Nicole Prestes de Oliveira

Bolsista de Mestrado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0903922609536002
  • Última atualização do currículo em 06/09/2018


Mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e graduada em Letras - habilitação Português/Inglês pela UCPel (2014). Participou como bolsista de iniciação científica BIC e CNPq no projeto Os benefícios cognitivos advindos do bilinguismo e como bolsista de iniciação científica no projeto Ressonâncias Discursivas: de gênero (genre) a gênero (gender). Possui experiência como professora de língua inglesa em cursos particulares de idiomas, lecionando para crianças, adolescentes e adultos. Também possui graduação em Comunicação Social pela Universidade de Cuiabá (2004) e MBA em Gestão de Marketing pela Universidade Católica de Pelotas (2008). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nicole Prestes de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, N. P.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Language MOOCs: uma análise comparativa sobre o ensino de língua inglesa,Orientador: Vilson J. Leffa.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2007 - 2008
Especialização em MBA Gestão de Marketing. (Carga Horária: 360h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Marketing Ambiental: Um Estudo de Caso do WWF-Brasil.
Orientador: Paulo Ricardo Meira.
2009 - 2014
Graduação em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Relatórios I, II, III e IV.
Orientador: Ângela Treptow Sapper/ Magliane de Marco.
2000 - 2003
Graduação em Comunicação Social.
Universidade de Cuiabá, UNIC, Brasil.
Título: Planejamento Estratégico de Marketing e Comunicação da Empresa Lig-China.
Orientador: João Batista Empaminondas Malhado.




Formação Complementar


2018 - 2018
Minicurso: A prática da Análise do Discurso nos estudos de/e sobre o social.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2017 - 2017
Fonética e Fonologia com o Suporte do PRAAT.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Docência e Mediação Pedagógica Online. (Carga horária: 40h).
Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2013 - 2013
Teaching English to Children. (Carga horária: 12h).
Liane Language School, LLL SCHOOL, Brasil.
2011 - 2011
Intensive English Program/ 12 semanas. (Carga horária: 240h).
Geos Language Academy - Vancouver, GEOS, Canadá.


Atuação Profissional



Liane Language School, LLL SCHOOL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa
Outras informações
Disciplinas ministradas: Inglês para crianças, adolescentes e adultos, Inglês Instrumental, Inglês para viagens


Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica - BIC/UCPel, Carga horária: 20
Outras informações
Sob orientação da Prof.ª Dr.ª Eliane Terezinha do Amaral Campello

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista PIBIC/CNPq no projeto "Benefícios cognitivos verbais e não-verbais decorrentes do bi/multilinguismo". Orientadora: Prof.ª Dr.ª Márcia Cristina Zimmer

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista PIBIC/CNPq no projeto "Benefícios cognitivos verbais e não-verbais decorrentes do bi/multilinguismo". Orientadora: Prof.ª Dr.ª Márcia Cristina Zimmer

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor do VII SENALE, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista PIBIC/CNPq no projeto "Benefícios cognitivos verbais e não-verbais decorrentes do bi/multilinguismo". Orientadora: Prof.ª Dr.ª Márcia Cristina Zimmer

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica BIC/UCPel, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista BIC/UCPEL no projeto "Benefícios cognitivos verbais e não-verbais decorrentes do bi/multilinguismo". Orientadora: Prof.ª Dr.ª Márcia Cristina Zimmer


Castelinho Educação Infantil, CASTELINHO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Estrangeira (Inglês), Carga horária: 8
Outras informações
Professora titular de língua inglesa na educação infantil


Escola Estadual Dom João Braga, EEDJB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 1


Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr.Francisco Simões, E.E.E.F.F.S., Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora de Língua inglesa, Carga horária: 1


Colégio Municipal Pelotense, CMP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura, Carga horária: 1

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 2


Living Earth Tours, LET, Canadá.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Tradutor, Carga horária: 10


Markmais Comunicação, Marketing e Eventos, MARKMAIS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Atendimento ao cliente


Época Editora, Promoções e Comunicação, ÉPOCA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Mídia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Fundação de Apoio à Vida nos Trópicos, ECOTROPICA, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Auxiliar na comunicação interna e externa, Carga horária: 35
Outras informações
Atividades voltadas à comunicação externa e interna, ao planejamento estratégico, à criação de programas de parcerias.



