Jeronimo Becker Flores

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9019620009627230
  • Última atualização do currículo em 21/10/2018


Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018) , mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (2013) onde também cursou a graduação em Matemática (2007). Atualmente é professor do Centro Universitário UniFtec. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, matemática para engenharia, tecnologias digitais na Educação, formação de professores e metodologia da pesquisa. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jeronimo Becker Flores
Nome em citações bibliográficas
FLORES, Jeronimo Becker.;FLORES, J.B.;FLORES;FLORES, JERONIMO BECKER


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2018
Doutorado em Educação em Ciências e Matemática.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Monitoria de Cálculo e processo de aprendizagem: perspectivas à luz da sociointeratividade e da teoria dos três mundos da matemática, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Valderez Marina do Rosário Lima.
Coorientador: Thaísa Jacintho Müller.
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Título: Letramento digital na formação superior do professor de matemática na modalidade a distância,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Eliana Maria do Sacramento Soares.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Tecnologia Educacional.
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2007
Graduação em Licenciatura Plena em Matematica.
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
1998 - 2000
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Estadual de Educação Paulo Freire, IEEPF, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em MATLAB. (Carga horária: 12h).
Centro Universitário e Faculdades UNIFTEC, UNIFTEC, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião - NEPSO. (Carga horária: 100h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
2010 - 2010
Lições do Rio Grande - Referencial Curricular. (Carga horária: 90h).
Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, SEC RS, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Formação Continuada de Professores do E. F.. (Carga horária: 20h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2003 - 2003
Atualização de Professores em EJA. (Carga horária: 40h).
Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.


Atuação Profissional



Centro Superior de Tecnologia TECBrasil, TECBRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 12

Atividades

02/2016 - Atual
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Zero, Cálculo I, Cálculo II, Probabilidade e Estatística, Geometria Analítica
07/2015 - Atual
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Zero, Cálculo I, Geometria Analítica, Probabilidade e Estatística.
03/2015 - 07/2015
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Financeira, Matemática Aplicada, Matemática I.
7/2014 - 12/2014
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática II
02/2014 - 07/2014
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo I
Cálculo 0
09/2013 - 11/2013
Ensino, Processos Gerenciais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Métodos Quantitativos

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20


Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Professor-Tutor, Enquadramento Funcional: Bolsista MEC, Carga horária: 20
Outras informações
Tutor presencial de todas as disciplinas do curso Pró-Licenciatura em Matemática.

Atividades

09/2011 - 08/2014
Extensão universitária , Extensão Universitária, .

Atividade de extensão realizada
Curso Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião.

Governo do Estado do Rio Grande do Sul, GOVERNO/RS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Centro Universitário e Faculdades UNIFTEC, UNIFTEC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 20

Atividades

08/2017 - Atual
Serviços técnicos especializados , Sistema de Ensino - Educação a Distância, .

Serviço realizado
Professor conteudista dos cursos de Engenharia de Produção e Administração, responsável pela elaboração de materiais das disciplinas de Cálculo Zero, Cálculo I, Fundamentos da Estatística e Probabilidade e Estatística..
03/2017 - Atual
Ensino, Administração de Empresas - EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Estatística, Probabilidade e Estatística
03/2017 - Atual
Ensino, Engenharia de Produção - EAD, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Zero, Cálculo Um, Cálculo Dois, Probabilidade e Estatística.


