Gerciane Gercina Araujo da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6159757367110800
  • Última atualização do currículo em 11/05/2017


Possui Mestrado em Educação Matemática, pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2012),Licenciatura em Matemática, pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2009). Sempre atuou como professora da Rede publica e privada de São Paulo, trabalhando com todas as séries do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Atualmente trabalha como professora de Matemática, na E.E. Padre Tiago Alberione, para turmas do Ensino Médio. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gerciane Gercina Araujo da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, G. G.;SILVA, G.G.A.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2012
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Título: O ensino de Matrizes: Um desafio mediado por para aprendizes cegos e aprendizes surdos,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Mediação, Matrizes, MATRIZMAT; Aprendizes Cegos, Aprendizes Surdos; Educação Matemática Inclusiva.
2007 - 2009
Graduação em Licenciatura em Matemática.
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Bolsista do(a): Programa Universidade para todos, PROUNI, Brasil.
2004 - 2006
Ensino Médio (2º grau).
E.E. Professor Isaltino de Mello, ISALTINO, Brasil.
1996 - 2003
Ensino Fundamental (1º grau).
E.M.E.F. Conde Pereira Carneiro, CONDE, Brasil.




Formação Complementar


2009 - 2009
Geometria em Ação - Marinês Poloni. (Carga horária: 50h).
Colégio Elvira Brandão, ELVIRA BRANDÃO, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Jogos Matemáticos. (Carga horária: 4h).
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Geometria - Ana Paula Jahn. (Carga horária: 4h).
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
2008 - 2008
Olimpíadas de Matemática. (Carga horária: 36h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Oficina de Raciocínio Lógico - Oswaldo Watanabe. (Carga horária: 20h).
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
2007 - 2007
Oficina de Matemática - Hellenice Staff. (Carga horária: 7h).
Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.


Atuação Profissional



E. E. Profº João Evangelista Costa, JEC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 30
Outras informações
Atuo como professora de Matemática, para turmas d 2º e 3º ano do Ensino Médio.


Bit Company - Educação e Tecnologia, BIT COMPANY, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 15
Outras informações
Realizava reposições de aula e auxiliava o Instrutor durante as aulas teóricas e práticas.


E.M.E.F. Conde Pereira Carneiro, CONDE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Realização de 45 horas de estágio com crianças de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiaria, Carga horária: 20
Outras informações
Realização de 100 horas de estágio com crianças de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental


E.E. Professor Isaltino de Mello, ISALTINO, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25
Outras informações
Realização de 150 horas de estágio com adolescentes de 1ª a 3ª série do Ensino Médio

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Eventual de Matemática, Carga horária: 5
Outras informações
Trabalhei como professora eventual de Matemática, nos períodos manhã e tarde. Tive experiências de trabalhar mais com o Ensino Médio. Com dois 1ºs anos, durante dois bimestres e meio, e com os 3ºs anos cerca de um bimestre.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25
Outras informações
Realização de 30 horas de estágio com crianças de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e 75 horas de estágio com crianças e adolescentes da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25
Outras informações
Realização de 30 horas de estágio com crianças de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e 75 horas de estágio com crianças e adolescentes da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio


E.E. Profº Joaquim Adolfo, CORUJINHA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Reforço de Matemática, Carga horária: 2
Outras informações
Trabalhei com alunos da 8ª série B do Ensino Fundamental, como professora de reforço de Matemática deles. Também trabalhava como eventual nessa escola, durante o período das aulas de reforço.


E.E. Profº Luiz Simione Sobrinho, SIMIONE, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Reforço de Matemática, Carga horária: 6
Outras informações
Trabalhei com alunos do 3ºano do Ensino Médio, como professora de reforço de Matemática deles. Trabalhei como eventual no período das aulas de reforço.


Universidade Bandeirante de São Paulo, UNIBAN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Aluna regular do Programa de Pós Graduação, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola Poliedro, POLIEDRO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Atuo como professora de Matemática, Desenho Geométrico e Física, para turmas de 6º Ano, 7º Ano e 8º Anos.


