Naira de Almeida Velozo

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  • Última atualização do currículo em 29/10/2018


Doutora em Letras Vernáculas (Bolsista do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa/Fundação Biblioteca Nacional), área de concentração em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2015), Mestre em Linguística (Bolsista FAPERJ) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ (2012) e Bacharel e Licenciada em Letras - Português/Italiano e respectivas Literaturas (2009) também pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. De agosto de 2014 a agosto de 2016, foi Vice-diretora de publicações do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CiFEFiL). Atualmente é Professora Adjunta de Linguística da UERJ (Dedicação Exclusiva), membro do Núcleo de Estudos Morfossemânticos do Português (NEMP-UFRJ) e membro do Núcleo de Estudos Língua(gem) em Uso e Cognição (NELUC-UERJ). Interessa-se pelas seguintes áreas e temática: Linguística Cognitiva (Teoria dos Espaços Mentais, Semântica de frames, Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados, Teoria da Mesclagem e da Metáfora conceptuais e aplicação do conceito de Esquemas Imagéticos à análise linguística); Pragmática (Teoria dos Atos de Fala, Pressuposição e Implicaturas Conversacionais); e estudos de gênero e diversidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Naira de Almeida Velozo
Nome em citações bibliográficas
VELOZO, Naira A.;VELOZO, N.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Letras.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Maracanã
20550900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 23340196
URL da Homepage: http://www.uerj.br


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2015
Doutorado em Letras (Letras Vernáculas).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Usos de 'mas+cláusula' no gerenciamento da conversa: uma proposta de descrição semântico-cognitiva, Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Maria Lucia Leitão de Almeida.
Bolsista do(a): Programa Nacional de Apoio à Pesquisa, PNAP, Brasil.
Palavras-chave: conector mas; Linguística Cognitiva; categorização; espaços mentais; esquemas imagéticos; MCI.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2010 - 2012
Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: O esquema de força e a metáfora da guerra: uma análise sociocognitiva dos usos do mas em mediação,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Sandra Pereira Bernardo.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2009
Graduação em Letras: Português/ Italiano.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: DISCUSSÃO É GUERRA: Valores argumentativos do conector mas.
Orientador: Paulo Rosa.
Bolsista do(a): CETREINA, CETREINA, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Viewpoint and multimodality in conditionals (Eve Sweetser e Lilian Ferrari). (Carga horária: 2h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2017 - 2017
Blended Classic Joint Attention & Multimodal Deixis (Turner, M.; Avelar, M). (Carga horária: 2h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2017 - 2017
Recurrent gestures in multimodal communication (Workshop - Alan Cienki). (Carga horária: 2h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2016 - 2016
Programa de Avaliação e Qualificação de Avaliadores de Redação do ENEM 2015. (Carga horária: 120h).
Cebraspe, CEBRASPE, Brasil.
2015 - 2015
Material didático para o ensino de Libras. (Carga horária: 2h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Transtornos de aprendizagem. (Carga horária: 7h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Curso de Formação Continuada Redação ENEM 2012. (Carga horária: 100h).
CESPE/UnB, CESPE/UNB, Brasil.
2010 - 2010
Introdução à Linguística Cognitiva. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2008 - 2008
Pontuação. (Carga horária: 3h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdades Integradas Hélio Alonso, FACHA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Assistente, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas ministradas do Curso de Comunicação Social: Língua Portuguesa I (obrigatória); Linguística (obrigatória); Análise Textual (obrigatória); Teoria Literária (obrigatória); Curso prático de interpretação e produção textual (eletiva).


Fundação Biblioteca Nacional, FBN, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora-doutoranda, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista da Fundação Biblioteca Nacional/Programa Nacional de Apoio à Pesquisa.


Agência Cravo, CRAVO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Revisora, Carga horária: 30
Outras informações
Agência de Comunicação e Educação Corporativa.


Curso Progressão - O Original, PROGRESSÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16
Outras informações
Professora de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação de turmas preparatórias para concursos militares, públicos e vestibulares.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: 2015.1 Linguística II - Fundamentos Teóricos; Linguística VI - Linguagem e Cognição; Leitura e Produção de textos na escola; Estágio: Planejamento de materiais no ensino de Português como L2 para a Comunidade Surda. 2015.2 Linguística II - Fundamentos Teóricos; Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna; Estágio: Planejamento de materiais no ensino de Português como L2 para a Comunidade Surda; Pragmática. 2016.1: Linguística I - Fundamentos Teóricos; Linguística III - Linguagem e Sociedade (2 turmas); Estágio: Planejamento de materiais no ensino de Português como L2 para a Comunidade Surda. 2016.2: Linguística II - Fundamentos teóricos; Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna (2 turmas). 2017.1 Linguística III - Linguagem e Sociedade; Estágio: Planejamento de materiais no ensino de Português como L2 para a Comunidade Surda (2 turmas); Pragmática. 2017.2/2018.1 Linguística I - Fundamentos teóricos; Linguística IV - Linguagem e Cognição (2 turmas); Metodologia de Pesquisa (Mestrado)

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 14
Outras informações
Ministra as seguintes disciplinas: Linguística I; Linguística II; Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna; Estágio: planejamento e elaboração de materiais.

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professor Contratado, Carga horária: 6
Outras informações
Professora Substituta do Departamento de Estudos da Linguagem. Disciplinas Ministradas: Linguística III - Linguagem e Sociedade; Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna; e Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira.

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Bolsista CETREINA, Enquadramento Funcional: Monitora de Linguística III, Carga horária: 20
Outras informações
Monitora de Linguística III (Linguagem e Sociedade) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, de 4/ 5/ 2007 até 31/ 3/ 2009.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista CETREINA, Enquadramento Funcional: Estagiária do Programa de Estudos Galegos, Carga horária: 20
Outras informações
Além das atividades relacionadas ao Programa de Estudos Galegos (PROEG), colaborou no recadastramento dos sócios da Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM).