Projetos de pesquisa


2011 - 2013
Pesquisa e avaliação de práticas inovadoras para a inclusão da escola na cultura digital
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo contribuir com o estudo, a implementação e a avaliação de práticas pedagógicas inovadoras suportadas pelas tecnologias digitais, sobretudo no contexto da modalidade de aprendizagem um computador para um aluno , que promovam o desenvolvimento e a construção de conhecimento dos alunos da rede educacional pública brasileira. Parte-se do pressuposto de que, ao incluir a escola na cultura digital, o Programa UCA abre perspectivas para uma mudança de paradigma na educação, possibilitando a transição da orientação de avaliação pelo desempenho para a orientação voltada ao desenvolvimento humano. Busca-se promover uma investigação integrada e interdisciplinar, com base na rede estabelecida por três universidades e oito escolas participantes do piloto do Programa UCA no estado do Rio Grande do Sul. O projeto constitui-se como um estudo de caso com oito unidades de análise que contemplam diferentes práticas orientadas para o desenvolvimento com o apoio de recursos disponibilizados pelos laptops educacionais e perpassam os diferentes eixos cognitivos propostos pelas matrizes de referência Linguagem, códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias, Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, que atendem objetivos definidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Mapas conceituais e entrevistas baseadas no Método Clínico Crítico Piagetiano complementam a proposta, de modo a oportunizar o acompanhamento da aprendizagem, da conceituação, do desenvolvimento sócio-afetivo e das construções de alunos e professores na modalidade 1 para 1 . O estudo inclui comprovação de tratamentos estatísticos para avaliar a retenção da aprendizagem pelos alunos e analisa as possibilidades de compartilhamento em redes de escolas UCA...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Jeronimo Becker Flores - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2011 - Atual
Laboratório de Ambientes Virtuais de Aprendizagem - LAVIA
Descrição: O grupo de pesquisa Lavia, Laboratório de Ambientes Virtuais de Aprendizagem está ligado a linha de Pesquisa "Educação, Linguagem e Tecnologia" do Programa de Pós-Graduação em Educação da universidade de Caxias do Sul (UCS), RS. O grupo desenvolve pesquisa tendo como tema a aprendizagem no contexto da cultura digital tomando como fundamento teórico as possíveis inter locuções entre a Epistemologia Genética, o Sócio interacionismo e a Biologia do Conhecer. Nesse sentido pretende: Dar suporte aos programas de formação de professores no contexto da cultura digital, no âmbito da região de abrangência da Universidade de Caxias do Sul-RS. Dar suporte a linha de pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia do Programa de Pós-graduação em Educação, Mestrado em Educação da UCS, RS. Integrar as ações do Núcleo de Inovação e Desenvolvimento "Docência e Cultura Digital" vinculado a Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade de Caxias do Sul..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - Atual
Ensino, Aprendizagem e formação de professores de Ciências: desafios para o século XXI
Descrição: O grupo investiga diferentes perspectivas na realização do ensino, da aprendizagem e da formação de professores de ciências. Métodos de ensino inovadores, associados a práticas docentes que coloquem o aluno no centro do processo de aprendizagem requerem o fortalecimento da dimensão pedagógica de professores de ciências. Tal fortalecimento é construído no diálogo permanente com os pares e no estudo contínuo de teorias do campo da educação. A formação inicial e continuada de professores merecem, pois, atenção em investigações que venham a apontar possibilidades consistentes de formação de docentes. Aprendizagem em ciências. Como ocorre , onde ocorre? As neurociências vêm mostrando algumas possíveis explicações para a questão. Clubes de Ciências e Feiras de Ciências produzem aprendizagem significativa? Respostas, ainda que parciais, aos aspectos apontados repercutem na necessária qualificação do ensino e da aprendizagem em ciências..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Jeronimo Becker Flores - Integrante / Valderez Marina do Rosário Lima - Coordenador.


Outros Projetos


2011 - 2012
Letramento digital na formação superior do professor de matemática na modalidade a distância
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Pimenta Cultural
2017 - Atual
Periódico: Educação Matemática Pesquisa


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Ensino.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Voto de Louvor para a tese de doutorado., Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
2013
Melhores artigos na área de educação - SENID 2013, UPF.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FLORES, JERONIMO BECKER2018FLORES, JERONIMO BECKER; LIMA, VALDEREZ MARINA DO ROSÁRIO ; MÜLLER, THAÍSA JACINTHO . O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino de Cálculo Diferencial e Integral: reflexões a partir de uma metanálise. Abakós, v. 6, p. 21-35, 2018.

2.
FLORES, J.B.2017 FLORES, J.B.; LIMA, V. M. R. ; FONTELLA, C. R. F. . Análise das monitorias de Cálculo e de Física: um estudo de caso em cursos de Engenharia. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, v. 34, p. 47, 2017.

3.
FLORES2013 FLORES. Ler e escrever matemática: desafios para o ensino de matemática na modalidade a distância. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 7, p. 383-394, 2013.

4.
FLORES, J.B.2013 FLORES, J.B.; PESCADOR, C. M. . O Laptop Educacional na Escola: uma reflexão sobre inclusão digital. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1-9, 2013.

5.
FLORES, Jeronimo Becker.2013FLORES, Jeronimo Becker.. O uso de planilhas eletrônicas nas aulas de matemática no ensino fundamental. Caderno de Estudos Tecnológicos, v. 1, p. 199-207, 2013.

6.
FLORES, Jeronimo Becker.2013 FLORES, Jeronimo Becker.. Um computador por aluno: possibilidades de inclusão e letramento digital. REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO, v. 20, p. 313-320, 2013.

