Gilberto Nerino de Souza Junior

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  • Última atualização do currículo em 14/12/2018


Bacharel em Sistema de Informação formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Ciência da Computação, Linha de Pesquisa - Sistemas Inteligentes pela UFPA. Doutor em Engenharia Elétrica na área de Computação Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação de Engenharia Elétrica da UFPA, Linha de Pesquisa - Inteligência Computacional. Já lecionou disciplinas referentes ao curso de Licenciatura em Computação pela Universidade Federal Rural da Amazônia através do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Também atua como membro no laboratório LINC (Laboratorio de Inteligência Computacional e Pesquisa Operacional) e do laboratório LAAI (Laboratory of Applied Artificial Intelligence) onde pesquisa, coordena e desenvolve técnicas de aprendizado de máquina, computação bio-inspirada, inteligência artificial, interação humano computador, tecnologia assistivas, jogos digitais e análise experimental do comportamento. Atualmente também exerce a função de colaborador da instituição SOLVED - Soluções em Geoinformação - desenvolvendo aplicações com ênfase em geoprocessamento e sensoriamento remoto. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gilberto Nerino de Souza Junior
Nome em citações bibliográficas
NERINO GILBERTO, S. JR.;SOUZA JUNIOR, G. N;DE SOUZA, GILBERTO NERINO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Pará, LINC - Laboratório de Inteligência Computacional e Pesquisa Operacional.
UFPA
Guamá
66065000 - Belém, PA - Brasil
Telefone: (91) 982555350
URL da Homepage: http://linc.ufpa.br/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2018
Doutorado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Geração de tarefas de ensino adaptadas através de algoritmos bio-inspirados para crianças em fase inicial da alfabetização, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Ádamo Lima de Santana.
Coorientador: Dionne Cavalcante Monteiro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Geração de tarefas; Procedimento Matching-to-Sample; Dificuldade adaptada; Algoritmos bio-inspirados; Softwares de aprendizado; Ensino da leitura.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Experimental / Especialidade: Processos de Aprendizagem, Memória e Motivação.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Algoritmo Bio-inspirados.
Setores de atividade: Educação.
2011 - 2013
Mestrado em Ciência da Computação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Análise comportamental utilizando aprendizado de máquina para auxiliar o ensino da leitura e escrita aplicado em um jogo digital,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Dionne Cavalcante Monteiro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Jogos Digitais.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Engenharia de Software.
Setores de atividade: Educação; Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
2006 - 2010
Graduação em Sistema de Informação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Projeto de Software para aprendizagem utilizando discriminação simples simultânea.
Orientador: Dionne Monteiro.




Formação Complementar


2018 - 2018
Earth Engine - Fundamentos e Aplicações. (Carga horária: 40h).
Solved - Soluções em geoinformação, SOLVED, Brasil.
2011 - 2011
Introduction to Artificial Intelligence. (Carga horária: 60h).
Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
2011 - 2011
Machine Learning. (Carga horária: 90h).
Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
2010 - 2010
Área de TI - 1 Etapa. (Carga horária: 100h).
Rede de ensino Luiz Flávio Gomes, LFG, Brasil.
2009 - 2009
Students to Business. (Carga horária: 80h).
Microsoft Corporation, MC*, Estados Unidos.
2004 - 2004
Segurança pessoal e responsabilidade pessoal. (Carga horária: 80h).
Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, CIABA, Brasil.
2004 - 2004
Curso de Formação de Aquaviários. (Carga horária: 80h).
Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, CIABA, Brasil.


Atuação Profissional



Solved - Soluções em geoinformação, SOLVED, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas - programador pleno, Carga horária: 40

Atividades

02/2018 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Solved - Soluções em geoinformação, Solved - Soluções em geoinformação.

Atividade realizada
Desenvolvimento de técnicas de aprendizado de máquina.

Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Foi ministrado a disciplina chamada Acessibilidade Digital pelo regime de PARFOR no polo da cidade de Muaná-PA.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Foi ministrado a disciplina chamada Interação Humano Computador pelo regime de PARFOR no polo da cidade de Benevides - PA.

Atividades

01/2018 - 01/2018
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Acessibilidade Digital
05/2016 - 06/2016
Ensino, Licenciatura em Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Interação Humano Computador

Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: WebDesigner, Carga horária: 20

Atividades

10/2013 - 10/2018
Pesquisa e desenvolvimento , LINC - Laboratório de Inteligência Computacional e Pesquisa Operacional, .