Atividades

4/2018 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística I - Fundamentos teóricos
Linguística IV - Linguagem e cognição (2 turmas)
4/2018 - Atual
Ensino, Mestrado em Letras (Linguística), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de Pesquisa
1/2017 - Atual
Direção e administração, Instituto de Letras, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Estudos da Linguagem (LING).
7/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Letras, .

Cargo ou função
Representante do Departamento de Estudos da Linguagem na Subcomissão de Práticas como componente curricular e Estágios da Comissão de Reforma das Licenciaturas.
1/2018 - 3/2018
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística III - Linguagem e sociedade
Estágio: Planejamento de materiais no ensino de Português como L2 para a Comunidade Surda (2 turmas)
Pragmática
4/2017 - 7/2017
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna (período 2016.2)
Linguística II - Fundamentos teóricos (período 2016.2)
8/2016 - 12/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística I - Fundamentos Teóricos (período 2016.1)
Linguística III - Linguagem e Sociedade (período 2016.1)
Estágio: Planejamento de materiais no ensino de Português como L2 para a Comunidade Surda (período 2016.1)
8/2015 - 1/2016
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística II - Fundamentos Teóricos
Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna
Estágio: Planejamento de materiais no ensino de Português como L2 para a Comunidade Surda
Pragmática
5/2015 - 7/2015
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Linguística II - Fundamentos Teóricos
Linguística VI - Linguagem e Cognição
Leitura e Produção de textos na escola
Estágio: Planejamento de materiais no ensino de Português como L2 para a Comunidade Surda

Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Pesquisadora Voluntária, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Voluntária, Carga horária: 20
Outras informações
Aluna de Iniciação Científica em Linguística no primeiro semestre de 2008. Realizou um trabalho no âmbito do projeto de pesquisa "Contextos de intervenção de terceiras partes em situação de conflito" (projeto SHA - APQ 2129, FAPEMIG).


Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ, CEDERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora de Redação, Carga horária: 8
Outras informações
Tutora do polo Penha.

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Tutora, Enquadramento Funcional: Tutora de Língua Portuguesa e Literatura, Carga horária: 8
Outras informações
Tutora do polo Jeannette Mannarino, em Campo Grande.