7.
FLORES, Jeronimo Becker.2013FLORES, Jeronimo Becker.. Letramento digital: um olhar para a formação continuada de professores que atuam no UCA. Educação & Tecnologia, v. 18, p. 9-17, 2013.

8.
FLORES, Jeronimo Becker.2013FLORES, Jeronimo Becker.. Resenha: Aprendizagem em ambientes virtuais [recurso eletrônico]: compartilhando ideias e construindo cenários.. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 18, p. 207, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
FLORES, Jeronimo Becker.; HARRES, J. B. S. . A pesquisa realizada na academia: considerações iniciais. In: Valderez Marina do Rosário Lima, João Batista Siqueira Harres; Marlúbia Corrêa de Paula. (Org.). Caminhos da pesquisa qualitativa no campo da educação em ciências: pressupostos, abordagens e possibilidades. 1ed.Porto Alegre: ediPUCRS, 2018, v. 1, p. 114-118.

2.
FLORES, Jeronimo Becker.. Um computador por aluno: possibilidades de inclusão e letramento digital. In: Lorí Viali; Gleny Guimarães; Maria Manoela da Silva Nascimento; Marlúbia Corrêa de Paula.. (Org.). Better together: Brasil, Portugal e a formação de professores com o uso de tecnologias. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018, v. 1, p. 33-40.

3.
FLORES, Jeronimo Becker.; LIMA, V. M. R. ; FONTELLA, C. R. F. . Percepções sobre as monitorias de Cálculo e Física: estudo de caso em uma IES com cursos de engenharia. In: Pedro Membiela; Natalia Casado; Mª Isabel Cebreiros y Manuel Vidal. (Org.). La práctica docente en la enseñanza de las ciencias A práctica docente no ensino das ciencias. 1ed.: Educacion Editora, 2017, v. , p. 465-470.

4.
FLORES, Jeronimo Becker.. Letramento digital e formação de professores: um estudo de caso em um curso superior de licenciatura em Matemática a distância. In: Eliana Maria do Sacramento Soares, Carla Beatris Valentini. (Org.). Reflexões sobre educação : história, filosofia e linguagens. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2014, v. 4, p. 62-68.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FLORES, Jeronimo Becker.; LIMA, V. M. R. ; MULLER, T. J. . A monitoria de Cálculo e a formação do professor de engenharia. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA, 2017, Canoas, RS. Anais do VII CIEM.

2.
FLORES, Jeronimo Becker.; LIMA, V. M. R. ; FONTELLA, C. R. F. . Percepções sobre as monitorias de Cálculo e Física: estudo de caso em uma IES com cursos de engenharia. In: III Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias, 2016. Anais do III Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias, 2016.

3.
FLORES, Jeronimo Becker.. Um computador por aluno: possibilidades de inclusão e letramento digital. In: Segundo Seminário Nacional de Inclusão Digital - SENID, 2013, Passo Fundo. Anais SENID 2013, 2013.

4.
PESCADOR, C. M. ; FLORES, J.B. ; SCHMIDT, S. . Três Olhares sobre a Inserção de Laptops Educacionais na Modalidade 1:1: gestão, professores e família. In: TISE - Conferência Internacional Sobre Informática na Educação, 2013, Porto Alegre. Nuevas Ideas en Informática Educativa, 2013. p. 176-183.

5.
LEDUR, José Ricardo ; FLORES, Jeronimo Becker. . Mídias de comunicação e a educação: o uso de celulares na escola. In: Seminário Escola e Pesquisa: Um encontro possível, 2012, Caxias do Sul. Anais do XII seminário ESCOLA E PESQUISA: UM ENCONTRO POSSÍVEL.

6.
TOLAZZI, Caroline do Amarante ; FLORES, Jeronimo Becker. . Instituição do ensino superior: inteligência estratégica como aporte na gestão educacional. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED SUL, 2012, Caxias do Sul. Anais do IX ANPED SUL, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SPADINI, M. E. ; FLORES, J.B. ; VALENTINI, C. B. . A ESCOLA E A CULTURA DIGITAL: TENSIONAMENTOS E APROXIMAÇÕES. In: XXI Encontro de Jovens Pesquisadores, 2013, Caxias do Sul. XXI Encontro de Jovens Pesquisadores, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOARES, E. M. S. ; VALENTINI, C. B. ; PESCADOR, C. M. ; FLORES, Jeronimo Becker. . Laptop na escola: da inserção à inclusão digital. In: Segundo Seminário Nacional de Inclusão Digital - SENID, 2013, Passo Fundo. Anais SENID 2013, 2013.

