Bruno Sampaio Pinho da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4362702620382072
  • Última atualização do currículo em 14/09/2015


Possui experiência com sistemas embarcados e mecatrônica usando microcontroladores da família PIC (Microchip) e Atmel (Atmega). Desenvolveu sistemas envolvendo controle de acesso automático para portas eletrônicas, construção de instrumentos musicais robóticos com atuadores mecânicos (em disciplina cursada na University of Victoria - Canada), desenvolveu um sistema de controle e estabilização de veículo aéreo não tripulado (quadcoptero em disciplina também cursada na University of Victoria - Canada) e um sistema de monitoramento de emissão de CO com o intuito de avaliar poluição causada por automóveis (Univasf - Brasil). Tem experiência na área de desenvolvimento de sistemas desktop e web com ênfase em linguagem C, Java, C++, PHP, Python e Bancos de Dados PostgreSql, MySql, SQLite e Oracle. Possui curiosidade e interesse em análise de algoritmos, estruturas de dados, técnicas de otimização e está sempre envolvido em competições/maratonas de programação o que permite um constante aprendizado e prática de tais conceitos. É usuário GNU/Linux (distribuição Debian desde 2009), adepto à comunidade Open Source e ativo em listas de discussão. Amante da música e gosta de tocar violão e gaita em horários de lazer. Não dispensa uma boa leitura e acredita que livros são ferramentas indispensáveis na construção do conhecimento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Bruno Sampaio Pinho da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, B. S. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Vale do São Francisco, Cnpq.
Av. Antônio Carlos Magalhães
Santo Antônio
48902300 - Juazeiro, BA - Brasil
Telefone: (74) 21027636


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2015
Graduação em Engenharia de Computação.
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
Título: Estudo e Desenvolvimento de um Sistema de Controle de Posição para um Corpo Estacionário Usando Unidade de Medida Inercial.
Orientador: Jadsonlee da Silva Sá.
2013 - 2013
Graduação em Computer Engineering.
University of Victoria, UVic, Canadá.
com período sanduíche em Universidade Federal do Vale do São Francisco (Orientador: .).
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
EF Level Intermediate - CEFR Level B1.
Education First EnglishTown.
2012 - 2012
ENGLISH LANGUAGE CENTRE (ESL). (Carga horária: 96h).
University of Victoria, UVic, Canadá.
2011 - 2011
Internet Embarcada em Microcontroladores PIC. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
2011 - 2011
Introdução a Programação de PIC18 com MPLAB. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
2011 - 2011
Smart Choice 2B.
Inglês AECUS.
2010 - 2010
Cloud Computing.
Next Generation Center.
2009 - 2009
Introdução a VoIp. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
2009 - 2009
Introdução ao sistema LaTeX para editoração. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
2009 - 2009
Competências Transversais em TIC. (Carga horária: 14h).
SENAI - Departamento Regional de Santa Catarina.
2006 - 2008
Pré-intermediário Seja Sábio. (Carga horária: 240h).
Wise Language School.
2004 - 2004
Montagem e Manutenção de Computadores. (Carga horária: 20h).
Data Corporation.


Atuação Profissional



Radix Engenharia e Desenvolvimento de Software, RADIX, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Desenvolvimento de Software, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento na área de sistemas; Desenvolvimento web; C#.NET MVC 4; Gerenciamento de Banco de Dados Oracle; Geração de Relatórios utilizando a ferramenta Reporting Services da Microsoft;


Priologic, PRIOLOGIC, Canadá.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Software Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante
Outras informações
Programa Ciência sem Fronteiras (SWB)


Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor de Software, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento web, páginas web dinâmicas. Criação da página da PROPLAD - Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da UNIVASF. Aplicações em php, html, css e javascript. Manutenção do banco de dados do sistema de Funcionários.



