Leandro de Bona Dias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0452997400675879
  • Última atualização do currículo em 22/01/2019


Tem experiência na área de Letras, com ênfase nas Línguas Portuguesa e Inglesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Identidade Cultural, Literatura, Letramento e Livro Didático. Graduado em Letras:Português/Inglês pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc); Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesc na linha de pesquisa Educação, Linguagem e Memória e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) na linha de pesquisa Linguagem e Cultura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leandro de Bona Dias
Nome em citações bibliográficas
DIAS, L. B.


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Ciências da Linguagem.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Título: A representação da identidade docente na literatura que vai à escola: uma análise dos livros do programa nacional biblioteca da escola,
Orientador: Jussara Bittencourt de Sá.
Coorientador: Gladir da Silva Cabral.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: literatura; Identidade; Linguagem.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Literatura.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Identidade Cultural.
2015 - 2017
Mestrado em Educação.
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
Título: Que raio de professoras são essas? A representação docente nas obras de Fanny Abramovich e Ziraldo,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Gladir da Silva Cabral.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Identidade; Estudos Culturais; literatura; Literatura infantil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2008 - 2011
Graduação em Letras: Português/Inglês.
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
Título: A Representação da Identidade Feminina nas Letras de Noel Rosa.
Orientador: Gladir da Silva Cabral.
Bolsista do(a): Governo Federal, PROUNI, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Oficina de Teatro. (Carga horária: 50h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
2016 - 2016
Evento de Alinhamento para Aplicação de Exames e Avaliações do Inep. (Carga horária: 20h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP, Brasil.
2015 - 2015
Curso Básico de Russo. (Carga horária: 18h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
2014 - 2014
Formação continuada: Desafios e possibilidades de aprendizagem (Inglês). (Carga horária: 34h).
Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.
2014 - 2014
Alinhamento para Aplicação de Exames e Avaliações. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2014 - 2014
Formação Continuada de Professores de Inglês (LI). (Carga horária: 90h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2013 - 2013
Curso Formação de Escritores. (Carga horária: 22h).
Serviço Social do Ccomércio - Santa Catarina, SESC (SC), Brasil.


Atuação Profissional



Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.


Escola de Ensino Básico Humberto de Campos, E.E.B.H.C., Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ttitular, Carga horária: 3

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Língua Portuguesa e Língua Inglesa

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Língua Portuguesa e Língua Inglesa

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Língua Portuguesa Língua Inglesa


EEB Heriberto Hulse, EEBHH, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Língua Portuguesa Língua Inglesa


Escola de Educação Básica Abílio César Borges, E.E.B.A.C.B., Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações
Língua Inglesa


Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Adolfo Back, E.M.E.I.E.F.A.B., Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Língua Portuguesa Língua Inglesa


Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Profª Lili Coelho, E.M.E.I.E.F.L.C., Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Língua Inglesa


Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsita / PIBIC, Enquadramento Funcional: Bolsita / PIBIC


E.E.B. Engº Sebastião Toledo dos Santos, EEBSTS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas Ministradas: Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Infantil


E.E.B. Rubens de Arruda Ramos, EEBRAR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas: Língua Portuguesa e Língua Inglesa


E.E.B. Joaquim Ramos, EEBJR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Profesor titular, Carga horária: 2
Outras informações
Disciplinas ministradas: Língua Inglesa



Projetos de pesquisa


2010 - 2011
As práticas de linguagem nos livros didáticos do quarto ciclo do ensino fundamental
Descrição: Pesquisa que investigou os tratamentos dados às práticas de linguagem (produção/recepção de textos orais/escritos e análise linguística) nos livros destinados ao ensino de Língua Portuguesa com vistas a observar em que medida essas práticas corroboram ou não a perspectiva de letramento do aluno como definido por Soares (1999)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2017 - Atual
PIBID - Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Subprojeto Interdisciplinar
Descrição: O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. (Texto retirado da página da Capes).
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2014 - 2015
PIBID - Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Subprojeto Interdisciplinar
Descrição: O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. (Texto retirado da página da Capes).
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista Linguagem, Ensino e Educação - Lendu


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira e Portuguesa.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2008
3º lugar na CAtegoria Conto Infanto-Juvenil, ACLE - Academia Criciumense de Letras.
2007
Menção Honrosa na Categoria Poema (até 19 anos), ACLE - Academia Criciumense de Letras.
2006
Menção Honrosa na Categoria Conto, ACLE - Academia Criciumense de Letras.
2006
3º lugar na Categoria Poema Ensino Médio, ACLE - Academia Criciumense de Letras.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DIAS, L. B.2016DIAS, L. B.; CABRAL, Gladir da Silva . Uma Professora Muito Maluquinha: Escola, Sacralidade e Profanação. CRIAR EDUCAÇÃO REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO UNESC, v. 1, p. 1-12, 2016.

