Ivonice Mesquita Sigales

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4746387026760129
  • Última atualização do currículo em 27/10/2017


Possui graduação em Letras - Português / Espanhol e Respectivas Literaturas (UFPel , 2010), Especialista em Ensino de Português, Literatura e Redação - (Clarentiano Centro Universitário, 2015). Professora da Escola Estadual Presidente Castelo Branco, desde 2014, lecionando Língua Portuguesa e Literatura, concomitantemente a isso, é professora mediadora presencial - polo Capão do Leão - do curso Administração - IFsul - Campus Pelotas - Visconde da Graça. Recentemente, foi nomeada no município de Pelotas como professora de Língua Portuguesa, lecionando na escola E. M. E.F. Alm. Saldanha da Gama. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ivonice Mesquita Sigales
Nome em citações bibliográficas
SIGALES, I. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pelotas, Centro de Educação a Distância.
Félix da Cunha, n° 630
centro
96010000 - Pelotas, RS - Brasil
Telefone: (53) 32279079


Formação acadêmica/titulação


2013 interrompida
Mestrado interrompido em 2014 em Letras.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil. Orientador: Rafael Vetromille-Castro.
Ano de interrupção: 2014
2013
Especialização em andamento em Ensino de Português, Literatura e Redação. (Carga Horária: 360h).
Clarentiano Centro Universitário, CLARENTIANO, Brasil.
2006 - 2010
Graduação em LETRAS-Português/Espanhol e Resp. Literaturas.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.




Formação Complementar


2011
Extensão universitária em Francês I. (Carga horária: 68h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Novas Tecnologias na Aprendizagem: aspectos filosóficos. (Carga horária: 12h).
Instituto Phorte Educação, IPE, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Ensino de Linguagem Mediado por Computador. (Carga horária: 40h).
Instituto Phorte Educação, IPE, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Novas Tecnologias da aprendizagem: Novas Plataformas. (Carga horária: 12h).
Instituto Phorte Educação, IPE, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em novas tecnologias na aprendizagem: didática aplicada. (Carga horária: 12h).
Instituto Phorte Educação, IPE, Brasil.
2016 - 2016
VI Encontro de Educação a Distância. (Carga horária: 20h).
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.
2011 - 2011
English Basic (A and B) and Intermediate A. (Carga horária: 162h).
You and Me, YOU AND ME, Brasil.
2007 - 2007
Língua Brasileira de Sinais II (LIBRAS II). (Carga horária: 68h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2007 - 2007
Língua Brasileira de Sinais I (LIBRAS I). (Carga horária: 68h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em Actualización para Profesores de Español Lengua Es. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
2001 - 2004
Técnico em Vestuário. (Carga horária: 1600h).
Conjunto Agrotécnico "Visconde da Graça", CAVG, Brasil.


Atuação Profissional



Escola Estadual de Ensino Médio Presidente Castelo Branco, E.E.E.M.P.CAS.BR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20


Conjunto Agrotécnico "Visconde da Graça", CAVG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: tutora presencial, Carga horária: 20


Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: bolsista CAPES, Enquadramento Funcional: tutora a distância, Carga horária: 20
Outras informações
Atuou (ou atua) como Professora Tutora nas seguintes disciplinas: - Morfofonologia do Espanhol (2011/1); - Espanhol I (2011/1); - LIBRAS I (2011/2); - Linguística Aplicada I (2011/2); - Literatura Hispânica I (2011/2); - LinguísticaAplicada II (2012/1); - Literatura Hispânica II (2012/1); - Linguística Aplicada III (2012/2); - Literatura Hispânica III (2012/2); - Literatura Hispânica I (2013/1); - Literatura Hispânica IV (2013/1); - Linguística Aplicada II (2013/2); - TCC´s (2013/2) - Compreensão e Produção escrita em ELE (2014/1); - Estágio I (2014/1); - Estágio II (2014/2); - Estágio Supervisionado em EaD (2014/2) -

