Luzia Voltolini

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3148824839572329
  • Última atualização do currículo em 20/10/2018


Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2018). Possui Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2011), graduação em Pedagogia - Licenciatura pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupungá (1997), graduação em Matemática - Licenciatura pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales (1995) e graduação em Ciências - 1º Grau pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupungá (1982). Professora no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Roraima - UERR e professora de Matemática na Educação Básica do Estado de Roraima. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luzia Voltolini
Nome em citações bibliográficas
VOLTOLINI, L.;VOLTOLINI, LUZIA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Roraima, Governo do Estado.
Rua 07 de Setembro
Canarinho
69306530 - Boa Vista, RR - Brasil
Telefone: (95) 21210933


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Título: O currículo de Matemática na perspectiva sociocultural: um estudo nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas estaduais indígenas de Roraima, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Profª Drª Carmen Teresa Kaiber.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2009 - 2011
Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.
Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Título: Conhecimentos Matemáticos: Um contexto em transição na Comunidade Indígena Serra da Moça,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Profª Doutora Carmen Teresa Kaiber.
Bolsista do(a): Secretaria de Educação Cultura e Desporto do Estado de Roraima, SECD, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2012 - 2014
Especialização em Educação Especial. (Carga Horária: 420h).
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Título: A abordagem da Educação Especial nos cursos de Licenciatura nas instituições públicas de Ensino Superior do Estado de Roraima.
Orientador: Maria Sylvia Padial Nantes.
2008 - 2009
Especialização em Gestão de Sistemas Educacionais. (Carga Horária: 430h).
Universidade Estadual de Roraima, UERR, Brasil.
Título: A livre indicação de Gestores Escolares versus Gestão Democrática.
Orientador: Profª MSc. Maria das Neves Magalhães Pinheiro.
Bolsista do(a): Secretaria de Educação, Cultura e Desportos, (SECD), Brasil.
2005 - 2007
Especialização em Gestão Educacional. (Carga Horária: 390h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: PROJETOS DE VIDA, ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E VOCACIONAL..
Orientador: Prof Doutor Wenceslao Machado de Oliveira Junio.
Bolsista do(a): Governo do Estado de São Paulo, CENP, Brasil.
1996 - 1997
Graduação em Pedagogia - Licenciatura.
Faculdade de Educação, Ciências e Letras "Urubupungá", FECLU, Brasil.
1995 - 1995
Graduação em Habilitação em Matemática - Licenciatura.
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales, FAFICLE, Brasil.
1981 - 1982
Graduação em Ciências - 1º Grau.
Faculdade de Educação, Ciências e Letras "Urubupungá", FECLU, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em Matemática no Moodle. (Carga horária: 180h).
Instituto Federal de Roraima, IFRR, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Educação do Campo. (Carga horária: 180h).
Instituto Federal de Roraima, IFRR, Brasil.
2012 - 2012
Saúde Rural. (Carga horária: 30h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.
2012 - 2012
Educação Indígena. (Carga horária: 5h).
Buzzero.com - cursos online, BUZZERO, Brasil.
2011 - 2012
Sociologia Contemporânea. (Carga horária: 40h).
E-profissionalizando, E-PROFISSIONALIZ, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Prevenção do uso de drogas p/ educadores de escola. (Carga horária: 120h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2007 - 2007
Disseminadores de Educação Fiscal. (Carga horária: 80h).
Escola de Administração Fazendária, ESAF, Brasil.
2005 - 2007
Progestão. (Carga horária: 300h).
Governo do Estado de São Paulo, CENP, Brasil.
2005 - 2005
Juntos Somos Fortes. (Carga horária: 12h).
Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de Roraima, SEBRAE/PR, Brasil.
2005 - 2005
Gestão Escolar e Tecnologia. (Carga horária: 80h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2004 - 2005
Ensino Médio em Rede - Fase I - PEB II. (Carga horária: 90h).
Governo do Estado de São Paulo, CENP, Brasil.
2004 - 2004
Metodologias de Ensino de Disciplina Área de Ciênc. (Carga horária: 120h).
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
2004 - 2004
Ler para Aprender. (Carga horária: 80h).
Faculdade Auxilium de Filosofia, Ciências e Letras de Lins, FAAL, Brasil.
2003 - 2003
Metodologia de Ensino de Matemática e suas Tecnolo. (Carga horária: 80h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2002 - 2002
Capacitação para uso de softwares Educacionais. (Carga horária: 30h).
Governo do Estado de São Paulo, CENP, Brasil.
2002 - 2002
Construindo sempre Matemática para professores do. (Carga horária: 170h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2001 - 2001
SimCity: Construindo cidades e Edificando Conhecim. (Carga horária: 30h).
Governo do Estado de São Paulo, CENP, Brasil.
2001 - 2001
Conhecimentos básicos de Informática na Educação. (Carga horária: 30h).
Governo do Estado de São Paulo, CENP, Brasil.
2001 - 2001
Supermáticas - Somando Caminhos, Encontando soluçõ. (Carga horária: 30h).
Governo do Estado de São Paulo, CENP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Roraima, UERR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Secretaria de Educação e Desportos do Estado de Roraima, SEED, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor da Educação Básica - Efetivo, Carga horária: 25

Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor da Educação Básica - Efetivo, Carga horária: 25


secretaria de educação do estado de são paulo, SEE, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40


Universidade Federal de Roraima, UFRR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: seletivo, Enquadramento Funcional: Colaborador eventual -Tutor, Carga horária: 20



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VOLTOLINI, LUZIA2018 VOLTOLINI, LUZIA; Kaiber, Carmen T. . Saber cultural e a matemática escolar: encontro necessário na educação escolar indígena. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 26, p. 113-132, 2018.

2.
VOLTOLINE DE OLIVEIRA, JANAINE2017VOLTOLINE DE OLIVEIRA, JANAINE ; LEMOS DE AMORIM, JOHN ERIC ; LUSTOSA COSTA, MARIA CÉLIA ; VOLTOLINI, LUZIA . PROGRAMA MENINO DO DEDO VERDE: 23 ANOS INTEGRANDO PROTEÇÃO SOCIAL E CIDADANIA AMBIENTAL. Revista Internacional de Direito Ambiental, v. 1, p. 153-167, 2017.

3.
VOLTOLINI, L.2017VOLTOLINI, L.; Kaiber, Carmen T. . Educação Escolar Indígena e Educação Matemática: um estudo na Comunidade Indígena Serra da Moça. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 19, p. 619-639, 2017.

4.
VOLTOLINI, L.2017VOLTOLINI, L.; Kaiber, Carmen T. . CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO: AMBIENTES DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 6, p. 187-202, 2017.

5.
OLIVEIRA, J. V.2016 OLIVEIRA, J. V. ; VOLTOLINI, L. ; COSTA, M. C. L. . Por trás das grades: a educação escolar para adolescentes privados de liberdade. ENSINO & PESQUISA - Revista Multidisciplinar de Licenciatura e Formação Docente, v. 14, p. 106-122, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VOLTOLINI, L.; Kaiber, Carmen T. . A Etnomatemática como perspectiva pedagógica: uma proposta para atender as demandas da Escola Estadual Indígena Índio Ajuricaba. In: XIV CIAEM, 2015, Tuxtla Gutiérrez. XIV CIAEM 2015, 2015.

2.
VOLTOLINI, L.; KAIBER, Carmen Teresa . Inovação da Prática Docente: Possibilidade para uma aprendizagem eficaz. In: V Seminário de Integração de Práticas Docentes e II Colóquio Internacional de Práticas Pedagógicas e Integração, 2012, Boa Vista. V Seminário de Integração de Práticas Docentes, 2012.

3.
VOLTOLINI, L.; KAIBER, Carmen Teresa . Conhecimentos Matemáticos no contexto da Comunidade Indígena Serra da Moça. In: V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - SIPEM 2012, 2012, Petrópolis. V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012.

4.
VOLTOLINI, L.; KAIBER, Carmen Teresa . Comunidade Indígena Serra da Moça: produção e utilização de conhecimentos matemáticos. In: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM, 2011, RECIFE. XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM, 2011.

5.
VOLTOLINI, L.; KAIBER, Carmen Teresa . Investigando los conocimientos matemáticos estabelecidos en la Comunidad Indígena Serra de la Moça - RR. In: Pedagogía 2011 - Encuentro por la unidad de los educadores, 2011, Havana. INVESTIGANDO LOS CONOCIMIENTOS MATEMÁTICOS ESTABLECIDOS EN LA COMUNIDAD INDÍGENA SERRA DE LA MOCA-RR, 2011.