Projetos de pesquisa


2013 - 2013
RESSONÂNCIAS DISCURSIVAS: DE GÊNERO (GENRE) A GÊNERO (GENDER)
Descrição: A partir das representações/construções de gênero em discursos e documentos de séries distintas (histórica, pictórica, mídia impressa, cinematográfica, musical, literária, mitológica, etc), busco estabelecer as ressonãncias discursivas entre eles, com ênfase no diálogo com o romance histórico, brasileiro, de autoria feminina..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2013
Benefícios cognitivos verbais e não-verbais decorrentes do bi/multilinguismo
Descrição: Este projeto tem como intuito investigar possíveis benefícios do bilinguismo como fator ensejador de diferenças positivas no desempenho verbal e não verbal entre adultos e idosos bilíngues saudáveis se comparados a monolíngues. Para isso, serão feitos testes e tarefas verbais e não verbais ligados à percepção oral linguística e a funções cognitivas como memória de longo prazo e de trabalho. Além de testes para a seleção da amostra, serão aplicados aos participantes testes de memória emocional, de memória de trabalho e um teste de atenção e controle inibitório. A partir dos escores obtidos nos testes cognitivos e no teste de percepção verbal (oral) dos participantes, serão feitas análises comparativas entre o desempenho de bilíngues e monolíngues de três grupos (adultos jovens, adultos e idosos)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Lobo da Costa - 160 anos
Descrição: O seguinte projeto tem por objetivo, no momento em que se comemora o centésimo sexagésimo aniversário de nascimento do bardo pelotense Francisco Lobo da Costa, proporcionar um maior conhecimento e divulgação de sua vida e obra literária, buscando, através de sua poesia e prosa, incentivar a criatividade, o amor pátrio, a valorização de nosso município e a afeição à Literatura, bem como a inserção cultural por meio da participação em atividades programadas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LÍNGUA INGLESA.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2004
Honra ao Mérito - Primeiro lugar no curso de Comunicação Social, Universidade de Cuiabá.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMPELO, E. T. A. ; OLIVEIRA, N. P. . O corpo feminino: entre a prostituição e a maternidade. In: Simpósio Intrnacional de Gênero, Arte e Memória, 2014, Pelotas. Anais do IV SIGAM. Pelotas: Editora da Universidade Federal de Pelotas, 2014. p. 475-483.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, N. P.. Uma Análise Bakhtiniana De Anúncio Da Cervejaria Rio Carioca. In: 26º CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA, 16ª MOSTRA DE PÓS GRADUAÇÃO, 9º CONGRESSO DE EXTENSÃO, 2ª MOSTRA DE TRABALHOS DE PESQUISA PRODUZIDOS POR PROFISSIONAIS E A 2ª MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA E EXTENSÃO, 2017, Pelotas. SALÃO UNIVERSITÁRIO UCPel, 2017.

2.
OLIVEIRA, N. P.. As polacas: Um discurso (des)velado sobre as escravas brancas. In: 22º Congresso de Iniciação Científica, 12ª Mostra de Pós- Graduação e 5º Congresso de Extensão,, 2013, Pelotas. Salão Universitário UCPel. Pelotas: Universidade Católica de Pelotas, 2013.

3.
OLIVEIRA, N. P.. A relação entre bi/multilinguismo e diferenças cognitivas entre jovens. In: 21º Congresso de Iniciação Científica, 11ª Mostra de Pós- Graduação e 4º Congresso de Extensão, 2012, Pelotas. Salão Universitário UCPel. Pelotas: Universidade Católica de Pelotas, 2012.

4.
OLIVEIRA, N. P.; ZIMMER, M. C. . Diferenças cognitivas entre monolíngues e bilíngues de meia idade: o caso das funções executivas. In: 19º Congresso de Iniciação Científica, 9ª Mostra de Pós-Graduação e 2º Congresso de Extensão, 2010, Pelotas. Salão Universitário UCPel. Pelotas: Universidade Católica de Pelotas, 2010.

