Laís Santoyo Lopes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0720749132922695
  • Última atualização do currículo em 05/05/2017


Doutora, com bolsa CAPES, e Mestre, com bolsa do CNPq, pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (2008), especializando-se em direção de fotografia. Tem experiência na área de Comunicação e Artes, com ênfase em Cinema e Fotografia. Participou de exposições coletivas nacionais e internacionais, exibindo fotografias e esculturas. Em 2010 ingressou no grupo de pesquisa Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem, coordenado pelo prof. dr. Amálio Pinheiro, na PUC-SP. Suas atividades acadêmicas relacionam-se com os seguintes temas: fotografia, fotojornalismo, semiótica da cultura e teorias do barroco e mestiçagem cultural. Atua como Especialista em Regulação Audiovisual na Ancine desde 2014. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Laís Santoyo Lopes
Nome em citações bibliográficas
LOPES, L. S.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Montagem barroca em pós-fotografia: uma política estética do feminino, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: José Amálio de Branco Pinheiro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: barroco; pós-fotografia; neo-barroco.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Fotografia.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
2010 - 2012
Mestrado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Fotojornalismo como Imagem Híbrida: Potencial Dialético da Montagem - o Caso Sebastião Salgado,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: José Amálio de Branco Pinheiro.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2004 - 2008
Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Cinema.
Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
2001 - 2003
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Oswald de Andrade - Caravelas, COAC, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Noções Gerais de Direitos Autorais. (Carga horária: 10h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2015 - 2015
Curso de Roteiro para TV. (Carga horária: 36h).
Academia Internacional de Cinema, AIC, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Engenharia Reversa de Séries Dramáticas. (Carga horária: 15h).
Autoria C, AUTORIAC, Brasil.
2013 - 2013
O que é um autor?. (Carga horária: 9h).
Centro Universitário Maria Antonia da USP, USP, Brasil.
2012 - 2012
Derrida e a filosofia. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário Maria Antonia da USP, USP, Brasil.
2012 - 2012
Estágio Docente. (Carga horária: 30h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2011 - 2011
História da Arte.
Museu da Imagem e do Som, MIS, Brasil.
2011 - 2011
Uma genealogia do pensamento de Giorgio Agamben. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário Maria Antonia da USP, USP, Brasil.
2009 - 2009
Fotografia Digital em Estúdio. (Carga horária: 78h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2008 - 2008
Workshop de Direção de Fotografia para Cinema.
Stein Produções, SP, Brasil.
2008 - 2008
Retratos Paulistanos com Amy Arbus. (Carga horária: 7h).
Museu da Imagem e do Som, MIS, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Creative Industries - University Exchange.
Queensland University of Technology, QUT, Austrália.
2004 - 2004
Desenvolvendo Uma Idéia. (Carga horária: 10h).
Buriti Filmes, BF, Brasil.
2004 - 2004
Técnicas de Tradução para Legendas e Dublagem.
Century XXI, C, Brasil.
2003 - 2003
Direção e Produção de curta-metragem.
New York Film Academy, NYFA, Inglaterra.


Atuação Profissional



Callme Produções, CP, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio em Produção, Carga horária: 35
Outras informações
Estágio na produção de programas para televisão aberta.


Fundação Bienal de São Paulo, FBSP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 10
Outras informações
Estágio na 26º Bienal de São Paulo. Carga horária cumprida inclui 52,5 horas de capacitação e 150 horas de estágio prático em monitoria educativa.


Agência Nacional do Cinema, ANCINE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista em Regulação Audiovisual, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Editora Saraiva, SARAIVA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Free-lancer, Enquadramento Funcional: Tradutora de conteúdo digital



Membro de corpo editorial


2012 - 2014
Periódico: Algazzara


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Semiótica da Cultura.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LOPES, L. S.2014 LOPES, L. S.. Fotojornalismo como Texto Híbrido: Perturbação de Discursos Hegemônicos por meio de Temporalidades Alternativas. Revista Linguagem & Ensino (Online), v. 17, p. 255-277, 2014.