Colégio e Curso pH, PH, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 30
Outras informações
Monitora de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
EAL - ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: ABORDAGENS, METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS
Descrição: O objetivo deste grupo de pesquisa é refletir sobre a importância da utilização de metodologias ativas e a integração das tecnologias de informação e comunicação ao processo de formação e o desenvolvimento de professores de idiomas. Uma das possíveis questões é o (des)preparo dos atuais cursos de licenciaturas em Letras para receberem e trabalharem com uma geração dita como mais conectada, incluindo aí uma discussão sobre as competências linguísticas e metodológicas necessárias a esta possível reformulação. A discussão pode ser útil para (futuros) educadores em geral, pois possivelmente lidam (ou lidarão) com diferentes gerações de professores, coordenadores e alunos. Esperamos que as pesquisas desenvolvidas pelo grupo impliquem em uma aplicação mais eficaz de metodologias, abordagens e de tecnologias educacionais, como suporte para a construção de uma educação mais problematizadora, desafiadora, crítica e que propicia a construção de conhecimento colaborativamente. Principais ações: (a) rodas de leitura e discussão sobre linguística aplicada e educação, focando em temas ligados ao ensino e aprendizagem de línguas e formação (continuada) de professores de línguas; (b) eventos organizados em parceria com associação de professores e outras instituições ligadas ao ensino e aprendizagem de idiomas; (c) pesquisas relacionas à área de ensino e aprendizagem de idiomas e de formação docente de línguas; (d) publicações sobre abordagens, metodologias e tecnologias para o ensino e aprendizagem de idiomas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Naira de Almeida Velozo - Integrante / Janaína Cardoso - Coordenador.
2016 - Atual
Rede de Espaços Comunicativos Básicos na conceptualização de interações verbais
Descrição: Objetiva se, por meio da pesquisa ora proposta, investigar o papel da Rede de Espaços Comunicativos Básicos (RECB) na construção de sentidos em interações verbais sem planejamento prévio. Para tal, tomar-se-á como ponto de partida o modelo de Ferrari e Sweetser (2012). Trabalhar-se-á ainda com a teoria da Mesclagem Conceptual de Fauconnier e Turner (2002). Contudo, em razão do caráter múltiplo da Linguística Cognitiva, outros conceitos e teorias poderão ser utilizados como arcabouço deste estudo, entre os quais: Metáfora Conceptual, Esquemas Imagéticos, Modelos Cognitivos Idealizados. Esta investigação consiste em um desdobramento da pesquisa sobre o papel da metáfora e da mesclagem conceptuais em conversa informal. Esse estudo revelou promissores achados em termos do papel da mesclagem conceptual na ativação do pensamento metafórico. Foi possível postular que a ativação de metáforas conceptuais ocorre via rede de integração entre espaços mentais abertos dinamicamente durante a conceptualização dos sentidos metafóricos. O estudo do papel dos espaços mentais na conceptualização de interações verbais não planejadas previamente também configura-se como um desdobramento da tese de doutoramento de Bernardo (2002), em que a teoria dos espaços mentais (FAUCONNIER, 1997) foi aplicada à análise de meia hora de uma conversa informal entre cinco pessoas, mostrando como os espaços mentais FOCO e PONTO DE VISTA abertos pelos falantes orientam a introdução e o encadeamento dos tópicos abordados da interação. Logo, a busca por um modelo que descreva a forma como as pessoas conversam e se entendem, a despeito das complexidades inerentes ao planejamento online, continua presente neste projeto de pesquisa. Constituirão objetos de análise as seguintes amostras de fala: (i) Interações presentes no Banco de Dados Interacionais (Roncarati, 1996), volume que reúne transcrições de treze conversas gravadas entre novembro de 1989 e janeiro de 1991, com duração variada, totalizando cerca de 270 minutos. (ii) Corpus Bernardo (2002), conversa com cerca de 30 minutos, gravada durante um jantar, em 1988, com a participação de cinco pessoas. (iii) Primeira sessão de um caso de mediação, com duração de 45 minutos, desenvolvido em paralelo a um processo de regulamentação de visitas. Essa seção integra o projeto de pesquisa "Contextos de intervenção de terceiras partes em situação de conflito" (projeto SHAAPQ 2129, FAPEMIG) do Prof. Dr. Paulo Cortes Gago (UFRJ). Embora diferentes em alguns aspectos, dois aspectos são comuns a essas interações: o planejamento online e a feição argumentativa. Assim, parte-se do postulado de que, na conceptualização dessas interações, os participantes estão sempre defendendo ou expondo posicionamentos sobre os assuntos abordados/discutidos por meio de espaços mentais ativados dinamicamente durante organização conceptual de tais eventos de fala..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Naira de Almeida Velozo - Integrante / BERNARDO, S. - Coordenador.
2014 - 2014
Argumentação em A Mulher e Bello Sexo: esboço de descrição semântico-cognitiva dos usos do mas
Descrição: Análise de ocorrências do conector mas e das cláusulas por ele introduzidas nas cinco primeiras edições digitalizadas dos periódicos Bello sexo (1862) e A mulher (1881), com vistas a propor, a partir da perspectiva da Linguística Cognitiva, uma descrição semântico-cognitiva dos usos da construção mas+cláusula no gerenciamento da argumentação. Com base nos estudos acerca da linguagem como um Modelo Baseado no Uso (TOMASELLO, 2003a[1999]; FERRARI, 2011), na Teoria dos Espaços Mentais (FAUCONNIER, 1997), na Teoria dos Protótipos (ROSCH, 1973,1978; FERRARI, 2011), nos conceitos de esquemas imagéticos (CROFT e CRUSE, 2004) e de modelos cognitivos idealizados (LAKOFF, 1987), postula-se que o conector mas seja um construtor de espaços mentais que atua no gerenciamento discursivo cancelando implicaturas e possibilitando ou impedindo a flutuação de pressuposições entre os espaços ativados durante a formação do texto; admite-se também que o conector e a cláusula por ele introduzida criem espaços contrafactuais; e, ainda, que o uso do mas sinalize a intenção de deslocamento do foco de atenção entre os espaços de uma rede discursiva. Os resultados da pesquisa delineiam uma proposta de descrição da construção mas+cláusula como uma categoria radial cujos elementos colaboram para a construção, desconstrução e reconstrução de sentidos, orientando, assim, os propósitos argumentativos do discurso, ao prenunciar intenções e opiniões dos interlocutores. PALAVRAS-CHAVE: Mas; Espaços mentais; Categorização; Argumentação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2018 - Atual
CEALD - COLABORAÇÃO, ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E LETRAMENTO DIGITAL: O DESAFIO DA EQUIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
Descrição: Este projeto tem como objetivo principal diminuir o índice de reprovação e evasão nos níveis iniciais do curso de Letras da UERJ, usando ações extensionistas, como cursos de curta duração, eventos e rodas de leitura. Muitas das ações são abertas também para professores da rede pública ou privada, que precisem aprimorar seus conhecimentos. O principal objetivo é buscar a equidade. Acreditamos que não basta garantir acesso à universidade, há de ser (pelo menos tentar) romper as barreiras que impedem alunos que vieram de realidades bem diferentes de seguirem em diante de maneira "razoavelmente" igualitárias. Pretendemos também dar a chance de professores já formados se atualizarem, já que muitos deles não têm condições financeiras para custear cursos de formação continuada..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Revista Philologus
2014 - 2016
Periódico: Cadernos do CNLF (CiFEFil)
2014 - 2016
Periódico: Almanaque CIFEFIL


Revisor de periódico


2014 - 2014
Periódico: Caderno de Resumos do VIII JEL
2014 - Atual
Periódico: Revista Philologus


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Cognitiva.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Aprovada em 4º lugar no concurso público para Professor Adjunto de Linguística da UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
2014
Pesquisadora-doutoranda da Fundação Biblioteca Nacional, Programa Nacional de Apoio à Pesquisa.
2014
Primeira colocada no processo seletivo para Professor Substituto de Linguística da UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.
2014
Vice-diretora de Publicações do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos.
2013
Quinta colocada no processo seletivo para Professor Substituto de Linguística da UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
2012
Aprovada e classificada no processo seletivo para o Doutorado em Língua Portuguesa da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
2012
Primeira colocada no processo seletivo do CEDERJ e convocada para o cargo de Tutora de Redação (Penha), CEDERJ.
2012
Membro do Núcleo de Estudos Morfossemânticos do Português (NEMP), Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2011
Membro da Comissão Eleitoral do processo de eleição para Coordenador Geral, Vice Coordenador Geral, Coordenadores e Sub-Coordenadores de área do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
2010
Bolsista de Mestrado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
2010
Primeira colocada no processo seletivo para o Mestrado em Linguística da UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
2008
Aprovada no concurso do magistério municipal e convocada para o cargo de Professor I - Língua Portuguesa (23ª colocada da 3ª CRE), Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ.
2008
Aprovada no concurso do magistério estadual e convocada para o cargo de Professor I - Língua Portuguesa (37ª colocada da Metropolitana III), Governo do Estado do Rio de Janeiro - Secretaria de Estado de Educação.
2007
Bolsista CETREINA de Monitoria em Linguística III - Linguagem e Sociedade, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
2007
Aprovada no exame discursivo e na prova-aula para o cargo de Tutora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do pré-vestibular social do CEDERJ, Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ.
2006
Bolsista CETREINA do Programa de Estudos Galegos (PROEG), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BERNARDO, Sandra2016BERNARDO, Sandra ; VELOZO, N. . Expressões metafóricas cotidianas. Signo (UNISC. Online), v. 41, p. 45-53, 2016.

