6.
1GUIDOTTI, C. S.2017GUIDOTTI, C. S.; HECKLER, V. . Investigação na Educação em Ciências: concepções e aspectos históricos. REVISTA THEMA, v. 14, p. 191-209, 2017.

7.
2GUIDOTTI, C. S.2016GUIDOTTI, C. S.; MACKEDANZ, L. F . INOVAÇÃO PEDAGÓGICA E TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 5, p. 1-18, 2016.

8.
4GUIDOTTI, C. S.2013GUIDOTTI, C. S.; ARAÚJO, R. R. . APRENDENDO E ENSINANDO ATIVIDADES DE ENSINO DE FÍSICA COM CRIANÇAS NA VIVÊNCIA DO PROJETO NOVOS TALENTOS. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 3, p. 1-10, 2013.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
HECKLER, V. (Org.) ; ARAÚJO, R. R. (Org.) ; GUIDOTTI, C. S. (Org.) . Experiências no Projeto Novos Talentos: Contexto e Tecnologias em Processos Formativos. 01. ed. Rio Grande: Pluscom, 2015. v. 01. 103p .

2.
HECKLER, V. (Org.) ; GUIDOTTI, C. S. (Org.) ; ARAÚJO, R. R. (Org.) . Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação contribuindo na compreensão de fenômenos físicos.. 1. ed. Rio Grande: Pluscom Editora, 2012. v. 1. 90p .

3.
GUIDOTTI, C. S.; ARAÚJO, R. R. (Org.) ; HECKLER, V. (Org.) . Passeando, brincando, experimentando, observando e aprendendo : Conceitos físicos aplicados a realidade de crianças. 1. ed. Rio Grande: Pluscom Editora, 2012. v. 1. 118p .

Capítulos de livros publicados
1.
GUIDOTTI, C. S.; BORGES, D. . Possibilidades e Estratégias para o desenvolvimento da Feira de Ciências no Contexto Escolar. In: Cristiane Alves; Willian Rubira; Rafaele Rodrigues; Valmir Heckler. (Org.). Experiências no Projeto Novos Talentos: Contexto e Tecnologias em Processos Formativos. 1ed.Rio Grande: Casa Letras, 2016, v. 2, p. 80-93.

2.
GUIDOTTI, C. S.; ARAÚJO, R. R. ; HECKLER, V. . Aprendendo e Ensinando Atividades de Ensino de Física Com Crianças na Vivência do Projeto Novos Talentos. In: Charles Guidotti, Rafaele Araújo e Valmir Heckler.. (Org.). Experiências no Projeto Novos Talentos: Contexto e Tecnologias em Processos Formativos. 01ed.Rio Grande: Pluscom, 2015, v. 01, p. 28-40.

3.
GUIDOTTI, C. S.; HECKLER, V. ; Silva, W. R ; ARAÚJO, R. R. . Integração das TIC na Formação de Professores em Curso de Extensão na EAD. In: Charles Guidotti, Rafaele Araújo e Valmir Heckler. (Org.). Experiências no Projeto Novos Talentos: Contexto e Tecnologias em Processos Formativos. 01ed.Rio Grande: Pluscom, 2015, v. 01, p. 11-27.

4.
GUIDOTTI, C. S.; ARAÚJO, R. R. . Estudando Termdinâmica de Forma Contextualizada a Partir de Um Tema Estruturador no Ensino de Física. In: Charles Guidotti, Rafaele Araújo e Valmir Heckler. (Org.). Experiências no Projeto Novos Talentos: Contexto e Tecnologias em Processos Formativos. 01ed.Rio Grande: Pluscom, 2015, v. 01, p. 44-54.

5.
GUIDOTTI, C. S.; ARAÚJO, R. R. . Estudando termodinâmica de Forma Lúdica. In: Valmir Heckler, Willian da Silva, Rafaele Araújo. (Org.). Caderno de Registros Novos Talentos da Física 2015. 01ed.Rio Grande: Pluscom, 2015, v. 01, p. 56-70.

6.
GUIDOTTI, C. S.; HOOD, L. M. ; GIL, V. O. ; RUAS, F. P. . Circuitos elétricos: interações com a prática. In: Valmir Heckler, Willian da Silva, Rafaele Araújo. (Org.). Caderno de Registros Novos Talentos da Física 2015. 01ed.Rio Grande: Pluscom, 2015, v. 01, p. 79-93.

7.
GUIDOTTI, C. S.; MACKEDANZ, L. F . A Inserção das Tecnologias na Formação Inicial dos Professores de Física. In: Charles Guidotti, Rafaele Araújo e Valmir Heckler.. (Org.). Experiências no Projeto Novos Talentos: Contexto e Tecnologias em Processos Formativos. 01ed.Rio Grande: Pluscom, 2015, v. 01, p. 55-69.