2.
HENRIQUE, L. L. S.2012 HENRIQUE, L. L. S. ; DIAS, L. B. . Literatura Como Crítica Social: A Sátira da Sociedade Brasileira em Os Bruzundangas. II SELEP - SEMINÁRIO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL, v. 1, p. 1-7, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
DIAS, L. B.; CABRAL, Gladir da Silva . A representação da identidade feminina nas letras de Noel Rosa. In: Carlos Arcângelo Schilickmann; Jéferson Luís de Azeredo; Richarles Souza de Carvalho (Orgs.). (Org.). Linguagem e construção de identidades. 1ed.Criciúma: EDIUNESC, 2018, v. , p. 77-96.

2.
DIAS, L. B.. O Papel da escola na formação do leitor em Graciliano Ramos e Harper Lee. In: Gisele Silveira Coelho Lopes; Kelly Gianezini; Luciane Bisognin Ceretta orgs.. (Org.). Temas contemporâneos em pesquisa: as diferentes áreas do conhecimento na Unesc. 1ed.: Multideia, 2017, v. 4, p. 153-167.

3.
DIAS, L. B.; FRITZEN, C. ; LOUREIRO, I. R. ; CABRAL, Gladir da Silva . A Literatura na escola. In: Atilio Butturi Junior; Donesca Cristina Puntel Xhafaj; Leandra Cristina de Oliveira; Noêmia Soares Guimarães; Rosângela Pedralli (Orgs.). (Org.). A Literatura na Escola. 1ªed.Curitiba: CRV, 2016, v. , p. 49-56.

4.
DIAS, L. B.; SCHLICKMANN, C. A. . As práticas de Linguagem nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa do Quarto Ciclo do Ensino Fundamental. In: Angela Cristina Di Palma Back; Carlos Arcângelo Schlickmann; Richarles Souza de Carvalho. (Org.). Língua e Ensino: práticas de linguagem possíveis e reais. 1ed.Criciúma: UNESC, 2014, v. , p. 139-163.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MELO, Ana Paula Nunes ; DIAS, L. B. . A representação de identidades em 'Vida Maria': relações de poder, alteridade e políticas públicas. In: IX Colóquio Internacional 'Educação e Contemporaneidade', 2015, São Cristovão. IX Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 2015. p. 1-14.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
DIAS, L. B.; CABRAL, Gladir da Silva . Uma professora muito maluquinha: escola, sacralidade e profanação. In: II Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Políticas de Formação nos países Ibero-Americanos, 2016, Criciúma. Anais do II Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Políticas de Formação nos países Ibero-Americanos. Criciúma: Editora Unesc - EdiUnesc, 2016. v. 1. p. 108-110.

2.
DIAS, L. B.; CABRAL, Gladir da Silva . Chance: o eremita pós-moderno em um jardim de identidades. In: Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, 2015, Criciúma. Anais do Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos. Criciúma: UNESC, 2015. v. 1. p. 1-7.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DIAS, L. B.; SA, J. B. . As relações entre as identidades profissional e pessoal nas representações docentes em Ziraldo e Fanny Abramovich. In: IX SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA ATUAL CONJUNTURA NACIONAL e VII Seminário Regional do Proesde Licenciaturas, 2018, Tubarão. Anais do IX SIMFOP - Simpósio Nacional sobre Formação de Professores: a Educação Brasileira na atual conjuntura Nacional e VII Seminário Regional do Proesde Licenciaturas. Tubarão: UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina, 2018.