E.E. Professora Maria Petronila Limeira dos Milagres Monteiro, PETRONILA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 25


E.E. Padre Tiago Alberione, TIAGO ALBERIONE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática, Carga horária: 25
Outras informações
Leciono para alunos da 2ª série do E.M.



Projetos de pesquisa


2011 - 2011
Um ambiente virtual de Aprendizagem Matemática mediado pela EAD acessível aos alunos com limitações sensoriais
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2011
O Ensino de Matrizes: Um Desafio Mediado por Ferramentas Didáticas para Aprendizes Surdos e Aprendizes Cegos
Descrição: Este trabalho tem o intuito de apresentar uma forma nova de promover a inclusão numa sala de aula de matemática, no ensino de matrizes. São poucas as pesquisas que tratam do assunto, no entanto, resolvi pesquisar este objeto matemático para preencher uma lacuna existente na área da Educação Matemática. Ideia iniciada no projeto Rumo à Educação Matemática Inclusiva, vai tratar de aprendizes cegos e aprendizes surdos. Estes vão utilizar ferramentas materiais, que serão desenvolvidas muito em breve, para auxiliar no aprendizado de matrizes. Mais especificamente, os alunos irão aprender adição e igualdade de matrizes. Será o primeiro passo, que servirá de apoio para passos subseqüentes que estarão por vir, já que absolutamente, não há pesquisas que falam deste assunto. O material desenvolvido servirá como objeto mediador no processo de aprendizagem dos alunos cegos, dos alunos surdos e dos alunos regulares. O teórico que irá tratar do assunto mediação é o Vygotsky, e quem tratará da metodologia escolhida para desenvolvimento da pesquisa é o Cobb, da metodologia Design Experiments, já que esta propõe oportunidades de remodelagem, caso haja necessidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2011
II Fórum Científico Universitário, Universidade Bandeirante de São Paulo.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, G. G.; Fernandes, S. H. A. A. . O Ensino de Matrizes: Um Desafio Mediado por Ferramentas Didáticas para Aprendizes Surdos e Aprendizes Cegos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Colóquio de Educação Matemática Inclusiva. 2011. (Congresso).

2.
III SIEMAT.O PROCESSO DE MEDIAÇÃO E A FERRAMENTA MATRIZMAT NO ESTUDO DE MATRIZES COM APRENDIZES SURDOS. 2011. (Seminário).

3.
Encontro Brasileiro de Estudantes em Pós Graduação em Educação Matemática. O Ensino de Matrizes: Um Desafio Mediado por Ferramentas Didáticas para Aprendizes Surdos e Aprendizes Cegos. 2010. (Congresso).

4.
Secondary Mathematics Teacher' Knowledge and Pedagogical Perspectives: The case of visualization. 2010. (Seminário).

5.
Seminário Internacional Satélite do 34º Congresso de Psicologia da Educação Matemática - PME. 2010. (Congresso).

6.
Geometria em Ação - Marinês Poloni.Geometria em Ação. 2009. (Oficina).

7.
Oficina de Geometria - Ana Paula Jahn.Oficina de Geometria. 2008. (Oficina).

8.
Oficina - Jogos Matemáticos.Jogos Matemátcos. 2008. (Oficina).

9.
Olimpíadas de Matemática 2008 - USP (CAEM).2ª Fase das Olimpíadas de Matemática. 2008. (Encontro).

10.
Desenvolvimento do Raciocínio Lógico - Oswaldo Watanabe.Desenvolvimento do Raciocínio Lógico. 2007. (Oficina).

11.
Oficina de Matemática.Oficina de Matemática. 2007. (Oficina).

12.
Oficina de Raciocínio Lógico.Oficina de Raciocínio Lógico - Oswaldo Watanabe. 2007. (Oficina).

13.
Parque Cientec da USP.Parque Cientec da USP. 2007. (Encontro).

14.
XXI Journeé Linguistique et Culturelle de l?APFESP.XXI Journeé Linguistique et Culturelle de l?APFESP. 2007. (Encontro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 4:41:12