03/2011 - 10/2018
Pesquisa e desenvolvimento , LAAI, .

Linhas de pesquisa
Sistemas Inteligentes

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Bolsista de Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista da Capes, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.


Prefeitura Municipal de Belém, PMB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.


TecNews, TECNEWS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: WebDevoloper, Carga horária: 30


Policia Militar da Pará (PA), PM-PA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Tecnico em Micro e Redes de Computadores, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Interface Humano-Computador
2.
Jogos Digitais
3.
Sistemas e-learning
4.
Inteligência Computacional
5.
Computação Cognitiva
6.
Sistemas Inteligentes


Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Jogos computacionais para o processo de ensino -aprendizagem de crianças com deficiência intelectual
Descrição: A deficiência intelectual apresenta diversos aspectos relevantes a área educacional. Diversos métodos utilizados para a educação de crianças tem sido adaptados para serem utilizad Como exemplo cita se jogos de alfabetização da língua portuguesa e matemática. Porém, estes jogos não sofrem nenhuma alteração na sua composição para serem utilizados com crian Esta proposta é fundamentada no jogo 'As Aventuras de Amaru' que foi concebido para ser utilizado no aprendizado de leitura e escrita de crianças com dificuldade de aprendizado. Este a Ler e Escrever em Pequenos Passos' (ALEPP)desenvolvidos por psicólogos na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde diversas metodologias foram amplamente pesquisada Como forma de suprir as necessidades de jogos educacionais para crianças com deficiência intelectual e, consequentemente, sua inserção nas atividades da sociedade moderna, esta p ser utilizado no processo de ensino aprendizagem destas crianças. Estas adaptações serão efetuados por um equipe multidisciplinar que incluem programadores, analistas do comporta das instituições participantes (UFPA e APAE Belém).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Gilberto Nerino de Souza Junior - Integrante / Ellton Sales Barros - Integrante / Ádamo Lima de Santana - Integrante / Dionne Cavalcante Monteiro - Coordenador / Olavo Faria Galvão - Integrante / Paulo Roney Kilpp Goulart - Integrante / Elton Sarmanho Siqueira - Integrante / Vitoria de Cassia dos Santos Ferreira Rodrigues - Integrante.Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
Rede de cooperação universitária para o ensino, pesquisa, desenvolvimento e inovação em Tecnologia Assistiva
Descrição: A área de pesquisa em Tecnologia Assistiva (TA) tem crescido consideravelmente no Brasil e isso requer esforços técnico-científicos para promover o seu avanço e consolidação no país. A TA envolve várias áreas de aplicação e de conhecimento, o que exige profissionais capacitados tanto nas áreas técnicas, por meio do desenvolvimento de soluções, como nas áreas da saúde, educação, entre outras, que lidam diretamente com pessoas que necessitam destes auxílios. Os desafios na área de TA estão na busca de soluções, estudos e ações que visem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, com objetivos que visam a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social desses grupos populacionais. Tendo em vista a ampla experiência do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), por meio de pesquisas e inovação na área de TA, o presente projeto será conduzido primordialmente nos moldes do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica em parceria com o Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP. Visando a integração de esforços e a troca de conhecimento e experiências, o projeto contará com a parceria dos programas de Pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) envolvendo seus respectivos programas de pesquisa e de pós-graduação que possuam afinidade direta e geração de conhecimentos sobre TA. O objetivo central desse projeto é o de formar uma rede de integração e cooperação que almeje o avanço das pesquisas na área de TA no país e o fomento de programas de Pós-graduação nesta área. O projeto é formado por linhas de pesquisas e profissionais interdisciplinares de diferentes instituições e áreas do conhecimento, que se correlacionam com o propósito de avançar em pesquisa e inovação relacionadas à TA no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (12) Doutorado: (7) .
Integrantes: Gilberto Nerino de Souza Junior - Integrante / Ádamo Lima de Santana - Coordenador / Antonio Fernando Lavareda Jacob Junior - Integrante / Dionne Cavalcante Monteiro - Integrante / Roseli de Deus Lopes - Integrante / Shirley Takeco Gobara - Integrante / Manoel da Silva Filho - Integrante / Daniel Marinho Cezar da Cruz - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Proposta de Sustentabilidade de uma Fábrica de Software para a Faculdade de Engenharia da Computação enquanto Atividade Integradora de Ensino, Pesquisa e Extensão
Descrição: Dentre os objetivos do corrente Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da FCT, destacam-se a inclusão da pesquisa e extensão nas atividades curriculares e a adequação do curso à formação de profissionais empreendedores. Tais objetivos estão sendo materializados por meio de atividades interdisciplinares e integradas, principalmente pelas disciplinas denominadas ?Projetos de Engenharia?, ?Engenharia de Software?, ?Atividades Curriculares de Extensão? e ?Empreendedorismo e Planos de Negócios?, as quais através da realização de atividades assistidas por docentes viabilizam a construção de ferramentas e equipamentos que serão usados por discentes, docentes, pela comunidade ou empresas. Almejando cada vez mais esses objetivos por meio da consolidação das atividades já realizadas, e baseado no fato de que o processo de ensino-aprendizagem na engenharia pode ser mais eficaz quando se enfatiza atividades como projetos, esta proposta visa a criação de um espaço seguindo o modelo de ?Fábrica de Sistemas Computacionais? para a realização de atividades de desenvolvimento de software, o qual proporcionará uma maior integração entre os docentes e discentes do curso por meio da realização de projetos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Gilberto Nerino de Souza Junior - Integrante / Marcia Fontes Pinheiro - Integrante / Ádamo Lima de Santana - Integrante / Antonio Fernando Lavareda Jacob Junior - Integrante / Diego L. Cardoso - Integrante / Francisco Muller - Coordenador.Financiador(es): Pró-Reitoria de Ensino e Graduação - Auxílio financeiro.
2015 - 2017
Fábrica de sistemas computacionais: capacitação e desenvolvimento de jogos sérios e sistemas de software
Descrição: A realização de projetos reais por alunos de graduação possibilita ao discente vivenciar os benefícios práticos dos princípios de desenvolvimento de sistemas. Visando à formação de profissionais empreendedores e uma maior aproximação do ensino, pesquisa e extensão, é proposto o programa ?Fábrica de sistemas computacionais: capacitação e desenvolvimento de jogos sérios e sistemas de software?. Utilizando a metodologia de aprendizagem ativa, este programa tem por objetivo dar continuidade à capacitação de desenvolvimento de sistemas através de dois projetos denominados de Fábrica de Games e Fábrica de Software. As atividades são realizadas de forma interdisciplinar e integradas com o foco na formação acadêmica e profissional dos discentes. Neste sentido, o programa proposto pretende inserir os alunos dos cursos de computação da UFPA em um ambiente computacional para a realização de atividades de desenvolvimento de jogos sérios e softwares por meio da integração entre professores, tutores e alunos. Ao final do programa pretende-se capacitar 30 alunos e gerar 2 softwares e 2 jogos sérios com foco em áreas de interesse público como saúde, educação, turismo etc..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Gilberto Nerino de Souza Junior - Integrante / Marcia Fontes Pinheiro - Integrante / Ádamo Lima de Santana - Coordenador / Antonio Fernando Lavareda Jacob Junior - Integrante / Pedro Paulo Furtado Oliveira Junior - Integrante / Diego L. Cardoso - Integrante.Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Extensão - Bolsa.