6.
VOLTOLINI, L.; KAIBER, Carmen Teresa . Conhecimentos matemáticos e práticas cotidianas presentes na Comunidade Indígena Serra da Moça: Possibilidades de Ensino e Aprendizagem na perspectiva da Etnomatemática. In: IV Seminário de integração e práticas docentes, 2011, Boa Vista - RR. IV Seminário integrado de práticas docentes, 2011.

7.
VOLTOLINI, L.; KAIBER, Carmen Teresa . Investigando os conhecimentos matemáticos estabelecidos na Comunidade Indígena Serra da Moça.. In: V Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2010, Canoas. Anais do V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Canoas: Ulbra, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
VOLTOLINI, L.. A ETNOMATEMÁTICA COMO PERSPECTIVA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NAS ESCOLAS INDÍGENAS DO ESTADO DE RORAIMA. In: XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Estado de Roraima, 2017, Boa Vista. Anais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no estado de Roraima: Ciência alimentando Brasil, 2016. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
VOLTOLINI, L.. Questões Indígenas no Ensino Superior. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VOLTOLINI, L.; Kaiber, Carmen T. ; SILVA, W. A. . O ensino e a aprendizagem sob a perspectiva da Etnomatemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
VOLTOLINI, L.. A Etnomatemática como perspectiva para a Educação Matemática nas escolas indígenas do Estado de Roraima. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VOLTOLINI, L.; KAIBER, Carmen Teresa . A Etnomatemática como perspectiva para a Educação Matemática nas escolas indígenas do Estado de Roraim. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
VOLTOLINI, L.; Kaiber, Carmen T. . A Etnomatemática como perspectiva pedagógica: uma proposta para atender as demandas na Escola Estadual Indígena Índio Ajuricaba. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VOLTOLINI, L.; Kaiber, Carmen T. . Projetos de Trabalho e etnomatemática integrados em propostas de ensino e aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VOLTOLINI, L.; Kaiber, Carmen T. . Inovação da Prática Docente: Possibilidade para uma aprendizagem eficaz. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
VOLTOLINI, L.; KAIBER, Carmen Teresa . Comunidade Indígena Serra da Moça: produção e utilização de conhecimentos matemáticos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
VOLTOLINI, L.; KAIBER, Carmen Teresa . Conhecimentos matemáticos e práticas cotidianas presentes na Comunidade Indígena Serra da Moça: Possibilidades de ensino e aprendizagem na perspectiva na Etnomatemática. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
VOLTOLINI, L.; KAIBER, Carmen Teresa . Investigando los conocimientos matemáticos estabelecidos en la Comunidad Indígena Serra de La Moça - RR. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
VOLTOLINI, L.; KAIBER, Carmen Teresa . Investigando os conhecimentos matemáticos estabelecidos na Comunidade Indígena Serra da Moça. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
VOLTOLINI, L.. Revista Paranaense de Educação Matemática. 2018.

2.
VOLTOLINI, L.; CAMARGO, L. M. ; RIBEIRO, M. N. . Projeto Magistério Indígena Tami'kan. 2017.

3.
VOLTOLINI, L.; CAMARGO, L. M. ; RIBEIRO, M. N. . Projeto Magistério Indígena Amooko IIsantan. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
VOLTOLINI, L.. A construção dos sólidos de Platão como recurso mediador para o estudo da geometria presente em diferentes contextos socioculturais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
VOLTOLINI, L.. A construção dos sólidos de Platão como recurso mediador para o estuda da geometria presente em diferentes contextos socioculturais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, P. A. M.; VOLTOLINI, L.; FEITOSA, L. S. S.. Participação em banca de MANOEL RIBEIRO PINHO.VIDA REAL: PROCESSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia com ênfase em Educação Indígena) - Universidade Estadual de Roraima.

2.
LIMA, P. A. M.; VOLTOLINI, L.; FEITOSA, L. S. S.. Participação em banca de BELINA DE SOUZA RAMOS.MEMORIAL: MEU PERCURSO NA EDUCAÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia com ênfase em Educação Indígena) - Universidade Estadual de Roraima.

3.
LIMA, P. A. M.; RAMIREZ, I. A. F.; VOLTOLINI, L.. Participação em banca de VENANCIO DE OLIVEIRA SERVINO.VIVÊNCIA E FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO INDÍGENA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia com ênfase em Educação Indígena) - Universidade Estadual de Roraima.