5.
OLIVEIRA, N. P.. O BI/MULTILINGUISMO COMO FATOR DE PROTEÇÃO ÀS FUNÇÕES EXECUTIVAS NA TERCEIRA IDADE. In: 18º Congresso de Iniciação Científica, 8ª Mostra de Pós-Graduação e Congresso de Extensão, 2009, Pelotas. O BI/MULTILINGUISMO COMO FATOR DE PROTEÇÃO ÀS FUNÇÕES EXECUTIVAS NA TERCEIRA IDADE. Pelotas, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, N. P.. Uma Análise Bakhtiniana De Anúncio Da Cervejaria Rio Carioca,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
LUCAS, L. R. ; OLIVEIRA, N. P. . How to develop an English course for very young learners. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
CAMPELO, E. T. A. ; OLIVEIRA, N. P. . O corpo feminino: entre a prostituição e a maternidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
OLIVEIRA, N. P.. As polacas: Um discurso (des)velado sobre as escravas brancas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
OLIVEIRA, N. P.. A relação entre bi/multilinguismo e diferenças cognitivas entre jovens. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
OLIVEIRA, N. P.. Diferenças cognitivas entre monolíngues e bilíngues de meia idade: o caso das funções executivas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
OLIVEIRA, N. P.. O Bi/Multilinguismo como fator de proteção às funções executivas na terceira idade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Jornada de Literatura, cultura e história. 2018. (Outra).

2.
Aula inaugural do PPGL/UCPel: Linguística Aplicada sob Diferentes Perspectivas. 2017. (Outra).

3.
Conferência de Abertura ?Ciência para mudar o mundo para melhor?. 2017. (Outra).

4.
Salão Universitário 2017.Uma Análise Bakhtiniana De Anúncio Da Cervejaria Rio Carioca. 2017. (Outra).

5.
I Jornada multiprofissional de atenção integrada às pessoas com deficiência. 2016. (Outra).

6.
Palestra - A aula de Língua Estrangeira: espaço bilíngue (Profa. Isabella Mozzillo). 2016. (Outra).

7.
XXI APIRS Convention "Teaching Outside the Box". 2015. (Congresso).

8.
IV Simpósio Internacional de Gênero, Arte e Memória - SIGAM.O corpo feminino: entre a prostituição e a maternidade. 2014. (Simpósio).

9.
XX APIRS Convention. How to develop an English course for very young learners. 2014. (Congresso).

10.
22º Congresso de Iniciação Científica. AS POLACAS: UM DISCURSO (DES)VELADO SOBRE AS ESCRAVAS BRANCAS. 2013. (Congresso).

11.
Semana Acadêmica do Curso de Letras-UCPel/ 40 horas. 2013. (Seminário).

12.
XIX APIRS Conference. 2013. (Outra).

13.
21º Congresso de Iniciação Científica. A relação entre bi/multilinguismo e diferenças cognitivas entre jovens. 2012. (Congresso).

14.
VI Jornada Literária da UCPel.Apresentação sobre a obra Olhai os Lírios do Campo de Érico Veríssimo. 2012. (Seminário).

15.
10º Encontro sobre o Poder Escolar. 2010. (Encontro).

16.
19º Congresso de Iniciação Científica. Diferenças cognitivas entre monolíngues e bilíngues de meia idade: o caso das funções executivas. 2010. (Congresso).

17.
III Jornada Literária da UCPel. 2010. (Seminário).

18.
18º Congresso de Iniciação Científica. O Bi/Multilinguismo como fator de proteção às funções executivas na terceira idade. 2009. (Congresso).

19.
XIII REGIOCOM - Colóquio Internacional de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. 2008. (Outra).

20.
Sobreposição - Design, Publicidade e Propaganda. 2007. (Encontro).

21.
XI CELACOM - Colóquio Internacional sobre a Escola Latina Americana de Comunicação. 2007. (Outra).

22.
4º SULDESIGN - Arte, Design e Comunicação. 2005. (Encontro).

23.
Curso de Atendimento ao Cliente/ 15 horas. 2005. (Outra).

24.
II Semana de Comunicação - Universidade de Cuiabá. 2002. (Seminário).

25.
Seminário da I Semana de Comunicação - Universidade de Cuiabá. 2001. (Seminário).

26.
Marketing Desportivo/ 4 horas. 2000. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, N. P.. 21º Congresso de Iniciação Científica. 2012. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 14:02:22