2.
DIAS, L. B.; CABRAL, Gladir da Silva . O entrelaçamento do pessoal e do profissional nas representações docentes em Ziraldo e Fanny Abramovich. In: XI Semana Acadêmica de Letras da UFSC: O intelectual ausente: Umberto Eco, semiótica e literatura, 2017, Florianópolis. Caderno de Resumos da XI Semana Acadêmica de Letras da UFSC: O intelectual ausente: Umberto Eco, semiótica e literatura, 2017. v. 11. p. 22-22.

3.
SILVEIRA, K. M. P. ; DIAS, L. B. ; BITTENCOURT, R. L. ; ROCHA, P. S. ; PEREIRA, T. F. . A importância da contação de história por meio de diferentes metodologias. In: VIII Semana de Cciência e Tecnologia Unesc, 2017, Criciúma. Anais VIII Semana de Ciência e Tecnologia. Criciúma: EdiUnesc, 2017. v. 8. p. 3-3.

4.
DIAS, L. B.; CABRAL, Gladir da Silva . Uma professora muito maluquinha: escola, sacralidade e profanação. In: X Semana de Letras da UFSC: cem anos do curso de Linguística Geral: estruturalismos e pós-estruturalismos, 2016, Florianópolis. Anais da X Semana de Letras da UFSC: cem anos do curso de Linguística Geral: estruturalismos e pós-estruturalismos, 2016. v. 5. p. 19-19.

5.
DIAS, L. B.. O Papel da Escola na Formação do Leitor Literário em Graciliano Ramos e Harper Lee. In: VI Semana de Ciência e Tecnologia, 2015, Criciúma. Anais VI Semana de Ciência e Tecnologia. Criciúma: Editora Unesc, 2015. v. 6. p. 5-5.

6.
DIAS, L. B.; SCHLICKMANN, C. A. . As Práticas de Linguagem nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa do Quarto Ciclo do Ensino Fundamental. In: IX Salão de Iniciação Científica: Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, 2011, Torres. Universidade Luterana do Brasil - Campus Torres - Anais 2011, 2011.

7.
DIAS, A. T. B. B. B. ; DIAS, L. B. . A Construção Argumentativa nas Letras de Noel Rosa Por Meio da Análise do Uso de Metáforas e do Campo Semântico. In: 2ª Semana de Ciência e Tecnologia, 2011, Criciúma. Anais II Semana de Ciência e Tecnologia, 2011. v. 1. p. 2-2.

8.
SCHLICKMANN, C. A. ; DIAS, L. B. . As Práticas de Linguagem nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa do Quarto Ciclo do Ensino Fundamental. In: 2ª Semana de Ciência e Tecnologia, 2011, Criciúma. Anais II Semana de Ciência e Tecnologia, 2011. v. 1. p. 12-12.

Apresentações de Trabalho
1.
DIAS, L. B.; CABRAL, Gladir da Silva . O entrelaçamento do pessoal e do profissional nas representações docentes em Ziraldo e Fanny Abramovich. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
DIAS, L. B.; BITTENCOURT, R. L. ; SILVEIRA, K. M. P. ; JACINTO, J. P. . A Contação de histórias na formação do professor de séries iniciais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DIAS, L. B.; CABRAL, Gladir da Silva . Uma professora muito maluquinha: escola, sacralidade e profanação.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DIAS, L. B.; CABRAL, Gladir da Silva . Chance: o eremita pós-moderno em um jardim de identidades. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
DIAS, L. B.. O Papel da Escola na Formação do Leitor em Graciliano Ramos e Harper Lee. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DIAS, L. B.; SCHLICKMANN, C. A. . As práticas de linguagem nos livros didáticos do quarto ciclo do ensino fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
DIAS, L. B.; CABRAL, Gladir da Silva . A Representação da Identidade Feminina nas Letras de Noel Rosa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
DIAS, L. B.; DIAS, A. T. B. B. B. . A construção argumentativa nas letras de Noel Rosa por meio da análise do uso de metáforas e do campo semântico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
DIAS, L. B.; SCHLICKMANN, C. A. . As Práticas de linguagem nos livros didáticos de Língua Portuguesa do quarto ciclo do Ensino Fundamental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ROSA, Marcello Zapelini ; DIAS, L. B. . Rinocerontes, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
ROSA, Marcello Zapelini ; DIAS, L. B. . Pálpebras, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
ROSA, Marcello Zapelini ; DIAS, L. B. . Nua e Crua. Criciúma, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

4.
ROSA, Marcello Zapelini ; DIAS, L. B. . Misturas. Criciúma, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
DIAS, L. B.. Práticas de Ensino de Ciências e Educação Ambiental. 2017.