4.
LIMA, P. A. M.; RAMIREZ, I. A. F.; VOLTOLINI, L.. Participação em banca de NILTON SERVINO DE OLIVEIRA.CONTANDO TRAJETÓRIAS DA VIDA E DA FORMAÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia com ênfase em Educação Indígena) - Universidade Estadual de Roraima.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SEMANA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA. 2018. (Outra).

2.
XIV Conferência Interamericana de Educação matemática.A Etnomatemática como perspectiva pedagógica: uma proposta para atender as demandas na Escola Estadual Indígena Índio Ajuricaba. 2015. (Outra).

3.
VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Projetos de Trabalho e etnomatemática integrados em propostas de ensino e aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental. 2013. (Congresso).

4.
I Seminário de Ciências da Natureza e suas Tecnologias "Estratégias metodológicas para o ensino de ciências da natureza e suas tecnologias". 2012. (Seminário).

5.
V Seminário de Integração de Práticas Docentes e II Colóquio Internacional de Práticas Pedagógicas e Integração.Inovação da Prática Docente: Possibilidade para uma aprendizagem eficaz. 2012. (Seminário).

6.
XIX Assembleia Estadual da Organização dos Professores Indígenas de Roraima - OPIRR. 2012. (Encontro).

7.
IV Seminário de Integração de Práticas Docentes.Conhecimentos matemáticos e práticas cotidianas presentes na Comunidade Indígena Serra da Moça: Possibilidades de ensino e aprendizagem na perspectiva da Etnomatemática. 2011. (Seminário).

8.
Pedagogia 2011 - Encuentro por la unidad de los educadores. Investigando los conocimientos Matemáticos estabelecidos em la Comunidad Indígena Serra de La Moça - RR. 2011. (Congresso).

9.
XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática.Comunidade Indígena Serra da Moça: produção e utilização de conhecimentos matemáticos. 2011. (Outra).

10.
XVIII Assembleia Geral da Organização dos Professores Indígenas de Roraima - OPIRR. 2011. (Outra).

11.
V Congresso Internacional de Ensino da Matemática. Insvestigando os conhecimentos Matemáticos estabelecidos na Comunidade Indígena Serra da Moça. 2010. (Congresso).

12.
Fórum Regional "A escola dos nossos sonhos". 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VOLTOLINI, L.. Orientação e sistematização de Projeto Político Pedagógico "Oficina Projeto Político Pedagógico". 2018. (Outro).

2.
VOLTOLINI, L.. Seminário Alfabetização e Letramento na perspectiva da Educação Escolar Indígena. 2018. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
OLIVEIRA, J. V.2016 OLIVEIRA, J. V. ; VOLTOLINI, L. ; COSTA, M. C. L. . Por trás das grades: a educação escolar para adolescentes privados de liberdade. ENSINO & PESQUISA - Revista Multidisciplinar de Licenciatura e Formação Docente, v. 14, p. 106-122, 2016.

2.
VOLTOLINI, L.2017VOLTOLINI, L.; Kaiber, Carmen T. . Educação Escolar Indígena e Educação Matemática: um estudo na Comunidade Indígena Serra da Moça. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 19, p. 619-639, 2017.


Apresentações de Trabalho
1.
VOLTOLINI, L.; Kaiber, Carmen T. . Projetos de Trabalho e etnomatemática integrados em propostas de ensino e aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VOLTOLINI, L.; Kaiber, Carmen T. . A Etnomatemática como perspectiva pedagógica: uma proposta para atender as demandas na Escola Estadual Indígena Índio Ajuricaba. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
VOLTOLINI, L.; Kaiber, Carmen T. ; SILVA, W. A. . O ensino e a aprendizagem sob a perspectiva da Etnomatemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VOLTOLINI, L.. A Etnomatemática como perspectiva para a Educação Matemática nas escolas indígenas do Estado de Roraima. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
VOLTOLINI, L.; KAIBER, Carmen Teresa . A Etnomatemática como perspectiva para a Educação Matemática nas escolas indígenas do Estado de Roraim. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
VOLTOLINI, L.. A construção dos sólidos de Platão como recurso mediador para o estudo da geometria presente em diferentes contextos socioculturais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
VOLTOLINI, L.. A construção dos sólidos de Platão como recurso mediador para o estuda da geometria presente em diferentes contextos socioculturais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VOLTOLINI, L.. Orientação e sistematização de Projeto Político Pedagógico "Oficina Projeto Político Pedagógico". 2018. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 2:12:30