Atividades

01/2011 - 06/2012
Ensino, Formação de Professores de Espanhol como L.E., Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
LIBRAS I (2011/2)
Língua Espanhola I (2011/1)
LInguística Aplicada I (2011/2)
LinguísticaAplicada II (2012/1)
Literatura Hispânica I (2011/2)
Literatura Hispânica II (2012/1)
Morfofonologia do Espanhol (2011/1)

Sociedade Educacional Três Vendas Ltda, MQ, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professra de língua espanhola, Carga horária: 4


Piratinino de Almeida, PIRATININO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20


Escola de Ensino Médio Imaculda Conceição, E.E.M.IIMACULADA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 6


Escola Estadual de Ensino Médio Areal, EEEMA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura Portuguesa, Carga horária: 20


Escola Estadual de Ensino Fndamental Nossa Senhora das Graças, N.SRª GRAÇAS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 25


Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, IEEAB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20


E.M.E.F.Alm. Saldanha da Gama, SALDANHA DA GAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 23



Projetos de pesquisa


2011 - Atual
A aquisição das vogais do espanhol por falantes nativos de português brasileiro: contrastando o desempenho de alunos do ensino presencial e a distância
Descrição: Este projeto de pesquisa propõe-se estudar e analisar as vogais da língua espanhola, aprendidas por falantes nativos do português brasileiro, tendo como contexto os cursos de formaqção de professores de língua espanhola da UFPel nas modalidades presencial e a distância..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - 2011
Desenvolvendo a oralidade em Espanhol como L2 na modalidade a distância da prática controlada à fala expontânea.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
A Tutoria em cursos na modalidade a distância - Letras Espanhol
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Encontro de Professores de espanhol: mesa-redonda sobre as políticas públicas de ensino de Espanhol no Brasil.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Espanhol Multimídia
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2008 - 2008
Espanhol na pré-escola: o Lúdico na língua.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Ivonice Mesquita Sigales - Coordenador / Fabiana Vera Cruz dos Santos - Integrante / Valquiria Rosler Zshornack - Integrante / Glênis Machado Ferreira - Integrante / Marcus Vinicius Liesen Fontana - Integrante.


Outros Projetos


2011 - Atual
Desenvolvendo a oralidade na EAD: alternativas para o ensino da Língua Espanhola
Descrição: O presente Projeto de Ensino tem po objetivo oportunizar aos estudantes do curso presencial de Letras - Espanhol e Resp. Lit. da UFPel a atuação na modalidade de ensino a distância como monitores no desenvolvimento das habilidades de expressão e compreensão oral em língua espanhola. Na referida monitoria, além de estudantes do curso presencial, atuam também Prof. Tutores, já graduados..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2009 - 2010
Leitura Fílmica e Produção Textual em Língua Espanhola
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2009 - 2010
A sintaxe do uso: as estruturas complexas do espanhol na língua cotidiana
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2013 - 2014
Periódico: Revista Ciência da Madeira UFPel


Revisor de periódico


2013 - 2014
Periódico: Revista Ciência da Madeira


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Clássicas.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Redação.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Interpretação Textual.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LÍNGUA ESPANHOLA.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
SIGALES, I. M.; Santos, F.V.C. ; Zshornack, V.R. . Desenvolvendo a interação oral em AVA em curso de Espanhol na modalidade a distância. In: V Jornadas Regionales de Filosofía y Educación - II Jornadas de Didáctica de las Filosofías Regionales de Filosofia y Educación, 2011, Mendonza. V Jornadas Regionales de Filosofía y Educación, 2011.

2.
SIGALES, I. M.; Ferreira, G. M. ; Santos, F.V.C. ; Zshornack, V.R. . Lúdico: Língua Estrangeira na pré-escola. In: Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino, 2010, Pelotas. Linguagens: Metodologias de Ensino e Pesquisa, 2010.