2.
VELOZO, N.2016VELOZO, N.. Usos do conector 'mas' em interação face a face: categoria radial de esquemas de força. Revista Philologus, v. 1, p. 156-174, 2016.

3.
VELOZO, Naira A.2015 VELOZO, Naira A.; BERNARDO, Sandra . Usos do 'mas' no gerenciamento da conversa: foco, pressuposição e contrafactualidade. Signo (UNISC. Online), v. 39, p. 89-100, 2015.

4.
BERNARDO, S.2015BERNARDO, S. ; VELOZO, N. ; SILVA, C.M. . Metáfora e mesclagem em expressões cotidianas. Investigações (Online), v. 28, p. 1-33, 2015.

5.
VELOZO, Naira A.2015 VELOZO, Naira A.; BERNARDO, S. . De mais a mas: categorização, heterossemia e polissemia. Veredas (UFJF. Online), v. 18, p. 69-81, 2015.

6.
BERNARDO, Sandra2012 BERNARDO, Sandra ; VELOZO, Naira A. . Mesclagem, metáfora e metonímia em cartum. Cadernos de Letras da UFF, v. 1, p. 101-122, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
VELOZO, N.. Pressuposição à luz da Teoria dos Espaços Mentais: aplicação de postulados à interação. In: Patricia Teles Alvaro; Lilian Ferrari. (Org.). Linguística Cognitiva: da linguagem aos bastidores da mente. 1ed.Campos dos Goytacazes: Brasil Multicultural, 2016, v. 1, p. 85-101.

2.
VELOZO, Naira A.; CIARELLI, B. . Adversidade e oposição na construção da argumentação: análise de uma interação face a face à luz da Linguística do Texto. In: Lúcia Helena Martins Gouvêa. (Org.). Argumentação: um estudo da macro e da microestrutura textual. 1ed.Rio de Janeiro: Letras/UFRJ, 2014, v. 1, p. 102-145.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VELOZO, Naira A.. Por que tantos porquês?. Cravo em Foco, Agência Cravo, p. 5 - 5, 13 mar. 2014.

2.
VELOZO, Naira A.. Quanto menos negativas mais clareza. Cravo em Foco, Agência Cravo, p. 5 - 5, 13 mar. 2014.

3.
VELOZO, Naira A.. Sintaxe: a tecnologia da mente. Cravo em Foco, Agência Cravo, p. 5 - 5, 07 fev. 2014.

4.
VELOZO, Naira A.. Coisas que não te falaram na escola. Cravo em Foco, Agência Cravo, p. 5 - 5, 07 jan. 2014.

5.
VELOZO, Naira A.. Pensam, logo existem. Cravo em Foco, Agência Cravo, p. 5 - 5, 10 dez. 2013.

6.
VELOZO, Naira A.. 'Isto fica feliz em ser útil'. Cravo em Foco, Agência Cravo, p. 5 - 5, 23 out. 2013.

7.
VELOZO, Naira A.. 'Onde', 'aonde' ou 'em que': uma pegadinha cognitiva. Cravo em Foco, Agência Cravo, p. 5 - 5, 21 jan. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VELOZO, Naira A.. Metáforas, protótipos e esquemas imagéticos: como a linguagem revela os caminhos da mente. In: XVII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2013, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, Volume XVII ? Livro dos Minicursos e Oficinas. Rio de Janeiro: Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos - CiFEFiL, 2013. v. XVII. p. 75-87.

2.
VELOZO, Naira A.. Discussão é guerra: usos do conector 'mas'. In: XIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2010, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF, 2010. v. XIV. p. 2600-2612.

3.
VELOZO, Naira A.. O artifício de extensão na metáfora da 'luta'. In: VI Jornadas de Estudos da Linguagem (VI JEL), 2010, Rio de Janeiro. Linguagem: Teoria, Análise e Aplicações (5). Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Letras - UERJ, 2010. v. 5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VELOZO, N.; CARVALHO, M. . Estratégias de disputa e sustentação de posição argumentativa na mediação familiar: uma análise semântico-cognitiva. In: I Simpósio de Linguística Forense (UERJ), 2017, Rio de Janeiro. Caderno de resumos do I Simpósio de Linguística Forense (UERJ). Rio de Janeiro: Cartolina Editora, 2017. v. 1. p. 18-18.

2.
BERNARDO, S. ; VELOZO, N. . Metáfora, metonímia e mesclagem em interações cotidianas. In: VI Congresso Internacional sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento, 2017, Salvador - BA. Caderno de Resumos do VI Congresso Internacional sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento. Salvador - BA: UFBA, 2017. v. 1. p. 13-13.

3.
BARBOSA, T. M. ; VELOZO, N. . Metáfora e mesclagem conceptual na página UERJ da Depressão. In: VI Congresso Internacional sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento, 2017, Salvador - BA. Caderno de resumos do VI Congresso Internacional sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento. Salvador - BA: UFBA, 2017. v. 1. p. 38-38.

4.
VELOZO, N.; NUNES, V. F. . Metáforas em uso: discurso interacional, literário, religioso e midiático. In: VI Congresso Internacional sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento, 2017, Salvador - BA. Caderno de resumos do VI Congresso Internacional sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento. Salvador - BA: UFBA, 2017. v. 1. p. 13-13.

5.
VELOZO, N.; BERNARDO, S. . Conceptualização da contrariedade em interação face a face: usos do mas(cláusula) como construtor de espaços epistêmicos e conversacionais. In: II Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição, 2016, Niterói/ São Paulo. Anais do II Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição (II LINCOG). São Paulo: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - USP, 2016. v. 1. p. 241-243.