2.
DIAS, L. B.. 2014 - O ano dos campeões. 2016.

Trabalhos técnicos
1.
DIAS, L. B.; CIZESCKI, F. ; CAMARGO, G. . VII Semana de Ciência e Tecnologia da Universidade do Extremos Sul Catarinense- Unesc: Ciência alimentando o Brasil. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
DIAS, L. B.; HENRIQUE, L. L. S. ; RECH, S. A. . Formação Continuada para professores da Rede Pública Municipal de Criciúma-SC: 'O uso da Literatura Inglesa e Norte-Americana em sala de aula'. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
DIAS, L. B.; ROSA, Marcello Zapelini ; HAHN, S. . Ela. 2016. Filme.

2.
DIAS, L. B.; ROSA, Marcello Zapelini ; HAHN, S. . Cenas de um casamento. 2015. Filme.

3.
DIAS, L. B.; ROSA, Marcello Zapelini ; HAHN, S. . Era uma vez fitas, dvs e BluRays. 2014. Filme.

Outras produções artísticas/culturais
1.
DIAS, L. B.. Domingos: o bugreiro. 2009 (Publicação de conto em coletânia).

2.
DIAS, L. B.. Domingos: o bugreiro. 2009 (Publicação de conto em Concurso Literário).

3.
DIAS, L. B.. Poesia:O real se aproxima. 2007 (Publicação de poesia em Concurso Literário).

4.
DIAS, L. B.. Conto: Impressões, Poesia: O fim. 2006 (Publicação de conto e poesia em Concurso Literário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DIAS, L. B.; CABRAL, Gladir da Silva; LUCION, C. S.. Participação em banca de EMILLY GOUVÊA FERREIRA.A Síndrome de Otelo em Dom Casmurro, de Machado de Assis. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

2.
DIAS, L. B.; CARVALHO, Richarles Souza de; SILVEIRA, D. A.. Participação em banca de ADRIANA FERNANDES BUZ.A Literatura na prática pedagógica em CEIMs de Criciúma. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

3.
FREITAS, C.; DIAS, L. B.. Participação em banca de Júlia Souza Cesconetto Pereira.A disciplina de Produção e Interpretação de Textos no curso de Matemática: a relação das letras com os números. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

4.
SCHLICKMANN, C. A.; DIAS, L. B.. Participação em banca de Thais Floriano de Souza.Uma análise de estratégias de ensino de leitura no ensino fundamental i na cidade de jacinto machado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

5.
FREITAS, C.; DIAS, L. B.. Participação em banca de Beatriz sônego zanette.Escritores da liberdade: análise de uma concepção metodológica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.

6.
DIAS, L. B.; SILVEIRA, R. K.. Participação em banca de Zélia Maria Borges Bressan.Menina bonita do laço de fita: literatura infantil e identidade. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Extremo Sul Catarinense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
DIAS, L. B.; DIAS, C.; VIEIRA, B. L.. Concurso Literário "A poesia vai de ônibus". 2017. Associação Criciumense de Transporte Urbano.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IX Simpósio Nacional Sobre Formação de Professores.As relações entre as identidades profissional e pessoal nas representações docentes em Ziraldo e Fanny Abramovich. 2018. (Simpósio).

2.
II Enlicsul / II Pibid Sul / II Seminário Institucional Pibid/UNISINOS.A Contação de histórias na formação do professor de séries iniciais. 2017. (Seminário).

3.
II Pibid/Sul - Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspetivaskk. A contação de histórias na formação do professor de séries iniciais. 2017. (Congresso).

4.
X Semana de Letras da UFSC: cem anos do curso de Linguística Geral: estruturalismos e pós-estruturalismos.O entrelaçamento do pessoal e do profissional nas representações docentes em Ziraldo e Fanny Abramovich. 2017. (Outra).

5.
2ª Jornada Internacional da Alfabetização. 2016. (Outra).