Projetos de desenvolvimento


2009 - 2011
Projeto Desenvolvimento de análise comportamental
Descrição: O aluno participou do projeto para criação de um software a fim de automatizar tarefas do estudo comportamental com primatas realizado na Escola Experimental de Primatas (Instituto de Psicologia) localizada no campus básico da Universidade Federal do Pará. Dentre as tarefas para criação do software, onde houve a participação do aluno, pode-se destacar: · Análise dos requisitos. · Criação de diagramas da UML (Unified Modeling Language) · Análise e criação do projeto · Criação de documentos do projeto · Reuniões com outros membros da equipe de projeto O aluno ingressou no projeto em maio de 2009 e permaneceu até junho de 2010..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Gilberto Nerino de Souza Junior - Integrante / Dionne Monteiro - Coordenador / Leornado Sarraff Nunes de Moraes - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Sistemas Inteligentes.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Jogos Digitais.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Interação Humano Computador.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2010
Destaque como melhor aluno do curso de Sistema de Informação 2006/2010, Faculdade de Computação da Universidade Federal do Pará.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
3SOUZA JUNIOR, G. N2018SOUZA JUNIOR, G. N; SILVA, A. C. ; SANTANA, A. L. ; ASSUNCAO, F. S. ; BRITO, Y. P. S. ; MONTEIRO, D. C. . Jogos digitais e aplicações web como forma de engajamento no ensino da leitura utilizando tarefas adaptativas matching-to-sample. IE Comunicaciones, v. 27, p. 13-22, 2018.