6.
VELOZO, Naira A.. Análise semântico-cognitiva de mas+cláusula no gerenciamento da conversa. In: I Congresso Ibero-americano de Semântica Cognitiva, 2015, Salvador. Caderno de Resumos do I CISCOG, 2015. p. 48.

7.
VELOZO, N.. Categorização, Esquemas Imagéticos e Espaços Mentais: descrições da construção mas(cláusula). In: X Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa, 2015, Rio de Janeiro. Livro de resumos da X Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: CiFeFiL, 2015.

8.
VELOZO, Naira A.. Análise semântico-cognitiva dos usos do mas no gerenciamento discursivo. In: V Seminário do Núcleo de Estudos Morfossemânticos do Português - V NEMP, 2014, Rio de Janeiro. Caderno de resumos do V Seminário do NEMP. Rio de Janeiro: Letras/UFRJ, 2014. v. 1. p. 13-13.

9.
VELOZO, Naira A.. De advérbio a marcador discursivo: um estudo sociocognitivo do mas. In: VII Jornadas de Estudos da Linguagem (VII JEL), 2012, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do VII JEL, 2012.

10.
VELOZO, Naira A.. Conceitos e implicações metafóricas nos usos do mas. In: XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2011, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil), 2011. v. XV. p. 51-51.

11.
BERNARDO, S. ; VELOZO, Naira A. . Mesclagem conceptual em texto multimodal. In: XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2011, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil), 2011. v. XV. p. 93-94.

12.
VELOZO, Naira A.. Usos do mas: como as metáforas criam uma categoria radial. In: IV Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento, 2011, Porto Alegre. Caderno de Resumos - IV Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento, 2011. v. IV. p. 130-130.

13.
VELOZO, Naira A.. Metáfora e categoria radial: uma análise dos usos do mas. In: IV Seminário do Núcleo de Estudos Morfossemânticos do Português (NEMP), 2011, Rio de Janeiro. Caderno de resumos - IV Seminário (NEMP), 2011. v. IV. p. 15.

14.
VELOZO, Naira A.. Discussão é guerra: usos do conector "mas". In: XIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2010, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil), 2010. v. XIV. p. 64-65.

15.
VELOZO, Naira A.. O artifício de extensão na metáfora da 'luta'. In: VI Jornadas de Estudos da Linguagem (VI JEL), 2010, Rio de Janeiro. VI Jornadas de Estudos da Linguagem, 2010. v. VI.

16.
VELOZO, Naira A.; GAGO, P. C. . Aspectos interacionais na mediação familiar. In: XII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2008, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF - Livro de resumos do XII CNLF, 2008. v. XII.

17.
VELOZO, Naira A.; GAGO, P. C. . Trabalhos de face na mediação familiar. In: IV Jornadas de Estudos da Linguagem, 2008, Rio de Janeiro. IV Jornadas de Estudos da Linguagem, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
VELOZO, N.; CARVALHO, M. . Estratégias de disputa e sustentação de posição argumentativa na mediação familiar: uma análise semântico-cognitiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
BERNARDO, S. ; VELOZO, N. . Metáfora, metonímia e mesclagem em interações cotidianas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
BARBOSA, T. M. ; VELOZO, N. . Metáfora e mesclagem conceptual na página UERJ da Depressão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
VELOZO, N.; NUNES, V. F. . Metáforas em uso: discurso interacional, literário, religioso e midiático. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
VELOZO, N.; BERNARDO, S. . Conceptualização da contrariedade em interação face a face: usos do mas(cláusula) como construtor de espaços epistêmicos e conversacionais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
VELOZO, N.. Comunidade surda: questões identitárias, socioculturais e educacionais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VELOZO, N.. Leituras da crise do ensino superior público em editoriais e artigos de opinião. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
VELOZO, Naira A.. Análise semântico-cognitiva de mas+cláusula no gerenciamento da conversa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
VELOZO, Naira A.. Reflexões sobre sexismo em Língua Portuguesa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VELOZO, Naira A.. O papel do profissional de Letras no combate ao preconceito linguístico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
VELOZO, N.. Categorização, Esquemas Imagéticos e Espaços Mentais: descrições da construção mas(cláusula). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
VELOZO, Naira A.. Seminários internos de Teorias e Fundamentos: códigos e linguagens (Língua Portuguesa, Análise Textual e Linguística). 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
VELOZO, Naira A.. Análise semântico-cognitiva dos usos do mas no gerenciamento discursivo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
VELOZO, Naira A.. Vozes Femininas em periódicos do XIX: uma análise semântico-cognitiva do conector mas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
VELOZO, Naira A.. Adversidade e oposição na construção da argumentação: análise de uma interação face a face à luz da Linguística do Texto. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
VELOZO, Naira A.. De advérbio a marcador discursivo: um estudo sociocognitivo do mas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
BERNARDO, Sandra ; VELOZO, Naira A. . Mesclagem conceptual em texto multimodal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
VELOZO, Naira A.. Conceitos e implicações metafóricas nos usos do "mas". 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
VELOZO, Naira A.. Usos do mas: como as metáforas criam uma categoria radial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
VELOZO, Naira A.. Metáfora e categoria radial: uma análise dos usos do "mas" em interação espontânea. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
VELOZO, Naira A.. Discussão é guerra: usos do conector "mas". 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
VELOZO, Naira A.. O artifício de extensão na metáfora da "luta". 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
VELOZO, Naira A.. Trabalhos de face na mediação familiar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
VELOZO, Naira A.; GAGO, P. C. . Aspectos interacionais na mediação familiar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
VELOZO, Naira A.. Discussões atuais sobre língua e identidade galega. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
ARANTES, P. ; DEUSDARA, B. ; BRENNER, A. K. ; VELOZO, N. ; BAALBAKI, A. ; et al. . Unidade Saúde 'Acesso ao Sistema Único de Saúde'. Araruama: Cartolina, 2018 (Livro "Entre Nós: Português com Refugiados").