2.
LOPES, L. S.2014 LOPES, L. S.. O Fotojornalismo como Texto Híbrido: Expansão da Informação por meio da Montagem de Temporalidades Alternativas. Revista Eletrônica CoMtempo, v. 5, p. 1-11, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
LOPES, L. S.. O tema do retorno do barroco na pós-fotografia. In: Francisco Ivan; Samuel Lime. (Org.). IX Colóquio de Estudos Barrocos: o eterno retorno do Barroco. 1ed.Natal, RN: EDUFRN, 2014, v. 1, p. 95-117.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LOPES, L. S.. Fotografia como informação: o caráter circulatório das imagens pós-fotográficas e processos de subjetivação. In: II Encontro de Brasileiro de Pesquisa em Cultura, 2014, Rio de Janeiro e Niterói. II Encontro de Brasileiro de Pesquisa em Cultura. Rio de Janeiro: Fundação Casa Rui Barbosa, 2014.

2.
LOPES, L. S.. Dinâmica do Texto Jornalístico: Montagem das Imagens Fotojornalísticas e Discursos de Poder. In: XXXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM, 2011, Recife. Anais do ... Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
LOPES, L. S.. Pós-fotografia e Arte Pública. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LOPES, L. S.. Fotografia como informação: o caráter circulatório das imagens pós-fotograficas e processos de subjetivação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
LOPES, L. S.. Neobarroco e Pós-fotografia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
LOPES, L. S.. Fotojornalismo como texto híbrido: perturbação de discursos hegemônicos por meio da montagem de temporalidades alternativas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
LOPES, L. S.. Fotojornalismo como texto híbrido: expansão da informação por meio da montagem de temporalidades alernativas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
LOPES, L. S.. Dinâmica do Texto Jornalístico: Montagem das Imagens Fotojornalísticas e Discursos de Poder. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
LOPES, L. S.. Dinâmica do Texto Jornalístico: Montagem das Imagens Fotojornalística e Discursos de Poder. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
LOPES, L. S.. Alquimias Analógico-Digitais. São Paulo: Educ - PUC/SP, 2011 (Resenha para a Revista Galáxia).

2.
LOPES, L. S.. Dinâmica do texto jornalístico: montagem da imagens fotojornalísticas e discursos de poder. São Paulo: Fundação São Paulo, 2011 (Resumo; Programação e livro de resumos do III Encontro Transdisciplinar de História e Comunicaçãoção).

3.
LOPES, L. S.. Novas perspectivas para o pensamento de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Educ - PUC/SP, 2011 (Resenha para Revista Galáxia).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
LOPES, L. S.. Enredado. 2014. Escultura.

2.
LOPES, L. S.. Viverrô. 2013. Escultura.

3.
LOPES, L. S.. Enredado, série de 4 fotografias. 2013. Fotografia.

4.
LOPES, L. S.. Autorretrato #5. 2011. Fotografia.

5.
LOPES, L. S.. Amsterdam. 2011. Fotografia.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
LOPES, L. S.. Comissão de Seleção na Chamada Pública BRDE/FSA ? PRODAV 09/2015. 2016. Agência Nacional do Cinema.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro de 10 anos do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem.Imagens, cidade e cultura. 2015. (Encontro).

2.
II Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura.Fotografia como informação: o caráter circulatório das imagens pós-fotográficas e processos de subjetivação. 2014. (Encontro).

3.
IX Colóquio de Estudos Barrocos: o eterno retorno do Barroco.Barroco: traduções e permanências (O tema do retorno do barroco na pós-fotografia). 2013. (Simpósio).

4.
I Conferencia UC-ICA Latinoamérica: Tendencias en estudios de comunicaciones internacionales y latinoamericanos. Fotojornalismo como texto híbrido: expansão da informação por meio da montagem de temporalidades alternativas. 2012. (Congresso).

5.
II Congresso Internacional de Comunicação, Cognição e Media: Discurso Político e Económico. Fotojornalismo como texto híbrido: perturbação de discursos hegemônicos por meio da montagem de temporalidades alternativas. 2012. (Congresso).

6.
3º Encontro Transdisciplinar de História e Comunicação.Dinâmica do Texto Jornalístico: Montagem das Imagens Fotojornalística e Discursos de Poder. 2011. (Encontro).

7.
XXXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO - INTERCOM. Dinâmica do Texto Jornalístico: Montagem das Imagens Fotojornalísticas e Discursos de Poder. 2011. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LOPES, L. S.. 4º Encontro Transdisciplinar de História e Comunicação. 2013. (Outro).

2.
LOPES, L. S.. 3º Encontro Transdisciplinar de História e Comunicação. 2011. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 11:33:22