8.
GUIDOTTI, C. S.; MACKEDANZ, L. F . Recursos Computacionais para o Ensino de Ciências: Possibilidades de Uso nas Series Iniciais. In: João Alberto da Silva, Roberta Chiesa. (Org.). PESQUISAS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS. 1ed.Curitiba: CRV, 2014, v. 1, p. 41-54.

9.
GUIDOTTI, C. S.; Silva, W. R . Explorando as tecnologias para o estudo da Mecânica. In: HECKLER, V; GUIDOTTI, Charles Santos ; ARAÚJO, R. R.. (Org.). Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação contribuindo na compreensão de fenômenos físicos.. 1ed.Rio Grande: Pluscom Editora, 2012, v. 1, p. 24-40.

10.
GUIDOTTI, C. S.; ARAÚJO, R. R. . Estudando Termodinâmica de forma lúdica. In: HECKLER, V; GUIDOTTI, Charles Santos ; ARAÚJO, R. R.. (Org.). Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação contribuindo na compreensão de fenômenos físicos.. 1ed.Rio Grande: Pluscom Editora, 2012, v. 1, p. 40-52.

11.
GUIDOTTI, C. S.; GIL, V. O. ; HOOD, L. M. ; RUAS, F. P. . Circuitos elétricos: interação com a prática. In: HECKLER, V; GUIDOTTI, Charles Santos ; ARAÚJO, R. R.. (Org.). Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação contribuindo na compreensão de fenômenos físicos.. 1ed.Rio Grande: Pluscom Editora, 2012, v. 1, p. 59-73.

12.
GUIDOTTI, C. S.; ARAÚJO, R. R. . Calor ou Temperatura. In: GUIDOTTI, Charles Santos ; ARAÚJO, R. R; HECKLER, V. (Org.). APRENDENDO E ENSINANDO ATIVIDADES DE ENSINO DE FÍSICA COM CRIANÇAS NA PRÁTICA DO PROJETO NOVOS TALENTOS. 1ed.Rio Grande: Pluscom Editora, 2012, v. 1, p. 21-72.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GUIDOTTI, C. S.; MACKEDANZ, L. F . INVESTIGANDO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE FÍSICA: CAMINHADA METODOLOGICA. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015, Uberlândia. Enfrentamentos do Ensino de Física na Sociedade Contemporânea, 2015.

2.
GUIDOTTI, C. S.; Goulart. G. S ; BARRETO, C. S. . PRODUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS POR ACADÊMICOS DO CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: OLHARES DIFERENCIADOS SOBRE CONCEITOS DE FÍSICA.. In: III Congresso Internacional de Educação Cientifica e Tecnológica, 2015, Santo Ângelo. III Congresso Internacional de Educação Cientifica e Tecnológica. Santo Ângelo: URI, 2015. v. 3.

3.
GUIDOTTI, C. S.; Goulart. G. S ; BARRETO, C. S. . A PRODUÇÃO DE MATERIAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RELATO DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO. In: III Congresso Internacional de Educação Cientifica e Tecnológica, 2015, Santo Ângelo. III Congresso Internacional de Educação Cientifica e Tecnológica. Santo Ângelo: URI, 2015. v. 3.

4.
Silva, W. R ; GUIDOTTI, C. S. ; HECKLER, V. . Espaço de Formação Inicial de Professores pela Proposição de Práticas de Ensino no Projeto Novos Talentos da Física. In: IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência, 2014, Curitiba. IV Congresso Internacional sobre Professorado Principiante e Inserção Profissional à Docência, 2014.

5.
GUIDOTTI, C. S.; MACKEDANZ, L. F . A EXPERIMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA ? UMA VISÃO DOS ESTUDANTES E PROFESSORES DE FÍSICA. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013, São Paulo. XX Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo, 2013.

6.
GUIDOTTI, C. S.; SILVA, R.P . APRENDENDO E ENSINANDO ATIVIDADES DE ENSINO DE FÍSICA COM CRIANÇAS NA VIVÊNCIA DO PROJETO NOVOS TALENTOS. In: II Congresso Internacionais de Educação Cientifica e Tecnológica, 2012, Santo Ângelo. II Congresso Internacionais de Educação Cientifica e Tecnológica, 2012.

7.
GUIDOTTI, C. S.; MACKEDANZ, L. F . TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL E PRÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA. In: II Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2012, Rio Grande. II Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2012. p. 824-833.