2.
VELOZO, Naira A.. Argumentação em A Mulher e Bello Sexo: esboço de descrição semântico-cognitiva dos usos do mas 2016 (Ensaio financiado pela Fundação Biblioteca Nacional/ Programa Nacional de Apoio à Pesquisa).

3.
BERNARDO, S. ; VELOZO, Naira A. ; MARTINS, Q. C. . Linguagem: Teoria, Análise e Aplicações (5). Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Letras - UERJ, 2010 (Organização da publicação em CD da V Jornadas de estudos da linguagem (V JEL)).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VELOZO, N.. Consultor pedagógico de Língua Portuguesa na avaliação das redações do ENEM 2012. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
VELOZO, N.. Parecerista ad hoc do capítulo de livro 'Por uma abordagem discursiva da linguagem: esboço de um estudo e de um entendimento' (Livro do PPLIN/UERJ). 2018.

2.
VELOZO, N.. Parecerista ad hoc da revista 'Palimpsesto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ'. 2018.

3.
VELOZO, N.. Parecerista ad hoc da revista 'Interagir: pensando a extensão (UERJ)'. 2017.

4.
VELOZO, N.. Parecerista ad hoc da revista MOARA (UFPA). 2017.

5.
VELOZO, N.. Parecerista ad hoc da revista 'Interagir: pensando a extensão (UERJ)'. 2017.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ARANTES, P. ; BRENNER, A. K. ; WINK, G. W. ; CAETANO, M. ; VELOZO, N. . Experiências Linguísticas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
VELOZO, N.; PINHEIRO, D. ; RODRIGUES, E. ; PIRES, J. A. . Subjetividade e interação na construção de modelos mentais dos usos linguísticos. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
VELOZO, N.; BERNARDO, S. ; SALIÉS, T. . Linguística Cognitiva. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
FERRARI, L. ; ALVARO, P. T. ; VELOZO, N. . Mesa de lançamento do livro 'Linguística Cognitiva: pensamento, linguagem e cultura'. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
VELOZO, N.; CAVALCANTI, F. C. ; FERREIRA, A. P. ; SOUZA, N. B. ; FREITAS, P. O. . Da palavra ao discurso: tópicos em semântica cognitiva. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
BAALBAKI, A. C. F. ; VELOZO, N. ; PERSE, E. . Ensino de Libras em Foco. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
VELOZO, N.; FORTUNATO, I. ; SILVA, J. C. T. . Descrições do Português sob a ótica da Linguística Cognitiva. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

8.
BERNARDO, Sandra ; VELOZO, N. . Metáfora e Mesclagem Conceptual. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
DEUSDARA, B.; VELOZO, N.; SAMPAIO, F.. Participação em banca de Raimundo Nonato Silva Damasceno Júnior. "É golpe: uma análise dos enunciados performativos do julgamento do impeachment de Dilma Rousseff no Senado Federal". 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
ARANTES, P.; VELOZO, N.; DAHER, M. C. F. G.. Participação em banca de Cristiane da Silva Pinto. "Políticas linguísticas e ensino de espanhol: análise discursiva de materiais didáticos". 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
BERNARDO, Sandra; FERRARI, L.; VELOZO, N.. Participação em banca de Patrícia Oliveira de Freitas. Mesclagem conceptual na construção de sentido em piadas com nomes de órgãos sexuais. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
BERNARDO, Sandra; ALMEIDA, M. L. L.; VELOZO, N.. Participação em banca de Tharlles Lopes Gervasio. Construções "#SóQueNão", "#SóQueSim", "#SóQueNunca" à luz da Linguística Cognitiva. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
FERRARI, L.; Scamparini, J; BERNARDO, S.; VELOZO, N.; FONTES, V. F. M.. Participação em banca de Helen de Andrade Abreu. We, you, they: estratégias cognitivas no uso de pronomes pessoais em inglês. 2018. Tese (Doutorado em Faculdade de Letras da UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
BERNARDO, S.; BAALBAKI, A. C. F.; VELOZO, N.; SANTOS, D. V.; ALMEIDA, M. L. L.. Participação em banca de Valéria Fernandes Nunes. Corporificação e Iconicidade cognitiva: um estudo sobre verbos em Língua de Sinais. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Linguística (UERJ)) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
BERNARDO, S.; VELOZO, N.; PINHEIRO, D.. Participação em banca de Tharlles Lopes Gervasio. "A construção correlata aditiva: uma proposta de análise sob a ótica da Linguística Cognitiva". 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
ALMEIDA, M. L. L.; VELOZO, N.; Scamparini, J. Participação em banca de Laís Moreira Nogueira. Sobre o amor: Variação metafórica de expressões de sentimento em português brasileiro e português europeu. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
DEUSDARA, B.; SAMPAIO, F.; VELOZO, N.. Participação em banca de Raimundo Damasceno Junior. É GOLPE: Uma análise dos enunciados performativos do julgamento do impeachment de Dilma Roussef no Senado Federal. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Letras UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
Cardoso, J.S.; VELOZO, N.. Participação em banca de Flávia Elisa Cardoso de Souza. O tratamento dos erros orais em aulas de inglês como língua estrangeira: identificação de seu uso e análise da sua eficácia. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do RJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VELOZO, Naira A.; SANTOS, A. C. M.. Participação em banca de Samantha Nonato dos Santos Berce.Representatividade feminina na cultura de massa e a nova heroína da literatura pós-moderna. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

2.
BIANCHIN, S.; VELOZO, Naira A.. Participação em banca de Tadeu Palrinhas Hochsprung.A influência da imprensa no carnaval carioca. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

3.
BIANCHIN, S.; VELOZO, Naira A.. Participação em banca de Jonathan Alves da Silva Ferreira.Comunicação e música: um olhar sobre a trajetória da banda Ramones. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.

