Andrea Galvão de Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9137380129648847
  • Última atualização do currículo em 10/06/2018


Andrea Galvão de Carvalho é doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É especialista em Tradução (Português-Espanhol) pela Universidade Gama Filho e em Educação a Distância pelo Senac-RJ. Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá (1998) e licenciatura em Letras Português - Espanhol pela Universidade Veiga de Almeida (2007). Atualmente é professora de espanhol do Instituto de Idiomas Yazigi (RJ) e da Escola Porto Seguro. Atuou como professora substituta do curso de Português/Espanhol da Universidade do Estado do Rio de Janeiro de 2010 a 2014 e na Universidade Estácio de Sá na área de Turismo e Hospedagem. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira, ensino de línguas estrangeiras e novas tecnologias, análise de discurso, discurso e imagem e análise do não verbal. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andrea Galvão de Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, Andrea Galvão


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Lingüística.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Discurso em manifestações: Argentina, Brasil e Espanha, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Tania Conceição Clemente de Souza.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2010
Mestrado em Pós Graduação em Letras - Linguística.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A Leitura Virtual em Língua Espanhola: a intervenção dos elementos linguísticos presentes em blogs de professores,Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Cristina de Souza Vergnano-Junger.
2008 - 2009
Especialização em Educação a Distância. (Carga Horária: 360h).
Senac Rio, SENAC RIO, Brasil.
Título: A capacitação de alunos universitários em Língua Espanhola: um curso na modalidade a distância.
Orientador: Elisa Reis.
2005 - 2006
Especialização em Tradução de Espanhol. (Carga Horária: 360h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: Traduzindo o humor: uma análise das tirinhas em quadrinhos.
Orientador: Suely Almeida.
2005 - 2007
Graduação em Letras Português - Espanhol.
Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Título: A compreensão leitora no contexto do vestibular: análise de algumas premissas.
Orientador: Norma B. Torres.
1994 - 1998
Graduação em Jornalismo.
Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Título: Imprensa Feminina: o mundo jornalístico da mulher.
Orientador: João de Deus Correia.




Formação Complementar


2012 - 2012
Curso de actualización de profesores de español. (Carga horária: 30h).
Centro Alpha, CA, Argentina.
2012 - 2012
Curso de Español (Lengua y Cultura). (Carga horária: 45h).
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
2011 - 2011
Temas de Gramática Pedagógica. (Carga horária: 100h).
Universidad Antonio de Nebrija, Nebrija, Espanha.
2010 - 2010
Curso de enseñanza para profesores de español. (Carga horária: 40h).
Centro Alpha, CA, Argentina.
2009 - 2009
Curso de Traducción. (Carga horária: 30h).
Instituto Cervantes, IC, Brasil.
2006 - 2006
Gramática Avanzada (Español). (Carga horária: 40h).
Instituto Cervantes, IC, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Formação de Professores de Espanhol. (Carga horária: 40h).
Escola CCAA, CCAA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Professora Substituta, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol


Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professora Auxiliar I, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar I


Escola Porto Seguro, EPS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2012
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6


Curso CCAA, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2016
Vínculo: Professora de Espanhol, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4


Instituto de Idiomas Yazigi (RJ), YAZIGI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Professora de Espanhol, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4


Instituto de Idiomas ALL, ALL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2011
Vínculo: Professora de Espanhol, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6


SENAC/RJ, SENAC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Professora de Espanhol, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3


Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora de Língua Espanhola


Companhia de Limpeza Urbana, COMLURB, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Comunicação Social - Jornalismo



Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, Andrea Galvão. El texto verbal y no verbal: una propuesta didáctica para la enseñanza de ELE. In: 2º Congresso Internacional de Professores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR - CIPLOM, 2013, Buenos Aires. 2º Congresso Internacional de Professores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR - CIPLOM, 2013.

2.
CARVALHO, Andrea Galvão. Leitura, twitter e o ensino de espanhol como língua estrangeira: uma discussão teórica e prática. In: 2º Congresso Internacional de Professores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR - CIPLOM, 2013, Buenos Aires. 2º Congresso Internacional de Professores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR - CIPLOM, 2013.