8.
Silva, W. R ; HECKLER, V. ; GUIDOTTI, C. S. ; ARAÚJO, R. R. . Apostila Novos Talentos da Física 2012: TIC Contribuindo na Compreensão de Fenômenos Físicos. In: Seminário Nacional Interdisciplinaridade na Escola, 2012, Rio Grande. Seminário Nacional Interdisciplinaridade na Escola, 2012. v. 1.

9.
GUIDOTTI, C. S.; ARAÚJO, R. R. ; Ana P.S . A Prática Pedagógica No ensino de Física: A temática de Radiação contextualizada através de situações-problema. In: I Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2011, Rio Grande. Anais do I Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2011. v. 1. p. 326-339.

10.
GUIDOTTI, C. S.; Ana P.S ; M. F. . As atividades na escola como fator preponderante na formação do docente: aumentando a abstração do discente por meio de experiências virtuais. In: I Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnologica, 2010, Santo Ângelo. Saberes científicos e tecnológicos na educação contemporânea.

11.
M. F. ; GUIDOTTI, C. S. ; MACKEDANZ, L. F . INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE FÍSICA: A INTRODUÇÃO DAS SIMULAÇÕES NA SALA DE AULA. In: IX Mostra da Produção Universitária, 2010, Rio Grande. IX Mostra da Produção Universitária, 2010.

12.
Ana P.S ; GUIDOTTI, C. S. ; M. F. ; Patrese Coelho Vieira ; SILVA, R.P ; MACKEDANZ, L. F . Revitalização e utilização do Laboratório de Informatica da Escola Lília Neves Pelo PIBID- Física/Furg. In: IX Mostra da Produção Universitária, 2010, Rio Grande. IX Mostra da Produção Universitária, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Silva, W. R ; HECKLER, V. ; GUIDOTTI, C. S. . ESPAÇO NÃO-FORMAL DE APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: 40º Feira do Livro da FURG. In: XII Encontro sobre Investigação na Escola, 2013, Santa Maria. XII Encontro sobre Investigação na Escola, 2013.

2.
GUIDOTTI, C. S.; MACKEDANZ, L. F ; M. F. ; SILVA, R.P . USO DE APPLETS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA. In: IV Encontro Estadual de Ensino de Física, 2011, Porto Alegre. IV Encontro Estadual de Ensino de Física, 2011. v. 4. p. 173-173.

3.
GUIDOTTI, C. S.; M. F. ; PEREIRA, A. S. . O software ViSQ como ferramenta para a Visualização do Aquecimento Global: Oficina de ensino de Física e educação Ambiental. In: IX Mostra da produção Universitária, 2010, Rio Grande. IX Mostra da produção Universitária, 2010.

4.
GUIDOTTI, C. S.; Ana P.S ; M. F. . CONSTRUINDO UM DOCENTE: RELATO DAS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DE UM BOLSISTA PIBID-FÍSICA EM SALA DE AULA. In: X Encontro Sobre Investigação na Escola, 2010, Rio Grande. X Encontro Sobre Investigação na Escola, 2010.

5.
M. F. ; GUIDOTTI, C. S. . Inovação Tecnológica no ensino de Física: A Introdução das Simulações Computacionais Na Sala de Aulas. In: IX Mostra da Produção Universitária, 2010, Rio Grande. IX Mostra da Produção Universitária. Rio Grande, 2010.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Silva, W. R ; GUIDOTTI, C. S. ; HECKLER, V. . Caderno de Registros Novos Talentos da Física: As Tecnologias Digitais da Informação e Comuniicação Contribuindo Na Compreensão de Fenômenos Físicos. In: III Seminário Institucional do PIBID e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica, 2013, Lajeado. III Seminário Institucional do PIBID e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica. Porto Alegre, 2013. v. 1.

2.
Silva, W. R ; HECKLER, V. ; GUIDOTTI, C. S. . Passeando, Brincando, Experimentando, Observando e Aprendendo: Conceitos Físicos Aplicados a Realidade de Crianças de 7 a 10 Anos. In: III Seminário Institucional do PIBID e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica, 2013, Lajeado. III Seminário Institucional do PIBID e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica. Porto Alegre, 2013.

3.
Silva, W. R ; GUIDOTTI, C. S. ; HECKLER, V. ; ARAÚJO, R. R. . Atividade E Curiosidades de Física na Feira do Liveo: Um Espaço Não-Formal de Educação. In: III Seminário Institucional do PIBID e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica, 2013, Lajeado. III Seminário Institucional do PIBID e I Simpósio Nacional sobre Docência na Educação Básica. Porto Alegre, 2013.

4.
GUIDOTTI, C. S.; HECKLER, V. ; Silva, R. S. ; Peres, L.M . PROBLEMATIZANDO A INTEGRAÇÃO DE TÓPICOS DE FÍSICA E MATEMÁTICA EM CURSO DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA. In: II Congresso Internacionais de Educação Cientifica e Tecnológica, 2012, Santo Ângelo. II Congresso Internacionais de Educação Cientifica e Tecnológica, 2012.

