Rodrigo Rosário dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7623038544196594
  • Última atualização do currículo em 11/06/2017


Possui curso Técnico em Instalação e Manutenção Eletrônica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (2012), atualmente graduando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (6 semestre). Vasta experiência com manutenção de equipamentos eletro-eletrônicos broadcast e outros. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rodrigo Rosário dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, R. R.

Endereço


Endereço Profissional
Televisão Bahia, Engenharia.
Rua Professor Aristides Novis
Federação
40210630 - Salvador, BA - Brasil
Telefone: (71) 32031160


Formação acadêmica/titulação


2013
Graduação em andamento em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2009 - 2012
Curso técnico/profissionalizante em Instalação e Manutenção Eletrônica.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, IFBAIANO, Brasil.




Formação Complementar


2008 - 2008
Aprendizagem Comercial. (Carga horária: 1000h).
Serviço Nacional de Aprendizagem (BA), SENAC, Brasil.
2008 - 2008
Relações Interpessoais. (Carga horária: 16h).
Serviço Nacional de Aprendizagem (BA), SENAC, Brasil.


Atuação Profissional



Televisão Bahia, TVBAHIA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico de Manutenção Eletrônica I, Carga horária: 36
Outras informações
Atuante no laboratório técnico da Engenharia de Manutenção, setor responsável pela manutenção preventiva, corretiva e preditiva dos equipamentos eletro-eletrônicos e de sistemas da emissora. Enfoque na análise de circuitos especificamente para a solução de problemas pontuais em circuitos eletrônicos dente eles: fontes chaveadas, mesas de vídeo, filmadoras profissionais e semi-profissionais, placas dedicadas a aplicações especificas (como conversores de sinais, processadores analógico e digital de sinais, multiplexadores, dentre outros).

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tecnico Trainee, Carga horária: 6
Outras informações
A principio atuante na monitoração, aferição e manutenção do sinal do ar uma das rádios da emissora (CBN). Posteriormente, realocado para o Laboratório da Engenharia de Manutenção onde passou a atuar com a manutenção de equipamentos eletro-eletrônicos dos mais variados (sobretudo equipamentos especificos da área de broadcast).

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagiário Tecnico, Carga horária: 6


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, IFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsa de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 8



Projetos de pesquisa


2010 - 2012
Um Jogo para portadores de defiência motora utilizando Realidade Aumentada e Visão Computacional
Descrição: Para o desenvolvimento do projeto apresentado, foram necessários a API da biblioteca, um computador com compilador C++ e a OpenCV instalada. Mais particularmente, foi utilizado o Linux como sistema operacional, por motivos de comodidade na programação e seguindo a ideologia de software livre da OpenCV, mas foram feitos também testes com Windows para que o material fosse o mais universal possível. Foi conveniente instalar um editor de imagens para que pudessemos criar e editar imagens para cada procedimento experimental. Antes de partir para a redação, foi preciso detalhar o procedimento de instalação do compilador e da Opencv no ambiente Windows para criar uma instalação padrão para servir de base para os exemplos. Além da utilização da biblioteca OpenCV, foi utilizada também a OpenGL (uma biblioteca de rotinas gráficas e de modelagem, bi (2D) e tridimensional (3D), extremamente portável e rápida. Entretanto, a maior vantagem na sua utilização é a rapidez. É importante ressaltar que a OpenGL não é uma linguagem de programação, mas sim uma poderosa e sofisticada API (Application Programming Interface) para criação de aplicações gráficas 2D e 3D. Além disso, o equipamento utilizado para aquisição de imagens foi o Kinect, portador de um sensor de profundidade, uma câmera RGB e uma câmera IR (Infra-Vermelho). Para aquisição da imagem foi necessária a instalação das bibliotecas Libfreenect e OpenNI, as quais permitem a fácil manipulação do Kinect como ferramenta principal de identificação do usuário, bem como de seus movimentos corporais, necessários à execução dos comandos. Isto foi possível porque ele retorna uma informação bastante exata de cor e da profundidade associada a cada ponto, devolvendo também ao computador a posição (x, y e z) de um conjunto de pontos associados às juntas principais do corpo humano (cabeça, mãos, cotovelos, pernas, etc). Essa poderosa ferramenta, permite algo que chamamos de Interface natural para o usuário (NUI - Natural User Interface).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Rodrigo Rosário dos Santos - Integrante / Antônio Carlos dos Santos Souza - Coordenador.
Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Outra / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.


Produções



Produção bibliográfica



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 2:08:39