6.
I Festival Literário Internacional Catarinense - FLIC. 2016. (Outra).

7.
II Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Políticas de Formação nos Países Ibero-Americanos. Uma professora muito maluquinha: Escola, sacralidade e profanação. 2016. (Congresso).

8.
VII Seminário de Literatura Infanto-Juvenil: Linguagens poéticas pelas frestas do contemporâneo - UFSC. 2016. (Seminário).

9.
V Seminário dos Alunos da Pós-Graduação em Literatura da UFSC: Mídia, Mediação e Estado de Exceção. 2016. (Seminário).

10.
XII Encontro do CELSUL: 100 anos do Curso de Linguística Geral: desdobramentos e perspectivasvas. 2016. (Encontro).

11.
X Semana Acadêmica de Letras: Cem anos do Curso de Linguística Geral: estruturalismos e pós-estruturalismos.Uma professora muito maluquinha: Escola, sacralidade e profanação. 2016. (Outra).

12.
X Semana Acadêmica de Letras: Cem anos do Curso de Linguística Geral: estruturalismos e pós-estruturalismos. 2016. (Outra).

13.
Grupo de Pesquisa Littera - Correlações entre cultura, processamento e ensino: a linguagem em foco.Seminários Temáticos das Pesquisas Desenvolvidas em Letras. 2015. (Encontro).

14.
IV Seminário de Leitura e Produção Textual - SELEP. 2015. (Seminário).

15.
Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos. 2015. (Seminário).

16.
VI Semana de Ciência e Tecnologia.O Papel da Escola na Formação do Leitor Literário em Graciliano Ramos e Harper Lee. 2015. (Outra).

17.
Fórum SM de Educação - O desafio da inovação curricular no Eo Ensino Médio em tempos de Enem. 2014. (Seminário).

18.
II Encontro Catarinense do PIBID. 2014. (Encontro).

19.
2ª Semana de Ciência e Tecnologia.As Práticas de Linguagem nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa do Quarto Ciclo do Ensino Fundamental. 2011. (Seminário).

20.
2ª Semana de Ciência e Tecnologia.A Construção Argumentativa Nas Letras de Noel Rosa Por Meio da Análise do Uso de Metáforas e do Campo Semântico. 2011. (Seminário).

21.
Grupo de Pesquisa Littera - Correlações entre cultura, processamento e ensino: a linguagem em foco.Comunicação Social: da leitura à leitura crítica. 2011. (Outra).

22.
IX Salão de Iniciação Científica: Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.As práticas de linguagem nos livros didáticos de Língua Portuguesa no quarto ciclo do ensino fundamental. 2011. (Seminário).

23.
Seminário de Educação da Editora Saraiva: Educação Interdisciplinar - Fluxos de Saberes e Competências Para um Mundo nas Redes Sociais. 2011. (Seminário).

24.
XII Semana de Estudos Históricos e XI Ciclo de Ensino do Curso de Letras: História e Licenciatura. 2011. (Seminário).

25.
XII Semana de Estudos Históricos e XI Ciclo de Ensino do Curso de Letras: História e Licenciatura - UNESC.As práticas de linguagem nos livros didáticos do quarto ciclo do ensino fundamental. 2011. (Seminário).

26.
I Seminário de Pesquisa da Linha :"Educação, Linguagem e Memória. 2010. (Seminário).

27.
X Ciclo de Ensino do Curso de Letras - Ética na Produção Textual. 2010. (Seminário).

28.
APLISC - Convenção de Professores de Língua Inglesa dos Estados do Sul. 2009. (Outra).

29.
COLE - Congresso de Leitura. 2009. (Congresso).

30.
IV Seminário da Associação de Professores de Língua Inglesa de Santa Catarina - APLISC. 2009. (Seminário).

31.
VI ECAL - Encontro Catarinense de Letras. 2009. (Encontro).

32.
1º SELEP - Seminário de Leitura e Produção Textual do Curso de Letras da Unesc. 2008. (Seminário).