5.
GUIMARAES, M. S. ; GUIDOTTI, C. S. . ESPAÇO DE EXPERIMENTAÇÃO E APOIO À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. In: Mostra de Produção Universitária, 2012, RIO GRANDE. Mostra de Produção Universitária. RIO GRANDE, 2012.

6.
FERREIRA, P. R. ; GUIDOTTI, C. S. . BRINCANDO E APRENDENDO. In: Mostra de Produção Universitária, 2012, RIO GRANDE. Mostra de Produção Universitária. RIO GRANDE, 2012.

7.
RUAS, F. P. ; GUIDOTTI, C. S. . ANÁLISE DOS RESULTADOS DO MINICURSO CIRCUITOS ELÉTRICOS: INTERAÇÕES COM A PRÁTICA. In: Mostra de Produção Universitária, 2012, RIO GRANDE. Mostra de Produção Universitária. RIO GRANDE, 2012.

8.
HOOD, L. M. ; GUIDOTTI, C. S. . ENSINO DE FÍSICA PARA CRIANÇAS DAS SÉRIES INICIAIS. In: Mostra de Produção Universitária, 2012, RIO GRANDE. Mostra de Produção Universitária. RIO GRANDE, 2012.

9.
GUIDOTTI, C. S.; MUNHOZ, A. P. M. ; SILVA, R.P ; PEREIRA, A. S. . USO DE APPLETS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA. In: X Mostra da Produção Universitária, 2011, Rio Grande. X Mostra da Produção Universitária, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
GUIDOTTI, C. S.. Atividades investigativas no ensino de Ciências com materiais digitais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
GUIDOTTI, C. S.; HECKLER, V. . ABORDAGENS INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GUIDOTTI, C. S.; ARAUJO, I. S. ; LAURINO, D. P. ; RIBEIRO, M. E. M. . Ensino de Ciências Exatas na era da Cyber Cultura. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GUIDOTTI, C. S.. A investigação como princípio pedagógico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
GUIDOTTI, C. S.. Coleta de dados Socioambientais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GUIDOTTI, C. S.. Ensino de Ciências por Investigação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
GUIDOTTI, C. S.. Projetos Investigativos na Escola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
GUIDOTTI, C. S.; HECKLER, V. ; ARAÚJO, R. R. . Pesquisa no Ensino de Física e as Suas Relações. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
GUIDOTTI, C. S.; MACKEDANZ, L. F . INVESTIGANDO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE FÍSICA: CAMINHADA METODOLÓGICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BARRETO, C. S. ; GUIDOTTI, C. S. ; Goulart. G. S . PRODUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS POR ACADÊMICOS DO CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: OLHARES DIFERENCIADOS SOBRE CONCEITOS DE FÍSICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Goulart. G. S ; GUIDOTTI, C. S. ; BARRETO, C. S. . A PRODUÇÃO DE MATERIAL PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RELATO DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
GUIDOTTI, C. S.. A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO ENINO DE MECÂNICA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
GUIDOTTI, C. S.; Goulart. G. S . HIDROSTÁTICA EM FOCO: DISCUTINDO CONCEITOS A PARTIR DE UMA CONCEPÇÃO EXPERIMENTAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
GUIDOTTI, C. S.; ARCARO, J. M. N. . A FÍSICA DOS SUPER HERÓIS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZADA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
GUIDOTTI, C. S.; THOMAZI, C. . EXPERIMENTE E APRENDA FÍSICA: ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
Silva, W. R ; GUIDOTTI, C. S. ; HECKLER, V. . Espaço de Formação Inicial de Professores pela Proposição de Práticas de Ensino no Projeto Novos Talentos da Física.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
Silva, W. R ; GUIDOTTI, C. S. ; HECKLER, V. ; ARAÚJO, R. R. . Apostila Novos Talentos da Física 2012: TIC Contribuindo na Compreensão de Fenômenos Físicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
Silva, W. R ; GUIDOTTI, C. S. ; HECKLER, V. ; ARAÚJO, R. R. . Curso Passeando, Brincando, Experimentando, Observando e Aprendendo: Conceitos Físicos Aplicados a Realidade de Crianças de 7 a 10 Anos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
GUIDOTTI, C. S.; MACKEDANZ, L. F . A Experimentação Como Estratégia Didática Para a Educação Básica - Uma Visão dos Estudantes E Professores de Física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