3.
SIGALES, I. M.; Ferreira, G. M. . La Lengua de las Mariposas. In: Semana Acadêmica da Fac. de letras 2009 & II Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e literaturas, 2009, Pelotas. Livro de Resumos, 2009. v. 01.

4.
SIGALES, I. M.; Ferreira, G. M. ; Santos, F.V.C. ; Zshornack, V.R. . O ensino de língua estrangeira na educação infantil. In: Semana Acadêmica da Fac. de letras 2009 & II Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e literaturas, 2009, Pelotas. Livro de Resumos, 2009. v. 01.

5.
SIGALES, I. M.; Santos, F.V.C. ; Zshornack, V.R. ; Ferreira, G. M. . Trabalhando o Espanhol na Pré-escola. In: 3er Foro Interdisciplinario sobre Educación del IAE, FLACSO, 2009, Montevideo. Livro de Resumos, 2009.

6.
SIGALES, I. M.; Ferreira, G. M. ; Santos, F.V.C. ; Zshornack, V.R. . Espanhol na pré escola: o lúdico na língua.. In: II seminário Integrado nacional das Linguagens, 2009, PoA. Caderno de Resumos, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
VETROMILLE-CASTRO, R. ; SIGALES, I. M. . O processo de interaçao oral em língua espanhola na modalidadeà distância. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SIGALES, I. M.; Zshornack, V.R. ; Santos, F.V.C. ; Ferreira, G. M. . Lúdico: Língua Estrangeira na pré-escola. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SIGALES, I. M.. Espanhol na pré-escola. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SIGALES, I. M.; Ferreira, G. M. ; Santos, F.V.C. ; Zshornack, V.R. . Espanhol na pré-escola: o lúdico na língua.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
Ferreira, G. M. ; SIGALES, I. M. . La lengua de las mariposas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SIGALES, I. M.; Ferreira, G. M. ; Santos, F.V.C. ; Zshornack, V.R. . O ensino de língua estrangeira na educação infantil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
GATTO, D.A. ; CADEMARTORI, P. H. G. ; SIGALES, I. M. . Revista Ciência da Madeira - UFPel. 2013. (Editoração/Periódico).

2.
Gomes, M. M. ; SIGALES, I. M. ; Santos, F.V.C. ; Zshornack, V.R. ; Blank, C.A. ; Cortes, J.L.P. . Desenvolvendo a oralidade na EaD: alternativas para o ensino de Língua Espanhola. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
SIGALES, I. M.. A tutoria em cursos na modalidade a distância - Letras Espanhol. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SIGALES, I. M.; Santos, F.V.C. ; Zshornack, V.R. ; Ferreira, G. M. . Espanhol na pré escola: o lúdico na língua.. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
SIGALES, I. M.. Espanhol Multimídia. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Projeto de Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Encontro de Educação a Distância. 2016. (Encontro).

2.
I Oficina de Formação de Avaliadores para Feiras de Ciências. 2015. (Oficina).

3.
Transferência de Tecnologia: aspectos relevantes da relação Universidade x Empresa. 2013. (Seminário).

4.
A tutoria em cursos na modalidade a distância - Letras Espanhol. 2011. (Seminário).

5.
Capacitação de Libras. 2011. (Encontro).

6.
I Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas - JETAL. 2011. (Encontro).

7.
II Seminário Nacional Sobre Linguística e Ensino de L. Portuguesa. 2010. (Seminário).

8.
VI Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino.Lúdico: Língua Estrangeira na Pré-escola.. 2010. (Seminário).

9.
VI Taller Didáctico de Enseñanza de Lengua Española y IEnsur.La música como recurso en el salón de clase. 2010. (Oficina).

10.
VI Taller Didáctico de Enseñanza de Lengua Española y IEnsur. 2010. (Oficina).

11.
III Foro Interdisciplinario sobre educación "El derecho a la palabra".Espanhol na pré-escola: o lúdico na língua. 2009. (Outra).