2.
1DE SOUZA, GILBERTO NERINO2018 DE SOUZA, GILBERTO NERINO; DE DEUS, DANIEL FELIPE ; TADAIESKY, VINCENT ; DE ARAÚJO, IGOR MEIRELES ; MONTEIRO, DIONNE CAVALCANTE ; DE SANTANA, ÁDAMO LIMA . Optimizing tasks generation for children in the early stages of literacy teaching: a study using bio-inspired metaheuristics. SOFT COMPUTING, v. 1, p. 1-14, 2018.

3.
2DE SOUZA, GILBERTO NERINO2018 DE SOUZA, GILBERTO NERINO; BRITO, YVAN PEREIRA DOS SANTOS ; TSUTSUMI, MYENNE MIEKO AYRES ; MARQUES, Leonardo Brandão ; GOULART, PAULO RONEY KILPP ; MONTEIRO, DIONNE CAVALCANTE ; SANTANA, ÁDAMO LIMA DE . The Adventures of Amaru: Integrating Learning Tasks Into a Digital Game for Teaching Children in Early Phases of Literacy. Frontiers in Psychology, v. 9, p. 1-8, 2018.

4.
4SOUSA, R.2017SOUSA, R. ; SILVA, A. C. ; FELIPE, D. ; LUCAS, J. ; SOUZA JUNIOR, G. N ; NASCIMENTO, L. . Desenvolvimento de jogo eletrônico como intervenção de educação em saúde para o adolescente. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 15, p. 1-10, 2017.

5.
5SILVA, A. C.2016SILVA, A. C. ; SANTANA, A. L. ; JACOB JUNIOR, A. F. L. ; SOUZA JUNIOR, G. N ; PANTOJA, J. ; RIBEIRO, J. L. . Um relato de experiência de capacitação para a criação de jogos sérios em cursos de computação com foco em projetos reais. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 14, p. 1-10, 2016.

6.
6NERINO GILBERTO, S. JR.2012 NERINO GILBERTO, S. JR.; MONTEIRO, D. ; BOSCO, A. ; BARROS, E. S. ; MARQUES, L. . Máquina de aprendizagem como ferramenta de auxílio na análise comportamental no ensino da leitura. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, p. 2012, 2012.

7.
7MONTEIRO, D.2010MONTEIRO, D. ; NERINO GILBERTO, S. JR. ; SARRAF N ; RODRIQUES, A. P. S. . Software para aprendizagem e reabilitação auditiva usando tentativa do tipo discriminação simples simultânea. REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, v. XVI, p. 21, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DE SOUZA, GILBERTO NERINO; BRITO, YVAN SANTOS ; LOPES, DANIEL FELIPE ; MONTEIRO, DIONNE CALVACANTE ; CARDOSO DA SILVA, ABNER ; DE SANTANA, ADAMO LIMA ; DOS SANTOS ASSUNCAO, FRANCIELMA . Engagement in digital games and web applications using adaptive matching-to-sample tasks in teaching reading. In: 2017 International Symposium on Computers in Education (SIIE), 2017, Lisbon. 2017 International Symposium on Computers in Education (SIIE), 2017. p. 1.

2.
SOUZA JUNIOR, G. N; OLIVEIRA JUNIOR, P. P. F. ; MONTEIRO, D. C. ; SANTANA, A. L. . Um Framework Para a Geração de Repertórios de Ensino Individualizado Baseado em Dificuldade Adaptativa. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2016, Vitória. XLVIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional - SBPO 2016 - EDU - PO na Educação, 2016.

3.
BOSCO, A. ; NERINO GILBERTO, S. JR. ; MONTEIRO, D. ; MARQUES, L. . A Fuzzy System for Educational Tasks for Children with Reading Disabilities. In: European Conference on AI - International Workshop on Combinations of Intelligent, 2012, Montpellier-Fance. 3rd International Workshop on Combinations of Intelligent Methods and Applications (CIMA 2012), 2012. v. 3. p. 31-36.

4.
NERINO GILBERTO, S. JR.; BOSCO, A. ; MONTEIRO, D. ; AFONSO, P. ; BARROS, E. S. ; SOUZA, D. ; MARQUES, L. ; SALGADO, F. ; BESSA, R. Q. ; COSTA, H. . A AIED Game to help children with learning disabilities in literacy in the Portuguese language. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2012, Brasília-DF. SBGames- XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2012.