33.
I Congresso de Humanidades, Ciências e Educação - Universidade: Articulando Ciência e Educação. 2008. (Congresso).

34.
IX Ciclo de Ensino do Curso de Letras - Literatura em Cena - Machado de Assis. 2008. (Seminário).

35.
The use of pronounciation to pragmatics. 2008. (Seminário).

36.
Motivation, consistent learning and questions about BEING AN ENGLISH TEACHER AND REFLEXIONS ON BEING AN ENGLISH TEACHERR. 2007. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DIAS, L. B.; SCHLICKMANN, C. A. ; CARDOSO, A. L. ; BACK, A. C. P. ; AMARAL, P. A. ; ASSUNCAO, V. K. ; REDDING, A. B. ; PAIS, F. G. ; PEIXOTO, E. P. ; SILVEIRA, D. A. ; UGGIONI, E. ; AZEREDO, J. L. ; FELDHAUS, M. ; FREITAS, C. . II Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Políticas de Formação nos Países Ibero-Americanos. 2016. (Congresso).

2.
BACK, A. C. P. ; DIAS, L. B. ; SCHLICKMANN, C. A. . 2ª Jornada Internacional da Alfabetização. 2016. (Outro).

3.
DIAS, L. B.; MONTEIRO, J. F. M. ; SCUSSEL, C. ; CARVALHO, Richarles Souza de . Sarau Unesc. 2016. (Outro).

4.
DIAS, L. B.. VI Semana de Ciência e Tecnologia - UNESC. 2015. (Outro).

5.
SCHLICKMANN, C. A. ; AZEREDO, J. L. ; FELDHAUS, M. ; DIAS, L. B. ; BACK, L. . IV Seminário Institucional do PIBID: Universidade e Escola: diálogos necessários à formação docente. 2015. (Outro).

6.
DIAS, L. B.; CARVALHO, Richarles Souza de ; SILVEIRA, Daniela Arns . Café Literário em comemoração aos 40 anos do Curso de Letras da UNESC. 2014. (Festival).

7.
DIAS, L. B.. I Seminário de Pesquisa da Linha: Educação, Linguagem e Memória. 2010. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
HENRIQUE, L. L. S.2012 HENRIQUE, L. L. S. ; DIAS, L. B. . Literatura Como Crítica Social: A Sátira da Sociedade Brasileira em Os Bruzundangas. II SELEP - SEMINÁRIO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL, v. 1, p. 1-7, 2012.


Livros e capítulos
1.
DIAS, L. B.. O Papel da escola na formação do leitor em Graciliano Ramos e Harper Lee. In: Gisele Silveira Coelho Lopes; Kelly Gianezini; Luciane Bisognin Ceretta orgs.. (Org.). Temas contemporâneos em pesquisa: as diferentes áreas do conhecimento na Unesc. 1ed.: Multideia, 2017, v. 4, p. 153-167.

2.
DIAS, L. B.; CABRAL, Gladir da Silva . A representação da identidade feminina nas letras de Noel Rosa. In: Carlos Arcângelo Schilickmann; Jéferson Luís de Azeredo; Richarles Souza de Carvalho (Orgs.). (Org.). Linguagem e construção de identidades. 1ed.Criciúma: EDIUNESC, 2018, v. , p. 77-96.

3.
DIAS, L. B.; SCHLICKMANN, C. A. . As práticas de Linguagem nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa do Quarto Ciclo do Ensino Fundamental. In: Angela Cristina Di Palma Back; Carlos Arcângelo Schlickmann; Richarles Souza de Carvalho. (Org.). Língua e Ensino: práticas de linguagem possíveis e reais. 1ed.Criciúma: UNESC, 2014, v. , p. 139-163.


Cursos de curta duração ministrados
1.
DIAS, L. B.; HENRIQUE, L. L. S. ; RECH, S. A. . Formação Continuada para professores da Rede Pública Municipal de Criciúma-SC: 'O uso da Literatura Inglesa e Norte-Americana em sala de aula'. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DIAS, L. B.; SCHLICKMANN, C. A. ; CARDOSO, A. L. ; BACK, A. C. P. ; AMARAL, P. A. ; ASSUNCAO, V. K. ; REDDING, A. B. ; PAIS, F. G. ; PEIXOTO, E. P. ; SILVEIRA, D. A. ; UGGIONI, E. ; AZEREDO, J. L. ; FELDHAUS, M. ; FREITAS, C. . II Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Políticas de Formação nos Países Ibero-Americanos. 2016. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 8:35:38