2.
FLORES, Jeronimo Becker.. A tecnologia como instrumento pedagógico: o uso de planilhas eletrônicas nas aulas de matemática. In: IX Fórum FAPA Conhecimento: descobertas e construções, 2010, Porto Alegre. Caderno de Resumos FAPA. Porto Alegre: FAPA, 2010. v. IX. p. 48-49.

3.
FLORES, Jeronimo Becker.; FERNANDES, A. G. . Violência, Quem são os vilões desta história?. In: IX Fórum FAPA Conhecimento: descobertas e construções, 2010, Porto Alegre. Caderno de Resumos FAPA. Porto Alegre: FAPA, 2010. v. IX. p. 48-48.

Apresentações de Trabalho
1.
FLORES, Jeronimo Becker.; LIMA, V. M. R. ; MULLER, T. J. . A monitoria de cálculo e a formação do professor de engenharia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FLORES, Jeronimo Becker.. A monitoria de Cálculo e o processo de aprendizagem: perspectivas à luz da sociointeratividade e da teoria dos três mundos da matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FLORES, Jeronimo Becker.. A monitoria de Cálculo e o processo de aprendizagem: perspectivas à luz da sociointeratividade e da teoria dos três mundos da Matemática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FLORES, Jeronimo Becker.. Um computador por aluno: possibilidades de inclusão e letramento digital. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOARES, E. M. S. ; VALENTINI, C. B. ; PESCADOR, C. M. ; FLORES, Jeronimo Becker. . Laptop na escola: da inserção à inclusão digital. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FLORES, Jeronimo Becker.. Letramento digital na formação de professores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FLORES, Jeronimo Becker.; FERNANDES, A. G. . Violência, quem são os vilões desta história?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FLORES, Jeronimo Becker.. A tecnologia como instrumento pedagógico: o uso de planilhas eletrônicas nas aulas de matemática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
FLORES, Jeronimo Becker.; FERNANDES, A. G. . Violência, quem são os vilões desta história?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FLORES. Apostila de Métodos Quantitativos 2013 (Material Didático).


Demais tipos de produção técnica
1.
FLORES, Jeronimo Becker.. Ensino da Matemática e Multimídias. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FLORES, Jeronimo Becker.. Formação para Escola Prof. Vicente Luiz Ferreira - Sentinela do Sul. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FLORES, Jeronimo Becker.. Formação para escola Eduardo Seco. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
FLORES, Jeronimo Becker.. Matemática e suas possibilidades. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
FLORES, Jeronimo Becker.; CERCATO, S. C. . Escola e Pesquisa: um encontro possível. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
FLORES, Jeronimo Becker.; CERCATO, S. C. . Escola e pesquisa: um encontro possível. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
FLORES, Jeronimo Becker.. Planilhas Eletrônicas para iniciantes. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
FLORES, Jeronimo Becker.. Formação Continuada - Projeto Educação Nota 10 - Flores da Cunha. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
FLORES, Jeronimo Becker.; CERCATO, S. C. . Escola e pesquisa: um encontro possível. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
FLORES, Jeronimo Becker.. II Seminário Escola e Pesquisa: Um encontro possível. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Ciclo de debates.Letramento digital. 2013. (Outra).

2.
Segundo Seminário Nacional de Inclusão Digital.Um computador por aluno: possibilidades de inclusão e letramento digital. 2013. (Seminário).

3.
III Seminário Escola e Pesquisa: Um encontro Possível.Educação, culturas e formação docente. 2012. (Seminário).

4.
IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IIX ANPED SUL.Instituição do ensino superior: inteligência estratégica como aporte na gestão educacional. 2012. (Seminário).

5.
XII Seminário Escola e Pesquisa: um encontro possível.Mesa temática. 2012. (Seminário).

6.
XII Seminário Escola e Pesquisa: Um encontro Possível. 2012. (Seminário).

7.
Congresso IBOPE UNESCO. 2011. (Congresso).

8.
II Seminário Escola e Pesquisa: Um Encontro Possível.Pesquisas realizadas com alunos do Ensino Fundamental. 2011. (Seminário).