3.
CARVALHO, Andrea Galvão. O hipertexto no material didático impresso de E/LE: uma proposta didática. In: Seminário APEERJ de Experiências Didáticas, 2013, Rio de Janeiro. Experiências Didáticas: o ensino de espanhol no Brasil, 2013.

4.
VERGNANO-JUNGER, Cristina de S. ; CARVALHO, Andrea Galvão ; OLIVEIRA, Rita de Cassia Rodrigues . Preparação de material para o ensino de ELE com o apoio da internet. In: Seminário APEERJ de Experiências Didáticas, 2013, Rio de Janeiro. Experiências Didáticas: o ensino de espanhol no Brasil, 2013.

5.
CARVALHO, Andrea Galvão. Os blogs no ensino-aprendizagem de E/LE. In: XIV Congresso Brasileiro de Professores, 2013, Niterói. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol - Língua e Ensino, 2013. v. 1.

6.
CARVALHO, Andrea Galvão. O cultural no processo tradutório da legenda. In: IX Congresso Jornadas Andinas de Literatura Latino Americana, 2010, Niterói. América Latina, Integração e Interlocução, 2010.

7.
CARVALHO, Andrea Galvão. Os blogs como espaço de ensino-aprendizagem para alunos e professores de língua estrangeira. In: Fórum de Metodologias do Ensino de Línguas e Literaturas, 2010, Rio de Janeiro. ANAIS - II FÓRUM DE METODOLOGIAS DO ENSINO DE LÍNGUAS E LITERATURAS. Rio de Janeiro: CCAA editora, 2010.

8.
CARVALHO, Andrea Galvão. Trabajando con Gabriela Mistral en la clase de E/LE. In: SImpósio Internacional de Literatura "Gabriela Mistral y su época", 2008, Rio de Janeiro. Simposio Internacional de Literatura "Gabriela Mistral y su época", 2008.

9.
CARVALHO, Andrea Galvão. Los géneros de discurso: el componente cultural en las clases de E/LE. In: V Simposio Internacional de Didáctica del Español como Lengua Extranjera, 2008, Rio de Janeiro. V Simposio Internacional de Didáctica "José Carlos Lisboa", 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, Andrea Galvão. A voz das manifestações: o discurso nos protestos na Argentina, no Brasil e na Espanha. In: SEPLA, 2017, Rio de Janeiro. Seminário de Pesquisas Linguísticas em Andamento 2017. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017. p. 9-153.

2.
CARVALHO, Andrea Galvão. VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. In: VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2014, Rio de Janeiro. Livro de resumos do VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas, 2014.

3.
CARVALHO, Andrea Galvão. O conhecimento de mundo e o não verbal na leitura de charges nas aulas de língua estrangeira. In: VII Jornadas de Estudos da Linguagem, 2014, Rio de Janeiro. Livro de resumos, 2014.

