Camila Maria Gomes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9821015225064933
  • Última atualização do currículo em 19/07/2018


Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da UFRN. Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) da UFRN. Especialista em Libras (Curso de Especialização em Libras) pela UnP. Especialista em Letras (Curso de Especialização em Leitura e Produção de Textos) pela UFRN. Graduada em Letras (Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Literaturas) pela UFRN. Atualmente, exerço a função de Secretária Executiva na UFRN. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Maria Gomes
Nome em citações bibliográficas
GOMES, C. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Gabinete do Reitor.
Av. Senador Salgado Filho, 3000
Lagoa Nova
59078900 - Natal, RN - Brasil
Telefone: (84) 33422317


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: EDIÇÃO DIDÁTICA: práticas editoriais para a produção de materiais da EaD (SEDIS/UFRN),
Orientador: Tatyana Mabel Nobre Barbosa.
2012 - 2014
Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: Modelos de realização discursiva dos Benditos populares no Rio Grande do Norte,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Lucrécio Araújo de Sá Júnior.
Palavras-chave: Tradições discursivas; Oralidade; Benditos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2015 - 2016
Especialização em Libras. (Carga Horária: 450h).
Universidade Potiguar, UnP, Brasil.
Título: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE A LEGENDAGEM PARA SURDOS E ENSURDECIDOS (LSE).
Orientador: PAULO ROBERTO DE ANDRADE SANTOS.
2010 - 2011
Especialização em Leitura e Produção de Textos. (Carga Horária: 460h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: ANÁLISE DOS ASPECTOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS DAS CAPAS DAS REVISTAS CORPO A CORPO E BOA FORMA.
Orientador: Maria da Penha Casado Alves.
2007 - 2010
Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: -.
Orientador: -.
Bolsista do(a): Reuni, REUNI, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Libras para ouvintes. (Carga horária: 180h).
Associação de Surdos de Natal, ASNAT, Brasil.
2013 - 2015
Extensão universitária em Grupo de Trabalho em Acessibilidade.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a distância, Carga horária: 20


Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretária Executiva, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2011 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Revisora de textos, Carga horária: 40



Idiomas


Inglês
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
GOMES, C. M.2010GOMES, C. M.; Silva, A. P. . O que os alunos dizem sobre o ensino de Língua Portuguesa: vozes e visões. anais 2010, v. -, p. -, 2010.

2.
GOMES, C. M.2010GOMES, C. M.; Olioveira, E. S. de . Os gêneros jornalísticos na sala de aula de Língua Portuguesa. Anais do VII CMELP, v. -, p. -, 2010.

Capítulos de livros publicados
1.
GOMES, C. M.; SANTOS, J. M. . Bendito seja. In: Lucrécio Araújo de Sá Júnior. (Org.). Manuscritos da tradição oral religiosa. 1ed.Natal: , 2014, v. 1, p. 13-15.

2.
LOPES, B. R. J. ; GOMES, C. M. ; SILVA, J. C. B. ; VIEIRA, T. D. ; SILVA, J. G. ; ALVES, M. P. C. . NARRANDO A VIDA: UM TRABALHO DE LEITURA E PRODUÇÃO DO GÊNERO DISCURSIVO CRÔNICA. In: André Ferrer P. Martins; Marta Maria Castanho A. Pernambuco. (Org.). Formação de professores: interação Universidade - Escola no PIBID/UFRN. 1ed.Natal: EDUFRN, 2011, v. 2, p. 247-258.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, C. M.. A tradição discursiva e a realização dos adjetivos nos benditos populares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
GOMES, C. M.; Sá Júnior, L. A. de . Esquemas textuais e modelos de realização discursiva nos benditos populares. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
GOMES, C. M.; Olioveira, E. S. de ; SILVA, J. G.S ; SILVA, M. J. ; CONCEICAO, V. ; ALVES, M. P. C. . Para além do livro didático: propondo atividades com quadrinhos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SILVA, M. J. ; GOMES, C. M. ; CHACON, D. S. ; Olioveira, E. S. de ; MEDEIROS, F. G. ; ALVES, M. P. C. . Práticas discursivas na escola: a notícia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
Silva, A. P. ; GOMES, C. M. . O que os alunos dizem sobre o ensino de Língua Portuguesa: vozes e visões. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
Olioveira, E. S. de ; GOMES, C. M. . Os gêneros jornalísticos na sala de aula de Língua Portuguesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
GOMES, C. M.. O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
GOMES, C. M.. A TRADIÇÃO DISCURSIVA E A REALIZAÇÃO DOS ADJETIVOS  NOS BENDITOS POPULARES 2012 (Caderno de Resumos).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
GOMES, C. M.. Participação em banca de Lucimar Domingos de Araújo.Relatos de memória: experiência docente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy.