9.
XI Seminário "Escola e Pesquisa: Um encontro possível".Mesa. 2011. (Seminário).

10.
I Jornada Pedagógica Gaúcha. 2010. (Encontro).

11.
IX Fórum FAPA Conhecimento: descobertas e construções.Violência, quem são os vilões desta histõria?. 2010. (Outra).

12.
IX Fórum FAPA Conhecimento: descobertas e construções.A tecnologia como instrumento pedagógico: o uso de planilhas eletrônicas nas aulas de matemática. 2010. (Outra).

13.
X Seminário Escola e Pesquisa Um encontro possível.Violência, quem são os vilões desta história?. 2010. (Seminário).

14.
Seminário Qualidade na Educação a Distância na UFRGS. 2009. (Seminário).

15.
IV Fórum Nacional de Educação. 2004. (Outra).

16.
III Fórum Nacional de Educação. 2003. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FLORES, Jeronimo Becker.. IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED SUL. 2012. (Outro).

2.
FLORES, J.B.. Seminário UCA na serra: compartilhando ideias e construindo cenários.. 2012. (Outro).

3.
Jeronimo Becker Flores; FLORES, Jeronimo Becker. . III Seminário Escola e Pesquisa: um encontro possível. 2012. (Outro).

4.
FLORES, Jeronimo Becker.. XI Seminário Escola e Pesquisa: um encontro possível. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Michele Emer Spadini. A ESCOLA E A CULTURA DIGITAL: TENSIONAMENTOS E APROXIMAÇÕES. 2013. Iniciação Científica - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Jeronimo Becker Flores.

Orientações de outra natureza
1.
Joseane Rosa Rockenbach. DESCOBRINDO A MAGIA DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA FORMA LÚDICA E FORMAR NOVOS LEITORES E ESCRITORES. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Jeronimo Becker Flores.

2.
Joana Maria Fritzen. Por que ter animais de estimação?. 2011. Orientação de outra natureza - Universidade de Caxias do Sul. Orientador: Jeronimo Becker Flores.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
FLORES2013 FLORES. Ler e escrever matemática: desafios para o ensino de matemática na modalidade a distância. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 7, p. 383-394, 2013.

2.
FLORES, J.B.2013 FLORES, J.B.; PESCADOR, C. M. . O Laptop Educacional na Escola: uma reflexão sobre inclusão digital. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1-9, 2013.

3.
FLORES, Jeronimo Becker.2013FLORES, Jeronimo Becker.. O uso de planilhas eletrônicas nas aulas de matemática no ensino fundamental. Caderno de Estudos Tecnológicos, v. 1, p. 199-207, 2013.

4.
FLORES, Jeronimo Becker.2013 FLORES, Jeronimo Becker.. Um computador por aluno: possibilidades de inclusão e letramento digital. REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO, v. 20, p. 313-320, 2013.

5.
FLORES, Jeronimo Becker.2013FLORES, Jeronimo Becker.. Letramento digital: um olhar para a formação continuada de professores que atuam no UCA. Educação & Tecnologia, v. 18, p. 9-17, 2013.

6.
FLORES, J.B.2017 FLORES, J.B.; LIMA, V. M. R. ; FONTELLA, C. R. F. . Análise das monitorias de Cálculo e de Física: um estudo de caso em cursos de Engenharia. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, v. 34, p. 47, 2017.


Livros e capítulos
1.
FLORES, Jeronimo Becker.. Letramento digital e formação de professores: um estudo de caso em um curso superior de licenciatura em Matemática a distância. In: Eliana Maria do Sacramento Soares, Carla Beatris Valentini. (Org.). Reflexões sobre educação : história, filosofia e linguagens. 1ed.Caxias do Sul: EDUCS, 2014, v. 4, p. 62-68.

2.
FLORES, Jeronimo Becker.. Um computador por aluno: possibilidades de inclusão e letramento digital. In: Lorí Viali; Gleny Guimarães; Maria Manoela da Silva Nascimento; Marlúbia Corrêa de Paula.. (Org.). Better together: Brasil, Portugal e a formação de professores com o uso de tecnologias. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2018, v. 1, p. 33-40.


Cursos de curta duração ministrados
1.
FLORES, Jeronimo Becker.; CERCATO, S. C. . Escola e pesquisa: um encontro possível. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FLORES, Jeronimo Becker.; CERCATO, S. C. . Escola e pesquisa: um encontro possível. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jeronimo Becker Flores; FLORES, Jeronimo Becker. . III Seminário Escola e Pesquisa: um encontro possível. 2012. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 14:55:26