5.
NERINO GILBERTO, S. JR.; MONTEIRO, D. ; SARRAF N . Desenvolvimento de Software para apoio da aprendizagem em primatas e crianças com próteses auditivas e implantes cocleares. In: I Simpósio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino, 2010, São Paulo. I Simpósio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino, 2010.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. P. ; NERINO GILBERTO, S. JR. ; PINHEIRO, M. F. ; SANTANA, A. L. ; JACOB JUNIOR, A. F. L. . Protótipo para Ensino da Leitura e Escrita para Crianças com Dificuldades de Aprendizado. In: III WCTA - Workshop de Ciência, Tecnologia & Arte da Amazônia, 2014, Belém. Publicações do III WCTA. p. 58-60.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, E. C. ; SOARES, T. ; NERINO GILBERTO, S. JR. ; JACOB, A. F. L. ; SANTANA, A. L. . Interface de Programação de Aplicação para Aquisição e Visualização de Dados gerados em Jogos Sérios para a Saúde: estudo de caso de um jogo terapêutico. In: SBGames 2017, 2017, Curitiba. SBGames 2017 - Workshop de Jogos e Saúde, 2017.

2.
SOUZA JUNIOR, G. N; PINHEIRO, M. F. ; MONTEIRO, D. C. ; SANTANA, A. L. . ABSR: An algorithm based on similarity rules assisted by bio-inspired algorithms for teaching context. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2016, Vitória. XLVIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional - SBPO 2016 - EDU - PO na Educação, 2016.

3.
VIRGOLINO, D. A. ; SOUZA JUNIOR, G. N ; SOUZA, A. M. ; JACOB, A. F. L. ; SANTANA, A. L. . Framework para Coleta e Visualização de Dados Advindos de Jogos Sérios para a Saúde. In: Congresso Brasileiro de Informática em Saúde - CBIS 2016, 2016, Goiânia. Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2016.

4.
ELIASQUEVICI, F. ; BARROS, E. S. ; SOUZA JUNIOR, G. N ; SANTANA, Á. L. ; MONTEIRO, D. C. ; GREGORIIS D. G . Um sistema de geração de fases entre tarefas de ensino para o jogo 'As aventuras de Amaru'. In: Sbgames - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014, Porto Alegre. XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014.

5.
BRITO, Y. ; BARROS, E. S. ; SOUZA JUNIOR, G. N ; MONTEIRO, D. C. ; SANTANA, A. L. . Apanhe as Opções Um minijogo na plataforma 2D para o projeto As Aventuras de Amaru. In: Sbgames - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014, Porto Alegre. XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2014.

6.
NUNES, L. ; SOUZA JUNIOR, G. N ; RODRIGUES, A. ; MONTEIRO, D. C. . Software para aprendizagem e reabilitação auditiva usando a tentativa do tipo discriminação simples simultânea. In: Workshop de Informática na Escola (WIE 2010), 2010. Workshop de Informática na Escola, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
VIRGOLINO, D. A. ; SOARES, T. P. ; NERINO GILBERTO, S. JR. ; SANTANA, A. L. ; SOUZA, A. M. F. ; JACOB, A. F. L. . Adaptação de Jogo de Reabilitação para Captura e Análise de Dados da Interação dos Pacientes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOARES, T. P. ; SILVA, A. C. ; VIRGOLINO, D. A. ; SOUZA JUNIOR, G. N ; JACOB JUNIOR, A. F. L. ; SANTANA, A. L. . Sky Way: Jogo para reabilitação de equilíbrio corporal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
NERINO GILBERTO, S. JR.; BOSCO, A. . A AIED Game to help children with learning disabilities in literacy in the Portuguese language. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
NERINO GILBERTO, S. JR.; BOSCO, A. . A AIED Game to help children with learning disabilities in literacy in the Portuguese language. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
NERINO GILBERTO, S. JR.. Máquina de aprendizagem como ferramenta de auxílio na análise comportamental no ensino da leitura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
NERINO GILBERTO, S. JR.; SARRAF N ; MONTEIRO, D. . Auditivo. 2011.