2.
GOMES, C. M.. Participação em banca de Francisca Henrique da Silva.Percurso de uma formação: vencendo as dificuldades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy.

3.
GOMES, C. M.. Participação em banca de Fabiana Felício da Silva.Experiência docente: vencendo obstáculos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy.

4.
GOMES, C. M.. Participação em banca de João Paulo de Mascena e Maria da Conceição Bento Gonçalves.Educação de surdos: dificuldades e realidades. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Potiguar.

5.
GOMES, C. M.. Participação em banca de Adriana Silva de Souza e Gilvania do Nascimento Santos.A importância do ensino de Libras na educação básica como inclusão social. 2015.

6.
GOMES, C. M.. Participação em banca de José Everton de Macedo e Gilenilde Santana Santos.Educação bilíngue para surdos: o ensino da língua materna e de sinais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Potiguar.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
GOMES, C. M.. Seleção de revisor de Língua Portuguesa. 2014. Secretaria de Educação a Distância.

2.
GOMES, C. M.. Seleção de revisor de Língua Portuguesa. 2013. Secretaria de Educação a Distância.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte. 2016. (Congresso).

2.
Introdução à Legendagem para Surdos e Ensurdecidos _ LSE. 2015. (Outra).

3.
VII Congresso de Educação - Universidade Potiguar (UnP). UMA EXPERIÊNCIA COM LEGENDAGEM PARA SURDOS E ENSURDECIDOS. 2015. (Congresso).

4.
Oficina de Audiodescrição e Adaptação de Material Tátil para estudantes com deficiência visual. 2014. (Oficina).

5.
Biblioteca Central Zila Mamede na UFRN trabalhando em prol da informação acessível. 2013. (Encontro).

6.
Oficina de TIC para Implantação de Laboratório de Libras. 2013. (Oficina).

7.
A palavra revelando sons e imagens:a audiodescrição e a legendagem para surdos nos contextos educacional e cultural. 2012. (Oficina).

8.
A PALAVRA REVELANDO SONS E IMAGENS:A AUDIODESCRIÇÃO E A LEGENDAGEM PARA SURDOS NOS CONTEXTOS EDUCACIONAL E CULTURAL. 2012. (Oficina).

9.
CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM ESTUDOS NARRATIVOS E ROTEIRO PARA ARTE SEQUENCIAL. 2012. (Oficina).

10.
I Simpósio Internacional de Estudos de Tradições Discursivas. 2012. (Simpósio).

11.
Os Princípios da Teoria dos Atos de Discurso. 2012. (Outra).

12.
Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem (SINIEL).A TRADIÇÃO DISCURSIVA E A REALIZAÇÃO DOS ADJETIVOS NOS BENDITOS POPULARES. 2012. (Simpósio).

13.
SIGET.Realizações discursivas nos Benditos populares do RN e da Paraíba. 2011. (Simpósio).

14.
62ª Reunião Anual da SBPC. 2010. (Outra).

15.
62ª Reunião Anual da SBPC.Para além do livro didático: propondo atividades com quadrinhos. 2010. (Outra).

16.
XVIII Semana de Humanidades.O que os alunos dizem sobre o ensino de Língua Portuguesa: vozes e visões. 2010. (Seminário).

17.
I Com-Versa Com Prosa: Infância e Errância em Clarice Lispector e Mia Couto. 2009. (Outra).

18.
XVII Semana de Humanidades. 2009. (Outra).

19.
XV Seminário de Pesquisa do CCSA.O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. 2009. (Seminário).

20.
Ateliê de material didático para Língua Portuguesa - Módulo I. 2008. (Outra).

21.
Ateliê de material didático para Língua Portuguesa - Módulo II. 2008. (Outra).

22.
Palestra "Desafios para o ensino da língua na conteporaneidade: contribuição de Mikhail Bakhtin". 2008. (Outra).

23.
I Conel. 2007. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Luana Caroline Soares da Silva. Uma análise sobre os estudos que abordam a relação surdo-intérprete. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Potiguar. (Orientador).

2.
José Jussie dos Santos Cassiano. O ENSINO/APRENDZAGEM DO PORTUGUÊS COMO L2 PARA FORMAÇÃO EDUCACIONAL DO SURDO. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Potiguar. (Orientador).

3.
Janaína Maria dos Santos Silva. Educação do surdo: considerações sobre as maiores dificuldades enfrentadas na Educação Básica. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Potiguar. (Orientador).

4.
Andreia Silva de Melo. Uma reflexão sobre o ensino de teatro para crianças surdas e ouvintes. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Potiguar. (Orientador).

5.
Silvana Simone do Livramento Evangelista. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO SURDO. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Libras) - Universidade Potiguar. (Orientador).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 9:44:22