4.
CARVALHO, Andrea Galvão. A identidade do professor de espanhol como língua estrangeira através do olhar do discente. In: VII Jornadas de Estudos da Linguagem, 2012, Rio de Janeiro. VII JEL ? JORNADAS DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, Andrea Galvão. A leitura e seleção de imagens na internet no processo de ensino-aprendizagem de espanhol. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CARVALHO, Andrea Galvão. Discutindo a leitura do não verbal no ensino de espanhol: um olhar sobre os documentos e as provas oficiais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CARVALHO, Andrea Galvão. El método de la enseñanza de lenguas y la formación de profesores de español. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
CARVALHO, Andrea Galvão. O conhecimento de mundo e o não verbal na leitura de charges nas aulas de língua estrangeira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CARVALHO, Andrea Galvão. O livro didático de ELE no contexto das novas tecnologias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CARVALHO, Andrea Galvão. Folhetos Turísticos: uma discussão sobre tradução e versão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CARVALHO, Andrea Galvão. O papel do professor na construção de uma leitura compreensiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CARVALHO, Andrea Galvão. Leitura, twitter e o ensino de espanhol como língua estrangeira: uma discussão teórica e prática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CARVALHO, Andrea Galvão. El texto verbal y no verbal: una propuesta didáctica para la enseñanza de ELE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
CARVALHO, Andrea Galvão. Blog: um espaço de aperfeiçoamento para o docente de LE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
CARVALHO, Andrea Galvão. A identidade do professor de espanhol como língua estrangeira através do olhar do discente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CARVALHO, Andrea Galvão. Os blogs no ensino-aprendizagem de E/LE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
CARVALHO, Andrea Galvão. O cultural no processo tradutório. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
CARVALHO, Andrea Galvão. Blog: uma releitura dos diários pessoais como espaço de intercâmbio entre docentes. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CARVALHO, Andrea Galvão. O hipertexto no material didático impresso de E/LE: uma proposta didática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
CARVALHO, Andrea Galvão. Os blogs como espaço de ensino-aprendizagem para alunos e professores de língua estrangeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
CARVALHO, Andrea Galvão. Trabajando con Gabriela Mistral en la clase de E/LE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
CARVALHO, Andrea Galvão. Los géneros de discurso: el componente cultural en las clases de E/LE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARVALHO, Andrea Galvão. El blog como herramienta de enseñanza y perfeccionamiento de alumnos y profesores de E/LE. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CARVALHO, Andrea Galvão. El blog como herramienta de enseñanza y perfecccionamiento de alumnos y profesores de E/LE. 2011. .

3.
CARVALHO, Andrea Galvão; VERGNANO-JUNGER, Cristina de S. ; OLIVEIRA, Rita de Cassia Rodrigues . Preparação de material para o ensino de ELE com o apoio da Internet. 2010. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FERREIRA, A. M. C.; CARVALHO, Andrea Galvão; PANARO, F. B.. Participação em banca de Jaqueline do Carmo Neves da Silva/Larissa Aprigio de Araújo. Produção de atividades para leitura em E/LE e as histórias em quadrinhos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Espanhola Instrumental para Leitura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
CARVALHO, Andrea Galvão; BARRETO, T. A.; CAMPOS, R. S.. Participação em banca de Rodrigo dos Santos Benedito; Sara Alves da Silva. A questão do ethos em livros didáticos de E/LE aprovados pelo PNLD 2014: uma análise discursiva. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Espanhola Instrumental para Leitura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
VERGNANO-JUNGER, Cristina de S.; CARVALHO, Andrea Galvão; DONATO, A.. Participação em banca de Bruna Renova Varela Leite; Kisye Cristina Silva de Paula. Relação entre gênero textual e proficiência leitora em meio digital. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Espanhola Instrumental para Leitura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
VERGNANO-JUNGER, Cristina de S.; CARVALHO, Andrea Galvão; OLIVEIRA, Rita de Cassia Rodrigues. Participação em banca de Priscila Cristina dos Santos Rangel e Raquel Freitas de Lima. Discussão sobre gêneros e processo leitor em redes socias. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Língua Espanhola Instrumental para Leitura) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CARVALHO, Andrea Galvão. Estágio Supervisionado II. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
CARVALHO, Andrea Galvão; FERREIRA, A. M. C.. Seleção de bolsistas. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
CARVALHO, Andrea Galvão. Elaboração e correção prova instrumental Stricto Sensu. 2014. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

4.
CARVALHO, Andrea Galvão. Elaboração, aplicação e correção prova instrumental Stricto Sensu. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

5.
CARVALHO, Andrea Galvão. Elaboração, aplicação e correção prova instrumental Stricto Sensu. 2012. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Literatura e Leitura (I SEIPELL).O universo imagético como material de leitura: construindo relações de saber pela leitura além das palavras. 2018. (Seminário).

2.
IV Eneall.Leitura de imagens: desenhando um material didático. 2017. (Encontro).

3.
SEPLA.A voz das manifestações: o discurso nos protestos na Argentina, no Brasil e na Espanha. 2017. (Seminário).

4.
3º Ciplom. A leitura e seleção de imagens na internet no processo de ensino-aprendizagem de espanhol. 2016. (Congresso).