4.
BIANCHIN, S.; VELOZO, Naira A.. Participação em banca de Flavia de Souza Andrade.Os meios de comunicação na consolidação do carnaval carioca. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Faculdades Integradas Hélio Alonso.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VELOZO, N.. Membro da banca de correção da prova de Redação do Vestibular UERJ 2018. 2017. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
VELOZO, N.. Membro da banca de correção da prova de Língua Portuguesa Instrumental com Redação do Vestibular UERJ 2017. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
VELOZO, N.. Exame Nacional do Ensino Médio 2016. 2015. CESPE/UnB.

4.
VELOZO, N.. Membro da Banca de Correção da Prova de Língua Portuguesa Instrumental com Redação do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2016. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
VELOZO, Naira A.. Membro da Banca de Correção da Prova de Língua Portuguesa Instrumental com Redação do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2013. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
VELOZO, Naira A.. Membro da Banca de Correção da Prova de Língua Portuguesa Instrumental com Redação do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2012. 2012. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
VELOZO, Naira A.. Exame Nacional do Ensino Médio 2012. 2012. CESPE/UnB.

8.
VELOZO, Naira A.. Membro da Banca de Correção da Prova de Língua Portuguesa Instrumental com Redação do Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2011. 2011. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
SOTO, M.; VELOZO, N.; MARCEL, P.. Banca de seleção de monitor para a disciplina "Linguística I - Fundamentos Teóricos". 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
VELOZO, N.. Membro da banca de correção da prova de redação do ENCCEJA 2018. 2018. Fundação Cesgranrio.

3.
VELOZO, N.; MARCEL, P.; FORSTER, R.. Banca de seleção de monitor para a disciplina "Linguística III - Linguagem e Sociedade". 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
MARCEL, P.; FORSTER, R.; VELOZO, N.. Banca de seleção de monitor para a disciplina "Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira". 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
PERSE, E.; BAALBAKI, A. C. F.; VELOZO, N.. Banca de seleção de monitor para a disciplina "Libras". 2018. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

6.
VELOZO, N.. 27ª UERJ Sem Muros. 2017. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
VELOZO, N.. 16ª Semana de Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2017. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

8.
DEUSDARA, B.; MARCEL, P.; GAGO, P. C.; VELOZO, N.. Membro do Comitê Científico do I Simpósio de Linguística Forense da UERJ. 2017. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

9.
VELOZO, N.; MARCEL, P.; FORSTER, R.; SOTO, M.. Banca de seleção de monitores para as disciplinas Linguística I, Linguística III e Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira. 2016. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

10.
VELOZO, N.. Comissão Científica do II Congresso Internacional de Linguística e Filologia e XX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. 2016. Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Lingüísticos.

11.
VELOZO, Naira A.; MARCEL, P.; CAVALCANTI, F. C.. Membro da Banca Avaliadora de Linguística da Prova de Transferência Externa para o curso de Letras. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

12.
VELOZO, Naira A.. Membro da Banca Avaliadora de Linguística da Prova de Transferência Externa para o curso de Letras. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Seminário Interinstitucional UERJ/ Kobenhavns Universitet - Língua, Poder e Interculturalidade.Experiências Linguísticas. 2018. (Seminário).

2.
IX Jornadas de Estudos da Linguagem - IX JEL.Multimodalidade na Web sob uma ótica cognitivista. 2018. (Outra).

3.
Workshop Blended Classic Joint Attention & Multimodal Deixis. 2017. (Outra).

4.
Workshop Recurrent gestures in multimodal communication. 2017. (Outra).

5.
Workshop Viewpoint and multimodality in conditionals. 2017. (Outra).

6.
Ciclo de palestras: retratos de questões de linguagem na mídia e cultura popular.Leituras da crise do ensino superior público em editoriais e artigos de opinião. 2016. (Outra).

7.
III Saletras: Eixos profissionais da graduação em Letras.Comunidade surda: questões identitárias, socioculturais e educacionais. 2016. (Outra).

8.
II Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição.Conceptualização da contrariedade em interação face a face: usos do mas(cláusula) como construtor de espaços epistêmicos e conversacionais. 2016. (Simpósio).

9.
VIII Seminário Internacional do Grupo de Estudos Discurso & Gramática. 2016. (Seminário).

10.
I Congresso Ibero-americano de Semântica Cognitiva. Análise semântico-cognitiva de mas+cláusula no gerenciamento da conversa. 2015. (Congresso).

11.
II Semana Acadêmica de Letras - Saberes e silenciamentos: Língua e Literatura em (des)construção.O papel do profissional de Letras no combate ao preconceito linguístico. 2015. (Outra).

12.
Invisibilidade e currículo: mulheres de Letras debatem.Reflexões sobre sexismo em Língua Portuguesa. 2015. (Outra).

13.
X Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa.Categorização, Esquemas Imagéticos e Espaços Mentais: descrições da construção mas(cláusula). 2015. (Outra).

14.
V Seminário do Núcleo de Estudos Morfossemânticos do Português - V NEMP.Análise semântico-cognitiva dos usos do mas no gerenciamento discursivo. 2014. (Seminário).

15.
XVII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Adversidade e oposição na construção da argumentação: análise de uma interação face a face à luz da Linguística do Texto. 2013. (Congresso).

16.
VII Jornadas de Estudos da Linguagem (VII JEL).De advérbio a marcador discursivo: um estudo sociocognitivo do mas. 2012. (Outra).

17.
IV Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento. Usos do mas: como as metáforas criam uma categoria radial. 2011. (Congresso).

