Luísa Lima Silveira Dias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1635700016742860
  • Última atualização do currículo em 10/05/2012


Atualmente é bolsista de iniciação científica no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear e aluna de Graduação do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFMG. Já participou de projetos de pesquisa na área de Biomateriais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luísa Lima Silveira Dias
Nome em citações bibliográficas
DIAS, L. L. S.


Formação acadêmica/titulação


2009
Graduação em andamento em Engenharia Metalúrgica.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Atuação Profissional



Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: bolsista iniciação científica, Enquadramento Funcional: bolsista de iniciação cintífica, Carga horária: 20


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2009 - 2011
DESENVOLVIMENTO DE MEMBRANAS POLIMÉRICAS E COMPÓSITAS PARA CULTIVO DE CÉLULAS DA LINHAGEM CEMENTOBLÁSTICA OBTIDAS A PARTIR DE CÉLULAS TRONCO MESENQUIMAIS DE LIGAMENTO PERIODONTAL DE RATOS
Descrição: A doença periodontal acomete grande parte da população mundial. Uma das estruturas afetadas pela doença é o cemento, estrutura que tem um papel muito importante na conexão entre o dente e as fibras do chamado ligamento periodontal. Apesar da sua importância pouco se descobriu sobre esse tecido, o que justifica uma maior investigação principalmente a nível biomolecular para posterior uso na regeneração periodontal. A terapia ideal para a doença periodontal seria aquela que restabelecesse as estruturas perdidas através da regeneração tecidual, ou seja, através da engenharia de tecidos. O presente projeto enfoca estudos relativos à aplicação da engenharia de tecidos para a regeneração do cemento. O projeto associa cultura de células tronco com biomateriais visando à regeneração tecidual guiada de um tecido de grande importância para a saúde bucal. São objetivos específicos do projeto: 1) Desenvolvimento de membranas poliméricas e compósitas com composição, flexibilidade e resistência adequadas para o cultivo e futuro implante das células cementoblásticas. Dois sistemas poliméricos já com estudos preliminares no grupo serão focalizados para obtenção das membranas: quitosana e poliuretana. Compósitos destes polímeros usando o vidro bioativo e nanotubos de carbono como fase de reforço serão também testados. 2) Caracterizações físico-químicas, mecânicas e biológicas das membranas desenvolvidas. 3) O isolamento e a caracterização de uma linhagem celular pouco pesquisada, o cementoblasto, mas de grande importância para a regeneração de tecidos periodontais. Essa caracterização será feita a nível biomolecular através de ensaios biológicos e imuno-histoquímicos in vitro . 4) Estabelecimento de protocolo próprio de cultura de cementoblastos a partir de células tronco mesenquimais de ligamento periodontal de ratos adultos. 5) Cultivo das células cementoblásticas sobre as membranas desenvolvidas e caracterização biológica.. .
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - Atual
Desenvolvimento de modelos de crescimento de trinca por fadiga e análise de tenacidade a fratura em diversos materiais
Descrição: Obter modelos de crescimento de trinca por fadiga para previsão de vida em componentes mecânicos trincados. - Comparar e validar diferentes técnicas de obtenção de tenacidade a fratura sob condições dinâmicas e quase estática em diversos materiais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.



Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DIAS, L. L. S.2011 DIAS, L. L. S.; MANSUR, Herman S ; DONNICI, .. L. ; Pereira, Marivalda . Dias, Luisa L. S. ; Mansur, Herman S. ; Donnici, Claud Synthesis and characterization of chitosan-polyvinyl alcohol-bioactive glass hybrid membranes.. Biomatter, v. 1, p. 114-119, 2011.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DIAS, L. L. S.; DINIZ, G. S. ; Souza Costa-Júnior, Ezequie ; DONNICI, .. L. ; MANSUR, Herman S ; Pereira, Marivalda . SYNTHESIS AND CHARACTERIZATION OF CHITOSAN-POLYVINYL ALCOHOL-BIOACTIVE GLASS COMPOSITE MEMBRANES. In: Latin American Congress of Artificial Organs and Biomaterials, 2010, Gramado. Anais do COLAOB 2010, 2010. v. v. 1.. p. 1-15.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Congresso Latino Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais (VI COLAOB). AND CHARACTERIZATION OF CHITOSAN-POLYVINYL ALCOHOL-BIOACTIVE GLASS COMPOSITE MEMBRANES.. 2010. (Congresso).

2.
XIX Semana de Iniciação Científica da UFMG.Desenvolvimento De Membranas Poliméricas E Compósitas Para Cultivo De Células Da Linhagem Cementoblástica. 2010. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 19:45:47