20.
Silva, W. R ; GUIDOTTI, C. S. ; HECKLER, V. . ESPAÇO NÃO-FORMAL DE APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: 40º Feira do Livro da FURG. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
GUIDOTTI, C. S.; Silva, W. R ; HECKLER, V. . Atividade e Curiosidades de Física na Feira do Liveo: Um Espaço Não-Formal de Educação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
GUIDOTTI, C. S.; ARAÚJO, R. R. . APRENDENDO E ENSINANDO ATIVIDADES DE ENSINO DE FÍSICA COM CRIANÇAS NA PRÁTICA DO PROJETO NOVOS TALENTOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
HECKLER, V. ; GUIDOTTI, C. S. ; Silva, R. S. ; Peres, L.M . PROBLEMATIZANDO A INTEGRAÇÃO DE TÓPICOS DE FÍSICA E MATEMÁTICA EM CURSO DE EXTENSÃO A DISTÂNCIA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
Silva, W. R ; Fazio, A. A ; HECKLER, V. ; Azzolin, T.F ; Silva, R. S. ; ARAÚJO, R. R. ; GUIDOTTI, C. S. . Brincar, Passear, experimentar e dialogar no coletivo oportunizam crianças a estudar Física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
GUIDOTTI, C. S.; MACKEDANZ, L. F . TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL E PRÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
Silva, W. R ; GUIDOTTI, C. S. ; HECKLER, V. . Caderno de Registros Novos Talentos da Física: As Tecnologias Digitais da Informação e Comuniicação Contribuindo Na Compreensão de Fenômenos Físicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

27.
HOOD, L. M. ; GUIDOTTI, C. S. . ENSINO DE FÍSICA PARA CRIANÇAS DAS SÉRIES INICIAIS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
GUIMARAES, M. S. ; GUIDOTTI, C. S. . ESPAÇO DE EXPERIMENTAÇÃO E APOIO À FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

29.
FERREIRA, P. R. ; GUIDOTTI, C. S. . BRINCANDO E APRENDENDO. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

30.
RUAS, F. P. ; GUIDOTTI, C. S. . ANÁLISE DOS RESULTADOS DO MINICURSO CIRCUITOS ELÉTRICOS: INTERAÇÕES COM A PRÁTICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
GUIDOTTI, C. S.; ARAÚJO, R. R. ; Ana P.S . A Prática Pedagógica No ensino de Física: A temática de Radiação contextualizada através de situações-problema. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

32.
GUIDOTTI, C. S.; MUNHOZ, A. P. M. ; SILVA, R.P ; PEREIRA, A. S. . USO DE APPLETS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

33.
GUIDOTTI, C. S.; MUNHOZ, A. P. M. ; SILVA, R.P ; PEREIRA, A. S. . USO DE APPLETS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

34.
GUIDOTTI, C. S.; PEREIRA, A. S. ; M. F. . O software ViSQ como ferramenta para a Visualização do Aquecimento Global: Oficina de ensino de Física e educação Ambiental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

35.
GUIDOTTI, C. S.; M. F. ; Ana P.S . Construindo um docente: Relato das Primeiras Experiências de um bolsista PIBID-Física em sala de Aula. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
GUIDOTTI, C. S.; Ana P.S ; M. F. . As atividades na escola como fator preponderante na formação do Docente: Aumentando a abstração do discente por meio de experiências Virtuais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

37.
Ana P.S ; GUIDOTTI, C. S. ; M. F. . Recuperação e uso do Laboratório de Informatica da Escola Lília Neves Pelo PIBID- Física/Furg. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
M. F. ; GUIDOTTI, C. S. ; MACKEDANZ, L. F . INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE FÍSICA: A INTRODUÇÃO DAS SIMULAÇÕES NA SALA DE AULA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GUIDOTTI, C. S.. Salão internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2014.

2.
GUIDOTTI, C. S.. Seminário Internacional de Educação em Ciências. 2012.


Demais tipos de produção técnica
1.
GUIDOTTI, C. S.. Construção da Proposta do Projeto da Feira de Ciências na Escola. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
GUIDOTTI, C. S.; ARAÚJO, R. R. ; HECKLER, V. . Curso Passeando, Brincando, Experimentando, Observando e Aprendendo: Conceitos Físicos Aplicados a Realidade de Crianças de 7 a 10 Anos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
GUIDOTTI, C. S.; ARAÚJO, R. R. ; HECKLER, V. . Curso Tecnologias Digitais da Informação e Comnicação Contribuindo na Compreensão de Fenômenos Físicos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
GUIDOTTI, C. S.; HECKLER, V. ; Silva, W. R . TIC em Sala de Aula Desafia e Possibilita a Interdisciplinaridade: ao problematizar modelos e a modelagem com atividades investigativas. 2012. (Oficina).