18.
IV Seminário do Núcleo de Estudos Morfossemânticos do Português (NEMP).Metáfora e categoria radial: uma análise dos usos do "mas" em interação espontânea. 2011. (Seminário).

19.
XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Mesclagem conceptual em texto multimodal. 2011. (Congresso).

20.
XV Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Conceitos e implicações metafóricas nos usos do mas. 2011. (Congresso).

21.
III Seminário do Núcleo de Estudos Morfossemânticos do Português (NEMP). 2010. (Seminário).

22.
Mini-curso "Introdução à Linguística Cognitiva" do III NEMP. 2010. (Outra).

23.
VI Jornadas de Estudos da Linguagem (VI JEL).O artifício de extensão na metáfora da "luta". 2010. (Outra).

24.
VI Seminário Integrado de Pesquisa em Língua Portuguesa - Convergências e Divergências. 2010. (Seminário).

25.
XIV Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Discussão é guerra: usos do conector "mas". 2010. (Congresso).

26.
IV Jornadas de Estudos da Linguagem (IV JEL).Trabalhos de face na mediação familiar. 2008. (Outra).

27.
Mini-curso ?Pontuação? do XII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. 2008. (Outra).

28.
XII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Aspectos interacionais na mediação familiar. 2008. (Congresso).

29.
II Simpósio de Cultura Galega.Discussões atuais sobre língua e identidade galega. 2007. (Simpósio).

30.
III Jornadas de Estudos da Linguagem (III-JEL). 2006. (Outra).

31.
Simpósio de Cultura Galega. 2006. (Simpósio).

32.
VI Settimana della Lingua Italiana nel mondo. 2006. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VELOZO, N.; BERNARDO, S. ; ALVARO, P. T. ; FERREIRA, R. G. . Seminário "Linguística Cognitiva: pensamento, linguagem e cultura". 2018. (Outro).

2.
VELOZO, N.. II Congresso Internacional de Linguística e Filologia e XX Congresso Nacional de Linguística e Filologia. 2016. (Congresso).

3.
VELOZO, N.. X Jornada Nacional de Linguística e Filologia da Língua Portuguesa (X JNLFLP). 2015. (Outro).

4.
VELOZO, Naira A.. XII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. 2008. (Congresso).

5.
VELOZO, Naira A.. IV Jornadas de Estudos da Linguagem (IV JEL). 2008. (Outro).

6.
VELOZO, Naira A.. Simpósio de Cultura Galega. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Orientações de outra natureza
1.
Alexsandra da Silva Macário. Monitoria de Linguística III - Linguagem e Sociedade. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. CETREINA. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Marllon Carvalho. Linguística III - Linguagem e Sociedade. 2016. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, CETREINA. Orientador: Naira de Almeida Velozo.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
VELOZO, N.. Categorização, Esquemas Imagéticos e Espaços Mentais: descrições da construção mas(cláusula). 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
VELOZO, N.; BERNARDO, S. . Conceptualização da contrariedade em interação face a face: usos do mas(cláusula) como construtor de espaços epistêmicos e conversacionais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
VELOZO, N.. Leituras da crise do ensino superior público em editoriais e artigos de opinião. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VELOZO, N.; CAVALCANTI, F. C. ; FERREIRA, A. P. ; SOUZA, N. B. ; FREITAS, P. O. . Da palavra ao discurso: tópicos em semântica cognitiva. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
BAALBAKI, A. C. F. ; VELOZO, N. ; PERSE, E. . Ensino de Libras em Foco. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
ARANTES, P. ; BRENNER, A. K. ; WINK, G. W. ; CAETANO, M. ; VELOZO, N. . Experiências Linguísticas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
VELOZO, N.; PINHEIRO, D. ; RODRIGUES, E. ; PIRES, J. A. . Subjetividade e interação na construção de modelos mentais dos usos linguísticos. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
VELOZO, N.; FORTUNATO, I. ; SILVA, J. C. T. . Descrições do Português sob a ótica da Linguística Cognitiva. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
FERRARI, L. ; ALVARO, P. T. ; VELOZO, N. . Mesa de lançamento do livro 'Linguística Cognitiva: pensamento, linguagem e cultura'. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).



Outras informações relevantes


Aulas ministradas na graduação:
1- Como Professora Substituta do Departamento de Estudos da Linguagem do Instituto de Letras da UERJ, ministrou as seguintes disciplinas: Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira, Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna e Linguística III - Linguagem e Sociedade;
2- Como mestranda em Linguística, na disciplina obrigatória ?Linguística IV ? Língua e Cognição? da graduação em Letras da UERJ. Principais assuntos abordados em aula: introdução à Linguística Cognitiva, relação língua e cognição e Aquisição de de Linguagem;
3- Como mestranda em Linguística, na disciplina obrigatória ?Análise e Produção de Texto? da graduação em Comunicação Social da PUC-RJ. Principais assuntos abordados em aula: produção de resumo e resenha, eficácia e falácias da comunicação e argumentação.
4- Como monitora do Departamento de Estudos da Linguagem, na disciplina obrigatória ?Linguística III - Linguagem e Sociedade? da graduação em Letras da UERJ. Principais assuntos abordados em aula: relação linguagem e sociedade, Análise da Conversa e Análise do Discurso Ideológica de linha francesa;
5- Como monitora do Departamento de Estudos da Linguagem, na disciplina obrigatória ?Linguística IV ? Língua e Cognição? da graduação em Letras da UERJ. Principais assuntos abordados em aula: relação língua e cognição e Aquisição de Linguagem;
6- Como monitora do Departamento de Estudos da Linguagem, na disciplina eletiva ?Sociolinguística Interacional? da graduação em Letras da UERJ. Principais assuntos abordados em aula: enquadres interativos e esquemas de conhecimento em interação, elaboração da face, estratégias de polidez e Análise da Conversa.



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