2.
NERINO GILBERTO, S. JR.; SARRAF N ; MONTEIRO, D. . Um Software para Alunos do Ensino Fundamental. 2009.

3.
NERINO GILBERTO, S. JR.; Tarcio Caldar ; Cauêh Queiroz ; Gleise Baldez . Sistemas de Ramais. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
NERINO GILBERTO, S. JR.. Criação do Site da Comunidade Católica Kerygma. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
SADECK, L. W. R. ; DINIZ, C. G. ; FERREIRA NETO, L. C. ; SOUZA JUNIOR, G. N . Curso de Análise de Imagens Orbitais no Google Earth Engine. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
SADECK, L. W. R. ; DINIZ, C. G. ; SOUZA JUNIOR, G. N ; FERREIRA NETO, L. C. . Curso de Análise de Imagens Orbitais. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
NERINO GILBERTO, S. JR.; MONTEIRO, D. ; BOSCO, A. ; BARROS, E. S. ; AFONSO, P. . Tópicos Especiais em Computação- Desenvolvimento de Jogos Computacionais. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MONTEIRO, D. C.; SOUZA JUNIOR, G. N; FRANCES, R. S. K.. Participação em banca de Alessandro Pedro Cunha e Hugo Bispo Santos do Nascimento.SIGA: Protótipo de auxílio a utilização do transporte público de Belém. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistema de Informação) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CINTED.Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação. 2012. (Seminário).

2.
Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. Trilha de Computação. 2012. (Congresso).

3.
Mostra Analítica de Games. 2011. (Encontro).

4.
WDJA - Workshop de Desenvolvimento de Jogos da Amazônia. 2011. (Encontro).

5.
I Simpósio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia.Desenvolvimento de Software para Apoio de Aprendizagem em Primatas e Crianças com Próteses Auditivas e Implantes Cocleares. 2010. (Simpósio).

6.
I Simpósio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino.Desenvolvimento de software para apoio da aprendizagem em Primatas e crianças com próteses auditivas e implantes Cocleares. 2010. (Simpósio).

7.
12ª Jornada de Extensão da UFPA - "Na Ilharga da Universidade". 2009. (Outra).

8.
Beljungle VI / Sun Tech Days. 2009. (Encontro).

9.
Maré de Agilidade - IV Edição. 2009. (Encontro).

10.
I Forum de Telemática da 8ªRM. 2008. (Outra).

11.
I Forum de Telemática do Exercito da 8ª RM - 8ª DE. 2008. (Outra).

12.
Tecnologias Sociais e Inclusão: Caminhos para a extensão universitária. 2008. (Outra).

13.
XXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. 2008. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Yvan Pereira dos Santos Brito. Implementação de um fluxo dinâmico de dificuldade e viabilização de acessibilidade para o jogo ?As Aventuras de Amaru?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará, Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa. Orientador: Gilberto Nerino de Souza Junior.

2.
Pedro Paulo Furtado Oliveira Junior. Implementação de uma ferramenta para a geração automática de repertórios de ensino de leitura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia de Computação) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Gilberto Nerino de Souza Junior.

3.
Hyago Pinheiro Costa Oliveira. Ajuste Dinâmico de Dificuldade Aplicado a um Jogo Educacional para Crianças com Déficit de Leitura e Escrita na Língua Portuguesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Gilberto Nerino de Souza Junior.

4.
André Gomes Fernandes. Aplicação Web Para Auxiliar No Ensino Da Leitura Utilizando Tarefas De Emparelhamento Ao Modelo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia da Computação) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Gilberto Nerino de Souza Junior.

5.
Ellton Sales Barros. Gamificação do Jogo Educacional as Aventuras de Amaru através de Novos Elementos de Game Design. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Pará. Orientador: Gilberto Nerino de Souza Junior.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
NERINO GILBERTO, S. JR.; SARRAF N ; MONTEIRO, D. . Auditivo. 2011.


Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
6NERINO GILBERTO, S. JR.2012 NERINO GILBERTO, S. JR.; MONTEIRO, D. ; BOSCO, A. ; BARROS, E. S. ; MARQUES, L. . Máquina de aprendizagem como ferramenta de auxílio na análise comportamental no ensino da leitura. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 10, p. 2012, 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
NERINO GILBERTO, S. JR.; BOSCO, A. . A AIED Game to help children with learning disabilities in literacy in the Portuguese language. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Programa de Computador sem registro de patente
1.
NERINO GILBERTO, S. JR.; SARRAF N ; MONTEIRO, D. . Auditivo. 2011.




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