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Modelagem e criação da interface do Sistema de Manejo Web para Dispositivos Móveis
Descrição: O maior usuário de água é a população mundial que depende da irrigação para a produção de alimentos, com cerca de 70% do consumo (Braga, 2008), com isso, tornam-se necessários métodos para o uso eficiente da água usada para irrigação. Uma maneira de aumentar essa eficiência é o uso de modelos computacionais que permitem estimar as exigências reais de água dos plantios, tornando possível fornecer às plantas a quantidade certa de água nos momentos mais adequados para a cultura. No cálculo do balanço hídrico desse projeto são utilizados os conceitos do Boletim FAO 56 (Allen et AL, 1998), método que se utiliza de diversos dados, dentre eles os meteorológicos. Algumas das principais variáveis meteorológicas que tem influência no balanço hídrico são temperatura do ar, umidade relativa do ar, radiação solar, pressão atmosférica e precipitação. Essas informações são obtidas pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) através de estações, manuais ou automáticas, distribuídas pelo território brasileiro e disponibilizadas ao público. As estações automáticas realizam medidas horárias, totalizando 24 dados diários, enquanto nas manuais são realizadas apenas três colheitas de dados diárias. O estudante de iniciação científica proponente terá a função de elaborar e criar uma interface de usuário para dispositivos móveis adequada para ser incorporada ao já existente sistema de manejo web com dados provenientes das estações meteorológicas providos pelo INMET. O sistema de manejo foi desenvolvido por outro estudante em projeto anterior, entretanto, como não havia a predominância de dispositivos móveis, a interface não foi planejada de modo a adaptar-se ao variados tamanhos de tela existentes hoje para celulares, tablets, etc. É baseado nessa ideia que o subprojeto propõe a complementação e adaptação do sistema web para as exigências de mercado atuais a fim de proporcionar uma melhor usabilidade de sistema a seus usuários..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Bruno Sampaio Pinho da Silva - Integrante / Brauliro Gonçalves Leal - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2012 - 2013
Ciência sem Fronteiras / Graduação Sanduíche no Exterior - SWG - Canadá - CBIE
Descrição: Bolsa de 12 meses para realização de graduação sanduíche na University of Victoria Canadá - BC. Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento CNPq e Capes , e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Bruno Sampaio Pinho da Silva - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2011 - 2012
Desenvolvimento e Avaliação da Performance de uma Rede de Sensores Sem Fio para fins de Manejo da Irrigação em Plantios do Pólo de Desenvolvimento Petrolina-Juazeiro.
Descrição: O desenvolvimento do semi-árido da região Nordeste é fomentado através da implantação de políticas públicas, como o Pólo de Desenvolvimento Petrolina-Juazeiro, fundamentada na agricultura irrigada. A agricultura irrigada utiliza grandes volumes de água, o que demanda uma gestão eficiente do seu uso. Uma das técnicas que podem contribuir para o uso eficiente deste recurso vital é a utilização de Redes de Sensores Sem Fio (RSSF). As RSSF são uma tecnologia emergente que permitem a medição de grandezas através de sensores contidos em estações remotas. No domínio da agricultura irrigada, destaca-se o sensoriamento da umidade do solo, que pode resultar em até 80% de economia de água. Assim, este projeto consiste em desenvolver e analisar a eficiência de uma RSSF aplicada ao manejo da irrigação em plantios do Pólo de Desenvolvimento Petrolina-Juazeiro, através do sensoriamento da umidade do solo. O projeto está dividido em duas vertentes, a primeira é o desenvolvimento do hardware necessário para o funcionamento da RSSF e a segunda é o desenvolvimento do software que realizará a aquisição e análise dos dados obtidos através da rede. A união destes dois subprojetos culminará na aplicação da tecnologia em testes de campo, que serão realizados em culturas de uva, localizada na região. Como contribuição, pretende-se deixar a metodologia para gestão eficiente de recursos hídricos através do uso de RSSF, o incentivo de pesquisas nesta área de conhecimento e secundariamente a capacitação de recursos humanos habilitados a trabalhar e se especializar no desenvolvimento de novas soluções desta tecnologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Bruno Sampaio Pinho da Silva - Integrante / Sérgio Aurélio Ferreira Soares - Integrante / Brauliro Gonçalves Leal - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Embarcados.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Análise de Algoritmos e Complexidade de Computação.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Instrumentação Eletrônica.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Linguagens de Programação.
5.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Banco de Dados.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2011
Equipe em 4º lugar na Maratona de Programação Sede Juazeiro-BA, ACM.
2010
Menção honrosa final brasileira da Maratona de Programação (Regional Sul-Americana), ACM.
2010
Equipe em 2º lugar na Maratona de Programação Sede Aracaju-SE, ACM.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, B. S. P.. Curso de Extensão em Programação Competitiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
SILVA, B. S. P.. Software Farol do Vale. 2011.

2.
SILVA, B. S. P.. MiniJava Compiler. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, B. S. P.. Science without Borders scholar excels in interdisciplinary projects. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SILVA, B. S. P.. Bolsista do CsF desenvolve projeto de destaque em universidade do Canadá. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
SILVA, B. S. P.. Entrevista sobre o evento CONSEGI (Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico). 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, B. S. P.; EVANGELISTA, W. D. . Domesticando o Linux. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Competição SAE Brasil Aerodesign 2014.Competição Aerodesign. 2014. (Outra).

2.
Jornada Estudantil.Exposição de Robótica. 2014. (Simpósio).

3.
Google Resume Workshop. 2013. (Oficina).

4.
FLISOL Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre. 2012. (Outra).

5.
2º Workshop de Engenharia de Software do Sertão do São Francisco. 2011. (Outra).

6.
I Workshop de Inovação do Vale do São Francisco.Propriedade Intelectual: como registrar sua marca e patentear seu produto?. 2011. (Outra).

7.
ICPC Programming Contest (ACM). Programming Competitor (Marathon). 2010. (Olimpíada).

8.
SICOMP - Simpósio Interinstitucional de Computação.Oficina para a Maratona de Programação da SBC. 2010. (Simpósio).

9.
CONSEGI. 2009. (Congresso).

10.
Fórum Gesto Eficaz Rede Pitágoras.Fórum Gesto Eficaz. 2006. (Outra).

11.
Leitura, escrita e participação social: um desafio ainda a ser vencido.Leitura, escrita e participação social: um desafio ainda a ser vencido. 2004. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, B. S. P.. 2º Simpósio Interinstitucional de Computação do Vale do São Francisco. 2011. (Congresso).

2.
SILVA, B. S. P.. 1º Workshop de Inovação do Vale do São Francisco. 2011. (Outro).

3.
SILVA, B. S. P.. FORPLAD - Fórum nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração. 2010. (Outro).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, B. S. P.. Curso de Extensão em Programação Competitiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SILVA, B. S. P.. Science without Borders scholar excels in interdisciplinary projects. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
SILVA, B. S. P.. Bolsista do CsF desenvolve projeto de destaque em universidade do Canadá. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).



Outras informações relevantes


Finalista sul-americano da maratona de programação realizada pela ACM no ano de 2010






Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/12/2018 às 15:46:41