12.
II Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e Literaturas. 2009. (Seminário).

13.
II SINAL - Seminário Nacional das linguagens.Espanhol na pré-escola: O lúdico na língua. 2009. (Seminário).

14.
Semana Acadêmica do curso de Letras. 2009. (Seminário).

15.
Semana Acadêmica do curso de Letras 2009 e II Metodologia de Línguas e Literaturas.O ensino de língua estrangeira na educação infantil. 2009. (Seminário).

16.
Semana Acadêmica do curso de Letras 2009 e II Metodologia de Línguas e Literaturas.La Lengua de las Mariposas. 2009. (Seminário).

17.
VII Semana Acadêmica de Letras - FURG. 2009. (Seminário).

18.
V Taller Didáctico de Enzeñanza de Lengua Española. 2008. (Oficina).

19.
XV Congreso Internacional de la ALFAL. 2008. (Congresso).

20.
II Seminário Sobre o Atual Estado da Pesquisa em Literatura Comparada da Faculdade de Letras. 2007. (Seminário).

21.
Semana Acadêmica do curso de Letras. 2007. (Seminário).

22.
VII Poder Escolar. 2007. (Encontro).

23.
Actualización para Profesores de Español Lengua Extranjera. 2006. (Outra).

24.
Círculo de Estudos Linguísticos do Sul (VII Encontro do CELSUL). 2006. (Encontro).

25.
IV Fórum Internacional de Ensino de Línguas estrangeiras. 2006. (Outra).

26.
Talleres didáctico de enseñanza de español. 2006. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SIGALES, I. M.. VI Taller Didáctico de Enseñanza de lengua Española y I Ensur. 2010. (Outro).

2.
SIGALES, I. M.. Encontro de professores de espanhol: mesa-redonda sobre as políticas públicas de ensino de espanhol no Brasil. 2009. (Outro).

3.
SIGALES, I. M.. V Taller didáctico de Español.. 2008. (Outro).

4.
SIGALES, I. M.. IV Taller Didáctico de Enseñanza de Lengua Española. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Claucia Cristina Finger. Ensino da Língua Estrangeira para crianças em fase de alfabetização. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ivonice Mesquita Sigales.

2.
Joice Pinto da Silva. A Ludicidade como instrumento facilitador da aprendizagem da língua espanhola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ivonice Mesquita Sigales.

3.
Luciana Castro Régis. A Importância da Afetividade no Ensino-Aprendizagem de Língua Estrangeira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ivonice Mesquita Sigales.

4.
Ricardo Santos Fenner. A Língua Espanhola como Promotora da Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ivonice Mesquita Sigales.

5.
Cheila Coutinho Bedunn. A importância da língua espanhola para a inclusão social de alunos em situação de vulnerabilidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ivonice Mesquita Sigales.

6.
Daiane Flores Damasceno. A interdisciplinariedade como ferramenta na aquisição de LE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ivonice Mesquita Sigales.

7.
Eliana Selbach dos santos. o ensino de língua espanhola despertando consciência ambiental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ivonice Mesquita Sigales.

8.
Karine Medeiros Cunha. Inteligência múltiplas no ensino de língua espanhola em turmas de educação para jovens e adultos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ivonice Mesquita Sigales.

9.
Rosa Galdina Silveira da Costa. Utilização de língua estrangeira como agente facilitador da educação ambiental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ivonice Mesquita Sigales.

10.
Patrícia Duranti. Transferência Linguística no Processo de Aprendizagem do Espanhol na Língua Estrangeira com Estudantes de Nível Básico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Ivonice Mesquita Sigales.



Outras informações relevantes


Aprovada em 3° lugar no concurso municipal de Arroio do Padre, edital n° 001/2010, para o cargo de professor de Língua Portuguesa - ensino fundamental .



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 2:16:58