5.
III Eneall.A leitura do não verbal em textos icônico-verbais. 2016. (Encontro).

6.
16º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. El método de la enseñanza de lenguas y la formación de profesores de español. 2015. (Congresso).

7.
II Seminário de Experiências Didácticas da APEERJ.Discutindo a leitura do não verbal no ensino de espanhol: um olhar sobre os documentos e as provas oficiais. 2015. (Seminário).

8.
II Encontro de Tradução de Espanhol.Folhetos Turísticos: uma discussão sobre tradução e versão. 2014. (Encontro).

9.
VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas. O livro didático de ELE no contexto das novas tecnologias. 2014. (Congresso).

10.
VIII Jornadas de Estudos da Lingugem.O conhecimento de mundo e o não verbal na leitura de charges nas aulas de língua estrangeira. 2014. (Outra).

11.
2º Congresso Internacional de Professores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR. Leitura, twitter e o ensino de espanhol como língua estrangeira: uma discussão teórica e prática. 2013. (Congresso).

12.
2º Congresso Internacional de Professores de Lenguas Oficiales del MERCOSUR. El texto verbal y no verbal: una propuesta didáctica para la enseñanza de ELE. 2013. (Congresso).

13.
Semana Acadêmica de Letras - Saletras. O papel do professor na construção de uma leitura compreensiva. 2013. (Congresso).

14.
I Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Língua Estrangeira: desafios de aprendizagem e do ensino.Blo: um espaço de aperfeiçoamento para o docente de LE. 2012. (Outra).

15.
VII JEL - Jornadas de Estudos da Linguagem.A identidade do professor de espanhol como língua estrangeira através do olhar do discente. 2012. (Outra).

16.
XIV Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. Os blogs no ensino-aprendizagem de E/LE. 2011. (Congresso).

17.
IX Congresso Jornadas Andinas de Literatura Latino Americana. O cultural no processo tradutório da legendagem. 2010. (Congresso).

18.
Seminário APEERJ de Experiências Didáticas.O hipertexto no material didático impresso de E/LE. 2010. (Seminário).

19.
X Seminário Salínguas.Blog: uma releitura dos diários pessoais como espaço de intercâmbio entre docente. 2010. (Seminário).

20.
Cómo trabajar la literatura en las clases de E/LE?. 2008. (Oficina).

21.
Lengua y Cultura. 2008. (Encontro).

22.
Simposio Internacional de Literatura "Gabriela Mistral y su época".Trabajando con Gabriela Mistral en la clase de E/LE. 2008. (Simpósio).

23.
V Simposio Internacional de Didáctica del Español como Lengua Extranjera.Los géneros de discurso: el componente cultural en las clases de E/LE. 2008. (Simpósio).

24.
IV Simposio Internacional de Didáctica del Español como Lengua Extranjera. 2007. (Simpósio).

25.
Simposio Internacional Cuarenta Años de Cien Años de Soledad. 2007. (Simpósio).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, Andrea Galvão. O papel do professor na construção de uma leitura compreensiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
CARVALHO, Andrea Galvão; VERGNANO-JUNGER, Cristina de S. ; OLIVEIRA, Rita de Cassia Rodrigues . Preparação de material para o ensino de ELE com o apoio da Internet. 2010. .

2.
CARVALHO, Andrea Galvão. El blog como herramienta de enseñanza y perfecccionamiento de alumnos y profesores de E/LE. 2011. .



Outras informações relevantes


Aprovação no Concurso Magistério Estadual do Rio de Janeiro - Concurso 2008 (nºE - 01/62760/2008).

Aprovação no Concurso Público para Professor I - Espanhol do Município do Rio de Janeiro / 2012.

Aprovação no Concurso para professora Substituta UERJ - 2013 
(http://www.jusbrasil.com.br/diarios/51932368/doerj-poder-executivo-13-03-2013-pg-65)

Aprovação no Concurso para professora Substituta UERJ - jan/2014
 
Aprovação no Concurso Público PARA PROVIMENTO DE CARGO DE PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E
TECNOLÓGICO - Colégio Pedro II - dez/2015



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 17:37:49