5.
GUIDOTTI, C. S.. Explorando as Tecnologias para o Estudo da Mecânica. 2012. (Oficina).

6.
GUIDOTTI, C. S.. Estudando Termodinêmica de Forma Lúdica. 2012. (Oficina).

7.
GUIDOTTI, C. S.. Explorando a Experimentação na Educação Básica com o Ensino de Física. 2012. (Oficina).

8.
GUIDOTTI, C. S.. Calor ou Temperatura?. 2012. (Oficina).

9.
GUIDOTTI, C. S.. Circuitos Elétricos: Interação com a Prática. 2012. (Oficina).

10.
GUIDOTTI, C. S.. Curso de Apoio Educacional Acreditar. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
GUIDOTTI, C. S.; ARAÚJO, R. R. ; Fazio, A. A ; Silva, R. S. . Curso Passeando, brincando, experimentando, observando e aprendendo conceitos físicos para crianças de 7 a 10 anos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
GUIDOTTI, C. S.. Curso de Educação Popular Acreditar. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
GUIDOTTI, C. S.. Afunda ou Flutua. 2011. (Oficina).

14.
GUIDOTTI, C. S.. Medindo o Tempo de Reação. 2011. (Oficina).

15.
GUIDOTTI, C. S.. Brincando de Fórmula 1. 2011. (Oficina).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Mestrado
1.
KOKUBUN, F.; IGNACIO, P.; Silva, L.; GUIDOTTI, C. S.. Participação em banca de Bibiana Barbosa de Souza. A etnofísica no saber-fazer dos/as pescadores/as artesanais no município de Xangri-lá. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
Silva, L.; GUIDOTTI, C. S.; KOKUBUN, F.; JELINEK, K. R.. Participação em banca de Adriano Luis Vestfahl. Uma proposta de diálogo entre ensino por investigação e os ambientes computacionais analisados sob a perspectiva da teoria de campos conceituais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
JELINEK, K. R.; GUIDOTTI, C. S.; BALTAZAR JUNIOR, R. C. C.. Participação em banca de Rosimeri da Silva Dias. Formação Continuada de professores que ensinam matemática: Possibilidade e desafios. 2018.

4.
HECKLER, V.; GUIDOTTI, C. S.; MILANI, R.; RIBEIRO, M. E. M.. Participação em banca de Ana de Fátima Padilha Rodrigues. Relatos de experiências na construção coletiva do processo formativo com professores de Ciências. 2018.

5.
SILVA, F. T.; MILANI, R.; RIBEIRO, M. E. M.; GUIDOTTI, C. S.. Participação em banca de Maurício Costa Cabreira. A pesquisa como princípio pedagógico no ensino de ciências e matemática nos anos finais do ensino fundamental: Pesquisa em sala de aula para além da feira de Ciências. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal do Rio Grande.

6.
MILANI, R.; JELINEK, K. R.; GUIDOTTI, C. S.. Participação em banca de Gioconda Marisol Luz Lima Silva. Educação do campo e educação matemática: uma articulação possível?. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal do Rio Grande.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GUIDOTTI, C. S.; BALTAZAR JUNIOR, R. C. C.; MACHADO, C. M. S.. Participação em banca de Letícia Correa Pereira. O estudo de grafos: uma proposta investigativa. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para professores de Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GUIDOTTI, C. S.; SILVEIRA, J. B.; IGNACIO, P.. Participação em banca de Andrieli Jesus da Silva.O protagonismo infantil e a Mediação pedagógica nas brincadeiras dirigidas na Educação Infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
GUIDOTTI, C. S.; BUTTENBENDER, M. D.; SPOHR, C.. Participação em banca de Cecília Elenir dos Santos Rocha.O uso de mapas conceituais como instrumento didático para identificar indícios de aprendizagem significativa em diferentes níveis de ensino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa.

3.
GUIDOTTI, C. S.; LIMA, E.; SPOHR, C.. Participação em banca de Eduardo Amandia Marçal Rodrigues.O uso de um sistema de som automotivo gerador de energia em uma proposta de ensino por investigação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa.

4.
GUIDOTTI, C. S.; ARAÚJO, R. R.. Participação em banca de Maurício Iriart Larroza.Neuropedagogia: Análise de um Método. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
HECKLER, V.; GUIDOTTI, C. S.; ARAÚJO, R. R.. Participação em banca de Iuna de Leon Botelho.Atividades experimentais investigativas em electromagnetismo nos livros didáticos do PNLD 2015. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física Licenciatura) - Universidade Federal do Rio Grande.

6.
GUIDOTTI, C. S.. Participação em banca de Maiara Dias Büttenbender.Comparação de referenciais teóricos para aprendizagem em bioquímica: texto x hipertexto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa.

7.
GUIDOTTI, C. S.; HECKLER, V.. Participação em banca de Willian Rubira da Silva.Discutindo a Introdução de Conceitos Científicos nos Anos Inciais do Ensino Fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal do Rio Grande.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
GUIDOTTI, C. S.. Guia do Estudante: Melhores Universidades 2017. 2017. Editora Abril.

Outras participações
1.
GUIDOTTI, C. S.. 15ª Mostra da Produção Universitária. 2016. Universidade Federal do Rio Grande.

2.
GUIDOTTI, C. S.. 14ª Mostra da Produção Universitária. 2015. Universidade Federal do Rio Grande.

3.
GUIDOTTI, C. S.. Comissão julgadora da Feira de Ciências: Integrando saberes no cordão litorâneo. 2015. Universidade Federal do Rio Grande.

4.
GUIDOTTI, C. S.. Banca julgadora da VII Mostra de Ciências e do Conhecimento, realizada em Santo Antônio da Patrulha-RS. 2015. Universidade Federal do Rio Grande.

5.
GUIDOTTI, C. S.. VII Mostra de Ciências e do Conhecimento. 2015. Universidade Federal do Rio Grande.

6.
GUIDOTTI, C. S.. VI Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2014. Universidade Federal do Pampa.

7.
GUIDOTTI, C. S.. Seminário Internacional de Educação em Ciências. 2014. Universidade Federal do Rio Grande.

8.
GUIDOTTI, C. S.. Seminário Internacional de Educação em Ciências. 2012.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro de Ensino de Ciências por Investigação.ABORDAGENS INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. 2017. (Encontro).

2.
XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física.INVESTIGANDO A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE FÍSICA: CAMINHADA METODOLÓGICA. 2015. (Simpósio).

3.
III Seminário Internacional de Educação em Ciências.Ensino, Pesquisa e Extensão. 2014. (Seminário).

4.
VI Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão.Ensino, Pesquisa e Extensão. 2014. (Outra).

5.
3ª Edição do Dia das Profissões do IMEF: O mercado e Trabalho e o Desensenvolvimento Tecnologico. 2013. (Seminário).

6.
Palestras do Projeto de Capacitação Continuada. 2013. (Outra).

7.
XIV Encontro para ações em EAD. 2013. (Encontro).

8.
XX Simpósio Nacional de Ensino de Física.A experimentação como estratégia didática para a educação básica - Uma visão dos estudantes e professores de Física. 2013. (Simpósio).

9.
Ensino de Ciências: compartilhando conhecimentos e experiências. 2012. (Seminário).

10.
II Seminário Internacional de Educação em Ciências.TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL E PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE FÍSICA. 2012. (Seminário).

11.
II Seminário Internacional de Educação em Ciências.Avaliador dos pôsteres do II Seminário Internacional de Educação em Ciências. 2012. (Seminário).

12.
I Seminário Nacional Interdisciplinaridade na Escola.TIC em Sala de Aula Desafia e Possibilita a Interdisciplinaridade: ao problematizar modelos e a modelagem com atividades investigativas. 2012. (Seminário).

13.
Seminário Nacional Interdisciplinaridade na Escola.Apostila Novos Talentos da Física 2012: TIC Contribuindo na Compreensão de Fenômenos Físicos. 2012. (Seminário).

14.
Simpósio Sul Rio Grandanse de Professores de Ciências e Matemática. 2012. (Simpósio).

15.
"Dia das profissões do IMEF - O Mercado de Trabalho e os desafios do desenvolvimento". 2011. (Seminário).

16.
Atividades Experimentais e Computacionais Para o Ensino Médio. 2011. (Oficina).

17.
Curso Novos Talentos da Física.. 2011. (Oficina).

18.
Experimentos de Física com o Sistema de Som do Computador. 2011. (Oficina).

19.
IV Encontro de Física Médica. 2011. (Congresso).

20.
IV Encontro Estadual de Ensino de Física.USO DE APPLETS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA. 2011. (Encontro).

21.
Seminário Internacional de Educação em Ciências.A Prática Pedagógica No ensino de Física: A temática de Radiação contextualizada através de situações-problema. 2011. (Seminário).

22.
VI Encuentro Iberoamericano de Colectivos Escolares y Redes de Maestras y Maestros que Hacen Investigación e Innovación desde la escuela. 2011. (Encontro).

23.
X Mostra da Produção Universitária.USO DE APPLETS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA. 2011. (Seminário).

24.
I Congresso Internacional de Educação Científica e Tecnológica - I CIECITEC. As atividades na escola como fator preponderante na formação do Docente: Aumentando a abstração do discente por meio de experiências Virtuais. 2010. (Congresso).

25.
I Simpósio de Ensino de Física e de Matemática. 2010. (Simpósio).

26.
IX Mostra da produção Universitária.O software ViSQ como ferramenta para a Visualização do Aquecimento Global: Oficina de ensino de Física e educação Ambiental. 2010. (Seminário).

27.
X Encontro Sobre Investigação na Escola.Construindo um docente: Relato das Primeiras Experiências de um bolsista PIBID-Física em sala de Aula. 2010. (Encontro).

28.
I Simpósio Sul - Brasileiro de Física e Astrofísica. 2009.. 2009. (Simpósio).

29.
VI Semana Acadêmica da Física. 2008. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GUIDOTTI, C. S.. II Semana Acadêmica da Licenciatura em Ciências Exatas. 2017. (Outro).

2.
GUIDOTTI, C. S.. III Seminário Internacional de Educação em Ciências. 2014. (Congresso).

3.
GUIDOTTI, C. S.; Azzolin, T.F ; ARAÚJO, R. R. . Passeando, brincando, experimentando, observando e aprendendo: Conceitos físicos aplicados a realidade de crianças de 7 a 10 anos. 2012. (Outro).

4.
GUIDOTTI, C. S.; ARAÚJO, R. R. ; HECKLER, V. ; Silva, W. R . Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação contribuindo na compreensão de fenômenos físicos.. 2012. (Outro).

5.
GUIDOTTI, C. S.; HECKLER, V. ; ARAÚJO, R. R. ; Fazio, A. A ; Silva, R. S. . Curso Passeando, brincando, experimentando, observando e aprendendo conceitos Físicos para crianças de 7 a 10 anos. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Ana de Fátima Padilha. Relatos de experiências na construção coletiva do processo formativo com professores de Ciências. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal do Rio Grande. (Coorientador).

2.
Adriano Luis Verstfahl. Uma proposta de diálogo entre o ensino por investigação e os ambientes computacionais analisados sob a perspectiva da teoria dos campos conceituais. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas) - Universidade Federal do Rio Grande. (Coorientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Priscila Nunes Paiva. CONTEXTUALIZAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DILATAÇÃO TÉRMICA. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Charles dos Santos Guidotti.

2.
Maristela Plucinski Cardoso. O impacto do estudo das Ciências na escola Básica a partir de uma proposta interdisciplinar. 2015. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Charles dos Santos Guidotti.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
ANA DE FÁTIMA PADILHA RODRIGUES. FEIRAS DO CONHECIMENTO: SUA RELEVÂNCIA E CONTRIBUIÇÕES NA EXECUÇÃO DAS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DA ESCOLA PÚBLICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Charles dos Santos Guidotti.

2.
Carla Moura da Paixão. EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Charles dos Santos Guidotti.

3.
Flávia Silva dos Santos. AS TIC NO ENSINO DE CIÊNCIAS: COM A PALAVRA, OS ESTUDANTES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Charles dos Santos Guidotti.

4.
Luiz Fernando da Silva Quevedo. A Educação Ambiental e sua Inserção na Disciplina de Ciências. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Charles dos Santos Guidotti.

5.
Michely Pias Migliavacca. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO CONTEÚDO DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS DE SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande. Orientador: Charles dos Santos Guidotti.

6.
Guilherme Salgueiro Goulart. Investigando a Inserção da Física Moderna no Contexto da Educação Básica. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Charles dos Santos Guidotti.

7.
Camila Thomazi. Investigando a Física nos Livros Didáticos das Series Iniciais do Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Charles dos Santos Guidotti.

Orientações de outra natureza
1.
ALINE BALBUENO FREITAS. Estágio Supervisionado III. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Charles dos Santos Guidotti.

2.
DANDARA FIDELIS ESCOTO. Estágio Supervionado III. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Charles dos Santos Guidotti.

3.
FILIPE BASTOS POETINI. Estágio Supervionado III. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Charles dos Santos Guidotti.

4.
GILMAR RIBEIRO FREITAS. Estágio Supervisionado III. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Charles dos Santos Guidotti.

5.
MAIARA DIAS BUTTENBENDER. Estágio Supervisionado III. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Charles dos Santos Guidotti.

6.
VANESSA FERREIRA BACKES. Estágio Supervisionado III. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Charles dos Santos Guidotti.

7.
ANDRESSA ROSSINI GOULART. Estágio Supervisionado II. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Charles dos Santos Guidotti.

8.
TIANE PEREIRA MULLER. Estágio Supervisionado II. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Charles dos Santos Guidotti.

9.
SARA HANNE ANWAR SALIM JACOUB HIJAZIN. Estágio Supervisionado II. 2014. Orientação de outra natureza. (Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa. Orientador: Charles dos Santos Guidotti.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/01/2019 às 6:43:52